Sie sind auf Seite 1von 10

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho Departamento de Ensino Superior DESU Departamento de Fsica DCE Curso: Engenharia

ia Mecnica Industrial Disciplina: Laboratrio de tica, Eletricidade e Magnetismo Professor: Macedo Aluno: PRTICA 1: REFLEXO EM ESPELHO PLANO, CNCAVO E CONVEXO. OBJETIVOS Verificar as leis da reflexo. Estudar a formao de imagens em um espelho MATERIAL Fonte de alimentao 12V-AC; Kit de tica; Espelhos planos. INTRODUO Esta prtica destina-se observao e comprovao das leis da reflexo e estudar a formao de imagens em um espelho como j dito nos objetivos, portanto nosso embasamento terico nos diz respeito s leis da reflexo e formao de imagens em um espelho. Quando uma onda de luz atinge uma superfcie lisa separando dois meios transparentes (tal como o ar e o vidro ou a gua e o vidro), em geral a onda parcialmente refletida e parcialmente refratada (transmitida) para o outro material. Os estudos experimentais das direes dos raios incidentes, refletidos e refratados em uma interface lisa entre dois meios transparente conduziram s seguintes concluses: Constatao 1: Leis da Reflexo Caractersticas da imagem num espelho plano

Figura 1 Onde:

E = espelho plano, Objeto e imagem so simtricos em relao ao plano do espelho (P e P respectivamente) Objeto e imagem tm naturezas opostas, isto : quando o objeto real, a imagem virtual; quando o objeto virtual, a imagem real. Quando o objeto imprprio, a imagem imprpria. Campo visual de um espelho plano Considere o espelho plano da figura e o observador.

Figura 2 Seja O o simtrico do observador em relao ao espelho. Unindo O com as extremidades do espelho determinaram a regio tracejada na frente do espelho, que chamada campo visual do espelho. Todos os objetos colocados nessa regio sero vistos pelo observador. Observe que o campo visual depende da posio do olho do observador. O Ponto O (olho do observador) pode pertencer ou no ao campo visual; na figura o observador no enxerga seu prprio olho por reflexo no espelho. Para espelho cncavo e convexo: Reflexo em espelhos esfricos: Considere uma esfera de raio R cortada por um plano longitudinal (fig. 3.1a). Dessa forma voc obtm uma calota esfrica. Quando a superfcie interna for a refletora, tem-se um espelho esfrico cncavo de raio R (fig. 3.1b), e quando a superfcie externa for a refletora, tem-se um espelho esfrico convexo de raio R (fig. 3.1c).

Figuras 3.1 a) Obteno da calota esfrica b) Espelho esfrico cncavo c) Espelho esfrico convexo Elementos de um espelho esfrico

Figuras 3.2 - Elementos de um espelho esfrico. a) cncavo b) convexo Os elementos de um espelho esfrico (fig.3.2) so: C = centro de curvatura (centro da esfera que originou o espelho); V = vrtice do espelho (plo da calota); Eixo principal do espelho reta que passa por CV; R = raio de curvatura do espelho (raio da esfera que originou o espelho); F = foco do espelho. Para determinarmos a localizao do foco do espelho basta considerarmos raios que incidam no espelho provenientes de um objeto situado no infinito. Estes raios so paralelos e, quando refletem (lei da reflexo), passam pelo foco. Observe que o foco para espelho esfrico convexo (fig. 3.2b) obtido na interseco dos prolongamentos dos raios refletidos com o eixo principal. Fisicamente o foco seria onde estaria localizada a imagem de um objeto situado no infinito. Geometricamente podemos verificar que a distncia focal (f =FV) igual metade do raio de curvatura (R = CV). f=R/2 Observe que a direo do raio de curvatura em qualquer ponto do espelho a direo da normal (fig. 3.3).

Figura 3.3 Direo do raio de curvatura. Constatao 2: Desvio de um raio refletido ao girar um espelho. Rotao de um espelho plano Considere um raio luminoso AI incidindo no espelho plano da figura, inicialmente na posio E1 e refletindo-se segundo IB:

Figura 4 Girando o espelho de um ngulo , ele passa a ocupar a posio E2 e o raio incidente irencontr-lo no ponto M. Queremos determinar uma relao entre o ngulo e o ngulo formado pelos raios refletidos IB (inicial) e MC (final). Para isso, consideremos os tringulos: IDM + 90 i + 2i + 90 + i i = 0 = i - i IMN 2i + 90 i + = 180 2i 2i + = 0 = = = 2i 2i 2 (i i) 2 i = 180

Se um espelho plano sofre uma rotao de um ngulo , o raio refletido sofre umarotao de 2 . Este mtodo utilizado para medir pequenos ngulos Mtodo de Poggendorf. Experimento do espelho plano: 1.1 Faa o raio de luz incidir no espelho plano com um ngulo de incidncia e observe a trajetria do raio refletido. 1.2 Gire o espelho plano e veja de quanto gira o raio refletido. 1.3 Partindo sempre da mesma situao inicial, constatamos que: Ao fazermos o raio de luz incidir no espelho plano com ngulo de incidncia de 10, por exemplo, observamos ele refletir com mesmo ngulo pela lei da reflexo, porm ao girarmos o espelho plano de 10 o resultado para o ngulo de reflexo foi 20 com a normal inicial. O resultado que sempre ao girarmos o espelho da qual teremos o dobro do valor do giro do espelho. Isso demonstra que o ngulo de rotao do raio refletido igual ao dobro do ngulo de rotao do espelho =2

Figuras 5 Inclinaes da luz de um espelho esfricos So utilizados trs raios bsicos para a construo de imagens (fig. 6): 1) Raio que incide paralelo ao eixo principal, reflete passando pelo foco; 2) Raio que incide passando pelo foco, reflete paralelo ao eixo principal; 3) Raio que incide passando pelo centro de curvatura, reflete sobre si mesmo.

Figuras 6 Construo de imagens. a) espelho esfrico cncavo b) espelho esfrico convexo Na fig. 6.a, a imagem II' foi obtida na interseco dos raios refletidos e ela se forma na frente do espelho. Essa imagem denominada imagem real e ela precisa de um anteparo para ser vista. Na tela do cinema a imagem que voc v real (a tela est servindo como anteparo). As caractersticas da imagem fornecida neste caso pelo espelho cncavo para o objeto situado antes do centro de curvatura so: Natureza: real Orientao: invertida Tamanho: menor que o do objeto Posio: entre o centro de curvatura (C) e o foco (F) Dependendo da posio do objeto na frente de um espelho cncavo, a imagem pode apresentar outras caractersticas, como veremos a seguir. Na fig. 6.b, a imagem II' foi obtida no prolongamento dos raios refletidos e ela se forma atrs do espelho. Esse tipo de imagem, como j vimos em espelhos planos, uma imagem virtual. O espelho convexo usado como espelho retrovisor ou como instrumento de observao em entradas de edifcio porque aumenta o campo visual. Independente da posio que o objeto se situa na frente do espelho convexo, as caractersticas da imagem fornecida de um objeto real so sempre as mesmas, que so: Natureza: virtual Orientao: direita Tamanho: menor que o do objeto Posio: entre o foco (F) e o vrtice (V) Vamos construir a imagem fornecida por um espelho cncavo colocando o objeto em outras posies: Objeto sobre o centro de curvatura (C)

Figura 7 - Objeto sobre o centro de curvatura. Natureza: real Orientao: invertida Tamanho: igual ao do objeto Posio: sobre o centro de curvatura Objeto entre o centro de curvatura (C) e o foco (F)

Figura 8 - Objeto entre o centro de curvatura (C) e foco (F) Natureza: real Orientao: invertida Tamanho: maior que o objeto Posio: antes do centro de curvatura Objeto sobre o foco (F)

Figura 9 - Objeto sobre o foco (F) Natureza: imprpria Posio: no infinito

Objeto entre o foco (F) e o vrtice (V)

Figura 10 - Objeto entre o foco (F) e o vrtice (V) Natureza: virtual Orientao: direita Tamanho: maior que o do objeto Posio: depois do vrtice Observao: Nesta situao o espelho esfrico cncavo funciona como espelho de aumento Experimento do cncavo: 2.1 Faa o raio de luz incidir no espelho cncavo com um ngulo de incidncia e observe a trajetria do raio refletido. 2.2 Gire o espelho cncavo e veja de quanto gira o raio refletido. 2.3 Partindo sempre da mesma situao inicial, constatamos que:

Ao fazermos o raio de luz incidir no espelho plano com ngulo de incidncia de qualquer, observamos ele refletir para o mesmo ponto chamado de foco. Isso demonstra que o ngulo de rotao do raio refletido tendem a se interceptar.

Experimento do convexo: 2.1 Faa o raio de luz incidir no espelho convexo com um ngulo de incidncia e observe a trajetria do raio refletido. 2.2 Gire o espelho cncavo e veja de quanto gira o raio refletido. 2.3 Partindo sempre da mesma situao inicial, constatamos que: Ao fazermos o raio de luz incidir no espelho convexo com ngulo de incidncia de qualquer, por exemplo, observamos ele refletir com mesmo ngulo pela lei da reflexo, porm ao girarmos o espelho convexo o resultado para o ngulo de reflexo foi de afastamento progressivo com a demais luz.

REFERENCIA BIBLIOGRFICAS Zemanski, Sears. Fsica 10. ed Vol.3 Cap. 34 Ramalho,Nicolau, Toledo. Fundamentos da Fsica 7.ed Vol.2. So Paulo: Moderna,1999 GOLDEMBERG, J. Fsica Geral e Experimental: vol. 1. 3a. ed., So Paulo, Cia. Ed. Nacional, 1977. 527 pp. http://educar.sc.usp.br/otica/esferico.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen