Sie sind auf Seite 1von 17

Configurando redes wireless ad-hoc, no Windows

Publicado em 11/12/2008 10:33 por Carlos Morimoto

Assim como possvel ligar dois micros diretamente usando duas placas Ethernet e um cabo cross-over, sem usar hub, tambm possvel criar uma rede wireless entre dois PCs sem usar um ponto de acesso. Basta configurar ambas as placas para operar em modo Ad-Hoc. A velocidade de transmisso a mesma, mas o alcance do sinal bem menor, j que os transmissores e as antenas das interfaces no possuem a mesma potncia do ponto de acesso. A velocidade tambm tende a cair muito mais rapidamente conforme aumenta a distncia. Esse modo pode servir para pequenas redes domsticas, com dois PCs prximos, embora mesmo nesse caso seja mais recomendvel utilizar um ponto de acesso, interligado ao primeiro PC atravs de uma placa Ethernet, e uma placa wireless no segundo PC ou notebook, j que as diferenas entre o custo das placas e pontos de acesso no to grande assim. Um uso comum para o modo Ad-Hoc quando voc tem em mos dois notebooks com placas wireless. Um deles pode ser ligado ao modem ADSL (com fio) para acessar a Internet e compartilhar a conexo com o segundo usando a placa wireless, que fica livre dos fios. Depois de configurada, a placa wireless vista pelo sistema como um dispositivo de rede normal e voc pode compartilhar a conexo da mesma forma que faria em um micro com duas placas de rede. Para criar uma rede ad-hoc no Windows XP, acesse o "Painel de Controle > Conexes de rede". Dentro das propriedades da conexo de redes sem fio, acesse a aba "Redes sem fio" e clique no "adicionar". Na tela seguinte, defina o SSID da rede ad-hoc, marque a opo "Esta uma rede de computador (ad hoc); no so usados pontos de acesso sem fio":

Assim como ao configurar um ponto de acesso, voc pode ativar o uso de encriptao. O modo mais compatvel consiste em usar a opo "Aberta(o)" na opo "Autenticao de rede" e usar a opo "WEP" na opo "Criptografia de dados", definindo uma chave de acesso (desmarque a opo "Chave fornecida automaticamente"). Embora tanto as chaves WEP de 64, quanto as de 128 bits sejam vulnerveis, sempre recomendvel usar chaves de 128 bits, que so um pouco mais difceis de quebrar. A chave pode conter 13 caracteres ASCII (letras, nmeros e caracteres especiais) ou 26 caracteres em hexa (nmeros e as letras de A a F). Se preferir definir uma chave de 64 bits, use 5 (ASCII) ou 10 (hexa) caracteres. Essa configurao permitir que a rede seja acessada por praticamente qualquer dispositivo, incluindo micros com placas antigas, 802.11b, palmtops, consoles e smartphones com redes Wi-Fi. O WEP fcil de quebrar, mas o risco minimizado devido ao alcance reduzido da rede ad-hoc. Se a segurana no for uma prioridade, esta a configurao recomendvel. Existe tambm a opo de usar o "WPA-None", uma verso simplificada do WPA, destinada ao uso em conexes ad-hoc, onde voc pode escolher entre usar o TKIP ou o AES como sistema de encriptao. A maior deficincia do WPA-None em relao ao WPA ou WPA2 usado em redes wireless em modo infraestrutura (com ponto de acesso) que no WPA-None as chaves so estticas e por isso so muito mais fceis de serem quebradas. Na prtica, o WPA-None com TKIP equivale ao WEP em termos de segurana (a nica vantagem que voc pode definir uma chave mais longa), enquanto o AES apenas um pouco mais seguro:

Para criar uma rede ad-hoc no Windows Vista, use a opo "Configurar uma conexo ou uma rede", disponvel no Centro de rede e compartilhamento e, no menu seguinte, selecione a opo "Configurar rede ad-hoc sem fio". No Vista possvel usar o WPA2Personal em redes ad-hoc, mas isso limita a compatibilidade com clientes rodando outros sistemas:

Depois de criar a conexo ad-hoc no primeiro PC, ela passa a aparecer para os demais na lista de redes disponveis, permitindo que eles se conectem diretamente, aps fornecerem a chave de encriptao:

Em uma rede Ad-Hoc, todos os micros esto no mesmo nvel hierrquico, sem uma autoridade central. Todas as estaes configuradas para usarem o mesmo SSID e as mesmas configuraes de encriptao, estabelecem contato e criam uma rede ponto a ponto. Inicialmente, os PCs tero acesso apenas um ao outro, sem acesso web e sem DHCP. Depois de conect-los rede ad-hoc, voc ainda precisar definir endereos manualmente, dentro de uma das faixas reservadas a redes locais, como a 10.x.x.x e a 192.168.x.x:

A menos que a idia ao configurar a rede ad-hoc seja apenas compartilhar alguns arquivos ou jogar uma partida de Quake 4, voc provavelmente vai querer compartilhar o acesso web ou rede local com os micros da rede ad-hoc. Para isso, necessrio que

um dos micros esteja conectado simultaneamente s duas redes e possa, assim, atuar como gateway, como no caso de um notebook com uma placa wireless e uma placa cabeada. A primeira opo ativar o ICS, clicando sobre o cone da conexo local (como vimos no captulo 2). Isso vai atribuir o endereo "192.168.0.1" placa wireless e permitir que os micros da rede ad-hoc acessem a web e recebam endereos IP automaticamente. Eles podero inclusive acessar outros micros da rede local atravs do gateway, mas no podero ser acessados por outros PCs fora da rede ad-hoc. No preciso que o gateway esteja conectado diretamente ao modem ADSL ou cabo, ele vai simplesmente compartilhar o acesso de que dispor. No existe nada de errado em "recompartilhar" uma conexo j compartilhada via NAT. A segunda opo criar uma conexo de ponte, combinando a interface da rede local e a interface wireless. Com isso, os micros da rede ad-hoc passaro a fazer formalmente parte da rede local, recebendo endereos IP do servidor DHCP, tendo acesso a todos os recursos da rede e podendo compartilhar arquivos e pastas com os demais PCs. Para isso, selecione as duas interfaces no "Painel de Controle > Conexes de rede" e ative a opo "Conexes de ponte":

Acesse em seguida as propriedades da Ponte de rede e defina um endereo IP e a mscara dentro da faixa usada na rede local. Ser atravs deste endereo que o PC poder ser acessado tanto pelos micros da rede local quanto pelos da rede ad-hoc:

A partir da, os micros da rede ad-hoc passam a ser configurados da mesma forma que os demais micros da rede, seja via DHCP ou seja usando IPs dentro da faixa usada na rede. A principal observao que eles dependem do micro usado como gateway para ter acesso rede. Se ele for desligado, ou ficar fora de alcance, o acesso perdido.

Configurando rapidamente uma rede entre dois micros

Por Carlos E. Morimoto. Publicado 12 de abril de 2006 s 21h39

9
Configurar redes j foi complicado. Hoje em dia, o grande desafio no configurar uma rede, mas fazer isso rpido, a fim de transferir alguns arquivos, jogar uma partida de Warcraft 3, compartilhar temporariamente a conexo do seu amigo com o seu notebook e assim por diante. As duas formas mais rpidas e baratas de criar uma rede entre dois micros so: a) Usar um cabo cross-over b) Configurar uma rede wireless ad-hoc (no caso de dois notebooks com placas wireless) Os cabos de rede "normais", so chamados de cabos retos, ou "straight". Eles so chamados de retos simplesmente por que usam o mesmo padro nos dois lados do cabo. Ou seja, o fio

crimpado no primeiro pino do lado A, vai ser crimpado tambm no primeiro pino do lado B, e assim por diante. Os dois lados do cabo so iguais. Os cabos cruzados, ou cross-over possuem a posio de dois dos pares trocadas numa das pontas. Essa combinao permite que dois micros conversem diretamente, sem precisar de um hub. Voc simplesmente liga o cabo e tem uma rede instantnea entre os dois.

Voc pode comprar cabos em qualquer loja de informtica que se preze, mas se voc da poca em que homem eram homens e crimpavam seus prprios cabos, a pinagem de um cabo cross a seguinte: Lado A: 1- Branco com Laranja 2- Laranja 3- Branco com Verde 4- Azul 5- Branco com Azul 6- Verde 7- Branco com Marrom 8- Marrom Lado B: 1- Branco com Verde 2- Verde 3- Branco com Laranja 4- Azul 5- Branco com Azul 6- Laranja 7- Branco com Marrom 8- Marrom

Os cabos so encaixados nesta ordem, com a trava do conector virada para baixo, como no diagrama:

Com os dois micros ligados, falta apenas configurar o IP em ambos para que eles comecem a conversar. No Windows XP, voc configura a rede no Painel de Controle > Conexes de Rede. Clique com o boto direito sobre o "Conexo local" e acesse as propriedades do Protocolo TCP/IP. Configure os dois micros usando endereos IP diferentes, como "192.168.0.1" e "192.168.0.2", por exemplo e use a mscara "255.255.255.0" em ambos. O Gateway e o DNS so necessrios apenas para acessar a Internet, no para fazer uma rede simples entre dois micros.

Para compartilhar arquivos entre as duas mquinas, no se esquea de manter o "Cliente para redes Microsoft" e o "Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft" ativados na configurao da rede. Voc precisa tambm colocar as duas mquinas no mesmo grupo de trabalho, que voc define no Meu Computador > Propriedades > Nome do Computador.

No Linux mais simples, pois voc pode configurar o IP e ativar a rede, independentemente da distribuio usada, com um nico comando, como em:

ifconfig

eth0

192.168.0.1

up(como

root)

A menos que voc tenha mais de uma placa de rede, sua placa cabeada ser sempre a eth0. O "192.168.0.1" o IP que est sendo atribudo e o "up" conclui o comando, dizendo que a placa deve ser ativada imediatamente. Agora voc s precisa ativar o segundo micro, configurando-o com um IP diferente, como em:

ifconfig

eth0

192.168.0.2

up

Lembre-se que tanto no Linux, quanto no Windows, voc pode usar o comando "ping" para testar a conectividade entre os dois micros (ele no funciona se voc estiver usando firewall). Abra o terminal (ou o prompt do DOS, no caso do Windows) e consulte o outro micro, como em:

ping

192.168.0.1

Uma forma rpida e fcil de transferir arquivos entre duas mquinas Linux ativar o servidor SSH na mquina que far papel de servidor e usar o "fish://" do Konqueror na mquina que ficar como cliente. Abra uma janela do Konqueror na segunda mquina e, na barra de endereos, digite: fish://usuario@192.168.0.1 Aqui, o "usurio" e um login da outra mquina e o "192.168.0.1" o IP. Ele vai pedir a senha da conta. A partir da o gerenciador passa a mostrar os arquivos da outra mquina e voc pode transferir simplesmente arrastando.

O SSH permite vrias outras coisas alm de transferir arquivos. Voc pode ler mais sobre ele no meu Guia de acesso remoto: http://www.hardware.com.br/guias/10/ Voc pode tambm usar o Samba para compartilhar arquivos do Linux para as mquinas Windows, mas isso j assunto para outra dica :). A segunda opo configurar uma rede ad-hoc entre os dois. A velocidade de transmisso em uma rede ad-hoc a mesma que em uma rede wireless em modo infra-estrutura (com um ponto de acesso), ou seja, 11 megabits ao usar placas 802.11b ou 54 megabits ao utilizar placas 802.11g, mas o alcance do sinal bem menor, j que os transmissores e as antenas das interfaces no possuem a mesma potncia do ponto de acesso. A velocidade tambm tende a cair muito mais rapidamente conforme aumenta a distncia, embora isso no seja problema caso os dois estejam dentro do mesmo ambiente.

Para criar uma rede ad-hoc no Windows XP, acesse o "Painel de Controle > Conexes de rede". Dentro das propriedades da conexo de redes sem fio, acesse a aba "Redes sem fio" e clique no "adicionar". Na tela seguinte, defina o SSID da rede ad-hoc, marque a opo "Esta uma rede de computador (ad hoc); no so usados pontos de acesso sem fio":

Assim como ao configurar um ponto de acesso, voc pode ativar o uso de encriptao. O modo mais compatvel escolher a opo "Aberta(o)" na opo "Autenticao de rede" e usar a opo "WEP" na opo "Criptografia de dados", definindo uma chave de acesso (desmarque a opo "Chave fornecida automaticamente"). Embora tanto as chaves WEP de 64, quanto as de 128 bits sejam vulnerveis, sempre recomendvel usar chaves de 128 bits, que so um pouco mais difceis de quebrar. A chave pode conter 13 caracteres ASCII (letras, nmeros e caracteres especiais) ou 26 caracteres em hexa (nmeros e as letras de A a F). Se preferir definir uma chave de 64 bits, use 5 (ASCII) ou 10 (hexa) caracteres. O WEP fcil de quebrar, mas os risco minimizado devido ao alcance reduzido da rede ad-hoc. Se a segurana no for uma prioridade, esta a configurao recomendvel. Depois de criar a conexo ad-hoc no primeiro PC, ela passa a aparecer para o segundo na lista de redes disponveis (o cone ao lado do relgio), permitindo que ele se conecte ao primeiro, aps fornecerem a chave de encriptao.

Continuando, a maior parte dos utilitrios de configurao de rede wireless no Linux suportam tambm o uso de redes ad-hoc. Ao usar o Ubuntu, Kubuntu ou outra distribuio que utilize o network-manager, por exemplo, a rede ad-hoc aparece na lista de redes disponvel e voc pode se conectar diretamente depois de fornecer a passphrase. possvel tambm criar uma nova rede ad-hoc usando a opo "Criar nova rede sem fio" na janela de seleo de rede, indicando o SSID, o sistema de encriptao e a passphrase desejados:

possvel tambm configurar a rede em modo ad-hoc via linha de comando. Comece logando-se como root e rode o comando "cat /proc/net/wireless" para verificar como o sistema detectou sua placa wireless (dependendo do chipset usado, ela pode ser vista como eth1, wlan0, ath0 ou ra0) Comece ativando a placa usando o comando "ifconfig $placa up", seguido do comando do iwconfig que coloca a placa em modo ad-hoc, como em:

# ifconfig eth1 up

# iwconfig eth1 mode Ad-Hoc

O prximo passo definir o SSID da rede, dessa vez usando o parmetro "essid" do iwconfig, como em:

# iwconfig eth1 essid gdh


Falta agora definir a chave de encriptao. Ao usar uma chave WEP contendo caracteres ASCII, use o parmetro "key restricted s:", seguido pela chave, como em:

# iwconfig eth1 key restricted s:minhachave123

Se for usada uma chave contendo caracteres em hexa, remova o "s:", especificando a chave diretamente, como em:

# iwconfig eth1 key restricted 1234567890


Com isso a rede ad-hoc est configurada. Falta apenas ajustar os endereos. Para definir o endereo e a mscara manualmente, use: # ifconfig eth1 10.0.0.1 netmask 255.0.0.0 up Estes mesmos comandos podem ser usados para criar uma nova rede ad-hoc, quanto para conectar a mquinas Linux a uma rede j existente (caso o outro micro rode Windows e voc tenha criado a rede nele, por exemplo). Como a rede ad-hoc usa um sistema ponto a ponto, voc precisa apenas fazer a mesma configurao em todos os micros. Eles so comandos genricos, funcionam em todas as placas, sem depender de nenhum utilitrio adicional. Continuando, caso o micro Linux tenha duas interfaces de rede, voc pode compartilhar a conexo com o outro micro, conectado rede ad-hoc usando os trs comandos abaixo. Note que o "eth0" a interface da rede cabeada (ou a interface onde est a conexo) e no a placa wireless: # modprobe iptable_nat # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward # iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE O terceiro comando diz que quando um dos PCs da rede ad-hoc tentar acessar a web, os pacotes devem ser encaminhados para a placa eth0, que no exemplo a interface da rede local. Como no exemplo no instalamos um servidor DHCP, necessrio configurar manualmente os endereos dos PCs da rede ad-hoc, configurando-os para usar o micro Linux como gateway e os endereos DNS do provedor. No caso do Windows, voc pode compartilhar a conexo clicando sobre a placa cabeada (onde est a conexo) dentro do Painel de controle > Conexes de rede e marcando a opo Avanado > Permitir que outros usurios da rede se conectem pela conexo deste computador Internet. Veja mais detalhes no tutorial sobre configurao da rede no Windows. Leia mais sobre a configurao de Redes

Configurando a rede no Windows

Por Carlos E. Morimoto. Publicado 22 de junho de 2006 s 11h57

0
No Windows XP, a configurao de rede vai dentro do Painel de Controle > Conexes de rede, onde so listadas todas as placas instaladas:

Dentro das propriedades de cada interface, vai uma lista dos protocolos disponveis. As opes "Cliente para redes Microsoft" e "Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft" ativam o compartilhamento e acesso a compartilhamentos de redes em outros micros Windows, usando o protocolo SMB. As mquinas Linux tambm podem participar, usando o Samba. Alm de compartilhar arquivos e acessar compartilhamentos em outros micros, o servidor Samba pode servir como servidor de autenticao para as mquinas Windows, facilitando o gerenciamento dos logins de acesso nas mquinas Windows.

Mantendo o "Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft" ativo, voc pode compartilhar pastas clicando com o boto direito sobre elas e acessando a opo "Compartilhamento e segurana". Marque a opo "Compartilhar esta pasta na rede" e, opcionalmente, a opo "Permitir que usurios da rede alterem meus arquivos" para tornar o compartilhamento leitura e escrita. Por padro, o Windows XP utiliza uma pasta chamada "Arquivos compartilhados", que a nica compartilhada por padro. Para compartilhar outras pastas, voc precisa primeiro clicar sobre o link "Se voc entende os riscos de segurana, mas deseja compartilhar arquivos sem executar o assistente, clique aqui", dentro da aba de compartilhamento. O mesmo vale para as impressoras instaladas, que voc pode compartilhar atravs do "Painel de Controle > Impressoras". Clique com o boto direito sobre ela, e acesse a opo "Compartilhamento":

Voc pode visualizar e acessar os compartilhamentos disponveis nas outras mquinas da rede atravs do menu "Meus locais de rede", dentro do prprio Windows Explorer, o famoso "Ambiente de rede":

A navegao em redes Windows um recurso que depende fortemente do envio de pacotes de broadcast e da figura do "Master Browser", uma das mquinas da rede, eleita com a funo de colocar "ordem na casa", localizando os compartilhamentos e entregando a lista para as demais. Em resumo, existem muitas coisas que podem dar errado, fazendo com que novos compartilhamentos demorem para aparecer, ou que micros configurados para usar diferentes grupos de trabalho (porm na mesma rede) no se enxerguem. Nesses casos, voc pode mapear o compartilhamento manualmente. Ainda dentro do Windows Explorer, clique com o boto direito sobre o "Meu Computador" e acesse a opo "Mapear unidade de rede". Na tela seguinte, escolha uma letra para a unidade e indique o endereo IP, ou nome do servidor, seguido pelo nome do compartilhamento, como em "192.168.1.233ut". Note que voc usa duas barras invertidas antes do nome do servidor, e mais uma barra antes do nome do compartilhamento. Ao acessar um servidor que fica ligado continuamente, voc pode marcar a opo "Reconectar-se durante o logon", o que torna o mapeamento permanente:

Voltando s propriedades da conexo, a configurao da rede vai dentro das propriedades do protocolo TCP/IP, onde voc pode escolher entre ativar o cliente DHCP, ou configurar manualmente os endereos. O segundo servidor DNS desejvel pela questo da redundncia, mas no obrigatrio dentro da configurao:

Ao usar uma mquina XP com duas, ou mais conexes de rede, possvel ainda criar uma ponte (bridge connection) dentre elas, permitindo que os micros conectados a cada uma das duas interfaces enxerguem-se mutuamente. Imagine uma situao onde voc tenha trs micros e precisa configurar rapidamente uma rede entre eles para jogar uma rodada de Doom 3, sem usar um switch. Se um dois micros tiver duas

placas de rede (mesmo que seja uma placa cabeada e uma placa wireless), voc pode usar cabos cross-over, ou conexes wireless add-hoc para lugar os outros dois micros a ele. Inicialmente, o micro com as duas placas enxergaria os outros dois, mas os dois no se enxergariam mutuamente. A ponte resolve este problema, permitindo que os trs se enxerguem e faam parte da mesma rede. Para ativa-la, selecione as duas placas com o mouse, clique com o boto direito e acesse a opo "Conexes em ponte".

Sem comentriosPor Carlos E. Morimoto. Revisado 25 de janeiro de 2010 s 13h50

Comentrios

Das könnte Ihnen auch gefallen