Sie sind auf Seite 1von 2

Laboratrio de Matemtica

Objetivos:

Envolver o Aluno na aprendizagem, tornando-o sujeito atuante em busca de novas descobertas que geram o conhecimento significativo. Desenvolver a ateno, a concentrao, a observao, a criticidade, a autonomia e raciocnio lgico, realizando atividades diversificadas com recursos didticos variados. Estimular o aluno na busca e na construo do saber, oportunizando momentos ldicos com recursos variados e realizando atividades diversificadas, desafiadoras, significativas, favorecendo a estruturao do pensamento e o desenvolvimento lgico.

Justificativa: O trabalho no Laboratrio de Matemtica tem como prioridade possibilitar e facilitar aos alunos a aquisio do conhecimento, oportunizando o contato com diversos materiais concretos educativos, num ambiente prazeroso e aconchegante. Visa instigar a criao de estratgias na busca de soluo de problemas. Pretende explorar a potencialidade do conhecimento matemtico, propondo atividades ldicas, em parceria com a professora e o trabalho realizado na sala de aula, sanando dificuldades e proporcionando novos conhecimentos atravs dos jogos. O projeto ocorre nos turnos da manh e da tarde. Os alunos so convidados a participar do mesmo no turno contrrio ao de aula. Com esse trabalho almeja-se:

que as atividades ldicas e jogos gerem no aluno o interesse, o prazer, a persistncia, a autonomia, a busca e a pesquisa no decorrer do trabalho proposto; que os educandos passem a compreender e a utilizar convenes e regras das atividades que sero empregadas no processo de aprendizagem; incentivar o respeito individualidade e s diferenas, realizando atividades diversificadas que contribuam com a socializao atravs da interao com o meio.

O Laboratrio de Matemtica conta com vrios materiais didticos: material dourado, domin, quebra-cabea, jogos de memria, Cuisinaire, nmeros de

madeiras, materiais concretos, entre outros. Anualmente so adquiridos novos materiais para este ambiente. Estes recursos so utilizados pelas professoras durante os desafios matemticos. Os recursos tambm so levados para as salas de aulas, por alguns professores, ao desenvolverem os contedos, porque o espao do ambiente pequeno para comportar todos os alunos da turma ao mesmo tempo. A partir do ano de 2003 este espao tambm foi utilizado para as aulas de xadrez. A sala tambm utilizada pelos professores nas aulas de Reforo.
O trabalho com jogos busca criar condies para que todos os alunos possam descobrir ou redescobrir que possvel aprender e conhecer, e, para surpresa de muitos, mesmo as atividades mais formais podem dar prazer, despertar interesse e prender a ateno. Para um trabalho sistemtico com jogos necessrio que os mesmos sejam escolhidos e trabalhados com o intuito de fazer o aluno ultrapassar a fase da mera tentativa e erro, ou de jogar pela diverso apenas. Por isso, essencial a escolha de uma metodologia de trabalho que permita a explorao do potencial dos jogos no desenvolvimento de competncias e habilidades, como clculo mental, raciocnio lgico e intuitivo, o que pode ser feito por meio da metodologia de resoluo de problemas. Desenvolvendo a capacidade de resolver problemas, o aluno consegue compreender um problema, estando apto a arquitetar um plano, execut-lo e desenvolver a avaliao crtica.

Das könnte Ihnen auch gefallen