Sie sind auf Seite 1von 7

Como elaborar um Relatrio Tcnico-Cientfico (RTC)

Rosemary Passos e Gildenir Carolino Santos (Compiladores)


Publicao eletrnica registrada no ISBN: 85-86091- (em curso)

SUMRIO
1. CONCEITO DE RELATRIO 2. OBJETIVOS 3. TIPOS DE RELATRIOS 4. RELATRIO TCNICO-CIENTFICO 5. FASE DE UM RELATRIO 6. ESTRUTURA DO RELATRIO TCNICO-CIENTFICO 6.1 Capa 6.2 Falsa folha de rosto 6.3 Verso da falsa folha de rosto 6.4 Errata 6.5 Folha de rosto 6.6 Sumrio 6.7 Listas de tabelas, ilustraes, abreviaturas, siglas e smbolos 6.8 Resumo 6.9 Texto 6.10 Anexo (ou Apndice) 6.11 Referncias bibliogrficas 6.12 Apresentao grfica 6.13 Negrito, grifo ou itlico 6.14 Medidas de formatao do relatrio 7. CONCLUSO REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

1. CONCEITO DE RELATRIO
" a esposio escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execuo de servios ou de experincias. geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, grficos, estatsticas e outros." (UFPR, 1996)

2. OBJETIVOS
De um modo geral, podemos dizer que os relatrios so escritos com os objetivos:

divulgar os dados tcnicos obtidos e analisados;

registr-los em carter permanente.

3. TIPOS DE RELATRIOS
Os relatrios podem ser dos seguintes tipos:

tcnico-cientficos; de viagem; de estgio; de visita; administrativos; e fins especiais.

4. RELATRIO TCNICO-CIENTFICO
o documento original pelo qual se faz a difuso da informao corrente, sendo ainda o registro permanente da informaes obtidas. elaborado principalmente para descrever experincias, investigaes, processos, mtodos e anlises.

5. FASE DE UM RELATRIO
Geralmente a elaborao do relatrio passa pelas seguintes fases: a) plano inicial: determinao da origem, preparao do relatrio e do programa de seu desenvolvimento; b) coleta e organizao do material: durante a execuo do trabalho, feita a coleta, a ordeno e o armazenamento do material necessrio ao desenvolvimento do relatrio. c) redao: recomenda-se uma reviso crtica do relatrio, considerando-se os seguintes aspectos: redao (contedo e estilo), segncia das informaes, apresentao grfica e fsica.

6. ESTRUTURA DO RELATRIO TCNICO-CIENTFICO


Os relatrios tcnico-cientficos constituem-se dos seguintes elementos:

6.1 Capa
Deve conter os seguintes elementos:

Nome da organizao responsvel, com subordinao at o nvel da autoria; Ttulo; Subttulo se houver; Local; Ano de publicao, em algarismo arbico.

6.2 Falsa folha de rosto


Precede a folha de rosto. Deve conter apenas o ttulo do relatrio.

6.3 Verso da falsa folha de rosto


Nesta folha elabora-se padronizadamente, a "Ficha catalgrfica" (solicite auxlio ao Bibliotecrio da sua rea, para a confeco da mesma).

6.4 Errata
Lista de erros tipogrficos ou de outra natureza, com as devidas correes e indicao das pginas e linhas em que aparecem. geralmente impressa em papel avulso ou encartado, que se anexa ao relatrio depois de impresso.

6.5 Folha de rosto


a fonte principal de identificao do relatrio, devendo conter os seguintes elementos: a) nome da organizao responsvel, com subordinao at o nvel de autoria; b) ttulo; c) subttulo, se houver; d) nome do responsvel pela elaborao do relatrio; e) local; f) ano da publicao em algarismos arbicos

6.6 Sumrio

Denominado Contents em ingls, Table des Metires em francs, Contenido em espanhol, a relao dos captulos e sees no trabalho, na ordem em que aparecem. No deve ser confundido com: a) ndice: relao detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geogrficos e outros, geralmente em ordem alfabtico; b) resumo: apresentao concisa do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importncia; c) listas: a enumerao de apresentao de dados e informao (grficos, mapas, tabelas) utilizados no trabalho.

6.7 Listas de tabelas, ilustraes, abreviaturas, siglas e smbolos


Listas de tabelas e listas de ilustraes so as relaes das das tabelas e ilustraes na ordem em que aparecem no texto. As listas tm apresentao similar a do sumrio. Quando pouco extensas, as listas podem figurar sequencialmente na mesma pgina.

6.8 Resumo
Denominado Resum em francs, Abstracts em ingls, Resumen em espanhol, a apresentao concisa do texto, destacando os aspectos de maior importncia e interesse. No deve ser confundido com Sumrio, que uma lista dos captulos e sees. No sumrio, o contedo descrito pr ttulos e subttulos, enquanto no resumo, que uma sntese, o contedo apresentado em forma de texto reduzido.

6.9 Texto
Parte do relatrio em que o assunto apresentado e desenvolvido. Conforme sua finalidade, o relatrio estruturado de maneira distinta. O texto dos relatrios tcnico-cientficos contm as seguintes sees fundamentais: a) introduo: parte em que o assunto apresentado como um todo, sem detalhes. b) desenvolvimento: parte mais extensa e visa a comunicar os resultados obtidos. c) resultados e concluses: consistem na recapitulao sinttica dos resultados obtidos, ressaltando o alcance e as conseqncias do estudo. d) recomendaes: contm as aes a serem adotadas, as modificaes a serem feitas, os acrscimos ou supresses de etapas nas atividades.

6.10 Anexo (ou Apndice)


a matria suplementar, tal como leis, questionrios, estatsticas, que se acrescenta a um relatrio como esclarecimento ou documentao, sem dele constituir parte essencial. Os anexos so enumerados com algarismos arbicos, seguidos do ttulo.

Ex.: ANEXO 1 - FOTOGRAFIAS ...... ANEXO 2 - QUESTIONRIOS A paginao dos anexos deve continuar a do texto. Sua localizao no final da obra.

6.11 Referncias bibliogrficas


So a relao das fontes bibliogrficas utilizadas pelo autor. Todas as obras citadas no texto devero obrigatoriamente figurar nas referncias bibliogrficas. A padronizao das referncias seguida de acordo com a NBR-6023/ago.1989 da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcncias. Algumas pessoas, utilizam as normas americanas da APA - American Psychological Association, diferenciando-se uma da outra em alguns aspectos da estruturao.

6.12 Apresentao grfica


Modo de organizao fsica e visual de um trabalho, levando-se em considerao, entre outros aspectos, estrutura, formatos, uso de tipos e paginao.

6.13 Negrito, grifo ou itlico


So empregados para: a) palavras e frases em lngua estrangeira; b) ttulos de livros e peridicos; c) expresses de referncia como ver, vide; d) letras ou palavras que meream destaque ou nfase, quando no seja possvel dar esse realce pela redao; e) nomes de espcies em botnica, zoologia (nesse caso no se usa negrito); f) os ttulos de captulos (nesse caso no se usa itlico).

6.14 Medidas de formatao do relatrio


Margem superior:............ 2,5 cm Margem inferior:.............. 2,5 cm Margem direita:............... 2,5 cm Margem esquerda:............3,5 cm Entre linhas (espao):........1,5 cm Tipo de letra..................... Times New Roman ou uutro tipo de letra serifada(1) Tamanho de fonte:............12 Formato de papel:.............A4 (210 X 297 mm)

7. CONCLUSO
Deixamos neste trabalho sugestes para procedimentos na apresentao de trabalhos tcnicocientficos, principalmente o Relatrio.

Entre os trabalhos publicados existentes na rea, a divulgao deste roteiro ou manual, incorpora-se ao mundo eletrnico da Internet, o que vem possibilitar o acesso consulta e at mesmo impresso de cpias, auxiliando aos iniciantes e veteranos pesquisadores, no aperfeioamento da padronizao de seus relatrios, aproximando-se ao formato padro exigido e aplicado na rea de Metodologia da Pesquisa Cientfica. De outra forma, encontramos dificuldade na apresentao padronizada dos documentos extrados da Internet que necessitam de tratamento bibliogrfico obedecendo aos padres prestabelecidos, como os citados anteriormente, ABNT e APA. Buscando facilitar, colocamos sites disponveis na Internet que favorecem a organizao das referncias bibliogrficas junto a cada tipo de documento indicado na pesquisa (principalmente os eletrnicos) e que no so indicados em manuais impressos. Finalizando, pretendemos conforme as possibilidades, disponibilizar todas as fontes de informao para elaborao de trabalhos acadmicos, em formato eletrnico pela Internet. Sites para Citaes e Referncias de Documentos Eletrnicos:

http://www.elogica.com.br/users/gmoura/refere.html http://ultra.pucrs.br/biblioteca/modelo.htm http://www.bibli.fae.unicamp.br/refbib/curso.html

Serifada - letra que tem serifa . [s.f. - pequeno trao, ou s vezes, simples espessamento, que remata, de um ou
ambos os lados].

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: FRANA, J. L. et al. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 3.ed. rev. aum. Belo Horizonte : Ed. UFMG, 1996. SANTOS, Gildenir C., SILVA, Arlete I. Pitarello da. Norma para referncias bibliogrficas : conceitos bsicos : (NBR-6023/ABNT-1989). Campinas, SP : UNICAMP-FE, 1995. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Biblioteca Central. Normas para apresentao de trabalhos : teses, dissertaes e trabalhos acadmicos. 5.ed. Curitiba : Ed. UFPR, 1996.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: LEITE, P. S. A prtica de elaborao de relatrios. 3.ed. rev. Fortaleza : BNB : ETENE, 1990.

Rosemary Passos e Gildenir Carolino Santos, 1998

Das könnte Ihnen auch gefallen