Sie sind auf Seite 1von 3

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Desafio de Aprendizagem
Passos:
1) Escolha uma determinada rea de seu interesse (comercial, agropecuria, industrial, bancria, de transportes, educacional, entre outras); 2) Utilize livremente a internet e faa o levantamento de pelo menos trs empresas que tenham suas Demonstraes Contbeis publicadas na internet e que sejam de consulta livre; 3) Analise as Demonstraes Contbeis publicadas e identifique: a) Em conformidade Lei das Sociedades por Aes, ao fim de cada exerccio social, uma entidade deve apresentar, obrigatoriamente, quais demonstraes contbeis? b) O Balano Patrimonial das trs empresas analisada encontram-se estruturados de acordo com o estudo visto na disciplina de Teoria da Contabilidade, e em conformidade s recentes alteraes introduzidas pelas Leis 11.638/07 e Lei 11.941/09? Elabore um texto identificando quais as principais divergncias ou convergncias dos demonstrativos apresentados.

ATIVO Circulante Disponvel e Realizvel no Curto Prazo No Circulante Realizvel a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangvel

PASSIVO Circulante Valores a pagar no Curto Prazo No Circulante Exigvel a Longo Prazo Patrimnio Liquido Capital Social Reservas de capital Ajustes de Avaliao Patrimonial Reservas de lucros Aes em tesouraria Prejuzos Acumulados, etc.

c) Analise as DFCs publicadas e identifique se sua estrutura de apresentao est de acordo com a proposta da Lei 11.638/07. Existe alguma divergncia ou convergncia nas DFCs? Esto publicadas pelo mtodo direto ou indireto? DFC Operaes Receita Recebida (-) Caixa despendido nos custos (-) Despesas pagas Caixa gerado no negcio Financiamentos Novos Financiamentos (-) Amortizao de Financiamentos (-) Pagamento de Dividendos Caixa aps Financiamento Investimentos (-) Compra de Novos Imobilizados Resultado do Caixa no Perodo d) No Relatrio da Administrao das trs empresas, verifique se atendem s principais informaes neste item. d.1) dados estatsticos diversos. d.2) indicadores de produtividade. d.3) desenvolvimento tecnolgico. d.4) a empresa no contexto socioeconmico. d.5) polticas diversas: recursos humanos, exportao etc. d.6) dados do oramento de capital. d.7) projetos de expanso. d.8) desempenho em relao aos concorrentes.

e) Qual o parecer dos auditores independentes em relao aos demonstrativos? Teve ressalva? Sem ressalva? Segundo o parecer dos auditores, todos os demonstrativos observam os Princpios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade? Descreva e exemplifique. f) Nos Balanos h registro de ATIVOS INTANGVEIS? Identifique quais so eles. g) Qual o valor do Passivo Oneroso das empresas? h) Qual o valor do Passivo no Oneroso das empresas? i) Identifique qual o valor dos CUSTOS OPERACIONAIS das empresas, por meio da Demonstrao do Resultado do Exerccio. j) Identificar a existncia de Notas Explicativas nas Demonstraes Contbeis analisadas e demonstrar os seus objetivos dentro da Demonstrao em que encontram-se inseridas. k) Identificar a observncia dos Princpios da Contabilidade, dos Postulados e das Convenes na elaborao das Demonstraes Contbeis, explicitando exemplos de sua observncia. l) Explicite algumas informaes fornecidas pelas Demonstraes Contbeis analisadas, relacionando-as aos tipos de usurios (internos e externos) a que se destinam, em conformidade s suas necessidades de informao. m) Identifique, nas contas do Ativo, as caractersticas de seus elementos, citando exemplos. n) Identifique, nas contas do Passivo as caractersticas de seus elementos, citando exemplos. o) Qual o objetivo e o objeto da Contabilidade? Analisando as Demonstraes Contbeis selecionadas, o objetivo da Contabilidade foi alcanado?

Das könnte Ihnen auch gefallen