Sie sind auf Seite 1von 4

Fusveis

Anton Gora Junior, UFPR Departamento de Engenharia Eltrica Universidade Federal do Paran-UFPR.
Resumo Este trabalho apresenta e explica o dispositivo de proteo chamado fusvel. Alm de seu funcionamento, tambm so abordados temas como a sua composio, invlucros, principais tipos, especificaes de corrente e tenso e regime de trabalho alm de curva de resposta em funo do tempo.

III. INVLUCRO O fusvel, para qualquer finalidade, deve possuir sempre um isolante para envolv-lo. Isso se deve pois se ele ficar exposto, o arco eltrico que surge durante sua fuso poder danificar equipamentos vizinhos. Percebe-se tambm que o elemento isolante deve suportar a presso resultante do arco e a elevao da tempera tura do elemento fusvel. Os invlucros normalmente utilizados so normalmente de cermica, papelo, vidro entre outros. A maioria dos invlucros tambm permite a inspeo visual do estado do elemento fusvel. IV. ESPECIFICAES A especificao de um fusvel pode ser feita a partir de sua capacidade de corrente e tenso ou atravs de seu tempo de resposta. Abaixo temos a especificao segundo capacidade de corrente e tenso. a) Corrente nominal (IN ): a intensidade de corrente continuamente suportvel pelo dispositivo sem modificaes nas caractersticas do mesmo e; b) Tenso nominal (VN ): a tenso mxima de utilizao do componente, estando diretamente ligado com a natureza do material empregado. Em seguida, as especificaes em funo dos tempos de fuso do dispositivo. a) Fusvel rpido (fast blow): Tempo de fuso da ordem de centsimos de segundo. Normalmente utilizados em cargas resistivas b) Fusvel retardado (slow blow): Tempo de fuso alto, especificado pela fabricante. Normalmente utilizado em cargas indutivas ou capacitivas, como por exemplo motores, onde se tem sobrecorrente prevista na partida do mesmo. c) Fusvel normal. V. REGIME DE TRABALHO Os fusveis devem suportar continuamente a corrente mxima do circuito protegido ou do aparelho protegido. Normalmente, 150% dessa corrente especifica a corrente

I. INTRODUO Os fusveis so dispositivos de proteo contra sobrecorrente e/ou corrente de curto-circuito. A norma brasileira que prev a utilizao de fusveis a NB-1. O smbolo circuital do fusvel dado por:

II. COMPOSIO Os fusveis so constitudos geralmente por ligas, formadas por materiais como chumbo, estanho, cdmio, bismuto e mercrio. Essas ligas apresentam baixo ponto de fuso, de 60 a 200o C. Esse baixo ponto de fuso justificado pelo princpio de funcionamento do fusvel, uma vez que o mesmo se funde, interrompe a corrente. A seguir, temos uma tabela com as principais ligas fusveis e suas respectivas temperaturas de fuso. Pb 67% 38% 50% 32% 27% 20% Sn 33% 62% 50% 13% Bi 50% 50% 20% Cd 18% 10% Hg 60% Ponto de fuso (C) 200 C 183 C 160 C 145 C 72 C 20 C

Tabela 1. Temperatura de fuso das principais ligas fusveis.

As ligas que possuem ponto de fuso mais baixo so utilizadas na confeco de fusveis rpidos.

nominal do fusvel. A tabela 2 mostra o tempo de fuso quando os fusveis so submetidos a uma corrente 150% maior do que a corrente nominal.

Corrente nominal (A) 0 a 30 30 a 60 60 a 100 100 a 200 200 a 400 400 a 600

Tempo para fuso (min) 1 2 4 6 10 15

Figura 2. Fusvel tipo cartucho

Tabela 2. Tempo de fuso dos fusveis submetidos a 150% de sua corrente nominal.

fcil de perceber-se que o tempo de fuso do fusvel est ligado com a corrente que passa por ele, logo, para uma corrente muito maior do que nominal, como por exemplo 500%, ele deve fundir em 0,1 segundos. Sabe-se que nem os fusveis rpidos, nem os de ao retardada fundem-se nos tempos dados pela tabela, sendo que o primeiro funde-se muito antes e o segundo muito depois. VI. TIPOS DE FUSVEIS A) Fusvel tipo Rolha O fusvel tipo rolha o mais comum nas instalaes domiciliares, tem como capacidade de corrente valores que variam de 6 a 30 ampres e como tenso mxima de trabalho de 250 Volts.

A) Fusvel tipo Faca O fusvel tipo faca possui o elo fusvel com uma reduo na rea transversal em alguns trechos, caracterstica responsvel por tentar localizar a rea de fuso. Tem como capacidade de corrente valores que variam de 80 a 600 ampres e como tenso mxima de trabalho de at 500 Volts.

Figura 3. Fusvel tipo faca

A) Fusvel tipo Diazed O fusvel tipo diazed possui areia em seu interior que serve para atenuar os efeitos da presso, temperatura e arco, durante a fuso do elo. P ossui espoleta, que uma pedra de cor que se desprende de sua posio quando o fusvel queimado.Tambm so conhecidos pela sua alta preciso, principalmente os rpidos, que possuem o tempo de fuso girando em torno de dcimos de segundo. A capacidade de corrente tem valores que variam de 6 a 60 ampres nos rpidos e 80 a 200 ampres nos retardados. A tenso mxima de trabalho de 250 ou 500 Volts.

Figura 1. Fusvel tipo rolha

A) Fusvel tipo Cartucho O fusvel tipo cartucho normalmente utilizado em circuitos de iluminao e fora. Tem como capacidade de corrente valores que variam de 10 a 100 ampres e como tenso mxima de trabalho de 250 Volts.

Figura 4. Fusvel tipo diazed

A) Fusvel tipo NH So muito semelhantes aos diazed, diferem apenas na capacidade de corrente e encapsulamento. Sua capacidade de corrente de 6 a 1000 ampres.

VII. FRMULA DE PREECE Atravs da frmula de Preece pode-se estabelecer a relao matemtica entre o dimetro da liga fusvel e a corrente necessria fuso. A frmula de Preece est escrita abaixo:

I = ad

Figura 5. Fusvel tipo NH

A) Fusvel para alta tenso Como o nome j diz, so fusveis utilizados em alta tenso. Seus invlucros possuem alta rigidez dieltrica como a porcelana e sua especificao envolve requisitos especiais compatveis com a natureza e importncia dos circuitos de alta tenso. Os valores de corrente variam de 15 a 200 ampres.

Onde I a corrente de fuso do fio, a um parmetro tabelado cuja tabela segue abaixo e d o dimetro do fio. Material a Cobre 80 Alumnio 59,3 Constantan 44,4 Prata alem 40,9 Estanho 12,83 Chumbo 10,77 67 chumbo + 33 estanho 10,30
Tabela 3. Constante a para cada material.

Essa frmula deduzida a partir da igualdade de duas equaes, uma que a potncia produzida pelo elemento e outra que a potncia irradiada pelo mesmo. Aps igualarmos estes duas equaes, inclui-se no mesmo a variao da temperatura e aps as simplificaes aplicveis, tem-se a frmula supracitada. VII. FRMULA PARA O CLCUL O DO TEMPO PARA FUSO Tambm atravs do equilbrio calorimtrico no material, tira-se a seguinte frmula:

Figura 6. Fusvel de alta tenso

A) Fusvel de baixa corrente para circuitos eletroeletrnicos. Normalmente possuem invlucros de vidro ou cermica. So pequenos e possuem especificao de corrente da ordem de 5 ampres e trabalham com no mximo 60 Volts.

k 't S= T

Onde S a seo do fio em mm2, I a corrente em ampres e k a constante do material dada na tabela abaixo. Material k Cobre 0,005 Alumnio 0,011 Chumbo 0,140 Niquelina 0,119
Tabela 4. Constante k para cada material.

Figura 7. Fusvel de baixa corrente

VIII. CURVA DE RESPOSTA Abaixo tem-se a curva caracterstica para um fusvel de 400 A e 250 Volts. Especificao de tempo para desligamento de fusvel.

Figura 8. Curva de resposta (400 A e 250 Volts)

REFERNCIAS
[1] Materiais Eltricos, Delcir Barbosa Saraiva, Pgs. 55 - 63. [2] SIEMENS AG, Homepage na Internet; Endereo: http://www.sea.siemens.com/, com link em /step/templates/lesson.mason?switches:1:3:2. Acessado em 02/setembro/2002. [3] SIEMENS AG, Homepage na Internet; Endereo: http://www1.ad.siemens.de/, com link em /et/beta/html_76/products/sicherungss.htm Acessado em 02/setembro/2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen