Sie sind auf Seite 1von 2

NEODARWINISMO

1- Uma das principais crticas apontadas Teoria de Darwin era o facto de esta no explicar o surgimento de variaes naturais nos indivduos de uma determinada espcie, nem o modo como essas variaes eram transmitidas gerao seguinte. O desenvolvimento da Gentica veio colmatar estas lacunas: a Teoria da Hereditariedade desenvolvida por Mendel, explicava a transmisso das caractersticas de gerao em gerao, e a descoberta das mutaes permitiu explicar o surgimento das variaes. No incio da dcada de 40, do sculo XX, comeou a ganhar forma uma outra teoria da evoluo, a Teoria Sinttica da Evoluo ou Neodarwinismo, que reunia as concepes originais de Darwin e os dados revelados por diversas cincias, como a Gentica, a Paleontologia, a Biogeografia, etc.

1.1- A Teoria Sinttica da Evoluo admite que as populaes constituem unidades evolutivas e apresentam variabilidade, sobre a qual a seleco natural actua. A variabilidade resulta de: (assinala as letras correspondentes s opes correctas) A- alteraes bruscas do material gentico que ocorrem ao nvel dos genes; B- alteraes bruscas do material gentico que envolvem pores significativas de cromossomas; C- fenmenos de crossing-over, que ocorrem durante a mitose; D- fenmenos de crossing-over, que ocorrem durante a meiose; E- colocao ao acaso dos pares de cromossomas homlogos no plano equatorial da clula, durante a metfase I da meiose; F- cada indivduo produzir um enorme nmero de gmetas diferentes, que se unem ao acaso. 1.2- Dos aspectos assinalados em 1.1, indica os que correspondem a fenmenos de recombinao gnica. 1.3- De acordo com o neodarwinismo, pode explicar-se a evoluo das espcies da seguinte forma: (Completa com os termos: ambiente, caractersticas, conjuntos gnicos, diferencial, eliminados, evoluo, fundo gentico, genes, mais, momento, mutaes, populaes, recombinao genica, seleco natural, variabilidade gentica). - As 1 responsveis pelo aparecimento de novos 2 no 3 4 das 5 juntamente com a 6 7 que ocorre na reproduo sexuada originam a 8 9 das populaes. - sobre esta variabilidade que actua a 10 11 , privilegiando os 12 13 mais bem adaptados a um determinado 14 num determinado 15 . - Os indivduos portadores destes 16 17 vivem 18 tempo e deixam 19 descendentes, ocorrendo, portanto, uma reproduo 20 . - Ao longo do tempo determinados 21 , e portanto, determinadas 22 , implantam-se em detrimento de outros que vo sendo progressivamente 23 , dando-se assim a 24 .

PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9691

NEODARWINISMO
2- Estabelece as sequncias correctas de letras para o lamarckismo, o darwinismo e o neodarwinismo. A- As girafas, sem variabilidade intra-especfica, possuam o pescoo e as patas de reduzidas dimenses. B- Existia uma populao de girafas com variabilidade intra-especfica: umas possuam o pescoo e as patas de reduzidas dimenses, outras de mdias dimenses e outras de grandes dimenses. C- Essa variabilidade era devida ocorrncia de recombinaes gnicas e mutaes nas clulas reprodutoras dos progenitores. D- Habitavam em meios em que predominavam as plantas herbceas e arbustivas de que se alimentavam. E- O crescimento desta populao era controlado pela quantidade e tipo de alimento existente no meio. F- Esta populao travava uma luta pela sobrevivncia, sendo seleccionados os seres mais aptos e eliminados os menos aptos. G- O ambiente modificou-se, tendo desaparecido a vegetao herbcea e arbustiva e surgindo, de forma predominante, a vegetao arbrea. H- Para no morrerem de fome, sentiram necessidade de se modificar, de forma a poderem alimentarse. I- Para chegarem s rvores, esticaram continuamente as patas e o pescoo, de forma que estes se desenvolveram. J- A totalidade das girafas adquiriu, num tempo relativamente curto, pescoo e patas compridas. K- As girafas que possuam os pescoos e as patas de maiores dimenses estavam adaptadas a um meio em que predomina o alimento arbreo, pelo que conseguiam chegar ao alimento, e deste modo sobreviviam. L- As girafas que possuam os pescoos e as patas de menores dimenses estavam menos adaptadas a um meio em que predomina o alimento arbreo, pelo que no conseguiam chegar ao alimento, e deste modo no sobreviviam. M- Ocorreu uma seleco natural que seleccionou os indivduos mais aptos e eliminou os menos aptos. N- Ocorreu uma seleco natural que seleccionou os indivduos cujo gentipo mais apto se traduzia num fentipo favorvel s condies do meio e eliminou as que apresentavam um fentipo menos apto. O- Na populao comearam a predominar as girafas de pescoos e patas compridas, pelo que, reproduzindo-se mais, iriam aumentar de n, enquanto que as de pescoo e patas curtos, sendo em menor n, reproduziam-se menos e o seu n iria diminuir (reproduo diferencial). P- A populao passou a ser constituda, maioritariamente, por girafas de pescoo e patas compridas, transmitindo esta caracterstica mais apta descendncia. Q- A populao passou a ser constituda, maioritariamente, por girafas de pescoo e patas compridas fentipo mais apto ao meio - transmitindo esta caracterstica mais apta descendncia. R- As caractersticas adquiridas so transmitidas descendncia, que passa a possuir patas e pescoo compridos.
Populao - conjunto de indivduos da mesma espcie que, num dado momento, ocupam a mesma rea e se cruzam entre si. Fundo gentico- Conjunto de todos os genes presentes numa populao, num dado momento.
PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9691

Das könnte Ihnen auch gefallen