Sie sind auf Seite 1von 9

Obedincia, servio e qualidade - O zelo pela Sua casa me consumir

- A obedincia se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro.

O termo obedincia, ou a ao de obedecer, conduz da escuta atenta ao, que pode ser puramente passiva ou exterior ou, pelo contrrio, provocar uma profunda atitude interna de resposta.

Por exemplo, quando recebemos uma ordem ou solicitao, a resposta imediatamente um sim. Sem questionamento, sem mas, sem por que, sem hesitao. Isso demonstra reconhecimento liderana, corao disposto, f na Palavra que nos ensina a respeitarmos as autoridades e principalmente, humildade. sob esta condio que encontramos grandes homens de Deus, obedientes aos comandos do Esprito Santo, sedentos em obedecer ao Seu comando. Perceba que a obedincia no conformismo, onde a execuo da tarefa feita de maneira cega, obedecer somente por obedecer, sem sequer pensar sobre a natureza das aes ou as conseqncias que possam haver, como se no fossem da sua responsabilidade.

Confie em sua liderana. muito saudvel estar sempre debaixo de uma liderana, uma paternidade espiritual. confortvel e seguro. edificante e nos permite crescer sem passar por grandes aflies ou situaes constrangedoras. Sua liderana ir te proteger de tudo isso.

No Novo Testamento encontram-se trs categorias de obedincia:

a - peitharcheo: A autoridade de tarefa a mais simples e fcil de se entender. Nesta situao, h um servio para ser feito; h um lder responsvel que d as ordens; e abaixo dele, h uma equipe cuja responsabilidade obedecer com o mximo de presteza e eficincia as suas instrues.

Nessas circunstncias, os subordinados so apenas extenses das capacidades do lder. Eles representam uma multiplicidade de ps ou mos que agem em resposta a uma s mente. Apropriadamente, esta forma de autoridade inteiramente legtima e efetiva. Ela funde um grupo de pessoas numa nica unidade de operao. a melhor, talvez a nica, forma de autoridade capaz de resolver situaes de emergncias. O Novo Testamento usa esta palavra peitharcheo (obedecer a um chefe ou governador) para tais situaes. Ela empregada no sentido de obedecer aos magistrados (Tt 3.1) e no sentido de obedecer mais a Deus do que aos homens (At 5.29). Esta autoridade reconhece especificamente o senhorio de Cristo, e o seu direito inalienvel de nos dirigir na sua obra sem explicar seus motivos. Fazei tudo o que ele vos disser (Jo 2.5). b Peitho - Ser persuadido. Quando falamos de situaes de ensino, o propsito em vista no simplesmente a realizao de uma tarefa. O objetivo no apenas que o servio seja feito, mas principalmente que o aluno aprenda a faz-lo, para que no futuro ele no dependa de instrues detalhadas. Quando o autor de Hebreus diz: Obedecei aos vossos guias (Hb 13.17), peitho a palavra usada. Isto porque na igreja a autoridade usada geralmente uma autoridade de ensino e no uma autoridade de tarefa, e o

pastor que se recusa a responder perguntas legtimas como Por qu? ou Para qu?, precisa entender isso. A aplicao da autoridade de tarefa em situaes de ensino nunca resultar em aprendizagem. Nessas circunstncias, ao contrrio das situaes de tarefas, fazem parte do processo de aprendizagem perguntas e respostas, explicaes de motivos, e resoluo das objees. A obedincia procede de um entendimento dos motivos e propsitos por trs das ordens.

bvio que quando uma pessoa no assimila os princpios, ela apenas repetir a lio como um papagaio. No estou dizendo com isto que o aluno deve sempre entender o por qu antes de obedecer. Muitas vezes, se no obedecer primeiro, ele nunca vai entender os motivos; mas a partir deste ponto essencial que ele seja levado a entender os princpios envolvidos. E ele nem sempre vai procurar isso espontaneamente. A maioria das pessoas se contenta em meramente copiar e conformar aos outros, ao invs de assumir a tarefa mais difcil que descobrir os princpios e os motivos por que se deve ou no deve agir de certa forma. O bom professor nunca se acomodar com a aprendizagem mecnica, pois ele sabe como este mtodo limitado. c Hupakouo: Ao considerarmos situaes morais e espirituais, mais uma vez temos um outro alvo. O propsito primrio no que o discpulo aprenda a fazer, mas que ele aprenda a ser. Em outras palavras, trata-se de uma mudana de carter, e de questes de motivao. Por essa razo, a obedincia relacionada tantas vezes santidade nas Escrituras. Precisamos descobrir o que significa realmente essa reao moral que o objetivo dessas situaes.

Somente quando estou respondendo s suas exigncias e ouvindo a sua voz na conscincia, que ser ento comportamento moral. Se modifico minhas aes ou atitudes por qualquer outro motivo, mesmo que isto seja prudente ou aconselhvel perante a sociedade, no ser uma reao moral. Ser mero conformismo a uma presso exterior. Esta a palavra mais usada no Novo Testamento para obedincia e que confirma essa verdade (Hupakouo) e significa ouvir por baixo de. Este ouvir ocorre na conscincia. Desobedincia portanto seria parakoe (recusa de ouvir). Implica numa teimosia, uma rejeio proposital e deliberada ao impacto da verdade. Agora, se a autoridade de tarefa deficiente nas situaes de ensino, precisamos entender que mortal no nvel moral ou espiritual. Ela produz legalismo e a letra que mata (2 Co 3.6). Cria conformistas ou rebeldes, e os conformistas correm o perigo de serem hipcritas, pois na realidade no crem no padro no qual vivem nem na doutrina que confessam. O que , ento, a verdadeira natureza de obedincia espiritual? Em primeiro lugar, precisamos compreender que a sua autoridade a autoridade da verdade. Portanto temos a responsabilidade de declar-la claramente, integralmente, ardentemente e afavelmente. Mas devemos lembrar que a verdade ratifica-se a si mesma. Ela no necessita do apoio da presso humana, ou da autoridade humana. Em segundo lugar, precisamos ensinar o povo a ouvir a verdade e a obedecer fielmente as exigncias dela sua conscincia. Se a voz da verdade no for ouvida na sua conscincia, ela nunca produzir fruto nas suas vidas. Se eles no esto ouvindo, ns precisamos saber o por qu. O erro est em ns ou no povo?

Em tudo isso o mais importante que precisamos aprender a confiar no Esprito Santo para aplicar a verdade nos coraes humanos, porque s assim a conhecero e s dessa maneira a obedincia verdade os libertar (Jo8.32).

- O servio definido como ato de servir. Do latim servitum, que significa servido. o processo de atendimento s pessoas ou ainda, a condio ou trabalho de um servo.

- A qualidade um referencial. Pode ser pautada em padres prestabelecidos ou subjetiva. uma idia de atender s necessidades ou expectativas da melhor maneira possvel.

- Zelo um empenho extraordinrio na execuo dos deveres, obrigaes, etc. aquele cuidado ardente com as pessoas ou coisas. dedicao exclusiva quela tarefa que est executando. fazer e ao mesmo tempo pensar em como melhorar o que est sendo feito. inteireza de corao. cuidado e carinho sinceros, com motivao nobre e verdadeira.

- A palavra consumir nos leva idia de gastar, exaurir. Pois isso mesmo. Esgotar todas as possibilidades e chegar ao esvaziamento completo. Este esvaziamento o limite do nosso possvel. at onde podemos chegar com nossa capacidade natural. Porm, onde comea o campo de ao do sobrenatural de Deus. onde o impossvel comea a se manifestar. onde idias jamais pensadas surgem, onde atitudes que jamais imaginaramos ver acontecem, onde os problemas insolveis so resolvidos de imediato. Onde barreiras outrora intransponveis so superadas sem esforo. onde estamos de mos dadas com o Esprito Santo, atentos aos Seus conselhos e determinaes.

Segue adiante, pequenos esboos de situaes onde obedincia, qualidade e zelo (ou a falta destes) fazem a diferena: * voc abriu, feche. * acendeu, apague. * ligou, desligue. * desarrumou, arrume. * sujou, limpe. * est usando algo que no seu, trate-o com carinho. * quebrou, conserte. * para usar o que no lhe pertence, pea licena. * pediu emprestado, devolva. * no sabe como funciona, no mexa. * de graa, no desperdice. * tua palavra sim, sim, no, no.

- No trnsito, obedincia s sinalizaes nem sempre agradvel. Mas em caso de qualquer incidente, pode ter certeza de que isso ir influenciar. - Coloque sempre a pessoa que est contigo em primeiro plano. O melhor pedao de pizza, o ltimo pedao de chocolate, o assento da frente do carro, a janela do nibus, etc. Desta maneira estar honrando as pessoas que convivem contigo e elas reconhecero em voc uma pessoa que tem muito a oferecer. Se voc est nesta posio, est tambm em condies de liderar.

Eis algumas dicas para um melhor rendimento de seu trabalho:

PLANEJAMENTO - faa um plano de ao para seu dia - quanto mais tempo se gasta planejando uma ao, menos se gasta para execut-lo CONCENTRAO - no tente fazer muitas coisas de uma vez - o que conta no o total de tempo empregado, mas o tempo gasto sem interrupes

INTERVALO - trabalhar sem intervalos no eficaz - o descanso aumenta a eficincia, alivia a tenso e beneficia a sade DIGA NO - a pedidos que no atingem objetivos - a tarefas no produtivas - a viver as prioridades dos outros

PERFECCIONISMO PROCRASTINAO - esforar por qualidade atingvel, agradvel, saudvel - lutar por perfeio inatingvel, frustrante, neurtico e enorme perda de tempo 1. decida que vai comear a mudar j 2. no tente fazer muitas coisas logo de uma vez 3. comece fazendo o mais desagradvel da agenda 4. faa-o antes de comear a rotina 5. no faa exceo; seja severo consigo mesmo

ORGANIZAO - a desordem impede a concentrao, produz tenso e frustrao - organize e limpe seu local de trabalho diariamente - separe os papis por categorias: 1. ao imediata 2. pouca prioridade 3. pendente 4. material de leitura - maior prioridade no centro da mesa - s pensar em uma coisa de cada vez - trabalhar em uma s tarefa por DELEGAO - delegue tarefas que desafiam e so recompensadoras - corte atividades que desviam dos objetivos reais e minam as energias CORTE RADICAL

DESCANSO - o trabalho at altas horas est lhe afetando a sade? - onde a famlia entra em sua lista de prioridades? - est dando o bastante de si mesmo s coisas importantes como famlia, amigos, lazer, etc.?

Desobedincia sinnimo de rebelio, junto com indisciplina, insubmisso e insubordinao. Rebelio significa resistncia, com ao violenta, a agentes de autoridade. Levante; insurreio; sublevao. Veja o que 1 Samuel 15:22, 23 diz sobre isso:

Eis que o obedecer melhor do que o sacrificar; e o atender melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelio como o pecado de feitiaria, e o porfiar como iniqidade e idolatria.
"Amar tornar-se vulnervel. Ame, seja o que for, e provvel que seu corao se contora e se quebre. Se voc quiser ter certeza de mant-lo intacto, no d seu corao a ningum, nem mesmo a um animal. Enrole-o cuidadosamente com "hobbies" e pequenos luxos; evite todos os envolvimentos; guarde-o em segurana no cofre ou no caixo morturio seguro, escuro, imvel, sem ar seu corao se transformar. No se quebrar; ficar inquebrantvel, impenetrvel, irredimvel... o nico lugar exceto o cu, em que voc pode estar a salvo de todos os perigos... do amor, o inferno." C. S. Lewis

Seu servo em Cristo, Paulo Comis 79 9151 2211

Das könnte Ihnen auch gefallen