Sie sind auf Seite 1von 21

Fresas Ferramentas de fresar

As maiores exigncias de trabalho de usinagem de madeiras, de painis aglomerados e MDF so hoje feitas para as ferramentas de fresar.
1. 2. 3. 4. 5. Condies de segurana Alto rendimento de usinagem Alta rotao e avano de materiais cada vez mais rpido Grande expectativa de acabamento cada vez melhor Maior produtividade, com menos desperdcio de matria-prima

Fresas so consideradas ferramentas de preciso. Fresas so fixadas aos eixos das mquinas por intermdio do furo da ferramenta em eixos simples (tupias, plainas moldureiras) ou eixos tipo mandril porta-ferramenta. Ferramentas de haste (cilndrica ou cnica)

Este tipo de ferramenta trabalha com alta rotao Necessrio balanceamento == garantir o giro da ferramenta sem oscilaes, pois elas fornecem acabamento sem descontinuidade do perfil (danificar rolamentos e estrutura)

Classificao das ferramentas de fresar


1. Ferramentas inteirias 2. Pastilhadas, caladas com ao rpido ou metal duro 3. Ferramentas compostas, montadas entre si
Ferramentas inteirias: Ao carbono (lmina de serra de fita, disco de serra circular comum) Ao liga (fresas inteirias, brocas) Ao rpido (brocas helicoidais e paralelas, fresas de haste para tupia superior, fresas macias para tupia e facas para plainas moldureiras) Metal duro (fresa macia de haste especial para uso em centros de usinagem CNC)

Classificao das ferramentas de fresar


As ferramentas pastilhadas ou ferramentas compostas de dois elementos, so compostos pelo corpo que serve de suporte, onde as pastilhas so fixadas por intermdio de solda, em ao rpido (HSS), metal duro (HM) ou diamante policristalino (PKD). Em madeira == brocas, fresas, facas para plainas moldureiras e discos de serras circulares. Corpo-suporte == ao revenido de alta tenacidade Sistemas de fixao dos elementos de usinagem Gumes de corte e de usinagem == encaixados em ranhuras de encaixe ou fixados por intermdio de parafusos de sujeio.

Pastilhamento de fresas
a) Fresa de perfil ou reta, com pastilhamento radial: a fresa detalonada (rebaixada) com uma superfcie livre em curva

b) Fresa para rebaixar, ranhurar e copiar com pastilhamento tangencial: a fresa rebaixada nas costas, com superfcie reta.

Pastilhamento de fresas
c) Fresa de copiar, rebaixar e ranhurar com pastilhamento de forma radial, pastilha em forma de gota: o corpo-suporte da fresa torneado de forma circular; a superfcie do ngulo de sada reta

Disposio dos gumes


a) Paralelos ao eixo da mquina: para usinar madeiras macias, j se consegue fazer a maioria das operaes de usinagem

b) Inclinados de um lado em relao ao eixo da mquina: para usinar materiais revestidos s de um lado, em uma face do painel, com corte progressivo

Disposio dos gumes


c) Inclinados alternadamente para ambos os lados: para usinar materiais revestidos em ambos os lados, nas duas faces do painel, com corte progressivo

Funo dos gumes de corte: Gumes de corte principais: usinar o material Gumes de corte secundrio: pr-cortadores (arestas da borda, para que os gumes principais efetuem uma usinagem limpa, sem lasqueamento).

Tipos de fresas

Fresa de ranhurar, pastilhada com HSS ou HM (avano manual):

Tipos de fresas

As fresas de rebaixar, pastilhada com HSS ou HM. Fresa com gumes de corte cortadores e gumes de corte prcortadores

Fresa tipo cabeote regulvel: usada para copiar peas e para fresar em ngulo oblquo face do material, na borda das peas.

Tipos de fresas

Fresa multiperfil: pode ser pastilhada em HSS ou HM.

Fresas especiais: ferramentas com facas intercambiveis. Facas descartveis, fixadas a um corpo-suporte. Mais utilizadas para materiais de difcil usinagem. Ferramenta verstil e de alta preciso quanto a periferia de corte (cabeotes para plainas moldureiras, fresas com haste cilndrica e cnica, tupias superiores ou CNC)

Tipos de fresas
Ferramentas diamantadas: pastilhadas com diamante policristalino (PKD). Ferramentas especiais, ampla utilizao na indstria de mveis que trabalha com materiais que oferecem grande resistncia ao corte e o desgaste dos gumes. Diversas ferramentas: fresas retas ou com perfil, cabeotes, serras circulares, brocas, ferramentas com haste reta ou cnica para trabalhar nos centros de usinagem (CNC).

Fresas com haste de fixao


Ferramentas utilizadas em mquinas que trabalham em altas rotaes: tupias, tupias superiores e centros de usinagem (CNC). Fresas de haste para tupias superiores: ranhurar, rebaixar, perfilar, furar, copiar. Peas para mveis de alta qualidade de acabamento.

Ferramentas para tupia superior


Fresa com gume de corte excntrico, haste de fixao cilndrica

Fresa com vrios gumes de corte, pastilhada PKD, com haste de fixao cilndrica e concntrica

Fresa com dois gumes de corte com cone morse de fixao

Ferramentas para tupia superior


Fresa tipo cabeote com facas perfiladas que podem ser trocadas

Fresa de haste reta com pastilhas intercambiveis

Fresa de haste para centro de usinagem, pastilhada com PKD.

Das könnte Ihnen auch gefallen