Sie sind auf Seite 1von 13

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA TEXTO 1 CORPO Proust Na doena que descobrimos que no vivemos sozinhos, mas

as sim encadeados a um ser de um reino diferente, de que nos separam abismos, que no nos conhece e pelo qual nos impossvel fazer-nos compreender: o nosso corpo. Qualquer assaltante que encontremos numa estrada, talvez consigamos torn-lo sensvel ao seu interesse particular, seno nossa desgraa. Mas pedir compaixo a nosso corpo, discorrer diante de um polvo, para quem as nossas palavras no podem ter mais sentido que o rumor das guas, e com o qual ficaramos cheios de horror de ser obrigados a viver. 05 - Qualquer assaltante apresenta sentido diferente de um assaltante qualquer; o par abaixo que no apresenta diferena significativa de sentido : (A) (B) (C) (D) (E) pobre homem/homem pobre; funcionrio competente / competente funcionrio; grande mulher/mulher grande; folha branca/branca folha; bom menino/menino bom.

06 - Qualquer assaltante que encontremos...; nesse segmento, o uso do subjuntivo mostra uma: (A) (B) (C) (D) (E) certeza; comparao; possibilidade; previso; condio.

01 - Segundo o texto, o nosso corpo: (A) tem plena conscincia de viver encadeado a um ser diferente; (B) conhece perfeitamente o outro ser a que est encadeado; (C) separado de nossa alma por um abismo intransponvel; (D) se torna conhecido pouco a pouco; (E) s na doena que tem sua existncia reconhecida. 02 - No segmento Na doena que descobrimos que no vivemos sozinhos...: (A) (B) (C) (D) (E) o sujeito de descobrimos diferente do sujeito de vivemos; a expresso que atua como expresso de realce; Na doena indica uma idia circunstancial de lugar; que no vivemos sozinhos complemento do verbo ser; no advrbio de negao ligado a sozinhos.

07 - O item abaixo em que o pronome sublinhado tem seu antecedente corretamente indicado : (A) (B) (C) (D) (E) ...ao seu interesse particular...: corpo; ...para quem as nossas palavras...: assaltante; ...de que nos separam abismos...: sozinhos; ...e com o qual ficaramos...: guas; ...talvez consigamos torn-lo...: assaltante.

03 - A conjuno mas (linha 1) ope basicamente duas palavras do texto, que so: (A) (B) (C) (D) (E) descobrimos/vivemos; sozinhos/encadeados; vivemos/encadeados; doena/reino; sozinhos/ser.

08 - ...seno nossa desgraa.; o vocbulo sublinhado eqivale, nesse segmento, a: (A) (B) (C) (D) (E) ou; exceto; salvo; e no; se.

04 - ...pelo qual nos impossvel fazer-nos compreender.; esse segmento do texto quer dizer que: (A) no nos possvel fazer com que nosso corpo nos compreenda; (B) impossvel compreender o nosso corpo; (C) possvel fazer com que alma e corpo se entendam; (D) impossvel ao corpo compreender o ser humano; (E) o corpo humano pode compreender mas no pode ser compreendido. 09 - ... discorrer diante de um polvo.; esse segmento do texto representa uma tarefa: (A) (B) (C) (D) (E) trabalhosa; intil; frutfera; temerosa; destemida.

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA TEXTO 2 LONGEVIDADE Walter Benevides Pouqussimas so as longevidades justificveis. Curta ou longa, a vida deveria encerrar-se logo ao cessar a misso de quem viveu: criar um filho, realizar uma obra, fazer uma guerra, perpetrar um crime... Existncias exemplares que souberam quando terminar! Desgraadamente essa cincia a mais ningum hoje se concede, empenhada que anda a medicina em proporcionar meras e miserveis sobrevivncias. 15 - Curta ou longa um exemplo de anttese, em que se opem dois vocbulos de significao oposta; o item abaixo em que os dois vocbulos indicados possuem oposio semntica : (A) (B) (C) (D) (E) encerrar-se/iniciar-se; realizar/imaginar; pouqussimas/reduzidssimas; cessar/interromper; exemplares/inteis.

TEXTO 3 A CINCIA

10 - O termo longevidade significa: (A) (B) (C) (D) (E) vida intil; vida distante; vida indiferente; vida miservel; vida longa. I - A cincia permanecer sempre a satisfao do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; ela fornecer sempre ao homem o nico meio que ele possui para melhorar a prpria sorte. (Renan) II - A cincia, que devia ter por fim o bem da humanidade, infelizmente concorre na obra de destruio e inventa constantemente novos meios de matar o maior nmero de homens no tempo mais curto. (Tolsti) III - Faz-se cincia com fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulao de fatos no uma cincia, assim como um monto de pedras no uma casa. (Poincar)

11 - Pouqussimas s no eqivale semanticamente a: (A) (B) (C) (D) (E) mnimas; rarssimas; muito poucas; extremamente raras; bastante poucas.

16 - A(s) opinio(es) que traduz(em) uma viso negativa da cincia (so): (A) (B) (C) (D) (E) I; II; III; I-II; II-III.

12 - Existncias exemplares so aquelas que: (A) (B) (C) (D) (E) realizaram obras benficas; tiveram longevidades injustificveis; souberam quando terminar; no cumpriram misses negativas; recusaram sobrevivncias miserveis.

17 - Segundo o segmento I, a curiosidade : (A) (B) (C) (D) (E) a satisfao de nosso desejo; o caminho de melhorar a prpria sorte; o nico meio de obter satisfao; o desejo mais alto da nossa natureza; sinnimo da prpria cincia.

13 - A cincia a que se refere o autor do texto : (A) (B) (C) (D) (E) a medicina, encarregada da sobrevivncia humana; a competncia de criar um filho; a possibilidade de realizar uma misso, curta ou longa; a de ter conscincia de saber quando morrer; a possibilidade de ampliar a extenso da vida humana.

18 - O desejo mais alto, citado no segmento I significa o desejo: (A) (B) (C) (D) (E) mais contido; mais difcil; mais problemtico; mais intenso; mais espiritual.

14 - O autor critica a Medicina porque ela: (A) (B) (C) (D) (E) desconhece a origem dos males; aceita misses positivas e negativas; prolonga vidas inteis; no ensinada de forma competente a mais ningum; s propicia vida melhor para uns poucos privilegiados.

19 - O emprego do futuro do presente do indicativo no segmento I significa: 3

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA (B) (C) (D) (E) crueldade necessria; qualidade suprema; eficcia positiva; eficincia mrbida.

(A) (B) (C) (D) (E)

certeza dos fatos futuros; possibilidade de fatos futuros; incerteza dos fatos futuros; dvida sobre os fatos futuros; desejo do autor sobre os fatos futuros.

26 - Faz-se cincia com fatos..., no segmento III, eqivale estruturalmente a: 20 - ...para melhorar a prpria sorte.; o vocbulo sorte, nesse segmento, eqivale semanticamente a: (A) (B) (C) (D) (E) futuro; felicidade; infortnio; horscopo; destino. (A) (B) (C) (D) (E) fazem cincia com fatos; a cincia feita com fatos; os fatos fazem a cincia; a cincia faz os fatos; fazem-se fatos com a cincia.

27 - ...como se faz uma casa com pedras..., no segmento III, corresponde a uma: 21 - No segmento II, o uso do pretrito imperfeito do indicativo em ...devia ter por fim o bem da humanidade..., significa que: (A) (B) (C) (D) (E) a finalidade da cincia est equivocada; o ideal da cincia, no passado, era o bem da humanidade; a realidade diferente da finalidade ideal da cincia; a realidade confirma o ideal cientfico; sob certas condies a cincia atinge o seu ideal. (A) (B) (C) (D) (E) condio; causa; conseqncia; comparao; concesso.

28 - No segmento III, os dois termos que se encontram nos mesmos postos de comparao so: 22 - ...infelizmente concorre na obra de destruio...; nesse segmento, o verbo concorrer eqivale semanticamente a: (A) (B) (C) (D) (E) compete; rivaliza; prejudica; colabora; combate. (A) (B) (C) (D) (E) cincia/pedras; fatos/casa; cincia/casa; cincia/fatos; casa/pedras.

29 - Acumulao e monto apresentam em comum: 23 - ...bem da humanidade..., ...obra de destruio..., ...novos meios de matar...; as expresses sublinhadas so respectivamente correspondentes a: (A) (B) (C) (D) (E) humano, destrutiva, mortferos; humanitrio, destruidora, homicidas; humanista, destrutiva, assassinos; humano, destruidora, violentos; humanitrio, destruidora, mortais. (A) (B) (C) (D) (E) a classe gramatical; o sufixo aumentativo; representarem aes; serem substantivos concretos; o gnero feminino.

30 - O que nos trs segmentos do texto 3 mostram um ponto comum da cincia que ela vista como: (A) (B) (C) (D) (E) um bem para a humanidade; um conhecimento subjetivo; uma esperana de progresso; uma certeza de sobrevivncia; uma atividade humana.

24 - Vocbulos que no segmento II mostram a opinio do autor do texto sobre o contedo veiculado : (A) infelizmente/devia; (B) constantemente/infelizmente; (C) por fim/devia; (D) destruio/cincia; (E) constantemente/destruio. 25 - ...matar o maior nmero de homens no tempo mais curto , como aparece no segmento II, demonstra: (A) violncia intil;

MEDICINA LEGAL 31 - Uma assaltante atingida por um projetil de arma de fogo, sendo socorrida por populares e conduzida ao Servio de 4

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA Emergncia do Hospital Municipal. Aps 3 dias comparece ao IML conduzida por ambulncia do hospital, para realizar exame solicitado pela autoridade. A paciente encontra-se com o membro inferior direito imobilizado por gesso e com um capacete de crepom que envolve a cabea, estando lcida e orientada. Sabendo que no h condies de realizar curativo no posto mdico-legal onde trabalha, a conduta do mdico ser a de: (A) encaminhar a paciente ao hospital penitencirio, onde so realizados os exames dos presos enfermos; (B) no cabe exame de corpo de delito, pois a paciente est viva; (C) no realizar o exame; (D) realizar exame de corpo de delito direto; (E) realizar exame de corpo de delito indireto. 32 - Quando o perito realiza um laudo, o faz atravs de relatrio mdico-legal, que composto por diversas partes. Em relao elas, assinale a alternativa correta: (A) (B) (C) (D) (E) a descrio a parte mais importante do laudo; o histrico deve conter a viso do perito sobre os fatos; na discusso o perito deve afirmar a dinmica do evento; o foro penal, habitualmente, pode ser assinado somente por um perito; quesitos formulados pela autoridade no devem ser respondidos , somente os oficiais. (B) a albumino-reao positiva na reao de Strzyzowsky permite excluir sangue animal, numa determinada amostra examinada; (C) o exame microscpico de ossos, com canais de Havers elpticos, em nmero de 8 por mm2, permite excluir ossos humanos; (D) a tcnica de Reao da Cadeia da Polimerase (PCR), nas hemcias, permite estabelecer, ou no, um vnculo gentico numa determinada amostra; (E) a presena de corpsculos de Barr, na razo de 1/38, numa determinada amostra examinada, permite afirmar que o sexo cromatnico feminino.

36 - Um corpo no perodo coliquativo, d entrada no IML. O perito legista, para auxiliar na identificao mdico-legal, deve descrever: (A) o hbito externo detalhadamente, solicitar odontograma, colher msculo para estudo do DNA; (B) o hbito externo detalhadamente, solicitar o exame odontolegal, colher fragmento de medula ssea para estudo de DNA; (C) o hbito externo detalhadamente, solicitar exame odontolegal, colher sangue para estudo do DNA; (D) as vestes detalhadamente, solicitar exame odontolegal, colher fragmento sseo para estudo do DNA; (E) o hbito externo detalhadamente, solicitar exame dactiloscpico, colher fragmento de pele para exame de DNA. 37 - Um perito de planto, num domingo de Carnaval, recebe um encaminhamento do Delegado de planto da 13 Delegacia de Polcia, com o histrico que o conduzido estaria possudo por foras malficas e nesta condio efetuou disparos de arma de fogo contra populares. Est sendo solicitado a realizao de exame de insanidade mental e a confeco de laudo prvio para orientar a conduta a ser tomada. Diante desses fatos a conduta do perito ser a de: (A) solicitar ao psiquiatra, de sobreaviso, que comparea ao planto; (B) no realizar o exame; (C) encaminhar o paciente ao manicmio judicirio; (D) realizar o exame, mas no fazer o laudo prvio; (E) realizar o exame e fazer o laudo prvio.

33 - Uma me comparece 35 DP, acompanhada de seu filho de 12 anos, para denunciar seu companheiro, que o teria estuprado h cerca de 12 horas. De imediato a autoridade solicita o seguinte exame mdico-legal: (A) (B) (C) (D) (E) constatao de conjuno carnal; corpo de delito indireto subsidiado; corpo de delito indireto no subsidiado; atentado ao pudor; estupro.

34 - Deu entrada no IML, uma ossada humana constituda por: crnio, redondo, alto e largo, com fronte inclinada para trs, articulao fronto-nasal angulosa, apfises mastides rombas; os ossos plvicos com predominncia das dimenses verticais, com estreito superior cordiforme, angulo subpubiano fechado, buraco obturador ovalado. O perito que examinou os ossos concluiu, tratar-se de esqueleto humano de: (A) sexo e raa indeterminados, pela insuficincia dos ossos examinados; (B) sexo masculino, de provvel raa caucasiana; (C) sexo feminino, de provvel raa caucasiana; (D) sexo masculino, de provvel raa negra; (E) sexo feminino, de provvel raa negra. 35 - Com relao aos processos de identificao mdico-legais de espcie, de raa e de sexo, correto afirmar que: (A) a presena de cristais de hemina numa mancha permite afirmar que de sangue humano;

38 - Um homem encontrado morto, vtima de morte violenta. Na sua mo esquerda vrios fios de cabelo liso, finos e castanho-claros. O exame dos cabelos permite: (A) evidenciar que se trata de cabelo feminino baseado no estudo da cutcula capilar; 5

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA (B) determinar o intervalo de tempo em que os cabelos foram arrancados; (C) individualizar o cabelo pelo estudo mdico-legal da DNA; (D) individualizar o cabelo pelo estudo do sangue do bulbo capilar; (E) determinar, atravs do estudo da medular, se eram tingidos.

44 - Os cristais de Westeenhoffer-Rocha-Valverde surgem, em mdia, a partir: (A) (B) (C) (D) (E) de vinte e quatro horas post-mortem; da primeira semana post-mortem; do terceiro dia aps a morte; do sexto dia post-mortem; de trinta dias post-mortem.

39 - Um preso encontrado morto em sua cela; os ps pendentes acima do solo; um lao feito com lenol, de n fixo; a mo direita e as regies orbitrias tumefeitas; livores fixados no dorso do corpo. O exame do sulco revela-se estreito, de profundidade uniforme, contnuo e horizontal. A causa jurdica mais provvel da morte : (A) (B) (C) (D) (E) suicdio; acidente; indeterminada; suspeita; homicdio.

45 - Para diagnstico diferencial entre morte sbita e morte agnica, realiza-se: (A) (B) (C) (D) (E) prova de Galeno; docimsia cardaca; prova de Breslau; docimsia heptica e supra renal; docimsia renal.

40 - A observao do sinal de Sommer e Larcher devido : (A) (B) (C) (D) (E) dessecao da esclertica; parada da circulao; contrao da pupila; morte sbita; morte violenta. 46 - Paciente do sexo masculino, examinado no IML, por peritolegista, no apresenta marcas ou sinais de violncia. Entretanto, o examinado alega agresso por barra de ferro. Como este perito responder ao primeiro quesito do auto de leses corporais: h ofensa integridade corporal ou sade do paciente ? (A) (B) (C) (D) (E) sim; sim, em decorrncia do alegado; no; exame no justificado; recusar proceder ao exame por falta de leses.

41 - NO se emite declarao de bito para: (A) (B) (C) (D) (E) nati-mortos com mais de 700 gramas de peso; bitos sem diagnstico mdico; peas anatmicas ou membros amputados em cirurgias; nati-mortos com mais de 1000 gramas; corpos dilacerados.

42 - So fenmenos abiticos imediatos: (A) relaxamento dos esfncteres, rigidez cadavrica, livores de hipstase; (B) perda da conscincia, relaxamento dos esfncteres, fcies hipocrtica; (C) perda da conscincia, rigidez cadavrica, fcies hipocrticas; (D) relaxamento dos esfncteres, fcies hipocrtica, livores de hipstase; (E) perda de conscincia, rigidez cadavrica, livores de hipstase. 43 - No post-mortem ocorrem fenmenos transformativos destrutivos. So eles: (A) (B) (C) (D) (E) autlise, macerao, mumificao; autlise, putrefao, mumificao; autlise, putrefao, saponificao; autlise, mumificao, saponificao; autlise, putrefao, macerao.

47 - No globo ocular, as equimoses instaladas na conjuntiva NO acompanham o espectro equimtico de Legrand du Saulle pela: (A) (B) (C) (D) (E) grande oxigenao do local; pouca oxigenao do local; falta de glbulos vermelhos; falta de glbulos brancos; pequena rea traumatizada.

48 - Entende-se por fratura cominutiva esquirolosa : (A) a fratura onde fragmentos sseos ficam isolados do osso fraturado; (B) a fratura que apresenta nos planos superficiais soluo de continuidade e se comunica com o foco de fratura; (C) os focos de fratura exteriorizados e fragmentados na pele; (D) a fratura que no se comunica com o meio exterior;

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA (E) o foco de fratura no fragmentado. 54 - No exame externo de suicidas por enforcamento encontramos o sinal de Ponsold, que descrito como livores cadavricos: (A) (B) (C) (D) (E) em placas, na borda externa do sulco; punctiformes, na borda externa do sulco; em placas, nas bordas interna e externa do sulco; punctiformes, nas bordas externa e interna do sulco; em placas, s na borda interna do sulco.

49 - As reas ou zonas encontradas no orifcio de entrada provocado por projtil de arma de fogo, que constituem o Anel de Fisch, so: (A) (B) (C) (D) (E) esfumaamento, contuso e enxugo; enxugo, queimadura, esfumaamento; contuso, queimadura, esfumaamento; esfumaamento, compresso de gases, queimadura; contuso, enxugo, arola equimtica.

55 - Em recente caso no IML, foi encontrado, em exame necroscpico, a presena do sinal de Dotto, descrito como: 50 - Uma paciente, ao ser examinada, informa ter sido atingida por gua fervente. O perito observa sinal de Chambert. Assinale a opo que indica o que foi observado pelo profissional. (A) (B) (C) (D) (E) eritema; escarificao; degenerao; carbonizao; flictenas. (A) (B) (C) (D) (E) compresso dos nervos vagos; manchas lenticulares no fgado; compresso e edema pulmonar; compresso da tireide e leses dos pulmes; acentuado edema pulmonar.

56 - Numa determinada necrpsia identificou-se: rigidez precoce, face carminada, sangue fluido e rosado, putrefao tardia, edema cerebral entre outras. O xito letal ocorreu por: (A) (B) (C) (D) (E) meio lquido; estrangulamento; enforcamento; esganadura; meio gasoso.

51 - O artigo 129 do cdigo penal, em seu pargrafo 1, refere-se natureza da incapacidade para ocupaes habituais por mais de 30 (trinta) dias. Neste sentido, tal incapacidade se refere: (A) ao trabalho lucrativo realizado por maior de 18 (dezoito) anos; (B) no leva em conta a lucratividade, s importando a maioridade; (C) a todas e quaisquer atividades corporais comuns, no tendo sentido de trabalho dirio, nem de natureza lucrativa; (D) a maior de 16 (dezesseis) anos e com trabalho dirio; (E) ao trabalho lucrativo e dirio, independente da idade.

57 - Diante do novo Cdigo Nacional de Trnsito o nvel mximo permitido, para motoristas que estiverem dirigindo veculos automotores, de: (A) (B) (C) (D) (E) 1,0g de lcool por litro de sangue; 0,8g de lcool por litro de sangue; 0,4g de lcool por litro de sangue; 0,6g de lcool por litro de sangue; 0,5g de lcool por litro de sangue.

52 - Define-se crime preterdoloso como leso corporal: (A) em mulher grvida; (B) de natureza leve; (C) em deficiente fsico; (D) seguida de morte; (E) de natureza culposa. 53 - Instrumentos que atuam por presso, percusso e deslizamento, mais pelo peso e intensidade do manejo, do que pelo gume, denominam-se: (A) (B) (C) (D) (E) contundentes; corto contundentes; cortantes; perfuro cortantes; perfurantes.

58 - A incapacidade para o trabalho amparada pela Lei de Acidentes de Trabalho vigente, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) a total e permanente; a parcial e permanente; a temporria; a temporria e parcial; a total e definitiva.

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA 59 - A necropsia dos casos suspeitos de envenenamento pelo arsnico requer, alm da colheita de vsceras e sangue para exame toxicolgico, o envio de: (A) (B) (C) (D) (E) segmento sseo do fmur e bacia; segmento da medula nervosa e bulbo; pele do abdome e cabelos; humor aquoso e humor vtreo; unhas e polpa dentria. 64 - Cpula anal em mulher menor de quatorze anos caracteriza crime de: (A) (B) (C) (D) (E) estupro; conjuno carnal; atentado ao pudor; atentado ao pudor e estupro; atentado ao pudor e conjuno carnal.

60 - O exame externo de um cadver revelou na face, pescoo e trax, extensas reas do tegumento com escaras secas, endurecidas e de tonalidade escura, mais largas na face e mais estreitas no pescoo e no trax. O perito legista suspeitou de ao custica qumica por: (A) (B) (C) (D) (E) potassa; lquido liquefaciente; lquido coagulante; gs formeno; gases vesicantes.

65 - O exame de DNA foi um grande avano no campo da Medicina Legal, pois sua utilizao na investigao de atos delituosos est sendo muito importante. O DNA constitudo entre outros elementos pelas bases prinicas e pirimdicas. Assinale a alternativa que apresenta as bases prinicas: (A) (B) (C) (D) (E) adenina e guanina; timina e citosina; adenina e citosina; timina e guanina; adenina e timina.

61 - Caracteriza-se aborto, em medicina legal, quando ocorre interrupo da gravidez: (A) (B) (C) (D) (E) at o quinto ms de gestao; em qualquer tempo gestacional; no primeiro ms de gravidez; entre o primeiro e terceiro ms de gravidez; no terceiro ms de gestao.

66 - Uma menor comparece a exame de conjuno carnal, e devido a idade e a seu estado psicolgico, debate-se e se recusa a ser examinada. O responsvel pela menor traz consigo uma pea ntima da ofendida, suja com uma mancha, que encaminhada para exame. O resultado da anlise realizada na reao de UHLENHUTH foi positivo. Pode-se dizer que a origem do material era: (A) (B) (C) (D) (E) esperma; urina; saliva; sangue humano; sangue.

62 - Indique a opo que caracteriza, corretamente, o crime de infanticdio: feto nascido vivo e (A) (B) (C) (D) (E) mulher mata criana em qualquer idade; me mata o prprio filho aps estado puerperal; mulher mata criana recm-nascida; me mata o prprio filho por processo asfixico; me mata o prprio filho sob influncia do estado puerperal.

63 - Define-se violncia presumida como: vtima, alienada ou dbil mental e (A) (B) (C) (D) (E) menor de dezoito anos; maior de dezesseis anos; entre dezesseis e dezoito anos; entre quatorze e dezoito anos; menor de quatorze anos.

67 - Um jovem abstmio, em uma festa de batizado, ingere uma nica dose de aguardente, e completamente embriagado e transtornado, sem conscincia dos seus atos, retorna a sua residncia onde mata a companheira com 5 facadas. Em relao a este tipo de embriaguez e sua possvel viso ante a lei brasileira, marque a alternativa correta : (A) (B) (C) (D) voluntria, imputabilidade; fora maior, imputabilidade; pr-ordenada, inimputabilidade; caso fortuito, inimputabilidade; 8

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA (E) acidental, imputabilidade. 72 - Tanto o cristalino, quanto o epitlio da crnea e a conjuntiva, tm sua origem embrionria no: (A) (B) (C) (D) (E) mesoderma; ectoderma neural; endoderma profundo; endoderma neural; ectoderma superficial.

68 - Um jovem acusado de seqestrar sua vizinha, mantendo-a encarcerada e submetendo-a s mais diversas formas de perversidade at lev-la a morte. Aps a sua priso, descreveu com detalhes a forma como a matou, estando sereno e seguro. O exame psiquitrico o definiu como psicopata. Em relao atribuio de responsabilidade, pode-se argir: (A) (B) (C) (D) (E) imputabilidade; semi imputabilidade; inimputabilidade; por no se tratar de doena, no se considera que houve ilcito; devido ao diagnstico da doena, no se considera que houve ilcito.

73 - Paciente de 45 anos de idade procurou um ambulatrio de Oftalmologia, queixando-se de dificuldade visual para perto. Ao medir a A/V encontrou-se, sem correo: longe=20/20 e perto=J3. O provvel diagnstico ser: (A) (B) (C) (D) (E) ambliopia; astigmatismo; hipermetropia; miopia; presbiopia.

69 - O delito de quebra do sigilo profissional na relao mdicopaciente caracteriza-se pelos elementos abaixo, EXCETO: (A) culpa; (B) existncia de um segredo; (C) tomar conhecimento do segredo na relao contratual jurdica com o paciente; (D) na ausncia de justa causa para a revelao; (E) dolo.

74 - O exame clnico de um paciente apresentou A/V=20/400 no OD e 20/25 no OE, Biomicroscopia do Segmento Anterior e Fundoscopia normais, sem queixas dolorosas. Pode-se ter como suspeita diagnstica a seguinte opo: (A) (B) (C) (D) (E) esclerite; uvete anterior; neurite retro bulbar; glaucoma; miopia de 1,50 dioptrias.

70 - A prtica da medicina por meio de processos fraudulentos, de teraputica simulada e curas extraordinrias, por meios infalveis, delito de: (A) (B) (C) (D) (E) curandeirismo; exerccio ilegal da medicina; charlatanismo; impercia mdica; periclitao da vida e sade.

75 - Paciente oriundo do interior do Estado foi encaminhado ao ambulatrio de um grande hospital, com perda da viso central do olho direito. A Fundoscopia mostrou uma corioretinite atrfica cicatrizada na regio macular com leso satlite. A principal hiptese diagnstica seria: (A) (B) (C) (D) (E) doena de Best; toxoplasmose ocular; glaucoma; descolamento de Coride; drusas Gigantes Localizadas.

OFTALMOLOGIA 71 - Indique, dentre as opes abaixo, a estrutura do globo ocular que forma o humor aquoso. (A) (B) (C) (D) (E) znula; coride; ris; corpo ciliar; malha trabecular.

76 - Um paciente, aps trauma contuso do globo ocular, foi examinado e foram verificadas as seguintes alteraes: recesso angular, alargamento irregular da faixa do corpo ciliar, proeminncia do esporo escleral e um pequeno hifema, alm de hipertenso intraocular. No tratamento clnico medicamentoso inicial deste paciente deve-se evitar as seguintes drogas: (A) (B) (C) (D) (E) betabloqueadores; miticos; inibidores da anidrase carbonica; alfa agonistas; drogas neuro protetoras.

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA 81 - Uma senhora de 52 anos foi levada ao servio de oftalmologia de um hospital, com vmitos, intensa cefalia e olho direito vermelho. O exame clnico apresentou PIO de 45 mmHg, Gonioscopia com todas as estruturas visveis, portanto ngulo aberto, Tyndal de 3 + em 4+ e edema de crnea. O provvel diagnstico ser:

77 - Como se sabe, o Glaucoma de Presso Normal caracterizase por uma neuropatia ptica e defeitos do campo visual semelhantes ao Glaucoma Primrio de ngulo Aberto. Porm, com presso intra-ocular normal. Esta condio s pode ser sugerida aps a realizao do seguinte exame clnico: (A) (B) (C) (D) (E) curva diria de presso ocular; potencial evocado visual; eletroretinograma padro; ultrassonografia de papila; campo visual azul/amarelo.

(A) (B) (C) (D) (E)

glaucoma crnico simples; glaucoma agudo; cerato-conjuntivite aguda; distrofia endotelial de Fucs; uvete hipertensiva.

78 - Um residente de primeiro ano atendeu, no ambulatrio, um jovem de 20 anos de idade com erupo eritematopapular na mucosa da boca, do nariz e na conjuntiva ocular, leso em forma de olho de boi nas mos e na sola dos ps, febre, vmitos, cefalia e prostao. O diagnstico correto seria: (A) (B) (C) (D) (E) Doena de Basedow-Graves; Doena de Scheie; Sndrome de Stevens-Johnson; Sndrome Muco Cutaneo Linftico; Doena de Harada.

82 - Durante exame de rotina, notamos no fundo de olho vrios cruzamentos patolgicos, estreitamentos arteriolares focais, hemorragias, exsudatos duros e vasos com tortuosidade aumentada. Este quadro fundoscpico caracterstico de:

(A) (B) (C) (D) (E)

retinopatia hipertensiva; uvete posterior; retinopatia diabtica proliferativa; retinopatia diabtica no proliferativa; retinose difusa obliterante.

79 - Um pediatra pediu um oftamologista, um parecer para criana prematura com 3 dias de idade, ainda na incubadora, com leucocoria bilateral. No exame clnico, com cicloplegia, foi verificado em ambos os olhos: cmara anterior rasa, reflexo pupilar luz ausente, cristalino transparente e processos ciliares deslocados para dentro e visveis na periferia da pupila dilatada. Diante dos dados o diagnstico foi: (A) (B) (C) (D) (E) catarata congnita; fibroplasia retro cristaliniana; retinoblastoma; vtreo primrio hiperplstico; uveite posterior bilateral.

83 - Paciente procurou um ambulatrio de oftalmologia se queixando de fotofobia, sensao de corpo estranho, lacrimejamento e aumento do reflexo de piscar. Ao exame na lmpada de fenda verificou-se vrios filamentos corados por rosa bengala, caracterizando o diagnstico de Ceratite Filamentar. Pode-se citar vrias causas para esta alterao ocular. Indique, dentre as opes abaixo, uma destas causas: (A) (B) (C) (D) (E) episclerite; blefarite; hordolo; dacrioadenite; conjuntivite lmbica superior.

80 - Um adulto jovem, 25 anos de idade, procurou um oftalmologista se queixando de diminuio da agudeza visual, dor ocular, artrite generalizada e uretrite. No exame oftalmolgico foi encontrada intensa conjuntivite e iridociclite que, associadas s outras queixas do paciente, sugerem o seguinte diagnstico: (A) (B) (C) (D) (E) sndrome de Lffler; sndrome de Duane; sndrome de Harada; sndrome de Reiter; sndrome de Vogt-Koyanagi.

84 - Ao examinarmos um paciente alto mope, encontramos apenas no olho esquerdo uma papila grande e escavada, preenchida por tecido flou e circundada por atrofia coriorretiniana tipo zonas alfa e beta. A PIO de ambos os olhos era=15mmHg. Trata-se de um quadro tpico de: (A) (B) (C) (D) (E) neurite ptica isqumica; coloboma do nervo ptico; sndrome de Morning Glory; glaucoma crnico simples; fosseta do nervo ptico.

10

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA 85 - Um paciente com tumor comprimindo a via ps quiasmtica dever apresentar a seguinte alterao no exame do Campo Visual: (A) (B) (C) (D) (E) escotoma central; hemianopsia homnima contra lateral leso; hemianopsia homnima completa; hemianopsia homnima bilateral; hemianopsia homnima lateral leso. (A) (B) (C) (D) (E) necrose da subcapsular anterior; necrose do epitlio cristalide anterior; degenerao cortical posterior; liquefao vtrea; esclerose retiniana.

90 - Uma criana apresenta glaucoma congnito, descolamento da retina intratvel e leso vascular em regio orbitria. Essa associao caracterstica da: (A) (B) (C) (D) (E) doena de Bourneville; doena de von Recklinghausen; doena de Best; sndrome de Sturge-Weber; sndrome de Irvine-Gass.

86 - A refrao + 1.25 tipo de astigmatismo: (A) (B) (C) (D) (E)

( ) - 2.50 a 180 caracteriza o seguinte

mipico simples; mipico composto; hipermetrpico simples; misto; hipermetrpico composto.

87 - Criana de 8 anos, com mau aproveitamento escolar, tem diagnstico de miopia na primeira consulta oftalmolgica. Sobre a doena, assinale a opo INCORRETA. (A) A miopia costuma se estabilizar em torno da adolescncia, usualmente ao redor de 5 dioptrias ou menos; (B) a miopia progressiva uma forma rara, com estabilizao em torno de 20 anos, ocasionalmente podendo evoluir at os 30 anos com 10 a 20 graus de miopia; (C) a miopia raramente est presente ao nascimento, mas comea a se desenvolver medida que a criana cresce; (D) a criana deve ser estimulada a usar culos constantemente, para evitar o estrabismo, principalmente se o erro refrativo alto; (E) a alta miopia congnita usualmente um erro refrativo de 10 dioptrias ou mais, associado flutuao e liquefao vtrea e alteraes coriorretinianas, detectada em filhos de mes diabticas.

91 - Mulher, 32 anos, d entrada no pronto-socorro aps desmaio na fila do banco. No atendimento inicial o acompanhante informa que a mesma faz uso de medicao para glaucoma e tem se queixado de fadiga, anorexia e perda de peso. O laboratrio apura anemia aplstica. Indique, dentre as opes abaixo, a provvel medicao antiglaucomatosa empregada. (A) (B) (C) (D) (E) maleato de timolol; manitol; acetozolamida; tartarato de brimonodina; pilocarpina.

92 - Paciente diabtica e glaucomatosa se queixa de sudorese e salivao intensas surgidas a partir do ltimo ajuste de insulina. Contudo, em consulta ao oftalmologista, o mesmo atribuiu a sintomatologia ao uso continuado de pilocarpina e orientou a diminuio da dosagem do medicamento, para evitar o aparecimento de outros efeitos colaterais. Assinale, a seguir, outra sintomatologia que poderia ter surgido. (A) (B) (C) (D) (E) xeroftalmia; amenorria; broncoespasmo; constipao intestinal; cianose de extremidades.

88 - Paciente idoso, abatido, com vmitos, se queixa de forte dor ocular e diminuio acentuada da acuidade visual. A inspeo inicial apura hiperemia conjuntival, crnea sem brilho e midrase paraltica. provvel tratar-se de: (A) (B) (C) (D) (E) necrose retiniana aguda; iridociclite aguda; abraso corneana; conjuntivite aguda; glaucoma primrio de ngulo fechado.

93 - Em determinado exame pericial oftalmolgico, faz-se necessria a investigao de leso de nervo ptico. O recurso diagnstico que dever ser usado : (A) (B) (C) (D) (E) a oftalmodinamometria; a curva de adaptao ao escuro; o eletrorretinograma; o potencial occipital evocado; o eletro-oculografia.

89 - A catarata granulomatosa aguda de Voght nada mais do que a seqela de crises agudas de glaucoma. Histologicamente, glaukomflecken significa:

94 - Em paciente com movimentos oscilatrios de globo ocular, com histria de uso de medicao anti-convulsivante, deve-se realizar o seguinte exame de interesse oftalmolgico:

11

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA (A) (B) (C) (D) (E) a oftalmoscopia; o eletro-oculografia; a ultra-sonografia de globo ocular; a eletrorretinografia; a fotomicroscopia especular. Neste novo exame, observa ainda alteraes corneanas em evoluo. De acordo com o artigo 129 do Cdigo Penal(CP) e diante dos fatos narrados, correto afirmar que: (A) trata-se de leso leve, caso no evolua com debilidade de sentido; (B) ainda no possvel classificar a leso; (C) a leso j pode ser caracterizada como grave; (D) embora grave, pode tornar-se gravssima por perda permanente de funo; (E) trata-se j de leso gravssima, independente de sua evoluo futura.

95 - O exame de bio-microscopia ultra-snica de grande utilidade na oftalmologia atual, podendo ser qualitativo ou quantitativo. contra-indicao para a sua realizao: (A) (B) (C) (D) (E) distrofia corneana; simblfaro; coronariopatia grave; processo infeccioso conjuntival; trabelectomia prvia.

99 - Aps agresso, uma vtima teve perda total irreversvel da viso do olho esquerdo, sendo o direito normal. Conforme o artigo 129 do Cdigo Penal(CP), pargrafos e incisos, o agredido sofreu leso corporal de natureza: (A) (B) (C) (D) (E) leve, pois o sentido da viso ainda est preservado. gravssima, por perda de sentido ou funo. gravssima, por perda de rgo. grave, por enfermidade incurvel. grave, por debilidade permanente de sentido.

96 - Um perito da Clnica Mdico-Legal encaminha uma vtima ao oftalmologista do IML para avaliar uma leso supostamente produzida por projtil de arma de fogo (PAF), comprometendo seu olho esquerdo, que encontra-se ocludo por curativo. O especialista, retirando o curativo, observa uma ferida superficial alongada na regio orbitria com bordas escoriadas, edema, equimose e orla de tatuagem em torno, no atingindo o globo ocular diretamente. Em seu laudo, o oftalmologista ajudar o perito na confeco do laudo final, pois o observado: (A) compatvel com ferida por PAF disparado a curta distncia; (B) compatvel com ferida por PAF disparado distncia; (C) sugere leso por instrumento corto-contundente; (D) permite excluir definitivamente PAF como agente da leso; (E) compatvel com tiro com o cano encostado.

100 - Para avaliao da gravidade e da etiologia do descolamento traumtico de retina, correto afirmar que: (A) no possvel o descolamento por compresso tracoabdominal; (B) independe do tipo ou intensidade do agente vulnerante; (C) contuses leves nunca podem ser responsveis pelo descolamento; (D) retraes do vtreo no guardam relao com esta patologia; (E) o descolamento traumtico ocorre no momento do trauma, ou pode surgir tempos depois.

97 - Ao descrever um ferimento por instrumento perfurante do globo ocular, o perito deve referir-se adequadamente ao ferimento como: (A) (B) (C) (D) (E) lacerante; penetrante; punctrio; contuso; depende do calibre do instrumento.

98 - Uma vtima de agresso com instrumento contundente na face, apresenta leso profunda de crnea, hifema e conjuntivite aguda direita, j em tratamento com um oftalmologista. O olho esquerdo est normal. O perito oftalmologista, confirmando os achados, marca novo exame aps 30 dias do fato ocorrido.

GABARITO OFTALMOLOGIA
12

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA

QUESTO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37

OPO E

QUESTO 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74

OPO

QUESTO 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100

OPO

B B A D C E A B E A C D C A B D D A E C D A A E B D C A E
D

C C E E A A C B E C D C A A E E
C

D A A D B B E D E B B B B

D B C A E D D C C B E E C A D D B A C
D

B B A C B D E A E C B D E E A D C C D B B A C C E E

E E C

PROVA DE CONHECIMENTOS PERITO LEGISTA OFTALMOLOGIA

Das könnte Ihnen auch gefallen