Sie sind auf Seite 1von 5

QUMICA

CINTICA QUMICA
1. DEFINIO

Estuda a velocidade das reaes qumicas, bem como os fatores que a influenciam. 1.1. Clculo da Velocidade Mdia (Vm) Vm = n t Onde: n = Variao do nmero de Mol consumido ou formado. t = Variao do tempo. Exemplo:
1N2( g) + 3H2( g ) 2NH3(g)

Cuidado, pois nem toda coliso dar origem a uma reao. Para que a mesma ocorra, a coliso tem que ser efetiva ou eficaz. - Choques bem orientados. - Energia de ativao.
3. ANLISE GRFICA

Grfico 01
H/E ECA HR R complexo ativado energia de ativao

tempo da n total de mols reao (min) de n2(g) consumido

0 3 6 9

0 12 18 21

H HP P Caminho da Reao

Observe o clculo da velocidade mdia de consumo de N2(g) nos trs intervalos de tempo: Instante 0 a 3 minutos:
n 12 0 = = 4 mols / min T 30 Instante 3 a 6 minutos: n 18 12 Vm = = = 2 mols / min T 63 Instante 6 a 9 minutos: n 21 18 Vm = = = 1 mols / min T 96 Vm =

Observando a estequiometria da reao (1+32), conclui-se que a velocidade mdia de consumo do H2(g) o triplo da velocidade mdia de consumo do N2(g) e que a velocidade mdia de obteno de NH3(g) o dobro da velocidade de consumo do N2(g). Observe tambm que, medida que o tempo passa, a velocidade mdia da reao diminui, isto ocorre devido a uma diminuio da concentrao dos reagentes (Vm ~ [R ]) .
2. CONDIES PARA QUE OCORRA UMA REAO

Complexo Ativado (CA) - ponto de maior energia, onde ocorrem as colises efetivas ou eficazes. Energia de Ativao (EAT) - a energia mnima necessria para que a reao ocorra. ECA Energia do complexo ativado. EAT ECA - HR. Note que, como a energia (Entalpia) do produto inferior energia do reagente, a reao se deu com liberao de energia, sendo ento denominada Reao Exotrmica. Uma reao exotrmica pode ser equacionada de duas maneiras:
Reagente Produto + Energia Reagente - Energia Produto

H = HP - HR H < 0 Reao Exotrmica Grfico 2:


H/E Complexo ativado E CA HP P Energia de ativao

a) FUNDAMENTAIS: - Afinidade qumica. - Contato entre os reagentes. b) COMPLEMENTARES: - Colises efetivas e eficazes.

R HR

H>0

Caminho da Reao

Editora Exato

12

Note que, como a energia do produto maior que a energia do reagente, a reao se deu com absoro de energia, sendo ento denominada reao endotrmica. Como a entalpia do produto maior que a entalpia do reagente, podemos equacionar a reao das seguintes maneiras:
Reagente + EN produto Reagente produto EN

d) PRESSO: Reduzindo o volume, diminui-se a distncia entre as molculas, aumentando, assim, o nmero de colises. Conseqentemente, aumentaremos a presso e a velocidade da reao. Logo:
volume, nmero de colises, presso, velocidade da reao

como: H = Hp - Hr H > 0 Reao Endotrmica


4. RELAO ENTRE ENERGIA DE ATIVAO X VELOCIDADE DA REAO

Como a energia de ativao a energia mnima necessria que as molculas reagentes devem adquirir para que a reao ocorra, quanto menor a energia de ativao, maior a facilidade que as molculas reagentes tm de atingir o estado de transio (complexo ativado) e, como conseqncia, maior a velocidade de reao qumica. Quanto menor a EAT, maior ser a velocidade da reao
5. FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DAS REAES

So os que alteram o nmero de colises efetivas ou eficazes por unidade de tempo. Dentre eles, podemos citar: a) CONCENTRAO: Quanto maior a concentrao, maior ser a probabilidade de haver coliso efetiva entre as partculas. Conseqentemente, maior ser a velocidade da reao. A cada temperatura, a velocidade de uma reao diretamente proporcional ao produto das concentraes molares dos reagentes, elevadas a expoentes determinados experimentalmente. b) TEMPERATURA: Aumentando-se a temperatura, ocorre um aumento da energia cintica das molculas reagentes, aumentando, assim, a velocidade das colises efetivas acarretando o aumento da velocidade da reao. c) SUPERFCIE DE CONTATO: Quanto maior a rea de contato entre os reagentes, maior a quantidade de colises efetivas ou eficazes e, como conseqncia, maior a velocidade da reao.

e) CATLISE: Os catalisadores orientam as colises para que elas dem origem reao. Assim sendo, ocorre uma diminuio da energia de ativao, aumentando a velocidade da reao. Nos seres vivos, as enzimas atuam como catalisadores altamente especficos. Catalisadores so substncias capazes de acelerar uma reao sem sofrerem alterao, isto , podem participar do mecanismo da reao, porm, do jeito que entra como reagente, sai como produto da mesma forma e na mesma quantidade. Um catalisador acelera a reao, mas no aumenta o seu rendimento, isto , produz a mesma quantidade de produto, mas num perodo de tempo menor (aumenta a velocidade da reao). O catalisador no altera o H da reao. Um catalisador acelera tanto a reao direta quanto a inversa, pois diminui a energia de ativao de ambas.
ESTUDO DIRIGIDO

Amostras de magnsio foram colocadas em solues de cido clordrico a diversas concentraes e temperaturas, havendo total dissoluo do metal e desprendimento do hidrognio gasoso. Observaram-se os seguintes resultados: No da amostra I II III IV Massa de magnsio 2,00 g 0,40 g 0,40 g 0,50 g Tempo para dissolver 10,0 min 2,0 min 1,0 min 1,0 min

a) Em qual caso a velocidade mdia da reao foi maior? b) Em qual caso desprendeu-se maior quantidade de hidrognio? Mostre como voc chegou a essa concluso. A combusto da amnia representada pela seguinte equao qumica: 4 NH3(g) + 5 O2(g) 4 NO(g) + 6 H2O(g) Mediu-se a velocidade da reao em determinado momento e observou-se que a amnia estava sendo queimada numa velocidade de 0,24 mol.L-1.s-1.
13

Editora Exato

A esse respeito, responda: qual a velocidade de consumo do gs oxignio?


EXERCCIOS RESOLVIDOS

Num determinado meio onde ocorre a reao: N2O5 N2O4 + O2 observou-se a seguinte variao na concentrao do N2O5 em funo do tempo:

[N2O5]/ 0,233 0,200 0,180 0,165 0,155 mol.L-1 Tempo/s 0 180 300 540 840 Calcule a velocidade mdia da reao no intervalo de 3 a 5 minutos. Resoluo: Usando a frmula de velocidade mdia, Vm =

duto so impedidas de sofrer reaes em que perderiam eltrons. 3 Se a instruo contida no rtulo for devidamente seguida, haver o retardamento das reaes endotrmicas de decomposio do alimento. 4 Se a embalagem estiver estufada, h indcios de que houve reao com formao de gases e que, nessas condies, o alimento considerado imprprio para o consumo. 2 O biodigestor uma das solues tecnolgicas para o tratamento do lixo consiste em um reservatrio no qual so favorecidas as condies para a decomposio de matria orgnica em seu interior por meio da ao de bactrias aerbias. O conhecimento a respeito de cintica qumica permite entender aspectos relativos aos processos que ocorrem nesse sistema. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. 1 De acordo com a teoria das colises, um aumento de temperatura no interior de um biodigestor tende a aumentar a velocidade das reaes qumicas. 2 A moagem do material a ser colocado no biodigestor provocar a reduo da velocidade das reaes qumicas de decomposio, devido diminuio do tamanho dos fragmentos a serem decompostos. 3 O trabalho de decomposio das bactrias poder ser acelerado por meio do aumento da concentrao do oxignio no interior do biodigestor. 4 Segundo a teoria cintica, nem todas as colises entre as molculas dos gases no interior do biodigestor resultaro na formao de produtos. Determinar o tempo em que duas molculas levam para reagir entre si um desafio para os qumicos. Como difcil rastrear uma molcula individual em soluo, os cientistas tm se contentado com clculo de tempos mdios, obtidos a partir de um grande nmero delas. Num volume muito pequeno de soluo, portanto com menor nmero de molculas presentes, eles detectam uma luz fraca emitida quando duas molculas colidem.
Cincia hoje 09/95.

2 Algumas substncias componentes desse pro-

[N 2 O5 ] , podemos calcular a velocidade mdia. T

Como o tempo varia de 3 a 5 minutos e na tabela apresentada o tempo est em segundos, precisamos transformar. Utilizando a frmula: Vm = Vm=0,01 mol.L-1.s-1. 2

0,180 200 , 53

A combusto do butano corresponde equao: C4H10 + 6,5 O2 4 CO2 + 5 H2O. Se a velocidade da reao for 0,05 mol de butano por minuto, determine a velocidade de formao do CO2. Resoluo: Avaliando a equao qumica, percebe-se que a proporo de butano e CO2 de 1:4, isto , quando 1 mol de butano reage, quatro mols de CO2 so formados. Desta forma, se a velocidade do butano igual a 0,05 mol/min, a velocidade do CO2 ser 0,2 mol/min. 3
EXERCCIOS

Em um supermercado, um consumidor leu o seguinte texto no rtulo da embalagem lacrada de um produto alimentcio: Contm antioxidante EDTA clcio dissdico. Conservar em geladeira depois de aberto. Embalado a vcuo.

Considerando que o prazo de validade do produto ainda no est vencido, julgue os itens que se seguem.

1 O ar puro um bom conservante deste alimento.

Com relao ao texto, julgue os itens. 1 Pela impossibilidade de determinar a velocidade de uma molcula, calculase a mdia das velocidades. 2 Para que duas molculas possam reagir preciso que haja coliso entre elas.
14

Editora Exato

3 o fato de os cientistas detectarem uma luz fra-

ca emitida concluise tratar de uma reao endotrmica (absorve calor).

Um estudante mediu o tempo gasto para o trmino da dissoluo de comprimidos efervescentes em quatro testes realizados, nas condies especficas na tabela abaixo. Analise os resultados obtidos e mostrados na tabela. Teste I II III IV Condies do comprimido Inteiro Inteiro Inteiro Triturado Condies de Tempo de temperatura dissoluo Temperatura 36 s ambiente Gelada 45 s Quente 27 s Temperatura 13 s ambiente 6

energia da reao que leva ao escurecimento dos alimentos. 3 Os alimentos conservam-se por meio de refrigerao devido ao aumento das colises entre as molculas das substncias que os compem. 4 Infere-se do texto que o dixido de enxofre oxida-se mais facilmente que as substncias do alimento ao qual ele adicionado. Suponha duas reaes diferentes. A + B C + D e X + Y T + Z. cujos caminhos energticos esto representados abaixo:
Energia

2 A presena de dixido de enxofre diminui a

E1

Julgue os itens abaixo. 1 O nmero de colises efetivas por segundo entre as partculas dos reagentes foi maior no teste II. 2 No teste III, a velocidade da reao foi maior do que nos testes anteriores, devido diminuio da energia cintica das partculas dos reagentes. 3 Segundo os dados da tabela, uma indstria qumica poderia aumentar a sua produo diria, usando sistemas de refrigerao nos seus reatores (tanques em que se processam as reaes). 4 Segundo os dados da tabela, provavelmente os bombeiros teriam mais dificuldade em apagar um incndio em um depsito de papel picado do que em um depsito de papel armazenado em fardos, em idnticas condies de pronto atendimento. 5 Muito provavelmente, os primrdios da qumica relacionam-se necessidade da conservao de alimentos, que realizada por meio do controle das reaes qumicas que neles ocorrem. Esse controle pode ser feito de diversas maneiras, inclusive pelo uso de substncias conservantes, como o dixido de enxofre, que controla o escurecimento de alimentos, agindo como antioxidante. Com o auxlio do texto, julgue os itens abaixo, relacionados ao controle das reaes ocorridas nos alimentos. 1 Para a indstria alimentcia, no vantajoso aumentar a concentrao de dixido de enxofre nos alimentos, pois isso acarretaria um aumento na velocidade de decomposio dos mesmos.

E3 T + Z E4 A+B E2 C+D Caminho da reao X+Y

Com base nesses grficos, julgue as afirmaes abaixo.

1 A reao A + B

C + D, por ser uma reao exotrmica, ocorre mais rapidamente do que X

+ Y T + Z. 2 E3 corresponde energia de ativao da reao X+Y T + Z.

3 A reao X + Y T + Z endotrmica. 4 E2 corresponde variao de entalpia da reao A + B mais C + D. do que o da reao

5 O estado de transio da reao A+B C+D


energtico X+Y T+Z.

6 Como E1 > E3, a reao A + B

C + D mais

exotrmica do que X + Y T + Z. 7 Para que haja formao de C e D, o choque entre as molculas de A e B dever ter energia igual ou maior do que E1. 7 (UnB) Quanto velocidade das reaes qumicas, certo que: 1 os catalisadores aumentam essa velocidade; 2 as reaes ocorrem, em geral, de modo mais lento, quando se aumenta a concentrao de um dos reagentes;

Editora Exato

15

essa velocidade. 4 aumentando a temperatura, sempre aumenta essa velocidade. 8

3 a teoria das colises muito til para explicar

5 6 7 8 9

E, E, E, C E, C, C, C, C, E, C C, E, C, C A E, C, E, E, E, E

Assinale a sentena falsa: a) Quanto maior for a energia de ativao de uma reao, maior ser a sua velocidade. b) Quando uma reao ocorre em vrias etapas, a etapa mais lenta a etapa determinante da velocidade da reao. c) A velocidade de uma reao qumica depende das concentraes molares dos reagentes. d) A velocidade de uma reao qumica aumenta com a temperatura. O conhecimento da velocidade das reaes qumicas de extrema importncia para a produo industrial. Julgue as proposies a seguir: 1 A velocidade, geralmente, cresce com o aumento da temperatura. 2 A velocidade aumenta com a presena de um catalisador. 3 A velocidade ser tanto maior quanto maior for a energia de ativao da reao. 4 A temperatura no afeta a velocidade das reaes endotrmicas, pois j existe um excesso de energia no sistema. 5 A velocidade sempre independe da concentrao dos reagentes. 6 A velocidade sempre dobra quando se dobram as concentraes dos reagentes.
GABARITO

Estudo Dirigido 1 a) A velocidade mdia foi maior no caso IV, pois usando a frmula de velocidade, que Vm =

[massa ] , temos que a velocidade igual a T

0,5 g/min. b) Desprendeu maior quantidade de hidrognio no caso I, pois possui maior massa de magnsio. 2 Vm = 0,3 mol.L-1.s-1. Exerccios 1 2 3 4 E, C, C, C C, E, C, C C, C, E E, E, E, E
16

Editora Exato

Das könnte Ihnen auch gefallen