Sie sind auf Seite 1von 8

FATEC Zona Sul ADS manh

Trabalho de Engenharia de Software I

Rodrigo Jos Garanhani RA: 1370481021004 Prof: Denise (EDSI)

So Paulo 2011

1 Requisitos de Sistema
1.1 Modelagem de Sistemas
O uso da Modelagem de Sistemas tem como principais funes estabelecer uma viso comum do ambiente antes do desenvolvimento efetivo dos projetos; servir como suporte para negociao e especificao de requisitos e possibilidades futuras; representar, avaliar e melhorar conceitos do projeto; separar a informatizao em fases; com produtos bem-definidos e dependncia mnima de entre as fases; tratar a complexidade do problema por nveis de abstrao; promover indicaes quantitativas do escopo e promover facilidades para gerao de testes de aceitao.

1.2 Requisitos
Um requisito definido como "uma condio ou uma capacidade com a qual o sistema deve estar de acordo". Os requisitos funcionais especificam aes que um sistema deve ser capaz de executar, sem levar em considerao restries fsicas. Geralmente, isso mais bem descrito em um modelo de casos de uso. Os requisitos funcionais especificam, portanto, o comportamento de entrada e sada de um sistema. Requisitos no-funcionais descrevem qualidades do sistema ao invs de suas funcionalidades. A qualidade afeta diretamente a satisfao do cliente e envolvidos com o sistema. Por isso requisitos no funcionais so importantes. Uma tcnica para realizar a extrao de requisitos, por exemplo, a entrevista, onde o programador e o cliente se encontram pessoalmente para discutir as funes e as caractersticas do sistema que ser desenvolvido.

1.3 Anlise Estruturada


A anlise estruturada vem a ser um a atividade de construo de modelos com fluxo e contedo das informaes divididas em parties funcionais, descrevendo a essncia daquilo que deve ser construdo. A anlise estruturada tambm contm grficos que possibilita o analista criar modelos de fluxo de informao juntamente com um dicionrio de dados e narrativas de processamento como o complemento aos modelos de fluxo de informao.

1.4 Descrio Funcional


A empresa de games GameStar est desenvolvendo um sistema de compra CASH (dinheiro virtual comprado por dinheiro real) via mobile celulares. Para que o sistema funcione, o usurio deve estar logado em sua conta ( necessrio cadastro) para realizar a compra. No cadastro, o e-mail fundamental (certificao de que uma pessoa fsica criando a conta), onde o sistema, utilizando dados cedidos pelo usurio e pelo modelo cadastrado por funcionrios, envia a confirmao da criao da conta juntamente com um cdigo especial de transao necessrio para realizar as compras. Aps o login, ocorre a seleo do valor desejado a ser comprado e ento, o sistema verifica se o nmero de celular indicado existe e se h crditos disponveis enviando as informaes para a operadora do celular indicado. Aps a validao do nmero, o sistema da operadora envia um e-mail de confirmao para confirmar o pedido (evitando assim fraudes) e os crditos do celular serem deduzidos e o CASH adicionado conta do usurio.

2 Diagrama de Fluxo de Dados


2.1 Diagrama de Contexto

2.2 DFD Nvel 0

2.3 Dicionrio de Dados


Depsito: Cliente
Campo Nome Celular CPF Endereo E-mail Login Senha Tamanho 40 15 15 60 30 20 20 Tipo Alfa numrico Alfa numrico Alfa numrico Alfa numrico Alfa numrico Alfa numrico Alfa numrico Mscara x__________x (999)99999999 999.999.999-99 x__________x x__________x x__________x x__________x Descrio Nome do usurio Telefone do usurio CPF do usurio Endereo do usurio E-mail do usurio Login de acesso do usurio Senha de aceso do usurio

Depsito: Sistema
Campo Valor de compra Modelo de email Tamanho 5 500 Tipo Float Alfa numrico Mscara 99999 x__________x Descrio Valores disponveis para compra Modelo de email mandado ao usurio para confirmar a criao da conta Cdigo de transao do sistema

Cdigo transao

Float

999999

3 Modelagem de Dados

4 Estrutura das Interfaces

5 Prototipao
Prototipao o desenvolvimento rpido de um sistema. O principal uso ajudar os clientes e desenvolvedores a entender os requisitos para o sistema. A prototipao pode ser considerada como uma atividade de reduo de riscos que reduz os riscos nos requisitos. O prottipo pode ser usado para treinamento do usurio e teste de sistema.

5.1 Interface

Bibliografia
www.facape.br/.../tgs/MODELAGEM_DE_SISTEMAS_aula03.ppt www2.dem.inpe.br/ijar/AnaliseEstruturada.doc http://www.wthreex.com/rup/process/workflow/requirem/co_req.htm http://www.brunobraga.com.br/2009/02/12/requisitos-nao-funcionais/ http://www.dcce.ibilce.unesp.br/~ines/cursos/eng_soft/aula07.pdf

Das könnte Ihnen auch gefallen