Sie sind auf Seite 1von 13

DIAGRAMAS

I.

CONTEXTO

O projecto com o nome de diagramas resulta do desenvolvimento terico do laboratrio de iniciao fotograa analgica, movimento perptuo, o tempo na imagem, espao de formao e investigao em fotograa do Ncleo de Arte Fotogrca da Associao de Estudantes do Instituto Superior Tcnico tendo como tema base o movimento. Numa presente sociedade assente sobre a imagem ser pertinente question-la? Numa presente sociedade onde as nossas decises so constantemente condicionadas, quer seja na forma como somos conduzidos aos produtos que consumimos, quer na forma como nos observamos, esta redene-nos, molda a nossa viso de ns prprios e do que nos envolve. Ser pertinente questionar a razo que leva ao aparecimento do corpo humano nos meios de comunicao de uma forma estandardizada? Porqu uma tipologia para a constituio fsica humana? Que consequncias ter o uso deste padro que generaliza algo singular? Como percepcionar e reconsiderar um corpo que est a ser constantemente reconstrudo pelos avanos da cincia e da engenharia?

Figura 1 - John Lamprey, malayan male, anthropometric study, 1868-69

II.

INTRODUO / REFERNCIAS

Nos nais do sculo XIX questiona-se o corpo humano, sobre o lugar de direito do mesmo na cincia e na arte, tendo a fotograa um papel importante neste registo. Questes raciais, concepes de beleza, sexualidade e natureza humana, crenas de decncia e moralidade, conceitos de selvajaria, civilizao e lutas entre classes sociais, so temas que condicionam as interpretaes das fotograas que surgiam nos meios de comunicao social da poca () Numa poca conservadora onde a cara e as mos eram as nicas partes dos corpos expostas, consequentemente, aumentava o desejo da compreenso do mesmo, desenvolviam-se as cincias denominadas frenologia, siologia e antropologia. Apoiadas sobre a veracidade inquestionvel da fotograa, registar-se-iam sujeitos no seio das suas culturas, medindo, analisando e classicando as diferenas entre eles, partindo sempre do principio que o corpo a chave para a compreenso da raa e da cultura. (William A. Ewing, traduo do livro The Body) Nos nais de 1860s T. H. Huxley e John Lamprey desenharam procedimentos standards para a fotograa etnogrca. O sujeito despido pousava de p e sentado, de frente para a cmara ou de perl. Huxley colocava os sujeitos juntos de uma rgua e Lamprey colocava-os em frente a malha mtrica quadrangular.
Figura 2 - Dr Guillaume-Benjamin Duchenne, analyse lectro-physiologique de lxpression des passions, 1852-56

O sculo XIX reectiu a esperana depositada na cincia para desvendar os mistrios do corpo humano tal como satisfazer as altas expectativas que a fotograa criava como ferramenta. O que aparentemente partilharam os investigadores da poca foi o desejo de tornar visvel o invisvel. Wilhelm Konrad Rontgen inventou os Raios-X, fotograas do interior do corpo humano sem que este tivesse de ser aberto. (William A. Ewing, traduo do livro The Body)

A partir de 1862 o professor Charcot, especialista em patologias anatmicas, no usou apenas a cmara para as suas funes especcas, mas como uma forma de percepo mais vasta da doena e tratamento. Charcot acreditava que atravs da fotograa no se obtinha uma viso directa e sim uma forma de percepo. As fotograas eram tiradas nas vrias fases da doena dos pacientes e do seu tratamento. Em 1882 surgiu o primeiro mtodo de registar a identidade criminosa por Alphonse Bertillon. Consistia em fotograas de perl e de frente, acompanhadas das medidas do crnio, dos braos esquerdos, dos dedos esquerdos, dos ps esquerdos e do peso do corpo. Bertillon sabia que sem a estandardizao e preciso dos retratos compar-los seria insignicante, a identidade no seria possvel de ser criada com certeza absoluta.
Figura 3 - Alphonse Bertillon, Measurement of the cubit, 1893 World's Columbian Exposition in Chicago

A photomicrograa permitiu ao cirurgio do exrcito americano H. j. Woodward demonstrar que o cancro a mutao de uma cela do corpo e no um organismo externo. Permitiu ao fotgrafo George R. Rockwood uma publicao na Photographic News intitulada teoria photophisiolgica. Analisando microfotograas do tecido cerebral, descobriu o que lhe pareciam ser simblos chineses ou hierglifos, imagens impressas no crebro que permitiriam, segundo ele, extrair de um crebro de um cadver poemas pstumos, segredos de famlia, opinies reprimidas, ou mesmo o segredo da vida. Em 1882 o fotografo Albert Londe junta-se a Paul Richer, mdico e professor de anatomia, e desenvolveu o mtodo fotogrco photochronographico nos pacientes com desordens nervosas, mtodo que consistia em usar uma cmara de 12 lentes capturando os movimentos no percepcionados pelo olho humano. Outro dos interesses da cincia do sculo XIX o movimento: sionomistas procuravam decifrar diversos fenmenos fsicos dos quais o movimento era a base da questo. A fotograa tem um papel bastante importante nesta investigao. Eadweard Muybridge, Etienne-Jules Marey, Albert Londe, Paul Richer e mesmo Duchenne estudavam o fsico em movimento

Figura 3 - Eadweard Muybridge, Nude Descending a Staircase

A fotograa seria o instrumento que media rigorosamente amplitude, fora, durao, regularidade e forma. O lsofo Franois Dagognet deniu a fotograa como, capturar e traduzir fenmenos numa rede de inscries, onde no princpio cou visvel, depois legvel (isso , inteligvel) () dessa forma Marey esperava atingir o seu objectivo: a linguagem da natureza. ( William A. Ewing, traduo do livro The Body)

Figura 4 - Etienne-Jules Marey, man walking, 1890-91

III.

DESENVOLVIMENTO

Uma cabea, um tronco, dois braos e duas pernas, ser certamente a descrio representativa do corpo humano a que estamos habituados, percepo educada segundo padres culturais e temporais. Pretendendo continuar e alargar a forma de registo do corpo humano e do movimento implcito no mesmo quando este se encontra imvel, partimos, desta forma, da viso arqutipo do mesmo fotografando-o de p sem roupa, de costas para a cmara, contra um fundo regrado. Processo sustentado pelos estudos cientcos realizados no passado, registam-se diferentes corpos contra o mesmo fundo, individualmente, com o mesmo enquadramento e mesma distncia da cmara produzindo um conjunto de imagens homogneas. O nome de ndice - lista de matrias, captulos ou termos contidos num livro; catlogo; tabela; rol alfabetado; relao entre duas medidas segundo o Dicionrio Porto Editora - poderia aplicar-se melhor a este projecto que diagramas, se o nosso objectivo fosse s catalogar/documentar os diversos corpos humanos que existem. Contudo, usamos antes o nome diagramas por acrescentar sntese presente no ndice uma possvel interpretao. Ao ultrapassar a evidente e comum barreira representativa do corpo humano as suas particularidades podero sobressair, atingindo-se, desta forma, a singularidade dentro de uma imagem plural, a possvel compreenso da unidade no seio da diversidade.

diagrama, s. m. representao grca de um determinado fenmeno; bosquejo; delineamento; escala musical. (Dicionrio Porto Editora) Gilles Deleuze escreve em Francis Bacon: a lgica da sensao relativamente ao mtodo de pintar do mesmo, o diagrama o exemplo operatrio das linhas e das zonas, dos traos e das manchas assignicantes e no representativas () essas marcas, esses traos so irracionais, involuntrios () no so representativos, no ilustrativos, no narrativos. Mas no so signicativos nem signicantes de antemo: so traos assignicantes. So traos de sensao, mas de sensaes confusas (as sensaes confusas que trazemos ao nascer, dizia Czanne) Pretende-se com este estudo registar e mapear as diferentes tipologias do corpo humano, diferenas volumtricas, simetrias e assimetrias, desequilbrios e consequentes reaces fora da gravidade. Quer se manifestem num nico corpo, quer se manifestem na relao entre os vrios corpos ou at mesmo no corpo total, formado e delineado pelas diferentes alturas e larguras dos vrios corpos. Um corpo total que constitumos e somos, feito tambm de movimento continuo e relacional. Trata-se de registar o movimento inerente, presente microscopicamente no corpo humano que, mesmo em quietude e aparente silncio, conta a histria de cada indivduo. Quais as zonas com maior movimento, quais a com menor, as mais caracterizadas ou utilizadas, quais as suas histrias e memrias, quem este corpo?

IV.

OBJECTIVOS

No sculo XIX descreve-se a fotograa como a descrio microscpica da natureza. A palavra microscpica sugere uma sensao de revelao, como se nunca antes ningum observasse o mundo fsico to prximo. Um estudo de 1986 de Andr Rouill dene a diferena entre o retrato e nu, sujeito e objecto. Num retrato a pessoa retratada inicia uma transaco sendo o fotgrafo um mero intermedirio, no nu, a transaco inversa, o fotgrafo inicia o evento, o corpo despersonalizado e transforma-se em objecto. Semelhante fotograa cientica e antropolgica o nu artstico uma imagem feita por e para a compreenso de outros. A fotograa como ferramenta para registar nus artsticos desenvolveu um clima de insegurana e de ansiedade entre os modelos pois, ao contrrio da pintura, estes no estavam dependentes da capacidade de interpretao do artista mas sim de uma leitura el da natureza.
William A. Ewing, traduo do livro The Body

Figura 6 - John Coplans, self-portrait 1984

Actualmente a sociedade continua a depender da lente fotogrca para compreender a sua envolvente, de tal forma que esta viso condiciona a forma como nos vemos como indivduos, dene-nos, estabelece um padro onde nos devemos enquadrar para lhe pertencer.Ao estabelecermos um registo cientco, paraalm das j muitas interpretaes e imagens do corpo oferecidas na sociedade, procuramos mostrar o corpo tal como ele . Um registo que permita a clareza e preciso, mas que tambm d espao singularidade e uma maior profundidade. Um movimento constitudo por corpos diferentes que fazem a diferena nos espaos que ocupam. Exterior e interiormente. A particularidade. Um espao feito atravs das histrias e desenvolvimentos de uma vida. Ao colocarmos vrias imagens do corpo nu em tamanho real, contra uma malha regrada de azulejos que os permite escalar, e expostas em conjunto, criamos uma nova possibilidade de olhar. Algo que nos to prximo e comum, porm to estranho e surpreendente. Como nos colocamos perante a imagem? Percepcionamos o outro, o distante, ou o indivduo, ns prprios? Achamos banal pela j mediatizao do corpo em si, ou atentamos ao pormenor ou relao? Passamos ou demoramo-nos?

V.

FICHA TCNICA

CRIAO FILIPE DOS SANTOS BARROCAS, MARIA JOO SOARES, ANDR ALVES, RICARDO CANELAS, GATA SOUSA, ISABEL CORREIA, CLUDIA LOBATO, JLIO CAINETA, RUI DUARTE E GONALO FONSECA PRODUO FILIPE DOS SANTOS BARROCAS, MARIA JOO SOARES, ANDR ALVES, RICARDO CANELAS, GATA SOUSA, ISABEL CORREIA, CLUDIA LOBATO, JLIO CAINETA, RUI DUARTE E GONALO FONSECA ILUMINAO BRUNO GRILO

Das könnte Ihnen auch gefallen