Sie sind auf Seite 1von 26

Crdito Imobilirio. Relao de Documentos para Contratao. Prezado(a) Cliente, Ns sabemos que a compra de um imvel um passo muito importante.

. E que voc precisa se sentir seguro para dar esse passo. E para que tudo seja feito da melhor maneira desde agora, aqui voc encontra a lista de documentos necessrios para iniciar o seu processo de financiamento. So 4 passos at a conquista do seu imvel. Conhea todos eles: 1 Passo. Voc entrega a documentao necessria: fale com um gerente Santander para agendar a data de entrega da documentao completa na agncia. A relao inclui documentos do cliente, vendedor, imvel, FGTS (se for utilizar) e da seguradora (se for utilizar do mercado). E voc pode solicitar ao seu gerente para acompanhar o andamento do seu processo via e-mail. 2 Passo. O banco faz a anlise de crdito: Aps entregar os documentos, o seu crdito ser analisado. Entraremos em contato para informar o resultado ou necessidade de documentao complementar. A anlise do seu crdito tem validade de 120 dias. Assim voc tem mais tempo e tranquilidade para escolher seu imvel. 3 Passo. O banco avalia o imvel: a vistoria e a avaliao do seu imvel so feitas pela empresa de engenharia credenciada pelo Santander. Esta avaliao te traz mais segurana, pois avaliamos se o imvel no possui nenhum tipo de restrio. 4 Passo. Voc assina o contrato: a assinatura acontece na agncia onde foi iniciado o processo. Neste momento, sero cobradas a tarifa de avaliao de garantia, referente a avaliao do imvel, e a primeira parcela dos seguros. Aps a assinatura, necessrio recolher o ITBI junto prefeitura e fazer o registro do contrato no Cartrio de Registro de Imveis. Em seguida, devolva uma via do contrato e a matrcula do imvel ao banco. Depois, o valor do financiamento ser depositado na conta do vendedor. S quem est perto de todas as etapas do processo conhece bem o mercado imobilirio e tem a experincia necessria para estar junto com voc nessa conquista. Conte com o nosso apoio e experincia para orientar voc durante todo o processo. Se tiver alguma dvida, acesse www.santander.com.br/creditoimobiliario, fale com um gerente ou ligue para a nossa Assessoria atravs da Superlinha (opo 4-6 para clientes correntistas e opo 3-5-4 para clientes no correntistas): capitais e regies metropolitanas: 4004-3535 ou demais localidades: 0800-702-3535. E ainda, se voc quiser vender, comprar ou alugar um imvel, entre no site de classificados do Santander: www.webcasas.com.br. Valorizamos a sua conquista e queremos estar junto com voc. Boa leitura.

Check List de documentos necessrios. Para auxiliar voc no controle dos documentos necessrios, assinale os documentos que voc j possui e verifique os que esto faltando. 1. Cliente
OK Falta Proposta de Financiamento preenchida e assinada. Declarao Pessoal de Sade. Opo de Compra e Venda com assinatura e rubrica do(s) proponente(s) e vendedor(es). Cpia do RG e CPF inclusive do cnjuge ou convivente. Documentos para comprovao de Estado Civil. Documentos para comprovao de Renda.

2. Vendedor
OK Falta Pessoa Fsica Cpia do RG e CPF inclusive do cnjuge ou convivente. Cpia autenticada da Procurao (se for o caso). Documentos para comprovao de Estado Civil. Alvar Judicial. Cpia autenticada ou original. Declarao firmada de Venda Ascendente para Descendente. Pessoa Jurdica CRF do FGTS original ou cpia autenticada. Carta assinada pelos representantes legais com firma reconhecida. Carto CNPJ (se utilizar FGTS). Certido de Dbitos Previdencirios (INSS) original ou cpia autenticada. Cpia do Contrato Social. Certido Conjunta da Receita Federal e Dvida Ativa da Unio (Negativa ou Positiva com efeitos de Negativa). Cpia do Estatuto Social. Cpia do CPF, RG e Declarao de Estado Civil dos Representantes Legais.

OK

Falta

3. Imvel
OK Falta Certido de Matrcula do Imvel e tambm para a(s) vaga(s), quando unidade(s) autnoma(s). Cpia da pgina do imposto predial do exerccio. Cpia da conveno de condomnio.

4. FGTS Somente se for utilizar


OK Falta Autorizao para saque de FGTS preenchida e assinada com firma reconhecida. Extrato(s) original(is) do FGTS atualizado(s). Cpia de 1 comprovante de residncia atual. Documentos para comprovao de Estado Civil. Cpia da CTPS- Carteira de Trabalho e Previdncia Social. Carta do Empregador. Preencher e assinar Opo de Compra e Venda. Declarao do Imposto de Renda.

5. Seguradora Somente se for utilizar do mercado


OK Falta Proposta de Aplice aceita pela Seguradora Quadro resumo das condies de clculo e atualizaes Custo Efetivo do Seguro Habitacional Material Publicitrio (se houver) Certido de Regularidade junto SUSEP Declarao dos compradores informando ter conhecimento das diferenas entre as aplices

1. Cliente Documentao Geral 1. Formulrio. Proposta de Financiamento (anexo). Os proponente(s) e cnjuges ou convivente(s) (unio estvel) devem preencher, assinar e rubricar nas demais vias, independente da participao ou no na compra ou composio de renda. Importante: os valores preenchidos na Proposta de Financiamento devem refletir, fielmente, aos valores da simulao. 2. Formulrio. Declarao Pessoal de Sade e Atividade. Santander Seguros S.A. e Tkio Marine Seguradora S.A. (anexo). Todos os proponentes que optarem pela aplice oferecida pelo Santander e que estiverem compondo renda devero preench-lo manualmente, datar e assinar. O Prazo de validade desta Declarao de 180 dias a contar da data de sua emisso. No caso de: qualquer apontamento, necessrio anexar o laudo mdico, constando o atual estgio da ocorrncia. Especificamente para os casos abaixo listados, anexar: a) Diabetes: Laudo mdico mencionando desde quando o proponente portador de diabetes, tratamentos que realiza e se h alguma complicao orgnica em funo da doena. Exames de Glicemia e Hemoglobina Glicosilada recentes. b) Cncer: Laudo mdico com um breve histrico da doena declarada, informando a data do diagnstico, tratamentos realizados e data em que ocorreu o trmino do tratamento. Exames complementares realizados para diagnstico e controle clnico da doena. c) Hipertenso Arterial: Exames recentes realizados: Ecocardiograma, Teste Ergomtrico, exames de Fundo de Olho e Laboratoriais: Uria e Creatinina. ATENO: os exames devem ter sido realizados h, no mximo, 6 meses e os laudos mdicos devem ser atuais (recentes). O envio dos documentos listados no garante a aceitao do risco para contratao do seguro, facultando-se, Seguradora, a solicitao de outros documentos que se fizerem necessrios para anlise e aceitao do risco. opo por aplice individual de mercado a exigncia ou no deste formulrio ser definida pela respectiva Seguradora. 3. Formulrio. Opo de Compra e Venda (anexo). Preenchida, assinada e rubricada nas demais vias pelos proponentes, independente da participao ou no na composio de renda, e tambm pelo(s) vendedor(es).Este documento representa o compromisso de compra e venda entre as partes perante o banco. As informaes contidas no podero apresentar divergncias, principalmente quanto aos valores acordados, valor do financiamento e contas para crdito de recursos ao(s) vendedor(es). Havendo alteraes, obrigatoriamente dever ser apresentado um novo formulrio de Opo de Compra e Venda.

4. RG e CPF. Cpia simples. No RG deve constar o rgo expedidor e a data de expedio. Tambm ser necessria a cpia dos documentos do(s) cnjuge(s) ou convivente(s). O(s) proponente(s) deve(m) possuir(em) CPF prprio, mesmo que um deles seja economicamente dependente do outro. Importante: Se algum dos proponentes, possuir CPF cancelado perante a Receita Federal, dever regulariz-lo antes da entrada do processo de financiamento. O Registro Geral e o nmero do CPF. podem ser representados pela Cdula de Identidade, Carteira de Identidade Profissional ou pela Carteira Nacional de Habilitao (modelo novo). 5. Cpia autenticada de traslado recente da Procurao se for o caso. Quando o(s) proponente(s) for(em) representado(s) por procurador(es), somente ser aceita Procurao lavrada por Instrumento Pblico, com traslado atualizado de 90 (noventa) dias, onde constem os seguintes poderes especficos: comprar, tomar financiamento e alienar fiduciariamente o(s) imvel(eis) (indicar endereo completo e numero da(s) matricula(s)) em Instituies Financeiras, assinar declaraes, receber posse, domnio, direitos e obrigaes, etc. No aceita procurao do(s) vendedor(es) para o(s) comprador(es) e vice-versa. A procurao original e cpias do CPF e RG. do(s) procurador(es) devero ser apresentados no ato do registro do contrato perante o Servio de Registro de Imveis competente, sendo que se foi lavrada em comarca diversa da situao do imvel, o Oficial do Registro de Imveis competente poder exigir o reconhecimento da firma (sinal pblico) do Tabelio ou escrevente que lavrou a procurao, em Cartrio de Notas localizado na Comarca em que se situa o imvel. Importante: no deve ser enviado ao banco via da procurao ou outro documento original que necessite ser apresentado ao Servio de Registro de Imveis. Documentao para comprovao de Estado Civil Confira os documentos que voc(s) deve(m) providenciar conforme o seu estado civil e desconsidere aqueles que no se enquadram na sua situao atual. 1. Solteiro Cpia da Certido de Nascimento (somente se for utilizar o FGTS). 2. Casado Cpia da Certido de Casamento. Cpia da Certido de registro da escritura do pacto antenupcial, no Servio de Registro de Imveis no 1 domiclio do Casal, se o regime de bens adotado for: 1. Comunho de bens aps 26.12.1977; 2. Comunho parcial de bens antes de 26.12.1977; 3. Separao de bens, em qualquer data, salvo se obrigatria 3. Vivo Cpia da Certido de Casamento com averbao do bito do cnjuge ou acompanhada de cpia da Certido de bito do cnjuge. 4. Divorciado ou Separado judicialmente Cpia da Certido de Casamento com averbao do divrcio ou da separao judicial. 5. Casado no Exterior (brasileiro ou estrangeiro)

Cpia da Certido de casamento consularizada ou cpia autenticada da certido, devidamente traduzida por tradutor pblico juramentado, com reconhecimento de firma do tradutor. 6. Conviventes a) Para os conviventes que possuem Escritura Declaratria de Unio Estvel, firmada em Tabelionato de Notas, nos termos do artigo 1.725 do Cdigo Civil Brasileiro, ser respeitada a proporo aquisitiva de cada um, conforme contrato de convivncia. b) Para os conviventes que no possuem Escritura Declaratria de Unio Estvel, firmada em Tabelionato de Notas, nos termos do artigo 1.725 do Cdigo Civil Brasileiro ser estipulada a proporo de 50% (cinqenta por cento) do imvel para cada um, independente da renda comprovada. Em qualquer uma das situaes acima, o convivente assinar o contrato de financiamento na qualidade de comprador(a). Documentao para comprovao de Renda Confira os documentos que voc(s) deve(m) providenciar conforme o seu estado civil e desconsidere aqueles que no se enquadram na sua situao atual. 1. Assalariado (empresa privada ou servidor pblico ativo ou inativo) necessrio vnculo empregatcio h pelo menos 6 meses e tempo mnimo de emprego atual de 3 meses. Cpia dos 3 ltimos holerites. Se a comprovao de renda for via declarao de Imposto de Renda (IR) PF ter que apresentar extratos bancrios referentes aos 3 ltimos meses, com protocolos e anexos. Observao: nos casos de financiamentos superiores a R$ 350 mil obrigatria a apresentao do Imposto de Renda (IR) - PF do ltimo exerccio acompanhado do protocolo de entrega. No sero considerados para apurao de renda: horas extras, participao nos lucros, reembolso de despesas mdicas, auxilio alimentao, reembolso de creche, dcimo terceiro salrio, frias, gratificaes, prmios, penses alimentcias e outros valores que no sejam considerados crditos fixos. 2. Aposentado ou Pensionista, vinculado ao INSS Cpia completa da Declarao do Imposto de Renda PF do ltimo exerccio, inclusive anexos e protocolo de entrega ou Declarao de Isento PF, se for o caso, ou cpia do ltimo Extrato do INSS. O aposentado pode apresentar comprovantes adicionais caso tenha complementao de aposentadoria. Importante: Informar o nmero do benefcio no formulrio da Proposta de Financiamento (anexo). 3. Autnomo ou Profissional Liberal Cpia completa da Declarao do Imposto de Renda PF dos 2 ltimos exerccios, inclusive anexos e protocolo de entrega ou Declarao de Isento PF, se for o caso. Cpia dos extratos bancrios dos 3 ltimos meses (Pessoa Fsica). 4. Scios de Empresa Cpia completa da Declarao do Imposto de Renda PF ltimo exerccio, inclusive

anexo e protocolo de entrega ou Declarao de Isento PF, se for o caso. Cpia dos extratos bancrios dos 3 (trs) ltimos meses (Pessoa Fsica). Cpia do Contrato Social acompanhado da ltima alterao devidamente registrado no rgo competente. Cpia completa da Declarao do Imposto de Renda PJ do ltimo exerccioe relao de faturamento referente aos 12 (doze) ltimos meses, em papel timbrado, assinado pelo contador ou financeiro da empresa. Extratos da conta-corrente PJ referentes aos 3 ltimos meses. 5. Pecuarista, Agricultor/ Produtor Rural Cpia completa da Declarao do Imposto de Renda PF dos 2 ltimos exerccios, inclusive anexos e protocolo de entrega e, caso parte da renda seja proveniente de lucros e/ou dividendos, anexar o ltimo Imposto de Renda PJ. Cpia dos extratos bancrios dos 3 ltimos meses (Pessoa Fsica). 6. Proprietrio de Imvel (renda oriunda de aluguis) Cpia autenticada do Contrato de Locao do imvel. Cpia dos 3 ltimos recibos de locao. Cpia dos extratos bancrios dos 3 ltimos meses (Pessoa Fsica). Matrcula atualizada do imvel.

2. Vendedor Pessoa Fsica Documentao Geral 1. Cpia do RG e CPF. No RG deve constar o rgo expedidor e a data de expedio. Tambm ser necessria a cpia dos documentos do cnjuge ou convivente(s). O(s) vendedor(es) deve(m) possuir(em) CPF prprio, mesmo que um deles seja economicamente dependente do outro. Importante: Se um dos vendedores possuir CPF cancelado perante a Receita Federal, dever regulariz-lo antes da entrada do processo de financiamento. O Registro Geral e o nmero do CPF podem ser representados pela Cdula de Identidade, Carteira de Identidade Profissional ou pela Carteira Nacional de Habilitao (modelo novo). 2. Cpia autenticada da Procurao. Se for o caso. Quando o(s) vendedor(es) for(em) representado(s) por procurador, somente ser aceita Procurao lavrada por Instrumento Pblico, com traslado atualizado de 90 (noventa) dias, onde devero constar os seguintes poderes especficos: vender o(s) imvel(eis) -(indicar endereo completo e numero da(s) matricula(s)), transmitir posse, domnio, direito e obrigaes, responder pela evico de direitos, receber e dar quitao, assinar instrumentos pblicos ou particulares com Instituies Financeiras, etc. No ser aceita procurao do(s) vendedor(es) para o(s) comprador(es) e vice- versa. Observaes: Dever ser apresentada ao Banco cpia do CPF e RG do(s) procurador(es) juntamente com a procurao. Se a procurao foi lavrada em comarca diversa da situao do imvel, o Oficial do Registro de Imveis competente poder exigir o reconhecimento da firma (sinal pblico) do Tabelio ou escrevente que lavrou a procurao, em Cartrio de Notas localizado na Comarca em que se situa o imvel. ATENO: No deve ser enviado ao banco via da procurao ou outro documento original que necessite ser apresentado ao Servio de Registro de Imveis. 3. Alvar Judicial Cpia autenticada ou original. Esta apresentao faz-se necessria quando o(s) vendedor(es) for(em) esplio(s) ou incapaz(es). No Alvar deve conter a autorizao judicial para venda do imvel, esclarecendo se o pagamento do valor do financiamento ser realizado mediante depsito em conta corrente ou cheque nominal ao Esplio ou ao incapaz, acompanhado de cpia simples do RG, CPF e Comprovante de Estado Civil do Inventariante. O valor do financiamento no ser creditado ou depositado em nome ou conta corrente do Inventariante ou representante legal. 4. Declarao firmada de Venda Ascendente para Descendente. Em caso de Venda Ascendente para Descendente - quando a venda de pais para filho(a) dever ser apresentada declarao firmada informando quantos e quais so os herdeiros necessrios do vendedor, alm do(a) comprador(a), contendo a qualificao completa dos mesmos, inclusive dos seus cnjuges, se for o caso, e endereo residencial completo dos mesmos. Dever ser apresentada, ainda neste caso, cpia simples do RG, CPF e Comprovante do Estado Civil dos demais herdeiros e, se for o caso, dos seus cnjuges.

Documentao para comprovao de Estado Civil dos Vendedores Confira os documentos que voc(s) deve(m) providenciar conforme o estado civil do(s) vendedor(es) e desconsidere aqueles que no se enquadram na situao atual. 1. Solteiro Cpia da Certido de Nascimento (somente se for utilizar o FGTS). 2. Casado Cpia da Certido de Casamento. Cpia da Certido de registro da escritura do pacto antenupcial, no Servio de Registro de Imveis no 1 domiclio do Casal, se o regime de bens adotado for: 1. Comunho de bens aps 26.12.1977; 2. Comunho parcial de bens antes de 26.12.1977; 3. Separao de bens, em qualquer data, salvo se obrigatria 3. Vivo Cpia da Certido de Casamento com averbao do bito do cnjuge ou acompanhada de cpia da Certido de bito do cnjuge. 4. Divorciado ou Separado judicialmente Cpia da Certido de Casamento com averbao do divrcio ou da separao judicial. 5. Casado no Exterior (brasileiro ou estrangeiro) Cpia da Certido de casamento consularizada ou cpia autenticada da certido, devidamente traduzida por tradutor pblico juramentado, com reconhecimento de firma do tradutor. 6. Conviventes Havendo convivente, caso no seja(m) tambm proprietrio(a,s) do imvel vendido, o(s) mesmo(s), assinar(o) o contrato na qualidade de Anuente(s) do(s) vendedor(es).

3. Vendedor Pessoa Jurdica Documentao Geral 1. Cpia do Contrato Social. Consolidado ou no e posteriores alteraes, devidamente registrados no rgo competente. 2. Cpia do Estatuto Social. Consolidado ou no e posteriores alteraes, acompanhado da Ata de eleio da atual diretoria, devidamente registrados no rgo competente. 3. Carta assinada pelos representantes legais. Com firma reconhecida, confirmando a data da ltima alterao contratual ou estatutria. 4. Carto CNPJ. Documento obrigatrio no caso de utilizao do FGTS pelo(s) comprador(es) para aquisio do imvel. 5. Documentos dos Representantes Legais. Cpia do CPF, RG e Declarao de Estado Civil. Certides da Dvida Pblica 1. Certido Negativa (ou Positiva com Efeitos de Negativa) de Dbitos Previdencirios (INSS). Em via original ou cpia autenticada. A validade expressa no documento de 180 dias. Onde encontrar: esta certido pode ser emitida nas agncias da Previdncia Social ou no site www.receita.fazenda.gov.br. 2. Certido Conjunta da Receita Federal e Dvida Ativa da Unio. Certido Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa emitida pela Receita Federal, em via original ou cpia autenticada. A validade expressa no documento de 180 dias. Onde encontrar: esta certido pode ser emitida na Secretaria da Receita Federal ou no site www.receita.fazenda.gov.br. 3. Certificado de Regularidade Fiscal do Fundo de Garantia CRF do FGTS. Em via original ou cpia autenticada. A validade expressa no documento de 30 dias. Onde encontrar: este Certificado pode ser emitido na Caixa Econmica Federal ou no site www.caixa.gov.br. Ela dever ser apresentada, somente quando o(s) comprador(es) utilizar(em) os recursos do FGTS. Observao: As certides que podem ser emitidas via internet sero emitidas pela prpria DCI. (SCCI)

4. Imvel Documentao Geral 1. Certido de Matrcula do imvel. Com Negativa de nus, Alienaes, Aes Reais e Reipersecutrias, expedida pelo Servio de Registro de Imveis ao qual pertence o imvel, objeto do financiamento. Tambm para a(s) vaga(s), quando unidade(s) autnoma(s), constando o registro da propriedade em nome do atual vendedor, ou seja, com outro nmero de matrcula separada do imvel. 2. Cpia da pgina do imposto predial do exerccio. Onde constam o endereo e reas do imvel (capa do IPTU). Em caso de apartamento novo, ainda sem IPTU, dever ser apresentada cpia da Instituio e Especificao de Condomnio ou Memorial de Incorporao e cpia do carn do IPTU do terreno, em rea maior. Onde constam o endereo e reas da vaga de garagem (capa do IPTU), em caso de apartamento com vaga de garagem autnoma, que tenha lanamento individual do IPTU, com nmeros distintos de contribuinte. 3. Certido Negativa de Tributos Imobilirios. Fornecida pela Prefeitura. No caso de apartamento com vaga de garagem autnoma, dever ser apresentada uma certido para cada n. de contribuinte. 4. Cpia da conveno de condomnio. Onde constem as reas do imvel, em caso de imveis localizados nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esta apresentao faz-se necessria se na matrcula no mencionar as reas do imvel. Observao: A validade das certides descritas acima, caso no esteja descrita na mesma, de 30 (trinta) dias, a contar da data de sua emisso. Orientaes relativas ao imvel Quando se tratar de imvel foreiro, aforados em terrenos da Marinha ou no, apresentar cpia autenticada do pagamento da taxa de laudmio, bem como dos 3 ltimos recolhimentos do foro. Dever ser apresentada cpia autenticada da Certido do Senhorio Direto do Imvel, autorizando a venda. O Senhorio Direto poder ser o Municpio, Estado, Unio ou outro rgo pblico ou a ele equiparado. Imveis localizados na Capital do Rio de Janeiro devero apresentar cpia autenticada da Certido da Prefeitura, informando se tratar ou no de imveis foreiros ao Municpio, pois a original dever ser apresentada ao Servio de Registro de Imveis. Por Imvel novo entende-se aquele que possui registro de habite-se inferior a 180 dias. No podem ser objeto de financiamento imvel de ocupao. Dica: Observe se a rea construda est devidamente regularizada na Prefeitura e no Servio de Registro de Imveis competente. Se for o caso, regularize antes de iniciar seu processo de financiamento.

5. Condies Bsicas para utilizao do FGTS 1. 2. 3. 4.


O(s) comprador(es) deve(m) contar com no mnimo 3 anos na condio de optante(s) pelo regime do FGTS (36 meses de recolhimento). O imvel objeto da operao no pode ter sido adquirido com recursos do FGTS, nos ltimos 3 anos. O valor do financiamento somado ao valor do FGTS a ser utilizado no pode ser superior ao valor de venda ou de avaliao do imvel, o que for menor. A utilizao do FGTS permitida somente para aquisio de imvel com valor de venda ou de avaliao de at R$ 500 mil e valor de financiamento de at R$ 400 mil (financiamento de at 80% do valor do imvel). O imvel deve estar localizado no municpio onde o(s) comprador(es) exera(m) sua ocupao principal, admitindo-se municpio limtrofe, municpio integrante da mesma regio metropolitana e municpio em que o comprador comprove residncia h no mnimo, um ano. O(s) comprador(es) no pode(m) ser titular(es) de financiamento ativo no mbito do SFH em qualquer parte do territrio nacional ou ainda proprietrio(s), usufruturio(s), possuidor(es) de frao ideal superior a 40% (quarenta por cento) de imvel ou ser(em) promitente(s) comprador(es) ou cessionrio(s) de imvel residencial, concludo ou em construo, nas seguintes condies: no municpio onde pretende(m) efetuar a compra, nos municpios limtrofes e na mesma regio metropolitana, no municpio de residncia, no municpio onde exera(m) sua ocupao principal e nos municpios limtrofes e na mesma regio metropolitana. Caso os recursos do FGTS estejam aplicados em aes de empresas estatais (Fundo FMP), e queira se utilizar deste valor para pagamento de parte da entrada ao(s) vendedor(es), o(s) comprador(es), aps a aprovao da avaliao do imvel, deve(m) solicitar perante o banco responsvel pela aplicao o resgate deste valor para sua conta de FGTS. Caso o imvel a ser adquirido esteja onerado a outro banco, em razo de financiamento em nome do(s) vendedor(es), os recursos de FGTS no podem ser utilizados para quitao do saldo devedor existente naquele Agente Financeiro (Interveniente Quitante). Os recursos de FGTS bloqueados por fora de Penso Alimentcia ou Conta Recursal (Ao Trabalhista), no podem ser utilizados. Nas hipteses em que o imvel for objeto de financiamento imobilirio por qualquer instituio financeira, os recursos do FGTS no podero ser utilizados para amortizar/liquidar o saldo devedor junto ao credor. Esses recursos somente podero ser liberados diretamente ao(s) vendedor(es). O(s) comprador(es) deve(m) apresentar extrato de FGTS expedido nas dependncias da Caixa Econmica Federal CEF, de todas as contas ativas e inativas de FGTS h no mximo 3 meses. O(s) comprador(es) deve(m) apresentar 1 (um) comprovante de residncia atualizado. Se o imvel a ser adquirido se localizar em municpio diverso daquele que exerce(m) sua ocupao principal ou nos municpios limtrofes ou integrantes da respectiva regio metropolitana, deve(m) apresentar 2 (dois) comprovantes de que reside(m) h mais de 1 (um) ano no municpio onde pretende(m) adquirir o imvel (um atual e outro de um ano atrs). Comprovantes de residncia aceitos: - Cpia das contas de luz, gua, telefone ou de gs; - Cpia dos extratos bancrios, onde conste o nome e endereo do(s) comprador(es); - Cpia das faturas de cartes de crdito, onde conste o nome e endereo do(s) comprador(es). Caso o(s) comprador(es) tenha(m) adquirido imvel financiado, ou tenha(m) imvel declarado na Declarao de Imposto de Renda-Pessoa Fsica, deve(m) apresentar as Certides das Matrculas dos respectivos registros imobilirios, constando a transferncia da titularidade do mesmo. Sujeito s demais regras estipuladas no Manual de Utilizao do FGTS e legislaes aplicveis.

5.

6.

7.

8. 9. 10.

11. 12.

13.

14. 15.

6. Documentao para utilizao do FGTS Documentao Geral 1. Formulrio - Autorizao para saque do FGTS Aquisio da Casa Prpria (anexo). Preenchida e assinada, com firma reconhecida em Cartrio ou carimbo de abono da agncia com assinatura e carimbo de um gerente do banco. Trata-se de autorizao exigida pela Caixa Econmica Federal a ser apresentada individualmente por cada comprador que for utilizar os recursos do FGTS. As informaes a serem preenchidas nesta autorizao constam no extrato do FGTS. (Exemplo: n. da conta FGTS (Cdigo do Empregado), Cdigo do Empregador (Cdigo Empresa) e Utilizao de FMP). 2. Extrato(s) original(is) do FGTS. Atualizado(s), expedido(s) pela Caixa Econmica Federal h no mximo 03 meses. Onde encontrar: o(s) extrato(s) deve(m) ser solicitado(s) em qualquer agncia da Caixa Econmica Federal, sendo que o valor a ser utilizado de cada conta do FGTS, como parte de pagamento ao(s) Vendedor(es), estar limitado ao valor constante nos extratos. 3. Comprovante de residncia. Cpia simples de 1 (um) comprovante de residncia atual. Cpia simples de 2 (dois) comprovantes de que reside(m) h mais de 1 (um) ano no municpio onde pretende(m) adquirir o imvel: 1 (um) comprovante do ms e ano anterior e 1 (um) comprovante do ms e ano atual. Estes comprovantes de residncia so obrigatrios nos casos em que o imvel que pretende(m) adquirir no esteja localizado no municpio de sua ocupao principal (local de trabalho), e nem nos municpios limtrofes ou municpios integrantes da respectiva regio metropolitana. Exemplo de alguns comprovantes de residncia aceitos pelo Banco: - Cpia das contas de luz, gua, telefone ou de gs; - Cpia dos extratos bancrios, onde constem o nome e endereo do(s) comprador(es); - Cpia das faturas de cartes de crdito, onde constem o nome e endereo do(s) comprador(es). 4. Cpia da CTPS Carteira de Trabalho e Previdncia Social. Onde conste nmero, srie e qualificao civil; Contrato de trabalho dos ltimos 3 (trs) anos, se houver; Opes do FGTS, obrigatria a contribuio mnima de 36 meses no caso de utilizao do FGTS; Cadastramento no PIS/PASEP. 5. Carta do Empregador Em papel timbrado, indicando a lotao atual e endereo completo do local de trabalho. 6. Opo de Compra e Venda (anexo) Preencher e assinar Opo de Compra e Venda. 7. Declarao do Imposto de Renda Cpia simples acompanhada do protocolo de entrega do ltimo exerccio de cada comprador (cliente/co-participante). No caso do(s) comprador(es) ser(em) isento(s) da Declarao de Imposto de Renda, necessrio Declarao de Iseno de Imposto de Renda.

7. Seguradora (somente no caso de escolha de aplice de Seguros individual de mercado) Documentao Geral 1. Proposta de Aplice aceita pela Seguradora escolhida. Contemplando toda a documentao pertinente a contratao do seguro, tais como, Condies Gerais, Condies Particulares, destacando Riscos Excludos de carter geral e de carter individual (estes decorrentes de eventual apontamento positivo na DPS), quadro resumo das condies de clculo e atualizaes, Custo Efetivo do Seguro Habitacional, material publicitrio (se houver) e Certido de Regularidade junto SUSEP. 2. Declarao escrita (de prprio punho). Do(s) componente(s) da renda informando ter(em) conhecimento e compreenso das diferenas entre as Aplices disponibilizadas pelo Agente Financeiro e a Aplice individual de mercado escolhida. Importante: No caso de escolha pela Aplice de Seguros Habitacional Individual de Mercado, o pagamento da Tarifa de Anlise de Aplice Individual no valor de R$ 100,00 dever ser efetuado no momento da entrega de toda a documentao da Seguradora ao Banco.

Anexo 1. Proposta para Aquisio de Imvel atravs de Financiamento Imobilirio 1. Identificao da Operao Nome da Agncia Produto: Parcelas Fixas Imveis comerciais 2. Comprador Principal Dados pessoais F M Data de Nascimento / Naturalidade Data de Expedio N. Filhos

Cd. Agncia Gerente Parcelas Atualizveis

Carta de Crdito

Nome Completo CPF Nacionalidade RG Estado Civil

Sexo

/ / /

rgo Expedidor

Se casado informar Regime Casamento 1 Com.Parcial 2 Separao Total 3 Com. Universal Se solteiro, separado, divorciado ou vivo, mantm unio estvel? sim no Telefone Residencial Celular Telefone Comercial Tel. Preferencia Resid. Comerc. Celular Perodo preferencial p/ contato: Manh Tarde Noite E-mail Comercial E-mail Particular Endereo Residencial Completo Bairro Municpio UF 1.Prpria 2.Financiada 3.Alugada 4.c/ os pais Tipo Residncia CEP Tempo Residncia Endereo para correspondncia Municpio UF CEP Dados profissionais Profisso Natur. da ocupao Empresa na qual trabalha CNPJ (se proprietrio) Cargo Atual Data Admisso / / Tempo Servio Salrio R$ Outras Rendas R$ Origem das outras rendas N. Benefcio INSS (se aposentado) Endereo Comercial Bairro Municpio UF CEP Empregos Anteriores Empresa 1 Municpio UF Telefone Empresa 2 Municpio UF Telefone Dados do Cnjuge ou Convivente (no participante da composio da renda) PREENCHIMENTO OBRIGATRIO Nome Completo CPF Sexo F M Data de Nascimento / / Nacionalidade Naturalidade RG rgo Expedidor Data de Expedio / / Estado Civil Profisso

3. Segundo comprador Dados pessoais Grau parentesco c/ comprador principal Cnjuge Convivente Pais Nome Completo CPF Sexo F M Data de Nascimento / Nacionalidade Naturalidade RG rgo Expedidor Data de Expedio Estado Civil N. Filhos

Irmo / / /

Outro

Se casado informar Regime Casamento 1 Com.Parcial 2 Separao Total 3 Com. Universal Se solteiro, separado, divorciado ou vivo, mantm unio estvel? sim no Telefone Residencial Celular Telefone Comercial Tel. Preferencia Resid. Comerc. Celular Perodo preferencial p/ contato: Manh Tarde Noite E-mail Comercial E-mail Particular Endereo Residencial Completo Bairro Municpio UF 1.Prpria 2.Financiada 3.Alugada 4.c/ os pais Tipo Residncia CEP Tempo Residncia Endereo para correspondncia Municpio UF CEP Dados profissionais Profisso Natur. da ocupao Empresa na qual trabalha CNPJ (se proprietrio) Cargo Atual Data Admisso / / Tempo Servio Salrio R$ Outras Rendas R$ Origem das outras rendas N. Benefcio INSS (se aposentado) Endereo Comercial Bairro Municpio UF CEP Empregos Anteriores Empresa 1 Municpio UF Telefone Empresa 2 Municpio UF Telefone Dados do Cnjuge ou Convivente (no participante da composio da renda) PREENCHIMENTO OBRIGATRIO Nome Completo CPF Sexo F M Data de Nascimento / / Nacionalidade Naturalidade RG rgo Expedidor Data de Expedio / / Estado Civil Profisso 4. Despesas mensais do(s) Comprador(es) Tipo Valor R$ Tipo Valor R$ Alimentao Lazer Penso Alimentcia Combustvel Aluguel Escolas

Condomnio Vesturio Conta de Telefone Outros Conta de Luz / gua Outros Empregado(s) Total do Ms 5. Dados Conta-Corrente para Dbito das Prestaes N. do Banco Nome Agncia N. Agncia N. da Conta Corrente 6. Dados do imvel a ser financiado Endereo Completo Bairro Municpio UF CEP N. Vagas Garagem Chaves no local Sim No Ponto de Referncia Pessoa a ser contatada para Avaliao do Imvel Telefone Tipo de Imvel Novo Usado Nome do(s) atual (is)l Proprietrio(s) CPF/CNPJ 7. Dados da Imobiliria Nome CNPJ Endereo Bairro Municpio UF CEP Telefone Dados do corretor Nome do corretor vinculado a imobiliria ou corretor autnomo: Telefone N. do CRECI N. contrato (quando transferncia dvida de imvel financiado pelo Santander) 8. Para Imvel novo Vendedor Pessoa Jurdica Nome da Construtora Empreendimento Construo financiada pelo Santander? Sim No Faz parte do Plano Piloto? Sim No 9. Dados da Operao Ms sem pagar (Plano Parcelas Fixas) Sim Ms No Aplice de Seguro - Ciente(s) das alternativas disponveis, opta(m) por: Aplice de Seguro Habitacional estipulada pelo credor e hoje garantida pela Santander Brasil Seguros S/A; Aplice de Seguro Habitacional estipulada pelo credor e hoje garantida pela Tkio Marine Seguradora S/A; Aplice de Seguro Habitacional Individual de Mercado. Outras Despesas que deseje financiar (Valores disponveis no sistema de Crdito Imobilirio) Despesas com Registro Nenhuma Despesas com Certides Tarifa de Avaliao de Garantia ITBI (Imposto de Transmisso de Bens imveis) Valor da Operao 1.Valor de Venda (2+4+5) R$ 2.Valor da Entrada(Rec. prprios) R$ 3.Utilizar FGTS? Sim No 4, Valor do FGTS a ser utilizado R$ 5. Valor Financiamento do imvel: R$ 6. Valor Financiamento das despesas: (Consultar seu Gerente) R$ 7. Valor total financiamento (5+6): R$ 8. Prazo do financiamento: anos

Declarao dos Compradores: 1.


(a) (a.1)

O(s) Comprador(es) declara(m), para todos os fins e efeitos de direito, que: Assume(m) a responsabilidade pelas informaes aqui prestadas, que passam a fazer parte integrante do cadastro de clientes de propriedade do Banco, o qual fica autorizado, desde j, a: Confeccionar o cadastro, com atualizao peridica; Consultar as fontes indicadas, inclusive consulta ao CNPJ, quando proprietrio(s) de empresa, o Sistema de Informaes de Crdito do Banco Central do Brasil e/ou a Central de Risco de Crdito do Banco Central do Brasil, Serasa e Servio de Proteo ao Crdito; Fornecer informaes cadastrais, financeiras e de operaes ativas e passivas para o Sistema de Informao de Credito do Banco Central do Brasil e para empresas que tenham o mesmo controle comum, as quais ficam autorizadas a examinar e a utilizar, no Brasil e no exterior; Utilizar a presente proposta para instruir eventual procedimento judicial. A(s) declarao(es) de Imposto de Renda ou de isento(s), necessria(s) para a aprovao do crdito ora pleiteado, apresentada(s) para compor o processo de financiamento, (so) cpia(s) fiel(is) da(s) declarao(es) apresentada(s) Secretaria da Receita Federal do Ministrio da Fazenda. O valor relativo ao IOF Imposto sobre Operaes Financeiras, caso seja devido na operao, ser debitado na conta corrente mencionada na presente proposta, na data da assinatura do contrato de financiamento. Foi(ram) informado(s) das opes de aplices coletivas de seguros habitacionais oferecidas por esta instituio financeira e tambm da possibilidade de contratao de aplice de seguro individual disponvel no mercado. Obriga(m)-se a manter o imvel dado em garantia segurado contra os riscos de Danos Fsicos ao Imvel (em valor nunca inferior ao de sua avaliao), bem como contratar Seguro de Morte ou Invalidez para garantir o financiamento contratado em seguradora da escolha do(s) comprador(es), at integral liquidao dos dbitos que esta garante, sendo o BANCO o beneficirio dos Seguros. O(s) comprador(es) est(ao) ciente(s) e concorda(m) que: As prestaes do financiamento sero liquidadas mediante dbito na conta-corrente, mencionada na presente Proposta de Financiamento, mantida em seu(s) nome(s), perante o Santander, conforme regulamentao do Banco Central do Brasil; Se responsabiliza(m), nos termos da lei, solidariamente com o(s) Vendedor(es), pelo pagamento de eventuais dbitos fiscais ou condominiais que recaiam sobre o imvel objeto da presente operao; O pagamento da Tarifa de Avaliao de Garantia (se aplicvel) ser efetuado mediante dbito na conta corrente, mencionada na presente Proposta, na data da assinatura do contrato de financiamento imobilirio. O(s) Comprador(es), desde j, autoriza(m) expressamente o referido dbito; No caso de indeferimento ou desistncia do financiamento, a Tarifa devida, desde que os servios tenham sido prestados e o pagamento ser efetuado no prazo de at 45 (quarenta e cinco) dias aps o indeferimento ou desistncia; No caso de escolha pela Aplice de Seguros Habitacional Individual de Mercado o pagamento da Tarifa de Anlise de Aplice Individual no valor de R$ 100,00 dever ser efetuado no momento da entrega de toda a documentao da Seguradora mencionada no item 4. Relao de Documentos da Seguradora. Para clientes correntistas o pagamento da tarifa ser efetuado mediante dbito na conta corrente. No caso de clientes ainda no correntistas o pagamento dever ser efetuado diretamente no caixa da agncia No ser admitida, em nenhuma hiptese, liberao dos recursos do financiamento em nome de Procurador(es), Inventariante(s) ou qualquer outro representante legal do(s) Vendedor(es);

(a.2)

(a.3)

(a.4)

1.1.

1.2.

1.3.

1.4.

2.
(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

(f)

(g)

Sendo constatadas irregularidades nos documentos relativos ao Imvel ou ao(s) Vendedor(es), a concesso do financiamento poder ser negada ou podero ser solicitados outros documentos para esclarecimento das pendncias encontradas; O Santander no assume nenhum comprometimento com a aprovao do financiamento, bem como no se responsabilizar por: - Quaisquer importncias pagas anteriormente, a qualquer ttulo, pelo(s) Comprador(es) ao(s) Vendedor(es); - Eventuais multas e despesas com a resciso do compromisso de Venda e Compra do Imvel descrito na presente Proposta; - Prazos fixados entre Comprador(es) e Vendedor(es) para pagamento do preo de Compra e Venda, bem como para entrega das chaves do imvel. Havendo a concesso do financiamento pelo Santander, os recursos sero pagos mediante crdito na conta de titularidade do(s) Vendedor(es) no prazo de 05 (cinco) dias teis contados a partir da entrega do contrato de financiamento devidamente registrado no Servio de Registro de Imveis competente e a matrcula do imvel em via original constando o referido registro; O Santander se exime da responsabilidade de concesso de financiamento caso seja constatada qualquer irregularidade na documentao apresentada; A aprovao do crdito ter validade de 120 (cento e vinte) dias a contar da data de aprovao pelo Santander; O(s) seu(s) estado(s) civil(s) (so) o(s) informado(s) na presente Proposta, sendo esta a mais pura expresso da verdade, responsabilizando-se, civil e criminalmente, pela veracidade de referida declarao, estando ciente(s), ainda, que referida declarao ser formalizada no instrumento particular de venda e compra com fora de escritura pblica; de sua responsabilidade verificar, previamente, perante o Servio de Registro de Imveis da circunscrio imobiliria competente, quais os documentos necessrios para efetivo registro do contrato de financiamento, tendo em vista a legislao especfica; Nos termos da Resoluo 3.706 do Conselho Monetrio Nacional, o recurso do financiamento a ser liberado ao vendedor estar sujeito remunerao pelo ndice de rendimento da poupana (TR mais juros de 0,5% ao ms), proporcionalmente, da data de emisso do contrato at o dia da efetiva liberao. O valor do FGTS, quando utilizado como entrada, estar sujeito mesma remunerao. No momento do agendamento da assinatura do contrato sero ratificados todos os valores da operao.

(h)

(i)

(j) (k)

(l)

(m)

(n)

(o)

Local e Data:

______________________________ COMPRADOR 1

____________________________ CNJUGE COMPRADOR 1

______________________________ COMPRADOR 2

_____________________________ CNJUGE COMPRADOR

Anexo 2. Opo de Compra e Venda do Imvel 1. Dados do Comprador Nome Completo Comprador 1 CPF Nome Completo Comprador 2 CPF 2. Dados da Conta Corrente no Santander para Dbito das Prestaes N. do Banco N. da Agncia Nome da Agncia N. da Conta Corrente 3. Dados do Imvel a ser Financiado (PREENCHIMENTO OBRIGATRIO) Endereo Completo Bairro Municpio UF CEP N. Vagas de Garagem Pessoa a ser contatada para avaliao do Imvel: Nome Telefone Ponto de Referncia Chaves no local? Sim No Nome do(s) atual(is) Proprietrio(s): CPF/CNPJ: Se o imvel estiver financiado pelo Santander informar o n. do contrato: Se o imvel novo informar: Nome da Construtora: Nome Empreendimento: A construo foi financiada pelo Santander? Sim No Faz parte do Plano Piloto? Sim No 4. Dados da Operao (PREENCHIMENTO OBRIGATRIO) Ms sem pagar (Plano Parcelas Fixas) Sim Qual ms? No Qual despesa deseja financiar? (Valores disponveis no sistema de Crdito Imobilirio) Despesas com Certides ITBI Tarifa de Avaliao de Garantia Despesas com Registro Nenhuma 5. Valores da Operao (PREENCHIMENTO OBRIGATRIO) 1. Valor de Venda (2+4+5) R$ 2. Valor da Entrada (recursos prprios) R$ 4. Valor do FGTS a ser utilizado R$ 3. Utilizar FGTS? Sim No 5. Valor do Financiamento de Imvel R$ 6. Valor Financiamento das despesas: (Consultar seu Gerente) R$ 7. Valor total do financiamento (5+6) R$ 8. Prazo financiamento ________ anos 6. Vendedor 1 Dados Pessoais Nome Completo CPF / CNPJ Sexo F M Nacionalidade RG Naturalidade Profisso rgo Expedidor Data de Expedio / / Estado Civil Se casado, informar Regime 1 Com. Parcial 2 Separao Total 3 Comun. Universal Se solteiro, separado, divorciado ou vivo, mantm unio estvel sim no Telefone Residencial Telefone Celular Telefone Comercial Telefone preferncia: Resid. Comerc. Celular Perodo preferencial p/ contato: Manh Tarde Noite Endereo Residencial Completo Bairro Telefone para contato

Municpio UF CEP Nome Representante Legal (PJ) ou Procurador p/ assinat. do contrato Dados do Cnjuge ou Convivente PREENCHIMENTO OBRIGATRIO Nome Completo CPF Sexo F M Nacionalidade RG Naturalidade Profisso rgo Expedidor Data de Expedio / / Dados da Conta para liberao de recursos para vendedor 1 Nome do titular da conta CPF N. Banco Nome Banco Nome Agncia N. da Agncia N. Conta C/C Poupana 7. Vendedor 2 Dados Pessoais Nome Completo CPF / CNPJ Sexo F M Nacionalidade RG Naturalidade Profisso rgo Expedidor Data de Expedio / / Estado Civil Se casado, informar Regime 1 Com. Parcial 2 Separao Total 3 Comun. Universal Se solteiro, separado, divorciado ou vivo, mantm unio estvel sim no Telefone Residencial Telefone Celular Telefone Comercial Telefone preferncia: Resid. Comerc. Celular Perodo preferencial p/ contato: Manh Tarde Noite Endereo Residencial Completo Bairro Telefone para contato Municpio UF CEP Nome Representante Legal (PJ) ou Procurador p/ assinat. do contrato Dados do Cnjuge ou Convivente PREENCHIMENTO OBRIGATRIO Nome Completo CPF Sexo F M Nacionalidade RG Naturalidade Profisso rgo Expedidor Data de Expedio / / Dados da Conta para liberao de recursos para vendedor 2 Nome do titular da conta CPF N. Banco Nome Banco Nome Agncia N. da Agncia N. Conta C/C Poupana 8. Vendedor 3 Dados Pessoais Nome Completo CPF / CNPJ Sexo F M Nacionalidade RG Naturalidade Profisso rgo Expedidor Data de Expedio / / Estado Civil Se casado, informar Regime 1 Com. Parcial 2 Separao Total 3 Comun. Universal Se solteiro, separado, divorciado ou vivo, mantm unio estvel sim no Telefone Residencial Telefone Celular

Telefone Comercial Telefone preferncia: Resid. Comerc. Perodo preferencial p/ contato: Manh Tarde Noite Endereo Residencial Completo Bairro Telefone para contato Municpio UF CEP Nome Representante Legal (PJ) ou Procurador p/ assinat. do contrato Dados do Cnjuge ou Convivente PREENCHIMENTO OBRIGATRIO Nome Completo CPF Sexo F M Nacionalidade RG Naturalidade Profisso rgo Expedidor Data de Expedio / / Dados da Conta para liberao de recursos para vendedor 3 Nome do titular da conta CPF N. Banco Nome Banco Nome Agncia N. da Agncia N. Conta C/C Poupana 1.
(a)

Celular

O(s) Comprador(es) e Vendedor(es) declaram-se cientes e concordam, expressamente, que: Os recursos devidos ao(s) Vendedor(es) somente sero pagos mediante crdito em conta de titularidade deste(s), mencionado(s) na presente Opo de Compra e Venda; No ser admitida, em nenhuma hiptese, a liberao dos recursos do financiamento em nome de Procurador(es), Inventariante(s) ou qualquer outro representante legal do(s) Vendedor(es); Sendo constatadas irregularidades nos documentos relativos ao Imvel e ao(s) Vendedor(es), a concesso do financiamento poder ser negada ou podero ser solicitados outros documentos para esclarecimento das pendncias encontradas; O Santander no assume nenhum comprometimento com a aprovao do financiamento, bem como no se responsabilizar por: - Quaisquer importncias pagas anteriormente, a qualquer ttulo, pelo(s) Comprador(es) ao(s) Vendedor(es); - Eventuais multas e despesas com a resciso do compromisso de Venda e Compra do Imvel descrito na presente Opo; - Prazos fixados entre Comprador(es) e Vendedor(es) para pagamento do preo de Compra e Venda, bem como para entrega das chaves do imvel. Havendo a concesso do financiamento pelo Santander, os recursos sero pagos mediante crdito na conta de titularidade do(s) Vendedor(es), indicadas no presente formulrio, no prazo de 05 (cinco) dias teis, contados partir da entrega do contrato de financiamento devidamente registrado no Servio de Registro de Imveis competente e a matrcula do imvel, em via original, constando o referido registro; Nos termos da Resoluo 3.706 do Conselho Monetrio Nacional, o recurso do financiamento a ser liberado ao vendedor estar sujeito remunerao pelo ndice de rendimento da poupana (TR mais juros de 0,5% ao ms), proporcionalmente, da data de emisso do contrato at o dia da efetiva liberao. O valor do FGTS, quando utilizado como entrada, estar sujeito mesma remunerao. Caso os valores da operao indicados no presente formulrio no reflitam fielmente aqueles a serem indicados no contrato de financiamento imobilirio, dever ser assinada uma nova Opo de Compra e Venda; O(s) nmero(s) da(s) conta(s) de titularidade do(s) Vendedor(es) para pagamento dos recursos dever(o) estar preenchido(s) corretamente, sem rasuras. No sero admitidas alteraes posteriores, sem expressa autorizao do Santander e assinatura de nova Opo de Compra e Venda;

(b)

(c)

(d)

(e)

(f)

(g)

(h)

O Santander se exime da responsabilidade de concesso de financiamento caso seja constatada qualquer irregularidade na documentao apresentada; A aprovao do crdito ter validade de 120 (cento e vinte) dias a contar da data da (j) aprovao pelo Santander; Os seus estados civis so os informados na presente Opo de Compra e Venda, sendo esta a mais pura expresso da verdade, responsabilizando-se, civil e criminalmente, pela (l) veracidade de referida declarao, estando cientes, ainda que referida declarao ser formalizada contratualmente no instrumento particular de venda e compra com fora de escritura pblica de sua responsabilidade verificar perante o Servio de Registro de Imveis da (m) circunscrio imobiliria competente quais os documentos necessrios para o efetivo registro do contrato de financiamento, tendo em vista a legislao especfica. 2. O(s) Vendedor(es) declara(m), para todos os fins e efeitos de direito que: (a) Inexistem aes reais que recaiam sobre o imvel; Inexistem aes de qualquer natureza em seu nome que possam comprometer o imvel (b) da compra e venda; (c) Est(o) em dia com o pagamento das despesas condominiais e fiscais do imvel; Se responsabiliza(m) por eventuais dbitos que recaiam sobre o imvel at a data da (d) efetiva transferncia da sua posse ao(s) Comprador(es). Autoriza(m), expressamente o Santander consultar seu(s) dados junto ao Serasa e (e) Servio de Proteo ao Crdito
(i)

(f)

Para os produtos aplicveis o contrato de financiamento ser firmado no mbito do Sistema Financeiro da Habitao SFH, nos termos da Lei n 4.380/64, e sendo o financiamento enquadrado no Plano de financiamento para imveis comerciais, o contrato ser firmado no mbito do Sistema Financeiro da Habitao SFH, ambos com garantia de alienao fiduciria, nos termos disposto na Lei 9.514/97, formalizados por instrumento particular com fora de escritura pblica.

Local e Data:

_____________________________ COMPRADOR 1

_______________________________ CNJUGE COMPRADOR 1

_____________________________ COMPRADOR 2

_______________________________ CNJUGE COMPRADOR 2

_____________________________ VENDEDOR 1

______________________________ CNJUGE DO VENDEDOR 1

_____________________________ VENDEDOR 2

______________________________ CNJUGE DO VENDEDOR 2

____________________________ VENDEDOR 3

_______________________________ CNJUGE DO VENDEDOR 3

Anexo 3. Autorizao para Movimentao de Conta Vinculada do FGTS Aquisio de Moradia Eu, nascido em / / portador do CPF n. , PIS n. , Endereo residencial completo Municpio Bairro UF CEP autorizo ao Banco Santander (Brasil) S/A a efetuar o saque dos meus recursos no FGTS referente (s) conta(s) vinculada(s) e ao(s) valor(es) abaixo discriminado(s): N. conta FGTS / Cdigo Empregador / Utilizao FMP Valor do Cd. Estabelecimento / (preencher SIM ou NO) Saque R$ (*) Cdigo Cd. Empresa Empregado 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Total (*) Especificar o valor a ser utilizado, incluindo o montante resgatado do FMP se for o caso. Declaraes do Titular da Conta Vinculada do FGTS. DECLARO, sob as penas da Lei, que: 1. O imvel objeto desta operao, situado na destinar-se- minha residncia e localiza-se ou no municpio onde comprovadamente exero minha ocupao principal, incluindo-se os municpios limtrofes e os integrantes da mesma regio metropolitana, ou no municpio onde comprovo residir na forma estabelecida no Manual de Moradia Prpria FGTS. 2. Dentre as situaes mencionadas em 2.1 e 2.2, enquadro-me na situao (preencher com os nmeros 2.1 ou 2.2). 2.1 No ser, nesta data: a) detentor de financiamento, ativo, concedido no mbito do SFH em qualquer parte do Pas; e b) proprietrio, usufruturio, promitente comprador ou cessionrio de imvel(eis), residencial(ais), concludo(s) ou em construo, localizado(s) no municpio onde exero minha ocupao principal, incluindo-se os municpios limtrofes e os integrantes da mesma regio metropolitana, ou no municpio de minha residncia; 2.2 No ser proprietrio, usufruturio, promitente comprador ou cessionrio de imvel(eis) residencial(ais), concludo(s) ou em construo, localizado(s) em qualquer parte do Pas, independente de ter(em) sido adquirido(s) com financiamento que se encontre(m) ativo(s) ou quitado(s).

3. No transferi, sem a intervenincia da instituio financiadora, na qualidade de promitente vendedor, saldo devedor de financiamento firmado nas condies do SFH em qualquer parte do Pas. 4. Estou ciente e concordo: a) com as condies ajustadas e as exigncias relativas utilizao dos recursos da conta vinculada do FGTS, para aquisio de imvel concludo ou em construo, na forma apresentada pelo Agente Financeiro e estabelecida no Manual de Moradia Prpria, disponvel na Internet, no endereo www.caixa.gov.br; e b) em apresentar outros documentos que o agente financeiro julgar necessrios comprovao da veracidade das declaraes por mim prestadas. 5. Quanto Declarao do Imposto de Renda (marcar com um x): a cpia apresentada fiel ao original da ltima declarao entregue Receita Federal; estou isento pela Receita Federal de apresentao da Declarao de Imposto de Renda. 6. Estou suficientemente esclarecido de que eventual falsidade nestas declaraes, as quais so essenciais movimentao da(s) conta(s) vinculada(s) do FGTS, configura crime de FALSIDADE IDEOLGICA e de ESTELIONATO, previsto no Cdigo Penal Brasileiro, ensejando o pedido pelo Agente Gestor do FGTS, para abertura do competente INQURITO POLICIAL Polcia Federal, responsabilizando-me a devolver ao Fundo os valores sacados indevidamente, acrescidos de correo monetria e juros devidos, e sujeitando-me s sanes civis, administrativas e criminais previstas em lei. Local e Data:

Assinatura com firma reconhecida ou carimbo de abono da agncia com assinatura e carimbo do gerente

Anexo 4. Declarao Pessoal de Sade e Atividade

Seguro Habitacional Santander

Seguro Habitacional Tkio Marine

Nome do Primeiro Proponente: Data de Nascimento: Nome do Segundo Proponente: Data de Nascimento: A presente declarao dever ser preenchida de prprio punho pelo proponente, de forma clara e objetiva. FALE-NOS SOBRE SEUS HBITOS: a) Pratica de forma amadora ou profissional, esporte(s) radical(is) ou perigoso(s)? Caso positivo favor informar qual(is): 1 Proponente: No Sim _______________________________________________ 2 Proponente: 1 Proponente: 2 Proponente: No No No Sim _______________________________________________ Sim _______________________________________________ Sim _______________________________________________ b) Encontra-se em plena atividade de trabalho ? Em caso negativo, informe o motivo.

FALE-NOS SOBRE SUA VIDA PROFISSIONAL: a) Informe a sua principal atividade profissional (favor fornecer informaes detalhadas, sobre sua principal atividade profissional) 1 Proponente: _______________________________________________________________ 2 Proponente: _______________________________________________________________ b) Exerce ou exerceu atividades com esforo repetitivo ou consideradas insalubres ou periculosas? Se sim, informe qual(ais). 1 Proponente: 2 Proponente: 1 Proponente: No No No Sim _____________________________________________ Sim _____________________________________________ Sim _____________________________________________

c) J foi afastado do trabalho por alguma doena ou acidente? Se sim explique o motivo. 2 Proponente: _______________________________________________________________ FALE-NOS SOBRE SUA SADE a) Encontra-se em plenas condies de sade? 1 Proponente: 2 Proponente: No No Sim _____________________________________________ Sim _____________________________________________

b) ou foi portador de alguma doena ou sintoma, est ou esteve em tratamento que necessite de consultas mdicas, exames de diagnose ou uso de medicamentos, havendo a necessidade de acompanhamento peridico? H indicao ou previso de alguma cirurgia (curativa ou esttica)? Caso positivo esclarecer o diagnstico. 1 Proponente: 2 Proponente: No No Sim _____________________________________________ Sim _____________________________________________

c) Esta realizando ou realizou algum tratamento em decorrncia de alguma doena profissional, Leso por Esforos Repetitivos - LER, Doenas Osteo-musculares Relacionadas ao Trabalho - DORT, Leso por Trauma Continuado ou Contnuo - LTC ou similares, ou em decorrncia de tratamentos psiquitricos tais como Sndrome do Pnico, Depresso, Estresse ou pelo exerccio de atividades insalubres e/ou periculosas, ou por qualquer outro motivo? Se

sim, especifique: 1 Proponente: 2 Proponente: No No Sim _____________________________________________ Sim _____________________________________________

d) J foi submetido a tratamento clnico ou cirrgico (inclusive puno ou bipsia) em regime de internao hospitalar? Caso positivo, informar o perodo, hospital e qual o tratamento realizado. 1 Proponente: 2 Proponente: No No Sim _____________________________________________ Sim _____________________________________________

e) portador de alguma deformidade, deficincia ou reduo funcional de membros ou rgos dos sentidos? Caso afirmativo, favor esclarecer. 1 Proponente: 2 Proponente: No No Sim _____________________________________________ Sim _____________________________________________

Eu assino de prprio punho e declaro que as informaes acima prestadas so verdadeiras e completas, no omitindo circunstncias que possam influir na aceitao do seguro, bem como tenho plena cincia na implicao da perda do direito do seguro e dos prmios que foram pagos conforme disposto no Artigo 766 do Cdigo Civil Brasileiro, caso tenha omitido informaes ou estas no sejam exatas. Outrossim, autorizo a seguradora de minha escolha a solicitar informaes sobre meu estado de sade aos mdicos que me trataram ou que vierem a me tratar, podendo utiliz-la a qualquer tempo, no amparo e na defesa de seus direitos, sem que tal autorizao implique em ofensa ao sigilo profissional. Local e data: Assinatura do primeiro proponente

Assinatura do segundo proponente

Informaes Complementares: 1. O registro deste plano na SUSEP no implica, por parte desta autarquia, incentivo ou recomendao sua comercializao. 2. O segurado poder consultar a situao cadastral de seu corretor de seguros Santander S.A. Servios Tcnicos, Administrativos e de Corretagem de Seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do nmero de seu registro na SUSEP n 050126.1.043324-1, denominao social e CNPJ 52.312.907/0001-90. Estipulante: Banco Santander (Brasil) S.A., CNPJ 90.400.888/0001-42. 3. Seguro Habitacional Santander garantido por Santander Brasil Seguros S.A., CNPJ 06.136.920/0001-18, Processo Susep 15414.004874/2007-26 4. Seguro Habitacional Tkio Marine garantido por Tkio Marine Seguradora S.A., CNPJ 033.164.021/0001-00, Processo Susep 15414.001454/2009-50

Das könnte Ihnen auch gefallen