Sie sind auf Seite 1von 9

MOMENTO DE INRCIA

1. Introdues e Definies:

Ao analisarmos a distribuio de foras ou tenses em elementos estruturais, como vigas e sees transversais, comum encontrarmos um tipo de integral que relaciona o quadrado da posio com o elemento de rea. Essa integral chamada de Momento de Inrcia ou Momento de Segunda Ordem, tal que o momento de inrcia tem usos na anlise estrutural, mecnica dos fluidos entre outros. Para exemplificar, vamos considerar uma viga bi-apoiada solicitada por dois momentos iguais e opostos aplicados em suas extremidades, que est em um estado de solicitao chamado flexo pura. O efeito dessa ao pode ser facilmente visualizado flexionado as duas extremidades de uma rgua, ou seja, a rgua ser flexionada e, sua face inferior ser tracionada e a superior comprimida. Na figura abaixo, a regio superior (hachurada) comprimida, a inferior tracionada e, a linha que separa as duas regies chamada de Linha Neutra ou eixo neutro da seo.

Em funo da ao externa aplicada tm-se solicitaes internas nas sees da viga e, consequentemente, os esforos internos resistentes. Assim, as foras em um lado do eixo neutro so foras de compresso e do outro lado, foras de trao, enquanto que no eixo as foras so nulas. Esses esforos internos resistentes so distribudos e seus mdulos variam linearmente com a distncia y a partir da linha neutra. A Figura abaixo mostra o trecho AC da viga AB, e a seo da viga na posio C.

Uma fora elementar atuando em uma rea elementar dada por: F = k.y.A E o mdulo da resultante R das foras elementares F sobre a seo inteira dada por: R = k.y.dA = k y.dA A ltima integral na expresso da resultante conhecida como momento de primeira ordem da seo, em relao ao eixo x; e nula, pois o baricentro da seo est localizado sobre o eixo x, e, portanto Y.A = 0, pois Y= 0. O sistema de foras F reduz-se, portanto, a um conjugado e, o mdulo M deste conjugado (momento fletor) deve ser igual soma dos momentos das foras elementares. Integrando sobre a seco inteira, obtemos: Portanto, conforme falado anteriormente, a ltima integral na equao acima conhecida como o momento de segunda ordem ou momento de inrcia da seo da viga em relao ao eixo x e designada por .

Resta-nos definir esse conceito de momento de inrcia. Seja a rea A, situada no plano xy, definimos como momento de inrcia de um elemento de rea dA, em relao aos eixos xy, como sendo (em relao ao eixo x) e (em relao ao eixo y). Portanto integrando as funes temos: e (em relao ao eixo x ).

O momento de segunda ordem obtido pela multiplicao de cada elemento de rea dA pelo quadrado de sua distncia ao eixo x ou y, e integrando sobre a seco. Observe que x e y podero ser positivos ou negativos, mas essa integral ser sempre positiva e diferente de zero.

Exemplo 1: Momento de inrcia de seo retangular Seja o retngulo da figura 1. Deseja-se calcular o momento de inrcia em relao ao eixo x, que um eixo de simetria, portanto passando pelo centride C.

O
dy

retngulo

pode

ser

dividido

em

reas

infinitesimais conforme mostrado pela rea sombreada. Neste caso, dA = b dy e ento,

y h C x

Ix

y 2 dA

h / 2

h / 2

y 2 b dy

b h3 12

Com
b

procedimento

anlogo

determina-se

momento de inrcia do retngulo em relao ao eixo y, obtendo-se:

Figura 1
Iy hb 3 12

O clculo do momento de inrcia em relao a um eixo, pode ser simplificado caso a rea possa ser dividida em partes que tenham momento de inrcia conhecidos. Por exemplo, o perfil tipo caixa, vazado, mostrado na figura 2a). O momento de inrcia em relao ao eixo x, que eixo de simetria e passa pelo centride C naturalmente a diferena dos momentos de inrcia de dois retngulos, ou seja,
Ix
3 b h3 b1 h1 12 12

Esta mesma frmula obviamente pode ser aplicada ao perfil C mostrado na figura 2b) e tambm ao perfil I da figura 2c e perfil Z da figura 2d).

b1 h h1 x x b1 b1/2 x b1/2 b1 x h1 h

b1 b a)

b)

c)

d)

Figura 2 - Perfis com o mesmo momento de inrcia

Exemplo 2 - Momento de inrcia de rea triangular Seja o tringulo da figura 10, de base b e altura h. Deseja-se calcular o momento de inrcia do tringulo em relao ao eixo x, que contm a sua base. Como no caso anterior, divide-se a rea em elementos de altura infinitesimal. A rea do elemento sombreado da figura vale dA = x dy. Por semelhana de tringulos, determina-se o valor de x = b(h-y)/h. Assim, a rea dA fica:

dy h y x b

Figura 3 - Momento de inrcia de rea triangular

b(h y ) dA dy h

e da, I x A y dA 0

b(h y ) 2 b hy 3 y 4 y dy ( ) h h 3 4

b h3 12

O mtodo de clculo usado nestes exemplos pode, teoricamente, ser usado nos casos mais gerais. O momento de inrcia obtido pela diviso da rea em tiras infinitesimais paralelas ao eixo, procedendo-se ento a integrao. Caso a expresso de dA e a integrao apresente dificuldade, pode-se determinar um valor aproximado para o momento de inrcia seguindo o procedimento: divide-se a rea em um nmero finito de tiras e multiplica-se a rea de cada tira pelo quadrado da distncia de seu centride ao eixo. A soma aritmtica destes produtos um valor aproximado do momento de inrcia.

2. Teorema dos eixos paralelos O momento de inrcia de uma rea em relao a um eixo qualquer relaciona-se com o momento de inrcia em relao ao eixo centroidal paralelo atravs do teorema do eixo paralelo. Para deduzir este teorema, considere-se a rea mostrada na figura 13. Sendo C o centride da rea e os eixos x e y com origem em qualquer ponto O, paralelos aos eixos xC e yC baricntricos. O momento de inrcia da rea em relao ao eixo x vale, por definio:

yC d2 x dA y C xC

d1

Figura 4 - Teorema do eixo paralelo

2 Ix (y d1 )2 dA y2 dA 2 d1 y dA d1 dA A A A A

A primeira integral do segundo membro o momento de inrcia IXc em relao ao eixo xc; a segunda integral nula porque o eixo xc baricntrico e a terceira a rea da figura. Assim, tem-se:
2 Ix IxC A d1

Analogamente, mostra-se que


Iy IyC A d2 2

Estas duas equaes anteriores representam o teorema dos eixos paralelos: O momento de inrcia de uma rea, em relao a qualquer eixo em seu plano, igual ao momento de inrcia em relao a um eixo baricntrico paralelo mais o produto da rea pelo quadrado da distncia entre os dois eixos. Exemplo 3 A figura 5a) mostra uma rea retangular e a figura 5 b) uma rea triangular, para as quais j foram determinados momentos de inrcia.

y y

yc yc C xc h C h/3 x b O x b xc h

a)

b)

Figura 5 - Teorema do eixo paralelo exemplos

No caso da rea retangular foi determinado o momento de inrcia em relao ao eixo baricntrico xc, que conforme vale Ixc = bh3/12. Deseja-se, conhecido este valor, determinar o momento de inrcia Ix em relao ao eixo x passando pela base. De acordo com o teorema do eixo paralelo, tem-se:
I x I xc A ( h )2 2 ou Ix bh3 h2 bh 12 4 e da, Ix bh3 3

No caso da rea triangular, foi determinado o momento de inrcia em relao ao eixo x que contm a base, e vale Ix=bh3/12. Aplicando o teorema do eixo paralelo, determina-se facilmente o momento de inrcia em relao ao eixo baricntrico xc:
I x I xc A ( h )2 3 ou I xc I x bh3 bh3 bh3 18 12 18 e da, I xc bh3 36

Exemplo 4 - rea composta. O teorema do eixo paralelo especialmente til no clculo dos momentos de inrcia das reas compostas como, por exemplo, a rea da figura 6.
4 1 4 9 0,5 1

0,5

2 5,5 6 3,75 2 x 3 1 1 2

3,5 5,75

6 4

medidas em cm

a)

b)

Figura 6 - Momento de inrcia de rea composta

Como ilustrao vamos calcular o momento de inrcia desta rea relativamente ao eixo x, que eixo de simetria e passa pelo centride C. A rea consiste de um estreito retngulo de 1 por 12 centmetros e quatro cantoneiras iguais de 4 por 4 por 0,5 cm como mostra a figura 6a). Para determinar o momento de inrcia em relao ao eixo x, subdividimos a rea em retngulos, fazendo os clculos para apenas uma metade, cujo resultado multiplicado por 2 obviamente dar o resultado para toda a rea. A figura 6b) mostra a diviso usada para os clculos. Designando por A1, A2 e A3 as reas desses retngulos e, por y1, y2 e y3 as ordenadas dos respectivos centros de gravidade e usando a equao Ixc = bh3/12 j conhecida para o momento de inrcia do retngulo em relao ao eixo baricntrico paralelo base b, temos: A1 = 4,50 cm2 y1 = 5,75 cm I1 = 0,09375 cm4 A2 = 7,00 cm2 y2 = 3,75 cm I2 = 7,14583 cm4 A3 = 2,00 cm2 y3 = 1,00 cm I3 = 0,66667 cm4

O momento de inrcia de toda a rea em relao ao eixo x, vale: Ix = 2 (I1 + A1y12 + I2 + A2y22 + I3 + A3y32) Substituindo os valores numricos dados acima, chega-se ao valor procurado: Ix = 514,25 cm4 H vrias maneiras de subdividir uma rea composta como a da figura anterior (figura 6), para o clculo do momento de inrcia relativamente a um dado eixo. Para cantoneiras padronizadas como as da figura 6, as posies dos centrides e os momentos de inrcia, relativamente aos eixos baricntricos paralelos as abas, podem ser achados em tabelas e ou manuais. Usando, ento, o teorema dos eixos paralelos, o momento de inrcia da rea da figura 6, relativamente a qualquer eixo horizontal ou vertical pode ser determinado fazendo-se a subdiviso como mostrada na figura 6a), ou seja, as figuras do retngulo e das cantoneiras.

3. Exerccios propostos

Das könnte Ihnen auch gefallen