Sie sind auf Seite 1von 5

CURATIVO E TIPOS DE CURATIVOS FERIDA: toda soluo de continuidade na superfcie interna ou externa do organismo, podendo ser de dois tipos:

: ferida no cirrgica: a decorrente de doenas, traumatismos, etc.; ferida cirrgica: a realizada pelo cirurgio por meio de instrumentos especializados. As feridas podero sangrar, infectar-se, podendo provocar sada ou reteno de secreo (purulenta, serosa), deiscncia dos pontos, aumento da extenso e/ou profundidade da ferida. CURATIVO todo material colocado diretamente sobre uma leso a fim de prevenir uma contaminao. Portanto, as finalidades do tratamento das feridas so: evitar a contaminao das feridas limpas; reduzir a infeco das leses contaminadas; facilitar a cicatrizao remover as secrees promover a hemostasia facilitar a drenagem proteger a ferida aliviar a dor CICATRIZAO a transformao do tecido de granulao em tecido cicatricial, sendo a cicatriz a etapa final do processo curativo da ferida. A cicatrizao ocorre de duas formas: por primeira inteno: quando se aproximam as superfcies da ferida por sutura, fita adesiva ou outros mecanismos;

por segunda inteno ou granulao: quando no acontece aproximao de superfcies, e nesse espao proliferam as granulaes, que, por sua vez, sero recobertas pelo epitlio.

- por terceira inteno: quando ocorre retardo do processo de cicatrizao por primeira inteno, havendo necessidade de manter a ferida aberta para drenagem ou para debelar uma infeco.

Os fatores que afetam a cicatrizao normal so: nvel nutricional: a diminuio dos elementos proticos, vitamina C e desidratao so os principais causadores do retardo da cicatrizao; condies de vascularizao: como o sangue fornece os elementos cicatrizantes, quanto melhor a circulao, mais eficiente ser a cicatrizao. Idade: ocorre um retardo nos idosos; Edema, hematoma, seroma: por dificultar a unio das extremidades da ferida e diminuir a vascularizao local Administrao de drogas que mascaram a presena de infeco. Administrao de drogas anticoagulantes Tcnica de curativo: provocada pela troca insuficiente, falhas de tcnica assptica, curativo apertado e outros. Alterao da taxa de glicose sanguinea. - Corpo estranho; - Necrose e desvitalizao tecidual. FASES DA CICATRIZAO Para facilitar a compreenso, dividimos a cicatrizao em trs fases, ou perodos; substruo, proliferao e remodelao. Embora se sobreponham ao tempo e tenham, cada uma, suas prprias caractersticas, essas fases no se diferenciam, biologicamente. A fase de substruo, inflamatria ou exsudao, dura de 1 a 4 dias. Ocorre ativao do sistema de coagulao, promove desbridamento da ferida e a defesa contra microorganismos. A fase de proliferao compreende um perodo entre 5 e 20 dias, embora, na realidade, pode durar meses; Caracteriza-se pela granulao, epitelizao e contrao. A ultima fase, de maturao ou remodelao, comea a partir do 21 dia e dura meses; assim, depois de 3 meses a ferida ainda no recobrou totalmente sua original resistncia tenso. O amadurecimento se torna evidente na mudana de cor que a cicatriz experimenta, passa do vermelho ao rosa e deste, ao branco nacarado. Ocorre a remodelao do colgeno. CURATIVOS fechado ou bandagem: sobre a ferida colocada gaze, pasta ou compressa, fixando-se com esparadrapo ou atadura de crepe. Nas feridas com infeco nas cavidades ou fistulas, pode-se irrigar soro fisiolgico ou antisseptico com auxilio de uma seringa; aberto: recomendado nas incises limpas e secas, deixando-se a ferida exposta; compressivo: indicado para estancar hemorragia ou vedar uma inciso. VANTAGENS E INDICAES PARA CADA TIPO DE CURATIVO curativo fechado Absorver a drenagem de secrees; Proteger o ferimento das leses mecnicas Promover hemostasia, atravs de curativo compressivo; Impedir contaminao do ferimento por fezes, vomito, urina; Promover o conforto psicolgico do paciente; curativo aberto Eliminar as condies necessrias para o crescimento de microrganismos (calor, umidade, ausncia de luz solar etc). Permitir melhor observao e deteco precoce de dificuldades no processo de cicatrizao; Facilitar a limpeza; Evitar reaes alrgicas ao esparadrapo; Ser mais barato.

TCNICAS DE CURATIVOS Tratar de uma leso, no significa apenas aplicar um produto ou substncia, significa cuidar de um ser nico, que possui suas peculiaridades e devem ser respeitadas na hora de escolher a forma de tratamento e a tcnica de curativo. As tcnicas de curativos so procedimentos asspticos que vo desde a irrigao com soluo fisiolgica at a cobertura especfica que auxiliaro no processo de cicatrizao. A enfermagem deve ser bastante criteriosa, quanto aos medicamentos nas leses e nas tcnicas de curativos corretas, sem contaminaes, pois podem interferir de uma forma positiva ou negativa na cicatrizao. Tipos de Curativos: O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com a natureza, a localizao e o tamanho da ferida. Em alguns casos necessria uma compresso, em outros lavagem exaustiva com soluo fisiolgica e outros exigem imobilizao com ataduras. Nos curativos em orifcios de drenagem de fstulas entricas a proteo da pele s em torno da leso o objetivo principal. Curativo semi-oclusivo: Este tipo de curativo absorvente ,e comumente utilizado em feridas cirrgicas, drenos, feridas exsudativas, absorvendo o exsudato e isolando-o da pele adjacente saudvel. Curativo oclusivo: no permite a entrada de ar ou fludos, atua como barreira mecnica, impede a perda de fludos, promove isolamento trmico, veda a ferida, a fim de impedir efzema,e formao de crosta. Curativo compressivo: Utilizado para reduzir o estase e ajudar na aproximao das extremidades da leso. fluxo sangneo, promover a

Curativos abertos: So realizados em ferimentos que no h necessidade de serem ocludos. Feridas cirrgicas limpas aps 24 horas, cortes pequenos, suturas, escoriaes, etc so exemplos deste tipo de curativo. Tcnica de Curativo: Normas Gerais: Lavar as mos antes e aps cada curativo, mesmo que seja em um mesmo paciente; Verificar data de esterilizao nos pacotes utilizados para o curativo (validade usual 7 dias); Expor a ferida e o material o mnimo de tempo possvel; Utilizar sempre material esterilizado; Se as gazes estiverem aderidas na ferida, umedec-las antes de retir-las; No falar e no tossir sobre a ferida e ao manusear material estril; Considerar contaminado qualquer material que toque sobre locais no esterilizados; Usar luvas de procedimentos em todos os curativos, fazendo-os com pinas (tcnica assptica); Utilizar luvas estreis em curativos de cavidades ou quando houver necessidade de contato direto com a ferida ou com o material que ir entrar em contato com a ferida; Se houver mais de uma ferida, iniciar pela menos contaminada; Nunca abrir e trocar curativo de ferida limpa ao mesmo tempo em que troca de ferida contaminada; Quando uma mesma pessoa for trocar vrios curativos no mesmo paciente, deve iniciar pelos de inciso limpa e fechada, seguindo-se de ferida aberta no infectada, drenos e por ltimo as colostomias e fstulas em geral; Ao embeber a gaze com solues manter a ponta da pina voltada para baixo; Ao aplicar ataduras, faz-lo no sentido da circulao venosa, com o membro apoiado, tendo o cuidado de no apertar em demasia.

Os curativos devem ser realizados no leito com toda tcnica assptica; Nunca colocar o material sobre a cama do paciente e sim sobre a mesa auxiliar, ou carrinho de curativo. O mesmo deve sofrer desinfeco aps cada uso; Todo curativo deve ser realizado com a seguinte paramentao: luva, mscara e culos. Em caso de curativos de grande porte e curativos infectados (escaras infectadas com reas extensas, leses em membros inferiores, e ferida cirrgica infectada) usar tambm o capote como paramentao; Quando o curativo for oclusivo deve-se anotar no esparadrapo a data, a hora e o nome de quem realizou o curativo. Cuidados importantes: Em portadores de ostomias e fstulas utilizar placa protetora e TCM na proteo da pele nas reas adjacentes ferida; No comprimir demasiadamente com ataduras e esparadrapos o local da ferida a fim de garantir boa circulao; As compressas e ataduras devero ser colocadas em saco plstico protegidos e jogar no hamper de roupa do paciente. Quando este material estiver com grande quantidade de secreo, deve-se colocar em saco plstico e desprezar; Trocar os curativos midos quantas vezes forem necessrias, o mesmo procedimento deve ser adotado para a roupa de cama, com secreo do curativo; Quando o curativo da ferida for removido, a ferida deve ser inspecionada quanto a sinais flogsticos. Se houver presena de sinais de infeco (calor, rubor, hiperemia, secreo) comunicar o S.C.I.H. e / ou a supervisora e anotar no pronturio, colher material para cultura conforme tcnica; O curativo deve ser feito aps o banho do paciente, fora do horrio das refeies; O curativo no deve ser realizado em horrio de limpeza do ambiente, o ideal aps a limpeza; Em feridas em fase de granulao realizar a limpeza do interior da ferida com soro fisiolgico em jatos, no esfregar o leito da ferida para no lesar o tecido em formao. Os drenos devem ser de tamanho que permitam a sua permanncia na posio vertical, livre de dobras e curva; Mobilizar dreno conforme prescrio mdica; Em lceras venosas e neuropatias diabtica (p diabtico) manter membro enfaixado e aquecido com algodo ortopdico; Em lceras arteriais, manter membro elevado. Antes de Iniciar o Curativo, deve-se Realizar: Avaliao do estado do paciente, principalmente os fatores que interferem na cicatrizao, fatores causais, risco de infeco; Avaliao do curativo a ser realizado, considerando-os em funo do tipo de ferida; Orientao do paciente sobre o procedimento; Preparo do ambiente (colocar biombos quando necessrio, deixar espao na mesa de cabeceira para colocar o material a ser utilizado, fechar janelas muito prximas, disponibilizar lenol ou toalha para proteger o leito e as vestes do paciente quando houver possibilidade de que as solues escorram para reas adjacentes); Preparar o material e lavar as mos; Aps estes preparativos, podemos iniciar o curativo propriamente dito (remoo, limpeza, tratamento, proteo). Aps a realizao do curativo proceder a: Recomposio do paciente; Recomposio do ambiente; Destinao dos materiais (colocar em sacos no carrinho de curativos encaminhando C.M.E. o mais rpido possvel, ou de acordo com as rotinas do Setor); Lavar as mos; Evoluo: Registro do procedimento incluindo avaliao da ferida; Aps cada curativo devem ser anotadas no pronturio do paciente as seguintes informaes sobre a leso: Localizao anatmica; Tamanho e profundidade;

Tipo de Tecido Presena de secreo / exsudato (quantidade, aspecto, odor); Bordas e Pele peri-ulceral; Presena de crosta; Presena de calor, rubor, hiperemia e edema. Observaes: A evoluo do curativo, bem como os materiais gastos devero ser anotados ao trmino de cada curativo, evitando assim erros e esquecimentos de anotaes; Se houver mais de um curativo em um mesmo paciente anotar as informaes separadas para cada um deles citando a localizao do mesmo. Lembre-se de: Evitar falar no momento da realizao do procedimento e orientar o paciente para que faa o mesmo; Fazer a limpeza com jatos de SF 0,9% sempre que a leso estiver com tecido de granulao vermelho vivo (para evitar o atrito da gaze); A troca do curativo ser prescrita de acordo com a avaliao diria da ferida; Proceder a desinfeco da bandeja, carrinho, ou mesa auxiliar aps a execuo de cada curativo, com soluo de lcool a 70%; Manter o Soro Fisiolgico 0,9 % dentro do frasco de origem (125 ml); Desprezar o restante em caso de sobra; O T.C.M. deve ser distribudo em frascos pequenos estreis, (individuais); Realizar os curativos contaminados com S. F. 0,9 % aquecido (morno). Principais Erros Cometidos ao se Fazer um Curativo: Usar curativo em feridas totalmente cicatrizadas; Cobrir o curativo com excesso de esparadrapo; Trocar o curativo em excesso em feridas secas; Demorar a trocar o curativo de feridas secretantes; Esquecer de fazer as anotaes ou no faze-las corretamente; No lavar as mos entre um curativo e outro; Conversar durante o procedimento; Misturar material de um curativo e outro, em um mesmo paciente; No fazer desinfeco do carrinho de um curativo para outro.

Das könnte Ihnen auch gefallen