Sie sind auf Seite 1von 23

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

Estudo sobre a Aplicao da Lei de Inovao


Lei n 10.973/2004

Dezembro de 2006

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

Agradecimentos
A REPICT e a REDETEC agradecem a todas as Instituies e seus representantes que, de alguma forma, participaram do processo de discusso, com seus conhecimentos e suas experincias, para que este documento pudesse ser elaborado, cujo objetivo maior contribuir para a construo de um ambiente frtil ao desenvolvimento e gerao de inovaes tecnolgicas, no mbito das instituies de P&D e empresas nacionais.

Organizao e Reviso
Este documento foi compilado, organizado e revisado por Daniela Lima Cerqueira (*) e Lourena Francisca da Silva (**)

(*) Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro/REPICT

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

(**)Agncia Nacional de Petrleo (ANP)

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

Apresentao
Este Estudo resultado de vrias discusses com Instituies Cincia e Tecnologia- ICT, nacionais, realizadas por iniciativa da Rede Tecnologia do Rio de Janeiro- REDETEC, por meio da Rede Temtica Propriedade Intelectual, Cooperao , Negociao e Comercializao Tecnologia REPICT. de de de de

Neste Estudo esto refletidas as principais dificuldades apontadas por estas Instituies na aplicao da Lei de Inovao. Ressalta-se que aps quase dois anos da publicao da Lei de Inovao, em dezembro de 2004, ainda paira no ar um clima de insegurana na sua aplicao, o que gera angstia nos pesquisadores e nos gestores tecnolgicos das ICTs. Com a publicao da legislao de incentivos para gerao de inovao nas empresas, urge a necessidade de harmonizao de aes no mbito nacional na aplicao da Lei do Bem e da Lei de Inovao. O objetivo da publicao deste Estudo sensibilizar o governo federal, o MCT, os rgos controladores e os gestores das ICTs para a necessidade de harmonizar a interpretao e compreenso dos mecanismos que estimulam a gerao e comercializao de tecnologia estabelecidos pela Lei de Inovao, no sentido de que esta possa ser aplicada com eficcia e efetividade. No Captulo 1, Introduo, pretende-se contextualizar o momento da Lei de Inovao e no Captulo 2 registrar o histrico das discusses j empreendidas. O Captulo 3 discorre sobre os principais dispositivos da Lei de Inovao e o Captulo 4 aborda os principais pontos de conflitos, isto , os dispositivos de difcil aplicao e aqueles em conflito com a legislao vigente. No Captulo 5 so apresentadas as consideraes finais e algumas contribuies para que os ambientes de ensino e pesquisa sejam propcios para a aplicao da Lei de Inovao, de forma que a sociedade brasileira possa se beneficiar com o desenvolvimento tecnolgico do Pas. Finalmente, no Anexo 1 so citadas as Instituies e seus respectivos representantes que participaram deste processo de discusso no mbito da REPICT e contriburam com conhecimento e experincia prtica de extrema relevncia para que este documento pudesse ser organizado e compilado. E, ainda, o Anexo 2 contm a Lei n 10.973, de 2 de dezembro de 2004 a Lei de Inovao e o Decreto n 5.563, de 11 de outubro de 2005, que a regulamenta.

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

SUMRIO
1- Introduo 2- Histrico das Discusses na REPICT: Reflexo dos Principais Entraves para a Gerao de Inovao Tecnolgica nas ICTs 3- O Advento da Lei de Inovao 4- Pontos de Conflito da Lei da Inovao 4.1 Conflitos de Aplicao Prtica 4.2 - Conflitos de Arcabouo Legal: Dificuldades jurdicas da Lei da Inovao nas ICTs face interface com outras leis e aos rgos de controle 5 -Concluses e Recomendaes Anexo 1 : Representantes e respectivas instituies que participaram do processo de discusso da Lei de Inovao no mbito da REPICT Anexo 2 : Lei de Inovao n 10.973 e Decreto Regulamentador n 5.563

5 7
9

11 11
16

18

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

1- Introduo
Os chamados sistemas nacionais de inovao so estruturas adotadas pelos pases desenvolvidos, em especial por aqueles que se encontram hoje na fronteira do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, a partir da dcada de 1980, momento em que o sistema produtivo e a ordem geopoltica mundiais passaram por profundas e importantes transformaes, associadas emergncia da sociedade do conhecimento e do aprendizado, bem como acelerao do processo de globalizao e de competio. Tais sistemas nacionais de inovao representam o conjunto de organizaes que contribuem para o desenvolvimento da capacidade inovativa de um pas. Constituem-se de elementos e relaes que interagem na produo, difuso e uso do conhecimento. A idia bsica desse conceito que o desempenho da inovao no apenas depende do desempenho dos principais agentes econmicos do sistema empresas, organizaes de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnolgico (as ICTs) e governo mas depende, tambm, de como eles interagem entre si e com diversos outros atores e, ainda, da confluncia de fatores sociais, polticos, institucionais e culturais especficos aos ambientes em que tais agentes econmicos se inserem. A necessidade de que esses ambientes sejam propcios, de forma a conduzir obteno de produtos e processos inovadores, torna-se, portanto, imprescindvel para criar condies mais favorveis e que diminuam o risco inerente atividade de inovao. Isso inclui desde investimentos na formao de recursos humanos, de forma adequada e suficiente, manuteno de poltica micro e macroeconmica que estimule o crescimento. Contudo, ainda passa por uma srie de outros instrumentos voltados especificamente para promover a capacidade inovativa daqueles agentes econmicos. A aproximao desses atores envolvidos na obteno do conhecimento cientifico e tecnolgico extremamente saudvel. As instituies de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnolgico so atores fundamentais em qualquer sistema de inovao, por abrigar as principais competncias tcnico-cientficas e a formao de pessoal. H muitas questes relevantes que a elas dizem respeito, como a necessidade de recuperar sua infra-estrutura de pesquisa e desenvolvimento, estender ainda mais a qualificao do corpo docente e ampliar as oportunidades de acesso a essa qualidade de ensino. Destaca-se tambm a premente necessidade de maior integrao entre elas e o mundo empresarial. Com a entrada em vigor da Lei de Inovao (Lei n 10.973/2004), no incio de dezembro de 2004, e de sua regulamentao por meio do Decreto n 5.563, em outubro de 2005, o Brasil passou a contar com um novo instrumento de fomento inovao e pesquisa cientfica e tecnolgica no ambiente produtivo, com vistas capacitao e ao alcance da autonomia tecnolgica e ao desenvolvimento industrial.
6

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

A Lei de Inovao tem o propsito de estabelecer um conjunto de mecanismos para dar condies ao Brasil de almejar o caminho j adotado por pases desenvolvidos: fazer com que o processo da inovao tecnolgica seja gerado desde as Instituies de C&T at s empresas, com pesquisadores trabalhando na iniciativa privada sem perder o vnculo com a ICT. Sabe-se que a Lei de Inovao por si s, no suficiente para efetivamente se alcanar o desenvolvimento econmico e social, mas importante ressaltar que ela representa um marco. Antes da lei, as ICTs possuam vises dspares sobre inovao. Suas metas eram baseadas exclusivamente na gerao de conhecimento (produo de papers) e , ainda, questionava-se a proximidade entre setor pblico e privado, muitas vezes marginalizada ou vista negativamente por alguns gestores e pesquisadores das ICTs. Ao existir um movimento que converge para a inovao, as ICTs, particularmente, passam a ter com a Lei de Inovao um marco legal, que indica as novas formas de atuao. Na prtica, isto significa que necessria a internalizao da lei e de seus princpios, adequando as ICTs, dos mais diversos perfis, para aplicao da Lei, customizando-a , fazendo-a ser entendida pelas reas jurdicas e rgos de controle, identificando solues para os diversos pontos de conflitos comuns, sejam eles de natureza prtica ou legal, e buscando a constante atualizao da lei naqueles aspectos que tm mais impacto sobre as ICTs. preciso preservar a identidade das ICTs, mas tambm das empresas, no sentido de elevar o nvel de parcerias entre as partes para que ganhem fora e estimulem o processo de inovao e para que, de fato, a Lei se torne importante instrumento para uma poltica industrial da qual o pas carece h tanto tempo. Neste sentido, este documento Estudo sobre a Aplicao da Lei de Inovao tem por objetivo principal sensibilizar os gestores das ICTs e os rgo controladores sobre os princpios que norteiam a Lei o esprito da Lei de Inovao apontando as principais dificuldades na sua aplicao e os pontos de conflitos com a legislao em vigor, a partir da identificao dos principais mecanismos permitidos pela Lei. Alm disso, este documento visa propor algumas recomendaes de extrema relevncia para as ICT e, principalmente, para o Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT), o principal gestor do processo de construo e consolidao das bases legais sobre inovao tecnolgica no Pas, em especial no que diz respeito ao processo de implementao, avaliao e aperfeioamento da Lei de Inovao. Nesse esforo, busca-se tambm registrar o histrico das discusses que resultaram na elaborao deste documento, capitaneadas pela REPICT Rede de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia uma Rede Temtica que integra a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro.

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

2- Histrico das Discusses na REPICT: Reflexo sobre os Principais Entraves para a Gerao de Inovao Tecnolgica nas ICTs
Os principais entraves nas ICTs para a gerao de inovao tecnolgica um tema que comeou a ser discutido antes do marco da Lei de Inovao, o que evidencia o esforo nacional das ICTs no sentido de almejar o aprimoramento das atividades de gesto e comercializao dos resultados de pesquisa. Na segunda metade dos anos 90, o Brasil viu surgir as novas leis que regulamentam a propriedade intelectual. Tal fato imps s instituies de ensino e pesquisa a necessidade de discutir o tema e formular aes, o que j era muito pulverizado entre os pases desenvolvidos h pelo menos 10 anos, cujas universidades e institutos de pesquisa j possuam polticas especficas e legislaes que formalizavam a relao com empresas. O principal efeito desse arcabouo poltico-legal era a valorizao dos resultados de pesquisa, sob a forma de ganhos econmicos para quelas instituies e seus pesquisadores e, ainda, com benefcios para a sociedade. De certa forma, algumas Instituies de P&D no pas j vinham implementando suas polticas de propriedade intelectual. Instituies como IPT, FIOCRUZ e EMBRAPA foram referncias na discusso do tema e na formulao de aes em seus ambientes institucionais. Aos poucos, as instituies brasileiras em geral, pblicas e privadas, engajaram-se no estudo e no estabelecimento de uma srie de procedimentos para atender a essa nova realidade que chegou de maneira irreversvel. Neste momento bastante propcio, em 1998, a REPICT foi criada com a misso de promover a disseminao da cultura da propriedade intelectual e apoiar as instituies de ensino e pesquisa a formular polticas e implementar aes destinadas proteo, valorao e comercializao dos seus resultados de pesquisa. A REPICT buscou, desde ento, integrar as instituies brasileiras em torno de discusses estratgicas atravs dos Encontros Anuais de Propriedade Intelectual e Comercializao de Tecnologia, o que a tornou referncia nacional. O amadurecimento das experincias de gesto e comercializao dos resultados de pesquisa nas instituies brasileiras, com o processo de discusso da Lei de Inovao desde 2001 e, ainda, a carncia de um espao sistematizado de debates fizereram com que REPICT organizasse um espao especfico para trocas de experincias entre as ICTs, debatendo os problemas concretos, identificando os entraves comuns s prticas cotidianas de gesto e propondo solues. Desta forma, a partir de 2003, a REPICT inseriu o encontro anual da REPICT inseriu na sua programao anual essa demanda por parte dos participantes, que culminou na realizao das Oficinas de Trabalho. As preocupaes identificadas nas discusses das Oficinas de Trabalho de 2003 a 2005 abrangeram temas relacionados com a gerao de inovao
8

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

nas ICTs, a saber: os principais entraves na proteo e comercializao do conhecimento gerado nas instituies de ensino e pesquisa brasileiras, o Direito Pblico na contratao de tecnologia, que tratou dos aspectos da relao entre a Lei de Licitao n 8.666 e a Constituio Federal para a transferncia dos resultados de pesquisa gerada em instituies pblicas, e a pertinncia de uma estratgia associativa de gesto da transferncia de tecnologia para as instituies de ensino e pesquisa brasileiras. Como resultados foram apontadas as necessidades de: i) ii) dissiminar, de forma continuada, a cultura da propriedade intelectual; uniformizar as polticas institucionais de propriedade intelectual e transferncia de tecnologia, em especial nas instituies pblicas, que possuem dificuldades tendo em vista a natureza jurdica em transferir tecnologia para o setor privado, e das agncias de fomento, no que se refere titularidade; investir continuamente na formao e na qualificao de recursos humanos, adequando-os realidade do mercado, principalmente para a prospeco tecnolgica e o marketing da tecnologia; preservar o sigilo das informaes no meio acadmico; definir critrios de participao dos recursos humanos nos projetos de pesquisa, evitando a informalidade das parcerias; sensibilizar e qualificar as reas jurdicas das instituies pblicas, que pouco tm conhecimento sobre o processo de negociao de contratos de transferncia de tecnologia; esclarecer as excees legais s regras licitatrias, como a dispensa e a inexigibilidade, para o fornecimento ou licenciamento de tecnologia, sendo em todos os casos, mesmo sem os rigores formais da licitao, inescapveis os princpios da legalidade, igualdade, impessoalidade e moralidade; discutir melhor o ento projeto de Lei de Inovao, que gerou pontos de questionamento, como a obrigatoriedade da existncia do NIT para no depender da vontade do gestor, o entendimento de que a contratao com exclusividade facilita a captao de recursos financeiros e a busca de parceiros e a necessidade de uniformizao de procedimentos para a publicidade na contratao de tecnologia; regulamentar a Lei de Inovao aprovada em 2004; congregar os profissionais da rea de gesto da propriedade intelectual e transferncia de tecnolgia atravs de uma forma associativa com legitimidade de representao poltica, poder de articulao com os NITs das ICTs e capacidade de estabelecer boas prticas de gesto e prover treinamento dos recursos humanos.
9

iii)

iv) v) vi)

vii)

viii)

ix) x)

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

Neste contexto de grandes pontos de conflitos que necessitavam de mais discusses foi aprovada a Lei de Inovao em dezembro de 2004.

10

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

3- O Advento da Lei de Inovao


A Lei de Inovao busca promover e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento tecnolgico para a gerao de inovaes, no mbito das ICTs, como tambm no setor empresarial, com o intuito de viabilizar o que define os artigos 218 e 219 da Constituio Federal. O estmulo inovao visa aumentar a competitividade das empresas nos mercados interno e externo atravs de um forte estmulo utilizao do capital intelectual do pas, fazendo chegar ao mercado, por meio de um processo bem-sucedido, produtos e servios mais competitivos, alm de gerar emprego, renda e desenvolvimento. A necessidade de um ambiente propcio inovao torna-se, portanto, imprescindvel para criar condies favorveis e que diminuam o risco inerente a esta atividade. Neste sentido, com a Lei de Inovao espera-se consolidar um conjunto de mecanismos que permitir o melhor aproveitamento do estoque de conhecimento cientfico e tecnolgico para os atores envolvidos na sua produo e uso as universidades, os institutos de pesquisa e as empresas. A aproximao desses atores extremamente saudvel. A Lei de Inovao permite uma srie de aes voltadas para a parceria entre as ICTs e o setor privado. Seus principais mecanismos so resumidos a seguir: i) As alianas estratgicas e os projetos cooperativos so fundamentais para mudar a cultura das ICTs, trazendo oportunidades: maximizao dos resultados, menor tempo necessrio para atingir estes resultados, maior quantidade de idias disponveis e gerao de produtos e processos inovadores voltados para o mercado. A propriedade intelectual entra como o grande elemento centralizador da propriedade desse conhecimento gerado na parceria entre ICT e empresa, um assunto complexo, sensvel, que deve ser negociado caso a caso. O compartilhamento dos laboratrios cientficos e tecnolgicos do pas mais transparente e explcito, permitindo que o setor produtivo possa beneficiar-se desta infra-estrutura existente. O compartilhamento de laboratrios tambm aumentar a insero de outras organizaes, sejam privadas ou no, nos laboratrios pblicos. Num pas em desenvolvimento como o Brasil, importante otimizar recursos para fins de P&D e evitar a ociosidade da infra-estrutura tecnolgica. Os servios tecnolgicos incluem uma gama de servios de grande relevncia para as empresas e que agregam valor atividade de P&D: certificao de conformidade, informao tecnolgica (por meio da prospeco tecnolgica e inteligncia competitiva), cursos de educao continuada e consultorias tecnolgicas. As instituies pblicas so autorizadas a participa, minoritariamente, do capital de empresas de propsito especfico,
11

ii)

iii)

iv)

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

visando o desenvolvimento de projetos cientficos ou tecnolgicos para obteno de produtos e processos inovadores. v) A dispensa de licitao para o processo de licenciamento ou transferncia de tecnologia, ao alterar o artigo 24, inciso XXV, da Lei n 8.666, uma das principais novidades da Lei de Inovao. A idia que tal medida possa garantir a gerao de novas instituies inovadoras e a colocao de mais produtos no mercado brasileiro. A remunerao ao pesquisador representa outra novidade da Lei. O pesquisador poder agora se beneficiar de trs formas: da bolsa de estmulo inovao, da participao na remunerao daquelas atividades de prestao de servios e dos ganhos econmicos resultantes da explorao de criao protegida por direitos de propriedade intelectual. A licena para o pesquisador, no que diz respeito constituio de empresas, permite que ele saia da ICT para formar a prpria empresa durante trs anos, renovveis por mais trs, ou possa se associar e ir para uma outra ICT, de acordo com os interesses envolvidos. A Lei de Inovao regulamenta o papel da Fundao de Apoio ao destinar at 5% do valor total dos recursos financeiros para a execuo de projetos de P&D, visando a cobertura de despesas operacionais e administrativas incorridas na execuo de acordos, convnios e contratos. A Fundao de apoio poder tambm conceder bolsa de estmulo inovao. O Ncleo de Inovao Tecnolgica (NIT) torna-se obrigatrio e ganha importncia significativa perante a Lei de Inovao. Alm de gerir as polticas e organizar as atividades de pesquisa, o NIT tem a responsabilidade sobre os resultados da explorao econmica decorrente de uma propriedade intelectual utilizada, da utilizao de recursos pblicos ou de infra-estrutura financiada por recursos pblicos. A Lei de Inovao promove estmulo ao inventor independente ao informar que ele pode solicitar avaliao de sua criao, mediante comprovao do depsito de pedido de patente, junto ICT. Ao mesmo tempo, a Lei incentiva as ICTs a prestarem servios ao cidado. assegurado tratamento diferencial para pequenas e mdias empresas perante a Lei de Inovao. A relao com incubadoras e parques tecnolgicos representa um espao genuno. As formas de comercializao da pesquisa acadmica podem acontecer de diversas formas. O licenciamento de patentes para empresas j estabelecidas no mercado, por exemplo, facilita a realizao de projetos de desenvolvimento experimental, o scale-up da
12

vi)

vii)

viii)

ix)

x)

xi)

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

pesquisa, que normalmente representa um gargalo no processo de transferncia de tecnologia. Outra forma de comercializao importante o estmulo criao de empresas start-ups, caracterstica de muitas tecnologias em estgio inicial de desenvolvimento. A transferncia de know-how tambm ocorre no contexto dessas relaes. xii) A concesso dos incentivos fiscais para inovao uma medida que recupera e aperfeioa um conjunto de incentivos j existentes, como a Lei n 8.661 e a Lei n 10.637, introduz um automatismo na funo dos incentivos, estabelece a subveno pblica de at 50% dos gastos das empresas com a remunerao de pesquisadores, mestres e doutores e estimula as empresas a contratarem e utilizarem as parcerias de pequenas empresas, instituies e pesquisador independente.

4- Pontos de Conflito da Lei da Inovao


A aplicao da Lei de Inovao pelas ICTs j tem gerado uma srie de questionamentos de ordem prtica e legal. 4. 1. Conflitos de Aplicao Prtica a) Edital para divulgao do processo de licenciamento ou Transferncia de Tecnologia com exclusividade O estmulo participao das ICTs no processo de inovao pode ser realizado de diversas formas, segundo a Lei, sendo uma delas o licenciamento ou a transferncia de tecnologia, com ou sem exclusividade. As licenas no-exclusivas ocorrem normalmente, por meio da divulgao das tecnologias disponveis e da busca de empresas potencialmente interessadas, sem a necessidade da seleo da empresa por meio da publicao de edital. Por outro lado, o licenciamento com exclusividade representa um ponto nevrlgico, devido aos procedimentos obrigatrios estabelecidos por lei elaborao de edital, publicao no Dirio Oficial da Unio e divulgao na Internet. E, ainda, importante que as ICTs estabeleam, com clareza, nos termos do edital, o objeto a ser licenciado, os critrios, as condies, a remunerao, os prazos para comercializao, , de modo a garantir a igualdade de oportunidade para todos os interessados e a minimizar a gerao de contencioso para a ICT, a partir do contrato celebrado. Recomenda-se que a divulgao de informaes no edital deve ser a menor possvel para que no seja revelada a essncia ou novidade do objeto a ser licenciado do ponto de vista da proteo a propriedade intelectual, seja na publicao no Dirio Oficial ou na Internet.
13

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

Caso o objeto licenciado seja protegido por patente, tambm recomendvel no vincular o nmero da patente ao edital e no revelar dados precisos sobre a tecnologia em questo. O contedo da publicao pode levar perda de novidade do pedido de patente. H casos em que apenas o ttulo j revela o possvel contedo do seu objeto. De fato, o Edital no tem este objetivo. Diante deste problema, de modo a resguardar as ICTs, foi apontada a seguinte proposta: concentrar o edital na aplicao comercial da patente, que o suficiente para um interessado entrar em contato. Caso haja potenciais interessados, os mesmos podero procurar a ICT para um melhor entendimento da tecnologia, formalizado o interesse na tecnologia por meio da assinatura de um acordo de sigilo. b) Os Acordos de Parceria para P, D & I As ICTs sempre tiveram diferentes interpretaes sobre a escolha de seus parceiros e a explorao dos resultados do trabalho desenvolvido. No caso de realizao de projetos de P&D em conjunto, algumas ICTs garantiam a exclusividade ao parceiro na explorao do resultado e outras o licenciamento sem exclusividade. Entretanto, a Lei da Inovao estabeleceu que a propriedade intelectual e os direitos de uso dos possveis resultados da parceria devem estar definidos em contrato. Para que os acordos de parceria possam ser eficazes, a escolha do parceiro deve seguir alguns critrios: a livre escolha da ICT, nos casos em que o objeto da parceria no exclusivo; inexigibilidade de licitao por notria especializao; e celebrao de convnio para realizao de P&D com objetivos comuns ou celebrao de convnio com parceiro de notria especializao. A Lei da Inovao estabelece que o resultado da parceria poder ter co-titulares e, ainda, ser explorado pelas partes ou por uma delas. No entanto, existem dvidas sobre a possibilidade de concesso de exclusividade, para a explorao dos resultados, obtidos na parceria. Algumas ICTs tm adotado o seguinte entendimento: uma vez que a escolha do parceiro observou os Princpios Legais da Administrao Pblica, o objeto da parceria deve ser considerado como tendo sido desenvolvido pelas partes, independente da definio contratual da titularidade, no se aplicando, portanto, a regra que trata das criaes desenvolvidas pela ICT. Nesse sentido, as ICTs tem buscado dar prioridade de uso para as empresas envolvidas na parceria, tangenciando o aspecto da exclusividade, mas no exatamente concedendo a exclusividade. c) Os Incentivos Financeiros aos Pesquisadores

14

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

As ICTs tm criado uma srie de normas internas em relao aos incentivos financeiros para pesquisadores. O pesquisador envolvido nas atividades de P&D poder, de acordo com a Lei, se beneficiar de trs formas: da bolsa de estmulo inovao, da participao na remunerao pela prestao de servios e dos ganhos econmicos oriundos de licenciamento, transferncia de tecnologia, transferncia de know-how, assim entendidos como royalties. A Lei da Inovao no diz ser obrigatrio o pagamento de bolsa de inovao ao pesquisador. Representa apenas uma alternativa. Um dos pontos levantados foi o de que a bolsa de inovao deve ser entendida como um instrumento jurdico, no importando o seu acmulo pelo pesquisador. Se este cumpre suas obrigaes enquanto funcionrio da ICT, no se torna relevante o nmero de projetos de que ele participa. Entretanto, as ICTs devem ter mecanismos de controle das atividades desenvolvidas por seus pesquisadores, no sentido de avaliar se as atividades de pesquisa rotineira e docncia, quando for o caso, so conciliadas com as atividades desenvolvidas nos projetos de pesquisa relacionados aos acordos e contratos firmados. Alm disso, no est claro se, objetivando o licenciamento ou a transferncia de tecnologia, basta que o contrato ou o convnio de parceria especifique, no prembulo ou no objeto, uma atividade de P&D e inovao para que a bolsa de inovao esteja subentendida. Por outro lado, no entendimento do MCT, o pagamento de bolsa um caso fortuito, eventual e relativo a um projeto especfico, voltado para gerao de inovao. E, ainda, este no considera vivel que um pesquisador tenha mais de uma bolsa, em razo do nmero de horas de dedicao ao projeto e s suas demais atividades dentro da ICT. Algumas ICTs enfrentam impasses quanto ao tipo de prmio que pode ser concedido s equipes de apoio nas prestaes de servio, j que existe uma diferenciao entre quem presta e quem apia a prestao de servios. Isso tem sido um problema muito comum nas instituies de pesquisa. Mesmo as ICTs regidas pela CLT tambm no conseguem participar deste benefcio da lei. Algumas universidades, por exemplo, tm conseguido dar gratificao aos funcionrios que no desenvolvem projetos de P&D, mas prestam servios. Nesse quesito, a relao com as fundaes de apoio facilita a realizar pagamentos desta natureza. As universidades tm culturalmente uma relao mais estrita com fundaes de apoio do que os institutos de pesquisa. Um problema comum a vrias ICTs a dificuldade de operacionalizao do recebimento e utilizao dos ganhos econmicos, resultantes dos contratos de licenciamento e transferncia de tecnologia, principalmente com relao ao uso desses recursos para o pagamento de despesas, tais com patentes. Outra situao que tem ocorrido a limitao dos ganhos econmicos, muito expressivos. Algumas ICTs tm estipulado um
15

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

limite mximo, do qual o pesquisador tem direito aos 1/3 do valor total dos royalties a serem recebidos. Com relao aos procedimentos estabelecidos para o recebimento desses ganhos econmicos, as ICTs apresentam diversas formas de atuao. Algumas recebem os recursos em conta corrente nica, sendo depois repassados para s devidas unidades/departamentos e pesquisadores envolvidos. Outras no conseguem pagar diretamente o pesquisador, sendo que a empresa licenciada quem realiza o pagamento da remunerao ou premiao deste. H tambm dificuldades em receber ganhos econmicos oriundos da transferncia de know-how, quando no h proteo de direitos de propriedade intelectual. Uma forma de solucionar esta questo a averbao dos contratos no INPI, para fins de tornar a relao do recebimento de tais ganhos econmicos, oficial. d) Movimentao de Pesquisadores entre ICT e Empresa O pesquisador possui hoje as opes de se afastar totalmente da ICT para constituir empresa, por meio de licena sem vencimentos, ou manter no mnimo sua atividade de docente, o que configura no afastamento parcial da ICT. A Lei da Inovao permite essas duas situaes por um objetivo maior de promoo da inovao. Argumenta-se sobre a possibilidade de conflito de interesses na relao do pesquisador com a empresa constituda, especialmente da qual ele scio. O pesquisador pode explorar um conhecimento da universidade, protegido ou no. Quando no protegido, o pesquisador pode explor-lo normalmente numa empresa incubada ou fora do ambiente acadmico. No entanto, quando o conhecimento est protegido, entende-se que no permitida a explorao de uma patente por um funcionrio da ICT que seja scio ou que esteja trabalhando em empresa, sem a formalizao da transferncia de know-how ou da explorao de criao protegida. Tal fato se agrava na medida em que as ICTs de direito pblico tenham que aplicar o disposto na Lei de Inovao para licenciamento com ou sem exclusividade de criao protegida. Esse desconforto tem gerado uma nova situao em que o pesquisador se configura como laranja. Ele no est diretamente associado empresa, mas algum recebe por ele. Essa situao tambm resulta na preocupao com o desestmulo proteo da propriedade intelectual, especialmente o patenteamento nas ICTs, o que tem prejudicado o desempenho destas, alm de no ser uma conduta tica, na relao entre empregado e empregador. Uma alternativa colocada para este caso a de que as patentes depositadas anteriormente Lei da Inovao tenham sua titularidade transferida parcialmente para a empresa que tem o pesquisador da ICT como scio, por meio de uma petio de transferncia/alterao de nome.

16

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

Instituda a co-titularidade entre as partes, a ICT poder dar prioridade de uso para que a empresa possa explorar a patente. O problema desta alternativa que a patente considerada bem pblico. H que se respeitar a legislao para transferncia de um bem pblico. Esta alternativa mais problema do que soluo. Uma alternativa vivel licenciar o pesquisador, com exclusividade, por um perodo de tempo pelo menos igual ao da licena sem vencimento. e) O Ncleo de Inovao Tecnolgica A Lei de Inovao tornou obrigatria a existncia de um Ncleo de Inovao Tecnolgica o NIT em todas as ICTs, o que antigamente, salvo experincias especficas baseadas na viso estratgica da instituio, resultava de iniciativas pessoais de seus participantes ou dirigentes. De acordo com o estabelecido na Lei, o NIT torna-se o interlocutor oficial da ICT com o setor empresarial e, principalmente, com a prpria instituio, sobre questes que envolvam propriedade intelectual e inovao. O pesquisador, que muitas vezes assumia essa responsabilidade, passa agora a contar com o apoio do NIT para o relacionamento com as empresas. Mas, de fato, ainda no se sabe qual o escopo das atribuies do NIT, sua capacidade e delegao de poder para auferir normas, avaliar tecnologias, controlar a divulgao de papers, entre outras questes. Para cumprir o que determina a Lei, em termos da referida arquitetura organizacional, as ICTs, em sua maioria, esto em processo de alterao de seus regimentos e estatutos, prevendo a criao ou dando novas atribuies ao NIT pr-existente. A competncia e importncia do NIT devem ser reconhecidas no atual momento, com vistas a criar um ambiente favorvel de trabalho, bem como a sedimentar um bem-sucedido processo de comercializao de tecnologia. Neste sentido, relaes de confiana devem ser construdas, no ambiente interno, com os pesquisadores, os rgos decisrios da instituio (reitoria, pr-reitorias e procuradorias) e as unidades administrativas e tcnicas, com o objetivo de assegurar o compromisso institucional de apoio, e no ambiente externo, com agncias de fomento e o setor empresarial, a fim de formalizar as parcerias e solucionar eventuais conflitos de interesse, bem como as dificuldades de entendimento entre as partes envolvidas. Para que o NIT esteja em sinergia com todos os ambientes, torna-se importante o esclarecimento e anlise dos seguintes pontos a seguir. i) Definio legal de ICT

Institutos, departamentos ou unidades organizacionais que pertencem a uma autarquia ou instituio (instituto, centro de P&D ou universidade), pblicos ou privados, podem ser considerados ICTs?
17

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

ii)

Descentralizao e Autonomia do NIT

Deve ocorrer uma descentralizao do NIT? O entendimento, de acordo com a Lei da Inovao, deve considerar que a autonomia de uma ICT representa a definio da sua poltica institucional. As ICTs so, em geral, muito grandes e difceis de serem controladas. No se sabe se uma universidade to centralizada eficiente. Algumas universidades esto avanando para um modelo de descentralizao, com um NIT central e NITs de apoio. Instituies de pesquisa tambm caminham para conquistar a autonomia de seu NIT (quando a instituio vinculada a uma autarquia federal, por exemplo) ou montar NITs que possuem uma unidade central e unidades de apoio com atribuies bsicas para cada assunto patenteamento, informao tecnolgica, licenciamento e transferncia de tecnologia. A autonomia de uma ICT ou de um NIT pode influenciar no momento de solicitar financiamento s agncias de fomento. As ICTs e seus NITs esto trabalhando medidas e aes importantes de tal forma que ambos possam ser contemplados com recursos financeiros em editais. iii) Compartilhamento do NIT A associao de ICTs para criarem um NIT local, ou mesmo constituindo NITs regionais, foi uma soluo apontada em reunio do MCT com suas unidades de pesquisa em maio deste ano, em funo dos custos, do oramento limitado das ICTs e da gama de competncias atribudas ao NIT. No entanto, algumas ICTs entendem que essa agregao de ICTs, para a criao de um NIT compartilhado, gera problemas de conflito de interesses, dificultando a execuo dos seus objetivos. iv) Atuao do NIT Dado o esprito que norteia a Lei da Inovao, o NIT tem a misso de disseminar a cultura da proteo dos resultados de pesquisa, de estimular o pesquisador a participar do processo de inovao, por meio da parceria com a empresa, de forma a transferir sociedade os resultados benficos da pesquisa. O NIT contribui para o ciclo virtuoso da inovao. Por outro lado, o NIT no deve interferir nas questes que cabem administrao central da ICT, tampouco obrigar o pesquisador a proteger os resultados de sua pesquisa ou a firmar parceria com empresas, principalmente no caso das universidades, onde a cultura da pesquisa mais livre. Nesse contexto, recursos humanos bem qualificados so essenciais para realizar as atividades propostas, para zelar, opinar e manter a poltica de inovao da ICT, visando a sua auto-sustentabilidade. No entanto, a realidade atual que tais recursos humanos no so institucionalizados para trabalhar nos NITs e, muitas vezes, acumulam funes dentro da ICT. O incentivo aos servidores de carreira representa uma oportunidade e um estmulo para que eles possam abraar esse novo desafio.

18

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

4.2. Conflitos de Arcabouo Legal: Dificuldades jurdicas da Lei da Inovao nas ICTs face interface com outras leis e aos rgos de controle A Lei da Inovao dispe sobre normas jurdicas especiais relacionadas com o incentivo inovao e pesquisa cientfica e tecnolgica no ambiente produtivoa. Nesse sentido, sua aplicao e interpretao devem sempre partir da prevalncia dessas normas, afastando as demais em aparente conflito. Em caso de conflito, quando duas ou mais normas podem ser aplicadas simultaneamente, surge da o debate sobre qual delas deve prevalecer. Tanto na doutrina jurdica quanto na jurisprudncia, predomina o entendimento de que o princpio da especialidade suficiente para resolver o conflito aparente, o que significa que no mbito administrativo e no jurdico deve prevalecer a norma especial. Apesar desta interpretao jurdica, algumas matrias da Lei de Inovao conflitam com outras normais legais que disciplinam tais matrias. Aquelas que mais preocupam as ICTs so as mencionadas a seguir. a) Edital para divulgao do processo Transferncia de Tecnologia com exclusividade de licenciamento ou

Esta matria gera o primeiro ponto de conflito jurdico, o qual refere-se Lei 8.666/93, a Lei de Licitao. A necessidade de publicao da ntegra do edital no Dirio Oficial da Unio uma das dvidas existentes. A Lei de Inovao determina somente a publicao do edital, no prevendo a suficincia da publicao de avisos contendo os resumos dos editais, conforme estabelece a Lei 8.666/93. A interpretao mais favorvel s ICTs a publicao do extrato do edital no Dirio Oficial e a sua ntegra na Internet, principalmente por razes de custo. No entanto, as diferentes interpretaes dadas pelas ICTs sobre os princpios da Lei 8.666 geram, em alguns casos, uma rigidez maior na aplicao da Lei. Este aparente conflito dificulta a interao com as reas jurdicas das ICTs em questes relevantes, como a elaborao do edital. Soma-se, ainda, o desconhecimento geral por parte desses setores jurdicos sobre a dinmica do processo de negociao e transfrencia de tecnologia, o que prejudica a aplicao da Lei da Inovao e, consequentemente, o atingimento de seus objetivos. b) Os Incentivos Financeiros aos Pesquisadores A Instruo Normativa do INSS, que dispe sobre normas gerais de tributao previdenciria, regulamenta que as importncias referentes s
19

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

bolsas de ensino, pesquisa e extenso, pagas pelas instituies de ensino superior e de pesquisa cientfica e tecnolgicas e as fundaes de apoio, no integram s bases de clculo do INSS, em conformidade com a Lei 8.958/94, que formaliza a relao entre as partes. Paralelamente, a Lei 9.250/85 prev iseno de Imposto de Renda para as bolsas de estudo e de pesquisa caracterizadas como doao, quando recebidas, exclusivamente, para que o beneficirio realize estudos ou pesquisas, desde que os resultados dessas atividades no representem vantagem para o doador, nem importem em contraprestao de servios. Ambas as legislaes, no entanto, no mencionam especificamente a bolsa de inovao, justamente por caracterizar uma nova modalidade de bolsa, recentemente regulamentada pela Lei de Inovao. O entendimento geral das ICTs de que sobre a bolsa de inovao no incide qualquer encargo ou imposto, uma vez que ela configura pagamento eventual devido aos prazos existentes entre projetos da mesma maneira que as demais bolsas pagas pelas ICTs ou fundaes de apoio. Por outro lado, a Receita Federal entende que o pagamento de bolsa no pode configurar-se como benefcio econmico e financeiro para quem a paga. Pode-se afirmar que a Fundao de Apoio, que paga a bolsa, no tem interesse econmico e financeiro, uma vez que se caracteriza como organizao sem fins lucrativos. Por outro lado, os recursos so provenientes de um contrato ou convnio firmado com uma empresa privada, esta sim com interesses econmico-financeiros na pesquisa e no desenvolvimento. Por tal conflito deduz-se que a Lei de Inovao e sua Regulamentao no protegem a ICT de possveis problemas quanto ao recolhimento de tais tributos em funo do pagamento de bolsa de inovao. No caso do pagamento de ganhos econmicos resultantes dos contratos de licenciamento e transferncia de tecnologia, as ICTs interpretam que h incidncia apenas do Imposto de Renda. J a remunerao pela prestao de servios constitui um pagamento varivel, no sendo incorporada ao salrio, sujeita ao recolhimento de todas as contribuies que lhe cabem, Imposto de Renda, INSS, CONFINS, etc. c) Movimentao de Pesquisadores entre ICT e Empresa A Lei de Inovao permite ao pesquisador, servidor pblico, afastado da ICT constituir empresa, com a finalidade de desenvolver atividade empresarial relativa inovao. Em paralelo, o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos, a Lei 8.112/90, permite ao servidor pblico federal, ser scio ou deter aes de empresas privadas. Entretanto, as reas jurdicas de algumas ICTs tm entendido no ser permitida a explorao de uma criao protegida da qual o pesquisador, como funcionrio da ICT, inventor pela empresa por ele constituda ou da qual ele se tornou scio.
20

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

O entendimento de que a ICT passa a beneficiar uma empresa em particular, da qual o seu pesquisador scio, o que fere o princpio da impessoalidade, de acordo com os princpios da Administrao Pblica. A interpretao dos setores jurdicos de que o licenciamento, para a explorao da criao protegida, deve ocorrer em igualdade de condies para qualquer candidato interessado, no apenas a uma empresa especfica, por meio da publicao do edital, para licena com ou sem exclusividade. Mais uma vez, o desconhecimento geral dos setores jurdicos sobre a dinmica do processo de negociao e transfrencia de tecnologia prejudica a boa aplicao da Lei da Inovao. importante ressaltar que os objetivos da Lei da Inovao devem ser priorizados.

5- Concluses e Recomendaes
A Lei de Inovao inseriu, definitivamente, a inovao no centro do debate nacional e institucionalizou a relao das ICTs com as empresas. Ao buscar estabelecer um dilogo mais estreito entre as instituies produtoras de conhecimento e as produtoras de bens e servios, a Lei surge como mais um instrumento para facilitar a criao de uma cultura de inovao no pas. Desta forma, a Lei constitui uma estratgia com a qual se espera que o Brasil ganhe impulso em termos de suas atividades produtivas com foco em inovao. A implementao da Lei de Inovao deve, portanto, levar melhoria e ao aperfeioamento das atividades das ICTs e, consequentemente, facilitar as parcerias pblico-privadas e a transferncia de tecnologia. Por outro lado, preciso tambm tomar cuidado para que o tema da inovao e outros a ela relacionados proteo do conhecimento, licenciamento e transferncia de tecnologia, parceria pblico-privado no sejam burocratizados, criando mais um entrave viabilizao das aes institucionais. Nesse sentido, os pontos, anteriormente comentados, que dificultam a aplicao da Lei de Inovao devem ser sanados. preciso harmonizar o entendimento dos principais mecanismos de mudana das rotinas das Instituies. preciso estabelecer determinados procedimentos, de ordem geral, evidentemente respeitando-se o fato de que cada processo de licenciamento ou transferncia de tecnologia, cada parceria firmada e cada tecnologia desenvolvida possuem suas especificidades. Na regulamentao da Lei foi necessrio melhor detalhamento de alguns aspectos, de forma a preservar a identidade tanto das universidades quanto das empresas, para que, de fato, a Lei possa tornar-se um instrumento relevante de fomento inovao do pas. No entanto, conforme
21

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

apresentado neste trabalho, ficou evidenciado que necessrio ir mais alm na sua regulamentao. A Lei no se esgota em si mesma. Inmeras questes complexas no foram contempladas, como a criao de mecanismos que permitam a efetiva conexo da Lei de Inovao com a poltica industrial e tecnolgica, a sua conciliao com os incentivos fiscais para as empresas, bem como a flexibilidade de gesto das universidades e instituies de pesquisa, isto , uma excessiva rigidez prevalece na gesto de recursos humanos, financeiros e materiais. Alm disso, a Lei praticamente se restringe a estabelecer regras para a comercializao do conhecimento gerado e protegido nas ICTs. Por sua vez, o processo de construo de competncias tecnolgicas, organizacionais e de fomento crucial para apoiar a relao ICT-empresa e mais intensamente as empresas de base tecnolgica e transformar conhecimento em inovao. Para que a Lei de Inovao tenha os frutos inovadores to desejados e para que estes possam ser colhidos pela sociedade brasileira so necessrias aes tanto dos formuladores de poltica, como o MCT e o MDIC, como dos agentes implamentadores, os gestores das ICTs. Com o objetivo de contribuir com o aprimoramento da Lei, recomendase as seguintes aes : a) No mbito do MCT - Promover a harmonizao dos conceitos e entendimentos sobre os principais mecanismos da Lei de Inovao, bem como solucionar o problemas e os conflitos das legislaes apontadas neste documento; - Sensibilizar e capacitar as reas jurdicas das ICTs sobre a aplicao da Lei de Inovao, por meio de seminrios e treinamentos, no sentido de que elas entendam o esprito norteador da Lei; - Sensibilizar e divulgar a Lei de Inovao junto aos rgos controladores. - Estabelecer diretrizes gerais da aplicao da Lei de Inovao, de forma que as ICTs tenham um balizador comum. b) No mbito de cada ICT - Reestruturar e readequar suas polticas institucionais aos pontos essenciais da Lei de Inovao, no sentido de nortear as aes de fomento inovao tecnolgica, dada a amplitude de suas novas atribuies; - Estabelecer procedimentos internos sobre aplicao da Lei de Inovao;

22

Rede Temtica de Propriedade Intelectual, Cooperao, Negociao e Comercializao de Tecnologia

- Implantar e implementar os NITs, isto , dar condies para que estes realizem as suas atribuies. Uma vez que os NITs foram regulamentados pela Lei de Inovao, precisam ser fortalecidos; - Treinar e capacitar as reas jurdicas, recursos humanos e oramentrios sobre aplicao da Lei de Inovao; - Divulgar internamente a Lei de Inovao e os procedimentos internos. Um ponto fundamental no processo a valorizao da competncia dos recursos humanos um dos pontos essenciais. A formao de recursos humanos sempre se mostrou como um dos maiores desafios, pela falta de pessoal atuante na rea (alta rotatividade devido ao baixo estmulo de preservao desses recursos humanos) e pela necessidade contnua de capacitao ao longo do tempo, especialmente na gesto dos ativos de propriedade intelectual e nos aspectos ligados ao licenciamento tecnolgico. E estabelecer comisses de avaliao por unidade acadmica como, por exemplo, avaliao do processo de patenteamento um importante trabalho que complementa as aes dos NITs. Finalmente, pode-se concluir que o pas est dando seus passos iniciais na consolidao das bases para polticas pblicas bem-sucedidas em Cincia, Tecnologia e Inovao. A Lei de Inovao representa um dos mecanismos necessrios para atingirmos um razovel grau de suficincia tecnolgica e desenvolvimento industrial, gerando benefcio sociedade como um todo. Entretando, o instrumento da Lei necessita ser aperfeioado nas questes relevantes aqui apontadas e recomendadas, por um nmero representativo de ICTS.

23

Das könnte Ihnen auch gefallen