Sie sind auf Seite 1von 25

Apostila para a disciplina de Qumica

Primeira Parte

Assuntos: Estrutura Atmica Tabela Peridica Ligaes Qumicas

Professores:

Cludio Magalhes Leopoldine S. Montiel Luciane Mie Kawashima

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

ESTRUTURA ATMICA
Conceito
Algumas das propriedades importantes dos materiais slidos dependem dos arranjos geomtricos dos tomos e tambm das interaes que existem entre os tomos ou molculas constituintes. Cada tomo consiste em um ncleo muito pequeno composto por prtons e nutrons, que circundado por eltrons em movimento. Tanto os eltrons com os prtons so eletricamente carregados (1,6.10-19 C), sendo com sinal negativo para os eltrons e positivo para os prtons. Os nutrons so eletricamente neutros. Os prtons e nutrons possuem aproximadamente a mesma massa (1,7.10-27 kg) e a do eltron significativamente menor (9,1.10-31 kg).

Partculas elementares
Prtons, eltrons e nutrons so as principais partculas presentes num tomo. Elas so chamadas partculas elementares ou subatmicas e suas principais caractersticas so: Partcula Prton (p+) Nutron (n0) Eltron (e )
-

Massa (grama) Massa relativa Carga eltrica (Coulomb) Carga relativa 1,7.10-24 1,7.10-24 9,1.10
-28

1 1 1/1840

+1,6.10-19 0 -1,6.10
-19

+1 0 -1

Observe que as partculas presentes no ncleo atmico apresentam a mesma massa e que essa praticamente 2.000 vezes maior do que a massa do eltron. A massa de um tomo est praticamente concentrada numa regio extremamente pequena do tomo: o ncleo atmico. A quantidade atmica de prtons e eltrons presentes num tomo a mesma, o que faz com que ele seja eletricamente neutro.

Caracterizao do elemento
Cada elemento qumico caracterizado pelo nmero de prtons no seu ncleo, nmero atmico (Z). Para um tomo eletricamente neutro ou completo, o nmero atmico tambm igual ao seu nmero de eltrons. O nmero atmico Z o nmero de prtons no ncleo A soma das massas de prtons e nutrons no interior do ncleo denominada massa atmica (A). A=Z+N O nmero de massa A o nmero total de ncleos (prtons mais nutrons) no ncleo

Um tomo individual (ou seu ncleo) geralmente identificado especificando dois nmeros inteiros: o nmero atmico Z e o nmero de massa A.

-2-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

Nota-se, portanto que o nmero de nutrons (N) igual a A - Z. Um tomo especfico identificado pelo smbolo do elemento com nmero atmico Z como um ndice inferior e o nmero de massa como um ndice superior. Como abaixo: A X Z X=indica um tomo do elemento X com nmero atmico Z e nmero de massa A. Exemplo: 16 O 8 O exemplo acima refere-se a um tomo de oxignio com um nmero atmico 8 e um nmero de massa 16. A unidade de massa atmica (u.m.a.) pode ser usada para clculos do peso atmico. Foi estabelecida uma escala onde 1 u.m.a. definida como sendo 1/12 da massa atmica do istopo mais comum do carbono, carbono 12 (12C) (A = 12,00000): 12 C 6 e as massas de todos os outros tomos so expressas relativamente massa deste tomo

Istopos
tomos de um dado elemento podem ter diferentes nmeros de massa e, portanto, massas diferentes porque eles podem ter diferentes nmeros de nutrons em seu ncleo. Como mencionado, tais tomos so chamados istopos (esta palavra vem do grego e significa mesmo lugar - na Tabela Peridica os istopos de um elemento ocupam o mesmo lugar). Exemplos:
16 8 O 17 8 O 18 8 O

Cada um destes acima tem 8 prtons no seu ncleo. Isto o que faz com que seja um tomo de oxignio. Todos os tomos de um dado elemento possuem o mesmo nmero de prtons, porm o nmero de nutrons (N) pode ser varivel. Desta forma, os tomos de alguns elementos possuem duas ou mais massas atmicas diferentes: estes so chamados de istopos. O peso atmico de um elemento corresponde mdia ponderada das massas atmicas dos istopos do tomo que ocorrem naturalmente.

Massa molecular e mol


Massa molecular de uma substncia a massa da molcula dessa substncia expressa em u.m.a.. Indica quantas vezes a massa da molcula dessa substncia maior que a massa de 1/12 do tomo de 12C. A massa molecular de uma substncia numericamente igual soma das massas atmicas de todos os tomos da molcula dessa substncia.

-3-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
Mol a unidade de quantidade de matria ou quantidade de substncia Mol a quantidade de matria (ou de substncia) que contm tantas entidades elementares representadas pela respectiva frmula, quantos so os tomos de 12C contidos em 0,012 kg de 12 C. Constante de Avogadro (antigamente chamada nmero de Avogadro) o nmero de tomos de 12 C contidos em 0,012 kg de 12C. Seu valor numrico : 6,02 . 1023 mol -1 Massa molar a massa de substncia que contm 6,02 . 1023 entidades representadas pela frmula dessa substncia. comumente expressa em g/mol ou g.mol -1. Quando perguntamos qual a quantidade de X... , estamos perguntando quantos mols de X....

Modelos atmicos:
A descrio dos tomos e dos elementos foi se modificando com o tempo. A seguir apresentada a evoluo dos pensamentos relacionados ao tomo.

Demcrito (460-370 a.C.): filsofo grego que argumentava que se um pedao de matria fosse dividido em pedaos cada vez menores, chegar-se-ia no final a uma minscula partcula que no poderia ser mais dividida, mas que ainda teria as propriedades da matria. Para denominar esta partcula, ele utilizou a palavra tomo que significa literalmente indivisvel. Ele acreditava que os tomos se ligavam por conexes do tipo macho-fmea.

Plato (428-348 a.C.) e Aristteles: foram contra a hiptese da existncia dos tomos e as suas idias prevaleceram por sculos. John Dalton (1766-1844): correlacionou a idia da existncia de elementos que no podem ser decompostos quimicamente idia dos tomos que so indivisveis.Ele tambm afirmou que cada espcie de tomo tem suas propriedades especficas, especialmente uma massa caracterstica.

-4-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
Joseph John Thomson (1856-1940): anunciou a descoberta do eltron em 30 de abril de 1897. Ele sups que o tomo era uma esfera uniforme de matria carregada positivamente, dentro da qual circulavam milhares de eltrons em rbitas coplanares.

Ernest Rutherford (1871-1937): realizando experimentos com raios concluiu que toda a carga positiva do tomo, e a maior parte da massa, estavam concentradas num volume muito pequeno no centro do tomo, o qual foi denominado ncleo. Os eltrons ocupam o resto do espao no tomo.

Durante a ltima parte do sculo dezenove, observou-se que muitos fenmenos envolvendo eltrons em slidos no podiam ser explicados em termos da mecnica clssica, surgindo a mecnica quntica.

Niels Bohr (1885-1962): foi um dos primeiros precursores da mecnica quntica. O seu modelo representa uma tentativa precoce de descrever os eltrons nos tomos em termos tanto da posio como da energia. Assume-se que eltrons orbitam ao redor do ncleo atmico em orbitais distintos (posio). As energias dos eltrons so quantizadas, isto , os eltrons podem possuir valores de energia especficos (nveis ou estados energticos).

-5-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

Modelo mecnico-ondulatrio: considera-se que o eltron exibe caractersticas tanto de uma onda como de uma partcula. A posio do eltron considerada como sendo a probabilidade de um eltron estar em vrios locais ao redor do ncleo (distribuio de probabilidades ou nuvem eletrnica).

Distribuio eletrnica
Baseado em observaes experimentais elaborou-se um modelo atmico cujos postulados so: na eletrosfera os eltrons no se encontram em qualquer posio. Eles giram ao redor do ncleo em rbitas fixas e com energia definida. As rbitas so chamadas camadas eletrnicas, representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do ncleo, ou nveis de energia representados pelos nmeros 1, 2, 3, 4...;

os eltrons ao se movimentarem numa camada eletrnica no absorvem nem emitem energia; os eltrons de um tomo tendem a ocupar as camadas eletrnicas mais prximas do ncleo, isto , as que apresentam menor quantidade de energia; um tomo est no estado fundamental quando seus eltrons ocupam as camadas menos energticas; quando um tomo recebe energia (trmica ou eltrica), o eltron pode saltar para uma camada mais externa (mais energtica). Nessas condies o tomo se torna instvel. Dizemos que o tomo se encontra num estado excitado; os eltrons de um tomo excitado tendem a voltar para as camadas de origem. Quando isso ocorre, ele devolve, sob a forma de onda eletromagntica, a energia que foi recebida na forma de calor ou eletricidade.

Nmeros qunticos:
Usando a mecnica ondulatria, cada eltron em um tomo caracterizado por quatro parmetros chamados nmeros qunticos:

Nmero quntico principal (n): assume nmeros inteiros a partir da unidade. Algumas vezes so designadas pelas letras K, L, M, N, O, e assim por diante (que correspondem a n = 1, 2, 3, 4, 5, ...). Este nmero quntico est relacionado distncia de um eltron a partir do ncleo, ou a sua posio. O valor de n o fator principal na determinao da energia de um eltron.

-6-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

Nmero quntico do momento angular (l): identificado por uma letra minscula (s, p, d ou f), significa a subcamada e a forma que esta possui. A quantidade das subcamadas depende do nmero quntico principal. Para um nmero quntico principal n, pode-se haver at n-1 subcamadas. Os valores de l so usualmente simbolizados por letras: Valor de l 0 1 2 3 Smbolo da subcamada correspondente s p d f

Nmero quntico magntico (ml ): indica o nmero de estados energticos para cada subcamada. Especifica a que orbital, dentro de uma subcamada, o eltron pertence. O valor de l limita os valores inteiros atribudos a ml. Os valores podem ir de +l at l, com o 0 includo. Valor de l Subcamada Valores de ml possveis 0 s 0 1 p -1 0 +1 2 d -2 -1 0 +1 +2 3 f -3 -2 -1 0 +1 +2 +3

Nmero quntico magntico do spin do eltron (ms): associa o momento de rotao (momento de spin) de cada eltron. O momento deve estar orientado para cima ou para baixo, relacionando dois valores possveis para cada uma das orientaes de spin (+ e -).

Exemplo do orbital s, possui forma esfrica

Exemplo do orbital p, possui forma de halteres

-7-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

Exemplo do orbital d

O Princpio da Excluso de Pauli


Em um tomo, dois eltrons quaisquer no podem ter o mesmo conjunto dos quatro nmeros qunticos (n, l, ml e ms), portanto nenhum orbital atmico pode conter mais do que dois eltrons. Nmero mximo de eltrons nas camadas ou nveis de energia: K 2 L 8 M 18 N 32 O 32 P 18 Q 2

Por exemplo, o orbital 1s, e qualquer outro orbital atmico, pode ser ocupado, no mximo, por dois eltrons e estes devem ter os spins com direes opostas: Dois eltrons no orbital 1s =

Os nmeros qunticos de cada um dos eltrons representados por uma das seta so: n=1, l=0, ml=0, ms=- n=1, l=0, ml=0, ms=+

Ordem das energias das subcamadas e colocao dos eltrons


A ordem das energias das subcamadas e a configurao real dos eltrons dos elementos levam a duas regras gerais para se determinar a configurao eletrnica dos elementos em fase gasosa: os eltrons so associados a subcamadas na ordem dos valores crescentes de n+l. dadas duas subcamadas com o mesmo valor de n+l, os eltrons entram primeiro na subcamada de menor n.

-8-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

TABELA PERIDICA
Perodos e famlias
Perodos so as sete filas horizontais da Tabela Peridica; 1o, 2o, 3o, 4o, 5o, 6o, 7o. Renem elementos com configuraes eletrnicas diferentes, portanto, com propriedades diferentes. Famlias ou grupos so as dezoito colunas verticais da Tabela Peridica. Renem elementos com configuraes eletrnicas semelhantes, portanto, com propriedades semelhantes. Elementos representativos so aqueles cujo subnvel de maior energia de seus tomos s (bloco s) ou p (bloco p). Bloco s Grupos IA e IIA Bloco p Grupos IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA e 0 Elementos de transio so aqueles cujo subnvel de maior energia de seus tomos d. Constituem o bloco d, os Grupos IB, IIB, IIIB, IVB, VB, VIB, VIIB E VIIIB. Elementos de transio interna so aqueles cujo subnvel de maior energia de seus tomos f. Constituem o bloco f, os lantandios (Z = 59 e Z = 71) e os actindeos (Z = 89 a Z = 103).

-9-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
O tomo de um elemento localizado no ensimo (n) perodo tem seus eltrons distribudos em n nveis de energia. Exemplo: elementos do 5 perodo tm os eltrons de seus tomos distribudos em 5 nveis de energia.

Principais famlias
IA IIA IVA VA VIA VIIA 0 Metais alcalinos: Metais alcalino-terrosos: Famlia do carbono: Famlia do nitrognio: Calcognios: Halognios: Gases nobres: Li Na K Rb Cs Fr

Be Mg Ca Sr Ba Ra C N O F Si P S Cl Ge Sn Pb As Sb Bi Se Te Po Br I At

He Ne Ar Kr Xe Rn

Para os elementos representativos e dos Grupos IB e IIB, o nmero do grupo o nmero de eltrons no ltimo nvel de energia do tomo (camada de valncia). IA Nmero de eltrons na camada de valncia 1 s1 IIA 2 s2 IB 1 s1 IIB 2 s2 IIIA 3 s2p1 IVA 4 s2p2 VA 5 s2p3 VIA 6 s2p4 VIIA 7 s2p5 0 8 s2p6

Propriedades atmicas e as Tendncias Peridicas


As semelhanas nas propriedades dos elementos so uma consequncia da semelhana das configuraes eletrnicas da camada de valncia. Dimenses Atmicas Para os tomos dos grupos principais: os raios atmicos aumentam quando se desce a coluna de um grupo da tabela peridica, pois aumenta o nmero de camadas, portanto os eltrons esto cada vez mais afastados do ncleo. os raios atmicos diminuem quando se percorre um perodo da esquerda para a direita, pois o ncleo atrai mais fortemente os eltrons.

Aumenta

Aumenta

-10-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
Para os metais de transio, caminhando da esquerda para a direita num determinado perodo, o raio diminui inicialmente para os primeiros elementos, varia muito pouco no meio de um perodo e sofre um pequeno aumento no final do perodo. Energia de ionizao a energia necessria para remover um eltron de um tomo na fase gasosa. Cada tomo pode ter uma srie de energias de ionizao, pois sempre possvel remover do tomo mais de um eltron. As remoes sucessivas dos eltrons exigem energias cada vez maiores, pois a remoo de um eltron de um tomo aumenta a fora atrativa do ncleo positivamente carregado e os eltrons restantes. Nos elementos do grupo principal, as energias da primeira ionizao crescem, em geral, ao longo de um perodo e diminuem ao longo das colunas dos grupos. Aumenta

Aumenta

Afinidade ao eltron a variao de energia que ocorre quando o nion do elemento na fase gasosa perde um eltron. A afinidade ao eltron e a energia de ionizao so semelhantes, pois elas representam a energia necessria para remover um eltron. Os gases nobres no esto includos na discuso da afinidade de um tomo a um eltron. Aumenta

Aumenta

Eletronegatividade a capacidade que um tomo tem de atrair eltrons de outro tomo quando os dois formam uma ligao qumica. Assim, um tomo que, quando isolado, possui grande potencial de ionizao e grande afinidade eletrnica tambm apresentar, quando ligado a outro tomo, grande atrao por eltrons, ou seja, ter uma alta eletronegatividade. Aumenta

Aumenta

-11-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
Eletropositividade a tendncia, apresentada por um tomo, de perder eltrons. Quanto maior for o seu valor, maior ser o carter metlico. Os tomos com menos de quatro eltrons de valncia, em geral, possuem maior tendncia em perder eltrons, logo possuem eletropositividade elevada. Um aumento no nmero de camadas diminui a fora de atrao do ncleo sobre os eltrons perifricos, facilitando a perda de eltrons pelo tomo e consequentemente aumentando a sua eletropositividade. Os gases nobres so excludos, pois no tem tendncia em perder eltrons. A eletropositividade aumetna nos per[iodos da direita para a esquerda e nas famlias de cima para baixo.

Aumenta

Aumenta

LIGAES QUMICAS
Para interpretar as propriedades de uma substncia necessrio reconhecer e compreender a estrutura e o tipo de ligaes qumicas envolvidas na formao da substncia. Para isto necessrio ter conhecimento do conceito de eltrons de valncia. G.N.Lewis, apresentou no incio do sculo XX a classificao dos eltrons em internos e de valncia. eltrons de valncia: localizam-se na camada mais externa de um tomo e determinam as propriedades de um elemento. Eltrons internos: so todos os eltrons restantes e estes no participam do comportamento qumico. As reaes qumicas so uma conseqncia da perda, ganho, compartilhamento e rearranjo de eltrons de valncia. Para os elementos do grupo principal (representativos), os eltrons de valncia esto presentes nas subcamadas s e p mais externas. Os elementos do grupo principal possuem o nmero de eltrons de valncia igual ao nmero do grupo a que pertence o elemento. Nos elementos de transio, os eltrons de valncia esto presentes nos orbitais ns e (n-1)d, sendo os demais eltrons considerados internos. Smbolos de Lewis para os tomos O ncleo do tomo, bem como os seus eltrons internos, so representados pelo smbolo do elemento. At quatro eltrons de valncia podem ser representados por pontos, de maneira independente, em torno do smbolo. Se existem mais de quatro eltrons de valncia, estes devem ser representados formando pares com eltrons j presentes.

-12-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
. .. ..

C
.

O
..

: Cl
..

O arranjo de eltrons em quatro grupos em torno de um tomo s permite que a camada de valncia acomode um mximo de quatro pares de eltrons, o que conhecido como um octeto de eltrons.

Teoria do octeto
Um grande nmero de elementos adquire estabilidade eletrnica quando seus tomos apresentam oito eltrons na sua camada mais externa. Existem excees para essa teoria como o Hidrognio (H) e o Hlio (He), onde ambos se estabilizam com dois eltrons na ltima camada. Na natureza, todos os sistemas tendem a adquirir a maior estabilidade possvel. Os tomos ligamse uns aos outros para aumentar a sua estabilidade. Os gases nobres so as nicas substncias formadas por tomos isolados. Concluso: os tomos dos gases nobres so os nicos estveis. Os tomos dos gases nobres so os nicos que possuem a camada da valncia completa, isto , com oito eltrons (ou dois, no caso da camada K). Concluso: a saturao da camada da valncia com oito eltrons (ou dois, no caso da camada K) aumenta a estabilidade do tomo. A configurao eletrnica com a camada da valncia completa chamada configurao estvel. Os tomos dos gases nobres so os nicos que j tm a camada da valncia completa. Teoria do octeto - Os tomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a camada da valncia de seus tomos. Isso pode ser conseguido de diversas maneiras, dando origem a diversos tipos de ligaes qumicas. As ligaes qumicas so unies estabelecidas entre tomos para formarem as molculas, que constituem a estrutura bsica de uma substncia ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos qumicos. Os tomos destes elementos qumicos ao se unirem formam a grande diversidade de substncias qumicas.

Este conjunto possui propriedades diferentes dos tomos isolados. Por exemplo:

(a)

(b)

(c)

-13-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
a) Ferro: metal, de cor cinza, duro b) Oxignio: gs de cor azulada c) xido de ferro (combinao do ferro e do oxignio): p de cor castanho-avermelhada A unio estabelecida entre tomos no ocorre de qualquer forma, deve haver condies apropriadas para que a ligao entre os tomos ocorra, tais como: afinidade, contato, energia, entre outras. A ligao qumica pode ser dividida em dois grandes grupos genricos: a inica e a covalente. Uma ligao inica se forma quando um ou mais eltrons de valncia so transferidos de um tomo para o outro, dando origem a ons positivos e negativos. A ligao a fora atrativa entre os ons positivo e negativo. Como exemplo: NaCl (cloreto de sdio). Compostos inicos conduzem eletricidade no estado lquido ou solubilizado. Eles normalmente tm um alto ponto de fuso e alto ponto de ebulio. A ligao covalente se caracteriza pelo compartilhamento dos eltrons de valncia entre os tomos que participam da ligao. Como exemplo H2O (gua). Existe tambm a ligao metlica onde os eltrons das ltimas camadas dos tomos do metal saltam e passam a se movimentar livremente entre os tomos criando uma fora de atrao entre os tomos do metal, neste caso, no h perda de eltrons.

Descrio e propriedades das ligaes qumicas


Ligaes Inicas ou Eletrovalentes Ligao inica ou eletrovalente a atrao eletrosttica entre ons de cargas opostas num retculo cristalino. Esses ons formam-se pela transferncia de eltrons dos tomos de um elemento para os tomos de outro elemento. Para se formar uma ligao inica, necessrio que os tomos de um dos elementos tenham tendncia a ceder eltrons e os tomos do outro elemento tenham tendncia a receber eltrons. Quando os tomos de dois elementos A e B tm ambos tendncia a ceder ou a receber eltrons, no pode se formar uma ligao inica entre eles. Os tomos com tendncia a ceder eltrons apresentam um, dois ou trs eltrons na camada da valncia; so todos tomos de metais, com exceo dos tomos de H e He. Os tomos com tendncia a receber eltrons apresentam quatro, cinco, seis e sete eltrons na camada da valncia; so os tomos dos no-metais e do H. Uma ligao inica forma-se entre um metal e um no-metal ou entre um metal e o H. Os eltrons so transferidos dos tomos dos metais para os dos no-metais ou do H. Os tomos dos metais, cedendo eltrons, transformam-se em ons positivos ou ctions, e os tomos dos no-metais ou do H, recebendo eltrons, transformam-se em ons negativos ou nions. Todo nion monoatmico tem configurao estvel, semelhante de um gs nobre, porque, na formao do nion, o tomo recebe exatamente o nmero de eltrons que falta para ser atingida a configurao estvel. Nem todo ction monoatmico tem configurao estvel. O tomo, ao ceder os eltrons de sua camada de valncia, nem sempre fica com configurao estvel. Os ctions dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, bem como o ction de alumnio, tm configuraes estveis. Os ctions dos metais de transio no tm, em sua maioria, configurao estvel.

-14-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

Valncia o poder de combinao dos elementos. Eletrovalncia a valncia do elemento na forma inica. igual carga do seu on monoatmico. Na ligao inica h a formao de ons devido a transferncia de eltrons de um tomo para o outro. Normalmente, nesta ligao, existe um elemento que tende a ceder eltrons (metal ction), e outro que tende a receber eltrons (no metal - nion). Obs: A ligao inica a nica em que ocorre a transferncia de eltrons. Exemplo. As camadas eletrnicas do Sdio e do Cloro apresentam-se do seguinte modo: Na11 - K2 L8 M1 Cl17 - K2 L8 M7 O sdio possui 1 eltron na ltima camada. Basta perder este eltron para que ele fique estvel com 8 eltrons na 2 camadaL. O cloro possui 7 eltrons na sua ltima camadaM. bem mais fcil ele receber 1 eltron e ficar estvel do que perder 7 eltrons para ficar estvel, sendo isto o que acontece. Agora tudo est perfeito. O sdio quer doar 1 eltron e o cloro quer receber 1 eltron. Eles se aproximam e o sdio doa seu eltron que est em excesso e o cloro o recebe. Veja o esquema abaixo:

O modelo inico Segundo este modelo, o elemento eletropositivo perde seus eltrons de valncia em favor do elemento eletronegativo, como acontece com o cloreto de sdio. O sdio, situado no grupo IA, possui um nico eltron em seu ltimo nvel. Para formar uma ligao inica, ele vai perder este eltron: Na(g) Na+(g) + e com um pequeno consumo de energia (energia de ionizao). O cloro, situado no grupo VIIA, tem sete eltrons de valncia e pode admitir um com desprendimento de energia: Cl(g) + e Cl(g). O on Cl e o Na+ se atraem por foras eletrostticas: Cl(g) + Na+(g) NaCl (s).

Se em vez de sdio se tratasse de clcio, com dois eltrons externos, seriam necessrios dois tomos de cloro para receber esses dois eltrons. Assim a frmula do cloreto de clcio seria CaCl 2

-15-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
Propriedades dos compostos inicos Devido forte atrao entre os ons positivos e negativos, os compostos inicos so slidos cristalinos duros, mas friveis. Num cristal inico, os ons positivos e negativos esto frente a frente. Produzindo-se uma deformao, haver um deslizamen to dos ons e, em algum momento, cargas do mesmo sinal ficaro frente a frente: acontece a fratura Possuem uma elevada temperatura de fuso e em estado slido no conduzem corrente eltrica. Podem ser solveis em gua ou no. Compostos inicos com energia reticular (energia do cristal) muito alta no se dissolvem em soluo aquosa. Com baixa energia se dissolvem mais facilmente, conduzindo corrente eltrica. Tambm a conduzem em estado lquido, ou seja, fundidos, por tirar mobilidade das cargas.

A gua, que polar, rodeia os ons at separ-los do slido. Uma vez separado um on, a gua forma uma camada protetora ao seu redor para tornar a soluo mais estvel. Se a atrao no to grande, o composto inico insolvel

Ligaes Covalentes ou Moleculares Ligao covalente ou molecular aquela onde os tomos possuem a tendncia de compartilhar os eltrons de sua camada de valncia, ou seja, de sua camada mais instvel. Neste tipo de ligao no h a formao de ons, pois as estruturas formadas so eletronicamente neutras. Como o exemplo abaixo do oxignio. Ele necessita de dois eltrons para ficar estvel e o H ir compartilhar seu eltron com o O.Sendo assim o O ainda necessita de um eltron para se estabilizar ,ento preciso de mais um H e esse H compartilha seu eltron com o O, estabilizando-o. Sendo assim formado uma molcula o H2O.

Eletronegatividade de um elemento uma medida da sua capacidade de atrair os eltrons das ligaes covalentes das quais ele participa. Quanto maior for a capacidade de um tomo de atrair os eltrons das ligaes covalentes das quais ele participa, maior ser a sua eletronegatividade. Ligao covalente polar aquela que constitui um dipolo eltrico. Forma-se quando as eletronegatividades dos elementos ligados so diferentes. Ligao covalente apolar aquela que no constitui dipolo eltrico. Neste caso, as eletronegatividades dos tomos ligados so iguais.

-16-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

Ligao covalentes dativa ou coordenada ocorre quando os tomos envolvidos j atingiram a estabilidade com os oito ou dois eltrons na camada de valncia. Sendo assim eles compartilham seus eltrons disponveis, como se fosse um emprstimo para satisfazer a necessidade de oito eltrons do elemento ao qual est se ligando.Mas diferentemente da ligao covalente normal, os eltrons compartilhados pertencem ao mesmo tomo, e no a dois tomos diferentes. Dissolvendo-se sulfato de ferro em gua, formaremos os ons sulfato e os complexos hexaaquoferro, onde seis molculas de gua ligam-se dativamente ao Fe+2.

Todas as ligaes Fe2+ OH2 so do tipo covalente dativa, do mesmo tipo daquela existente em H3O+. Ex: a hemoglobina um complexo de ferro, e a clorofila, um complexo de magnsio. Classes de ligao covalente As ligaes covalentes podem ser classificadas segundo o nmero de pares de eltrons compartilhados pelos elementos. Ligao covalente simples A ligao covalente formada pelo compartilhamento de um par de eltrons. Se a valncia de um elemento diferente de um, seus tomos podem se unir simultaneamente com vrios tomos vizinhos por meio de uma ligao simples. Por exemplo: CCl4, PCl3, NF3, onde ocarbono, o fsforo e o nitrognio atuam com valncia quatro, trs e trs, respectivamente, e se unem ao mesmo nmero de tomos monovalentes. Ligao covalente dupla Aqui, o nmero de pares de eltrons compartilhados pelos dois tomos unidos dois. A energia necessria para romper uma ligao dupla maior que para uma ligao simples, mas inferior ao dobro desta. Isto significa que a segunda ligao mais fraca que a primeira. Ligao covalente tripla Realiza-se por compartilhamento de trs pares de eltrons entre dois tomos. uma ligao mais forte que a dupla, mas sua energia no o triplo da energia da ligao simples. A terceira ligao mais fraca que a ligao simples e a dupla. Propriedades covalentes Todos os gases e os lquidos so covalentes em temperatura ambiente. Tambm existem slidos covalentes, mas suas propriedades so muito irregulares. Nos slidos durssimos, como o diamante, as ligaes covalentes so em cadeia. Nos slidos de baixo ponto de fuso, como o acar, a unio entre molculas devido sua polaridade. Os compostos covalentes polares so

Cl2

-17-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
solveis em gua e os apolares no. No conduzem a corrente eltrica em estado slido, nem quando dissolvidos (h excees, como os cidos) ou fundidos. Polaridade Se os tomos unidos forem iguais, os dois atraem os eltrons com a mesma fora. A molcula assim formada tem o centro de carga positiva igual ao centro de carga negativa, portanto apolar. Se os tomos unidos forem diferentes, um atrair os eltrons compartilhados com maior fora, criando-se assim uma polaridade.

O termo polar nos d a idia de opostos, onde um dado ponto negativo e o outro positivo. Isso resultado da diferena de contribuio na ligao entre elementos qumicos diferentes. O mais eletronegativo atrai para perto de si o par de eltrons que estabelece a ligao com o outro tomo. Valores de eletronegatividade para alguns tomos

Dipolo Quando existe polaridade, a molcula age como um dipolo. O elemento eletronegativo ser o plo negativo e o eletropositivo, o plo positivo.

-18-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

Foras intermoleculares Os compostos covalentes so formados por extensas cadeias, o que explicaria o estado slido pelo tamanho e massa das molculas: o caso do diamante, do quartzo ou de muitas protenas. Outras vezes, formam molculas com um pequeno nmero de tomos: I2, H2O ou HCHOH Nesses trs casos, espera-se um estado gasoso. Mas no primeiro, o estado slido e nos outros dois, lquido. Isso porque a atrao entre as molculas dessas substncias diferente e h vrios tipos de interaes intermoleculares. O tipo de interao responsvel por vrias propriedades qumicas e fsicas: quanto mais forte a interao entre as partculas, maior seu ponto de ebulio, por exemplo. a. Foras de Van der Waals Essas foras devem-se polaridade das molculas. Agem inclusive quando uma das molculas presentes no polar. A presena de polaridade deforma a nuvem eletrnica da molcula nopolar at criar uma polaridade. Assim como um pedao de ferro se transforma em m em presena de um campo magntico. b. Pontes de hidrognio Da mesma forma que as foras de Van der Waals, as ligaes de hidrognio se devem polaridade da molcula. Elas, porm, so muito mais intensas que as foras de Van der Waals. Agem quando um dos plos da molcula o hidrognio e o outro, um elemento bastante eletronegativo, como o oxignio, o nitrognio ou o flor. Devido a seu pequeno tamanho, podem se aproximar muito. As foras eletrostticas de atrao so muito intensas, mas no to fortes quanto uma ligao covalente.

-19-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane

Ligao Qumica

Fora Covalente Inica on-dipolo Dipolo-dipolo Disperso Ponte H

Intermolecular

Magnitude (kJ/mol) 100-1000 100-1000 1-70 0,1-10 0,1-2 10-40

Ligao Metlica Considera-se que um metal formado por cristais entrecruzados formados por ons positivos. Os eltrons banham esses ons movendo-se livremente por todos os cristais, como um gs num recipiente fechado. Esses eltrons so os chamados eltrons de valncia, pouco unidos ao ncleo nos elementos eletropositivos. Este modelo explica as propriedades mecnicas dos metais: maleabilidade e ductilidade. Explica tambm a condutividade eltrica e trmica. A eletricidade e o calor so transmitidos pelos eltrons livres. Frmulas eletrnicas e estruturais Estruturas de Lewis ou frmulas eletrnicas so representaes dos pares de eltrons das ligaes covalentes entre todos os tomos da molcula, bem como dos eltrons das camadas da valncia que no participam das ligaes covalentes. Estruturas de Couper ou frmulas estruturais planas so representaes, por traos de unio, de todas as ligaes covalentes entre todos os tomos da molcula.

-20-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane
Nmero de oxidao Nmero de oxidao (nox) um nmero associado carga de um elemento numa molcula ou num on. O nox de um elemento sob forma de um on monoatmico igual carga desse on, portanto igual eletrovalncia do elemento nesse on. O nox de um elemento numa molcula e num on composto a carga que teria o tomo desse elemento supondo que os eltrons das ligaes covalentes e dativas se transferissem totalmente do tomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligao inica. Elementos com nox fixo em seus compostos metais alcalinos (+1) metais alcalino-terroso (+2) alumnio (+3) prata (+1) zinco (+2) O oxignio o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flor. O oxignio tem nox negativo em todos os seus compostos, exceto quando ligado ao flor. Na grande maioria de seus compostos, o oxignio tem nox = -2. Nos perxidos (grupo -O-O-) o oxignio tem nox = -1. O hidrognio menos eletronegativo que todos os no-metais e semimetais; por isso, quando ligado a esses elementos, tem nox positivo e sempre igual a +1. O hidrognio mais eletronegativo que os metais; por isso, quando ligado a esses elementos, tem nox negativo e sempre igual a -1. A soma dos nox de todos os tomos de: uma molcula igual a zero. um on composto igual carga do on. O nox de qualquer elemento sob forma de substncia simples igual a zero. O nox mximo de um elemento igual ao nmero do grupo onde est o elemento na Tabela Peridica, com exceo dos elementos do Grupo VIIIB. O nox mnimo igual a (nmero do grupo - 8),no caso de o elemento ser um no-metal ou um semimetal. Nox e valncia - O nox de um elemento na forma de um on monoatmico igual sua eletrovalncia. O nox de um elemento na forma de molcula ou de on composto no obrigatoriamente igual sua valncia. A valncia, nesses casos, dada pelo nmero de ligaes covalentes e dativas. Cada ligao covalente conta como uma unidade de valncia, e cada ligao dativa, como duas unidades de valncia.

-21-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane Lista Exerccios - Unidades de Medidas/Estrutura Atmica/Ligaes Qumicas 1- Um beb prematuro pesa 1,35 kg, expresse seu peso em gramas e em miligramas. 2- A quantidade mdia de zinco em 100 mL de sangue normal de 110 g. Expresse a quantidade em gramas. 3- Expresse os seguintes nmeros como nmero comum: a) 6,2 x 103 b) 8,45 x 10 5 c) 1,27 x10-2 d) 6,02 x 10 -5 4- Expresse os seguintes nmeros como nmero exponencial: a) 4000 b) 604 c) 0,00037 d) 0,0000913 5- Converter 4,86 L para mL 6- Qual o volume em L (microlitros) de uma soluo de 100 mL de albumina? 7- Qual o volume em litros de uma soluo de 5 x 102 mL de glicose? 8- O lcool tem densidade de 0,82 g/mL. Qual o peso de 100 mL de lcool? 9- Uma receita mdica diz: tomar 1,0 mg por quilograma de peso corporal. Quanto deste medicamento pode ser dado a um paciente pesando 83 kg? 10- Disponha em ordem crescente: a. b. c. d. 10 g; 0,1 g; 0,1 Kg e 100 mg 100 mm; 0,01 m; 1000 cm e 1 m 0,01 L; 100 cm3; 0,1 m3 e 1 mL micro-; quilo-; centi-; deci-

11- Considere a seguinte informao em um frasco de remdio: Eritromicina dosagem peditrica 30 mg/kg/dia. a) Quanto deste medicamento deve ser administrado para uma criana que pesa 12kg? b) Se o medicamento deve ser administrado 4 vezes ao dia, quanto do medicamento deve ser administrado em cada dose? 12- A aspirina tem uma densidade de 1,40 g/mL. Qual o volume de um comprimido de aspirina contendo 250 mg de aspirina pura? Qual o peso exato de 1L de aspirina? 13- Uma embalagem de bolacha do tipo cream cracker contm a seguinte informao nutricional (poro de 40g 6 biscoitos):
carboidrato protena Fibra alimentar Gorduras saturadas Gorduras totais 26 g 4g 1g 3g 6g Clcio ferro sdio **** 2,98 mg 340 mg

Calcule a porcentagem de fibra alimentar por biscoito

a) Calcule a porcentagem de gordura total em uma poro de biscoito -22-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane b) Calcule a quantidade de sdio em gramas presente por biscoito 14D o nome dos seguintes elementos: a. b. c. d. e. f. 1516Ar C S Cu Na K

O que so istopos? Que pares de tomos so istopos?


A 53 25 B 53 24 C 52 24 D 52 25

No.massa No.atmico

17-

O que so eltrons de valncia? 18- Qual o n atmico, a massa atmica, o n de prtons, eltrons e nutrons para os seguintes elementos:

Elemento Fe I K

n atmico

massa atmica

n de prtons

eltrons

nutrons

19- O sdio apresenta trs istopos naturais, calcule a massa atmica a partir dos dados fornecidos.
Istopo Na-22 Na-23 Na-24 Massa atmica (u.m.a) 22 23 24 Abundncia (%) 1,5 % 98,0 % 0,5 %

20- Os eltrons so encontrados: a) no interior do ncleo b) fora do ncleo c) tanto dentro como fora 21- Os istopos diferem no nmero de: a) eltrons b) nutrons c) prtons d) partculas carregadas 22- A maior parte da massa de um tomo est localizada em seu: ___________ 23- Todos os gases nobres, com exceo do hlio, possuem _______eltrons em seu nvel mais externo de energia a) 2 b) 8 c) 18 d) 32 24- O tomo 614C contm ______prtons -23-

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane a) 6 b) 8 c) 14 d) 20

25- O nmero mximo no quarto nvel de energia : a) 8 b) 18 c) 32 d) 64 26- O nmero atmico de um elemento indica o nmero de _________no tomo. d) e) f) g) 2728eltrons e nutrons apenas nutrons prtons e eltrons prtons e nutrons Qual tomo maior: Bromo ou Potssio? Justifique. O smbolo do elemento Ouro :

a) Ob) Au c) Ag d) Gd 29Para um on com o smbolo 23592U+3 correto afirmar que tm, respectivamente, os seguintes nmeros de prtons, nutrons, eltrons: a) b) c) d) 3092, 235, 92 92, 145, 95 143, 92, 89 92, 143, 89 A carga comum para o on magnsio : b) -1 c) +1 d) -2

a) +2

31Um on monoatmico tem 16 prtons, 16 nutrons e uma carga de -2. O nmero de eltrons neste on : a) b) c) d) 323334d) 8 16 18 32 14 A estrutura eletrnica de pontos para o magnsio :_________ a) Mg a) CaI b) Mg: b) CaI2 c) Mg+2 c) CaIO d) Mg. d) Ca2I b) 4 c) 6 A frmula do iodeto de clcio :________ Em uma ligao covalente dupla, quantos eltrons so compartilhados? a) 2

35Em geral, tomos alcanam maior estabilidade quando possuem _____eltrons no seu nvel mais alto de energia a) 6 36a) Clb) 8 c) 2 d) 4 c) Mg+2 d) O2 -24Qual das seguintes espcies um nion? b) NH4+

Qumica Primeira Parte Engenharia Civil, Eltrica e Mecnica Prof. Cludio, Leopoldine e Luciane 37Um exemplo de composto polar ________ b) CO2 c) CCl4 d) H2O

a) H2

38Explique por que o NaCl, cloreto de sdio, tambm conhecido como sal de cozinha, solvel em gua. Ex: gua do mar 39Em que estado fsico da gua existe uma maior quantidade de pontes de hidrognio? (Faa uma comparao com os 3 estados fsicos) 4041A frmula para o fosfato de clcio : c) CaP c)Na(SO)4 d) Ca3(PO4)2 d) NaS A frmula correta para o sulfeto de sdio : b) Na2(SO)4 a) CaPO4 b) Ca4(PO4)3 a) Na2S

-25-

Das könnte Ihnen auch gefallen