Sie sind auf Seite 1von 5

1. (OAB/SP) Os direitos da personalidade so irrenunciveis e a) intransmissveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria.

b) disponveis, podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. c) intransmissveis, podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. d) intransmissveis, podendo o seu exerccio sofrer, parcialmente, limitao voluntria. 2. (OAB/SP) So absolutamente incapazes os menores de a) 16 anos; os ausentes; os que no puderem exprimir sua vontade, em razo de causa permanente. b) 18 anos; os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. c) 16 anos; os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. d) 16 anos, os brios habituais; os prdigos; os toxicmanos. 3. (OAB/SP) A emancipao do menor estar correta, se a) o menor tiver 16 (dezesseis) anos completos. b) por concesso dos pais, ao menor de 16 (dezesseis) anos completos, por instrumento pblico, homologado judicialmente. c) o menor tiver 16 (dezesseis) anos completos, concedida por seus pais por instrumento pblico, independentemente de homologao judicial. d) o menor tiver 16 (dezesseis) anos completos, por sentena do juiz, independentemente de ser ouvido o tutor. 4. (OAB/MS.) Assinale a alternativa correta: a) So considerados relativamente capazes os maiores de dezoito e menores de vinte e um anos. b) Os absolutamente incapazes, desde que assistidos pelos pais, esto aptos a praticar os atos da vida civil. c) Para os menores a incapacidade cessar com o casamento. d) Os prdigos so considerados absolutamente incapazes. 5. (OAB/MS) Os direitos de personalidade so: a) disponveis, porm intransmissveis. b) direitos integridade moral, unicamente. c) direitos indisponveis, intransmissveis e patrimoniais. d) inalienveis, irrenunciveis, imprescritveis e indisponveis. 6. (OAB/RS) Sobre tutela dos direitos da personalidade, assinale a assertiva correta.

a) Falecida a pessoa, cessa a possibilidade de tutela desses direitos. b) vedada pessoa a disposio gratuita do prprio corpo. c) No ordenamento jurdico brasileiro, no se admite a possibilidade de alterao do sobrenome. d) Para a manuteno da ordem pblica, o Cdigo Civil admite a exposio da imagem da pessoa sem sua autorizao. 7. (OAB/SP) O domiclio, como consagrado pelo Cdigo Civil, a) nico e consiste no local em que a pessoa estabelece residncia com nimo definitivo. b) nico e consiste no centro de ocupao habitual da pessoa natural. c) considerado o local onde a pessoa exerce sua profisso. Se a pessoa exercer a profisso em locais diversos, dever indicar um local especfico para todas as relaes correspondentes. d) pode ser plural, desde que a pessoa tenha diversas residncias onde alternadamente viva. 8. (OAB/SP) No que diz respeito s pessoas jurdicas, INCORRETO afirmar: a) As pessoas jurdicas de direito pblico so civilmente responsveis pelos atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por partes destes, culpa ou dolo. b) Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito pblico com a inscrio do ato constitutivo no registro pertinente, decaindo em cinco anos o direito do particular interessado pleitear a anulao de seus atos constitutivos. c) So pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico. d) Obrigam a pessoa jurdica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo. 09. (OAB/MS) Assinale a alternativa que no corresponde s pessoas jurdicas de direito pblico interno: a) as autarquias; b) os Municpios; c) as associaes; d) a Unio. 10. (OAB/SP) Alberto instituiu uma fundao por escritura particular, com finalidade educacional, e com dotao de bens livres, tendo registrado o instrumento no Cartrio de Ttulos e Documentos, deixando de mencionar a maneira de administr-la.

a) A fundao no est corretamente instituda; todavia, o registro supre a irregularidade, uma vez que a finalidade vlida, sendo possvel estipular, a posteriori, o modo de administr-la. b) A fundao est corretamente instituda, com registro e finalidade perfeitos, podendo estabelecer-se, a posteriori, o modo de administr-la. c) A fundao est corretamente instituda, porque, nela, o essencial a finalidade e a dotao de bens livres. d) A instituio fundacional nula, integralmente, como nulo o seu registro. 11. (OAB/PR) Assinale a alternativa correta: a) aplica-se s pessoas jurdicas a proteo aos direitos de personalidade, embora nem todos os direitos de personalidade assegurados para a pessoa natural o sejam para as pessoas jurdicas; b) a desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica no inovao trazida pelo Cdigo Civil de 2002 ao sistema jurdico brasileiro, uma vez que o Cdigo de Defesa do Consumidor e o Cdigo Civil Brasileiro de 1916 j a previam expressamente; c) a desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica, segundo o Cdigo Civil de 2002, somente pode ser empregada na hiptese de confuso patrimonial, pelo que no incide sobre os casos de desvio de finalidade, para os quais aplicam-se apenas sanes de natureza penal; d) sendo a fundao uma espcie de pessoa jurdica formada por pessoas, veda o Cdigo Civil sua instituio mortis causa, mediante testamento, uma vez que, morto o instituidor, carecer a pessoa jurdica de elemento essencial sua validade. 12. (OAB/MS) Com relao pessoa jurdica possvel entender que: a) invoca-se a desconsiderao da pessoa jurdica, quando h abuso, desvio de finalidade ou confuso patrimonial, somente para burlar terceiros. b) vigora o princpio da autonomia subjetiva da pessoa coletiva que no pode ser afastada em qualquer hiptese. c) a sua extino instantnea, desde que a sua inscrio seja cancelada antes da liquidao. d) pode pleitear danos morais. 13. (OAB/MS) Sobre o domiclio necessrio, na estrita acepo legal, esta regra no se aplica: a) ao preso. b) ao servidor pblico. c) ao incapaz. d) ao empresrio. 14. (OAB/RJ) A presuno juris et de jure: a) Admite apenas prova documental. b) No admite prova testemunhal.

c) Admite prova em contrrio. d) No admite prova em contrrio. 15. (OAB/PR) Em relao aos bens imveis, assinale a alternativa correta: a) Os frutos pendentes e as rvores no so bens imveis. b) Os direitos reais no podem ser tidos como imveis para efeitos legais. c) O direito abstrato sucesso considerado bem imvel mesmo que os bens deixados pelo de cujus sejam todos mveis. d) Todo bem imvel infungvel. 16. (OAB/MS) No so considerados bens mveis: a) o direito sucesso aberta. b) as energias que tenham valor econmico. c) os materiais destinados a alguma construo, enquanto no forem empregados. d) os direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes.

Leia atentamente os acrdos inclusos e responda as questes formuladas na seqncia:

1. Em relao ao primeiro acrdo (apelao cvel n 227406-0), porque o alienante foi considerado absolutamente incapaz? No tem ele (alienante) capacidade de direito, no tem a capacidade de fato ou, ainda, ambas?

2. Porque o legislador determina que algumas pessoas sejam consideradas absolutamente incapazes? Quais as conseqncias dessa incapacidade absoluta?

3. Sobre o segundo acrdo (apelao cvel n 293.097-6), quais os direitos da personalidade do autor/apelado violados pela r/apelante e como so classificados?

4. Ainda em relao segundo acrdo (apelao cvel n 293.097-6), como os direitos do autor/apelado, violados pela r/apelante, foram tutelados pelo Estado, atravs do Poder Judicirio?

Das könnte Ihnen auch gefallen