Sie sind auf Seite 1von 8

Do marxismo Nova Histria Cultural, uma questo teoria da Histria?

*
Diogo da Silva Roiz ** Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Docente Jonas Rafael dos Santos *** Doutor em Histria. Nas ltimas dcadas os estudos culturais (re)despertaram a ateno dos pesquisadores em vrios pases. Historiadores com abordagens econmicas e sociais passaram a dar maior ateno s questes culturais. O mesmo tem ocorrido com historiadores dos eventos poltico, que comeam a se interessar pelo que foi recentemente definido como cultura poltica. Nesse processo, (alguns) intelectuais at ento herdeiros do marxismo, vem se classificando como estudiosos da cultura, e se vinculando ao que tem sido definido como a Nova Histria Cultural. Esse amplo e diversificado movimento, para muitos provenientes das cismas causadas pelos eventos-manifestos de Maio de 1968 (que ocorreu na Frana e em outros pases), e o que na Frana foi caracterizado como Histria das Mentalidades e a partir dos anos de 1980 foi incorporada na Nova Histria Cultural. Um movimento no apenas francs, mas muito pelo contrrio, constitui-se enquanto um conjunto de propostas, abordagens e procedimentos, articulados entre a Histria, a Antropologia e a Crtica Literria, cujos eixos irradiadores mais significativos se encontrariam localizados na Frana, na Inglaterra, na Itlia, nos EUA e na Alemanha 1 . Por outro lado, vale destacar, que se de fato muitos intelectuais que se diziam herdeiros diretos do marxismo, hoje se classificam como historiadores culturais, outros muitos historiadores permanecem seno totalmente fiis as suas posies originais (como o caso de Eric Hobsbawm e Perry Anderson), ao menos criativos ao tentarem uma sntese (se que isso possvel?) entre os modelos clssicos, herdados do passado, de interpretao e transformao das sociedades e os novos modelos, onde se destacaria a Nova Histria Cultural (como o caso de Carlo Ginzburg, Terry Eagleton, ou mesmo, de Franois Dosse e Ellen M. Wood). E ainda, se aparece como um consenso relativo que a Nova Histria Cultural ocupa a maior parte dos estudos e pesquisas hoje desenvolvidos nas universidades, no , contudo, imperceptvel que a Histria Econmica tem sido revista e renovada em muitos pases, assim como a Histria Poltica e a Histria das Idias sofreram inovaes, para as quais os contatos com a Nova Histria Cultural ainda aguardam estudos sistemticos, demonstrando suas proximidades, mas tambm suas divergncias.
*

Este texto parte do sexto captulo de uma pesquisa concluda no final de 2003. Foi elaborada entre 1998 e 2002, e se originou no Programa Especial de Treinamento (PET) do curso de Histria da Unesp, Campus de Franca. A pesquisa foi orientada pela Prof. Dr. Aparecida da Glria Aissar. O texto completo intitulado: A recepo da Escola dos Annales no Estado de So Paulo: da FFCL\USP a FHDSS\UNESP. Partes da pesquisa j foram publicadas sob a forma de artigos. ** Mestre em Histria pelo programa de ps-graduao da Unesp, Campus de Franca. Professor do Departamento de Histria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Amambai. Email: diogosr@yahoo.com.br. *** Doutor em Histria pela Unesp, Campus de Franca. Professor da Rede pblica Municipal de Campinas. E-mail: jrafsantos@yahoo.com.br. 1 BURKE, Peter. O que histria cultural? Traduo de Srgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Nesse sentido, estudam-se, neste texto, as relaes intelectuais construdas entre historiadores brasileiros e franceses. Analisa-se a recepo da terceira gerao da Escola dos Annales no Estado de So Paulo, por meio dos intercmbios culturais efetuados entre professores da Universidade de So Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Procura-se mostrar como professores do Departamento do curso de Histria da Unesp, Campus de Franca, vieram a repensar seus suportes conceituais provenientes de escolas marxistas, j que no perodo contemporneo aqueles modelos tericos consagrados pela historiografia e sob os quais haviam se formado passam por um momento de desprestgio poltico e explicativo. Os informes selecionados na pesquisa, constituem-se dos trabalhos acadmicos, de acordo com a produo individual, desde dissertao de mestrado, tese de doutoramento e livre docncia, que foram defendidas entre o fim da dcada de 1970 e incio de 1980 momento em que obras estrangeiras de autores representantes, ou prximos, aos mtodos da Nova Histria comeavam a ser traduzidas e debatidas em universidades e congressos nacionais com maior freqncia e a partir de 1990 quando foi consolidada a divulgao de obras estrangeiras entre os intelectuais brasileiros e se produziam novas reflexes sobre a Histria, respaldando um considervel aumento de pesquisas apoiadas em tais modelos 2 . De acordo com esse material e a consulta ao memorial acadmico 3 nos casos em que o profissional havia defendido sua livre-docncia e por meio do currculo Vitae daqueles que no elaborou-se entrevistas para preencher lacunas que por ventura foram deixadas, no intuito de verificar que concepes tiveram e esto tendo agora da Histria. A hiptese aqui levantada que mesmo vindo de geraes 4 diferentes, os professores do Departamento tiveram em comum o convvio entre eles, tanto na docncia como na pesquisa, no curso de Histria, mas nem por isso a forma como receberam as inovaes da Nova Histria vieram a ser idnticas. A escolha da amostra resultou, em primeiro lugar, das condies sociais em que cada um deles havia se formado: sendo dispersa na graduao, mas se aproximando na ps-graduao, e vindo a compor quase cem por cento dos casos no doutorado, que havia sido feito, ainda que em momentos distintos,

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo (org.) Domnios da Histria. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997; FICO, Carlos & POLITO, Ronald. A histria no Brasil (1980-1989). Elementos para uma avaliao historiogrfica. Ouro Preto: Ed. Ufop, 1992, 2v; FREITAS, M. C. (org.) Historiografia brasileira em perspectiva. So Paulo: Contexto, 1998; IGLSIAS, Francisco. Historiadores do Brasil. Captulos de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000; HAMBURGER, A. I.; DANTES, M. A. M.; PATY, M. & PETITJEAN, P. (org.) A cincia nas relaes Brasil-Frana (1850-1950). So Paulo: Edusp; FAPESP, 1996. 3 Os memoriais acadmicos se referem ao quadro sucinto de experincias adquiridas pelo profissional no mbito de sua especialidade e do relato dessas experincias na forma de registro de aquisio de ttulos, cargos e publicaes. H casos em que apenas consta o currculo Vitae nos memoriais acadmicos. 4 Para ngela de Castro Gomes a utilizao da categoria gerao como instrumento de anlise das condies de desenvolvimento de grupos, torna-se operacional na medida em que o estudioso procurar pens-la tanto em um tempo interior (como cada indivduo, de diferentes idades e origens, capta a experincia vivida pelo grupo no tempo), como em um tempo exterior (ou seja, quais as caractersticas do contexto social em que se desenvolveram). Em outras palavras, o uso da categoria gerao foi [para ela] considerado operacional para uma abordagem que pretende destacar as caractersticas das trajetrias de vida de autores, relacionando-as entre si atravs de vnculos pessoais privados e profissionais/pblicos ao longo do tempo. GOMES, ngela de Castro. Histria e historiadores. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996, p. 39. Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

na Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (Tabela 1). E, em segundo lugar, em funo da maneira como se encontrava o Departamento de Histria em 1998.

Da anlise quantitativa...

Observa-se (partir da Tabela 1) que 46,66% (7) dos professores fizeram seu mestrado na USP, 13,33% (2) na UNESP, 13,33% (2) na UFSCar e 6,67% (1) na PUC/SP. J no doutoramento 93,34% (14) o fizeram na USP e 6,66% (1) na UNICAMP. O aumento expressivo de professores que vieram a fazer o doutoramento na Universidade de So Paulo ocorreu, fundamentalmente, porque alm de ter sido uma das primeiras universidades, no Brasil, a criar o curso de graduao em Geografia e Histria 5 na dcada de 1930 e, posteriormente, desenvolver seu programa de ps-graduao em Histria 6 , apenas na dcada de 1970, que o sistema universitrio nacional comeava a expandir-se nas Cincias Humanas, criando programas de ps-graduao em nvel de mestrado e doutorado, principalmente, em Universidades pblicas Federais e Estaduais 7 . Tabela 1: Distribuio das dissertaes e teses de cada professor, segundo o ano e o lugar da defesa.

O curso de Histria surgiu unificado ao curso de Geografia. Permaneceram unidos at 1955 quando foi instaurado decreto federal que os tornariam cursos independentes. Na Universidade de So Paulo, essa medida foi executada em 1956, depois de aprovado decreto estadual que sancionava a mudana institucional. Todavia, o funcionamento das cadeiras permaneceu sob o carter de regime de ctedras, j em funcionamento desde 1934. Apenas em 1968 este regime foi extinto, em funo da nova disposio departamental. Para maiores detalhes sobre o assunto consultar, entre outros: ROIZ, Diogo da Silva. A institucionalizao do ensino universitrio de Histria na Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade de So Paulo, 1934-1956. Franca, 2004. Dissertao de Mestrado em Histria, Faculdade de Cincias Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista; MESGRAVIS, Laima. O curso de ps-graduao do departamento de Histria da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, 3(5): 87118, maro/1983; CAPELATO, M. H. R., GLEZER, R. & FERLINI, V. L. A. Escola uspiana de Histria. Revista Estudos Avanados, So Paulo, 8(22): 349-58, 1994; FRANA, Eduardo DOliveira. Contribuio do departamento de Histria historiografia brasileira. Boletim informativo. Srie de publicaes da USP, ano II, n. 7, 1971. 6 LAPA, Jos Roberto do Amaral. Historiografia brasileira contempornea. A histria em questo 2 edio Petrpolis/So Paulo: Vozes, 1981; MESGRAVIS, Laima. A produo histrica sobre So Paulo de 1960 a 1995. Revista Estudos de Histria, Franca, 4(2): 93-108, 1997. 7 CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo (org.) Op. cit, 1997. Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Professores 01 Alberto Aggio 02 Tereza Maria Malatian 03 Ivan Aparecido Manoel 04 Alzira Lobo de Arruda Campos* 05 Maria Aparecida J. Veiga Gaeta* 06 Hercdia Mara Facuri Coelho* 07 Jos Evaldo de Mello Doin 08 Pedro Geraldo Tosi 09 Aparecida da Glria Aissar* 10 Nri de Almeida Souza 11 Dulce M. Pamplona Guimares* 12 Mariza Saenz Leme 13 Ida Lewkowicz 14 Moacir Gigante 15 Nelson Schapochnik

Mestrado 1990 USP 1978 PUC/SP 1982 UFSCar 1978 USP 1983 UNESP _____ _____ 1992 UNESP 1977 USP _____ 1978 USP 1977 USP 1978 USP 1994 UFSCar 1992 USP

Doutorado 1996 USP 1988 USP 1988 USP 1986 USP 1991 USP 1986 USP 1986 USP 1998 UNICAMP 1980 USP 1998 USP 1996 USP 1984 USP 1992 USP 1999 USP

Livre-docncia 1999 UNESP 1999 UNESP 1998 UNESP 1998 UNESP 1997 UNESP 1998 UNESP 2001 UNESP

Professores aposentados Fonte: Memoriais acadmicos, currculos Vitae, teses e dissertaes armazenados na Biblioteca da Faculdade de Histria, Direito e Servio Social da Universidade Estadual Paulista, Campus de Franca. No mestrado, 40% (6) deles fizeram-no na dcada de 1970, 13,34% (2) na dcada de 1980, 26,66% (4) na de 1990 e 20% (3) fizeram direto o doutoramento. No doutorado, 46,66% (7) fizeram-no na dcada de 1980, 46,66% (7) na de 1990 e 6,68% (1) ainda no o concluram. Em 46,66% (7) dos casos os professores fizeram o mestrado e o doutorado na mesma instituio, sendo que 71,42% (5) destes com o mesmo orientador. No caso da livre docncia, apenas 46,66% (7) j a concluram, sendo que 42,85% (3) destes se aposentaram logo em seguida (devido aos reajustes na previdncia social, em nvel federal, que viria posteriormente alterar a forma de recebimento de aposentadorias, deixando-se o pagamento integral de honorrios para aqueles que se aposentassem depois da aprovao das novas normas de calculo do piso salarial para as aposentadorias). Em mdia demoravam 8,85 anos entre a concluso do doutorado e a defesa da livre docncia. A mais rpida demorou 3 anos e as mais longas no tempo levaram 12 anos. Na Universidade de So Paulo, em 46,66% (7) dos casos no mestrado e 93,34% (14) no doutorado, os professores da amostra receberam a partir da instituio, por meio de bibliotecas, peridicos, livros e centros de pesquisa, o que estava sendo produzido na rea em que se especializaram. Alm da instituio, o orientador foi o veculo principal na interlocuo e recepo de inovaes na rea escolhida para a especializao. Em 33,33% (5) dos casos mantiveram em todas as suas pesquisas o estudo do mesmo tema, enquanto que em 66,67% (10) dos casos foram mudando o tema em estudo. Destes, 90% (9) mudaram de tema de pesquisa do mestrado para o doutorado. E naqueles que j concluram a livre docncia (num total de 7) a porcentagem passa para 71,42% (5), em relao aos casos que houve a mudana no tema de pesquisa tratado anteriormente. bem verdade que no se deve deixar de considerar a procura individual por leituras e informaes, alm da participao em congressos e publicaes, pois, cada profissional foi um ator social dinmico na sua trajetria acadmica. Assim, a hiptese que acompanha esta anlise que a forma como receberam a terceira gerao da Escola dos Annales deixa de ser um caso puramente institucional e de orientao, para se tornar expresso de um amadurecimento dentro da trajetria acadmica de cada um deles.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Verificou-se que na amostra selecionada havia dois grupos, porque se diferenciavam na idade, no momento em que fizeram sua graduao e psgraduao, e no seu ingresso no curso de Histria da Unesp, Campus de Franca. O primeiro grupo representou 53,33% (que equivale a 8) dos selecionados, que nasceram entre 1935 e 1950, fizeram o curso de graduao entre as dcadas de 1950 e 1970 e defenderam seus trabalhos de mestrado e doutorado nas dcadas de 1970 e 1980. O segundo grupo representou 46,67% (que equivale a 7) dos selecionados, que nasceram entre 1951 e 1965, fizeram o curso de graduao entre as dcadas de 1960 e 1980 e defenderam seus trabalhos de mestrado e doutorado nas dcadas de 1980 e 1990. Na USP, 40% (6) dos professores fizeram o curso de graduao, 13,34% (2) na PUC/SP, 20,02% (3) na UNESP, 6,66% (1) na FGV, 6,66% (1) na UNICAMP, 6,66% (1) na Universidade Catlica de Campinas e 6,66% (1) na UFSCar. Destes 73,34% (11) fizeram o curso de graduao em Histria e 26,66% (4) em outras reas 1 em Cincias Sociais, 1 em Pedagogia, 1 em Administrao e 1 em Sociologia. Ressalte-se que no primeiro grupo, alm da idade que iniciavam a graduao ultrapassar facilmente os 18 anos, muitos deles foram professores da rede pblica e privada de ensino antes de iniciarem cursos de ps-graduao, nos nveis de mestrado e doutorado. No segundo grupo aumentava para mais de 70% os que iniciaram a graduao com at 18 anos; alm disso, o tempo entre a concluso da graduao e o inicio do mestrado fora relativamente menor, em funo do aumento de fomentos e incentivos, que no perodo anterior eram relativamente escassos.

... as questes qualitativas.

Uma vez que os antigos referenciais j no eram mais suficientes para propor caminhos, dar respostas, sugerir alternativas aos problemas que se afiguram pertinentes poca, coube, nesse sentido, uma pergunta ao conjunto de professores do departamento do curso de Histria da amostra: como o profissional deve pensar seus suportes tericos e seus mtodos, mediante os questionamentos levantados pela Nova Histria, ao campo da pesquisa histrica? A hiptese que se levantou que foi, fundamentalmente, em funo das transformaes na maneira de pesquisar, que houve uma renovao nos suportes conceituais do pesquisador e professor do curso de Histria na UNESP, Campus de Franca, a partir do final da dcada de 1980. Tais mudanas estariam ligadas, de um lado, s diversas crticas que foram sendo feitas,
Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

no decorrer do sculo XX, queles modelos tericos e explicativos, que tambm se apoiavam numa Filosofia da Histria, e tiveram suas principais matrizes representadas pelo Iluminismo, Marxismo e o Positivismo. Em geral os crticos observavam uma ineficincia em suas linhas mestras: a) ao proporem o progresso e a evoluo da espcie humana para uma etapa superior; b) ao divulgarem seu moderno conceito de tempo; c) ao expressarem sua crena na cultura e civilizao moderna; d) e ao acreditarem na realizao de seus projetos polticos. Por outro lado, aquelas mudanas tambm estavam ligadas s influncias historiogrficas da Nova Histria Cultural renovando a escrita da Histria com mtodos, abordagens e problemas e cujos principais eixos interpretativos encontravam-se na Frana, Alemanha, Itlia, EUA e Inglaterra 8 .
A partir dos dados obtidos, verificou-se que no decorrer de sua formao e desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e na docncia os profissionais foram avaliando seus mtodos e revendo suas posturas tericas e conceitos, no intuito de aprofundar seus conhecimentos, como anteriormente visto. Jos Evaldo de M. Doin, por exemplo, assim se expressa em seu memorial acadmico: Meus trabalhos mais recentes [de 1989 para c] refletem uma profunda reviso epistemolgica, fruto de leituras e discusses realizadas em decorrncia das radicais transformaes ocorridas no corpus marxista, que sempre norteou o meu embasamento metodolgico (...) Hoje, as cincias do homem abjuram as utopias e fragmentam e estilhaam seus objetos (...) De roldo, mergulhando na enxurrada, as principais linhas tericas desconectaram-se de suas matrizes tericas e se banalizaram num espelho ps-moderno, como , a meu entendimento, o caso da assim chamada nova histria... 9 . Obviamente, como j foi dito, em cada caso houve pontos em comum nas formas como foi recebida a terceira gerao dos Annales, com a Nova Histria, e pontos especficos que dizem respeito ao momento que comearam a ter contato com essa historiografia, seja na docncia ou na pesquisa. Aqui o caso deste professor tambm ilustrativo desta especificidade: Sob o pretexto da histria total, herdeiros de Braudel reduziram a migalhas o ofcio dos historiadores, na viso aguda de Franois Dosse (...) Em vista do acima exposto, o marxismo no contestado apenas como idealizao utpica equivocada, mas sim como arcabouo terico universalizante, que no permite o livre fracionamento das

DALSSIO, Mrcia M. Os Annales no Brasil. Algumas reflexes. Revista Anos 90, Porto Alegre, 2: 127-142, 1994; BOUTIER, J. & JULIA, D. (org.) Passados recompostos: campos e canteiros da histria. Traduo de Marcella Mortara e Anamaria Skiner. Rio de Janeiro: UFRJ; FGV, 1998; HUNT, Lynn (org.) A nova Histria Cultural. Traduo de Jefferson Luis Camargo. So Paulo: Martins Fontes, 1995; LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. Traduo de Bernardo Leito (et. al.) 4 edio Campinas: Edunicamp, 1996; HOBSBAWM, Eric. Sobre histria: ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 1998; REIS, Jos Carlos. Histria e Teoria. Rio de Janeiro: FGV, 2003; SILVA, Rogrio Forastieri da. Histria da historiografia. Bauru: Edusc, 2001; BURKE, P. Histria e teoria social. So Paulo: Edunesp, 2002; CAIRE-JABINET, M-P. Introduo historiografia. So Paulo: Edusc, 2003; CHARTIER, Roger. beira da falsia. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. 9 DOIN, Jos Evaldo de Mello. Memorial. Concurso para obteno do grau de livre docente em Histria Contempornea. UNESP: Franca, 2001, p. 27. Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

abordagens dos problemas e objetos 10 . E seguindo esse raciocnio prosseguiu dizendo que: a histria da cultura possibilitou uma significativa ampliao do campo terico do historiador [assim] procuro, em conseqncia, articular o estudo da formao econmica brasileira com seu substrato cultural, enfatizando sua especificidade, no sentido apresentado por Lynn Hunt, na Apresentao que ele faz da coletnea intitulada A nova histria cultural 11 . Para Ivan Aparecido Manoel 12 os impasses gerados por tais crises interpretativas ocorreram fundamentalmente porque os modelos mais significativos de explicao da realidade, apoiando-se em uma interpretao escatolgica da Histria, e fundando, desse modo, verdadeiras filosofias da histria (que estiveram aliceradas sobre um projeto poltico) no conseguem mais dar respostas e abranger a complexidade dos processos histricos. Segundo ele o grande problema que o ponto de chegada do processo histrico seja nas vertentes materialistas, seja na vertente da escatologia crist, ainda no foi encontrado pela humanidade 13 . Para o estudo da histria esses abalos foram profundos porque provocaram questionamentos terico-metodolgicos e epistemolgicos bastante srios. Afinal seria possvel continuar empregando mtodos de anlise e interpretao da histria que se sustentavam na certeza do finalismo do processo histrico? No caso do marxismo a questo foi mais angustiante. Afinal, aps 1917 parecia que a escatologia marxista tinha demonstrado a sua validade e, no entanto, o passo seguinte no foi adiante, conforme estabeleciam os cnones do marxismo, mas foi um retrocesso em direo quela fase da histria que parecia definitivamente sepultada capitalismo liberal-democrtico. Entretanto, a percepo de que a estruturao do estudo da histria, tal como estava sendo feita desde os finais do sculo XVIII poderia levar a impasses, j existia desde o incio do sculo XX. Lucien Febvre, Marc Bloch, Fernand Braudel e outros que se congregaram na Escola dos Annales j propunham uma reviso naquela estruturao, trazendo para o estudo da histria os aportes de outras cincias geografia, antropologia, sociologia alm de se preocuparem com outros problemas alm da economia e da poltica 14 . Para o conjunto da amostra, observou-se que na seqncia de seus trabalhos, houve uma diminuio na utilizao de termos e conceitos como: ideologia, estrutura, modo de produo, luta de classes e, um aumento, depois de 1990, de: mentalidades, imaginrio, representaes sociais, cotidiano, etc. Da mesma forma, a preocupao com o estudo dos homens e sociedades no tempo, diversificou-se por meio do estudo das mulheres, crianas, isto , os outrora excludos da Histria, como tambm, rever as relaes entre cultura popular e cultura erudita. De acordo com suas pesquisas e artigos, diagnosticando esses dilemas no ofcio do historiador, a insuficincia interpretativa dos velhos modelos tericos diminuiu as perspectivas explicativas da Histria, valorizando-se em seu

10 11

DOIN, Jos Evaldo de Mello. Op. cit, 2001, p. 27. DOIN, Jos Evaldo de Mello. Op. cit, 2001, p. 33. 12 MANOEL, Ivan Aparecido. Memorial. Concurso para obteno do grau de livre docente em Histria do Brasil. FHDSS/UNESP: Franca, 1998, pp. 3-21; MANOEL, Ivan Aparecido. O pndulo da Histria. A filosofia da histria do catolicismo conservador, 1800-1960. Tese de livre docncia em Histria. UNESP: Franca, 1998b. 13 MANOEL, Ivan Aparecido. Entrevista. Concedida a Diogo da Silva Roiz e Jonas Rafael dos Santos em 1998, p. 4. 14 MANOEL, Ivan Aparecido. Entrevista. Concedida a Diogo da Silva Roiz e Jonas Rafael dos Santos em 1998, p. 5. Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

lugar a narrao, o estilo e a forma de se escrever bem o texto. Suas linhas de pesquisa foram tendo o seguinte direcionamento: em alguns casos mudou para acompanhar a especificidade da disciplina em que se efetivou; em outros recebeu as influncias de objetos, temas e problemas, que reorientaram suas expectativas de pesquisa e docncia; mas tambm deve ser ressaltado, que mesmo com as mudanas que foram ocorrendo, procuram manter uma coerncia com trabalhos anteriores. Para eles a realidade no est em crise, est em crise nossos modelos tericos de compreenso e percepo da realidade, fruto de um pensamento herdado e nesses ltimos anos em declnio, ou seja, no so mais suficientes para se compreender a complexidade das transformaes sociais dos homens e sociedades no tempo.

Portanto, os profissionais que tiveram seus referenciais tericos e metodolgicos baseados nas escolas marxistas, no romperam com eles, mas esto procurando complement-los, e em alguns casos buscam uma sntese possvel entre os velhos (historicista, positivista, marxista, estruturalista, etc.) e os novos modelos (Nova Histria, Nova Histria Cultural, seja em suas verses: francesa, inglesa, norte-americana, italiana, alem, etc.), em funo dos limites encontrados em seus aportes tericos, na possvel explicao da sociedade e dos homens no tempo. A crise interpretativa, onde se justapem os modelos tericos e metodolgicos, se refere propriamente a dissoluo do passado (enquanto memria e tradio) e do futuro (enquanto produtor de sentido e finalidade), em funo de um presente apreendido como perptuo. Essa neutralizao de expectativas situa o pesquisador numa ambivalncia, na medida que a articulao entre seus projetos polticos e tericos ora atribuda aos fins, preferencialmente se ressalta, hoje, no como analisar e interpretar os processos histricos.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Das könnte Ihnen auch gefallen