Sie sind auf Seite 1von 5

Tcnicas de Amostragem

Um censo abrange um exame de todos os elementos de um dado grupo, j a amostragem abrange o estudo de apenas uma parte dos elementos. Isso torna a amostragem mais rpida do que o censo e seu custo se torna mais baixo pelo fato do tempo necessrio na sua realizao ser menor. A finalidade da amostragem fazer generalizao sobre todo um grupo sem precisar examinar cada um de seus grupos. No se deve realizar um estudo por amostragem quando o tamanho da amostra grande em relao ao tamanho da populao, ou quando se exige o resultado exato, ou quando j se dispe dos dados da populao, nesses casos se recomenda realizar um censo, que considera todos os elementos da populao. A parcela examinada determinada Amostra e o grupo todo, de onde se extrai a Amostra, chamado populao ou universo. So classificadas Tcnicas Probabilsticas: Amostragem Aleatria Simples, Amostragem Estratificada, Amostragem Sistemtica e Amostragem Por

Conglomerados.

Amostragem Aleatria Simples A amostragem aleatria simples o tipo de amostragem probabilstica mais utilizada. D preciso e eficcia para a amostra, alm de ser o mtodo com mais facilidade de ser aplicado todos os elementos da populao tm a mesma probabilidade de fazer parte da amostragem. Pode-se realizar fazendo a numerao dos elementos da populao de 1 a n e praticando um sorteio , por meio de um dispositivo aleatrio qualquer, de X nmeros dessa seqncia, que correspondem aos elementos que fazem parte da amostra. Nessa tcnica todo o nmero tem a mesma probabilidade de ser sorteado e no h repetio.

Ex: imagine que uma professora de estatstica necessita selecionar 6 dos 30 alunos da turma N02 do curso de administrao para fazerem uma apresentao sobre amostragem. Ento para utilizar a tcnica comea enumerando os alunos de 00 a 29 e sortear 6 nmeros entre 00 e 29.

Amostragem Estratificada Quando a populao possui caractersticas que permitem a criao de subconjuntos, as amostras fornecidas por a amostragem simples so menos satisfatria. Com tudo, recomendado a amostragem estratificada. Como a

populao se divide em subconjuntos, convm que o sorteio dos elementos leve em considerao tais divises, para que os elementos da amostra sejam proporcionais ao nmero de elementos desses subconjuntos. Ex: Numa determinada empresa possui 400 funcionrios, 250 homens e 150 mulheres, est chegando o natal e o gerente pretende beneficiar com um vale- panetone 70% de cada sexo. Sexo Total de funcionrios 70% do total do

funcionrios homens mulheres total 250 150 400 175 105 280

O gerente iria numerar de 1 a 250 os homens e de 150 a 400 as mulheres, colocar em unas separadas cada um dele e sortear 175 homens e 105 mulheres.

Amostragem Sistemtica Quando os elementos da populao se apresentam em ordem e a retirada dos dados da amostra feita de forma peridica, estamos utilizando a amostragem sistemtica. A principal vantagem da amostragem sistemtica est na facilidade da determinao dos elementos da amostra.

Ex: Suponhamos uma empresa com 3000 funcionrios onde o gerente pretende fazer uma avaliao com 100 funcionrios. Assim quando dividimos 3000/100 resulta em 30. Dessa maneira o gerente faz um sorteio de um numero entre 1 e 30, imaginemos que o numero sorteado foi 10, a avaliao ser feita com os funcionrios de nmero 10, 40, 70, 110, 150 e assim por diante ate completar os 100 funcionarios. Amostragem por Conglomerado Quando a populao apresenta uma subdiviso em pequenos grupos, chamados conglomerados, se recomenda a fazer a amostragem por meio desses conglomerados, a qual consiste em sortear um nmero suficiente de conglomerados, cujos elementos constituiro a amostra. Ou seja, as unidades de amostragem, sobre as quais feito o sorteio, passam a ser os conglomerados e no mais os elementos individuais da populao. Esse tipo de amostragem s vezes adotado por motivos de ordem prtica e econmica. Ex: um empresrio pretende abrir uma loja de brinquedos em todas os bairros de Aracaju, e quer saber a opinio das crianas a parti de 4 anos e de seus pais sobre que tipo de brinquedo deve ser vendido. Para diminuir os custos ele iria selecionar algumas famlias e entrevistaria todos os pertencentes da mesma (criana com idade de 4 anos e seus pais), para assim chegar num resultado.

So classificadas Tcnicas No Probabilsticas: Amostragem Acidental, Amostragem Intencional E Amostragem Por Quotas.

Amostragem Acidental

Na amostragem acidental tambm conhecida por amostragem por convenincia, os componentes da amostra so selecionados por serem os mais acessveis ou fcies de serem analisados. Uma amostragem feita pela tcnica acidental produzir resultados bons e ruins, nenhum mtodo estatisticamente justificvel permite uma avaliao de probabilidade e inferncia sobre a qualidade dos resultados da amostra.

Ex: Um gerente de uma empresa que fornece alimentos, que comeou sua atividade atualmente, vai ao um shopping Center fazer uma pesquisa para analisar qual impacto seus produtos esto proporcionando as pessoas.

Amostragem Intencional

Na amostragem intencional, tambm conhecida por amostragem proposital os pesquisadores escolhem intencionalmente os dados que iro fazer parte da amostra.

Ex: Dono de uma Universidade quer abrir novos cursos, mas antes ele que saber quais esto sendo mais escolhidos pelo jovem. Ento, com o intudo de descobrir os curso mais solicitados, ele desenvolve uma pesquisa nos colgios que possuam o ensino mdio.

Amostragem por Quota

A amostragem por quota a tcnica no probabilstica mais utilizada. comum que ela seja usada em levantamento de mercado e em prvias eleitorais. Na prtica ele se trata de um refinamento que busca melhorar a representatividade da amostragem acidental. Esse tipo de amostragem envolve trs etapas: 1 Classificar a populao eu ira ser necessria para o estudo. 2 Determinar a proporo para cada caracterstica que ser utilizada para o analise. 3 Cada entrevistador dever ganhar uma quota, de forma que o total da amostra mantenha as propores de cada caracterstica que est sendo analisada.

Ex:

Das könnte Ihnen auch gefallen