Sie sind auf Seite 1von 7

A Arte Renascentista

INTRODUO Na medida em que o Renascimento resgata a cultura clssica, greco-romana, as construes foram influenciadas por caractersticas antigas, adaptadas nova realidade moderna, ou seja, a construo de igrejas crists adotando-se os padres clssicos e a construo de palcios e mosteiros seguindo as mesmas bases.

ARQUITETURA Os arquitetos renascentistas perceberam que a origem de construo clssica estava na geometria euclidiana, que usava como base de suas obras o quadrado, aplicando-se a perspectiva, com o intuito de se obter uma construo harmnica. Apesar de racional e antropocntrica, a arte renascentista continuou crist, porm as novas igrejas adotaram um novo estilo, caracterizado pela funcionalidade e portanto pela racionalidade, representada pelo plano centralizado, ou a cruz grega. Os palcios tambm foram construdos de forma plana tendo como base o quadrado, um corpo slido e normalmente com um ptio central, quadrangular, que tem a funo de fazer chegar a luz s janelas internas

"Hospital Tavera" Alonso de Covarrubias -- Toledo, Espanha

"Praa do castelo de Vigiano" Bramante -- Lombardia, Itlia

ESCULTURA Pode-se dizer que a escultura a forma de expresso artstica que melhor representa o renascimento, no sentido

humanista. Utilizando-se da perspectiva e da proporo geomtrica, destacam-se as figuras humanas, que at ento estavam relegadas a segundo plano, acopladas s paredes ou capitis. No renascimento a escultura ganha independncia e a obra, colocada acima de uma base, pode ser apreciada de todos os ngulos. Dois elementos se destacam: a expresso corporal que garante o equilbrio, revelando uma figura humana de msculos levemente torneados e de propores perfeitas; e as expresses das figuras, refletindo seus sentimentos. Mesmo contrariando a moral crist da poca, o nu volta a ser utilizado refletindo o naturalismo. Encontramos vrias obras retratando elementos mitolgicos, como o Baco, de Michelangelo, assim como o busto ou as tumbas de mecenas, reis e papas.

"Busto de Loureno de Mdicis" Michelangelo

"Esttua Eqestre" Donatello -- Piazza do Santo, Pdua

PINTURA Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilizao da perspectiva, atravs da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaos reais sobre uma superfcie plana, dando a noo de profundidade e de

volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes e obscurecer os elementos secundrios, a variao de cores frias e quentes e o manejo da luz permitem criar distncias e volumes que parecem ser copiados da realidade; e a utilizao da tinta leo, que possibilitar a pintura sobre tela com uma qualidade maior, dando maior nfase realidade e maior durabilidade s obras.

"Ado de Albrecht Drer, Museu do Prado -- Madri

MONALISA "Monalisa" de Leonardo da Vinci, Museu do Louvre - Paris

Em um perodo de ascenso da burguesia e de valorizao do homem no sentido individualista, surgem os retratos ou mesmo cenas de famlia, fato que no elimina a produo de carter religioso, particularmente na Itlia. Nos Pases Baixos destacou-se a reproduo do natural de rostos, paisagens, fauna e flora, com um cuidado e uma exatido assombrosos, o que acabou resultando naquilo a que se deu o nome de Janela para a Realidade. As obras abaixo so de Antonio Allegri (Corregio) e refletem bem o esprito do renascimento, caracterizadas por elementos que remontam ao passado clssico, elementos religiosos e por grande sensualidade, destacando a perfeio das formas e a beleza do corpo, junto a presena de anjos.

"Danae" Galeria Borghese

"Jpiter e Io" Kunsthistoriches Museum -- Viena

"Nossa Senhora da Cesta" national Gallery -- Londres

"Noli me Tangere" Museu do Prado -- Madri

Arte Renascentista

Renascimento foi um perodo da histria marcado por significativas mudanas culturais, ideolgicas e cientficas, ocorrido entre fins do sculo XIII e meados do sculo XVII. De uma forma geral, podemos dizer que a principal caracterstica deste movimento foi o humanismo. Desta forma, o homem passou a se enxergar no simplesmente como um observador do mundo criado por Deus, mas sim como a principal expresso do mesmo. Mesmo assim, no podemos dizer que o Renascimento foi uma ruptura brusca com os ideais da Idade Mdia, uma vez que as mudanas ocorridas neste perodo se iniciaram na Baixa Idade Mdia, com a ascenso da burguesia. A arte renascentista teve como temtica principal o prprio ser humano e sua capacidade de avaliar o mundo ao seu redor. Tal caracterstica envolveu a revalorizao da cultura clssica e dos perodos de grande progresso cientfico e cultural das civilizaes grega e romana. Os artistas geralmente retratavam a figura humana, cultivando um conceito de beleza tpico de tais civilizaes.

Uma prova disto foi o auto-retrato, uma representao artstica grandemente utilizada pelos artistas renascentistas. Na pintura, um dos principais traos do Renascimento foi a utilizao do sombreado, recurso que reforava a idia de volume dos corpos. Outro fato importante desta fase da histria da arte foi o inicio do emprego da tela e da tinta a leo. Na arquitetura podemos perceber de uma forma clarssima a influncia dos traos clssicos. Os templos eram construes totalmente harmnicas, construdas sobre a cruz grega e coroadas por uma cpula. Na escultura, podemos citar entre as

caractersticas mais marcantes a representao do nu e o realismo nas formas humanas. Entre os artistas mais importantes da arte renascentista, podemos citar Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).

Das könnte Ihnen auch gefallen