Sie sind auf Seite 1von 19

1

A ECONOMIA SOLIDRIA: SOBREVIVENDO NO SISTEMA CAPITALISTA? Ana Carolina Canado Teixeira1 Newton N.Gomes Junior2 Leila Chalub Martins3

RESUMO O presente trabalho consiste num estudo sobre a Economia Solidria no contexto do capitalismo, dialogando com diversos autores as suas diferentes tipologias e a sua sobrevivncia ou alternativa a esse sistema. Tambm foram abordados no artigo, aspectos referentes ao microcrdito, participao e o cooperativismo como instrumentos de mudana. Embora os empreendimentos de economia solidria ainda no estejam totalmente disseminados, foi possvel concluir que a Economia Solidria pode vir a ser um instrumento de organizao coletiva e alternativa de renda.

Palavras chaves: economia solidria, economia popular, microcrdito, organizao coletiva.

ABSTRACT This study was done with Solidarity Economy in the context of the capitalism, when there are talking to several authors his different tipologias and his survival or alternative to this system. Also there were approached in the article aspects referring to the microcredit, participation and the cooperativismo as instruments of change. Though the undertakings of supportive economy are still not totally disseminated, it was possible to conclude what Solidarity Economy can become an instrument for collective organization, an alternative for income generation.

Key words: solidarity economy, popular economy, microcredit, collective organization.

Ecloga, Mestre em Desenvolvimento Sustentvel pelo Centro de Desenvolvimento Sustentvel (CDS) da UnB. anacarolinact@uol.com.br 2 Economista, professor visitante do Programa de Ps Graduao em Agronegcio e da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinria da UnB. swnewtongomes@gmail.com. 3 Pedagoga, professor adjunto da Universidade de Braslia. Faculdade de Educao (FE/UnB) e Centro de Desenvolvimento Sustentvel (CDS/UnB). chalub@unb.br

2 I Introduo A Economia Solidria (ES) nasceu pouco depois do capitalismo industrial, como reao ao espantoso empobrecimento dos artesos provocado pela difuso das mquinas e da organizao fabril da produo. Enquanto o capitalismo um modo de produo cujos princpios so o direito de propriedade individual aplicado ao capital e o direito de propriedade individual, a economia solidria outro modo de produo individual cujos princpios bsicos so a propriedade coletiva ou associada do capital e o direito liberdade individual (SINGER, 2002). Assim, enquanto um aponta para a obteno do lucro como meta final, o outro arranjo procura garantir o direito das pessoas viverem uma vida com sentido.

De acordo com Santos (2005): a economia solidria foi inventada por operrios, nos primrdios do capitalismo industrial, como resposta pobreza e ao desemprego resultantes da difuso desregulamentada das mquinas-ferramentas e do motor a vapor do sculo XIX (SANTOS, 2005, p.83).

Em outros termos a desde o seu incio representou a resistncia dos trabalhadores explorao capitalista e a violao de seus direitos bsicos.

Para alguns autores como Cunha (2003) e Singer (2003), a Economia Solidria deve muito s contribuies tericas dos socialistas utpicos, principalmente s experincias de associao desenvolvidas na prtica pelos trabalhadores, desde a poca dos Pioneiros de Rochdale.

O termo Economia Solidria engloba inmeras prticas econmicas e no h um consenso sobre o seu significado e nomenclaturas.

Para Singer (1998), por exemplo: a economia solidria um projeto de organizao scio-econmica com princpios opostos ao do laissez-faire: em lugar da concorrncia, a cooperao; em lugar da seleo darwiniana pelos mecanismos do mercado, a limitao no a eliminao! destes mecanismos pela construo de relaes econmicas solidrias entre produtores e consumidores (SINGER, 1998, p.9).

3 Essa viso toma como pressuposto a Economia Solidria como uma economia alternativa ao capitalismo. Segundo Cunha (2003) a economia solidria vista no s uma necessidade material, mas tambm como uma ferramenta de transformao social e opo ideolgica.

Para Drummond e Carvalho (2001):

O termo Economia Solidria identifica uma srie de experincias organizacionais inscritas numa dinmica atual em torno das chamadas novas formas de solidariedade. Estas novas formas de solidariedade fazem aluso iniciativa cidad em oposio, ao mesmo tempo, s formas abstratas de solidariedade praticadas historicamente pelo Estado, de um lado, e s formas tradicionais de solidariedade marcadas pelo carter comunitrio (DRUMMOND e CARVALHO, 2001, p.247).

O arranjo mais comum sob inspirao da Economia Solidria conhecido como Empreendimento Econmico Solidrio (EES). Esses empreendimentos so organizaes que exibem as seguintes caractersticas: a) coletivas - organizaes suprafamiliares, singulares e complexas, tais como: associaes, cooperativas, empresas autogestionrias, grupos de produo, clubes de trocas, redes e centrais etc; b) cujos participantes ou scios (as) so trabalhadores (as) dos meios urbanos e rurais que exercem coletivamente a gesto das atividades, assim como a alocao dos resultados; c) permanentes, incluindo os empreendimentos que esto em funcionamento e aqueles que esto em processo de implantao, com o grupo de participantes constitudo e as atividades econmicas definidas; d) com diversos graus de formalizao, prevalecendo a existncia real sobre o registro legal e; e) que realizam atividades econmicas de produo de bens, de prestao de servios, de fundos de crdito (cooperativas de crdito e os fundos rotativos populares), de comercializao (compra, venda e troca de insumos, produtos e servios) e de consumo solidrio (ATLAS, 2006, p.13).

A economia solidria chamada tambm de economia social, que segundo Cunha (2003) um termo comum em pases da Europa com tradies cooperativistas. Dentre essas

4 economias sociais dependendo do estatuto elas podem se dividir em associaes, cooperativas, sociedades laborais, entre outras nomenclaturas.

Na Frana, contudo, os arranjos de economia solidria e economia social tm significados diferentes. Enquanto o primeiro remete aos instrumentos de luta e resistncia prpria dos movimentos sociais, o outro integra a estratgia dos segmentos de baixa renda e tem como foco a gerao de renda como forma de superao da pobreza. Existe mais a distino entre as duas na Frana, onde a Economia Social surgiu para a populao de baixa renda e a Economia Solidria com aspectos voltados para os movimentos sociais.

Outra corrente a Economia da Ddiva inspirada em Mauss (1974) que envolvendo os aspectos de liberdade e obrigao nas trocas sociais, as expectativas humanas envolvidas nas atividades de dar, receber e retribuir. Mostrando como os interesses pessoais agem de maneiras diferentes quando se tratam de trocas puras, nas suas mais diversas expresses e quando se tratam de trocas econmicas. A inspirao religiosa que transparece nessa corrente tende a reforar construes mentais assentadas em juzos de valores entre o bem e o mal. Na medida em que se sucedem os reveses no cotidiano de esforos, a tendncia o estiolamento da organizao em razo da decepo que acompanha o insucesso. Assim, longe de

representar uma alternativa de arranjo de mudana, essa vertente mais contribui para a frustrao dos que j carregam consigo um pesado fardo de decepes.

Na seo seguinte, de modo sucinto procuramos reunir distintas interpretaes sobre os significados para Economia Solidria e Economia Popular. Diferentemente da diferenciao adotada na Frana, na Amrica Latina os dois termos so empregados como sinnimos sem que isso represente, como veremos, problemas para que dem conta tanto das questes relacionadas com a gerao de renda quanto com os contedos dos movimentos sociais.

II Economia Solidria e Economia Popular: um dilogo entre autores Na Amrica Latina, como o contexto focado na excluso social, a discusso gira em torno da Economia Popular. Conforme Razeto (2001) existem diversos tipos de economia popular. Dentre elas, podemos citar as microempresas e pequenas oficinas de negcios; as iniciativas individuais e informais; as atividades ilegais; as solues assistenciais e insero

5 em sistemas de beneficincia pblica ou privada. Logo, importante destacar que nem toda economia popular uma economia solidria.

Na definio empregada por esse autor (idem, 2001, p.36) a economia popular o caminho que seguem aqueles grupos para buscar em conjunto e solidariamente a forma de encarar seus problemas econmicos, sociais e culturais mais imediatos.

A economia popular aquela que atende s demandas imediatas da populao e possui giro local (ARROYO, 2006). O autor cita ainda o trip metodolgico crdito-organizaoformao como uma sntese para o trabalho coletivo, uma vez que no somente o crdito necessrio, mas tambm a capacitao e o planejamento para as aes. necessrio que tomemos a economia popular, pondera, como uma economia aplicada maioria ou vivida pela maioria. Por esse motivo sustenta a aplicao do termo crdito popular ao invs de microcrdito, Para ele, enquanto este ltimo refora a idia de financiamentos de pequena monta a noo de crdito popular remete a uma dimenso mais ampliada e simplificada simtrica s dimenses da economia popular. .

A Economia Popular significa uma opo, um modo de vida, com um modo de produo, o que acarreta em um projeto de sociedade e novos valores. Ela no se baseia nos critrios de rentabilidade e de lucro do sistema. Com isso, aponta algo diferente do capitalismo, embora nasa nesse universo (GADOTTI, 2001).

Entretanto, para Quijano, como a Economia Popular existiria dentro desse panorama capitalista, alternando entre padres de reciprocidade e de capital, sendo este predominante, isso suficiente para admitir que no uma economia alternativa ao capital.

No mesmo sentido, Gutirrez (2001) ainda nos alerta que:

Com abundncia dessas proposies, devemos considerar que esses modelos de produo (comunitria, grupal, familiar...), embora vistos por seus impulsionadores como contribuies democratizao econmica e gerao de emprego, que, preciso salientar, quando no nascem dos prprios setores populares, mas que so promovidos por interesses externos, advm, com muita freqncia, em formas de

6 apaziguamento poltico, de gerao de emprego a baixo custo, de ocupao de mo-de-obra ociosa em terras de baixa produtividade, de transferncia de custos de infra-estrutura e manuteno, bem como liberao de custos das cargas sociais (Gutierrez, 2001, p 25).

Na economia popular, a identificao ideolgica e polticas dos envolvidos num projeto desse tipo no nem pode ser uma condio para que as pessoas se organizem e se envolvam. Como defende Santos (2005), o determinante so que as relaes de trabalho e de

didtribuio de recursos e produtos devem estar fundamentalmente organizadas em torno da reciprocidade, da vida social, das prticas sociais cotidianas. No se trata sempre, ou necessria e explicitamente, da auto-identificao ideolgica e poltica dos seus agentes, nem da sua viso revolucionria do mundo, mas sim que as relaes de trabalho e de distribuio de recursos e do produto so fundamentalmente organizadas em torno da reciprocidade e da vida social, das prticas sociais quotidianas (SANTOS, 2005).

Segundo Arroyo (2006) a economia popular solidria est centrada na comunho, tanto entre indivduos para a constituio de empreendimentos coletivos como entre empreendimentos para obter saltos de competitividade, em estruturas em rede que tambm podem ser compreendidas como empreendimentos coletivos. o dilogo com valores que a economia tradicional nunca considerou. Neste contexto, que se insere o crdito popular como mecanismo para enfrentar o desafio de promover a incluso social, fortalecer a democracia e assegurar a sustentabilidade do desenvolvimento. O crdito popular, tambm denominado como microcrdito, enfrentando o desafio da incluso social, da democracia substantiva e do desenvolvimento sustentvel.

Conforme Razeto (2001) a economia de solidariedade seria:

uma formulao terica de nvel cientfico, elaborada a partir e para dar conta de conjuntos significativos de experincias econmicas que compartilham alguns traos constitutivos e essenciais de solidariedade, mutualismo, cooperao e autogesto comunitrias, que definem uma racionalidade especial, diferente de outras racionalidades econmicas (RAZETO, 2001, p.40).

7 Em virtude dos arranjos de E.S serem predominantemente desenvolvidos por segmentos organizados da sociedade civil, existe uma tendncia de automaticamente classific-los como integrante do rol de iniciativas da imprecisa dimenso conhecida como terceiro setor.

O simples fato de na economia Solidria a lgica da acumulao de capital e da figura do governo no estar necessariamente presente como emulador do processo insuficiente para, a parir da, remeter o arranjo solidrio para o terreno exclusivo do Terceiro Setor.

Destarte, adverte Cunha (2003):

A Economia Solidria por vezes tambm denominada como terceiro setor. Isso se d em virtude do seu carter no-governamental e de no acumulao de capital.

No entanto, Cunha (2003) aponta que:

a economia solidria se reconhece como setor econmico, portanto formado por empresas empresas onde a dimenso social importa tanto quanto a dimenso econmica, empresas orientadas por valores distintos do capitalismo, mais ainda assim empresas (CUNHA, 2003, p.64).

Duas dimenses principais integram as formas de Economia Solidria. Uma traduzida, como garantia dos meios de vida dos seus integrantes e outra de natureza poltica, na qual as organizaes coletivas incorporam as prticas democrticas, cooperativas e autogestacionrias entre os integrantes. Sendo poltica ela exige um marco regulatrio e redefinio de normas tributrias, quando em forma de cooperativas (CUNHA, 2003). Outro fator importante que no h ainda uma designao jurdica clara para membros de empreendimentos solidrios, sendo que a Justia brasileira define cooperativa no pelo seu modelo de gesto, mas sim do ponto de vista de propriedade (SOUZA, 2003).

Para Souza (2003), grandes nmeros de associaes no se transformam em cooperativas, pois a lei brasileira impe essa formao a um nmero mnimo de 20 pessoas. Muitas delas so hoje grupos de igreja, grupos informais, alguns se vinculam a alguma

8 instituio e produzem alimentos caseiros, artesanatos, entre outras atividades em pequena escala.

Os projetos organizados por comunidades pobres assumem quase sempre a forma da economia solidria. A alternativa seria alguns membros da comunidade assumir o papel de capitalista e assalariar os demais, como ningum tem dinheiro, essa hiptese no ocorre. Alm disso, a ajuda mtua essencial para os grupos desprovidos de capital para melhorar sua situao social e econmica. O desenvolvimento que combate a pobreza solidrio e isso j vem sendo comprovado na prtica em diversos lugares (SINGER, 2004).

Nos Empreendimentos de Economia Solidria (EES) o exerccio da autonomia deve ser visto a partir da forma como se d a gesto das diversas reas do empreendimento, compreendendo tanto os aspectos objetivos e subjetivos no que tange administrao, organizao do trabalho e as definies dos valores e metas da empresa (DRUMMOND e CARVALHO, 2001).

Drummond e Carvalho (2001) enfatizam:

O fator humano fundamental para que essas empresas consigam se estruturar enquanto empresas autogestacionrias e possibilitar um espao de mudana social e mudana da organizao do trabalho (DRUMMOND e CARVALHO, 2001, p.179).

Nas reflexes de Singer (2003) sobre o assunto, este autor destaca que para os excludos e marginalizados pelo sistema especialmente quando se trata de mulheres, negros e pobres a opo da cooperativa significa alm de um espao de remunerao do trabalho livre das peias da explorao, a oportunidade de se alcanar, resgatar, nveis de auto-estima perdidos. Em suma, os arranjos de economia solidria carregam consigo, tambm, e talvez isso seja o mais importante de tudo, a oportunidade da vida das pessoas ali envolvidas ganhar de novo sentido na medida em que a partir da, passam a trabalhar para viver.

9 Singer (2003), ainda destaca que:

Para pessoas humildes, que sempre foram estigmatizadas por serem pobres sobretudo mulheres e negros, vtimas da discriminao por gnero e raa a experincia cooperativa enseja verdadeiro resgate da cidadania. Ao integrar a cooperativa, muitos experimentam pela primeira vez em suas vidas o gozo de direitos iguais para todos, o prazer de poderem se exprimir livremente e de serem escutados e o orgulho de perceber que suas opinies so respeitadas e pesam no destino do coletivo (SINGER , 2003, p.28).

III Microcrdito: um instrumento de mudanas

Para Gaiger (2006), a ausncia de uma anlise interna desses empreendimentos solidrios desde a sua origem, passando pela sua evoluo, dificulta a identificao, seja material, social ou cultural que impulsionam os participantes desses grupos a permanecerem no trabalho coletivo.

Para os grupos informais a burocracia para a concesso do crdito para iniciar e manter as suas atividades de produo um dos principais motivos de afastamento do interessado no crdito e no dinheiro propriamente dito.

Nos servios de crdito tradicional, a concesso ou no de um emprstimo decidida a partir de trs critrios, capacidade e disposio de pagamento do futuro cliente, garantias reais e pessoais, sendo avaliados atravs da anlise de documentos contbeis, declaraes de renda e bens e de uma consulta a rgos de informaes bancrias e comerciais do tipo Servio de Proteo ao Crdito SPC (NITSCH e SANTOS, 2001).

Em relao ao microcrdito Yunus (2001) elucida que existem hoje vrias espcies de microcrdito, que se divide basicamente em dois tipos principais: o tipo original, tal como concebido por Yunus, o qual se destina a reduzir a pobreza, e o tipo comercial, que o modelo adotado pelo Brasil. Este ltimo um instrumento de financiamento para microempresas e empresrios informais. Como em outros pases da Amrica Latina, o

10 microcrdito no Brasil se encontra em fase embrionria e tem sido liderado por iniciativas de Organizaes No-Governamentais (ONGs), em geral de atuao internacional.

Yunus (2006) protesta contra o uso indiscriminado da palavra "microcrdito" quando aponta que a palavra tem sido usada para significar qualquer coisa para qualquer pessoa. Esse comportamento vem criando muitos mal-entendidos e confuses na discusso sobre microcrdito O autor indica que se dem ttulos distintos para os diferentes tipos de microcrdito.

Conforme Barone (2002):

Microcrdito a concesso de emprstimos de baixo valor a pequenos empreendedores informais e microempresas sem acesso ao sistema financeiro tradicional, principalmente por no terem como oferecer garantias reais. um crdito destinado produo (capital de giro e investimento) e concedido com o uso de metodologia especfica (BARONE, 2002, p.1).

Para Paim (2002):

Embora chamado de microcrdito, trata-se de uma idia macro e constitui-se hoje em uma nova tendncia mundial. Esse movimento de tal magnitude que chega a configurar uma poltica de desenvolvimento abrangendo questes de natureza social, econmica, legal, financeira e institucional, na medida em que possibilita o acesso ao crdito a empreendedores de baixa renda, sem as exigncias e burocracias do sistema financeiro convencional que terminam por exclu-los do processo (PAIM , 2002, p.149).

O microcrdito tem como princpios, a sustentabilidade e o enfoque na populao produtiva pobre, valores compatveis com a real necessidade, capacidade de pagamento do pblico-alvo e pouca burocracia, servindo como ferramenta de transformao da pessoa e comunidade envolvidas (PAIM, 2002).

11 Uma iniciativa que difundiu o sistema de microcrdito no mundo foi a experincia vivida em Bangladesh, no ano de 1976, iniciada pelo professor de economia Muhamad Yunus. O professor conheceu uma artes que estava fazendo bancos de bambu para sobrevivncia de sua famlia. Ele emprestou US$ 27 de seu prprio bolso a ela e a vrios outros aldees, permitindo que comprassem matria prima para seu trabalho. Eles eram moradores das aldeias prximas universidade onde ele lecionava. Yunus ficou surpreso quando viu que aqueles que pegaram dinheiro emprestado, na maioria mulheres, pagaram seus emprstimos na totalidade e no prazo. A experincia foi to bem sucedida, que em 1978 foi criado o Grameen Bank (Banco da Aldeia) determinando a provar que emprestar aos pobres no era uma "proposta impossvel" (YUNUS, 2006).

Segundo Parente (2002), a idia de operar com emprstimos de pequena monta, adotando o princpio da confiana, dispensando a burocracia, foi inicialmente muito criticada pelo Banco Mundial, que logo depois reviu sua posio e passou a apoiar a idia. O Banco Grameen tornou-se um modelo e passou a ser utilizado como referncia em dezenas de pases, introduzindo em todo o mundo os conceitos de microfinanas e microcrdito.

Conforme Yunus (2006):

O emprstimo do Grameen no apenas dinheiro; uma espcie de passaporte para a autodescoberta e a auto-explorao. Quem o recebe comea a explorar seu potencial e a perceber sua criatividade oculta (YUNUS, 2006, p.139).

A caracterstica principal do Grameen a utilizao do crdito em grupo, tambm conhecido como crdito solidrio. O fato de pertencer a um grupo traz a segurana, uma vez que quando sozinho a pessoa que necessita de ajuda se sente exposto a todos os tipos de perigo, tendendo mais a imprevisibilidade e indeciso (YUNUS, 2006).

Entretanto, para Toscano (2002) possibilitar o acesso ao microcrdito pode viabilizar pequenos empreendimentos individuais, mas nunca ser suficiente para desencadear um processo de desenvolvimento socioeconmico local: falta-lhe a necessria articulao com polticas pblicas voltadas promoo do resgate poltico de imensa parcela da populao

12 que vive na informalidade, excludos, portanto, do mercado capitalista tradicional, quer como produtores, quer como trabalhadores e consumidores.

Constanzi (2002) acrescenta que:

A dificuldade de atingir o ncleo duro da pobreza torna patente que o microcrdito no pode ser considerado um instrumento isolado no combate pobreza, mas ao contr rio, deve estar integrado a outros elementos ou aes, como educao, capacitao, qualificao profissional, assistncia social, sade. Portanto, o microcrdito no deve ser visto como instrumento nico e onipotente de combate pobreza, mas sim como um importante elemento adicional nessa misso (CONSTANZI, 2002, p.23).

relevante destacar que alm das iniciativas do setor pblico, pode ser apontado o surgimento em vrias cidades brasileiras, de organizaes de pequeno porte, como as Organizaes no-governamentais (ONG), Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP), Sociedade de Crdito ao Microempreendedor (SCM) e Cooperativas de Crdito que operam com microcrdito. Normalmente, seu raio de atuao pequeno, abrangendo apenas a cidade onde esto localizadas (CARNEIRO, M. 2005).

O desenvolvimento desses grupos com o apoio externo almeja a participao, a organizao coletiva e o desenvolvimento comunitrio. Singer (2004) elucida que o desenvolvimento comunitrio aquele que todos seus membros conjuntamente esto unidos pela ajuda mtua e pela posse coletiva de certos meios essenciais de produo ou distribuio. Conforme a preferncia dos membros, muitos ou todos podem preservar a autonomia de produtores individuais ou familiares. Mas, os grandes meios de produo silos ou armazns, frotas de veculos, edificaes e equipamentos para processamento industrial, redes de distribuio de energia etc. tm de ser coletivos, pois se forem privados a comunidade se dividir em classes sociais distintas e a classe proprietria explorar a no proprietria.

13 IV PARTICIPAO, ORGANIZAO COLETIVA E COOPERATIVISMO: MECANISMOS DE SUPERAO DA EXCLUSO SOCIAL?

A participao, mais do que uma ao mecnica de escolha de representante, significa partilhar um lugar no mapa, criar uma identidade coletiva que envolva a crena de que, quando as pessoas se abrem umas com as outras, cria-se um tecido que as mantm unidas (SAYAGO, 2000). Podemos entender que a aprendizagem a maneira pela qual cada um se relaciona com o mundo, com a realidade, exterior e interior a si mesmo (MARTINS, 2005).

Loureiro (2004) afirma que:

Participar trata-se de um processo que gera a interao entre diferentes atores sociais na definio do espao comum e do destino coletivo. Em tais interaes, ocorrem relaes de poder que incidem e se manifestam em nveis distintos em funo dos interesses, valores e percepes dos envolvidos. Participar, aqui, promover a cidadania, entendida como realizao do sujeito histrico oprimido (LOUREIRO, 2004, p.71).

Segundo Martins (2005), a melhor organizao capaz de permitir vivncias educativas , sem dvida, o grupo. Formar-se em grupo consiste em aprender a aprender. O respeito, a crtica tica mtua e a auto-avaliao so fundamentais na construo desse processo, muitas vezes dolorido, mas validado sob a racionalidade apaixonada da construo de um espao cvico comum (SATO, 1999).

A isso, Gadotti (2001) ajunta que quando a participao existe, ela per si, educativa, uma vez que gera nveis cada vez mais elevados de conscincia e organicidade. A participao nos grupos conduz gesto pelos prprios associados, tanto no processo de produo como os de organizao.

A organizao coletiva existe se houver ao prpria do(s) grupo(s) populare(s). A participao nesse sentido ocorre quando existe situao concreta de experincia coletiva; prticas scio-produtivas; intencionalidade educativa por meio da conscincia crtica;

14 surgimento de novos comportamentos e desenvolvimento de melhores formas organizativas (CARNEIRO M.A., 1988).

Mance (2002) esclarece que a Gesto Democrtica envolve, dentre outros aspectos, a Gesto Participativa, onde todos os trabalhadores e consumidores exercendo a autogesto participam nas decises sobre o que deve ser produzido, o reinvestimento e outros passos para a gesto.

Segundo Vargas (1999) negociar uma atividade que coloca a frente dois ou mais atores, que, unidos por uma interdependncia, engajam-se voluntariamente para enfrentar as divergncias existentes, em busca de um caminho satisfatrio, no-violento, que leve em conta a realidade do outro. Nesse sentido Random (2006), elucida que cada sujeito apresenta o territrio da sua realidade, que engloba a o crebro (conceitos, criaes), a cultura, o sentido (ver, investigar, interpretar) e variveis que nos compem. O territrio do olhar mostra ou, em certos casos, oculta a nossa subjetividade. Cada sujeito possui seu tempo especfico para elaborar e assimilar, ou rejeitar, novos conhecimentos e assim ver de outra forma. Esse o desafio de construo de uma cultura da cooperao.

Lidar com a expectativa do Outro compreender que teremos que lidar com a causalidade, imprevisibilidade, relatividade e descontinuidade, uma vez que segundo Nicolescu (2000), a descontinuidade manifesta-se tambm na estrutura dos nveis de Realidade. Dentro dos nveis de realidade destacamos o campo poltico e presena dos sujeitos envolvidos; a complexidade se reflete, na unio das partes e a viso do todo mostrando uma complexa teia de relaes e o Terceiro Includo com o Olhar a novidade.

Em relao ao trabalho Gaiger (2006) aponta que:

A necessidade de manter as pessoas ocupadas e respeitar as suas expectativas impe restries, pois obriga a descartar alternativas que seriam normais em empresas privadas, como eliminar postos de trabalho em tempos de crise, elevar os padres mnimos de produtividade ou escalonar os nveis salariais, a fim de estimular a competio entre os trabalhadores. Ao mesmo tempo, garantir trabalho para todos torna necessrio e razovel, portanto, objetivamente e subjetivamente lgico, adotar ou preservar certo

15 conjunto de medidas que fundamentam a poltica de gesto e de desenvolvimento do empreendimento (GAIGER, 2006, p.520). Segundo Barreto (2003) no o homem que muda, mas a compreenso sobre ele e os meios pelos quais ele aprende e transforma o mundo em que vive. Sendo a cooperao o processo e no o fim em si. A partir do momento que o homem compreende a sua realidade tem a capacidade de olhar as hipteses de desafios sobre a realidade que est inserida. Deste modo, pode transform-la, criar o seu mundo (FREIRE, 2006).

Alguns fatores importantes devem ser analisados e debatidos nos grupos autogestacionrios, como por exemplo, as desigualdades nas atribuies dos participantes, as quais podem ser de cunho poltico, tcnico, econmico e/ou de linguagem, como so os casos mencionados por Esteves (2003) em relao s cooperativas.

Como o autor elucida, o poder de convencimento dos indivduos dentro do grupo faz com que algumas pessoas adquiram maior legitimidade e confiana; a funo ou cargo ocupado pode causar constrangimentos dividindo os cooperados em conselheiros e cooperados; a diviso etria torna-se desigualdade quando os cooperados antigos recorrem legitimidade de opinies devido ao seu tempo de cooperativa.

Para Esteves (2003) em relao s desigualdades tcnicas os trabalhadores so divididos em trabalhadores de escritrio e de cho de fbrica. Estes sofrem presses relativas velocidade de produo, situao dos equipamentos, riscos e fadiga pelo trabalho e aqueles ficam mais prximas dos conselhos da administrao, sofrendo presses jurdicas, contbil, burocrtica, entre outras. Nessa diviso planejamento versus execuo os operrios custam menos que os profissionais.

Em relao desigualdade econmica as diferenas na composio do capital dos cooperados podem trazer desconfianas, produzindo condies materiais de vida e sobrevida, distintas para os membros, causando desconforto e competio (ESTEVES, 2003).

Barreto (2003) debate as relaes entre cooperao e competio, associando-as natureza humana. Os seres humanos so cooperativos ou competitivos? De um lado os seres

16 humanos egostas e individualistas e de outro a cooperao como extenso natural da vida, com bondade e boa vontade em compartilhar entre os seus. A competio pode ser vista, pela biologia, como eliminao do inimigo e, pela sociologia, como uma disputa de habilidades.

O lado negativo da competio alm da perda ou derrota est no estmulo a uma subjetivao egocntrica em que o outro visto como inimigo pondo em risco o bem-estar e se reflete em violncia e desigualdade social (BARRETO, 2003).

interessante resaltar que as diferentes formas de acesso linguagem constituem diferentes formas de pensar e de enunciar o contedo do pensamento e da fala. Nas cooperativas isso pode ser evidenciado por meio de experincias de trabalho anteriores, de regies geogrficas distintas, de pertencimento a grupos sociais, culturais, religiosos, polticos e outros constitui uma rica diversidade de opes culturais para o uso da linguagem, seja mediante o dilogo nos eventuais meios formais como assemblias e reunies ou pelo permanente e cotidiano negociar das alternativas aos problemas enfrentados pelas cooperativas, tanto como fazer quanto sobre o que fazer conhecimento e mtodo (SATO, 1999).

A aluso a formas alternativas de conhecimento leva-nos a outro elemento central das alternativas ao desenvolvimento. Trata-se da reivindicao da diversidade cultural e da diversidade de produzir e de entender a produo (SANTOS, 2005). O desafio que se estabelece a construo de uma cultura de cooperao solidria, por meios de vivncias concretas.

Se a consecuo desse objetivo pode significar para os envolvidos nos arranjos de Economia Solidria uma ruptura das amarras que tm mantido no Brasil milhares de famlias submetidas pobreza e indignidade de uma vida sem sentido somente o tempo poder dizer. As experincias em curso so ainda muito recentes e no esto massificadas. Contudo, o que se pode afirmar que, pelo menos onde esses arranjos foram implementados, a vida das pessoas j comeou a mudar e isso j se constitui motivo suficiente para acreditar na possibilidade da realizao do sonho de cidadania que move essa gente.

17

REFERNCIAS ARROYO, Joo Cludio Tupinamb. Economia popular e solidria: a alavanca para um desenvolvimento sustentvel e solidrio / Joo Cludio Tupinamb Arroyo, Flvio Camargo Schuch. Coleo Brasil Urgente. 1 ed. - So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2006. ATLAS da Economia Solidria no Brasil. Ministrio do Trabalho e Emprego Secretaria Nacional de Economia Solidria. SENAES, 2006. BARONE, F.M. et al. Introduo ao Microcrdito. Braslia, DF: Conselho da Comunidade Solidria, 2002. BARRETO, Andr Valente de. Cultura da Cooperao: subsdios para uma Economia Solidria. In: Uma outra economia possvel: Paul Singer e a Economia Solidria / Andr Ricardo de Souza, Gabriela Cavalcanti Cunha, Regina Yoneko Dakuzaku (orgs). So Paulo. Contexto, 2003. CARNEIRO, Moaci Alves. Temas de Educao Comunitria. Editora Vozes. 1988.

CARNEIRO, Murilo. A Relevncia da Pesquisa de Mercado na Elaborao de Projetos de Investimento: um Estudo de Caso com uma OSCIP de Microcrdito. Revista de Economia e Administrao do Ibmec So Paulo/ Vol. 4/n.1. Janeiro de 2005.

COSTANZI, Rogrio Nagamine. Microcrdito no mbito das polticas pblicas de trabalho e renda. Mercado de trabalho: conjuntura e anlise, n. 18 fevereiro, 2002.

CUNHA, Gabriela Cavalcanti. In: Uma outra economia possvel: Paul Singer e a Economia Solidria / Andr Ricardo de Souza, Gabriela Cavalcanti Cunha, Regina Yoneko Dakuzaku (orgs). So Paulo. Contexto, 2003. DRUMMOND, Sanyo e CARVALHO, Ricardo Augusto Alves de. Em busca de novas solidariedades: os empreendimentos da economia social em questo. In: Sociedade e Estado / Departamento de Sociologia da UnB. Ddiva e solidariedades urbanas. Volume XVI nmero 1-2. janeiro-Dezembro 2001. ESTEVES, Egeu Gmez. Os desafios igualdade nas cooperativas autogestionrias. In: Uma outra economia possvel: Paul Singer e a Economia Solidria / Andr Ricardo de Souza, Gabriela Cavalcanti Cunha, Regina Yoneko Dakuzaku (orgs). So Paulo. Contexto, 2003. FREIRE, Paulo. Educao e Mudana. Editora: Paz e Terra, 2006. GADOTTI, Moacir. Educao Comunitria e Economia Popular. In: Educao Comunitria e economia popular. GADOTTI, Moacir e GUTIRREZ, Francisco (orgs.). 3 ed. So Paulo: Cortez, 2001.

18 GAIGER, Luiz Incio. A racionalidade dos formatos produtivos autogestacionrios. Sociedade e Estado, Braslia, v.21, n.2, p.513-545, maio/ago, 2006. GUTIRREZ, Francisco. Educao Comunitria e Desenvolvimento Poltico. In: Educao Comunitria e economia popular, GADOTTI, Moacir e GUTIRREZ, Francisco (orgs.). 3 ed. So Paulo: Cortez, 2001. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo, Educao Ambiental Transformadora. In: Identidades da Educao Ambiental Brasileira. Braslia Ministrio do Meio Ambiente. 2004.

MANCE, Andr Euclides. Redes de Colaborao Solidria Aspectos econmicosfilosficos: complexidade e libertao. Editora Vozes, 2002. MARTINS, Leila C. Educao Ambiental e subjetividade: o papel de quem aprende no ato de aprender. Braslia: UnB/CDS, 2005.

NICOLESCU, Basarab. "Um novo tipo de conhecimento - Transdisciplinaridade", In Educao e Transdisciplinaridade, Nicolescu, B. (org.), Braslia: UNESCO, (13-29) 2000. NITSCH, Manfred e SANTOS, Carlos A. Da Represso Financeira ao Microcrdito. Revista de Economia Poltica, vol. 21, n 4 (84), outubro-dezembro/2001. PAIM, Zlia Maria de Abreu. Microcrdito no crdito pequeno - vamos fortalecer a solidariedade? Bahia Anlise e dados. Salvador, SEI v.12 n.1 p.149-152. 2002. RANDOM, M. O territrio do olhar. In: Educao e Transdisciplinaridade II. BARROS V.M., MELLO, M.A. & SOMERMANN, A. (orgs.). So Paulo: TRIOM, UNESCO, 2006.

RAZETO, Luis. Economia de solidariedade e organizao popular. In: Educao comunitria e economia popular / Moacir Gadotti e Francisco Gutirrez (Orgs.) 3 ed. So Paulo: Cortez. Colees Questes na Nossa poca; v. 25, 2001. SANTOS, Boaventura de S. Produzir para viver: os caminhos da produo no capitalista / Boaventura de Sousa Santos, organizador - 2 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. SATO, M. e PASSOS, L. A. Biorregionalismo identidade histrica e caminhos para a cidadania. In: Sociedade e Meio Ambiente: A Construo da Cidadania na Educao Ambiental. LOUREIRO. F. LAYRARGUES, P.; CASTRO, R. (Orgs.) So Paulo: Cortez, p. 221-252, 1999. SAYAGO, D.V. A inveno burocrtica da participao: discurssos e prticas no Cear. Braslia. Tese de Doutorado. 2000.

19

SINGER, Paul. Em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores. Texto para discusso. Ministrio do Emprego e Trabalho. Maio de 2004. SINGER, Paul. Globalizao e Desemprego: diagnstico e alternativas. So Paulo: Contexto, 1998. SINGER, Paul. Introduo a Economia Solidria. Perseu Abramo. Economia Nacional, 2002. SINGER, Paul. Uma outra economia possvel: Paul Singer e a Economia Solidria / Andr Ricardo de Souza, Gabriela Cavalcanti Cunha, Regina Yoneko Dakuzaku (orgs). So Paulo. Contexto, 2003. SOUZA, Andr Ricardo de. In: Uma outra economia possvel: Paul Singer e a Economia Solidria / Andr Ricardo de Souza, Gabriela Cavalcanti Cunha, Regina Yoneko Dakuzaku (orgs). So Paulo. Contexto, 2003. TOSCANO, Idalvo. Microcrdito: da iniciativa local ao centralismo estatal Acesso em: 14 nov. 2008. Disponvel em: http://www.polis.org.br/download/28.pdf. 2002.

VARGAS, H. A arte da negociao. In: Novos instrumentos de gesto ambiental urbana. VARGAS, H. e RIBEIRO, H. (Orgs). So Paulo: EdUSP, 1999.

YUNUS, Muhammad. Conhea o Grameen Bank, entrevista concedida comitiva brasileira em Bangladesh, junho de 2001, disponvel em www.portaldomicrocredito.org.br (acessado em 08 de abril de 2007).

YUNUS, Muhammad. O Banqueiro dos Pobres. 1 Edio, Editora tica 344 p. 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen