Sie sind auf Seite 1von 9

GOINIA EM GESTAO

"E o povo foi chegando e se ajeitando pelos bairros Popular e Botafogo e outros que surgiram mais distantes - Vila Nova, Nova Vila, Vila Operria e Macambira, que virou Setor Pedro Ludovico. Goinia crescia, orgulhosa, aos olhos dos campineiros que faziam f que, um dia, suas ruas chegariam a Campinas. Mas duvidavam, pois, entre a Capital e o bairro que lhe deu sustento, havia nada menos que seis quilmetros de matas. E ainda mais: como remover o aeroporto que comeava no fim da Avenida Tocantins? Era ali mesmo, no cruzamento das avenidas Paranaba e Tocantins, que comeava o aeroporto de Goinia, onde aterrissavam avies da Vasp e Panair e onde Getlio Vargas desceu, em 1940, para inaugurar o Jquei Clube. E o povo chegava de aeroplano, chegava de carroa, de caminho que descia desembestado dos caminhos do Norte, e vinha de mala e bagagem, para ficar com Pedro Ludovico, braos fortes a erguer prdios, capinar ruas, furar buracos para a passagem dos canos de gua que caia lmpida nos elegantes bangals das ruas de nmeros numricos, com ligeira semelhana s denominaes das avenidas de Nova York".

DECRETO DA MUDANA
O Batismo Cultural de Goinia ocorreu no dia 5 de julho de 1942 na presena de expressivos nomes da poltica brasileira. Para contar a histria do centro de Goinia, o Instituto de Planejamento Municipal - Iplan, em seu projeto "Goinia 21", preparou um completo levantamento sobre a ocupao da capital a partir de 1940. Conta o projeto que neste ano, o Censo Demogrfico j apontava uma populao urbana da ordem de 18.889 pessoas, com predomnio de funcionrios pblicos, comerciantes, especuladores imobilirios e remanescentes da fase de construo. Goinia foi construda s margens do Crrego Botafogo, nas terras das fazendas Crimia, Vaca Brava e Botafogo, pertencentes ao municpio de Campinas. Sua concepo, foi inspirada no projeto que o urbanista Unwin traou para a cidade de Letchwhorth, prottipo das cidades jardins concebidas por Ebnezer Howard, em fins do sculo passado. A partir de outubro de 1935, j sob a coordenao

Governador Pedro Ludovico assina o decreto 1.816, mudando em definitivo a capital de Gois para Goinia, em 3 de maro de 1937. Da esquerda para a direita: Joo dAbreu, Irani Ferreira, Albatnio Caiado Godi, Manoel Gomes Pereira, Solon de Almeida, Colemar Natal e Silva, Belarmino Cruvinel, Benedito Silva Albuquerque, Joaquim Cmara Filho e Joo Melo

de Armando Augusto de Godoy, a cidade at ento restrita s zonas central e Norte (antigo bairro Popular) teve reformulado o seu Plano Diretor com a proposio do parcelamento do Setor Oeste e fortes modificaes do arruamento do Setor Sul. As primeiras obras de infraestrutura foram realizadas em 1940 e o crescimento da cidade tornou-se mais acelerado com novos parcelamentos. Em 1947 foi aprovado o Cdigo de edificaes de Goinia que abrangia toda a legislao urbana.

CAPITAL DO SONHO
Em 1950 a populao j tinha saltado para 53.389 pessoas, das quais 40.353 na rea urbana. rea que era basicamente constituda pelos setores Central, Norte, Sul, Oeste e cidade satlite. Um rpido crescimento que superava o planejamento inicial de uma populao total de 50 mil habitantes mas Av. Anhangera com que seguia, ainda, basicamente, o Plano Av. Tocantins - Centro (j em 1952) de Urbanizao de 1930. Os anos cinqenta foram assim descritos por Mendona Teles em "A Vida de Pedro Ludovico": No incio dos anos cinqenta, a fotografia area de Goinia mostra a cidade acabando nos muros do Jquei Clube, por que da, em direo a Campinas, havia a estrada de duas pistas, sem asfalto, guardada por longas fileiras de arame, coberta de campos e matas e direita, a rea de segurana do Aeroporto. Na baixada, o Lago das Rosas, e o Horto Florestal com seus encantos e mistrios. E domingo era aquele mutiro de gente que os buscava para curtir as suas horas de lazer. No h vivente dessa gerao que no tenha mergulhado seus sonhos e prazeres nas guas verdes do Lago das Rosas ou descansado piquenique nas matas do Horto Florestal. A bicicleta era o principal meio de transporte, e chegaram a dizer que Goinia s perdia para Joinville, em Santa Catarina, tal a quantidade de veculos que cruzavam pelas ruas. Jussara Marques, a nossa Miss Brasil, pedalava, pedalava... Campinas praticamente vivia da Praa Joaquim Lcio ao Lado da Matriz, onde o Colgio Santa Clara surgia, imponente, escondendo por trs de suas paredes misteriosas os olhos do amor platnico, simbolizado naquele uniforme azul e branco, "trazendo um sorriso franco num rostinho encantador". E Goinia escorria sua gente no trajeto da Praa do Bandeirante ao Cine Teatro Goinia, ou, aos domingos, nas matins danantes do Jquei, nos cines Santa Maria e Gois, ou ainda no futebol do Estdio Pedro Ludovico, a arrastar apaixonados drages e carijs. O Ateneu Dom Bosco, em regime de externato e internato, cuidava da parte cultural, esportiva e espiritual dos nossos moos, enquanto o Colgio Santo Agostinho esmerava na beleza de nossas meninas. O Lyceu de Goinia, a Escola Tcnica Federal e o Instituto de Educao modelavam a juventude para o Brasil de amanh.

BERO DE GOINIA
Sonho Colorido - Nos anos 60, quando nem se pensava em Transurb, o lotao prestou relevante servio no transporte coletivo entre Goinia e Campinas. Goinia era um prespio do sonho colorido. A Praa Cvica ostentava a sua beleza com os obeliscos apontados para o cu. O coreto, guardio das retretas das "furiosas" e dos comcios polticos, dormia a sonolncia da tarde. De vez em quando "Luizinho Louco", ou "Seu Marido Morreu", chegava para descansar o corpo carregado de improprios. O asfalto descia pela Tocantins, Araguaia e Gois e se fechava na Paranaba, passarela dos Studebaker, Prefect, Austin e V-8, que transitavam preguiosos naquelas Lotao que fazia o percurso tardes do nada. Em frente ao Grande Goinia/Campinas Hotel, "Burro Preto", com seu inconfundvel terno branco, exercitava a democracia nos gestos e na voz, atraindo a ateno dos goianienses que riam de suas excentricidades. E o "Badu?" Que breca levou aquele crioulo metido a sebo, que tomava pileques no Tip Top? E o "Z Tintureiro?", aquele "letrado" e elegante crioulo que descia a rua saudando todo mundo: - Ol, Excelncia, ol, Reverendo, ol, Majestade! E quando o Z danava a falar francs? Falava to bonito que a gente chegava a acreditar que era francs mesmo. E a "Mulher do Arara?" Bonita, cabelos longos, trazendo nos ombros a arara de penas azuis e amarelas, naquele andar incerto, mstico, pelos cantos da Cidade. Tipos de rua desfilando eternamente na memria. E o Z Dcio? Seu nico livro, "Poemas e Elegias" publicado em 1953, foi o bastante para consagr-lo como um dos grandes poetas de Gois. Sua fama cresceu, atravessou fronteiras, mas Z Dcio no mais publicou livros. Acabrunhou-se, entristeceu-se, brigou com o mundo. Sempre era visto nas imediaes do Grande Hotel, calado, cabea baixa, andando naqueles passos poticos tristes. No conversava com ningum. Diziam que o poeta estava louco. Mesmo assim no deixava de produzir versos, inditos, escritos em qualquer pedao de papel, hoje disputados por amigos". Neste perodo que vai at 1955, de acordo com o projeto "Goinia 21", Goinia experimenta um crescimento moderado para uma cidade recm-implantada, calmaria que vai desaparecer com a acelerao do fenmeno migratrio no Brasil e especialmente com o incio da construo de Braslia e das obras virias promovendo a ligao do Planalto Central com o resto do pas. Estas afirmaes no diminuem, entretanto, a importncia para a nova capital de surtos de crescimento

populacional causados por fatos notveis, como a chegada da ferrovia (1951) a poltica de interiorizao de Vargas (1951-1954) a inaugurao da Usina do Rochedo (1955). Em 1960 Goinia j contava com 150 mil habitantes.

ENTRE AS METRPOLES
A dcada de 60, na descrio de "A Vida de Pedro Ludovico", marca a arrancada definitiva de Goinia rumo imponncia, busca de seu espao entre as maiores e mais belas metrpoles brasileiras. A dcada da Goinia do Lanche Americano, do Casablanca, das meninas do Lyceu e das paradas de 7 de Setembro, da coluna social do LBP, o Lourival Batista Pereira. Pela manh o goianiense acordado pela voz do jornaleiro-mirim "Fooolha de Gois de Rua 10, esquerda a Catedral em hoooje! Poooopular de hooooje! ou o construo grito potico do padeiro, anunciando o po-nosso de cada dia: - Padeeeiro!" A cidade crescendo, os bairros surgindo distantes, Vila Coimbra, Setor Universitrio, Setor Ferrovirio, Setor dos Funcionrios, Setor Sul, Setor Oeste, Setor Aeroporto, Setor Fama, Vila Abaj, Vila Santa Helena, Setor Pedro Ludovico, mudando a fisionomia da cidade e requerendo infra-estrutura, transportes, energia, escolas. Surgem as universidades Catlica e Federal, segurando os nossos jovens que buscavam os grandes centros, matria-prima privilegiada para expandir o desenvolvimento. Braslia, sonho de Dom Bosco e realizao de JK, encosta nos calcanhares de Goinia, trazendo, para o CentroOeste, as atenes universais. Pedro Ludovico, de sua casa na Rua 26, envelhecendo com a cidade, vai assistindo brutal transformao de sua Goinia e de seu Gois sem "y" no meio. Zoroastro Artiaga vai juntando as peas da histria para o Museu que leva seu nome. O Aeroporto muda para o Bairro Santa Genoveva e, em seu lugar, surgem espiges de apartamentos, dando nova feio parte Norte da cidade que j se emenda com o Setor Fama, Vila Operria e Setor dos Funcionrios, entrando em suas ruas no Bairro de Campinas. A grande Goinia parece surgir na extenso horizontal-vertical de seus novos bairros, inmeros, a descaracterizar o plano piloto do paulista Atlio Corra Lima: Jardim Amrica, Setor Bueno, Nova Sua, Vila Redeno, Vila Cana, Bairro Feliz, Jardim Novo Horizonte, Setor Sudoeste, Vila Bethel, Setor Crimia Leste, Vila Ana Maria, Parque Amazonas, Jardim Guanabara, Cidade Jardim, Setor Urias Magalhes, Vila So Jos, Setor Moraes, Setor Capuava, Setor Ja, Vila Yate, Parque das Laranjeiras, Setor Rodovirio, Jardim Esmeralda, Jardim Meia Ponte, Vila Isaura, Setor Bela Vista, Vila Unio, Vila Cel. Cosme, Vila Lucy, Vila Viana, Conjunto Riviera, Jardim

Presidente, Jardim Califrnia e outros mais humildes que vo surgindo nas baixadas do Meia Ponte, Anicuns, Joo Leite, rios de infncia, correndo na memria de todos ns. E Goinia est sorrindo; no mais a menina que brincava de cabra-cega nas vrzeas do Capim Puba e se banhava, s escondidas, nas guas do Botafogo. No mais a Goinia de 1933 da pedra fundamental das terras doadas por Andrelino de Morais; Goinia de 42, do Batismo Cultural, da Revista Oeste - cultura falando mais alto na imensido do planalto. A Goinia de hum milho de habitantes est crescendo, agiganta-se, suas ruas transbordam alm do Meia-Ponte. Os ribeires Joo Leite, Anicuns, Cascavel, Santo Antnio e Capivara, que antes deslizavam virgens, guardados pelas matas densas, correm desnudos pelos fundos dos quintais. O estudo realizado pelo Iplan aponta que a partir de 1970 e mais rapidamente de 1975, a cidade expandiu significativamente o seu parcelamento urbano. E, embora Goinia aumentasse fortemente sua populao (em 1980 j possua cerca de 700 mil habitantes, com apenas 2% na zona rural) as exigncias para novos loteamentos aumentava o valor dos lotes urbanos e fazia surgir grande nmero de loteamentos nas cidades vizinhas, com oferta dirigida especialmente para as classes de renda mais baixa.

GOINIA FORTE, RESOLUTA


Chegamos gerao 70. Goinia apresenta-se forte e resoluta em sua caminhada rumo ao destaque que conquistaria mais tarde no cenrio nacional. Em seu livro, Mendona Teles descreve a Capital "com milhares de carros conduzindo homens apressados, em busca do primeiro minuto. Trs canais de televiso, trs jornais dirios e outros semanrios, um estdio de futebol entre os primeiros do Brasil, Serra Dourada, do Vila Nova, do Atltico, do Gois e do Goinia e o povo de radinho em punho e o grito de gol quebrando a tarde de domingo, que se emenda at a Praa Tamandar, onde motoqueiros fazem acrobacias nos olhos da namorada. Siron Franco, o menino prodgio, assombra o Brasil com suas telas onde "pululam anes", velhas caquticas, bispos crorticos, potentados gticos, figuras cataplticas, "carcaas carcomidas", no dizer de Millr Fernandes. Omar Souto, Cleber Gouveia, Amaury Menezes, D.J. Oliveira,

Desbravando o cerrado Goinia j ganhara vrios prdios pblicos. Gente de todo o Brasil continuava a chegar. A mais nova capital brasileira transformava-se na esperana de vida melhor para aqueles que aceitavam o desafio de desbravar o cerrado. A foto da dcada de 50 mostra o asfaltamento da segunda pista da Av Anangera prximo do Lago das Rosas

Alcione, Vanda Pinheiro e Iza Costa vo gravando, em suas telas, a caminhada do homem e as coisas que o amarram ao universo. Maria Guilhermina, Poteiro e Neusa Moraes dando vida e sentimento s coisas inanimadas, esculturas vivas movimentando o nosso universo cultural.

REGIO METROPOLITANA
Buscar instrumentos de desenvolvimento capazes de beneficiar as reas intra-urbanas, a fim de promover o crescimento sustentvel e ordenado do territrio, com a conseqente melhoria da qualidade de vida da populao. Essa uma das premissas bsicas da Regio Metropolitana de Goinia que, alm da Capital, envolve outros dez municpios conurbados ou prximos geograficamente. Muitos dos problemas que afetam as populaes dos municpios envolvidos podero ter soluo mais rpida com a rea metropolitana. Esses entraves se afloram com mais nfase na questo do uso do solo, transporte urbano, gerao de emprego e renda e infra-estrutura social como sade, educao, habitao e segurana pblica. Somente com a Mapa da Regio Metropolitana de implementao de aes conjuntas Goinia rpidas e eficazes por meio de parceria do Governo Estadual, dos municpios e da iniciativa privada podero ser solucionados os grandes problemas que vo se acumulando ao longo dos anos como conseqncia do rpido crescimento populacional e pela ocupao desordenada do solo, alm da crescente demanda por servios pblicos. Aprovada pela Assemblia Legislativa no final de 1999, a Regio Metropolitana de Goinia encontra-se em fase de consolidao. Para consecuo dos objetivos propostos, a rea metropolitana de Goinia est sendo gerida pelo Sistema Gestor da Regio Metropolitana de Goinia, que compreende o Conselho de Desenvolvimento da Regio Metropolitana de Goinia, a Secretaria Executiva da Regio Metropolitana de Goinia e ainda por organismos ou entidades municipais responsveis pelo desenvolvimento urbano, em cada municpio.

USO DO SOLO
Goinia, Abadia de Gois, Aparecida de Goinia, AraGoinia, Goianpolis, Goianira, Hidrolndia, Nerpolis, Santo Antnio de Gois, Senador Canedo e Trindade so os 11 municpios que compem a Regio Metropolitana de Goinia. A populao da rea atinge 1,6 milho de pessoas, ou 36% dos habitantes do Estado, concentrados em apenas 1,5% da rea territorial de Gois. Com a aprovao da Regio Metropolitana de Goinia, atravs da lei complementar n 027, foi criada tambm a Regio de Desenvolvimento Integrado Vista parcial do Parque Vaca Brava em Goinia de Goinia, na forma de uma microrregio composta por sete municpios: Bela Vista, Bonfinpolis, Brazabrantes, Catura, Inhumas, Nova Veneza e Terezpolis de Gois. Todos os parmetros de funcionamento e atribuies dessa regio esto em discusso pelo Governo e definidos em lei ordinria. A principal caracterstica que diferencia a Regio Metropolitana de Goinia da Regio de Desenvolvimento Integrado de Goinia quanto s normas sobre uso e parcelamento do solo: na rea metropolitana essas questes ficam sob a anuncia prvia do Conselho de Desenvolvimento da Regio Metropolitana de Goinia ou seja, do rgo metropolitano gestor. Para isso foi criada na lei complementar que normatiza a Regio Metropolitana de Goinia a Cmara Temtica para uso e parcelamento do solo, que funciona em carter permanente, para analisar e estudar todas as questes ligadas ao assunto, com participao ativa da sociedade organizada.

PRIMEIRAS REGIES
As primeiras regies metropolitanas foram criadas no Pas pelo Governo Federal, por determinao da Constituio de 1967. Em 8 de junho de 1973, a Lei Complementar n 14 estabeleceu as regies metropolitanas de So Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Belm Nos anos 40 o cruzamento da Rua 20 e Fortaleza. A Constituio de 1988 deu com a Av. Anhanguera - Centro maior autonomia aos Estados e Municpios, transferindo a eles o poder

de criao de regies metropolitanas. Assim, nos ltimos anos surgiram no Brasil as regies metropolitanas do Rio de Janeiro (hoje extinta devido a dificuldades de gesto), da Baixada Santista, da Grande Vitria, de Londrina e Maring.

ESTAO DE TRATAMENTO DE ESGOTO


At o final de 2001 estaro concludas as obras de construo da Estao de Tratamento de Esgoto de Goinia - ETE. O programa de implantao da ETE e despoluio da bacia do Meia Ponte, propiciar o renascimento da importante malha hdrica que corta a Capital, com Ilustrao da estao de tratamento de reflexos altamente positivos para a esgoto melhoria da qualidade de vida da populao, beneficiando ao todo 2 milhes de pessoas. O tratamento do esgoto sanitrio uma reivindicao antiga da populao goianiense e dos 36 municpios que integram a bacia do Meia Ponte. Ao longo dos anos este rio vem recebendo praticamente todo o esgoto coletado na Capital, sem tratamento. Hoje, apenas 7% do esgoto coletado em Goinia reciclado. Com isso, aproximadamente 100 quilmetros do rio, jusante de Goinia, esto comprometidos em decorrncia dessa contaminao. Com a estao, 70% do esgoto passar a ser tratado. O restante, receber tratamento por intermdio de pequenas estaes a serem construdas posteriormente. A Estao de Tratamento de Esgoto de Goinia, chamada ETE Anicuns, est sendo construda dentro das mais modernas especificaes tcnicas s margens do rio Meia Ponte, logo aps a confluncia do Ribeiro Anicuns, na Regio Norte, prxima ao Goinia 2. O sistema Anicuns, que compreender o esgotamento das bacias do Ribeiro Anicuns e demais afluentes da margem direita do Meia Ponte, do Crrego Caveirinha e do Ribeiro Joo Leite, ter um nico e principal plo de tratamento dos esgotos, a ETE Anicuns. A recuperao ambiental do Meia Ponte, a ser proporcionada pela implantao da ETE, beneficiar, alm da Capital, os municpios de Aparecida de Goinia, Hidrolndia, Mairipotaba, Pontalina, Alondia, Bom Jesus de Gois, Senador Canedo, Bela Vista de Gois, Piracanjuba, Morrinhos, Goiatuba e Panam, atendendo, na primeira etapa, uma populao de aproximadamente 800 mil habitantes. At o final de 2005, a ETE ser expandida para atender mais 1,2 milho de pessoas. Um convnio do Programa de Execuo Descentralizada, firmado pelos governos do Estado e Federal, garantir a recomposio das matas ciliares do Meia Ponte atravs da instalao de

viveiros em 22 dos 36 municpios que utilizam recursos do rio, ou so por ele cortados.

Das könnte Ihnen auch gefallen