Sie sind auf Seite 1von 26

1.

0 TECIDO SANGUNEO

O sangue um fluido vermelho de brilhante a escuro, viscoso, levemente alcalino (pH 7,4), responsvel por aproximadamente 7% do peso corporal. O volume total de sangue de um adulto normal cerca de 5 l; ele circula pelo corpo no interior de vasos sanguneos do sistema circulatrio. O sangue pode ser considerado um tipo de tecido conjuntivo pelo fato de apresentar clulas separadas por grande quantidade de matriz extracelular, denominada, neste caso, plasma. um tecido conjuntivo especializado, constitudos de elementos figurados- glbulos vermelhos (hemcias ou eritrcitos), glbulos brancos (leuccitos) e plaquetas suspensos num fluido conhecido como plasma, que representa de 55% a 60% do volume sanguneo total. Os elementos figurados, os quais representam de 40% a 50% do volume sanguneo total, so os eritrcitos, os leuccitos e as plaquetas. Os eritrcitos representam 99% do volume dos elementos figurados, e os leuccitos e as plaquetas representam menos de 1%. A porcentagem do volume sanguneo composta por clulas ou elementos figurados denominada hematcrito. O hematcrito, portanto, a relao entre os elementos figurados do sangue (eritrcitos, leuccitos e plaquetas) e o volume sanguneo total.

Por circular pelo corpo, o sangue o veculo ideal para o transporte de materiais. Uma das principais funes do sangue inclui o transporte de nutrientes provenientes do sistema gastrintestinal para todas as clulas do corpo e, posteriormente, a retirada dos produtos excretados por essas clulas, por rgos especficos, a fim de serem eliminados. Outros metablicos, como os hormnios, so tambm transportados pela corrente sangunea at os seus destinos finais. O oxignio transportado a partir dos pulmes, pela hemoglobina, no interior dos eritrcitos, para ser distribudas s clulas do corpo, e o CO2 conduzido pela hemoglobina para eliminao pelos pulmes. Alm disso, o sangue participa na regulao da temperatura do corpo e na manuteno do equilbrio cido/base e osmtico dos lquidos corporais Finalmente, o sangue atua como uma via para a migrao de glbulos brancos entre os tecidos conjuntivos do corpo. Os leuccitos protegem o corpo contra a invaso de organismos patolgicos, atravs da formao de anticorpos para destru-los.Os elementos figurados remanescentes so as plaquetas. Elas no so realmente clulas, mas fragmentos celulares. Esses pequenos discos so necessrios para a coagulao sangunea, a qual impede a perda sangunea excessiva. No entanto, o nosso principal interesse so os eritrcitos.

Eritrcitos (glbulo vermelho) Cada eritrcito assemelha-se a um disco bicncavo, com um dimetro de 7,5 m, 2,0 m de espessura na sua regio mais larga, e menos de 1 m de espessura no centro. Essa forma proporciona a clula uma grande rea de superfcie, em relao ao seu volume, aumentando assim, sua capacidade na troca gasosa. Se a hemcia fosse esfrica, as molculas de hemoglobina localizadas em sua parte mais central no entrariam em contato direto com a superfcie. Na clula achatada, toda hemoglobina fica prxima da membrana plasmtica, por onde se difunde o gs oxignio que se combina a ela.

O encarregado de produzir clulas sanguneas o tecido hematopoitico ou hemacitopotico (do grego hematos, sangue, e poese, aqui usado no sentido de formao, origem), localizado no interior de certos ossos. Esse tecido constitui a medula ssea vermelha. As hemcias se formam na medula ssea vermelha. A produo de hemcias pela medula ssea controlada por um mecanismo de retroalimentao negativa. Se os tecidos no esto recebendo oxignio suficiente, os rins reagem liberando um hormnio denominado eritropoetina, que estimula a produo de glbulos vermelhos. Os eritrcitos maduros no possuem ncleo e, assim, eles no podem se reproduzir. Eles devem ser substitudos por novas clulas. O perodo de vida normal de um eritrcito de apenas cerca de quatro meses. As clulas do sangue so produzidas ininterruptamente em nosso corpo. Por essa razo, a taxa de produo e a destruio dessas clulas so quase iguais. Esse equilbrio muito importante, pois a liberao adequada de oxignio aos

tecidos corporais depende da presena de uma quantidade suficiente de transportadores: os eritrcitos.

Os eritrcitos transportam oxignio, o qual se liga principalmente hemoglobina. A hemoglobina composta por uma protena (globina) e por um pigmento (heme). O heme contm ferro, que se liga ao oxignio. Cada eritrcito contm aproximadamente 250 milhes de molculas de hemoglobina, cada uma sendo capaz de se ligar a quatro molculas de oxignio, de modo que cada eritrcito pode se ligar a um bilho de molculas de oxignio! A concentrao mdia de hemoglobina por 100 ml de sangue total de 15 g. Os homens possuem mais eritrcitos por unidade de volume de sangue que as mulheres, e indivduos de ambos os sexos que vivem em grandes altitudes possuem relativamente mais glbulos vermelhos dos que vivem em altitudes menores. Anemia - Anemia uma condio de doena em que o transporte de oxignio encontra-se prejudicado em decorrncia da diminuio da quantidade de hemoglobina no sangue. A anemia pode ocorrer como conseqncia de hemorragias (perda de sangue), devido a doenas que afetam a produo de hemcias normais ou por deficincia de ferro no organismo. A pessoa anmica tem a taxa de respirao celular reduzida, o que acarreta a diminuio na produo de energia e, consequentemente, de todo o metabolismo. Assim, os principais sintomas da anemia so falta de vigor e cansao fsico e mental.

Leuccitos (Glbulos brancos) Nosso organismo est o tempo todo exposto a bactrias, vrus, fungos e parasitas que ocorrem normalmente em equilbrio e propores variadas na pele, boca, vias respiratrias, no trato intestinal e membranas mucosas dos olhos e trato urinrio. Muitos desses agentes so causar doenas graves se invadirem os tecidos mais profundos. O organismo possui um sistema especial para combater os diferentes agentes txicos e infecciosos. Este composto por de leuccitos (glbulos brancos0 e clulas derivadas dos leuccitos. Essas clulas trabalham juntas de duas maneiras, para enviar doena) destruindo os agentes invasores por fagocitose e (2) formando anticorpos e linfcitos sensibilizados, e um ou ambos podem destruir ou inativar o agente invasor. Os leuccitos (do grego leucos, branco), tambm chamados de glbulos brancos, so clulas esfricas e nucleadas, em geral bem maiores que as hemcias. Eles se originam a partir da mesma linhagem de clulas-tronco da medula ssea vermelha que produz as hemcias. Em condies normais, h entre 5 e 10 mil leuccitos em cada mm3 de sangue humano. Sua funo mais importante defender o organismo contra microrganismos ou substncias estranhas que penetram nos tecidos. Em uma

infeco, por exemplo, o nmero de leuccitos aumenta muito, podendo dobrar ou triplicar. A partir de sua aparncia ao microscpio ptico depois de submetidos certos de corantes, os leuccitos costumam ser classificados em dois tipos bsicos: granulosos, que apresentam granulaes evidentes no citoplasma, e agranulosos, que no apresentam granulaes citoplasmticas. Os leuccitos granulosos so de trs tipos: neutrfilos, eosinfilos (ou acidfilos) e basfilos.Os leuccitos agranulosos so de dois tipos: moncitos e linfcitos. Os linfcitos so partes do sistema imune. Todos os outros tipos de leuccitos so clulas fagocticas, que desempenham papel essencial na proteo do corpo contra a invaso por bactrias e outros agentes estranhos que podem lesar o corpo. O adulto possui aproximadamente 7.000 leuccitos por microlitro de sangue. As percentagens normais dos diferentes tipos de glbulos brancos so aproximadamente as seguintes:
Neutfilos Eosinfilos Moncitos Linfcitos Basfilos 62,0% 2,3% 5,2% 30,0% 0,5%

Gnese dos leuccitos - As clulas-tronco multiplicam-se ativamente, produzindo tanto clulas filhas, que se mantm como clulas pluripotentes, quanto clulas que se diferenciam em diversos tipos de clulas sanguneas. Em uma primeira etapa dessa diferenciao, as clulas-tronco originam duas linhagens celulares denominadas: clulas-tronco mielides e clulas tronco linfides. As clulas-tronco mielides do origem s hemcias s plaquetas e os glbulos brancos conhecidos como neutrfilos, basfilos, e osinfilos e moncitos. As clulas-tronco linfides originam os linfcitos.

Leuccitos granulosos Neutrfilos eles se originam de clulas-tronco mielides e representam de 60% a 70% dos leuccitos de nosso sangue. Sua principal funo fagocitar bactrias e outros microrganismos que eventualmente invadam o corpo, sendo particularmente ativos no incio de uma infeco. Os neutrfilos so dotados de grande mobilidade, o que lhes permite sair dos vasos sanguneos, espremendo-se pelos espaos entre as paredes dos capilares(fenmeno conhecido como diapedese) e entrar nos tecidos infeccionados, onde fagocitam microorganismos e partculas estranhas. O pus que se forma em um ferimento infeccionado contm uma grande quantidade de neutrfilos que morreram dando combate aos agentes infecciosos. Basfilos - Os basfilos representam apenas 0,5% a 1% dos leuccitos do sangue humano e se originam de clulas mielides. Apesar de sua funo ainda no ser bem conhecida, sabe-se que os basfilos liberam histamina. A histamina, quando liberada pelas clulas, provoca aumento da permeabilidade dos capilares sanguneos, facilitando a sada de anticorpos e de neutrfilos para os locais onde esto presentes os invasores que devem ser combatidos. A histamina responsvel pelo inchao (edema), pela vermelhido (eritema) e pela coceira nos locais feridos.

Leuccitos agranulosos Moncitos - Os moncitos, a clula sangunea de maior tamanho, representam de 3%a 8% dos leuccitos do sangue humano. Os moncitos recmproduzidos na medula ssea, a partir da diferenciao das clulas-tronco mielides, no apresentam atividade fagocitria e permanecem na circulao por poucas horas. Logo eles migram para os tecidos onde amadurecem, transformando-se em macrfagos, clulas muito ativas na fagocitose de microrganismos invasores, de resduos e clulas mortas. Os macrfagos esto presentes em grande nmero no bao e nos tecidos linfides, onde ficam estrategicamente posicionados para filtrar a linfa, retirando dela resduos e eventuais invasores. No tecido sseo, diversos moncitos se fundem e do origem aos osteoblastos, especializadas na reciclagem do tecido sseo. Linfcitos Os linfcitos tm ncleo arredondado e so considerados agranulosos. Eles se originam de clulas-tronco linfides da medula ssea e representam de 20% a 30% dos leuccitos do sangue humano. Os linfcitos participam da defesa do corpo e podem ser de dois tipos bsicos: linfcitos B e linfcito C. Os linfcitos B so especializados na produo de anticorpos. Os linfcitos T procuram atacar e destruir clulas anormais, como as cancerosas ou infectadas por vrus. Em conjunto, os linfcitos B e T so os principais responsveis pela imunidade, isto , pela capacidade do nosso organismo se defender e se tornar imune ou resistente s doenas infecciosas. Plaquetas (trombcitos) As plaquetas ou trombcitos (do grego thombos, cogulo), so fragmentos citoplasmticos que medem de 2 a 4 m de dimetro. As plaquetas so agentes importantes na coagulao do sangue. Quando h ferimento, elas aderem s fibras colgenas dos vasos sanguneos culminando com a formao de fibrina, uma protena fibrosa cujas molculas se entrelaam formando uma rede. As hemcias, incapazes de atravessar a rede de fibrina que se forma no local do ferimento, acumula-se originando o cogulo, que estanca a hemorragia.

Na espcie humana h uma doena hereditria que afeta a coagulao sangunea: a hemofilia, tambm chamada de doena hemorrgica. Alm de sofrer ferimentos prolongados mesmo em pequenos ferimentos externos, a pessoa hemoflica tambm apresenta hemorragias internas, principalmente nas articulaes. A nica maneira de evitar hemorragias hemoflicas a transfuso de sangue ou de plasma frescos, ou a injeo concentrada de fatores de coagulao.

2.0 FISIOLOGIA RESPIRATRIA

Na fisiologia, a palavra respirao pode ter duas definies, que podem ser divididas em duas subdivises separadas, porm relacionadas: (1) respirao pulmonar e (2) respirao celular. A respirao pulmonar se refere ventilao (respirao) e troca de gases (02 e C02) nos pulmes. A respirao celular se refere utilizao de 02 e produo de CO2 pelos tecidos (clulas). O Os objetivos da respirao so prover oxignio aos tecidos e remover o dixido de carbono, atravs de uma interao entre ambiente externo e o corpo. A fim de alcanar tais objetivos, a respirao pode ser dividida em quatro funes principais (1) ventilao pulmonar, que significa o influxo e o

efluxo de ar entre a atmosfera e os alvolos pulmonares; (2) difuso de oxignio e dixido de carbono entre os alvolos e o sangue; (3) transporte de oxignio e dixido de carbono no sangue e lquidos corporais e suas trocas com as clulas de todos os tecidos do corpo; e (4) regulao da ventilao e outros aspectos da respirao. A troca de 02 e C02 entre os pulmes e o sangue ocorre em conseqncia da ventilao e da difuso. O termo ventilao se refere ao processo mecnico de mobilizao do ar para dentro e para fora dos pulmes. Difuso o movimento aleatrio das molculas de uma rea de concentrao elevada para uma rea de menor concentrao. Como a tenso de 02 nos pulmes maior do que no sangue, o 02 se move dos pulmes para o sangue. Similarmente, a tenso de C02 no sangue maior do que a tenso de C02 pulmes, consequentemente, o C02 se move do sangue para os pulmes e expirado. No sistema respiratrio, a difuso ocorre rapidamente por existir uma grande rea superficial nos pulmes e uma distncia de difuso muito curta entre o sangue e o gs.

2.1 Mecnica da Ventilao Pulmonar. Msculos que produzem a expanso e a contrao pulmonares. Os pulmes podem ser expandidos e contrados de duas maneiras: (1) por movimentos de subida e descida do diafragma e (2) pela elevao e depresso das costelas para aumentar e diminuir o dimetro ntero-posterior da cavidade torcica.

Movimentos da caixa torcica. Vista de frente ( esquerda) e de perfil ( direita) A-Inspirao; B-Expirao

A respirao tranqila normal realizada quase inteiramente pelo primeiro mtodo, isto , pelo movimento do diafragma. Durante a inspirao, a contrao diafragmtica puxa as superfcies inferiores dos pulmes para baixo. Depois, durante a expirao, o diafragma simplesmente relaxa, e o recuo elstico dos pulmes, parede torcica e estruturas abdominais comprimem os pulmes e expele o ar. Durante a respirao vigorosa, no entanto, as foras elsticas no so poderosas o suficiente para produzir a rpida expirao necessria, assim uma fora extra obtida principalmente pela contrao da musculatura abdominal, que empurra o contedo abdominal para cima contra a parte inferior do diafragma, comprimindo, desta maneira os pulmes. O segundo mtodo para expanso dos pulmes elevar a caixa torcica. Isso expande os pulmes porque, na posio de repouso natural, as costelas inclinam-se inferiormente, possibilitando, assim, que o esterno recue em direo coluna vertebral. Mas, quando a caixa torcica elevada, as costelas se projetam quase diretamente para frente, fazendo com que o esterno tambm se mova anteriormente, para longe da coluna, aumentando o dimetro ntero-posterior do trax em cerca de 20% durante a inspirao mxima, em comparao com a expirao. Portanto, todos os msculos que elevam a caixa torcica so classificados como msculos da inspirao, e aqueles que deprimem a caixa torcica so classificados como msculos da expirao. Os msculos mais importantes que elevam a caixa torcica so os intercostais externos, mas outros que auxiliam so (1) msculo esternocleidomastideos, que elevam o esterno; (2) serrteis anteriores, que elevam muitas costelas e (3) escalenos, que elevam as duas primeiras costelas. Os msculos que puxam a caixa torcica para baixo durante a expirao so principalmente o (1) reto abdominal que exerce o efeito poderoso de puxar para baixo as costelas inferiores ao mesmo tempo em que, em conjunto com outros msculos abdominais, tambm comprime o contedo abdominal para cima contra o diafragma, e (2) intercostais internos.

Volume X Presso: A Lei de Boyle Observe a figura abaixo. O que aconteceu com o volume do gs contido no cilindro quando a massa sobre o pisto foi aumentada? O volume diminuiu. Isto nos diz que o volume de um gs diminui quando a presso sobre este aumenta. E este o princpio fundamental da lei de Boyle: o volume de um gs inversamente proporcional sua presso.para a figura abaixo. O que aconteceu com o voume do gs contido no cilindro quando a massa sobre o

pistao mentada?

volume

diminuiu.

Isto

nos

diz

que

foi sua

sLEI DE BOYLEo. L Na respirao, a lei de Boyle pode ser observada. Na etapa da inalao, o diafragma se expande deixando o volume do pulmo maior. Como o produto pV deve ser constante, a presso interna do pulmo diminui com este aumento de volume. Como a presso atmosfrica maior, o ar entra no pulmo at equalizar as presses. O processo inverso ocorre na exalao.

A inspirao ocorre quando criada uma presso intrapleural negativa em relao atmosfera. A expirao ocorre quando criada uma presso intrapleural positiva em relao atmosfera.

3.1 Volumes e capacidades pulmonares.

Um mtodo simples de estudar a ventilao pulmonar registrar o movimento do volume de ar para dentro e for a dos pulmes, um processo chamado espirometria. Um espirmetro bsico tpico consiste em um cilindro, cujo interior est preenchido com um gs; um tubo conecta a boca com a boca com a cmara de gs. Quando se respira pra para dentro e para fora da cmara, o cilindro sobe e desce, e um registro apropriado feito em um indicador. Para facilitar a descrio dos eventos da ventilao pulmonar, o ar nos pulmes foi

subdividido neste diagrama em quatro volumes e quatro capacidades, que so as mdias para um homem adulto jovem. 3.1.1 Volumes pulmonares O volume mximo que os pulmes podem expandir composto por quatro volumes pulmonares somados. O significado de cada um deles o seguinte: 1. O volume corrente o volume de ar inspirado ou expirado em cada respirao normal; a quantidade de cerca de 500 mililitros no homem adulto. 2. O volume de reserva inspiratrio o volume extra de ar que pode ser inspirado acima do volume corrente normal quando uma pessoa inspira com fora total; geralmente de cerca de 3000mililitros. 3. O volume de reserva expiratrio o mximo volume extra de ar que pode ser expirado numa expirao forada aps o final de uma expirao corrente normal; normalmente de cerca de 1.100 mililitros. 4. O volume residual o volume de ar que fica nos pulmes aps a expirao forada; este volume de cerca de 1.200 mililitros. 3.1.1.2 Capacidades pulmonares

Ao descrever os eventos no ciclo pulmonar, algumas vezes desejvel considerar dois ou mais volumes combinados. Tais combinaes so chamadas de capacidades pulmonares. 1. A capacidade respiratria igual ao volume corrente mais o volume de reserva inspiratrio. a quantidade de ar (cerca de 3.500 mililitros) que uma pessoa pode respirar, comeando num nvel expiratrio normal e distendendo os pulmes a uma quantidade mxima. 2. A capacidade residual funcional igual ao volume de reserva expiratrio mais o voluma residual. a quantidade de ar que permanece nos pulmes no final de uma expirao normal (cerca de 2.300 mililitros). 3. A capacidade vital igual ao volume de reserva inspiratrio mais o volume corrente mais o volume de reserva expiratrio. a quantidade mxima que uma pessoa pode expelir dos pulmes aps primeiramente enche-los sua extenso mxima e ento expirar tambm sua extenso mxima (cerca de 4.600 mililitros). 4. A capacidade pulmonar total o volume mximo que os pulmes podem ser expandidos com o maior esforo (cerca de 5.800 mililitros); igual capacidade vital mais o volume residual.

2.0 Caractersticas gerais do sistema cardiovascular. O sistema cardiovascular formado por um rgo propulsor de sangue, corao, e uma rede vascular de distribuio. O corao e os vasos sanguneos formam uma rede de transportes o sistema circulatrio. Por meio desse sistema, o corao bombeia sangue atravs do vasto sistema de vasos do corpo. O sangue carrega nutrientes, oxignio e substncias residuais das clulas e para elas. Existem trs tipos de vasos sanguneos: artrias, veias e capilares. O sangue sob presso alta deixa o corao e distribudo para o corpo por um sistema ramificado de artrias de parede espessa. Os vasos de distribuio final arterolas entregam sangue oxigenado para os capilares, que formam o leito capilar, onde ocorre a troca de oxignio, nutrientes, substncias residuais e outras substncias com o lquido extracelular. O sangue proveniente do leito capilar penetra nas vnulas de parede fina, que se assemelham aos capilares. As vnulas drenam para pequenas veias que se abre para grandes veias. As maiores veias, as veias cava superior e inferior, retornam sangue pouco oxigenado para o corao. 2.1 Artrias As artrias carregam sangue do corao e o distribuem para o corpo. O sangue flui para artrias de dimetros sempre menores. Suas paredes tm trs tnicas:

Tnica adventcia Tnica mdia Tnica ntima

Existem trs tipos de artria: 2.1.1 Artrias elsticas Tambm chamadas de artria de conduo, so as do tipo maior; a aorta e os ramos que se originam da mesma so bons exemplos. O corpo capaz de manter a presso sangunea no sistema arterial entre as contraes do corao por causa da elasticidade dessas artrias. Esta qualidade as permite expandir-se quando o corao contrai e retornar ao normal entre as contraes cardacas. 2.1.1.2 Artrias musculares (artrias de distribuio) Como a artria femoral, distribue sangue para vrias partes do corpo. Suas paredes consistem principalmente em fibras musculares lisas dispostas circularmente, que constringem seus lumens os espaos no interior das artrias quando se contraem. As artrias musculares regulam o fluxo de sangue para diferentes partes, conforme a necessidade do organismo. 2.1.1.3 Arterolas So as do tipo menor; tm lumens relativamente estreitos e paredes musculares espessas. 2.2 Veias

As veias trazem o sangue dos leitos capilares para o corao. As grandes veias pulmonares so atpicas porque carregam sangue bem oxigenado (comumente referido como sangue arterial ) dos pulmes para o corao. Por causa da presso sangunea baixa no sistema venoso, as paredes das veias so mais finas do que as das artrias. A comunicao entre as veias mais freqente que a comunicao entre artrias. A expanso externa dos ventres dos msculos esquelticos em contrao dos membros, comprime as veias, ordenando o sangue superiormente em direo ao corao bomba musculovenosa. 2.3 Capilares Capilares so tubos endoteliais simples que ligam os lados arterial e venoso da circulao. Geralmente eles esto dispostos em rede leitos capilares entre arterolas e vnulas.

3.0 O Corao O corao um rgo muscular oco, e tem sua forma em espcie de cone. Em um adulto, ele mede cerca de 12 cm de comprimento e pesa cerca de 280 a 340 gramas em homens e 230 a 280 gramas em mulheres. 3.1 Partes componentes O corao dividido por um septo em parte esquerda e parte direita, e uma constrio subdivide cada metade do rgo em duas cavidades, sendo a cavidade superior chamada de trium e a cavidade inferior chamada de ventrculo. O corao, portanto, consiste de quatro cmaras; trios esquerdo e direito e ventrculos esquerdo e direito. O corao , na verdade, formado por duas bombas separadas: o corao direito, que bombeia o sangue para os pulmes, e o corao esquerdo, que bombeia o sangue para os rgos perifricos. 3.2 Msculos cardacos Excitados periodicamente, os msculos do corao se contraem impulsionando o sangue atravs dos vasos a todas as partes do corpo. Os vasos condutores do sangue para fora do corao so as artrias. Estas ramificam-se tornando-se progressivamente de menor calibre terminando em diminutos vasos denominados arterolas. A partir destes vasos o sangue capaz de realizar suas funes de nutrio e absoro atravessando uma rede de vasos denominados capilares de paredes muito finas e permeveis a troca de substncias entre o sangue e os tecidos. Dos capilares o sangue coletado em vnulas que progressivamente o conduz at as veias de dimetros progressivamente maiores alcanando novamente o corao. Esta passagem do sangue atravs do corao e dos vasos sanguneos chamada de circulao do sangue. Quando o sangue retorna ao corao atravs das veias cavas superiores e inferiores penetra no trio direito e em seguida impulsionado para o ventrculo direito. Daqui e bombeado para os capilares dos pulmes atravs das artrias pulmonares sendo purificado libertando dixido de carbono e absorvendo oxignio. Retorna pelas veias pulmonares para o trio esquerdo que conduz o sangue para o ventrculo esquerdo. O ventrculo esquerdo impulsiona o sangue atravs da aorta, artrias sistmicas e dos capilares e, de volta ao corao, atravs das veias.

Estrutura do corao e fluxo do sangue pelas valvas cardacas.

A circulao atravs do corao direito e dos pulmes denominada circulao pulmonar ou pequena circulao. A circulao atravs do corao esquerdo conhecida como circulao sistmica, tambm chamada grande circulao ou circulao perifrica por suprir com o fluxo sanguneo todos os tecidos do corpo exceto os pulmes. Por sua vez, cada desses coraes uma bomba pulstil de duas cmaras, composta por um trio e um ventrculo. Cada trio uma fraca bomba que faz com que o sangue se desloque at o ventrculo. Os ventrculos, por sua vez, fornecem a fora de bombeamento principal que propele o sangue atravs (1) da circulao pulmonar, partindo do ventrculo direito, ou (2) da circulao perifrica, do ventrculo esquerdo. Mecanismos especiais no corao promovem a sucesso contnua de contraes cardacas, chamada de ritmo cardaco, transmitindo potenciais de ao pelo miocrdio, causando os batimentos rtmicos do corao. O msculo cardaco forma a parede muscular do corao (miocrdio). As contraes do msculo cardaco no esto sob controle voluntrio. A freqncia cardaca regulada intrinsecamente por um marcapasso composto de fibras musculares cardacas especiais que so influenciadas pela parte autnoma do sistema nervoso. As fibras musculares cardacas so cadeias de clulas unidas ponta a ponta por junes celulares. O msculo cardaco tambm um tipo de msculo estriado por causa de seu aspecto estriado ao microscpio. As fibras musculares cardacas possuem o mesmo padro geral de estriao que as fibras do msculo esqueltico; entretanto, elas so atravessadas, em intervalos, por discos intercalados - especialmente nas junes termino-terminais que so exclusivas

das fibras do msculo cardaco. Os discos intercalados so, na verdade, membranas celulares que separam as clulas miocrdicas umas das outras. Em relao s clulas musculares as clulas cardacas so menores e possuem um ou dois ncleos, mas possuem sarcolema, o mesmo mecanismo de contrao e tbulos T que as clulas musculares. 3.3 Fluxo sanguneo atravs do corao. O sangue que percorreu seu trajeto entre as clulas do corpo, retorna atravs das grandes veias veia cava superior e veia cava inferior ao trio direito. Essa cmara recebe todo o sangue desxigenado do corpo. A partir do trio direito, o sangue passa atravs da vlvula tricspide para o interior do ventrculo direito. Essa cmara bombeia o sangue atravs da vlvula semilunar pulmonar para o interior da artria pulmonar, a qual o transporta para os pulmes. Por essa razo, o lado direito do corao conhecido como lado pulmonar, enviando o sangue que circulou atravs do corpo para os pulmes para a reoxigenao. Aps receber um suprimento de oxignio, o sangue deixa os pulmes atravs das veias pulmonares, as quais o transportam de volta ao corao e para o interior do trio esquerdo. Do trio esquerdo, o sangue passa atravs da vlvula bicspide (mitral) para o interior do ventrculo esquerdo. O sangue deixa o ventrculo esquerdo, passando atravs da vlvula semilunar artica para a aorta, a qual, finalmente, o envia para todas as partes e sistemas do corpo. O lado esquerdo do corao conhecido como lado sistmico.

Fluxo sanguneo atravs do corao.

O volume de sangue bombeado para a circulao sistmica por unidade de tempo o dbito cardaco, tambm chamado volume-minuto cardaco j que dado pelo produto da freqncia cardaca pelo dbito sistlico (volume de ejeo) que o volume de sangue bombeado em cada contrao (cerca de 85 ml). A perfuso de um dado rgo, ou seja, a parcela do dbito cardaco que cada rgo recebe, depende de suas necessidades metablicas e da sua funo. Por exemplo, os rins, que desempenham parte importante no recondicionamento do sangue, processam um volume correspondente a aproximadamente 25% do total. Observe a tabela onde so apresentadas as porcentagens (aproximadas) do dbito cardaco processado em diferentes rgos. Porcentagem do dbito cardaco rgo Rins 25%

Corao 10% Fgado 10%

Crebro 18%

Das könnte Ihnen auch gefallen