Sie sind auf Seite 1von 9

Manual Safeweb eNotaR verso 4.

Safeweb eNotaR verso 4.1


O software Safeweb eNotaR um aplicativo para uso integrado com sistemas de ERP que implementa um conjunto de servios destinados a emisso de notas fiscais eletrnicas. O presente documento contm instrues a serem seguidas para instalao e configurao corretas do aplicativo. Para instalar o Safeweb eNotaR, faa o download do instalador em https://enota.safeweb.com.br/enotar/enotarV2/setup.exe e execute-o. Se houver algum requisito necessrio do sistema que no h no computador do usurio o instalador ir avisar. Depois que o computador do usurio atenda a todos os requisitos do sistema a instalao ir proceder.

Configurao mnima Sistema operacional: Windows XP/Vista/Server/7. Processador: Intel Celeron 900 MHz. Espao em disco: 30 MB. Memria RAM: 512 MB. Requisitos do Sistema Microsoft .NET Framework 4.0 (o instalador do Safeweb eNotaR verifica se h o prrequisito instalado, caso no esteja, ele faz o download do site do fornecedor e instala no computador do cliente). SAP Crystal Report 2010 (o instalador do Safeweb eNotaR verifica se h o prrequisito instalado, caso no esteja, ele faz o download do site do fornecedor e instala no computador do cliente). Conexo com a Internet. Permisso de leitura e escrita de arquivos nas pastas que o sistema utilizar.

Safeweb Segurana da Informao Ltda.

Manual verso 1.2

Manual Safeweb eNotaR verso 4.1

Entrando no Safeweb eNotaR pela primeira vez

Ao entrar no eNotaR pela primeira vez, um janela ir se abrir:

Nesta janela, escreva o nome da empresa que ir emitir as Notas e clique em OK. O sistema no inicializara enquanto um nome no for escrito. O nome escolhido poder ser substitudo na aba de configuraes do sistema. Isto se d, pois esta nova verso do Safeweb eNotaR trabalha com a idia de instncias, ou seja, o mesmo sistema pode comportar diversas abas representando empresas distintas e emitindo as notas para cada uma delas. Essa soluo visa acabar com mltiplas instalaes do Safeweb eNotaR para clientes que emitem NF-es para empresas diferentes no mesmo computador. Para adicionar uma nova instancia, o usurio pode clicar no boto + ao lado da aba da primeira empresa (1), escrever o nome da nova empresa e pronto, o sistema ter duas abas representando empresas diferentes. Para remover uma instncia, basta clicar no X ao lado do nome na prpria aba (2).
2 1

Safeweb Segurana da Informao Ltda.

Manual verso 1.2

Manual Safeweb eNotaR verso 4.1

Configurando a instncia de uma empresa

Para as configuraes bsicas, iremos clicar na aba Configuraes(1):

10 12

11

13

14

Segue abaixo uma breve descrio de cada campo: 2) Nome da empresa emitente de NFe referente a instncia ativa.

Safeweb Segurana da Informao Ltda.

Manual verso 1.2

Manual Safeweb eNotaR verso 4.1

3) Seleo do certificado para o sistema Safeweb eNotaR. Ao clicar no boto de seleo a seguinte janela ir se abrir:

Selecione o certificado correto da empresa e clique em abrir. 4) Pasta onde os arquivos que devero ser aprovados, cancelados ou inutilizados sero salvos. 5) Pasta onde os arquivos que j foram processados sero salvos. 6) Pasta onde os arquivos dos DANFES sero salvos. 7) Pasta onde ser gerado os backups dos arquivos quando solicitado. 8) Mscara das notas que devero ser aprovadas. EX: se as notas a aprovar tm o nome NF_000000000.txt, onde 000000000 o numero da nota a ser aprovada, a mscara deve ser NF_*.txt. 9) Mscara da notas que devero ser canceladas. EX: se as notas a cancelar tm o nome CNF_000000000.txt, onde 000000000 o numero da nota a ser cancelada, a mscara deve ser CNF_*.txt. 10) Mscara dos nmeros que devero ser inutilizados. EX: se os nmeros a inutilizar tm o nome INF_NOTAS.txt, a mscara deve ser INF_*.txt. 11) Tipo de emisso da Nota Fiscal: Normal ou Contingncia. 12) H duas formas de monitorar os arquivos nas pastas definidas: ou por evento lanado quando um arquivo adicionado as pastas, ou por perodo de tempo definido.

Safeweb Segurana da Informao Ltda.

Manual verso 1.2

Manual Safeweb eNotaR verso 4.1

13) Algumas aes dinmicas podem ser acionadas, como salvar as NF-es logo aps aprovadas na pasta de Backup e utilizar do cancelamento automtico das notas quando identificadas pelo monitoramento. 14) Para salvar as configuraes deve-se clicar no boto Salvar. O mesmo ir abrir uma mensagem informando que para as alteraes surtirem efeito, o sistema dever ser reiniciado, conforme vemos na imagem abaixo.

Safeweb Segurana da Informao Ltda.

Manual verso 1.2

Manual Safeweb eNotaR verso 4.1

Configurando as informaes da DANFE

Para as configuraes da DANFE, iremos clicar na aba Configuraes da DANFE(1):

Segue abaixo uma breve descrio de cada campo: 2) Escreva o caminho onde est a imagem contendo o logotipo da empresa, ou ento utilize o boto ... para abrir uma janela de navegao onde voc poder selecionar o arquivo.

Safeweb Segurana da Informao Ltda.

Manual verso 1.2

Manual Safeweb eNotaR verso 4.1

3) Caminho completo para o executvel do programa Acrobat Reader, caso ele no seja localizado automaticamente no caminho padro. Ex.: C:\Arquivos de programas\Adobe\Reader 8.0\Reader\AcroRd32.exe. 4) Algumas aes dinmicas podem ser acionadas, como gerar DANFE das notas logo aps aprovadas, imprimir o DANFE logo aps o arquivo ser gerado, gerar DANFE em um formulrio pr-impresso, ou ainda gerar DANFE com o logotipo inteiro, ocupando toda a extenso do cabealho destinado as informaes do emitente. 5) Para salvar as configuraes deve-se clicar no boto Salvar. O mesmo ir abrir uma mensagem informando que para as alteraes surtirem efeito, o sistema dever ser reiniciado, conforme vemos na imagem abaixo.

Safeweb Segurana da Informao Ltda.

Manual verso 1.2

Manual Safeweb eNotaR verso 4.1

Utilizao do novo ambiente

Esta nova verso do Safeweb eNotaR foi desenvolvida para ser compatvel com TODAS as verses da Nota Fiscal eletrnica vigentes, sendo definida a verso a ser utilizada diretamente no nosso sistema de Administrao de Clientes. Para que o usurio utilize a verso 2.00 da NF-e sem interferir no funcionamento do ambiente atual e em produo (NF-e 1.10), ser necessrio que o usurio requisite um novo certificado de acesso pelo site (http://acenota.safeweb.com.br/certsrv/certrqma.asp) e solicite liberao junto ao nosso suporte. Este novo certificado ser vinculado a uma empresa de teste criada exclusivamente para a NF-e 2.00, possibilitando assim que o usurio possa fazer todos os testes que julgar necessrio at migrar em definitivo para a nova verso da NF-e no perodo estipulado pela lei vigente. Para requisitar o novo certificado de acesso, por favor, seguir os passos descritos a seguir.

Safeweb Segurana da Informao Ltda.

Manual verso 1.2

Manual Safeweb eNotaR verso 4.1

Requisio do certificado digital

IMPORTANTE: Durante o processo de gerao do certificado digital sero apresentados avisos de segurana. Todos eles devero ser respondidos com SIM. Poder ser solicitada a instalao de um controle ActiveX, atravs de um aviso que aparece como uma barra amarela no topo da pgina. Permita tambm esta instalao. O sistema Safeweb eNotaR faz acesso aos WebServices atravs do uso de um certificado digital emitido para esse fim. Para tal processo, devero ser realizados os procedimentos a seguir. Acesse o site http://acenota.safeweb.com.br/certsrv/certrqma.asp e clique na opo Pedir um certificado. Aps selecione Submeta uma requisio de certificado avanado, e ento selecione Criar e submeter um pedido a esta AC. Preencha os campos das Informaes de identificao. Todas as outras opes devem permanecer INALTERADAS. Aps, clique em submeter. Na tela que aparecer aps, existir uma ID do pedido, anote este nmero, entre em contato com o nosso suporte tcnico pelo telefone (51) 3018-0300, e pea a liberao deste certificado de acesso para o uso do Safeweb eNotaR. Sua situao cadastral ser avaliada e, no havendo impedimento, o seu certificado de acesso ser liberado. Aps a liberao do certificado pela equipe da Safeweb, volte para o site http://acenota.safeweb.com.br/certsrv/certrqma.asp e clique em Ver estado de uma requisio de certificado pendente, selecione a requisio que ser mostrada, e aps clique em Instalar certificado. Uma mensagem de sucesso ser mostrada.

Safeweb Segurana da Informao Ltda.

Manual verso 1.2

Das könnte Ihnen auch gefallen