Sie sind auf Seite 1von 20

67

A ADMINISTRAO RURAL EM PROPRIEDADES FAMILIARES


Lrio Jos Reichert1

SINOPSE
O gerenciamento da propriedade rural uma das ferramentas importantes e indispensveis para se buscar um desenvolvimento sustentvel da propriedade como um todo, independentemente do seu tamanho. O objetivo do presente trabalho foi acompanhar e analisar a estrutura gerencial de uma propriedade familiar localizada no Passo do Pilo, em Pelotas - RS, na qual se enfocou a administrao e o gerenciamento durante um ano agrcola (julho/96 a junho/97). O estudo constituiu-se da avaliao dos ndices tcnicos e econmicos das atividades desenvolvidas. Constatou-se que a renda bruta da propriedade foi de R$ 23 155,42, oriunda de oito atividades econmicas voltadas comercializao, das quais somente quatro contriburam positivamente - milho, leite, batata-doce e morango; as demais alface, melo, batata e cenoura - tiveram participaes negativas na margem bruta no ano estudado. Palavras-chave: administrao rural, gerenciamento da propriedade, contabilidade agrcola , sustentabilidade e agricultura familiar.

1 INTRODUO
Os princpios bsicos da administrao que so aplicados indstria e ao comrcio so tambm vlidos, em termos gerais, para a agricultura. Entretanto, deve-se ressaltar que essa tem determinadas caractersticas que a diferenciam dos demais segmentos, as quais, por isso, precisam ser consideradas. Muitos dos fatores de produo, como a terra, por exemplo, que, para a indstria, representa to somente a base para a instalao do imvel, para a agricultura, considerada o principal meio de produo, que precisa ser estudado na sua microcomposio, visando explorao do seu potencial mximo. Variveis, como o clima, por exemplo, que condiciona todas as atividades produtivas e determina o

Economista, tcnico da Embrapa do Centro de Pesquisa Agropecurio de Clima Temperado de Pelotas, Rio Grande do Sul. Mestrando na rea de Administrao de Empresas pela Universidade del Museo Social Argentino de Buenos Aires em convnio com a Universidade Catlica de Pelotas.
Teor. Evid. Econ. Passo Fundo v. 5 n. 10 p. 67-86 maio 1998.

68

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

que pode ser produzido, implicando riscos para a agricultura, no representam muito para a indstria. Portanto, esses condicionantes impem ao produtor rural uma certa organizao no seu negcio, sob pena de ele no alcanar o mximo rendimento econmico, considerando o conjunto das atividades produtivas planejadas. O objetivo principal deste trabalho, que parte de uma dissertao de mestrado, relatar o acompanhamento tcnico-econmico de uma propriedade selecionada durante um ano agrcola2 (julho/96 a junho/97), visando conhecer alguns ndices econmicos de cada atividade desenvolvida, bem como das atividades extras, incluindo os gastos da famlia. Visando propor um modelo de administrao para o segmento da agricultura de base familiar, estudou-se o comportamento econmico-administrativo de duas propriedades cujas caractersticas bsicas, em termos de sistema de produo dominante, renda bruta, tamanho de rea e mo-de-obra disponvel, se equivalem a mais de 70% das propriedades enquadradas nesse estrato na regio Sul do Rio Grande do Sul. De uma forma resumida, descreve-se o mtodo de anlise utilizado e caracteriza-se a propriedade estudada, concluindo-se com a anlise e consideraes sobre os resultados obtidos.

2 REVISO DE ALGUNS CONCEITOS DE ADMINISTRAO RURAL


Administrar um fenmeno universal em todas as atividades humanas. Como arte e cincia, a administrao est presente em todas as empresas e organizaes. Segundo Fayol (1989), administrar prever, organizar, mandar, coordenar e controlar, porque a administrao nada mais do que saber gerenciar. Na administrao rural, tambm so importantes o planejamento, a organizao, a direo e o controle. Planejamento, para o autor, antecipar o que se deve fazer, com que recursos e em que quantidades para que os objetivos da empresa sejam alcanados. Tal conceito perfeitamente aplicvel empresa rural. Kay (1983) definiu a administrao rural como sendo um processo de tomada de decises atravs do qual recursos limitados so alocados para um nmero de alternativas produtivas, para organizar e operar o negcio agrcola de tal modo a atingir alguns objetivos. J a questo da gesto agrcola, segundo Chombart de Lauwe, citado por Boiteux (1983), a procura da melhor combinao possvel

Ano agrcola o intervalo de tempo de 12 meses que vai de 1 de julho a 30 de junho, o qual corresponde ao perodo desde o plantio at a colheita, principalmente dos cereais .

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

69

entre as atividades e os meios de produo, de maneira a obter um lucro mximo e durvel. Mais recentemente, Michaud (1989) definiu a gesto agrcola como a cincia e a arte que busca a utilizao racional dos fatores de produo (internos e externos), do ponto de vista tcnico, econmico e social, respeitando os valores culturais do produtor rural, sua famlia, e ainda, suas organizaes e o meio ambiente. Essa definio representa melhor a realidade das pequenas propriedades rurais onde se desenvolve o trabalho familiar, em que o lucro nem sempre a palavra de ordem, ao mesmo tempo em que sobrevivem relaes sociais e culturais muito fortes, que extrapolam as meras relaes econmicas. Holz (1994) diz, enfim, que a a administrao rural a cincia que ajuda o produtor a entender as suas decises. onde esto as informaes necessrias para os tcnicos ajudarem os produtores a tomar as decises. E complementa: a busca da eficincia no setor agrcola faz da administrao um fator de produo capaz de fazer ou quebrar o negcio. Neste caso, a administrao faz o papel de crebro enquanto que o trabalho faz o papel de msculo. Pois na agricultura precisase de terra, capital, trabalho e crebro para ser bem-sucedido.

3 DEFINIO DA PROPRIEDADE ESTUDADA E METODOLOGIA


Para atingir o principal objetivo do estudo foram, inicialmente, selecionadas duas propriedades agrcolas familiares3 integrantes da comunidade Passo do Pilo, localizadas no distrito de Monte Bonito, municpio de Pelotas, Rio Grande do Sul, possuidoras do mesmo sistema produtivo, utilizando-se, para a escolha das propriedades, o mtodo key-informants4. Estabeleceu-se como condio para a seleo das propriedades que essas tivessem algumas caractersticas comuns s demais no estrato da agricultura familiar da regio sul do Rio Grande do Sul, de forma que os resultados pudessem ser extrapolados, sem perda de generalidades. A deciso do acompanhamento de duas propriedades visou eliminar o risco de uma possvel desistncia por algum dos acompanhados, todavia os resultados apresentados sempre se referiro a apenas uma.
3

Propriedade familiar o imvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua famlia, lhes absorva toda a fora de trabalho, garantindo-lhes a subsistncia e o progresso social e econmico, com rea mxima fixada para cada regio e tipo de explorao e, eventualmente, trabalhado com a ajuda de terceiros. Key-informants so pessoas-chaves que atuam diretamente no meio rural, seja na prestao de servios ou assistncia tcnica, que conheam profundamente o segmento dos pequenos e mdios produtores rurais.

70

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

Utilizar-se- o mtodo dos oramentos para a anlise a posteriori da situao da propriedade, que se baseia no estudo das receitas, gastos e renda lquida de um plano de administrao para um perodo de um ano agrcola (julho/96 a junho/ 97). Os planos alternativos sero estimados em oramentos. O plano que apresentar o melhor saldo positivo entre custos e receitas, observando-se tambm aspectos de carter no s monetrios como tambm sociais e culturais, entre outros, ser o adotado pela empresa. O mtodo dos oramentos a ser adotado ter como base os custos e receitas totais e desembolsadas da propriedade. Os dados obtidos no oramento de custos e receitas permitiro determinar o valor atualizado da margem bruta, receita lquida e/ou a taxa interna de retorno, que permitir ao produtor decidir sobre a convenincia ou no de adot-lo. Como instrumental de apoio prtico no armazenamento e posterior processamento final das informaes, ser utilizado um software estruturado para o acompanhamento gerencial de propriedades (Sistema Gerencial Agropecurio). Os resultados e anlises da propriedade estudada so apresentados em seqncia.

4 RESULTADOS DO TRABALHO

4.1 Caracterizao da propriedade estudada


Inicialmente, fez-se uma anlise da situao atual, com o que pde observar que a propriedade estudada tem uma boa infra-estrutura de produo, conforme se observa na Tabela 1. Essa afirmao baseia-se num comparativo com a maioria das propriedades familiares do municpio de Pelotas e regio sul do Rio Grande do Sul, as quais no possuem tal infra-estrutura, geralmente apresentando srios problemas de disponibilidade de mo-de-obra, mquinas e equipamentos, instalaes adequadas e, at mesmo, meios de transporte. Observou-se tambm que se trata de um produtor com um nvel de conhecimentos acima da mdia, visto que busca constantemente novas tecnologias de produo junto aos rgos competentes; utiliza razoavelmente bem os recursos disponveis e procura utilizar o melhor material gentico para tentar obter o mximo de rendimento para cada atividade desenvolvida; racionaliza o uso da mo-deobra, mquinas e equipamentos de acordo com as necessidades de cada atividade e o tempo disponvel para execut-las; possui uma viso administrativa do empreendimento, planejando as suas atividades a curto prazo. Trata-se de um produtor voltado para o mercado, comercializando a prpria produo de forma direta e

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

71

regular, trabalhando com diversificao de culturas, como o leite, milho, morango, batata, batata-doce, cenoura, alface e melo.

Tabela 1 - Caracterizao da propriedade estudada


Itens descritos 1- Tamanho da propriedade 2- Atividades comerciais 3- Atividades de subsistncia e venda da sobra 4- Mo-de-obra disponvel 5- Infra-estrutura de produo (prpria) 6- Infra-estrutura de produo ( em grupo) 7- Infra-estrutura de apoio 8- Infra-estrutura de construes 9- Animais leiteiros 10- Comercializao 11- Participao de grupos organizados e associaes 12- Acesso assistncia tcnica 13- Investimentos futuros Propriedade estudada 20 ha Milho verde, leite, morango, cenoura,batata-doce e alface Milho, batata-inglesa, leite, aves, ovos e sunos 3 pessoas adultas (casal + 1 filha) e 1 filha menor 1 trator MF 265, arado, grade, reboque, ordenhadeira mecnica, resfriador de leite 1 ensiladeira tracionada, 1 ensiladeira estacionria, 1 subsolador, botijo de smen 1 caminhoneta D10 , 1 automvel Voyage, telefone 1 casa, galpo com estbulo, galpo de madeira, galpo de tijolo, galpo com garagem, silo trincheira total de 20 fmeas e 2 machos, todos da raa holandesa Leite diretamente para a ind. demais prod. diretamente para um atacadista Lder de Cites, lder comunitrio, scio Sicredi, Cosulati e Sindicato Rural Emater, Embrapa, Cosulati e empresas comerciais Melhorar infra-estrutura de mquinas, equipamentos agrcolas e equip. de irrigao

Fonte: Dados da pesquisa.

Nessa propriedade, como na maioria das propriedades desse estrato de produtor, a administrao realizada pelo chefe da casa, que coordena todas as atividades, procurando maximizar os fatores de produo (terra, capital e trabalho) . comum, nesse tipo de propriedade familiar, residirem nela os pais, j aposentados, ou filhos casados, constituindo uma segunda famlia. Isso ocorre principalmente porque as propriedades so pequenas, o que no permite o seu fracionamento, e pela dificuldade de obter recursos financeiros para a aquisio de uma nova rea, tampouco mquinas e equipamentos para iniciar o processo produtivo. Nessa propriedade, esse fato tambm evidenciado. Nota-se que a parte organizacional e administrativa precisa ainda ser melhorada, pois dada muita nfase ao trabalho braal, de forma que o planejamento acaba ficando de lado, o que faz com que muitos conceitos administrativos no

72

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

sejam aplicados. Apesar de haver o planejamento das atividades e certa organizao, o controle econmico-financeiro no est sendo realizado na sua plenitude. Esse produtor, de um modo geral, como todos os produtores de base familiar, tem certa averso a realizar o controle financeiro com o uso de tcnicas de contabilidade para apurar o resultado final de cada atividade ou ano agrcola. Esse controle no realizado por dois motivos: primeiro, pelo fato de o produtor consider-lo desnecessrio e, segundo, por ele desconhecer mtodos prticos e simples de controle das receitas e despesas que ocorrem durante o ciclo produtivo.

4.2 Distribuio do uso da terra


Conforme pode ser observado na Tabela 2, a ocupao e uso do solo esto sendo feitos de uma forma intensa e contnua. Em virtude desse uso excessivo, o produtor aplica as tcnicas de conservao do solo e utiliza o sistema de plantio direto na atividade milho, a qual ocupa o maior percentual de rea, com 40%, seguida do leite, com 25%; as demais atividades ocupam menor espao fsico. Essa situao no muito diferente daquela dos demais produtores familiares dessa regio. No h mais fronteiras agrcolas dentro da propriedade para expanso; o que deve ser feito um novo arranjo na explorao, de forma sustentvel, preservando esse importante fator, fundamental sobrevivncia desta e das prximas geraes.

Tabela 2 - Distribuio da rea por atividades e percentual de uso


Especificaes Alface Batata Batata-doce Cenoura Leite Melo Milho Morango Reflorestamento Inaproveitveis Aude Chcara Benfeitorias Totais rea (ha) 0,1 0,4 0,3 0,4 5,0 0,2 8,0 0,3 2,5 0,8 1,0 0,5 0,5 20,0 %de uso s/total 0,5 2,0 1,5 2,0 25,0 1,0 40,0 1,5 12,5 4,0 5,0 2,5 2,5 100,0

Fonte: Dados da pesquisa

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

73

4.3 Distribuio do uso da mo-de-obra


O fator mo-de-obra foi o item de maior importncia, indispensvel para o desenvolvimento das atividades da propriedade. Para medir-se o uso da mo-deobra, adotou-se o critrio utilizado por tcnicos de outras instituies de pesquisa, que a UTH5. O total de UTH disponveis dessa propriedade foi de 1 105 dias teis, ao longo dos 12 meses, conforme pode ser observado na Tabela 3, o que d uma mdia mensal de 92 UTH; essa propriedade composta por trs pessoas adultas e um menor. Essa disponibilidade de mo-de-obra no difere muito daquela da maioria das propriedades familiares da regio. A variao de UTH nos ltimos quatro meses deve-se sada de um adulto da propriedade para constituir nova famlia.

Tabela 3 - Disponibilidade de mo-de-obra durante o ano


Meses Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total
Fonte: Dados da pesquisa.

U TH 97,5 97,5 97,5 97,5 97,5 97,5

Meses Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho

U TH 97,5 97,5 81,25 81,25 81,25 81,25 1.105

Observando-se a Tabela 4, verifica-se que houve uma diferena significativa no uso da mo-de-obra entre as atividades. A atividade que mais utilizou mo-deobra foi o milho com 374 UTH, representando 36,3%, sendo 258,5 HN6, 80 HE7 e 35,5 contratada. Esse nmero excessivo de horas extras deveu-se ao fato de, muitas vezes, ter havido a necessidade de preparar as embalagens de milho para a comercializao durante a noite, para que pudessem ser levadas ao mercado no dia seguinte, antes do amanhecer. Nesse mesmo quadro, observa-se que o leite demandou um total de 338,3 UTH, sendo 179,3 HN e 3 159 HE, o que equivale a uma participao de 32,9%. Nessa atividade, tambm foi registrado um nmero expressivo de mo-de-obra extra, visto que o servio de ordenha sempre feito ao amanhecer e ao anoitecer. Com isso, os gastos com mo-de-obra tambm foram maiores, pois essa foi acrescida de 50% de encargos sociais. Para os clculos da mo-de-obra, utilizou-se o salrio mnimo como referncia, o qual, de julho/96 a abril/97, foi de
5

UTH uma jornada de trabalho de oito horas por dia, durante 25 dias teis no ms, que em um ano correspondem a 300 jornadas de trabalho/dia. Esta unidade relativa a uma pessoa de 18 a 59 anos devido produtividade da mo-de-obra. Hora normal. Hora extra.

6 7

74

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

R$ 112,00 e, a partir de maio/97, de R$ 120,00. O total de mo-de-obra disponvel dessa propriedade foi de 1 105 UTH, do qual foram utilizadas 1 028 somente nas atividades produtivas, distribudas da seguinte forma: 738,5 HN (64%), 250 HE (31,1%) e 39,5 contratada. Observa-se que h uma diferena entre o total de UTH disponvel e o total utilizado em horas normais. As quantidades que expressam essa diferena (366,5 UTH) foram consideradas como mo-de-obra para atividades gerais da propriedade.

Tabela 4 - Uso da mo-de-obra e valores por atividade


Atividades Alface Batata Batata-doce Cebola Cenoura Leite Melo Milho Morango Totais
Fonte: Dados da pesquisa

U TH 3,0 56,5 46,3 19,0 44,5 338,3 10,5 374,0 136,0 1028,1

Valores Brutos 20,16 380,64 317,28 133,44 300,00 3001,32 70,56 2901,32 1010,64 8135,36

% de cada ativ.em UTH 0,29 5,50 4,50 1,85 4,33 32,91 1,02 36,38 13,23 100,00

A Figura 1 representa o uso da mo-de-obra em UTH e nela se pode observar que as atividades milho e leite ocuparam uma fatia muito grande. A Figura 2 mostra o resultado da mo-de-obra por ms em cada atividade, observando-se que os meses em que houve maior uso dessa foram dezembro, janeiro e fevereiro, o que coincide com aqueles de maior concentrao na atividade milho. O leite mostrou uma certa regularidade de mo-de-obra durante os 12 meses, tendo apenas o ms de julho mais elevado, quando houve muita formao de pastagens e preparo de alimentos para os demais meses do ano.
Morango 13% Batata 6% Batata-doce 5% Cebola 2% Cenoura 4%

Milho 37% Melo 1%

Leite 32%

Figura 1 - Uso da mo-de-obra por atividade em UTH.

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

75

1000 900 800 700 600 500 400 300 200 100 0 Novembro Dezembro Setembro Fevereiro Outubro Janeiro Julho Maro Agosto Abril

Figura 2 - Demonstrativo dos valores gastos em reais com mo-de-obra por atividade/ms.

5 RESULTADOS DAS ATIVIDADES


Durante os 12 meses de acompanhamento, foram feitas diversas visitas propriedade estudada, no mnimo duas por ms, para recolher as informaes e proceder a alguns ajustes, se necessrios, nos movimentos ocorridos no decorrer do ms. Para facilitar o registro das informaes e sua transferncia para o Programa de Contabilidade, utilizou-se um formulrio onde a seqncia de registros feitos pelo produtor era a mesma da entrada de dados, contendo os mesmos campos. Um segundo formulrio foi utilizado para o registro do uso da mo-de-obra diria. Ao final de cada ms de acompanhamento, os dados foram processados em um programa de Contabilidade Agrcola chamado Sistema Gerencial Agropecurio. Este programa emite relatrios relativos ao ms de acompanhamento e tambm informaes acumuladas. Os resultados foram sendo analisados e apresentados ao produtor de forma que, ao longo do ano, pde-se tomar conhecimento da evoluo mensal das receitas , despesas, uso de mo-de-obra de cada atividade, gastos com a manuteno da famlia, etc. Ao tomar conhecimento da sua situao, o produtor tinha condies de planejar os prximos passos, organizando-se melhor

76

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

nas suas atividades, de maneira que pudesse programar-se e melhor conduzir o seu negcio. A anlise dos resultados obtidos ao longo dos 12 meses de acompanhamento da propriedade nos sugere as seguintes consideraes: de todas as atividades desenvolvidas na propriedade, o leite, milho verde, morango e batata-doce foram as que proporcionaram maior retorno financeiro; as demais atividades, mesmo que tenham sido produzidas visando ao mercado, tiveram problemas no decorrer do processo produtivo, o que frustrou o rendimento esperado.

5.1 Rendimento bruto por atividade


A Tabela 5 apresenta os rendimentos brutos das atividades, bem como o quanto representa cada atividade em relao ao total. Observa-se, na tabela, que as principais atividades da propriedade foram o leite e o milho, os quais contriburam com 75,6% da receita total; o leite a principal fonte de renda, com 39,2% da receita bruta. Observa-se ainda, na tabela, que existem atividades com participao muito baixa na renda bruta, sendo meras coadjuvantes no processo produtivo, o que nos mostra a importncia da diversificao de atividades, pois, assim como houve frustrao nas atividades cenoura, melo, alface e batata, poderia ter havido quebra de safra no morango. Tudo depende de uma srie de fatores em conjunto, nunca isoladamente, para o sucesso ou o fracasso de uma atividade. Em seqncia, feita uma anlise dos resultados das principais atividades com maior participao na renda bruta.

Tabela 5 - Rendimento bruto e participao por atividade


Atividades Alface Batata Batata-doce Cenoura Leite Milho Morango Total Valor em R$ 258,00 922,00 1 694,00 751,50 9 091,39 8 420,18 2 018,35 23 155,42 % / Total 1,11 3,98 7,32 3,25 39,26 36,36 8,72 100,00

Fonte: Dados da pesquisa.

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

77

5.2 Resultados da atividade leiteira


A atividade leiteira tem um papel fundamental no contexto do setor agropecurio, por ser importante na formao da renda bruta da maioria das propriedades familiares e pelo fato de o leite ser um alimento bsico da populao, servindo de matria-prima para a gerao de diversos subprodutos, como o queijo, manteiga, leite em p, iogurte, entre outros. Alm disso, proporciona uma renda mensal segura e tem um valor social muito elevado. Tabela 6 - Produo mensal de leite, rendimento bruto, vacas em lactao e mdia de produo vaca/dia
Meses Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Totais Produo total 2534 3113 3092 3451 3398 3186 3256 2580 2612 2475 2442 2231 34370 Rendimento bruto 677,08 817,46 784,93 828,27 774,85 732,06 747,10 629,85 625,31 600,43 604,37 580,04 8401,76 Vacas lactao 8 9 9 9 8 8 8 7 7 7 7 7 Mdia vaca/dia 10,2 11,2 11,4 12,4 14,1 12,8 13,1 13,2 12,0 11,8 11,2 10,6 12,0

Fonte: Dados da pesquisa.

Neste estudo, a atividade leiteira foi a que proporcionou a maior renda bruta, participando com 39,2%, conforme se pode observar na Tabela 5. A Tabela 6 apresenta a produo mensal de leite na propriedade, verificando-se que a produo mensal oscilou durante os 12 meses. Essa oscilao normal j que, nos meses de maro a agosto, que compreendem o perodo da formao da cota8, alm de haver reduo da produo de leite, em alguns casos em at 50%, h tambm uma variao no nmero de vacas ordenhadas. Na Figura 3, esto demonstradas as curvas de oscilao de produo e o rendimento bruto durante o ano. Observa-se que as
8

Formao da cota um artifcio usado pelo comprador para obrigar os produtores a manterem uma produo mdia alta no perodo de maro a agosto, meses em que a alimentao natural escassa, necessitando de suplementao alimentar. A mdia desses seis meses formar uma cota. Os produtores que no agirem dessa forma concorrero com uma mdia baixa, o que significar uma reduo no preo do produto recebido em at 60% quando a produo atingir nveis superiores cota, no perodo de setembro a fevereiro, ocasio em que as pastagens naturais normalmente so abundantes.

78

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

curvas so quase paralelas, porm houve uma ligeira variao nos meses de produo extracota, quando as quantidades produzidas mantiveram-se acima dos pontos do rendimento bruto, basicamente pela variao no preo pago pelo litro de leite extracota. Neste estudo de caso, a variao mdia da produo mensal entre os meses da formao da cota foi de 23%. No perodo de inverno, que coincide com a formao da cota, mais difcil produzir leite e os custos de produo aumentam, pois praticamente toda a alimentao nesse perodo dever ser fornecida aos animais no cocho, ou seja, alm da rao comercial fornecida de acordo com as necessidades nutricionais e da produo individual de cada animal, so fornecidos silagem e pasto verde.
4000 3500 3000

Litros

2500 2000 1500 1000 500 0 Novembro Dezembro Setembro Julho Outubro Janeiro Fevereiro Maro Agosto Abril

Meses
Produo total Rendimento bruto

Figura 3 - Produo total e rendimento bruto por ms da atividade leite.

Observa-se que a mdia por vaca/dia foi de 12 litros, no havendo grandes oscilaes no decorrer dos meses, o que demonstra regularidade na produo por unidade animal. De acordo com informaes da cooperativa, principal comprador de leite da regio, a mdia de produo por vaca/dia est ao redor de 4,0 litros. Outro ndice que caracteriza o bom nvel da produo leiteira dessa propriedade a mdia obtida ao longo dos 12 meses, que foi de 95,4 litros/dia. De acordo com informaes de pesquisa da Embrapa, essa mdia, na Bacia Leiteira de Pelotas, foi de 28 litros em 1996, ou seja, o produtor em questo obteve uma produo mdia

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

79

de 240% acima da mdia regional. Em um universo de 4 400 produtores que entregam leite para a cooperativa, o estabelecimento em estudo est situado entre os 136 maiores produtores, ou seja, apenas 3,1% dos produtores mantm produo acima da obtida por essa propriedade. Esses ndices de produo foram obtidos graas ao manejo realizado e tambm pela qualidade gentica do rebanho. De uma maneira geral, os produtores familiares no investem o suficiente na atividade leiteira, o que explica os baixos ndices alcanados.

5.3 Resultados da atividade milho


A atividade milho tem uma importncia econmica e social muito grande dentro do sistema produtivo da propriedade analisada, pois, alm de ter proporcionado uma rentabilidade alta com a venda de milho verde, permitiu uma oferta de alimentos suficientes para o consumo da propriedade de diversas maneiras. A atividade milho est presente praticamente em 100% das propriedades familiares da regio estudada. Nessa propriedade, a atividade milho foi responsvel por 36,3% da renda bruta, ocupando o segundo lugar. Desse total, 73% da renda foi obtida atravs da venda de espigas de milho verde; os demais 27% ficaram por conta do gro colhido e armazenado na propriedade para consumo prprio. Este mercado de milho verde foi seguro e muito rentvel visto que, alm de o produtor ter contado com mercado garantido para toda a sua produo, proporcionou uma receita quatro vezes superior ao sistema tradicional do milho em gros. Esse segmento de vendas muito restrito e tem uma capacidade limitada de consumo. Nesse caso, o produtor j est inserido no mercado, praticando a comercializao diretamente com um determinado atacadista, cumprindo as exigncias de embalagens e padro de espigas, o que lhe garante um bom preo. Do total de 61 146 espigas comercializadas, 14 270 foram adquiridas de terceiros com a finalidade de cumprir cotas de entrega com o atacadista. Esse procedimento do produtor demonstrou um nvel de amadurecimento e de tomada de deciso correta, pois, alm de ganhar um dinheiro extra, ele manteve-se no mercado, o que lhe garantiu preo e estabilidade de venda. A mdia de produo da propriedade foi de 80 sc/ha, enquanto que a mdia da regio nesta ltima safra foi de 30 sc/ha, segundo informaes da Emater de Pelotas. Tal resultado somente foi obtido porque, como j foi citado anteriormente, o produtor procura utilizar as tcnicas mais modernas de plantio, aliadas a um bom material gentico.

80

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

5.4 Resultados da atividade morango


A atividade morango representou a terceira fonte de renda bruta da propriedade, com participao em 8,7% sobre o faturamento total, porm seus custos de produo foram muito elevados, de maneira que o saldo final total foi negativo. Esta atividade altamente consumidora de mo-de-obra e uso do solo, pois, do plantio at o final da colheita, so nove meses de ocupao da rea. No custo de produo, a mo-de-obra representou 39,4%. O rendimento obtido na propriedade foi de 10 930 kg/ha, enquanto que a mdia do municpio nesse sistema de produo foi de 15 000 kg. O preo mdio de comercializao recebido foi de R$ 0,60/kg, ao passo que o preo mdio na regio variou de R$ 0,20 a R$ 1,20 por kg.

5.5 Resultados da atividade batata-doce


A atividade batata-doce foi a quarta fonte de renda bruta, participando com 7,3% do rendimento total da propriedade. Essa atividade foi a que proporcionou a maior renda por rea utilizada, pois em apenas 0,3 ha foram produzidas 369 caixas, revertendo numa renda bruta total de R$ 1 694,00 e renda lquida total de R$ 1 088,61. Extrapolando esses valores para 1 ha, ter-se-ia um rendimento de 1 230 caixas de 20 kg, totalizando 24 600 kg/ha, quando a mdia do municpio de 12 000 kg. Dos custos totais da batata-doce, a mo-de-obra teve participao de 52,4%, sendo o maior ndice por atividade. Isso se justifica na medida em que essa atividade no exigente em fertilidade nem em uso de produtos qumicos. A batata-doce uma atividade comum na propriedade familiar, pois, alm de proporcionar bons rendimentos, permite um uso mltiplo tanto para a alimentao de animais como da famlia. Outro fator importante dessa cultura que a colheita pode ser feita de acordo com as necessidades de comercializao e disponibilidade de mo-de-obra.

5.6 Rendimentos totais e desembolsados por atividade


Na Tabela 7, esto representados os resultados finais da receita total e desembolsada, custo operacional total e desembolsado, margem final total e desembolsada e participao lquida desembolsada por atividade. Na tabela, observa-se que a atividade que proporcionou a maior renda lquida total foi o milho, seguido muito prximo pela batata-doce. Isso significa que essas duas atividades possibilitaram auferir uma receita lquida positiva, cobrindo todos os seus custos, inclusive os de mo-de-obra. J, com relao margem lquida desembolsada, a atividade de maior rentabilidade foi a do leite, com uma participao de 43,9%, seguida do

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

81

milho, com 22,2%, e da batata-doce, com 19,4%. As atividades batata, cenoura e melo proporcionaram um saldo negativo, tendo seus custos de produo sido cobertos por outras atividades. Tal diferena, acentuada no saldo total e desembolsado do leite, deve-se principalmente ao uso exclusivo de mo-de-obra familiar, na qual no so despendidos valores. Alm disso, utiliza-se o produto em muitos alimentos produzidos na propriedade e para a alimentao dos animais. A atividade alface, apesar de ter tido participao positiva nos seus saldos, no foi destacada, porque a produo foi muito baixa de maneira que a sua participao na renda bruta total foi de apenas 1,11%, conforme se observa na Tabela 5. Na tabela, verifica-se que as atividades cebola e melo no apresentam receitas: a cebola, pelo fato de ter sido introduzida como nova opo de cultivo em substituio ao morango, por ser menos exigente em mo-de-obra, estando ainda em fase inicial de implementao como cultura complementar; j, na cultura do melo, o produtor teve perdas totais devido a problemas climticos e de tratos culturais.

Tabela 7 - Demonstrativo das receitas operacionais e desembolsadas, custos operacionais e desembolsados, margem operacional total e desembolsada e participao lquida por atividade.
Atividades Alface Batata Batata-doce Cebola Cenoura Leite Melo Milho Morango Total Receita Total 258,00 922,00 1694,00 0,00 751,50 9091,39 0,00 8420,18 2018,35 23155,42 Custo Operac. 111,16 1234,00 605,39 608,89 1313,02 10415,44 256,19 7262,13 2975,46 24781,68 Margem Operac. 146,84 -312,00 1088,61 0,00 -561,52 -1324,05 -256,19 1158,05 -957,11 -1017,37 Receita Desemb. 258,00 468,00 1634,00 0,00 751,50 8378,33 0,00 6234,18 1953,85 19677,86 Custos Desemb. 91,00 488,36 288,11 475,45 913,02 5333,96 170,63 4695,81 1120,82 13577,16 Margem final desemb. 167,00 -20,36 1345,89 0,00 -161,52 3044,37 -170,63 1538,37 833,03 6576,15 Part.Lq. p/ ativ. desemb. 2,41 (0.31) 19,43 (2,45) 43,94 (2,59) 22,20 12,02 100,00

Fonte: Dados da pesquisa.A receita bruta total foi de R$ 23 155,42, podendo afirmar-se que a renda bruta mensal dessa propriedade foi de R$ 1 929,61. Analisando-se os valores desembolsados, a situao a seguinte: a receita total de R$ 19 677,86 e os custos totais so de R$ 13 577,16, restando um saldo lquido das atividades de R$ 6 100,70. Dividindo-se o saldo por 12 meses, tem-se uma margem lquida mensal de R$ 508,40 ou 4,2 salrios mnimos. Segundo informaes do IBGE, essa renda nas propriedades familiares no ultrapassa os trs salrios-mnimos brutos mensais.

Na Figura 4, esto representadas, em forma de grfico, as entradas de dinheiro por atividade e os respectivos meses. Observa-se que o leite a nica atividade que apresenta receita todos os meses e que, ao mesmo tempo, manteve uma certa regularidade, ao passo que o milho, embora muito forte, concentra-se nos meses de janeiro, fevereiro e maro; as demais atividades esto distribudas ao

82

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

longo do ano, de maneira que em todos os meses houve ingresso de receitas, permitindo, assim, que se desenvolvessem todas as atividades planejadas.

3.500,0 3.000,0 2.500,0 Valores R$ 2.000,0 1.500,0 1.000,0 500,0 Jan. Fev. Maro Abril Maio Junho Julho Meses Ago Set. Ou

Figura 4 - Demonstrativo das receitas mensais por atividades.

5.7 Manuteno da famlia


Analisando os gastos com a manuteno da famlia, Tabelas 8 e 9, observase que houve variaes durante o ano. Nos meses de julho e fevereiro, os gastos foram maiores em razo de ter havido casamento e nascimento na famlia; nos demais meses, as variaes no foram to significativas. J, quanto aos itens que fazem parte dessa conta, observa-se que o item alimentao foi o que mais contribuiu, tendo uma participao de 46%. Por outro lado, verifica-se que quase 50% desses gastos foram gerados no prprio estabelecimento. Essa uma caracterstica da maioria das propriedades familiares, em muitas das quais essa participao ainda maior, pois produzem, primeiro, para a sobrevivncia da famlia e, depois, se houver sobras, as comercializam. Em segundo lugar, aparecem os gastos em sade, com 22,6%, os quais se deveram, sobretudo, s despesas com medicao e

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

83

consultas dos pais, despesas essas que foram cobertas com os valores da aposentadoria. Tabela 8 - Gastos totais com a manuteno da famlia
Meses Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Totais
Fonte: Dados da pesquisa.

Valores totais 1336,50 565,00 388,00 697,00 371,57 425,11 514,15 852,63 443,20 416,12 562,64 629,20 7 201,12

% por ms 18,56 7,85 5,39 9,68 5,16 5,90 7,14 11,84 6,15 5,78 7,81 8,74 100,00

Tabela 9 - Distribuio por itens das despesas de manuteno da famlia


Itens Alimentos produzidos Alimentos comprados Habitao Instruo Sade Social Vesturio Outros Man. veculo Totais Valores 1 524,90 1 783,12 677,00 33,00 1 632,10 455,00 485,00 135,00 476,00 7 201,12 % de part. 21,18 24,76 9,40 0,46 22,66 6,32 6,74 1,87 6,61 100,00

Fonte: Dados da pesquisa.

6 CONSIDERAES FINAIS
Analisando todos os resultados obtidos nessa propriedade durante o ano agrcola de 1996/1997, verificou-se que as atividades leite e milho, juntas, participaram com 75,5% da renda bruta, sendo 39,2 do leite e 36,3 do milho. Do total da renda bruta da atividade milho, 73,1% resultou da venda de milho verde. As receitas do leite ocorreram durante todo o ano; j, no caso do milho, houve uma concen-

84

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

trao nos meses de janeiro, fevereiro e maro, coincidindo com o grande consumo do produto nas praias e balnerios da regio de Pelotas. O morango e a batata-doce participaram na renda bruta com 8,7% e 7,3%, respectivamente. Analisando a participao dessas duas atividades na composio da renda lquida desembolsada, a batata-doce teve uma participao superior ao morango, ficando em terceiro lugar com 19,4%, logo abaixo do milho, com 22,2%, e do leite, com 44%. Ainda com relao participao na renda lquida desembolsada, as atividades batata, cenoura e melo participaram negativamente na composio da renda. Uma restrio de suma importncia na propriedade familiar para o desenvolvimento das atividades a mo-de-obra, havendo, geralmente, escassez em detrimento do volume de atividades desenvolvidas. Nessa propriedade, esse aspecto est bem evidenciado, pois, de um total de 1 028 UTH utilizadas para o desenvolvimento das atividades, 250 foram consideradas horas extras. As atividades milho e leite, juntas, absorveram 69% desse total. Os meses de maior concentrao de mo-de-obra foram justamente os de maior venda de milho verde, ou seja, dezembro, janeiro e fevereiro. As prticas desenvolvidas pelo produtor na hora de comercializar seus produtos lhe garantiram bons preos e estabilidade no mercado Isso nos leva a concluir que todo aquele produtor que age da mesma forma como o fez o estudado, ou seja, que atua com profissionalismo, organizadamente e com um vivel nvel tecnolgico, voltando-se ao atendimento regular de um mercado exigente, ser capaz de alcanar sucesso, traduzido em bons lucros ao final do exerccio. Esse processo de acompanhamento tcnico, contbil e gerencial permitiu que o produtor em foco tomasse conhecimento, por meio de contatos mensais, dos resultados parciais ou totais de cada atividade, podendo organizar e planejar melhor o prximo ano agrcola ou as prximas tarefas; dessa forma, pde tomar as decises com base em fatos concretos e com conhecimento de causa. Por exemplo, este produtor, durante anos, plantou morango, porm, ao tomar conhecimento dos resultados finais da contabilidade desta cultura, resolveu no mais plant-lo, pois os custos de produo foram muito elevados, principalmente por exigir alta concentrao de mo-de-obra em relao ao baixo rendimento. Em substituio ao morango, ele investiu na cultura da cebola, que no to exigente em mo-de-obra e que tende a proporcionar-lhe uma boa rentabilidade. Nos dias atuais, no basta apenas produzir. preciso atender a um mercado cada vez mais exigente; preciso ter, sobretudo, qualidade para ser competitivo.

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

85

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANTUNES, Luciano Mdice. et al. Manual de administrao rural: custos de produo. 2. ed. Guaiba: Agropecuria, 1996. 142p. BOITEUX, J. Metodologia geral da gesto agrcola. Paris, Iger, 1983. FAYOL, Henri. Administrao industrial e geral: previso, organizao, comando, coordenao, controle. 10. ed. So Paulo: Atlas, 1989. FERREIRA, Pinto. Curso de direito agrrio. So Paulo: Saraiva. 1994. 420p. HOLZ, lio. Fundamentos tericos da gesto agrcola. Epagri, 1994, 31p. KAY, R. D. Farm management: planning, control and implementation. Tokyo: McGraw-Hill, 2. ed., 1983, 370p. MICHAUD, R. Relatrio final de misso em administrao rural. Embrater, Braslia, 1989, 71p. MIGLIORINI, L.C. Sistema gerencial agropecurio, Pelotas, 1996, no publicado.

86

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 10, p. 67-86, maio 1998

SYNOPSIS
THE ADMINISTRATION OF RURAL FAMILY FARMS The management of the rural farm, is one of important tools for reaching the sustainable development of the property as a whole, regardless of its size or area. The objective of the present work was to record and analyze the administration structure of a rural family farm, in Passo do Pilo, a rural district of Pelotas city, state of Rio Grande do Sul. The focus of the study was the administration and the management for all an agricultural year round (from July, 96 to June, 97). The technical and economical indexes of the developed activities were evaluated. The gross income of the farm reached U$ 23.155,42, coming from eight economical activities aimed for marketing. However, only four of them: (corn, dairy, sweet potato and strawberry), contributed to the farm income, where (lettuce, melon, potato and strawberry crops) did not contribute for the farm income or even gave negative results. Key words: rural administration; farm management; agricultural accountancy; sustainable and family farm

SINOPSIS
LA AMINISTRACION RURAL EN PROPIEDADES FAMILIARES

El gerenciamiento de la propiedad rural, es una de las herramientas importantes e indispensables para buscarse un desarrollo sustentable de la propiedad como un todo, independientemente del tamao de la misma. El objetivo del presente trabajo; fue acompaar y analizar la estructura gerencial de una propiedad familiar, localizada en el Passo do Pilo, en Pelotas, RS, donde se enfoc la administracin y el gerenciamiento, durante un ao agrcola, (Julio/96 a Junio/97). El estudio constituj de la evaluacin de los ndices tcnicos y econmicos de las actividades desarrolladas. Se constat que la Renta Bruta de la propiedad fue de R$ 23.155,42, oriunda de 8 actividades econmicas, dedicadas a la comercializacin, de las cuales 4 contribuyeron positivamente: (maiz, leche, papa dulce y frutilla), mientras que las dems (lechuga, melon, papa y zanahoria), tuvieron participaciones negativas en el margen bruta en el ao estudiado. Palabras-clave: administracin rural, gerenciamiento de propiedad, contabilidad agrcola, sustentabilidad y agricultura familiar.

Das könnte Ihnen auch gefallen