Sie sind auf Seite 1von 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
2 Srie Teoria da Contabilidade
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Elis Angela dos Anjos


Faculdade Anhanguera de Bauru

Administrao - 2 Srie - Teoria da Contabilidade

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gesto e administrao, pareceres e percias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratgicas e operacionais.

DESAFIO
Os alunos devero elaborar um Boletim Contbil atravs do estudo da evoluo da contabilidade, desde o seu surgimento no Brasil, at as ultimas alteraes, com relao s normas internacionais, enfatizando os impactos que a alterao das leis 6.404/76, 11.638/07 e 11.941/09, trouxeram estrutura dos demonstrativos financeiros. Esse estudo ter como produto final o Boletim Contbil, contendo entre 12 e 18 pginas. Com este desafio voc ir compreender que a contabilidade tem um papel fundamental para o desenvolvimento das empresas, de setor privado, pblico ou do terceiro setor. Com os princpios fundamentais e as legislaes de cunho tributrio ou mesmo comercial, a contabilidade um instrumento de reduo de carga tributria e consequentemente, a reduo de custos, aumentando a lucratividade organizacional. Para o desenvolvimento, o boletim deve ter a seguinte estrutura: Introduo Captulo 1 A evoluo histrica da Contabilidade Captulo 2 Objetivos da Contabilidade e Utilizao da Informao Contbil e Introduo aos Relatrios Contbeis Captulo 3 Os princpios Fundamentais da Contabilidade Captulo 4 Definio de Ativo, Passivo, Patrimnio Lquido, Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos Captulo 5 O Balano Patrimonial (BP), A Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) e A Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC) Captulo 6 As Normas do Conselho de Contabilidade sobre Escriturao Contbil, Sociedades e Consideraes sobre as mudanas nas Demonstraes Financeiras - Lei 11.638/07. Consideraes Finais / Concluso Bibliografia

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 5. Boletim Contbil que dever conter entre 12 a 18 pginas, na Etapa 6.

Elis Angela dos Anjos

Administrao - 2 Srie - Teoria da Contabilidade

Pg. 3 de 3

Participao
Para a elaborao dessa atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 5 a 7 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Aula-tema: A evoluo histrica da Contabilidade. Essa atividade importante para, em conjunto com seu grupo, conhecer a histria, conceitos e evoluo da teoria da Contabilidade, no mbito nacional e internacional. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler os artigos relacionados abaixo, para conhecimento da Histria da Contabilidade e sua evoluo 1. Histria da Contabilidade. Disponvel em <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zOGRlYWM3NzgtZWY5Zi00NDhhLWJj OTEtMWI0YjNmOTQ2MTkz&hl=pt_BR&authkey=CPaptp8K>. Acesso em: 09 de nov. de 2010. 2. BRANDT, Valnir Alberto. Modelos Contbeis: suas tendncias e influncias. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0B_sYctAvSngBMzg2ZTc2MzYtZGZlMy00Yjc2LWI

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Elis Angela dos Anjos

Administrao - 2 Srie - Teoria da Contabilidade

Pg. 4 de 4

0ZTQtNzNkNzU0MjQ4NmE1&hl=pt_BR&authkey=CLL4oqoO>. Acesso em: 09 de nov. de 2010. Passo 2 (Equipe) Pesquisar, no acervo da Biblioteca da sua Unidade, vrios livros de Contabilidade que possam auxili-los a responder s seguintes questes: 1. Qual a origem da Contabilidade? 2. Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade? Passo 3 (Equipe) Elaborar uma pesquisa e, em seguida, um resumo de no mximo 2 pginas, contendo a evoluo da Contabilidade, desde os primeiros registros at as partidas dobradas. Esse passo deve ser realizado com o auxlio de livros. Citar a referncia bibliogrfica utilizada. Dar preferncia ao acervo da biblioteca. Passo 4 Organizar um relatrio, de no mximo 3 pginas, com as informaes dessas etapas. Arquivar para posterior entrega ao professor da disciplina, pois essa etapa compe parte do desafio apresentado nesta ATPS.

ETAPA 2
Aula-tema: Objetivos da Contabilidade e Utilizao da Informao Contbil e Introduo aos Relatrios Contbeis Essa atividade importante para que voc juntamente com sua equipe, possa compreender a importncia da Contabilidade, seus objetivos e sua utilizao. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar no acervo da Biblioteca da sua Unidade e um livro de Contabilidade que os auxiliem a responder s questes abaixo: 1. Qual o Objetivo da Contabilidade? 2. Quais seus principais usurios e suas necessidades? 3. Quais as caractersticas qualitativas das demonstraes contbeis? Passo 3 Fazer uma resenha, de no mximo duas pginas, sobre: relatrio da diretoria, notas explicativas, parecer dos auditores e valor adicionado. Passo 4
Elis Angela dos Anjos

Administrao - 2 Srie - Teoria da Contabilidade

Pg. 5 de 5

Elaborar um relatrio dessa etapa, com no mximo trs pginas de acordo com Manual de Trabalhos Acadmicos. Arquivar para posterior entrega ao professor da disciplina em data previamente agendada por ele.

ETAPA 3
Aula-tema: Os princpios Fundamentais da Contabilidade e os princpios Fundamentais da Contabilidade segundo o CFC e o CPC. Essa atividade importante para, juntamente com seu grupo, poder identificar a importncia dos princpios contbeis e a identificar os diferentes conceitos entre os autores. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Consultar na biblioteca de sua Unidade em livro do Autor Srgio de Iudcibus ou outro autor da rea de contabilidade sobre os princpios fundamentais da Contabilidade. Passo 2 Elaborar um quadro comparativo, entre os princpios e postulados contbeis elaborados pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e os princpios segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC). Utilize o seguinte modelo: Princpios e postulados CVM CFC CPC Contbeis

Passo 3 Desenvolver uma resenha de no mximo duas pginas sobre as concluses do quadro do passo 2. Passo 4 Entregar essa atividade ao professor da disciplina, juntamente com as outras duas anteriores (Etapa 1, 2 e 3) em data previamente agendada por ele.

Elis Angela dos Anjos

Administrao - 2 Srie - Teoria da Contabilidade

Pg. 6 de 6

ETAPA 4
Aula-tema: Definio de Ativo, Passivo, Patrimnio Lquido, Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos. Essa atividade importante para, juntamente com seu grupo, identificar e definir os conceitos bsicos, sobre a Contabilidade, reforando assim a importncia dessa rea a todas as empresas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Elaborar um resumo, de at duas pginas, conceituando Ativo, formas de avaliao do ativo, enfatizando Ativo Intangvel. Para auxiliar sua pesquisa, ler os seguintes artigos: 1. ANDRADE, Dorotia de Morais; LIMA, Robernei Aparecido. Ativos Intangveis. Disponvel em: <https://docs1.google.com/document/d/1Ibut-f5vSTReRRtDZAG5KyHgPDS1kn0vbGlDgxG774/edit?hl=pt_BR&authkey=CP7IyrAL#>. Acesso em 28 de nov. de 2010. 2. CPC. Pronunciamento Tcnico CPC-04. Disponvel em: <http://www.cpc.org.br/noticias56.htm>. Acesso em 11 de nov. de 2010. Passo 2 (Equipe) Elaborar um resumo, de uma pgina, conceituando Passivo e Patrimnio Lquido, enfatizando as Contas de Reservas. Para auxiliar a tarefa, ler o artigo do Portal da Contabilidade, disponvel https://docs.google.com/document/d/1XK0OvV8Hb4Ic9i2lI5j4vvZBwYgUqplyem: W6JPrhF0q0/edit?hl=pt_BR&authkey=CICK8HI. Acesso em 28 de nov. de 2010. Passo 3 (Equipe) Elaborar um resumo, de uma pgina, conceituando Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos. Exemplificar uma situao na qual haja registro de ganho. Passo 4 (Equipe) Organizar um relatrio com os resumos realizados, de acordo com o Manual de Normas de Trabalhos Acadmicos. Entregar essa atividade ao professor da disciplina em data previamente agendada por ele.

Elis Angela dos Anjos

Administrao - 2 Srie - Teoria da Contabilidade

Pg. 7 de 7

ETAPA 5
Aula-tema: O Balano Patrimonial (BP), A Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) e A Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC). Essa atividade importante para, juntamente com seu grupo, poder elaborar um modelo dos relatrios contbeis apresentados, para assim estruturar os conceitos de uma forma prtica, dentro da metodologia contbil. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Pesquisar na biblioteca de sua Unidade, sobre a importncia do Balano Patrimonial, descrevendo em cada grupo de conta, sua correta utilizao. Utilizar apenas uma pgina para desenvolver essa atividade. Passo 2 Identificar a importncia e as principais caractersticas da DRE, com no mximo uma pgina. Passo 3 Com relao DFC, indicar os dois mtodos que podem ser utilizados, explicando-os e identificando as principais diferenas entre eles. Montar essa atividade num quadro comparativo. Passo 4 Entregar essa atividade ao professor da disciplina em data previamente agendada por ele.

ETAPA 6
Aula-tema: As Normas do Conselho de Contabilidade sobre Escriturao Contbil, Sociedades e Consideraes sobre as mudanas nas Demonstraes Financeiras - Lei 11.638/07. Essa atividade importante para, juntamente com seu grupo, entender a estrutura dessa atividade regulamentada, a obrigatoriedade dos contabilistas em obedecerem s normas brasileiras e s alteraes que a legislao impem aos profissionais da rea. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Elis Angela dos Anjos

Administrao - 2 Srie - Teoria da Contabilidade

Pg. 8 de 8

PASSOS
Passo 1 Elaborar um resumo de no mximo duas pginas, com as principais atribuies impostas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC T 2.1, 2.2, 2.4, 2.5, 2.6, 2.7, 6, 6.2 e 6.3), disponvel em: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx - acesso em 05/11/2010. Passo 2 Elaborar um quadro comparativo entre as diferentes sociedades que podem ser constitudas pelos empresrios, identificando suas caractersticas, vantagens e desvantagens entre elas. Passo 3 Indicar quais as principais alteraes que a Lei 11.638/07 trouxe para os princpios bsicos da Contabilidade, bem como, a estrutura e organizao da informao contbil. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6404consol.htm - Acesso em: 05 de nov. 2010 Passo 4 Utilizando todos os trabalhos realizados nas etapas e passos anteriores, desenvolver o Boletim Contbil, conforme instrues no Desafio e entregar ao professor da disciplina em data previamente agendada por ele.

Elis Angela dos Anjos

Das könnte Ihnen auch gefallen