Sie sind auf Seite 1von 7

FISPQ

Elaborado Pgina 01 de 07 Elaborado:05/2005

XILOL

1. Identificao XILOL Simoqumica Produtos Qumicos Ltda Fone: (54)32282877 2. Composio Orto-xileno: (11% massa); para+meta-xileno: (34% massa); etilbenzeno: (52% massa); hidrocarbonetos C9+aromticos: (92% massa); hidrocarbonetos no aromticos at C10: (1% massa). Registro CAS: 1330-20-7 3. Riscos Inalao: Quando inalados os vapores os vapores so irritantes e depressores do sistema nervoso central, e seus efeitos vo desde dor de cabea, nuseas, vertigens, tontura, confuso, incoordenao, inconscincia, edema pulmonar, at o coma e a morte em exposies severas. Ingesto: A ingesto causa vmito, diarria, dificuldade respiratria. No vmito o principal risco a pneumonia qumica, edema pulmonar e hemorragia conseqente aspirao para as vias areas. Pele: O contato com a pele causa o ressecamento,podendo provocar irritaes e dermatites. Olhos: Poder causar irritao e inflamao dos olhos. Ar: Os vapores do produto no ar tornam o ambiente extremamente explosivo e txico. O xileno degradado na atmosfera por reao fotoqumica produzindo radicais hidroxilas. gua: O produto e a gua resultante do combate do fogo e de diluies so prejudiciais a flora e fauna. A volatizao o sistema predominante de remoo de xileno em gua. A parte do produto derramado na gua evaporar e parte ser biodegradado. Altas concentraes inibem a

FISPQ

Elaborado Pgina 02 de 07 Elaborado:05/2005

XILOL

biodegradao. A velocidade de biodegradao depende das condies climtica, diluies e dos microorganismos presentes. No se espera uma bioconcentrao significativa de xileno. Cientificamente acredita-se que a meia vida do xileno nas guas varia de 1 a 4 meses. Solo: O produto derramado sobre o solo,poder em parte ser evaporado, em parte ser degradado biologicamente e em parte ser lixiviado e percolar contaminado o lenol fretico limitando desta forma seu uso. A velocidade de biodegradao A velocidade de biodegradao depende das condies climtica, diluies e dos microorganismos presentes. No se espera uma bioconcentrao significativa de xileno. 4. Medidas de primeiros-socorros: Inalao: Remova a vitima da rea contaminada, mantendo-a deitada,quieta e aquecida. Manter as vias respiratrias livres, removendo dentes postios (chapa), se tiver. Ministrar a respirao artificial, se necessrio. Administrar oxignio e manobras de ressucitao se necessrio. Contato com a pele: Remover roupas contaminadas. No apalpar nem friccionar as partes atingidas. Lavar com gua corrente em abundncia por no mnimo 15 minutos. Contato com os olhos: No friccionar. Remova lentes de contato, se tiver. Lavar com gua corrente por no mnimo 15 minutos. Ingesto: NO PROVOQUE VMITO. Dar gua a vitima pa ra diluir o efeito txico. No fornecer lquido ou induzir ao vmito vitima inconsciente ou em convulso. Notas para o mdico: Realizar lavagem gstrica de forma cautelosa evitando a aspirao do produto para as vias areas. O leo mineral contra indicado pois aumenta a absoro dos hidrocarbonetos. OBS. Em todos os casos procure atendimento mdico imediatamente.

FISPQ

Elaborado Pgina 03 de 07 Elaborado:05/2005

XILOL

5. Medidas de combate ao fogo Lquido inflamvel. Perigoso quando exposto ao calor ou chama,seus vapores formam misturas explosivas com o ar. Pode acumular carga esttica atravs de fluxo ou agitao. Usar proteo completa contra fogo e equipamento autnomo de proteo respiratria. Mtodo apropriado: asperso com gua, dixido de carbono, espuma, neblina dgua, p qumico seco. 6. Medidas no caso de vazamento Isolar a rea prxima ao veculo. Manter afastado os curiosos. Estancar o vazamento, tomando cuidado quanto a proteo individual.Avisar a polcia, autoridade local e Simoqumica. Absorver o lquido com terra seca ou material absorvente inerte seco. Recolher o material absorvido em recipiente independente. No jogar gua. No dispor em lixo comum. A disposio final desse material dever ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislao ambiental. 7. Manuseio e armazenagem Manuseio: Uso de EPIs.Usar semi-mscara com filtro para vapores orgnicos. Afastado de fontes de calor. Todos os equipamentos eltricos usados devem ser blindados e a prova de exploso. As instalaes e equipamentos devem ser aterrados para evitar a eletricidade esttica. No fumar. Na operao de carga/descarga deve-se evitar quedas das embalagens, descidas de rampas sem proteo, rolamento em terreno acidentado para evitar furos, amassamento ou desaparecimento da identificao do produto. Os tambores contendo o produto devem se armazenado sobre estrados ou ripas de madeiras, ao abrigo de sol e chuvas e longe de chamas, fogo, fasca e fontes de calor. O descarregamento de embalagens mais pesadas deve ser feito por meio de empilhadeiras. As embalagens nunca devem ser jogadas sobre pneus.

FISPQ

Elaborado Pgina 04 de 07 Elaborado:05/2005

XILOL

Armazenagem: O local deve ser ventilado e afastado de produtos qumicos incompatveis. Os recipientes devem ser armazenados em reas identificadas e ventiladas. Deve-se evitar a exposio de tambores sob o sol, chuva, temperaturas elevadas. Deve-se manter afastados de agentes oxidantes fortes (cloratos, perxidos, cidos). Recomenda-se o armazenamento em tambores de ao carbono. 8. Proteo Pessoal culos: use culos de segurana, contra produtos qumicos ou protetor facial. Mscaras: use proteo respiratria com filtro qumico se necessrio. Em grandes concentraes utilize mscara autnoma. Luvas: utilize luvas PVC. Valor de exposio limite: 48h/semana = 340mg/m3(78 ppm). Precaues especiais: Evitar a exposio macia a vapores.Produtos qumicos s devem se manuseados por pessoas capacitadas e habilitadas. Os EPIs devem possuir o certificado de aprovao. Seguir rigidamente os procedimentos operacionais e de segurana nos trabalhos com produtos qumicos. Nunca usar embalagens vazias (de produtos qumicos) para armazenar produtos alimentcios. Nos locais onde se manipulam os produtos qumicos devera ser realizado monitoramento de exposio dos trabalhadores, conforme o programa de preveno de riscos ambientais da NR-9. Medidas de higiene: Roupas, luvas, calados, EPIs devem ser limpos antes de sua reutilizao> Use sempre para a higiene pessoal: gua quente, sabo, cremes de limpeza. Lave as mos antes de ir ao banheiro, comer ou beber. No usar leo diesel, gasolina ou outro solvente derivado do petrleo para higiene pessoal. Bons procedimentos operacionais e de higiene industrial ajudam a reduzir os riscos no manuseio de produtos qumicos.

FISPQ

Elaborado Pgina 05 de 07 Elaborado:05/2005

XILOL

9.Propriedades fsico-qumicas Aspecto: lquido incolor e odor caracterstico aromtico. Temperatura crtica: 345C Ponto de ebulio: 137-143C Ponto de fulgor: 17-25C Ponto de congelamento: -25C Presso do vapor: 7 mm Hg @ 20C. Densidade do Vapor: 3,66 LEI: 1,0% LES: 6,6% Temperatura de auto-inflamabilidade: 464C. Densidade: Entre 0,862-0,872 Solubilidade: insolvel em gua e solvel em solventes orgnicos. Produto biodegradvel e fotodegradvel. 10.Estabilidade e reatividade Estvel temperatura ambiente e sob condies normais de uso. O contato com agentes oxidantes fortes aumenta o risco de incndio e exploso. Reao com cido ntrico e dicloroidrantona pode ser explosiva. Materiais incompatveis: cido ntrico, agentes oxidantes fortes e dicloroidrantona. Por combusto libera gases irritantes e txicos, aldedos, dixido de carbono, hidrocarbonetos, monxido de carbono. 11.Informaes sobre a toxicologia Concentrao teto(TLV-C): 200 ppm Concentrao letal(CL50):(CLLO) Homem: 200ppm Homem DLLO: 50 mg/kg LD50 pele coelho: >1700 mg/Kg LD oral rato: 4000-5000 mg/Kg Limite de odor: 0,05 a 40 ppm IDHL:1000 ppm

FISPQ

Elaborado Pgina 06 de 07 Elaborado:05/2005

XILOL

Exposies por ingesto e inalao, mesmo por curto perodo, podem causar depresso do sistema nervoso central com tontura,sonolncia, perda de apetite, dor de cabea, nuseas,perda de coordenao, confuso e inconscincia. Irritante para o aparelho respiratrio, pele, olhos. Experimentos com animais em laboratrio resultaram em efeitos mutagnicos, teratognicos e reprodutivos. 12.Informaes Ecolgicas Os vapores do produto tornam o ambiente inflamvel. txico a vida aqutica. O produto tende a formar pelculas artificiais sobre a gua. No solo o produto poder em parte percolar e contaminar o lenol fretico. 13. Consideraes sobre tratamento e disposio Resduo do produto: Incinerao ou aterramento de acordo com a regulamentao federal ou regional. Embalagens contaminadas: No usar para armazenar gua ou produtos para consumo humano. Queimar em incinerador ou colocar dentro de aterro especifico. Deveriam ser consideradas com lixo perigoso e tomados os cuidados de acordo com os regulamentos locais. 14.Informaes sobre transporte Nmero de ONU: 1307. Lquido Inflamvel. Classe de risco: 3 15. Regulamentaes Frases de risco: R-10= Inflamvel Frases de segurana: S-16= Manter afastado de qualquer chama ou fonte de fasca. No fumar. S-26=Em caso de contato com os olhos,lavar imediatamente com bastante gua e consultar um especialista. S-36/37= Usar roupas de proteo e luvas adequadas.

FISPQ

Elaborado Pgina 07 de 07 Elaborado:05/2005

XILOL

16. Outras informaes Nos locais onde se manipulam produtos qumicos dever ser realizado o monitoramento da exposio dos trabalhadores,conforme PPRA (programa de preveno de riscos ambientais) da NR-9. Funcionrios que manipulam produtos qumicos, em geral, devem ser monitorados biologicamente conforme o PCMSO (programa de controle mdico de sade ocupacional) da NR-7.

Das könnte Ihnen auch gefallen