Sie sind auf Seite 1von 2

Manuteno (geral) (:

Em suma, manuteno atuar no sistema com o objetivo de evitar quebras e/ou paradas na produo, bem como garantir a qualidade planejada dos produtos. Pode ser dividida em vrios tipos, (preditiva, corretiva, preventiva, etc..) tendo como objetivos: 1. Manter equipamentos e mquinas em condies de pleno funcionamento para garantir a produo normal e a qualidade dos produtos; 2. Prevenir provveis falhas ou quebras dos elementos das mquinas. Outros conceitos: a) Manuteno ideal - a que permite alta disponibilidade para a produo durante todo o tempo em que ela estiver em servio e a um custo adequado. b) Vida til de um componente - o espao de tempo que este componente desempenha suas funes com rendimento e disponibilidade mximas. A medida que a vida til se desenvolve, desenvolve-se tambm um desgaste natural (crescente), que aps um certo tempo inviabilizar seu desempenho, determinando assim o seu fim..

Gesto da manuteno e Metas (:

A Gesto o processo de gerenciamento de duas aes: Estabilizao da Rotina e Implementao de Melhorias. Segundo Vicente Falconi Campos, gerenciar essencialmente atingir metas. No existe gerenciamento sem metas. Para que isso seja possvel, fundamental que se tenha: Estrutura organizacional adequada com atribuies bem definidas; Pessoal treinado e qualificado Planos de ao bem elaborados com responsveis, prazos e indicadores representativos. Gerncia Responsvel pela conduo global da manuteno. Por incrvel que possa parecer, em algumas empresas essa funo no est definida. A Gerncia da Manuteno estar cumprindo o seu papel, na medida em que conseguir acompanhar os principais eventos do dia a dia, cuidar do fator humano e PENSAR O AMANH DA MANUTENO. . Metas : O objectivo principal da manuteno realizar completamente a sua contribuio para a
obteno do objectivo mximo da empresa, evitando por esse meio qualquer prejuzo para a mesma. Outro aspecto com peso significativo nos objectivos econmicos da manuteno a preservao do valor do equipamento ou, pelo menos, o de evitar a sua degradao devido a manuteno negligente.

3.3.2 Princpio
Simultaneamente com os seus objectivos econmicos e de organizao, a funo da manuteno tem tambm um objectivo de engenharia, uma vez que se trata de equipamentos cujas condies de operao devem ser implementadas e preservadas relativamente aos standards requeridos, que so exclusivamente determinados pela utilizao futura do equipamento. O objectivo do controlo do progresso do processo de desgaste , portanto, tornar disponvel o grau de uso permissvel por um perodo estipulado, o chamado tempo de utilizao, com o mnimo de poluio ambiental e o mnimo consumo de recursos. O grau de desgaste permissvel no ser to grande quanto possvel, mas sim to grande quanto razoavelmente necessrio.

3.3.3 Princpio
O ponto ptimo de deciso para se executar uma manuteno num equipamento ou bem no ele estar perto de uma falha ou paragem, mas sim a percepo futura da utilizao.

Das könnte Ihnen auch gefallen