Sie sind auf Seite 1von 48

GESTO DE CUSTOS - SIO 122

CAP I INTRODUO

Prof Elizabete Ribeiro Sanches da Silva 2011


Fontes: Eliseu Martins (2010) Antonio Bornia (2010)

Programa:
1. INTRODUO Definio. / Contabilidade Financeira x Contabilidade Gerencial. / Objetivos da contabilidade de custos. / Importncia da contabilidade de custos. Terminologias 2. CLASSIFICAO E ELEMENTOS DE CUSTOS Critrio pela Variabilidade / Critrio pela Facilidade de Alocao / Critrio pelo Auxlio s Tomadas de Decises / Outras Classificaes 3. ESQUEMA BSICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS Separao entre Custos e Despesas / Apropriao dos Custos Diretos / Apropriao dos Custos Indiretos 4. SISTEMAS DE CUSTEIO Custeio por absoro Integral / Custeio por absoro Ideal. / Custeio varivel. / 5. MTODOS DE CUSTEIO Centros de custos (RKW). / Custo padro. / Custeio Baseado em Atividades 6. ANLISE DE CUSTO x VOLUME x LUCRO Ponto de Equilbrio / Margem de Segurana e Alavancagem 7. TPICOS ADICIONAIS Custos Logsticos / Custos da Tecnologia da Informao

I - Introduo: 1.1 Definio (Leone)


a parcela da contabilidade gerencial que tem por funo registrar e controlar as operaes internas e gerar informaes para a tomada de decises. o ramo da funo Financeira que organiza e interpreta o custo dos produtos, dos estoques, dos componentes da organizao, dos planos operacionais e das atividades de distribuio .

I - Introduo:
Exemplo: Organograma de uma empresa industrial
Direo Geral

Engenharia

Fabricao

Comercial

Finanas

Relaes industriais

Contabilidade geral Oramentos e avaliaes Auditoria interna Pagadoria de pessoal Tesouraria

Contabilidade de custos

I - Introduo: 1.2 CCT, CFIN E CGER (Martins)


O nascimento e evoluo da Contabilidade de Custos se d em duas fases distintas: Antes da Revoluo Industrial ** Contabilidade Financeira Depois da Revoluo Industrial ** Contabilidade Gerencial

I - Introduo: Contabilidade Financeira a contabilidade fiscal, que tem por funo a informao sobre a situao financeira da empresa para terceiros.

I - Introduo:

Contabilidade Gerencial a contabilidade que se dedica a auxiliar o administrador nas suas funes de planejamento, controle e tomada de decises.

I - Introduo:
Revoluo Industrial

Empresas em geral comerciais Clculo do CMV, para apurao do Lucro. Poucas entidades jurdicas
1800

Empresas industriais Preocupao com os fatores de produo Critrios de Avaliao de Estoques

1900

Necessidade Crescente de Informao

I - Introduo:
1.3 - Objetivos dos sistemas de custos:

Avaliao de estoques; Planejamento e controle das operaes; Tomada de decises.

Finalidades da Contabilidade Misso da Contabilidade de de Custos: Custos Avaliao de estoques Determinar custos e lucro.

Planejamento e controle

Fornecer dados para estabelecimento de padres, previses e acompanhamentos de valores previamente definidos

Auxlio tomada de decises Determinar valores relevantes para o curto e longo prazos como corte de produtos, fixao de preos, opo de compra ou fabricao.
Leone

I - Introduo: 1.4 Importncia da CCT


Para Leone, a CCT gera informaes para: Determinao dos custos dos fatores de produo; Determinao dos custos dos setores da empresa; Controle das operaes e das atividades; A administrao na tomada de decises; Estabelecimento de oramentos Outros.

I - Introduo: 1.5 - Terminologia em Custos:


Gasto Investimento Desembolso Despesa Custo Perda Desperdcio

1.5 - Terminologias em Custos:


Gasto: sacrifcio financeiro com que a entidade arca para a obteno de um produto ou servio qualquer, sacrifcio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Investimento: gasto ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a futuro (s) perodo(s). Pode ser de diversas naturezas como, por exemplo, a matria prima, a mquina, as aes adquiridas etc. Desembolso: pagamento resultante da aquisio do bem ou servio. Pode ocorrer defasado ou no do gasto com a entrada da utilidade comprada.

1.5 - Terminologias em Custos:

Despesa: bem ou servio consumido direta ou indiretamente para a obteno de receitas. Custo: gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios. tambm um tipo de gasto que deve ser reconhecido como custo somente no momento da utilizao dos fatores de produo, para a fabricao de um produto ou execuo de um servio.

1.5 - Terminologias em Custos:

Perda: bem ou servio consumido de forma anormal e involuntria como, por exemplo, o gasto com mo de obra num perodo de greve, um material deteriorado por um defeito anormal. Desperdcio: o esforo monetrio que no agrega valor ao produto. Engloba as perdas anormais e as ineficincias normais do processo. Ex: se o ndice de peas defeituosas = 1% e, em dado perodo, ocorreu 5% de defeito: os desperddios = 5% e perda anormal = 4%.

I - Introduo: 1.5 - Terminologia em Custos:


Gasto Investimento Desembolso Despesa Custo Perda Desperdcio

Sacrifcio financeiro Ativos Sadas de caixa Gastos na ADMINISTRAO Gastos na PRODUO Consumo anormal Esforo sem agregar valor ao produto.

CONCLUINDO: Os custos so gastos relativos ao consumo na produo. As despesas so gastos que destinam-se fase de administrao, esforo de vendas e financiamentos.

1 - CLASSIFIQUE EM: PERDA (P) / ATIVO(A) / DESPESA (D) / CUSTO(C)


Consumo de gua Industrial Compra de MP Energia Eltrica Combustvel Veculos de entrega Telefone

CLASSIFIQUE EM: PERDA (P) / ATIVO(A) / DESPESA (D) / CUSTO(C)


Tempo de pessoal em greve Depreciao de Mq. de Produo Materiais Diversos administrao Honorrios Consumo de MP na fbrica Deteriorao de MP por enchente

CLASSIFIQUE EM: PERDA (P) / ATIVO(A) / DESPESA (D) / CUSTO(C)


Gasto com salrios Gastos com pessoal do faturamento Aquisio de mquinas Comisses proporcionais s vendas Remunerao pessoal da contabilidade Depreciao do prdio da empresa

2 - VERDADEIRO (V) OU FALSO (F):


Os objetivos da CCT so somente a avaliao de estoques e determinao do lucro. Os custos e as despesas representam gastos na empresa Existem custos somente na empresa industrial. Gastos referem-se ao valor dos bens e servios financiados.

VERDADEIRO (V) OU FALSO (F):


A depreciao, mesmo quando ref. fbrica, uma despesa. As contas de Despesas Admin. fazem parte do clculo do custo. Custos, na indstria, referem-se ao valor dos bens/servios consumidos na compra de outros bens/servios.

3 - Classificar as contas de uma empresa industrial, discriminadas abaixo, em Ativo, Custo, Despesa ou Perda. Calcule o respectivo valor de cada grupo. Apure o lucro da empresa durante este perodo,considerando que foi vendida toda a produo:

GESTO DE CUSTOS - SIO 122

CAP II CLASSIFICAO DOS CUSTOS


Prof Elizabete Ribeiro Sanches da Silva 2011
Fontes: Eliseu Martins (2010) Antonio Bornia (2010)

Classificao de custos conforme a VARIABILIDADE:


CUSTOS FIXOS: Independem do volume de produo, no curto prazo. EX: aluguel da fbrica, telefone da fbrica, energia eltrica (parte fixa) CUSTOS VARIVEIS: Variam de acordo com o volume de produo. EX: materiais diretos, matria prima, energia eltrica (parte varivel)

Custos Fixos e Variveis no Curto Prazo


Custos variveis Custos fixos

$ 8.000,00

Volume de produo
Volume 500 unidades 5.000,00 8.000,00 10,00 16,00 Volume 1.000 unidades 10.000,00 8.000,00 10,00 8,00

CV Total CF Total CV Unitrio CF Unitrio

Explique as alteraes no valor ($) do Custo Fixo e Varivel unitrios quando se aumenta o volume produzido:

CLASSIFIQUE OS CUSTOS E AS DESPESAS EM: FIXOS (F) OU VARIVEIS (V)

Aluguel da rea produtiva Consumo de MP na produo Energia Eltrica Depr. Mq. de Produo Materiais Diversos admin. Honorrios Compra de Computadores

Classificao de custos conforme a FACILIDADE DE ALOCAO:


CUSTOS DIRETOS: Podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo. EX:mo de obra direta, matria prima, embalagens etc. CUSTOS INDIRETOS: Necessitam da adoo de um mtodo de custeio para serem alocados aos produtos. materiais de EX: consumo, depreciao, energia eltrica, superviso da fbrica, imposto predial, segurana, mo de obra indireta.

Custos Diretos x Indiretos


custos diretos Apropriao direta
SISTEMAS DE MEDIO

custos indiretos Distribuio (rateio)


ANLISE DE BASES DE RATEIO

Produtos

CLASSIFIQUE OS CUSTOS EM DIRETOS(D) OU INDIRETOS(I)

Aluguel da rea produtiva Consumo de MP na produo Energia Eltrica Depr. Mq. de Produo Materiais Diversos admin. Honorrios Compra de Computadores

Outras classificaes :
CUSTO TOTAL - Custo para fabricar um conjunto de unidades do produto. CUSTO UNITRIO - custo para fabricar uma unidade do produto.
Custo total Custo unitrio = Unidades produzidas

CUSTOS DE PRODUO Os custos de produo (CP) so a soma dos custos de material direto (MD), mo-de-obra direta (MOD) e custos indiretos de fabricao (CIF).

CP = MD + MOD + CIF

Material-Direto

Material identificado como unidade do produto. Exemplo: matria-prima Outros materiais pouco relevantes em termos de custos, como parafusos, pregos, etc, podem ser considerados material de consumo.

Mo-de-Obra Direta
Custos (salrios + encargos) do trabalho humano relacionado com a fabricao do produto. Trabalhadores em atividades de suporte, como supervisores, so denominados mo-de-obra indireta.

Custos Indiretos de Fabricao


Todos os outros custos de produo, com exceo do material direto e da mo-de-obra direta, so denominados custos indiretos de fabricao. Exemplo: materiais indiretos, aluguel da fbrica, mo-de-obra indireta, depreciao das mquinas de produo etc.

Custos primrios
Os custos primrios (CP) so a soma dos custos de matria-prima com mo-de-obra direta (MOD)

CP = MP + MOD

Custos de Transformao
Os custos de transformao (CT) so a soma dos custos de mo-de-obra direta (MOD) e custos indiretos de fabricao (CIF).

CT = MOD + CIF

Custo dos Produtos Acabados


Soma dos custos contidos na produo acabada no perodo.
Supondo o seguinte Custo de produo: Material Direto (MD) Mo de Obra Direta (MOD) Custos Indiretos de Fabricao (CIF) Custo de Produo = $500 = $1.000 = $1.500 = $1.111

Se 40% da produo for concluda, CPA = $

Custo dos Produtos Vendidos


Soma dos custos incorridos na fabricao dos bens que s agora esto sendo vendidos.

Supondo que toda a produo acabada foi vendida, CPV = $

Fluxo dos custos nos estoques de uma Empresa Industrial


EIPA= EIPP= EIMD=

Compras de MD

MD utilizado= MOD = CIF =


EFMD=

CUSTO PROD=

Produtos Acabados=

Produtos Vendidos

CPA=

CPV=

EFPP=

EFPA=

Estoque de Material-Direto

Estoque de Produtos em Processo

Estoque de Produtos Acabados

EXERCICIOS
1) A Cia Modelo Ltda apresentou as seguintes informaes em 2010:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Vendas no ano...$1.000.000 Estoques no comeo do ano: MP.$50.000 PP..$100.000 Pede-se para PA..$ 60.000 calcular: Estoques no fim do ano: Lucro Lquido 2010 MP..$70.000 PP$60.000 PA$50.000 Compras de MP...$400.000 Custos de MOD...$300.000 CIF...$250.000 Despesas .$ 10.000

2) A Empresa Demonstra SA comprou MP no valor de $100.000 em 2010. Os custos de MOD foram $50.000, os CIF totalizaram $30.000 e as despesas administrativas, comerciais e financeiras equivaleram a $45.000. No ano em questo, as vendas totalizaram $250.000. O estoque inicial de MP totalizava $20.000 e, no final do ano, caiu para $10.000. Alm disso o estoque de Produtos acabados, que era de $50.000 no incio do ano, caiu para $35.000 no final do ano e o estoque de produtos em processo, que equivalia a $22.000 no incio de 2008, subiu para $27.000 no final do ano. Com base nesses dados, prepare uma Demonstrao do Resultado do ano de 2010.

3) O Dep. Custos da Cia Exemplar Ltda levantou os seguintes dados de custos de 2010: Estoques em 01/01/2010: MP.$ 40.000 PP..$ 80.000 PA.$ 50.000 Estoques em 31/12/2010: MP.$ 50.000 PP..$ 40.000 PA.$ 60.000 MP Comprada$360.000 MOD..$160.000 CIF.$150.000 Despesas Adm/Com...$100.000

As vendas de 2010 foram de 4.000 unidades a $200 por unidade Apresente o Lucro Lquido da empresa por meio da Demonstrao do Resultado do Exerccio.

4) Relao de gastos (F-Fixos e V-Variveis) da empresa Planeja SA, relativos ao ano de 2009:
1. MP .$500.000 (V) 2. MOD...$ 85.000 (V) 1.C. unitrio 2009 3. CIF..$ 70.000 2.DRE 2009 (V=$30.000 e F=$40.000) 4. Despesas Adm.$ 50.000 (F) 3.DRE e custo 5. Despesas Vendas$ 50.000 unitrio de 2010, (V=$30.000 e F=$20.000) supondo produo 6. Vendas ..$760.000 e vendas=110.000 7. Quant. Produzida e vendida = unidades. 100.000 unidades

PEDE-SE:

5) Considere os seguintes dados da empresa Sunny, relativos a determinado perodo: 1. EIMP$ 300 2. EFMP...$ 420 PEDE-SE: 3. Despesas Adm..$ 120 1. CPV 4. EIPP..$ 240 2. L. Bruto 5. EFPP.$ 300 6. MOD.$ 600 3. LAIR 7. CIF$ 480 8. Compras MP $ 720 9. EIPA $ 360 10.Vendas de 90% dos PA por $ 2.400 11.Fretes ref. vendas ..$ 150 12.Juros sobre emprstimos...$ 70

6) A empresa Hair produz um nico produto (xampu de camomila) que vendido, em mdia, por $9,50 cada unidade(preo lquido de tributos). Em determinado perodo, em que no houve estoques iniciais, produziu integralmente 14.000 unidades, e incorreu nos seguintes custos e despesas (em $): Considerando 1. Superviso geral da fbrica = 17.000 que havia 1.000 2. Depreciao dos Equip.Fbrica = 10.000 unidades no 3. Aluguel galpo industrial = 2.400 4. Despesas administrativas = 8.000 estoque final do PA, pede-se: 5. Material direto = 2,00 por unidade 1. EFPA 6. Mo de Obra direta = 1,50 por unidade 7. Energia Eltrica(produo) = 0,40/ unid. 2. Lucro 8. Comisso sobre vendas = 0,75/unid. (prejuzo) do 9. Frete ref. vendas = 0,15/unid. perodo.

7) A empresa Camanducaia, constituda em 2/01/2004, produz artigos para festa em geral, que vendido, em mdia, por $9,50 cada unidade. Os impostos e as comisses sobre a receita bruta totalizam 20% do preo. Em determinado perodo, ocorreram os seguintes custos e despesas (em $), pagos no prprio ms: 1. Aluguel da fbrica = 3.000 2. Superviso da Fbrica = 9.000 3. Matria-prima ($3/unid.) = 36.000 4. MOD = 24.000 5. Despesas administrativas = 8.000

No final do ms, 12.000 pacotes de confete haviam sido integralmente produzidos e estavam armazenados para serem vendidos no ms seguinte. Calcule o resultado do ms de janeiro.

8) A empresa GB, produtora de cadernos em Itobi; em determinado perodo apresentou os seguintes dados($): 1. EIMP.$ 5.000 2. Compra MP.$12.000 3. Despesas Adm$ 2.000 4. Despesas Financeiras$ 1.500 5. Despesas Comerciais$ 2.500 6. EIPP.$ 4.000 7. MOD.$10.000 8. EFPP$ 5.000 9. CIF$ 8.000 10.EFMP. $ 7.000 11.EIPA . $ 6.000 12.Vendas de 80% dos PA disponveis. $40.000
PEDE-SE: 1. C.Produo 2. C.P.A. 3. EFPA 4. CPV 5. L. Bruto 6. LAIR

Das könnte Ihnen auch gefallen