Sie sind auf Seite 1von 4

Resenha Crtica sobre o filme Pro dia nascer feliz

Por Elcio Alves da Silva DRE: 110100120

Trabalho entregue professora Anabelle Loivos do curso Didtica Especial I

UFRJ-FACULDADEDE EDUCAO 1 SEMESTRE DE 2011

Pro dia nascer feliz um longa metragem da categoria documentrio dirigido por Joo Jardim. O filme procura mostrar o andamento do sistema de educacional Brasileiro. A viso transcende procura percorrer um caminho que descreva a atual conjuntura da educao, sob o cotidiano de algumas escolas brasileiras. No obstante, as diferenas scio-econmicas so apresentadas na visualizao da estrutura fsica e do ensino para a classe social que direcionada, tendo como protagonistas professores e alunos. O que pode ser notado com relevncia a manifestao da violncia exarcerbada em cada instncia apresentada no filme. A criminalidade e a violncia gratuita so mostradas intercaladamente com o fracasso do sistema escolar. Os relatos do filme iniciam-se em Pernambuco, numa cidade onde no h escola! Os alunos, nesse caso, contam com um nibus para lev-los a Manari, que fica a 30 quilmetros de distncia. Surge, ento, a menina Valria, de 16 anos. Esta menina mostra um saber diferenciado em relao ao proposto por sua escola. Visualizamos o nibus que se quebra, professores que faltam, alguns professores que no percebem a sensibilidade dessa menina e at duvidam de suas composies Em seguida, no Rio de Janeiro, o foco se dirige para uma escola pblica em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Regio to estigmatizada e pouco vista pelo poder do Estado. Um grupo de alunos afirmam roubar por dio ou, simplesmente, para curar o cio do cotidiano fatdico. Dentre eles, um personagem se destaca por mostrar um pequeno trao de seu conhecimento de mundo. J os professores, reunidos para o conselho de classe, mostram sua preocupao com esse aluno, mas no sabem quais diretrizes devem ser tomadas. E alguns momentos em sala de aula, possvel notar que o aluno desperta certa fria nos professores. Fica evidente a desestrutura do corpo docente e do discente, uma vez que possuem uma grande dificuldade em lidar entre si e criam um conjunto de sentimentos antagnicos no ambiente escolar. Uma outra escola no interior de So Paulo apresenta problemas que comeam pelas faltas dos professores e pelo grande desinteresse dos alunos nas aulas. H elementos que merecem certo destaque., como a menina Keila, que, narrando seus momentos de desnimo, assume seu desejo pela morte, mostrando sua sensibilidade. J outro menino manifesta, num discurso consciente, a vontade de ser padre e de estudar filosofia. H ainda a professora desses alunos que promove, com dedicao, o projeto do fanzine e d conta de uma atividade prazerosa e produtiva para todos. So momentos em que os alunos ganham voz e podem discutir, por conta de uma relao de cumplicidade, sobre assuntos que lhe afligem. No entanto, a mesma professora apesar da pouca idade sofre um grande desgaste em sala de aula e, por isso, justifica suas faltas.

Por fim, aborda-se a realidade de uma escola catlica de elite na cidade de So Paulo.

evidente que, alm de dispor de um espao fsico excelente, a escola tambm marcada por sua rgida disciplina. No entanto, o filme deixa claro que a educao no se resume por esses fatores. A entrevista com os adolescentes denuncia casos de depresso, de crises existenciais e at de violncia nesse ambiente escolar. A reao mais normal de quem assiste a essa parte do filme a de indignao diante das angstias expostas pelas alunas. habitual, nesse caso, considerar uma rebeldia sem causa da classe alta e se comover apenas com a dura realidade dos adolescentes de Manari, por exemplo.

Mas a principal proposta deste documentrio no somente relatar as fortes diferenas existentes entre as escolas e seus ensinos do pas. O fundamental demonstrar que o sistema educacional brasileiro muito falho. E, dessa forma, possvel constatar que cada realidade registrada enfrenta problemas gerados por ela mesma.

O foco do filme dado ao ensino de adolescentes. Esse fato isoladamente j apresenta condies bastante conflituosas, uma vez que a adolescncia uma fase caracterizada por alteraes fsicas, psquicas e sociais. o momento em que o indivduo forma sua identidade, a partir de seus valores e de suas crenas. quando ele ao levantar questes relacionadas sua origem, sua identidade e ao seu futuro no encontra com facilidade, evidentemente, as desejveis respostas. Como se v em Pro dia nascer feliz, o sistema educacional brasileiro, em vez de cumprir seu papel de articulador e esclarecedor entre o jovem e o meio social, provoca o inverso. O jovem brasileiro tem uma relao de relutncia com a escola, pois tem uma idia ou, pelo menos, uma sensao de que o ensino no o conduz, de forma alguma, ao seu papel de cidado, assim como a de que esse ensino est muito distante do que realmente lhe atrai. Outro fator que justifica o fracasso escolar a ausncia dos pais, no abordada na obra de Jardim. Da se expande a crtica s diferentes abordagens para educao. Num ciclo vicioso, um adolescente carente de uma educao familiar capaz de levar graves problemas para o ambiente escolar, assim como um sistema de educao com valores decadentes gera futuros problemas nas relaes familiares. Essa ausncia dos pais no diagnosticada apenas nas regies menos favorecidas economicamente, mas tambm nas reas nobres de grandes cidades, por motivos distintos. O fato que isso se soma s angstias acumuladas desses adolescentes. Como resultado/percepo final, o que se pode ressaltar a violncia. Os jovens do Rio de Janeiro tendenciosos criminalidade; a menina de So Paulo que narra com orgulho um assassinato cometido por ela; o desrespeito dos alunos, de todas as escolas apresentadas, com o professor; o desrespeito dos professores com os alunos. Ela est estampada a todo o momento. E, se no fosse a arte cinematogrfica retratando-a, fatalmente, seriam imagens corriqueiras, que acostumam e amansam contraditoriamente os olhos de quem as nota. O professor, neste pas, ainda acredita que possui apenas duas opes: aceitar a reao dos alunos ou fugir

atravs de inmeras faltas se a instituio lhe permitir. Os alunos vivem a pressa de saber quem so. Pro dia nascer feliz cumpre o papel de reproduzir as realidades da Educao brasileira. Coloca, em foco, as diferenas regionais e de classe, as semelhanas, os extremos e as excees. Cabe a todo telespectador reconhecer seu papel de cidado e documentar na sociedade o foco que lhe convm: seja promovendo o diferente, o semelhante, o extremo ou a exceo.

Das könnte Ihnen auch gefallen