Sie sind auf Seite 1von 17

Clula vegetal

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maro de 2011). Sinta-se livre para edit-la para que esta possa atingir um nvel de qualidade superior. A clula vegetal semelhante a clula animal mas contm algumas peculiaridades como a parede celular , vacolos e os cloroplastos. Est dividida em: componentes protoplasmticos que so um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o ncleo, retculo endoplasmtico, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocndrias, lisossomos e plastos e componentes no protoplasmticos so os resduos do metabolismo celular ou substncias de armazenamento. Inclui vacolos, parede celular e substncias ergstricas.

Esquema da estrutura de uma clula vegetal.

ndice

1 Vacolo 2 Substncias ergstricas 3 Plasto 4 Tecidos vegetais o 4.1 Tecidos meristemticos o 4.2 Tecidos parenquimticos o 4.3 Tecido de revestimento (epiderme e periderme) 4.3.1 Epiderme 4.3.2 Periderme o 4.4 Tecidos de sustentao (colnquima e esclernquima)

4.4.1 Colnquima 4.4.2 Esclernquima o 4.5 Tecidos de conduo 4.5.1 Xilema 4.5.2 Floema 5 Ver tambm 6 Ligaes externas

[editar] Vacolo
uma cavidade delimitada por uma membrana (tonoplasto) e contm o suco celular que composto de substncias ergstricas e algumas em clulas podem conter pigmentos como as flavonas e antocianinas. Clulas jovens geralmente tm vrios vacolos pequenos que ao longo de seu desenvolvimento se fundem em um mega vacolo. Eles atuam na regulao osmtica expulsando a gua da clula vegetal.

[editar] Substncias ergstricas


So substncias de reserva ou resduos - produtos do metabolismo celular.

Amido: so partculas slidas com formas variadas, pode ser encontrado no cloroplasto ou no leucoplasto. Formam gros com muitas camadas centradas em um ponto chamado hilo. Protena: as protenas ergstricas so material de reserva e se apresentam no endosperma de muitas sementes em forma de gros de aleurona. Lipdios: pode ocorrer em forma de leo ou gordura se for para armazenamento ou em forma de terpenos que so produtos finais como leos essenciais e resinas. Taninos: um grupo de compostos fenlicos que podem ficar em vrios rgos vegetais (se acumulam no vacolos) e podem impregnar a parede celular

[editar] Plasto
originado do protoplastdeo e tem configuraes diferentes, com vrias finalidades:

Cloroplastos so plastos de clorofila, responsveis pela fotossntese. S so encontrados em clulas expostas luz. So formados por uma membrana externa e uma interna que sofre invaginaes formando sacos empilhados, os tilacides. Alguns se dispem uns sobre os outros formando uma pilha chamada granum (plural = grana). A matriz interna chamada de estroma e pode conter grnulos de amido espalhados por ele. So derivados dos cromoplastos. Cloroplastos possuem seu prprio DNA e ribossomos, so relativamente independentes do resto da clula (principalmente do ncleo). Cromoplastos so plastos coloridos (contm pigmentos) de estrutura irregular e de maneira expassa que do origem aos cloroplastos. Seus principais pigmentos so os carotenides (colorao da cenoura) e xantofilas que do colorao para flores e frutos.

Leucoplastos so incolores e servem para acumular substncias diversas como protenas, amidos e lipdios. Dependendo da substncia que acumulam, recebem nomes diferentes: oleoplastos, proteoplastos, amiloplastos...

[editar] Tecidos vegetais


Os tecidos vegetais todos tm origem em tecido embrionrio, o meristemtico. Existem dois tipos:

Primrios: so originados diretamente das clulas do embrio. Secundrios: so originados de clulas j diferenciadas que retornam ao estgio embrionrio. Isso ocorre porque as clulas vegetais so capazes de se desdiferenciar, ao contrrio das clulas animais em que h diferenciao definitiva de todos os tecidos no embrio. Eles tambm so chamados de tecidos jovens, os tecidos originados dos meristemas so chamados de tecidos adultos.

[editar] Tecidos meristemticos


basicamente o tecido embrionrio na planta adulta que pode se dividir em novas clulas (atividade mittica) e produzir outros tecidos. As clulas meristemticas so geralmente de parede fina, com muito citoplasma e vacolo pequeno. Existem diversos tipos de meristemas na planta, com diferentes origens (primrio e secundrio) e posies. Os tecidos originados do meristema tambm so classificados em primrios e secundrios, por se originarem de meristemas primrios e secundrios.

Tecidos primrios: Protoderme (revestimento primrio), procmbio (vasculares primrios), meristema fundamental (sustentao e preenchimento) Tecidos secundrios: cmbio (vascular secundrio), felognio (revestimento secundrio)

Tipos de tecido meristemtico

Meristemas apicais: geralmente um primrio, fica nas extremidades de caules, razes e ramificaes e responsvel pelo crescimento primrio. Origina a protoderme [origina a epiderme], o procmbio [tecidos vasculares] e o meristema fundamental (tecidos de preenchimento e sustentao). Meristemas laterais: esto presentes em plantas com crescimento em espessura (secundrio). Formam novos tecidos de conduo e de revestimento (cmbio e felognio). Meristema intercalar: uma parte do meristema apical que se separou do pice durante o desenvolvimento da planta. bastante evidente nos entre ns de monocotilednea.

Os meristemas apicais tm uma estrutura prpria, com diferentes graus de diferenciao: Estrutura dos meristemas apicais

Protomeristema: formado pelas clulas iniciais do pice. Protoderme: d origem a epiderme Procmbio: origina xilema e floema

Fundamental: origina o parnquima, colnquima e esclernquima.

[editar] Tecidos parenquimticos


O parnquima o tecido de preenchimento adulto, origina-se do meristema fundamental e concentra a maioria das funes vegetais. formado de clulas polidricas, vivas, com grandes vacolos e pouca diferenciao (pode retomar a atividade meristemtica facilmente). Forma um tecido contnuo que pode ser encontrado em toda a planta, geralmente h muito espao intercelular e o citoplasma das clulas se comunica. Tipos de parnquima

Aerfero ou Aernquima: tem espaos intercelulares muito desenvolvidos que acumulam ar e encontrado muito comumente em plantas aquticas. Suas clulas tm formas variadas, como braciformes, retangulares e etc. Clorofiliano ou clornquima: rico em cloroplastos e responsvel pela fotossntese. encontrado principalmente no mesfilo foliar, em caules jovens e razes areas. Suas clulas podem ter um vacolo grande que empurra os cloroplastos para perto da parede optimizando a absoro de gases. Aqufero: especializado e estocagem de gua, comum em plantas de ambiente seco. Suas clulas podem conter mucilagem (polissacardeo hidrfilo). Parnquima de reserva: acumula substncias de reserva, rico em leucoplastos. Parnquima de preenchimento: so clulas isodiamtricas com pequeno espao intercelular. encontrado principalmente no crtex do caule e da raiz.

[editar] Tecido de revestimento (epiderme e periderme)


[editar] Epiderme A epiderme o tecido de revestimento primrio originado da protoderme, geralmente de camada nica (unisseriado) e no possui espaos intercelulares. Em rgos areos, revestida pela cutcula, que reduz o ressecameto. Pode ser substituda por um tecido secundrio a periderme. Pode apresentar uma grande variedade de estruturas como papilas, escamas, estmatos, acleos, espinhos e tricomas (plos). Acleos so expanses pluricelulares pontiagudas da epiderme com funo de defesa, so fceis de remover e so diferentes dos espinhos que so folhas modificadas. Espinhos so modificaes do caule ou da folha. Papilas so clulas onduladas presentes em flores (ptalas principalmente) que lhe do um aspecto aveludado, podem produzir perfumes e nctar. s vezes so consideradas um tipo de tricoma. Tricomas so apndices da epiderme originados de clulas chamadas tricoblastos e podem ser uni ou pluricelulares e de estrutura variada. Evitam o aquecimento excessivo, evitam ou facilitam perda de gua, digerem presas, protegem contra predadores e ajudam na disperso de sementes (algodo). Tipos de tricoma

No glandulares: Tem como funo fazer a capacitao de luz, para a sobrevivencia da luz. Glandulares: secretam leos, essncias, enzimas, substncias urticantes e acumulam nutrientes (suco de laranja).

Secretor de sal: livra-se do excesso de sal do organismo (exemplo: avicenia). Plos radiculares: tricomas da raiz que aumentam sua superfcie de absoro. Colteres: tricomas especiais que secretam mucilagem no pice de alguns caules. Hidatdios: secretam solues aquosas de cidos orgnicos.

Estmatos so estruturas de troca gasosa compostas de duas clulas-guarda em forma de rim que regulam a abertura de um orifcio, o ostolo. Normalmente, abaixo dos estmatos h uma cavidade, cmara subestomtica. Geralmente so cercados de clulas com a mesma origem das clulas-guarda, clulas subsidirias, que so usadas para classific-los. As clulas-guarda possuem cloroplastos e tem uma parede celular mais espessada na parte do ostolo e se abrem quando as clulas-guarda ficam trgidas. So encontrados em quase todos os rgos areos das plantas. As folhas tambm so classificadas de acordo com a posio ocupada pelos estmatos.

Anfistomatica:estomatos em ambas as faces. Hipostomatica: somente na face inferior (abaxial). Epistomatica: somente na face superior (adaxial).

Tipos de estmatos

Anomcito ou ranunculeceos: no possui clula subsidiria, cercado de vrios tipos de clulas epidrmicas. Anisoctico ou crucfero: trs subsidirias, uma maior que as outras. Paracticos ou rubiceos: duas clulas subsidirias paralelas. Diocticos: Presena de clulas anexas perpendiculares. Ciclocticos: clulas formando um crculo ao redor das celulas guarda. Tetractico: com quatro clulas, duas laterais e duas polares. Comum em monocotiledneas.

[editar] Periderme A periderme um tecido de revestimento secundrio que substitui a epiderme em plantas com crescimento secundrio muito acentuado ou em regies danificadas. suberificado (contm muito sber) e geralmente composto de trs camadas: felognio, feloderme e felema. O sber um bom isolante acstico, trmico e impermevel gua. Partes da periderme

Felognio: um meristema lateral, secundrio que se origina da epiderme ou de clulas parenquimticas do crtex e floema. As clulas tm um formato retangular e no deixam espaos entre si. Feloderme: um tecido parenquimtico produzido pelo felognio, pode faltar em algumas plantas. Fica para dentro da planta. Felema (sber ou cortia): formado de clulas semelhantes as do felognio, mas com paredes espessadas e suberificadas e mortas quando maduras. No h tecidos vivos acima da periderme.

Para manter os estmatos funcionando, o felognio produz muitas clulas parenquimticas alocadas com amplos espaos intercelulares na regio estomtica o que

permite que as trocas gasosas continuem. Essa regio chamada lenticela. Lenticelas Em algumas plantas o primeiro felognio substitudo por outro mais profundo e assim por diante at que o felognio seja produzido pelo floema. Conforme o felognio produz felema, as camadas mais antigas se desprendem, isso , o ritidoma (a casca de rvore).

[editar] Tecidos de sustentao (colnquima e esclernquima)


[editar] Colnquima formado de clulas vivas, justapostas (sem espaos) com paredes espessadas desigualmente. Serve como tecido de sustentao em rgos jovens e em herbceas maduras, nunca lignificado, encontrado nas margens de folhas ou em suas nervuras maiores e no caule, em forma de cilindro ou faixas longitudinais. Geralmente fica logo abaixo da epiderme. Tipos de colnquima

Angular: as paredes formam ngulos entre si Laminar ou lamelar: as paredes formam lminas com as clulas anteriores e posteriores Lacunar: surgem espaos entre as clulas Anelar Radial: clulas paralelas, alongadas e alocadas radialmente.

[editar] Esclernquima Pode ter origem primria ou secundria. um tecido de sustentao, como o colnquima, entretanto, devido parede secundria muito espessada e lignificada, o protoplasma morto na maturidade. Confere grande resistncia e dureza ao tecido, oferecendo sustentao e elasticidade. Tipos de esclernquima

Fibras: so clulas alongadas, com as extremidades afiladas. Escleredes: so clulas que podem possuir vrios formatos, desde clulas curtas, irregulares, at clulas com alongadas, retangulares, ou com pontas.

Tipos de fibras

Libriforme: possuem pontoaes diminutas, simples ou areoladas. Septadas: apresentam protoplasto vivo e septos internos; encontradas no xilema e no floema. Fibrotraquedes: possuem pontoaes areoladas bem evidentes na parede. Gelatinosas: a parede celular rica em celulose e pobre em lignina.

Tipos de escleredes

Clula ptrea: encontrado no floema e na polpa de certos frutos (pra) , tem forma quase isodiamtrica. Macroscleredeo: clulas longas, encontrada na testa de muitas sementes.

Fisiologia vegetal
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Em botnica, designa-se fisiologia vegetal ao estudo das funes, ou fisiologia, das plantas Esta disciplina debrua-se sobre o estudo de vrios processos e temas fundamentais tais como:

Fotossntese Respirao celular Nutrio vegetal Hormnio vegetal Tropismos Nastismos Fotoperiodismo Fotomorfognese Ritmos circadianos Fisiologia do estresse Germinao de sementes Dormncia Funo dos estomas e transpirao (relaes hdricas)

ndice

1 Conceito 2 Conceito de Planta 3 Composio dos Vegetais o 3.1 Membrana Plasmnica ou Plasmdica o 3.2 Vacolos o 3.3 Ncleo o 3.4 Sistemas de Endomembranas o 3.5 Mitocndrias o 3.6 Plastdios o 3.7 Microcorpos o 3.8 Citoesqueleto o 3.9 Parede celular o 3.10 Plasmodesmos 4 Clulas e tecidos o 4.1 Tipos celulares o 4.2 Sistema vascular o 4.3 Xilema o 4.4 Floema 5 rgos

[editar] Conceito
A fisiologia vegetal estuda os fenmenos vitais que acontecem nas plantas. Estes fenmenos podem referir-se ao metabolismo vegetal; ao desenvolvimento vegetal; ao movimento vegetal ou a reproduo vegetal. Os fenmenos relativos a herana constituem uma parte to importante da fisiologia que forma uma disciplina independente: a gentica.

soma de todos os processos e estruturas que contribuem para a vida de uma planta. interdisciplinar e avana rapidamente como cincia. a relao entre estrutura e funo essencial. as plantas so organismos dinmicos.

[editar] Conceito de Planta


algas, plantas superiores e inferiores variaes contnuas de um mesmo tema. nosso foco principal ser em Angiospermas (plantas com flor superiores)

[editar] Composio dos Vegetais


a clula a unidade fundamental. clulas contm protenas, cidos nuclicos, lipdios, carboidratos e muitas outras coisas...

[editar] Membrana Plasmnica ou Plasmdica


camada dupla de lipdios na qual os fosfolipdios predominam. altamente fluida, impermevel a maioria das molculas polares. contm muitas protenas (tanto integrais como perifricas) envolvidas na estruturas e transporte.

[editar] Vacolos

exclusivos s plantas e fungos vesculas internas grandes (>90% do volume da clula) envolta pelo tonoplasto. funes mltiplas- mantm a presso de turgor, forma do citoplasma, armazenamento, regulao do citoplasma.

[editar] Ncleo

centro controlador da clula (com DNA)

[editar] Sistemas de Endomembranas


organelas ligadas membrana retculo endoplasmtico (RE) liso e rugoso (este com ribossomos). sntese de protenas e processamento. dictiossomos (golgi)-processador de glicoprotenas.

[editar] Mitocndrias

local da respirao celular, metabolismo do carbono; organela de membrana dupla; produo de energia sob forma de ATP semi-autnoma (tem seu DNA prprio)

[editar] Plastdios

exclusivo s plantas. famlia de organelas com membranas duplas derivadas de pr-plastdios. cloroplastos, leucoplastos, cromoplastos. semi-autnomos (cloroplastos tem seu prprio DNA)

[editar] Microcorpos

peroxissomos metabolismo da catalase e glicolato, desmanche de toxinas. glioxissomos quebra de gorduras em acares. hidrogenossomas

[editar] Citoesqueleto

microfibrilas de celulose, microtbulos de tubulina e microfilamentos de actina para estruturao da clula. estruturas dinmicas envolvidas em muitos processos fusos mitticos, orientao da parede celular, deposio de celulose, correntes citoplasmticas

[editar] Parede celular


parede primria primariamente celulose e hemicelulose, pectinas elstica para permitir crescimento. parede secundria altamente lignificada para resistncia.

[editar] Plasmodesmos

canais ligados s membranas entre as clulas.

[editar] Clulas e tecidos


[editar] Tipos celulares

parnquima; colnquima e esclernquima.

[editar] Sistema vascular


sistema de bombeamento localizado no cilindro central (estelo) da raiz e no tecido vascular de caules e folhas.

[editar] Xilema

consiste de traquedes ocas e elementos de vasos. morto na maturidade funcional; transporte de gua e sais. e

[editar] Floema

vivo na maturidade, mas sem ncleo nas clulas; envolvido no transporte de seiva elaborada (composta basicamente de glicose).

[editar] rgos

Razes, folhas e caules. A variedade chave.

[Esconder]
ve

Botnica
Etnobotnica Paleobotnica Palinologia Anatomia vegetal Ecologia vegetal Evo-devo Subdisciplinas da Botnica Morfologia vegetal Fisiologia vegetal Dendrologia (Dendrometria)

Plantas Partes da planta

Histria evolutiva das plantas Algae Bryophyta Pteridophyta Gimnospermae Angiospermae Caule Estmato ou estoma Floema Flor Fruto Folha Madeira Meristema Raiz Xilema

Clorofila Cloroplasto Fitormnio ou hormona Clulas vegetais vegetal Fotossntese Parede celular Plastdeo Transpirao Alternncia de geraes Dioico Esporo Ciclo da vida Esporfito Gametfito Plen Polinizao Semente Nome botnico Nomenclatura botnica Taxonomia Herbrio IAPT ICBN Sistema APG II Species Plantarum Defesa contra herbivoria Carnivoria Ecologia Protocarnivoria Fitossociologia Fitocenose Sndrome floral

Categoria Portal

Este artigo sobre Botnica, integrado no Projeto Plantas um esboo. Voc pode ajudar a Wikipdia expandindo-o. Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fisiologia_vegetal&oldid=27202555" Categoria:

Fisiologia vegetal

Categorias ocultas:

!Esboos maiores que 5000 bytes !Esboos sobre botnica

Ferramentas pessoais

Entrar / criar conta

Espaos nominais

Artigo Discusso

Variantes Vistas Aes Busca


Especial:Pesquisa

Ler Editar Ver histrico

Pesquisa

Navegao

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro

Colaborao

Boas-vindas Ajuda Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes Estaleiro Criar pgina Pginas novas Contato Donativos

Imprimir/exportar

Criar um livro Descarregar como PDF Verso para impresso

Ferramentas

Pginas afluentes Alteraes relacionadas Carregar ficheiro Pginas especiais Ligao permanente Citar esta pgina

Noutras lnguas

Asturianu Catal esky Dansk Deutsch English Espaol Eesti Franais Galego Hrvatski Magyar Italiano Basa Jawa Lietuvi Latvieu

Norsk (bokml) Polski Slovenina / Srpski Svenska Trke Ting Vit Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 17h21min de 9 de outubro de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes. Poltica de privacidade Sobre a Wikipdia Avisos gerais Verso mvel

primria, eles se organizam em feixes vasculares, originados a partir do procmbio, onde geralmente o floema fica voltado para o exterior do rgo, e o xilema, para o interior. Quando a planta aumenta em espessura, o chamado crescimento secundrio, este incremento gerado pela atividade do cmbio vascular, que vai originar o floema e o xilema secundrios. Os feixes vasculares podem ser classificados de acordo com a posio do xilema e do floema. Tipos de feixe

Colateral: xilema de uma lado e floema do outro. Bicolateral: floema de ambos os lados do xilema. Concntrico: quando o xilema circunda totalmente o floema (perixilemtico ou anfivasal) ou o floema circunda totalmente o xilema (perifloemtico ou anficrival).

O primeiro elemento do xilema primrio formado pelo procmbio o protoxilema, seguido do metaxilema. No floema primrio ocorre o mesmo: o primeiro elemento do floema primrio formado pelo procmbio o protofloema, seguido do metafloema. Geralmente os elementos do protoxilema e protofloema perdem logo a funo, com o crescimento da planta. Se a planta uma monocotilednea, o seu sistema vascular

permanece em estrutura primria por toda a sua vida, e o metaxilema e o metafloema so os elementos funcionais. [editar] Xilema composto por fibras, parnquima e os elementos traqueais. O xilema secundrio possui clulas de parnquima axial e radial. Partes do xilema

Fibras: fornecem suporte e podem atuar no armazenamento de substncias, como o caso das fibras septadas, que so vivas. Clulas parenquimticas: funo de reserva e conduo a curta distncia. Elementos traqueais: so as clulas que fazem a conduo do xilema. Possuem paredes lignificadas e espessas, e so clulas mortas quando maduras. Existem dois tipos de elementos traqueais: traquedes e elementos de vaso. Traquedes: so clulas alongadas com paredes no perfuradas, e acumulam as funes de sustentao e conduo. Se comunicam atravs de pontoaes areoladas, presentes nas suas paredes laterais. So considerados os elementos traqueais mais antigos, encontradas em Gimnospermas e Pteridfitas. Elementos de vaso: possuem pontuaes areoladas nas paredes laterais e perfuraes nas paredes terminais, denominada placa de perfurao. Os vrios elementos de vaso se conectam atravs da placa, formando um vaso. Tipos de elementos de vaso: anelados; espiralados; reticulados; escalariformes e ou pontuao.

[editar] Floema composto por fibras ou escleredes, parnquima e elementos crivados. O floema secundrio possui clulas de parnquima axial e radial. Partes do floema

Fibras/escleredes: fornecem suporte. Os elementos crivados no funcionais geralmente sofrem lignificao e espessamento de suas paredes, se transformando em fibras ou escleredes. Clulas parenquimticas: funo de reserva e conduo a curta distncia. Elementos crivados: so as clulas condutoras do floema, vivas porm anucleadas na maturidade. Dividem-se em clulas crivadas e elementos de tubo crivado. o Clulas crivadas: clulas com reas crivadas nas paredes laterais; ocorrem em Gimnospermas e Pteridfitas. o Elementos de tubo crivado: possuem reas crivadas nas parades laterais e reas especializadas nas paredes terminais, denominadas placas crivadas. Os elementos de tubo crivado se enfileiram formando o tubo crivado; ocorrem na maioria das Angiospermas. Clulas companheiras: suprem metabolicamente o elemento de tubo crivado, e so intimamente associadas a estes, tendo a mesma origem: a partir de uma nica clula inicial procambial/cambial.

Clulas albuminosas: suprem metabolicamente as clulas crivadas, mas estas no tm a mesma origem.

[editar] Ver tambm

Clula Animal

[editar] Ligaes externas

A clula vegetal
[Esconder]

ve

Botnica
Etnobotnica Paleobotnica Palinologia Anatomia vegetal Ecologia vegetal EvoSubdisciplinas da Botnica devo Morfologia vegetal Fisiologia vegetal Dendrologia (Dendrometria) Histria evolutiva das plantas Algae Plantas Bryophyta Pteridophyta Gimnospermae Angiospermae Caule Estmato ou estoma Floema Flor Partes da planta Fruto Folha Madeira Meristema Raiz Xilema Clorofila Cloroplasto Fitormnio ou hormona Clulas vegetais vegetal Fotossntese Parede celular Plastdeo Transpirao Alternncia de geraes Dioico Esporo Ciclo da vida Esporfito Gametfito Plen Polinizao Semente Nome botnico Nomenclatura botnica Taxonomia Herbrio IAPT ICBN Sistema APG II Species Plantarum Defesa contra herbivoria Carnivoria Ecologia Protocarnivoria Fitossociologia Fitocenose Sndrome floral

Categoria Portal

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_vegetal" Categorias: Clulas | Histologia vegetal Categoria oculta: !Pginas a reciclar desde maro de 2011
Ferramentas pessoais

Entrar / criar conta

Espaos nominais

Artigo Discusso

Variantes Vistas Aes Busca


Especial:Pesquisa Pesquisa

Ler Editar Ver histrico

Navegao

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro

Colaborao

Boas-vindas Ajuda Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes Estaleiro Criar pgina Pginas novas Contato Donativos

Imprimir/exportar

Criar um livro Descarregar como PDF Verso para impresso

Ferramentas

Pginas afluentes Alteraes relacionadas

Carregar ficheiro Pginas especiais Ligao permanente Citar esta pgina

Noutras lnguas

Catal esky English Espaol Eesti Euskara Franais Galego Bahasa Indonesia Italiano Lietuvi Latvieu Nederlands Polski Romn Simple English Slovenina Slovenina / Srpski Svenska Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 13h20min de 4 de outubro de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes. Poltica de privacidade Sobre a Wikipdia Avisos gerais Verso mvel

Das könnte Ihnen auch gefallen