Sie sind auf Seite 1von 40

1.

Introduo Soldagem

1.1 Mtodos de Unio de Metais 1.2 Definio de Soldagem 1.3 Formao de uma Junta Soldada 1.4 Processos de Soldagem 1.5 Pequeno Histrico da Soldagem 1.6 Comparao da Soldagem com outros Processos de Fabricao:

1.1 Mtodos de Unio de Metais

Duas categorias principais: 1 Foras macroscpicas entre as partes a serem unidas. 2 Foras microscpicas interatmicas e intermoleculares.

1 Parafusagem e rebitagem: Resistncia da junta: resistncia ao cisalhamento do parafuso ou rebite + foras de atrito entre superfcies em contato.

2 Brasagem, soldagem e colagem: Unio pela aproximao de tomos ou molculas das peas a serem unidas, at distncias muito pequenas para a formao de ligaes qumicas (ligaes metlicas e de Van der Walls).

1.2 Definio de Soldagem


Soldagem: Abrange grande nmero de processos distintos. Fabricao e recuperao de peas. Corte de peas metlicas: Assemelha-se soldagem em muitos aspectos.

Processo de Unio de Metais por Fuso Note que no apenas os metais so soldveis, e possvel soldar sem fuso. Operao que visa obter a unio de duas ou mais peas, assegurando na junta a continuidade das propriedades fsicas e qumicas. Esta definio pode excluir alguns processos onde se soldam diferentes materiais entre si.

1.2 Definio de Soldagem

Processo de unio de materiais usado para obter a coalescncia (unio) localizada de metais e no-metais, produzida por aquecimento at uma temperatura adequada, com ou sem uso de presso ou material de adio. Definio adotada pela AWS. meramente operacional. No apresenta ponto de vista conceitual.

Concluso: Soldagem No conseguiu ainda ser precisamente definida.

No impediu seu desenvolvimento e aplicao prtica.

1.3 Formao de uma Junta Soldada


Pea metlica: formada por um nmero muito grande de tomos, dispostos em arranjo espacial caracterstico de sua estrutura cristalina. Interior desta estrutura: cada tomo cercado por vizinhos, posicionados a uma distncia r0, onde a energia do sistema mnima. Cada tomo est na condio de energia mnima, no tendendo a se ligar a nenhum outro.

E n e r g i a

ro

Distncia

Vlido no interior do slido.

Variao de energia potencial para um sistema composto de dois tomos em funo da distncia de separao entre eles.

Na superfcie do slido:

tomos esto ligados a um nmero menor de vizinhos. Possuem mais energia que os tomos no interior do slido. Esta energia poderia ser diminuda se estes tomos superficiais ligarem-se a outros (diminuindo a energia total do sistema). Aproximando-se duas peas a uma distncia suficiente para que foras interatmicas possam agir, formando ligaes permanentes, as peas estariam soldadas.

Solda

Exemplo: colocar em contato ntimo dois blocos de gelo.

Isto no ocorre para duas peas metlicas. Motivo: existncia de obstculos que impedem a aproximao efetiva das duas superfcies at distncias da ordem de r0. Obstculos: dois tipos distintos. 1 Tipo: As superfcies metlicas, mesmo as mais polidas, apresentam grande rugosidade em escala atmica.

Processo de Acabamento Super acabamento Afiao Polimento Esmerilhamento Torneamento com diamante Torneamento Perfurao Mandrilagem Fresagem Perfilamento

Rugosidade Mdia (m) 0,05 - 0,2 0,05 - 0,4 0,1 - 0,8 0,1 - 1,6 0,1 - 0,4 0,4 - 6,3 0,4 - 6,3 0,8 - 3,2 0,8 - 6,3 1,6 - 12,5

Uma superfcie com acabamento cuidadoso apresenta irregularidades >500, cerca de 200 camadas atmicas. Impede que as superfcies se aproximem efetivamente, ocorrendo apenas poucos pontos de contato. O nmero de ligaes atmicas seria insuficiente para garantir resistncia junta.

Representao esquemtica da superfcie metlica limpa.

200 camadas atmicas ou 500 ngstrons

2 Tipo: As superfcies metlicas esto normalmente recobertas por camadas de xidos, umidade, gordura, poeira e outros materiais. Impede um contato real entre as superfcies, evitando a formao de ligaes.

A metal B Metal + xido. C xido. D Gs absorvido. E Umidade F Gordura G Partcula de Poeira Ioniizada.

Estas camadas formam-se rapidamente na superfcie dos metais.

Metal Alumnio Cobre Ferro Molibdnio Germnio

Espessura da Camada (anstron) 1200 3000 2000 2000 a 3000 2000 a 3000

Tempo de Formao (s) 15 30 40 40 80

Presso (mm Hg) 760 100 10 10-2 10-5

Tempo (s) 2,4x10-9 1,8x10-8 1,8x10-7 1,8x10-4 0,18

Presso (mm Hg) 10-6 10-7 10-8 10-9

Tempo (s) 1,8 18 180 1,8x103

Como Superar estes Obstculos?

Tecnologicamente, dois modos principais utilizados para superar estes obstculos.

Originam os dois grandes grupos de processos de soldagem.

Processos de Soldagem por Presso. Processos de Soldagem por Fuso.

Processos de soldagem por presso:

Aplicao de presso elevada. Produz deformao plstica nas superfcies metlicas. Permite a aproximao atmica a distncias da ordem de r0. Em geral, as peas so aquecidas localmente para facilitar a sua deformao.

Presso

xidos

Presso

Processos de soldagem por fuso:

Aplicao localizada de calor na regio de unio. Produz fuso do metal base e do metal de adio (quando este for utilizado). Produz a ligao pela solidificao do metal fundido. Destruio das interfaces.

Metal de Adio

Calor

Solda

Metal de base

1.4 Processos de Soldagem

Principais Processos de Soldagem por Presso Soldagem por ultrasom. Soldagem por frico. Soldagem por forjamento. Soldagem por difuso. Soldagem por exploso. Soldagem por resistncia: tm enorme importncia tecnolgica. Soldagem por centelhamento. Soldagem por alta-frequncia. Soldagem por percusso. Soldagem por costura. Soldagem por pontos.

Soldagem por Resistncia por Pontos

Processos de Soldagem por Fuso:


Inclui a maioria dos processos mais versteis usados atualmente. Processos de Soldagem e Corte a Arco Eltrico Soldagem com eletrodo revestido. Soldagem mig-mag. Soldagem com arame tubular. Soldagem a arco submerso. Soldagem TIG. Soldagem a Plasma Brasagem Forte e fraca: Ao ar, por difuso, em forno, por induo, por resistncia, por tocha, etc. Outros Processos de Soldagem Soldagem por feixe eletrnico. Soldagem por induo. Soldagem por eletroescria. Soldagem a laser.

Processos de Soldagem e Corte a Gs Soldagem e corte oxi-acetileno

1.5 Pequeno Histrico da Soldagem

A soldagem, na sua forma atual, um processo recente, com cerca de 100 anos. Processos como a brasagem e a soldagem por forjamento, tm sido utilizados deste pocas remotas. Museu do Louvre: pingente de ouro com indicaes de ter sido soldado e fabricado na Prsia por volta 4000 AC.

Fabricao do Ferro

Iniciou em torno de 1500 AC, substituiu o cobre e o bronze na confeco de artefatos. Ferro era produzido em fornos por reduo direta e conformado por martelamento na forma de blocos com peso de poucos kg. Quando peas maiores eram necessrias: blocos soldados por forjamento :material aquecido ao rubro, com areia entre as peas e martelava-se at formar a solda. Exemplo : pilar de cerca de sete metros de altura e mais de cinco toneladas existente ainda hoje na cidade de Delhi, na ndia.

A Soldagem na Antiguidade e na Idade Mdia


Fabricao de armas e instrumentos cortantes.

Ferro: obtido por reduo direta tem baixo teor de C (<0.1%), no sendo endurecvel por tmpera. Ao: com %C, era material escasso e de alto custo. Fabricado a partir da cementao de tiras finas de ferro. Ferramentas: fabricadas em ferro com tiras de ao soldadas nos locais de corte e endurecidas por tmpera. Espadas de elevada resistncia mecnica e tenacidade: fabricadas soldando tiras alternadas de ao e ferro e deformadas por compresso e toro. Resultado: lmina com uma fina alternncia de regies de alto e baixo teor de C.

A Soldagem na Antiguidade e na Idade Mdia

Durante este perodo, a soldagem foi um processo importante na tecnologia metalrgica devido a dois fatores: A escassez e o alto custo do ao. O tamanho reduzido dos blocos de ferro obtidos por reduo direta.

Esta importncia comeou a diminuir com a tecnologia de fabricao de grandes quantidades de ferro fundido no estado lquido : Pelo uso da energia gerada em rodas d'gua, nos sculos XII e XIII. Com o desenvolvimento do alto forno nos sculos XIV e XV.

A Soldagem at o Sculo XIX

A fundio tornou-se um processo importante de fabricao. A soldagem por forjamento foi substituda por outros processos de unio. A rebitagem e parafusagem tornaram-se mais adequados, naquela poca, para unio de peas. Soldagem permaneceu como processo secundrio de fabricao at o sculo XIX.

A Soldagem no Sculo XIX

A tecnologia de soldagem comeou a mudar radicalmente.. (1801-1806) experincias com o arco eltrico. A descoberta do acetileno por Edmund Davy. Desenvolvimento de fontes produtoras de energia eltrica aparecimento dos processos de soldagem por fuso. possibilitaram o

Primeira Patente de um Processo de Soldagem


Inglaterra, 1885 por Nikolas Bernados e Stanislav Olszewsky. Baseada em um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo de carvo e a pea a ser soldada.

1890: N. G. Slavianoff, (Rssia) e Charles Coffin, (EUA), desenvolveram independentemente a soldagem a arco eltrico com eletrodo metlico nu.

At o final do sculo XIX, foram desenvolvidos os processos de soldagem: Soldagem por resistncia eltrica. Soldagem por aluminotermia. Soldagem a gs.

A Soldagem no Sculo XX

Em 1907, Oscar Kjellberg (Sucia) patenteia o processo de soldagem a arco com eletrodo revestido.

Desenvolvimentos posteriores tornaram este processo o mais utilizado no mundo.

Aps a ecloso da 1 grande guerra, devido s necessidades da poca, a soldagem passou a ser utilizada mais intensamente como processo de fabricao. Primeiro navio totalmente soldado remonta desta poca.

A Soldagem no Sculo XX

A soldagem se desenvolveu rapidamente. Os processos usados at ento foram aperfeioados. Novos processos desenvolvidos, novos equipamentos e tecnologias incorporados soldagem. Desenvolvimentos em outras reas: eletrotcnica, eletrnica e a metalurgia contriburam para o avano da soldagem. ltimas dcadas: tcnicas de instrumentao e controle absorvidas pela soldagem, junto com desenvolvimentos na rea de robtica e informtica.

A Soldagem no Sculo XX

Novos equipamentos: menores e mais eficientes, com menor custo de fabricao e manuteno.

Consumveis de soldagem: adaptados para aplicao aos novos materiais e equipamentos, de forma mais rpida e eficiente, reduzindo tempos e custos das operaes de soldagem.

A Soldagem Hoje

Mais de 50 diferentes processos de soldagem tm alguma utilizao industrial.

A soldagem o mais importante mtodo para a unio permanente de metais. Evidenciada pela presena de processos de soldagem e afins nas mais diferentes atividades industriais: Segmentos de baixa tecnologia (indstria serralheira) Segmentos de elevada tecnologia e complexidade (indstrias nuclear e aeroespacial).

1.6 Comparao da Soldagem com Outros Processos de Fabricao:


A soldagem o principal processo para a unio permanente de peas metlicas: Montagem com rapidez, segurana e economia de material. Juntas estanques, sem vazamento mesmo a elevada presso.

Cuidado: possibilidade de propagao de fratura frgil ao longo desta.

Comparando a soldagem com parafusagem e rebitagem:

Exige que as chapas sejam furadas para a passagem de parafusos e rebites (tempo).

Os furos causam perda de seo resistiva, que deve ser compensada com aumento de espessura das chapas. O uso de chapas de reforo e parafusos ou rebites aumentam o peso final da estrutura. Problemas de estanqueidade.

Comparando a soldagem com a fundio:


A soldagem permite grandes variaes de espessura na mesma pea.

No h espessura mnima para adequado preenchimento do molde com o metal fundido. Possibilidade de usar diferentes materiais numa mesma pea, conforme solicitaes de cada parte. Maior flexibilidade em alteraes de projeto. Menor investimento inicial.

Conhecimentos Relacionados Engenharia de Soldagem

O Engenheiro de Soldagem uma profisso reconhecida e valorizada.

Conhecimentos Relacionados a Engenharia de Soldagem

Aspectos Metalrgicos e de Materiais: Materiais a serem soldados: aos C, C-Mn, baixa liga, aos inoxidveis, alumnio, cobre, titnio, ferro fundido, revestimento duro. Propriedades fsicas (resistncia mecnica, tenacidade, ductilidade, microestrutura), qumicas (efeito dos elementos de liga) Degradao de materiais: fadiga, fluncia, corroso, desgaste, etc.

Conhecimentos Relacionados a Engenharia de Soldagem

Alm de aspectos metalrgicos, Envolve conhecimentos em diferentes reas:

Fsica. Qumica. Eletricidade e Eletrnica. Mecnica. Processos de soldagem. Automao. Higiene e Segurana.

Profissionais que Atuam na Engenharia de Soldagem

Eng. Metalrgico e de Materiais. Eng. Mecnico. Tecnlogo de Soldagem.

O que Faz o Engenheiro de Soldagem?

Por ser uma atividade multidisciplinar, h distintas formas de atuao do Engenheiro de Soldagem:

O que Faz o Engenheiro de Soldagem?

1.

Trabalhar em Indstrias da rea Metal Mecnica (Fabricantes de Equipamentos, indstria automobilistica e auto-peas, etc): Especificar materiais: metal base, consumveis, processos. Especificar e conduzir procedimentos de soldagem. Introduzir tcnicas de soldagem com maior produtividade. Controle de qualidade. Mtodos e Processos. Participar dos problemas de fabricao.

Muitas vezes a funo exige trabalhar em vrias dessas atividades.

O que Faz o Engenheiro de Soldagem?

2.

Trabalhar em Fabricantes de Consumveis de Soldagem:

H instalado no Brasil cerca de 40 empresas que fabricam e vendem consumveis de soldagem. Desenvolvimento: Formular consumveis. Produo e Controle de Qualidade. Assistncia Tcnica a clientes.

O que Faz o Engenheiro de Soldagem?

3.

Trabalhar em Empresas Estrangeiras de Consumveis e Produtos de Soldagem:

H instalado no Brasil cerca de 50 empresas que vendem produtos, equipamentos e consumveis de soldagem.

Gerente de Produto: Trabalha com vendas tcnicas e aplicao dos produtos.

O que Faz o Engenheiro de Soldagem?

4.

Trabalhar em Ensino e Pesquisa:

Normalmente requisita Mestrado ou Doutorado. Centro de Pesquisas de empresas do setor siderrgico, energia, algumas empresas usurias e fornecedores de consumveis de soldagem. Escolas de Engenharia Mecnica e Metalurgia.

Das könnte Ihnen auch gefallen