Sie sind auf Seite 1von 25

Vnia Fachada

Anorexia em

Portugal
Licenciatura de Sociologia

Universidade de Coimbra
2004

Vnia Cristina Santos Fachada

Anorexia em

Portugal
Professor: Paulo Peixoto Trabalho realizado no mbito da disciplina de : Fontes de Informao Sociolgica

ndice
Introduo..........................................................................................................1

Desenvolvimento...............................................................................................3 Onde localizar as fontes.........................................................................3 Etapas da pesquisa...............................................................................10

Ficha de leitura...............................................................................................12 Avaliao de uma pgina da Internet sobre a anorexia...........................15 Concluso.........................................................................................................17 Referncias bibliogrficas..............................................................................18 Anexos Anexo I Texto da ficha de leitura Anexo II Pgina da Internet

Anorexia em Portugal

Introduo
O trabalho que se segue aborda o tema da anorexia em Portugal, nomeadamente as suas caractersticas e a influncia social e cultural, que explicam a sua existncia. A anorexia no uma doena actual nem de moda, uma doena do comportamento alimentar que tem vindo a aumentar especialmente durante as ltimas dcadas do sculo XX, isto devido ao modelo sociocultural de beleza, baseado na magreza que os meios de comunicao tanto divulgam. O recurso s dietas frequentemente utilizado por jovens e adolescentes que se acham gordinhos e, tal facto muitas vezes explicado pela entrada na puberdade, devido s modificaes fsicas sofridas pelo corpo. sobretudo em indivduos do sexo feminino que o fenmeno das dietas ocorre: elas invejam o corpo das modelos, desejam ser como elas, querem vestir os tamanhos pequenos que as lojas exibem e, para se tornaram esquelticas iniciam rigorosas dietas que parecem nunca terminar1. Desde logo, a anorexia desperta algumas questo no seio da sociedade: qual a sua origem? Ser que a sociedade em que estamos inseridos apresenta alguma influncia? De que forma o factor beleza conduz anorexia? Para responder a estas questes, ser pois indispensvel recorrer a alguns autores que mostrem a sua perspectiva e que relatem a anorexia como uma doena do comportamento alimentar, bem como uma doena que necessita de apoio psicolgico e fsico. O ideal de beleza e magreza so padres sociais que no podem ser deixados de parte quando se fala de doenas do comportamento alimentar, logo tambm merecem destaque no presente trabalho. Para a realizao deste trabalho, recorri a vrias fontes de informao, em lngua portuguesa e espanhola, desde livros, revistas cientficas, pginas da Internet em formato pdf e em outros formatos, bem como de uma reportagem televisiva.

A Reportagem Anorexia e bulimia passada na SIC NOTCIAS em 2 de Janeiro de 2004 particularmente reveladora destes factos.

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal
Durante a minha pesquisa Portugal foi o pas escolhido, pois o nmero de casos da anorexia varia consoante os padres culturais e sociais das diferentes sociedades. A pgina da Internet que escolhi para avaliar, aborda o tema da anorexia, referindo algumas temticas que esto directamente relacionadas com a doena de uma forma clara e sucinta. Na minha perspectiva, um site que pode ser utilizado por qualquer indivduo, podendo servir de suporte para alguns trabalhos.

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal

Desenvolvimento
Actualmente, a importncia dada ao corpo e beleza leva a que indivduos, nomeadamente adolescentes e jovens do sexo feminino, pratiquem dietas rigorosas que depois acabam por no conseguir parar. Este facto explicado pela moda, pelo cinema, em geral, pelos media, que estabeleceram um padro de beleza feminina que tem imperado o ideal de magreza (Carmo, 1994: 125). De facto, a preocupao com o corpo j existe desde a Idade Mdia, quando se praticava o jejum asctico, em nome da religio. Santa Catarina de Siena e Santa Alexandrina so nomes que lembram a recusa de alimentos na Idade Mdia (Carmo, 1994: 125). Todavia, este conceito de jejum foi evoluindo ao longo dos tempos, passando de uma simples preocupao religiosa para uma preocupao com o corpo, isto , com a aparncia. no sculo XX, nomeadamente nas dcadas de 60 e 70, que as investigaes mdicas, psiquitricas e psicolgicas aumentaram. Em Portugal, isto foi possvel com a participao de Daniel Sampaio, professor universitrio, mdico especialista em psiquiatria e um dos responsveis pelas consultas de Doenas do Comportamento Alimentar no Hospital de Santa Maria, em Lisboa (FCSH, 2003d).

ONDE LOCALIZAR AS FONTES

Livros

Na dissertao Representaes Sociais dos Distrbios Alimentares, Snia Cardoso (2002) faz uma abordagem dos distrbios alimentares, relacionando-os com aspectos sociais e culturais, ao mesmo tempo que refere as duas doenas que se relacionam com esses distrbios: a anorexia e a bulmia nervosas, nomeadamente as suas causas e as formas como so interpretadas por diferentes investigadores.

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal

A autora refere algumas manifestaes que nos levam a induzir que um paciente entrou numa situao de anorexia nervosa. Tais manifestaes so constatadas na alterao dos hbitos alimentares assim como no abuso do consumo de produtos diurticos e laxantes, verificando-se tambm a realizao de exerccio fsico intenso. Todavia, esta hiperactividade vai diminuindo com o avanar da doena, dado que o paciente vai ficando cada vez mais fraco e cansado devido falta de hidratos de carbono (Cardoso, 2002: 39). Snia Cardoso (2002), no primeiro volume da sua dissertao analisa a existncia de dois tipos de anorexia nervosa: tipo restritivo2 e tipo purgativo3 (Cardoso, 2002: 41). A autora, ainda neste primeiro volume, refere os objectivos da pesquisa, os mtodos de recolha de informao, o trabalho de campo e os seus resultados . No livro de Naomi Wolf, O mito da beleza, tambm se podem encontrar alguns conceitos relacionados com a anorexia. Wolf pretende mostrar que o padro de beleza corporal est relacionado com diferentes aspectos, nomeadamente com a cultura que predomina nas diferentes sociedades.
Padres Sociais e Culturais

Para Naomi Wolf, a anorexia acompanha o padro do mito da beleza, uma vez que a sociedade moderna actual que dita as normas das dietas. As mulheres passaram a ser controladas pela sociedade (Wolf, 1994). A anorexia afectada pelo processo de globalizao, que consiste na sua difuso por todo o mundo, atravs dos padres das sociedades modernas, e dos padres socioculturais de beleza. Esta doena, pois uma resposta s presses exercidas pelas sociedades modernas (Cardoso, 2002).
Relacionada com a recusa de alimentos, que pode ser acompanhada ou no de laxantes e/ou exerccio fsico. 3 Para alm de se relacionar com a recusa de alimentos, o paciente tem, por vezes, um desejo constante de comer, seguido de comportamentos que visam compensar, mas que so inapropriados, tais como o recurso ao vmito.
2

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal
De facto, o corpo e a imagem levam a que os indivduos adoptem determinadas patologias alimentares, nomeadamente dietas rigorosas, tudo isto para atingirem o ideal de magreza. As sociedades contemporneas so responsveis pela divulgao de um modelo ideal que tem por base um corpo tipo, considerado como a expresso da perfeio, de uma essncia cuja realizao parece ser proposta em todos os indivduos. Neste modelo, a beleza e, em especial a beleza feminina, encontra-se associada magreza, juventude, e perfeio fsica, o que impe que se ocultem as imperfeies surgidas com o passar dos anos, e que leva a uma procura incessante de um corpo belo e jovem, que no evidencie os traos naturais do envelhecimento, ou da falta de graciosidade fsica, os quais tendem a ser negativamente conotados e socialmente censurados. (Cardoso, 2002: 131). Wolf afirma que 95% dos casos de anorexia so femininos, pois a elas que exigido a magreza e a beleza; todavia, num futuro prximo os homens tambm podero vir a sofrer de presses sociais e culturais, passando a preocuparem-se mais com o seu aspecto fsico (Wolf, 1994) . A moda, a publicidade, os meios de comunicao social podem ser considerados os responsveis pelo facto de a mulher se preocupar com o seu corpo, com a sua imagem, em suma, com a sua beleza. atravs do aspecto exterior que o indivduo transmite aos outros traos da sua personalidade e maneiras de ser. Desta forma, o corpo pode ser encarado como um meio de comunicao. (Cardoso, 2002: 137).
Dados Estatsticos

Podemos encontrar uma anlise estatstica dos casos de anorexia na dissertao Representaes Sociais dos Distrbios Alimentares de Snia Cardoso (Cardoso, 2002: 54-55 e 60-64).

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal
Isabel do Carmo, diz-nos no seu livro, A vida por um fio a anorexia nervosa, que a anorexia uma doena que afecta principalmente as sociedades ocidentais ou os pases mais desenvolvidos, sendo mais frequente em indivduos de raa branca e com caractersticas urbanas, provenientes das classes mdias e mdiasaltas (Carmo, 1994: 47). No entanto, esta ideia foi ultrapassada, tendo-se constatado que a anorexia no escolhe raas e/ou etnias, apesar de existir uma forte concentrao em grupos associados ao desempenho de determinadas actividades: modelos, bailarinos, actores e atletas (Gaspar, 1999), isto devido ao processo de globalizao4 (Carmo, 1994: 47). Este processo consequncia das caractersticas de cada sociedade, da difuso dos padres culturais e do ideal de beleza e magreza. Em Portugal, aponta-se para uma prevalncia da doena na populao nacional, na ordem dos 0,3% a 0,4%, sendo 90% dos casos representados pelo sexo feminino ( Cardoso, 2002). Em 1996, o Ncleo de Doenas do Comportamento Alimentar do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, realizou um estudo para estimar a predomnio da anorexia nervosa em jovens do sexo feminino nos distritos de Lisboa e Setbal. Das 2398 jovens do sexo feminino que integravam a amostra, concluiu-se que 0,4% prevaleciam de anorexia nervosa valor inferior ao encontrado em estudos europeus e os EUA; 12,6% prevalecia de sndroma parcial - perda de peso inferior a 15% e sem amenorreia e 7% tinha perturbaes da imagem corporal sem perda de peso. Assim, 38% das jovens com peso normal ou baixo desejavam ser mais magras, 49% diziam ter uma parte do corpo gordo e 51,5% tinham horror a aumentar de peso (FCSH, 2003c). Ainda neste estudo foi possvel verificar que a doena mais susceptvel a manifestar-se entre os 10 e os 19 anos de idade (FCSH, 2003c). O livro O mito da beleza, de Naomi Wolf, tambm nos d uma abordagem estatstica do nmero de casos de anorexia nos pases ocidentais, o que nos ajuda a concluir que Portugal um pas com baixa prevalncia de anorexia nervosa.
Este processo pressupem que a anorexia nervosa se est a expandir cada vez mais, independentemente das raas, das sociedades e dos segmentos populacionais.
4

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal
Para a autora, a magreza, a imagem fisicamente perfeita, o medo constante em relao gordura e ao aumento de peso e a obsesso com os meios que permitem a obteno de um corpo perfeito esto directamente relacionados com a evoluo dos distrbios alimentares e com as caractersticas do padro de beleza das sociedades contemporneas.
Tratamento da Anorexia Nervosa

na primeira parte da dissertao de Snia Cardoso (2002) que se encontra a forma como a anorexia nervosa pode ser tratada. A anorexia nervosa necessita de um acompanhamento psicolgico (psiclogos e psiquiatras) e de um acompanhamento fsico (endocrinologistas, dietistas e nutricionistas). Mas, no apenas o paciente a necessitar de ajuda, a famlia tambm carece de uma terapia, a chamada terapia familiar. O objectivo desta terapia despreocupar a famlia em relao alimentao tida pelo paciente e mentalizar os pais de que o tratamento da anorexia um processo longo e complexo. Para que o resultado final de cura da anorexia seja positivo, a terapia familiar indispensvel, apesar de nem sempre ser possvel, uma vez que no existem tcnicos suficientes (Cardoso, 2002: 77-81). Na Internet encontra-se uma entrevista feita a Daniel Sampaio, um dos responsveis pelas consultas de Doenas do Comportamento Alimentar no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Nesta entrevista, Sampaio afirma que a anorexia um mistrio. o facto de ainda no se conhecerem as causas de origem da doena (apesar de existirem dados que apontam para uma origem gentica) que o fascina (FCSH, 2003d). Daniel Sampaio e Dulce Boua, igualmente mdica nas consultas de Doenas do Comportamento Alimentar no Hospital de Santa Maria, fundaram a 19 de Maio de 1998 a Associao dos Familiares e Amigos dos Anorcticos e Bulmicos (AFAAB) com o objectivo de dar apoio e defender os direitos dos doentes com

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal
anorexia e bulima, atravs das consultas e do aconselhamento famlia (FCSH, 2003b). De facto, esta associao veio ajudar, pois comeou a existir um maior nmero de consultas capaz de responder aos casos de anorexia. Actualmente o tempo de espera entre a triagem e a primeira consulta de um ms, no entanto, os doentes que se encontrem em estado mais crtico so atendidos nas urgncias. Segundo Daniel Sampaio, no Hospital de Santa Maria em Lisboa, tm aparecido cerca de 60 novos casos por ano. Quando existe uma grande perda de peso, um ndice de massa corporal abaixo de 13, fracasso do tratamento em consulta (nunca menos de um ano), grande conflitualidade familiar e complicaes mdicas (FCSH, 2003d), torna-se necessrio recorrer ao internamento, que feito no servio de psiquiatria e em mdia dura cerca de trs meses. No incio do tratamento o paciente tende a isolar-se, pois os anorcticos pensam que so os nicos no mundo e que mais ningum os entende mas, com o passar do tempo, comeam a ter contacto com outros doentes e ganham a sensao de serem compreendidos por algum. Vrios so os factores que condicionam a cura da anorexia, entre eles destacam-se o ndice de massa corporal igual ou superior a 18,5 e o regresso do ciclo menstrual. Tambm importante referir que o facto de deixarem de existir preocupaes com a comida conduz sua cura (FCSH, 2003a).
Outras fontes utilizadas

No Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, podemos encontrar numa revista espanhola Mujer (1999), um artigo de Silvia Tubert, intitulado Anorexia: emblema de la construccion cultural del cuerpo femenino. Aqui a autora defende que a cultura que predomina nas sociedades ocidentais a responsvel por se praticarem dietas, o que leva a que os indivduos, principalmente as mulheres, sofram de distrbios alimentares, nomeadamente de anorexia.

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal
A 2 de Janeiro de 2004, a SIC NOTCIAS apresentou no programa El Monde TV, uma reportagem intitulada Anorexia e Bulimia. Esta reportagem, realizada em Espanha, d-nos alguns testemunhos de anorcticas e bulmicas que relatam as suas experincias, ao mesmo tempo que aborda a moda como a principal causa das doenas do comportamento alimentar.

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal

Etapas da Pesquisa
Para a realizao deste trabalho, reuni um conjunto de fontes de informao do mais variado tipo. A minha pesquisa foi baseada em textos e livros em portugus e espanhol, dado que no domino bem outras lnguas. Em primeiro lugar dirigi-me aos Centro de Estudos Sociais. L encontrei apenas uma revista cientfica espanhola; a revista continha um artigo, com sensivelmente duas pginas, que abordava o tema da anorexia. Pesquisei igualmente na base de dados da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde encontrei alguns livros relativos anorexia, sendo alguns deles dissertaes de mestrado. A Biblioteca da Faculdade de Economia possua pouca informao acerca do tema anorexia, tendo encontrado apenas uma dissertao de mestrado e um livro de Naomi Wolf. Embora a dissertao de Mestrado tivesse bastante informao, resolvi continuar a minha pesquisa com base em alguma bibliografia da mesma, encontrada na Biblioteca da Faculdade de Economia e na Biblioteca Geral, e tambm com base na Internet. Dirigi-me Biblioteca Municipal de Coimbra onde encontrei alguns livros sobre o tema em questo. Na pesquisa da Internet tive que escolher o motor de busca. De entre os mais conhecidos e os que me pareciam ser mais fceis de utilizar devido sua rapidez e eficcia, o seleccionado foi o Google. Comecei por utilizar como palavra-chave anorexia, na pesquisa simples, referindo apenas que queria a pesquisa em portugus. O resultado obtido foram 12,700 registos. Perante tanto rudo, decidi restringir a minha pesquisa, pelo que recorri pesquisa avanada do Google: no campo com todas as palavras, inseri Anorexia, com a expresso em Portugal, mostrar pginas escritas em portugus e em formato pdf. Obtive uma reduo significativa do nmero de registos, 52. Consultei alguns dos links e, continuei a minha pesquisa no Google, na pesquisa avanada utilizando sempre no campo com todas as palavras a palavra Anorexia, e sempre mostrar pginas escritas em portugus, mas no campo

Fontes de Informao Sociolgica

10

Anorexia em Portugal
com a expresso utilizei expresses diferentes: problemas emocionais, em formato pdf (11 registos obtidos) e em formato normal (165 registos obtidos); adolescncia, em formato pdf (136 registos obtidos) e em formato normal (1750 registos obtidos); distrbios alimentares, em formato pdf (33 registos obtidos) e em formato normal (540 registos obtidos); moda, em formato pdf (51 registos obtidos) e em formato normal (1140 registos obtidos); influncia familiar em formato pdf (2 registos obtidos) e em formato normal (5 registos obtidos).Como j tinha imensa informao, resolvi parar a minha pesquisa e seleccionei alguns links. Ao ler toda a informao recolhida atravs da Internet, encontrei as comunicaes apresentadas no IV Congresso Portugus de Sociologia, de onde retirei a de Snia Cardoso (2002), que abordava a questo dos Distrbios Alimentares. Por fim, constatei que existiam Consultas de Doenas do Comportamento Alimentar nas grandes cidades, nomeadamente no Porto, em Coimbra e em Lisboa. De facto, apenas Coimbra me interessava, pelo que resolvi contactar os servios dos Hospitais da Universidade de Coimbra, uma vez que a se realizam as consultas. Pretendia saber qual a possibilidade de obter algumas informaes acerca do nmero de consultas que eram feitas por ano, pois as estatsticas que encontrei relativas anorexia eram poucas, apesar de ter tambm pesquisado, atravs da Web, no site do Instituto Nacional de Estatstica; todavia, a informao solicitada aos HUC no me foi facultada.

Fontes de Informao Sociolgica

11

Anorexia em Portugal

Ficha de Leitura
Acerca de Snia Cristina Miranda Cardoso, sei que recentemente, se licenciou em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e no ano de 2002 fez um mestrado. No IV Congresso Portugus de Sociologia, realizado em Abril de 2000, Snia Cardoso apresentou uma comunicao Para uma Abordagem Sociolgica dos Distrbios Alimentares que trata dos distrbios alimentares, procurando explicar as suas causas e os factores favorveis ao seu desenvolvimento, ao mesmo tempo que referia o contributo da sociologia para a sua explicao. A autora no deixa de parte os factores sociais, uma vez que os considera fundamentais para que surjam alteraes no comportamento alimentar. Numa pequena introduo, explica as duas razes fundamentais que a levaram a investigar este tema: a importncia dada pela imprensa questo dos distrbios alimentares (crescente nmero de artigos publicados), e forma como o corpo e a imagem so construdos socialmente. De seguida, apresenta-nos a anorexia e a bulima como sendo distrbios alimentares de origem nervosa. A autora prope-se a explicar ambas as doenas, referindo as suas principais caractersticas de uma forma sintetizada. Em primeiro lugar, relaciona as explicaes dos distrbios alimentares com a personalidade dos indivduos. Factores relacionados com aspectos genticos, hereditrios e bioqumicos podem estar na origem do desenvolvimento das doenas referidas anteriormente. A famlia, como factor externo ao indivduo, pode propiciar o desenvolvimento de distrbios alimentares, nomeadamente quando os pais exercem grande presso sobre os filhos para a perfeio da imagem corporal. Numa segunda parte, remete-nos para a importncia dos factores socioculturais no desenvolvimento dos distrbios alimentares, no esquecendo fenmenos como desenvolvimento econmico e urbanizao (quanto maior for o nvel de desenvolvimento econmico e de urbanizao maior ser o nmero de casos de anorexia e/ou bulimia). O ideal de beleza cada vez mais difundido pelos mass media, pela publicidade, pela moda, e isto leva a autora a afirmar que as doenas

Fontes de Informao Sociolgica

12

Anorexia em Portugal
do comportamento alimentar deixam de existir somente em sociedades ocidentais, desenvolvidas e industrializadas, passando tambm para as sociedades no desenvolvidas. Naomi Wolf, Deborah Lupton, Pasi Falk e Patricia Aburdene so aqui referidas, pois defendem a ideia de que o padro de beleza corporal pode estar na origem e no desenvolvimento dos distrbios alimentares: Estes autores identificam uma estreita associao entre a incidncia dos distrbios alimentares e a sua evoluo e as caractersticas do padro de beleza actual, cujas marcas distintas so: a sobrevalorizao da magreza,; a apologia de uma imagem fisicamente perfeita, sem traos de envelhecimento, e que deve possuir certas caractersticas estereotipadas; o suporte numa autntica fobia em relao gordura e ao aumento de peso, que surge como consequncia da imposio de uma imagem ideal magra; e a constante obsesso com os meios que permitem a obteno de um corpo esbelto. Por fim, a autora volta a falar dos padres culturais e sociais, abordando o modelo de beleza nas sociedades actuais, e defende a ideia de que os indivduos que apresentam um excesso de peso so desvalorizados pela sociedade. Esta ideia tem que ser ultrapassada, tm que surgir aspectos que levem as sociedades a agirem de outra forma, pois assim, o nmero de casos de doentes com problemas alimentares pode-se tornar alarmante. Reduzir o nmero de anncios publicitrios que privilegiem o corpo e a moda pode ser um aspecto que conduza os indivduos a pensarem de maneira diferente. a excluso social que conduz s dietas, pois estas dominam os indivduos, mas so as mulheres que mais recorrem a elas, talvez por se preocuparam mais com a imagem e com o corpo, isto porque se encontram cada vez mais inseridas na vida social, e tambm devido actuao de diferentes mecanismos (comunicao social, moda e publicidade). Desta forma, a autora rene as questes que vo estar na base do seu trabalho de investigao. importante referir que normal um indivduo preocupar-se com o seu peso e recorrer a dietas; no entanto, a preocupao com o peso torna-se anormal quando

Fontes de Informao Sociolgica

13

Anorexia em Portugal
deixa de existir um simples preocupao e comea a existir uma perigosa obsesso com a alimentao. A anorexia, sendo um tema demasiado complexo, exige que se agrupem diferentes perspectivas, para que possa ser entendida a sua origem e o seu desenvolvimento. Todavia, importante referir que os factores externos aos indivduos, isto , os factores sociais e autora deu principal destaque. culturais, podem ser encarados como fenmenos que propiciam a anorexia e a bulimia nervosas, e foi a este assunto que a

Fontes de Informao Sociolgica

14

Anorexia em Portugal

Avaliao

de

uma

pgina

da

Internet sobre a anorexia


A pgina da Internet que seleccionei para ser avaliada foi a seguinte http://www.psiqweb.me.br/anorexia.html A pgina intitulada Anorexia Nervosa, aborda a anorexia como sendo uma doena do comportamento alimentar. Para alm de referir as caractersticas essenciais desta doena, refere ainda as suas causas, os tipos de anorexia que existem, os distrbios que esto associados doena e que afectam os pacientes e qual o sexo, a idade e a cultura que propiciam o desenvolvimento da anorexia nervosa. Ainda nesta pgina, podemos encontrar alguns dados estatsticos que foram resultado de uma investigao, levada a cabo por Andrew Hill, realizada nos Estados Unidos da Amrica, e que segundo a qual se conclui que desde cedo (nove anos de idade) que as crianas se comeam a preocupar com o seu corpo, isto porque, nas escolas so gozadas pelos colegas. Os meios de comunio social, o grupo de pares e por vezes a prpria famlia so tambm alguns factores que contribuem para que as crianas se preocupem com o seu aspecto fsico. Sabemos que a pgina consultada brasileira, sendo elaborada pela Sociedade Paulista de Psiquiatria Clnica que, por sua vez, filiada Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clnica. Esta informao leva-nos a concluir que toda a informao contida na pgina, se relaciona maioritariamente com a cincia mdica e no com as cincias sociais. Um dos aspectos positivos o facto de o autor da pgina, G.J. Ballone (2003), poder ser contactado atravs de email. Em relao data do site, apenas temos conhecimento que foi revisto em 2003. Quanto apresentao, a pgina aprazvel, utilizando um agradvel contraste de cores. As margens apresentam pequenos textos que abordam os temas de uma forma mais sintetizada, o que ajuda a facilitar a compreenso do tema

Fontes de Informao Sociolgica

15

Anorexia em Portugal
principal. O facto de a pgina conter poucas imagens leva a que o texto se torne um pouco denso, no retirando a seriedade do assunto. importante referir que o site nos d hiperligao para outros temas relacionados com a anorexia nervosa, como por exemplo, os transtornos alimentares e a bulimia. A pgina poderia ser mais elaborada, apresentando, por exemplo, testemunhos de anorcticas. Assim, esta deveria conter comentrios, bem como troca de ideias entre anorcticas e bulmicas, com o objectivo de causar impacto sobre os indivduos que a consultem. O tema em questo no deveria ser tratado de uma forma to superficial. O facto de no existir qualquer tipo de referncia sobre as fontes que serviram de base para a elaborao da pgina, podem pr em questo toda a informao contida, o que torna a pgina menos credvel. A informao gratuita.

Fontes de Informao Sociolgica

16

Anorexia em Portugal

Concluso
A anorexia um tema bastante complexo, que integra uma abordagem quer a nvel sociolgico, quer a nvel mdico. Por ser um tema sobre o qual tm sido realizados recentemente estudos, encontrei imensa informao, pelo que tive algumas dificuldades em seleccionar toda essa informao recolhida durante a pesquisa. Como a anorexia est directamente relacionada com a Sociologia da sade tive que ter cuidado na seleco das minhas fontes de informao, para que no cometesse o erro de confundir Sociologia com Psicologia, com Psiquiatria ou com cincia mdica, que relacionam o desenvolvimento da anorexia a factores intrnsecos aos indivduos. Procurei essencialmente tratar o tema com base na Sociologia, mas confesso que tive alguma dificuldade, pois toda a informao que encontrava, com excepo da dissertao de mestrado de Snia Cardoso, referia-se a estudo que no estavam directamente relacionados com a Sociologia. J na Internet deparei-me com alguns problemas, nomeadamente com as equaes que utilizava, pois ou me devolviam rudo ou silncio, o que dificultou um pouco a minha pesquisa. Nas bibliotecas tambm foi difcil encontrar os livros que pretendia utilizar como apoio ao meu trabalho, uma vez que estavam requisitados ou ento extraviados, o que no foi nada agradvel. Todavia, a realizao deste trabalho foi de extrema importncia pois aprendi a organizar e a seleccionar as fontes recolhidas, bem como a estruturar um trabalho.

Fontes de Informao Sociolgica

17

Anorexia em Portugal

Referncias Bibliogrficas
BALLONE, G. J. (2003) Transtornos Alimentares . Pgina consultada a 7 de Dezembro de 2003, disponvel em <http://www.psiqweb.med.br/anorexia.htm>. CARDOSO, Snia (2000) Para uma Abordagem Sociolgica dos Distrbios Alimentares, comunicao apresentada no IV Congresso Portugus de Sociologia. Pgina consultada a 7 de Dezembro de 2003, disponvel em <http://www.aps.pt/ivcong-actas/Acta195.PDF>. CARDOSO, Snia (2002), Representaes Sociais dos Distrbios

Alimentares: estudo emprico junto a ex-pacientes, familiares e tcnicos de sade. Tese de Mestrado em Sociologia. Coimbra: FEUC. CARMO, Isabel do (1994), A vida por um fio a anorexia nervosa. Lisboa: Relgio D gua. FCSH [Faculdade de Cincias Sociais e Humanas] (2003a), Anorexia, nossa inimiga. Pgina consultada a 7 de Dezembro de 2003, disponvel em <http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/ciberjornalismo/ciber2000/anorexia/nossa.inim iga.htm>. FCSH [Faculdade de Cincias Sociais e Humanas] (2003b), Com a casa s costas. Pgina consultada a 7 de Dezembro de 2003, tas.htm>. FCSH [Faculdade de Cincias Sociais e Humanas] (2003c), Estudo de Prevalncia da Anorexia Nervosa em populaes portuguesas. Pgina consultada a 7 de Dezembro de 2003, disponvel em
18

disponvel em

<http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/ciberjornalismo/ciber2000/anorexia/casa.as.cos

Fontes de Informao Sociolgica

Anorexia em Portugal
<http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/ciberjornalismo/ciber2000/anorexia/prev.anore xia.htm>. FCSH [Faculdade de Cincias Sociais e Humanas] (2003d), O imperfeito verbo de viver. Pgina consultada a 7 de Dezembro de 2003, disponvel em <http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/ciberjornalismo/ciber200/anorexia/DanielSamp aio.htm>. GASPAR, Nuno Miguel Soares (1999), Estudo da Imagem Corporal na adolescncia. Dissertao de Mestrado em Psicologia. Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra. TUBERT, Silvia (1999), Anorexia: emblema de la construccion cultural del cuerpo femenino. Revista Mujer, 213, 10-11. WOLF, Naomi (1994), O mito da beleza. Lisboa: Difuso Cultural.

Fontes de Informao Sociolgica

19

Anexos

Anexo I Texto da Ficha de Leitura

Anexo II Pgina da Internet

Das könnte Ihnen auch gefallen