Sie sind auf Seite 1von 8

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA CAMPUS BOA VISTA TECNLOGO EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

INCLUSO PARA DEFICIENTES

BOA VISTA 2010

MANOEL BARBOSA SANTOS JUNIOR GLAYDSON MOTA LOPES

INCLUSO PARA DEFICIENTES


Este projeto tem como finalidade a obteno de nota para o componente curricular Metodologia da Pesquisa Cientifica ministrado pelo professor Jorge.

BOA VISTA 2010

Tema A Incluso, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando a partir da dcada de 50. A incluso a modificao da sociedade como pr-requisito para que pessoa com necessidades especiais possa buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania (Sassaki, 1997). Segundo o autor, a incluso um processo amplo, com transformaes, pequenas e grandes, nos ambientes fsicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da prpria pessoa com necessidades especiais. Para promover uma sociedade que aceite e valorize as diferenas individuais, aprenda a conviver dentro da diversidade humana, atravs da compreenso e da cooperao (Cidade e Freitas, 1997). Problema A escola como espao inclusivo tm sido alvo de inmeras reflexes e debates. A idia da escola como espao inclusivo nos remete s dimenses fsicas e atitudinais que permeiam a rea escolar, onde diversos elementos como a arquitetura, engenharia, transporte, acesso, experincias, conhecimentos, sentimentos, comportamentos, valores etc. coexistem, formando este lcus extremamente complexo. A partir disto, a discusso de uma escola para todos tem suscitado inmeros debates sobre programas e polticas de insero de alunos com necessidades especiais. A grande polmica est centrada na questo de como promover a incluso na escola de forma responsvel e competente. Justificativa Sabemos tambm que nem todas as escolas esto preparadas para receber o aluno portador de uma deficincia e por vrios motivos, entre eles, porque os professores no se sentem preparados para atender adequadamente as necessidades daqueles alunos e porque os

escolares que no tm deficincia no foram preparados sobre como aceitar ou brincar com os colegas com deficincia. Hipteses A Educao Fsica Adaptada " uma rea da Educao Fsica que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento s caractersticas de cada portador de deficincia, respeitando suas diferenas individuais" (Duarte e Werner, 1995: 9). Segundo Bueno e Resa (1995), a Educao Fsica Adaptada para portadores de deficincia no se diferencia da Educao Fsica em seus contedos, mas compreende tcnicas, mtodos e formas de organizao que podem ser aplicados ao indivduo deficiente. um processo de atuao docente com planejamento, visando atender s necessidades de seus educandos. A Educao Fsica na escola se constitui em uma grande rea de adaptao ao permitir, a participao de crianas e jovens em atividades fsicas adequadas s suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem num mesmo mundo. O Programa de Educao Fsica quando adaptada ao aluno portador de deficincia, possibilita ao mesmo a compreenso de suas limitaes e capacidades, auxiliando-o na busca de uma melhor adaptao (Cidade e Freitas, 1997). Objetivos Geral O presente trabalho tem como objetivo geral evidenciar a incluso de deficientes em todas as modalidades de ensino do pas. Especfico Como objetivo especfico, a forma de incluso dos deficientes no ensino do pas seria a Educao Fsica Adaptada, j que todo o profissional de educao fsica adaptada tem de saber dar aula para deficientes, esse trabalho vem ento a evidenciar essa modalidade de Educao Fsica.

Referencial terico

A Incluso, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando a partir da dcada de 50. A incluso a modificao da sociedade como pr-requisito para que pessoa com necessidades especiais possa buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania (Sassaki, 1997). Segundo o autor, a incluso um processo amplo, com transformaes, pequenas e grandes, nos ambientes fsicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da prpria pessoa com necessidades especiais. Para promover uma sociedade que aceite e valorize as diferenas individuais, aprenda a conviver dentro da diversidade humana, atravs da compreenso e da cooperao (Cidade e Freitas, 1997). Na escola, "pressupe, conceitualmente, que todos, sem exceo, devem participar da vida acadmica, em escolas ditas comuns e nas classes ditas regulares onde deve ser desenvolvido o trabalho pedaggico que sirva a todos, indiscriminadamente" (Edler Carvalho, 1998, p.170). A escola como espao inclusivo tm sido alvo de inmeras reflexes e debates. A idia da escola como espao inclusivo nos remete s dimenses fsicas e atitudinais que permeiam a rea escolar, onde diversos elementos como a arquitetura, engenharia, transporte, acesso, experincias, conhecimentos, sentimentos, comportamentos, valores etc. coexistem, formando este lcus extremamente complexo. A partir disto, a discusso de uma escola para todos tem suscitado inmeros debates sobre programas e polticas de insero de alunos com necessidades especiais. A grande polmica est centrada na questo de como promover a incluso na escola de forma responsvel e competente. Quanto rea da Educao Fsica, a Educao Fsica Adaptada surgiu oficialmente nos cursos de graduao atravs da Resoluo 3/87 do Conselho Federal de Educao e que prev a atuao do professor de Educao Fsica com o portador de deficincia e outras necessidades especiais. Por isso sabemos que, muitos professores de Educao Fsica e hoje atuantes nas escolas no receberam em sua formao contedos e/ou assuntos pertinentes a Educao Fsica Adaptada ou a Incluso. Sabemos tambm que nem todas as escolas esto preparadas para receber o aluno portador de uma deficincia e por vrios motivos, entre eles, porque os professores no se sentem preparados para atender adequadamente as necessidades daqueles alunos e porque os escolares que no tm deficincia no foram preparados sobre como aceitar ou brincar com os colegas com deficincia.

A Educao Fsica Adaptada " uma rea da Educao Fsica que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento s caractersticas de cada portador de deficincia, respeitando suas diferenas individuais" (Duarte e Werner, 1995: 9). Segundo Bueno e Resa (1995), a Educao Fsica Adaptada para portadores de deficincia no se diferencia da Educao Fsica em seus contedos, mas compreende tcnicas, mtodos e formas de organizao que podem ser aplicados ao indivduo deficiente. um processo de atuao docente com planejamento, visando atender s necessidades de seus educandos. A Educao Fsica na escola se constitui em uma grande rea de adaptao ao permitir, a participao de crianas e jovens em atividades fsicas adequadas s suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem num mesmo mundo. O Programa de Educao Fsica quando adaptada ao aluno portador de deficincia, possibilita ao mesmo a compreenso de suas limitaes e capacidades, auxiliando-o na busca de uma melhor adaptao (Cidade e Freitas, 1997). Metodologia Metodologicamente, o trabalho deriva de PESQUISA de abordagem DESCRITIVA (do problema da incluso), EXPLORATRIA (do conhecimento do profissional de educao fsica adaptada), e EXPLICATIVA (da utilizao da metodologia em qualquer nvel de ensino). A PESQUISA tambm foi explorada no campo Bibliogrfico atravs da consulta a Livros, Documentos Jurdicos.

Referncias Bibliogrfica CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Noes sobre Educao Fsica e Esporte para Pessoas Portadoras de deficincia. Uberlndia, 1997. CORDE. Escola para todos. Braslia: CORDE, 1992. DUARTE, E.; WERNER, T. Conhecendo um pouco mais sobre as deficincias. Rio de Janeiro: ABT, 1995. EDLER CARVALHO, R. Temas em Educao Especial. Rio de Janeiro: WVA Ed., 1998. PEDRINELLI, V. J. Educao Fsica Adaptada: Conceituao e Terminologia. Braslia: MEC-SEDES, SESI-DN, 1994, p. 7-10. SASSAKI, Romeu K. Incluso. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: 1997. WERNER, D. Guia de Deficincias e Reabilitao Simplificada. Braslia: CORDE, 1994.

SUMRIO

1. 2. 3. 4. 5. 5.1. 5.2. 6. 7. 8.

Tema ...........................................................................................................

03

Problema ..................................................................................................... 03 Justificativa ................................................................................................. Hipteses .................................................................................................... Objetivos ..................................................................................................... Geral ........................................................................................................... Especfico ................................................................................................... Referencial terico ...................................................................................... Metodologia ................................................................................................ Referncias Bibliogrfica ............................................................................ 04 04 05 05 05 05 08 09

Das könnte Ihnen auch gefallen