Sie sind auf Seite 1von 150

Razes da Contabilidade de Custos

Controle das operaes: e demais recursos produtivos como os estoques, com a manuteno de padres e oramentos, comparaes entre previsto e realizado; Determinao do lucro: empregando dados originrios dos registros convencionais contbeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais teis administrao; Tomada de decises: o que envolve produo (o que, quanto, como e quando fabricar); formaes de preos, escolha entre fabricao prpria ou terceirizada

Por que estudar os Custos?

Atender necessidades gerenciais de trs tipos: informaes sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da entidade; auxlio no planejamento, controle e desenvolvimento das operaes; informaes para a tomada de decises.

Nascimento da Contabilidade de Custos

Aps Revoluo Industrial: necessidade de maiores e mais precisas informaes, que permitissem uma tomada de deciso correta. Antes: praticamente no existia, j que as operaes resumiam basicamente comercializao de mercadorias, e os estoques eram registrados e avaliados pelo seu custo real de aquisio.

Origens da Contabilidade de Custos

Revoluo Industrial: registrar os custos que capacitavam o administrador a avaliar estoques, determinar mais corretamente resultados e levantar balanos. I Guerra e crise de 29: necessidades de melhorias nos controles. II Guerra: maior necessidade de eficincia/eficcia; aumento da competio.

CONTABILIDADE GERAL / FINANCEIRA

-> Contabilidade Financeira > tem por objetivo, controlar o patrimnio das empresas; -> Contabilidade de Custos > Apurar o custo dos produtos e estoques, os valores dos fatores de produo utilizados para sua obteno; -> Contabilidade Gerencial > tem por objetivo fornecer informaes extradas dos dados contbeis, que ajudem os administradores das empresas no processo de tomada de decises.

TERMINOLOGIA CONTBIL
-> RECEITA: Venda de mercadoria, produto ou servio. Tambm podem ser de capitais ou financeiras.

Exemplos:
Venda de mercadorias; Venda de produtos; Venda de servios; Receita com Aluguis de mveis ou imveis; Receita com aplicaes financeiras; Receita com variaes monetrias Ativas.

TERMINOLOGIA CONTBIL
-> GASTO: Renncia de um ativo pela entidade com a finalidade de obteno um bem ou servio, representada pela entrega ou promessa de entrega de bens ou direitos:

Exemplos:
Gastos com mo-de-obra; Gastos com aquisio de mercadoria para revenda; Gastos com aquisio de mquinas e equipamentos; Gastos com aluguel de edifcio; Gastos com energia eltrica; Gastos com Reorganizao Administrativa.

TERMINOLOGIA CONTBIL
-> DESEMBOLSO: Pagamento resultante da aquisio de um bem ou servio. Pode ocorrer concomitantemente com o gasto (pagamento vista) ou depois deste (pagamento prazo)

Exemplos:
Desembolso com mo-de-obra; Desembolso com aquisio de mercadoria para revenda; Desembolso com aquisio de mquinas e equipamentos; Desembolso com aluguel de edifcio; Desembolso com energia eltrica; Desembolso com Reorganizao Administrativa.

TIPOS DE GASTOS

-> INVESTIMENTOS; -> CUSTOS; -> DESPESAS;

TIPOS DE GASTOS
-> INVESTIMENTOS: Gastos com bem ou servio ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a perodos futuros.

Exemplos:
Aquisio de mveis e Utenslios; Aquisio de imveis; Despesas pr-operacionais; Aquisio de Marcas e Patentes; Aquisio de Matria-Prima.

TIPOS DE GASTOS
-> CUSTO: Gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens e servios; so todos os gastos relativos atividade de produo.

Exemplos:
Salrio do pessoal da produo; Matria-Prima utilizada no processo produtivo; Combustveis e Lubrificantes usados nas mquinas da fbrica; Aluguis e Seguros do prdio da fbrica; Depreciao dos equipamentos da fbrica; Gastos com manuteno das mquinas da fbrica.

TIPOS DE GASTOS
-> DESPESA: Gasto com bens e servios no utilizados nas atividades produtivas e consumidas com a finalidade de obteno de receitas. Podemos propor um regra bem simples: todos os gastos realizados com o produto, at que este esteja pronto, so custos, e partir da, so despesas.

Exemplos:
Salrios e encargos sociais do pessoal das vendas; Salrio e encargos sociais do pessoal do escritrio de administrao; Energia eltrica consumida no escritrio; Gasto de combustveis e refeies do pessoal das vendas; Conta telefnica do escritrio e das vendas.

TIPOS DE GASTOS
-> PERDA: um gasto no intencional, decorrente de fatores externos da atividade produtiva normal da empresa. No se confunde com a despesa, muito menos com o custo, sua caracterstica de anormalidade e involuntariedade; no um sacrifcio feito com a inteno de obter receita.

Exemplos:
Perdas com incndio; Obsoletismo de estoque; Gasto de mo de obra durante uma greve; Incndio; Inundaes;

TIPOS DE GASTOS
-> GANHO: Da mesma forma que a perda, o ganho bastante aleatrio. um lucro que independente da atividade operacional da empresa. Tanto a perda quanto o ganho refletem no PL, diminuindo ou aumentando o lucro no DRE.

Exemplos:
Ganhos monetrios; Venda de um imobilizado acima do seu custo.

DIAGRAMA DE CUSTOS
Demonstrativo de Resultado do Exerccio

Custos
Consumo associado elaborao do produto ou servio

Produtos ou Servios Elaborados

Despesas

Investimentos

Consumo associado ao perodo

Gastos

Cuidados na separao entre C e D


a) Valores irrelevantes devem ser considerados como despesas (princpios do conservadorismo e materialidade); b) Valores relevantes que tem sua maior parte considerada como despesa, com a caracterstica de se repetirem a cada perodo, devem ser considerados na sua ntegra (princpio do conservadorismo); c) Valores com rateio extremamente arbitrrio tambm devem ser considerados como despesa do perodo; d) Gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos podem ter dois tratamentos: como despesas do perodo em que incorrem, ou como investimento para amortizao na forma de custo dos produtos a serem elaborados futuramente.

CLASSIFICAO DOS CUSTOS


-> CUSTOS DIRETOS: So aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque h uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricao: Kilograma, materiais consumidos, embalagens utilizadas, etc.

Exemplos:
Matria prima e embalagens; Materiais de consumo; Mo de obra (Trata-se dos trabalhadores utilizados diretamente na produo. Depreciao das mquinas (quando este utilizado apenas na produo de um produto;

CLASSIFICAO DOS CUSTOS


-> CUSTOS INDIRETOS: So os custos que dependem de clculos, rateios ou estimativas para serem apropriados aos diferentes produtos. O parmetro utilizado para as estimativas chamado de base ou critrios de rateio

Exemplos:
Depreciao de equipamentos que so utilizados na fabricao de mais de um produto; Salrios dos chefes de superviso de equipes de produo; Aluguel da fbrica; Gastos com limpeza da fbrica; Energia Eltrica que no pode ser associada ao produto.

FLUXOGRAMA DE CUSTOS
Custos Diretos
Componentes principais: Material Direto (MD) Mo-de-Obra Direta (MOD) Custos Indiretos de Fabricao (CIF)

Estoque (+) Receitas Prod A Prod B Prod C

Indiretos Rateio

(-) CPV (-) Despesas (=) Resultado

EM RELAO AOS NVEIS DE PRODUO


-> CUSTOS FIXOS: So aqueles cujos valores so os mesmos qualquer que seja o volume de produo. Observe que so fixos em relao ao volume de produo, mas podem variar de valor no decorrer do tempo.

Exemplos:
Aluguel da fbrica; Imposto predial; Prmios de Seguros; Salrios de vigias e porteiros da fbrica; Salrios e encargos do supervisor da fbrica.

EM RELAO AOS NVEIS DE PRODUO


-> CUSTOS VARIVEIS: So os custos cujos valores se alteram em funo do volume de produo da empresa. Se no houver quantidade produzida, o custo varivel ser nulo.

Exemplos:
Matria prima consumida; Depreciao dos equipamentos da produo; Gastos com horas extras na produo; Materiais indiretos consumidos.

EM RELAO AOS NVEIS DE PRODUO


-> CUSTOS SEMIVARIVEIS: So os custos que variam de acordo com a produo, mas no entanto, tm uma parcela fixa mesmo que nada seja produzido.

Exemplos:
Conta da energia eltrica da fbrica; Gasto com o combustvel para aquecimento de uma caldeira; Conta do Telefone;

EM RELAO AOS NVEIS DE PRODUO


-> CUSTOS SEMIFIXOS: So custos que so fixos numa determinada faixa de produo, mas que variam se h uma mudana desta faixa.

Exemplos:
Salrios de supervisores; Salrios do pessoal da produo;

EM RELAO AOS NVEIS DE PRODUO

CUSTO Custo $

CUSTO Custo $

$ CF Q
CUSTO FIXO

CSf

Q
CUSTO SEMIFIXO

EM RELAO AOS NVEIS DE PRODUO

CUSTO Custo

CV

CUSTO Custo

CSv

Q
CUSTOS VARIVEIS CUSTOS SEMIVARIVEIS

EM RELAO AO VOLUME DE VENDAS


-> DESPESAS DIRETAS: So aqueles que podem ser facilmente quantificada e apropriadas em relao s receitas de vendas e de prestao de servios.

Exemplos:
Despesas com comisses de vendedores; Despesas com impostos sobre as vendas; Despesas com fretes e seguros de transportes.

EM RELAO AO VOLUME DE VENDAS


-> DESPESAS INDIRETAS: So aqueles que no podem ser identificadas com preciso com as receitas geradas.

Exemplos:
Despesas administrativas; Despesas financeiras; Despesas com imposto de renda; (quando o regime for lucro real) Despesas com contribuio social. (quando o regime for lucro real)

EM RELAO AO VOLUME DE VENDAS


-> DESPESAS FIXAS: So as despesas que no variam de acordo com o volume das vendas no ms.

Exemplos:
Despesas com aluguis do escritrio; Despesas com o pessoal do escritrio; Normalmente, as despesas administrativas so fixas.

EM RELAO AO VOLUME DE VENDAS


-> DESPESAS VARIVEIS: So as despesas que variam de acordo com o volume de vendas no ms.

Exemplos:
Despesas com comisses de vendedores; Despesas com impostos incidentes sobre as vendas; Despesas com fretes s/entregas de mercadorias; Despesas com combustveis s/entrega de mercadorias;

EM RELAO AO VOLUME DE VENDAS


-> DESPESAS SEMI-FIXA OU SEM-VARIVEIS: So as despesas que possuem uma parcela fixa e outra que varia de acordo com o volume de vendas.

Exemplos:
Despesas com vendedores; Despesas com combustveis para os vendedores; Despesas com telefone do departamento comercial;

OUTRAS TERMINOLOGIAS
-> CUSTOS DE PRODUO: So os custos incorridos no processo produtivo em um determinado perodo.

Material Direto Mo de Obra Direta CIF

Matria-Prima + Materiais Secundrios + Embalagens. Gastos com Mo-de-Obra. Demais Gastos de Fabricao.

OUTRAS TERMINOLOGIAS
-> CUSTOS PRIMRIOS: Soma da matria-prima com moobra-direta.

Custo Primrio = Matria Prima + MOD


Para Eliseu Martins, no so a mesma coisa que custos diretos, j que no primrio s esto includos estes dois itens. Assim a embalagem um custo direto.

OUTRAS TERMINOLOGIAS
-> CUSTOS DE TRANSFORMAO: Soma de todos os Custos de Produo, exceto a matria prima e eventuais componentes adquiridos prontos, embalagens compradas, estes sem nenhuma modificao pela empresa. Representa o esforo da prpria empresa no processo de elaborao de um determinado item.
Custo de Transformao: Mo de Obra Direta + CIF

OUTRAS TERMINOLOGIAS
Despesas Gastos no associados produo

MD
Materiais Diretos Matria-Prima

MOD
Mo-de-Obra Direta Mensurada e identificada de forma direta

CIF
Custos Indiretos Custos que no so MD nem MOD

Custos primrios

Custo de transformao

Custos de Produo

Gastos Totais

Classificaes: Base Monetria


Histricos: custos em valores originais da poca em que ocorreu a compra, de acordo com a Nota Fiscal. Histricos corrigidos: custos acrescidos de correo monetria, trazidos para o valor monetrio atual. Correntes: tambm denominados custos de reposio. Custo necessrio para repor um item no total. Estimados: custos previstos para o futuro. Custo padro: custo estimado com maior eficincia, valor ideal a ser alcanado.

MODELO DE DRE
Custos de Produo Mo-de-obra Direta Mquinas Diretas Insumos Agropecurios Energia Eltrica (Parcela Varivel) Mo-de-obra Indireta Mquinas indiretas Energia Eltrica (Parcela Fixa) Outros Custos Indiretos Despesas com Vendas e Administrat ivas Despesas com Vendas Custos Varivei s Produo Em Andamento Estoque de Produtos acabados Receitas C/Vendas

(-) C.P.V.

Custos Fixos

(=) Lucro Bruto Variveis (-) Despesas com Vendas (-) Despesas Administrativas (-) Despesas Financeiras (=) Resultado Lquido

Despesas com Vendas

Fixas

Despesas Administrativas

Fixas

Despesas Financeiras

Fixas

Exerccio Proposto

CUSTOS COM PESSOAL


Conceito de MOD Refere-se apenas ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaborao, "desde que seja possvel a mensurao do tempo despendido e a identificao de quem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriao indireta ou rateio" (Martins, 1998: 143).

CUSTOS COM PESSOAL


O QUE INTEGRA OS CUSTOS C/PESSOAL
Remunerao (MOD + MOI): Engloba os salrios, horas extras, adicionais, aviso prvio, indenizaes, etc.; Horas Extras: caso o montante seja pequeno e incontrolvel, adicionado a remunerao; Pr-labore: remunerao dos dirigentes da empresa; Bola estgio: remunerao a estagirios em destaque, pois no incidem encargos sociais e provises trabalhistas; Encargos Sociais: INSS, FGTS, PIS ( em empresas filantrpicas, calculado sobre a folha de pagamento;

OUTROS BENEFCIOS

Previso para licena-prmio: Perodo adicional de frias conferido ao empregado assduo e dedicado, a cada cinco ou dez anos de trabalho, que pode ser trocado pelo montante equivalente em dinheiro; Participao nos Lucros: Concedida segundo normas gerais aplicveis, sem discriminao a todos os empregados que se encontrem na mesma condio. (instituda pela CF em 1988 e regulamentada pela Lei Federal n 10.101 de 19/12/2000; Gratificaes Empregados. Benefcios c/pessoal: Alimentao, transporte, assistncia mdica/social e treinamento; Provises trabalhistas: Provises para 13 c/ES e Frias c/ES.

FORMAS DE CLCULO
Proviso para 13 Salrio: duodcimo (1/12 um doze avos) por ms completo de trabalho e arredondamento para cada 15 dias ou mais de frao mensal, adicionando os ES Encargos Sociais Proviso para Frias: duodcimo (1/12 um doze avos) por ms completo de trabalho, arredondando, se for igual ou maior que 15 dias, reduzidas em funo de faltas ao trabalho, conforme a seguinte tabela: at 5 dias de faltas => 30 dias de frias; at 14 dias de faltas => 24 dias de frias; at 23 dias de faltas => 18 dias de frias; at 32 dias de faltas => 12 dias de frias; acima de 32 dias de faltas => 0 dias de frias. Adicionar ao duodcimo o abono de 1/3 de frias, institudo pela constituio de 1988. Se acumular dois perodos de frias normais sem o gozo, calcula-se a proviso em dobro. Sobre a proviso calculada acrescenta-se os ES Encargos sociais.

ENCARGOS SOCIAIS
Contribuies Sociais Previdncia Social INSS Acidente de Trabalho Salrio Educao Senai/SENAC Sesi/SESC Adicional para o Incra Sebrae Total FGTS Total dos encargos sociais Alquotas 20,0 1,0 a 3,0 2,5 1,0 1,5 0,2 0,6 27,8 8,0 34,8 a 36,8

ACRSCIMOS GERENCIAIS S/FOLHA Nmero de horas disposio por ano:

Nmero de dias por ano (-) Repousos semanais remunerados (-) Frias (-) Feriados (em mdia) (=) Nmero mximo de dias disposio (x) Jornada diria (=) Nmero mximo de horas disposio

365 -48 -30 -12 275 7,3333 2.016,67

ACRSCIMOS GERENCIAIS S/FOLHA


a) Salrios Nmero mximo de horas disposio Valor da hora trabalhada Total de salrios b) Repousos semanais remunerados Nmero de repousos em dias Jornada diria Nmero de repousos em horas Valor da hora trabalhada Total de repousos semanais remunerados c) Frias Frias em dias Jornada diria Frias em horas Valor da hora trabalhada Total de frias 30 7,3333 220 100 22.000,00 48 7,3333 352 100 35.200,00 2.016,67 100 201.666,67 d) Adicional constitucional de frias Percentual constitucional Total de frias Total de adicional de frias e) 13o Salrio 13o em dias Jornada diria 13o em horas Valor da hora trabalhada Total de frias f) Feriados Feriados em dias Jornada diria 13o em horas Valor da hora trabalhada Total de feriados 12 7,3333 88 100 8.800,00 30 7,3333 220 100 22.000,00 33,33% 22.000,00 7.333,33

ACRSCIMOS GERENCIAIS S/FOLHA


Subtotal a) Salrios b) Repousos semanais remunerados c) Frias d) Adicional constitucional de frias e) 13o Salrio f) Feriados Subtotal Acrscimo legal outras contribuies Total com contribuies Nmero de horas trabalhadas por ano Total Geral por hora $ 201.666,67 35.200,00 22.000,00 7.333,33 22.000,00 8.800,00 297.000,00 36,80% 406.296,00 2.016,67 201,47

NECESSIDADE MO OBRA - MS
ROTEIRO DE PRODUO CADEIRA MOD X
Operaes Corte da Lmina compensado p/assento Corte da lmina Frmica p/assento Corte da lmina compensado p/encosto Corte da lmina frmica p/encosto Pintura eletrosttica estrut. Metlica Transporte interno assento + encosto Colagem da frmica no assento Colagem da frmica no encosto Lixamento do assento Lixamento do encosto Fixar o assento na estrut c/4 rebites Fixar o encosto na estrut c/4 rebites Colocao das sapatas Embalagens em plstico bolha Trasporte para expedio CdC Tempo(min) Marcenaria 3 Marcenaria 2 Marcenaria 2 Marcenaria 1,5 Pintura 5 Marcenaria 3 Montagem 1 Montagem 1 Montagem 1 Montagem 1 Montagem 2 Montagem 1,5 Montagem 0,3 Montagem 3 Montagem 2,5

NECESSIDADE MO OBRA - MS
TOTAL DOS TEMPOS NO CDC

Centro de Custos Marcenaria Montagem Pintura

Tempo(Min) 11,5 13,3 5

NECESSIDADE MO OBRA - MS
Clculo da Jornada lquida
N Horas trabalhadas/dia (bruta) (-)Horas no trabalhadas (Inativas, lanches, intervalo) (=) Horas Lquidas / dia X n de dias teis / ms ( = ) Horas Lquidas / ms X minutos horas ( = ) n minutos / ms disponveis/funcionrios

8h 0,5h 7,5h 19 dias 142,5 60 min 8.550min

NECESSIDADE MO OBRA - MS

CdC Marcenaria Pintura Montagem

Jornada 8.550 8.550 8.550

Capacidade Tempo ms/Func 11,5 743,48 5 1710,00 13,3 642,86

Produo de 2.000 um/n. de func 2,69 1,17 3,11 6,97

Capacidade= Jornada/tempo n.Funcion.= Produo/capacidade ms Func

EXERCCIO PROPOSTO

CUSTOS PATRIMONIAIS

ATIVO PERMANENTE
> INVESTIMENTOS > IMOBILIZADO > DIFERIDO

CUSTOS PATRIMONIAIS

> INVESTIMENTOS
Segundo a Lei 6.404/76, determina que devem ser classificados no grupo dos Investimentos os bens e direitos que no tenham prazos para serem realizados e que no se destinam a manuteno das atividades fins, da empresa.

Exemplos:
Aquisio de Aes de outras empresas; Aquisio de imveis para aluguis; Participaes em capitais de outras empresas.

CUSTOS PATRIMONIAIS

> IMOBILIZADO
Segundo a Lei 6.404/76, determina que devem ser classificados no grupo do Imobilizado os bens e direitos que no tenham prazos para serem realizados e que se destinam a manuteno das atividades fins, da empresa.

Exemplos:
Aquisio de mveis e Utenslios; Aquisio de imveis, para uso da empresa; Aquisies de mquinas e Equipamentos; Aquisio de Marcas e Patentes; Aquisio de Terras; Aquisio de Veculos.

CUSTOS PATRIMONIAIS

> DIFERIDO
Segundo a Lei 6.404/76, determina que devem ser classificados no grupo do Diferido as despesas que iro contribuir para a formao de mais de um exerccio social.

Exemplos:
Despesas pr-operacionais; Gastos de reestruturao; Pesquisas e Desenvolvimento; Aplicao de corretivos do solo.

CUSTOS PATRIMONIAIS

Vida til: . perodo durante o qual se espera que o ativo seja usado pela empresa; . O nmero de unidades produzidas ou unidades semelhantes que se espera que sejam obtidas do ativo pela empresa. Valor deprecivel: o custo de um ativo, ou outro valor que figure nos livros contbeis, ao invs do custo do ativo, menos o seu valor residual.

CUSTOS PATRIMONIAIS

Custo do ativo o montante pago em dinheiro ou equivalente, ou o valor justo da outra forma de pagamento entregue para adquirir um ativo na data de sua aquisio ou na construo; Valor residual: o montante lquido que a empresa espera obter por um ativo no fim da sua vida til, depois de deduzir os custos esperados para vender o ativo.

CUSTOS PATRIMONIAIS

> DEPRECIAO
Segundo Martins(2005), a Depreciao pode ter os seguintes conceitos: a) a alocao sistemtica, do valor deprecivel de um ativo ao longo de sua vida til;

b) o montante que a empresa espera recuperar mediante o uso futuro de um ativo, inclusive o seu valor residual, por ocasio da venda.

TABELA DEPR IR IN 162/98

Grupos de Bens do Imobilizado Bens Mveis em geral Edifcios e Construes Biblioteca Ferramentas Mquinas e Instalaes Industriais Veculos em geral Tratores

% a. a. 10 4 10 20 10 20 25

CLCULO DO VALOR A DEPRECIAR


Valor a Tempo Deprecia Vida r/em til/h Hora 3000 7,20 2000 12,00 500 12,80 1000 2,80 3000 1,33 20000 0,02 5000 0,08 6000 3,33

tem 1 2 3 4 5 6 7 8

Descrio do Bem Mquina 1 Mquina 2 Mquina 3 Mquina 4 Maquina 5 Equipamento 1 Equipamento 2 Equipameneto 3

Valor de Valor Valor a reposio Residual Depreciar 27.000,00 5.400,00 21.600,00 30.000,00 6.000,00 24.000,00 8.000,00 1.600,00 6.400,00 3.500,00 700,00 2.800,00 5.000,00 1.000,00 4.000,00 500,00 100,00 400,00 500,00 100,00 400,00 25.000,00 5.000,00 20.000,00

CLCULO DA DEPRECIAO

Valor da Depr

$ Hora Dep

Horas Trab

tem 1 2 3 4 5 6 7 8

Descrio do Bem Mquina 1 7,20 Mquina 2 12,00 Mquina 3 12,80 Mquina 4 2,80 Maquina 5 1,33 Equipamento 1 0,02 Equipamento 2 0,08 Equipameneto 3 3,33 Total da Depreciao

215 218 225 226 210 200 180 205

1.548,00 2.616,00 2.880,00 632,80 280,00 4,00 14,40 683,33 8.658,53

EXERCCIO PROPOSTO

Custos Indiretos de Fabricao

Custos Indiretos de Fabricao

Definio de CIF
So os gastos identificados com a funo de produo ou elaborao do servio a ser comercializado e que, como o prprio nome j revela, no podem ser associados diretamente a um produto ou servio especfico. Exemplo: alguns gastos de depreciao, salrios de supervisores de diferentes linhas de produo etc.

Grande problema dos CIFs


Rateio: extremamente problemtico.
Custeio Direto: no rateia nada;

RKW ou ABC estratgico: rateia tudo, inclusive despesas.

Exerccio
Determine o custo total dos produtos A, B e C apresentados a seguir:
Matria-Prima Mo-de-Obra Energia Eltrica Depreciao Seguros Materiais Diversos Manuteno Total Produto A 75.000 22.000 18.000 Diretos Produto B 135.000 47.000 20.000 Produto C 140.000 21.000 7.000 Indiretos 30.000 40.000 60.000 10.000 15.000 70.000 225.000 Total 350.000 120.000 85.000 60.000 10.000 15.000 70.000 710.000

115.000

202.000

168.000

Soluo do Exerccio
Usando custos diretos como base de rateio
Diretos Produto A Produto B Produto C Total $ 115.000 202.000 168.000 485.000 % 23,7% 41,6% 34,6% 100,0% Indiretos $ 53.351 93.711 77.938 225.000 % 23,7% 41,6% 34,6% 100,0% Total 168.351 295.711 245.938 710.000

Soluo do Exerccio
Usando modeobra direta como base de rateio
Mo de Obra Direta $ % 22.000 24,4% 47.000 52,2% 21.000 23,3% 90.000 100,0% Diretos Produto A Produto B Produto C Total $ 115.000 202.000 168.000 485.000 % 23,7% 41,6% 34,6% 100,0% Indiretos $ 55.000 117.500 52.500 225.000 Indiretos $ 55.000 117.500 52.500 225.000 % 24,4% 52,2% 23,3% 100,0% % 24,4% 52,2% 23,3% 100,0% Total 170.000 319.500 220.500 710.000

Produto A Produto B Produto C Total

Custos por Departamentos

Custos por Departamentos

Vantagens dos Departamentos


Reduzir arbitrariedade dos rateios. Aumentar nveis de controle.

Antes dos departamentos

Depois dos departamentos

Fbrica A Produtos B C A B C

CC1

CC2

CC3

CC4

Exerccio
A companhia Verde e Rosa Ltda. estuda a possibilidade de distribuir alguns Custos Indiretos de Fabricao entre seus trs departamentos: Industrial; Programao e Controle e Embalagem. Utilizando as informaes apresentadas a seguir, determine os custos a serem alocados a cada departamento. Quais seriam os lanamentos contbeis sugeridos? Os critrios de rateio esto na segunda tabela.
Conta Seguros Depreciao de mquinas e mveis Encargos Sociais Gastos com manuteno Aluguel Total Critrio de rateio Total do imobilizado do departamento Valor das mquinas e mveis do depto Gastos com folha do departamento Diretamente ao departamento industrial rea ocupada pelo departamento $ 8.200,00 64.800,00 39.500,00 5.600,00 7.600,00 125.700,00

Departamento Industrial Programao e Controle Embalagem

Total Imobilizado ($) 650.000,00 80.000,00 310.000,00

Mquinas e Mveis ($) 1.600.000,00 180.000,00 40.000,00

Folha de rea ocupada Pagamento ($) (m) 280.000,00 80.000,00 90.000,00 17.000 500 1.800

SISTEMAS DE CUSTEIO

Sistemas de custeio consiste em apurar o custo de

uma unidade do produto fabricado. atravs dos sistemas de custeios que se busca determinar o custo unitrio do produto um dado de custo de alta utilizao pelos administradores. Custeamento do produto o processo de identificar o custo unitrio de cada produto produzido pela empresa, nas suas diferentes verses ou variaes.

TIPOS DE CUSTEIOS

CUSTEIO POR ABSORO; CUSTEIO INTEGRAL/GLOBAL; CUSTEIO VARIVEL / MARGINAL; CUSTEIO DIRETO (Puro); CUSTEIO PADRO; ABC;

CUSTEIO POR ABSORO

Consiste em apropriar todos os custos (sejam eles fixos ou variveis) produo do perodo. Os gastos fabris (despesas) so excludos. A distino principal no custeio por absoro entre custos e despesas. A separao importante porque as despesas sero contabilizadas diretamente no resultado do perodo. Somente os custos iro compor o valor do produto.

CUSTEIO POR ABSORO


O custeio por Absoro um processo de apurao de custos, cujo objetivo ratear todos os seus elementos (fixos ou variveis) em cada fase da produo. Logo um custo absorvido quando for atribudo a um produto ou unidade de produo, assim cada unidade ou produto receber sua parcela no custo at que o valor aplicado seja totalmente absorvido pelo Custo dos Produtos Vendidos. No custeio por absoro, os custos diretos sero apropriados de forma direta ao produto, enquanto os custos indiretos por meio de atribuies em critrios de rateios

CUSTEIO POR ABSORO


DEPARTAMENTALIZAO Departamentalizar, consiste em dividir a fbrica em segmentos ou departamentos, aos quais sero atribudos os custos neles incorridos.

Exemplos:
Corte; Montagem; Acabamento; Pintura; Moagem; Perfurao.

CUSTEIO POR ABSORO


DEPARTAMENTALIZAO SERVIOS Os Departamentos de servios no atuam diretamente na produo, sua finalidade de prestar servios aos Departamentos de Produo.

Exemplos:
Manuteno; Limpeza; Expedio; Almoxarifado; Administrao Geral da Fbrica;

CUSTEIO POR ABSORO


CENTRO DE CUSTOS Na maioria das vezes, o Departamento um Centro de Custo, ou nele so acumulados custos. O Centro de custos, portanto, uma unidade mnima de acumulao de custos. So dois os objetivos: 1) Melhor controle dos custos; 2) Determinao mais precisa do custo do produto.

RATEIO DOS CIF PELOS DEPARTAMENTOS


Para efetuar o rateio dos CIF que so indiretos, em relao aos departamentos e dos que representam custos comuns a todos eles, cada empresa deve estudar a sua situao especfica para escolher critrios adequados que efetivamente reflitam a carga de custos que devam ser descarregados em cada um deles. Embora cada caso deva ser estudado particularmente, h alguns critrios que so amplamente utilizados na prtica, conforme tabela a seguir:

RATEIO DOS CIF PELOS DEPARTAMENTOS


CIF Comuns em Relao ao Dpto Gastos relacionado com os prdios, tais como: Aluguel, Depr. Seguros, Limpeza e Imposto Predial. Iluminao Fbrica Gastos com o Escritrio. Critrio de Rateio rea Ocupada. rea Ocupada, numero de Lmpadas ou pontos de luz. Nmero de empregados, horas mquinas, ou horas trabalhadas /MOD. Material Direto. Nmero de empregados, horas trabalhadas / MOD. Custo dos Materiais ou Requisies.

Material Indireto Mo de Obra Indireta Almoxarifado

RATEIO DOS CIF PELOS DEPARTAMENTOS

CIF Comuns em Relao ao Dpto Manuteno de Mquinas. Custo do Refeitrio, transporte e assistncia mdica dos empregados. Energia Eltrica (fora)

Critrio de Rateio Horas Mquinas trabalhadas. Nmero de empregados. Quilowatt hora consumido.

RATEIO DOS CIF PELOS DEPARTAMENTOS

A empresa Alfa S/A vende os seguintes produtos:


PRODUTOS PRODUTO A PRODUTO B QTD PROD 10.000 5.000

RATEIO DOS CIF PELOS DEPARTAMENTOS


Considere uma os seguintes custos indiretos:
Custos indiretos de fabricao gua e esgoto Aluguel do prdio da fbrica Depreciao das mquinas Energia Eltrica Manuteno e Limpeza Mo-de-obra Salrios e encargos dos supervisores da produo Treinamento da mo-de-obra TOTAL $ 800 5.000 10.000 3.000 5.000 20.000 4.000 5.000 52.800

RATEIO DOS CIF PELOS DEPARTAMENTOS


Considere uma os seguintes gastos comerciais e administrativos:
$ Despesas Comerciais - Fixas Despesas Comerciais Variveis Despesas Administrativas 3.500,00 4.000,00 6.800,00

RATEIO DOS CIF PELOS DEPARTAMENTOS

Considere os seguintes insumos:


INSUMOS PRODUTO A PRODUTO B $ UNIT 10,00 15,00

RATEIO DOS CIF PELOS DEPARTAMENTOS


Considere os seguintes tempos de produo unitria em cada setor: Departamento Estamparia Usinagem Retfica Montagem PROD A (Tempo un) 2 Min 5 Min 10 Min 15 Min PROD B (Tempo um) 4 Min 8 Min 12 Min 10 Min

CRITRIOS DE RATEIO
Custos gua Aluguel Depreciao Energia Eltrica Manuteno Mo-de-obra Salrio Superv. Treinamento MO Estamparia Usinagem 10% 50m2 2.000 80kw 100 H 4.000 20% 1 50% 200m2 3.000 100kw 50 H 6.000 30% 2 Retfca 30% 250m2 4.000 200kw 80 H 8.000 30% 3 Montagem 10% 100m2 1.000 100kw 20 H 2.000 20% 4

Manuteno: N horas trabalhada em cada departamento no ms. Treinamento: N Funcionrios em treinamento em cada departamento.

RATEIO DO CIF
Estamparia Usinagem gua e esgoto Aluguel do prdio da fbrica Depreciao das mquinas Energia Eltrica Manuteno e Limpeza Mo-de-obra indireta Sal ES dos sup. da produo Treinamento da mo-de-obra 80,00 416,67 2.000,00 500,00 2.000,00 4.000,00 800,00 500,00 400,00 1.666,67 3.000,00 625,00 1.000,00 6.000,00 1.200,00 1.000,00 Retfica 240,00 2.083,33 4.000,00 1.250,00 1.600,00 8.000,00 1.200,00 1.500,00 19.873,33 Montagem 80,00 833,33 1.000,00 625,00 400,00 2.000,00 800,00 2.000,00 7.738,33 TOTAL 800,00 5.000,00 10.000,00 3.000,00 5.000,00 20.000,00 4.000,00 5.000,00 52.800,00

10.296,67 14.891,67

Clculo do Tempo Disponvel


Prod A Prod B Departamento Estamparia Usinagem Retfica Montagem 10.000 5.000 Tempo UNIT
PROD A 2 5 10 PROD B 4 8 12 PROD A 20.000,00 50.000,00 100.000,00 150.000,00 PROD B Tempo.Disponvel 20.000,00 40.000,00 40.000,00 90.000,00 60.000,00 160.000,00 50.000,00 200.000,00

15

10

Mapa de Localizao dos Custos (MLC)


Estamparia gua e esgoto Aluguel do prdio da fbrica Depreciao das mquinas Energia Eltrica Manuteno e Limpeza Mo-de-obra Sal ES dos sup. da produo Treinamento da mo-de-obra 80,00 416,67 2.000,00 500,00 2.000,00 4.000,00 800,00 500,00 10.296,67 40.000,00 0,257416667 Usinagem 400,00 1.666,67 3.000,00 625,00 1.000,00 6.000,00 1.200,00 1.000,00 14.891,67 90.000,00 0,165462963 Retfica 240,00 2.083,33 4.000,00 1.250,00 1.600,00 8.000,00 1.200,00 1.500,00 19.873,33 160.000,00 0,124208333 Montagem 80,00 833,33 1.000,00 625,00 400,00 2.000,00 800,00 2.000,00 7.738,33 200.000,00 0,038691667 TOTAL 800 5000 10000 3000 5000 20000 4000 5000 52800

Sub-Total
TEMPO DISPONVEL Custo UNIT Depto

Quadro de Apropriao
QUADRO DE APROPRIAO DOS CUSTOS AOS PRODUTOS PRODUTO A PRODUTO B 10.000 5.000 Quantidade 10,00 15,00 INSUMOS UNIT. Tempos Operacionais Es tam paria Us inagem Retfica Montagem Custos de Fabricao Es tam paria Us inagem Retfica Montagem TOTAL Quantidade GGF/u Custos c/INSUMOS Custo do Produto/u Cus to Depto 0,25742 0,16546 0,12421 0,03869 5.148,33 8.273,15 12.420,83 5.803,75 31.646,06 10.000,00 3,16 PROD A 10,00 13,16 5.148,33 6.618,52 7.452,50 1.934,58 21.153,94 5.000,00 4,23 PROD B 15,00 19,23

20.000 50.000 100.000 150.000

20.000 40.000 60.000 50.000

52.800,00

Custeio Integral / Global


No custeio integral/global todos os custos so apropriados ao produto, tanto os custos diretos, e indireto, fixos ou variveis, independentemente no seu local de ocorrncia (industrializao, marketing, comercial, pesquisa ou administrao. Tomando por exemplo o custo da Cia Alfa, teramos:

Custeio Integral / Global


QUADRO DE APROPRIAO DOS CUSTOS AOS PRODUTOS PRODUTO A PRODUTO B 10.000 5.000 Quantidade 10,00 15,00 INSUMOS UNIT. Tempos Operacionais Es tam paria Us inagem Retfica Montagem Custos de Fabricao Es tam paria Us inagem Retfica Montagem TOTAL Quantidade GGF/u Custos c/INSUMOS Custo do Produto/u Rateio Des p Adm Rateio Des p Com l Rateio unit Des p Adm Rateio unit Des p Com l Custo Integral /Global Cus to Depto 0,25742 0,16546 0,12421 0,03869 5.148,33 8.273,15 12.420,83 5.803,75 31.646,06 10.000,00 3,16 PROD A 10,00 13,16 5.000,00 4.533,33 0,50 0,45 14,12 5.148,33 6.618,52 7.452,50 1.934,58 21.153,94 5.000,00 4,23 PROD B 15,00 19,23 2.500,00 2.266,67 0,50 0,45 20,18 15.000

20.000 50.000 100.000 150.000

20.000 40.000 60.000 50.000

52.800,00

7.500,00 6.800,00

7.500,00 6.800,00

Custeio Varivel / Marginal


No custeio varivel, somente os custos variveis da produo e os custos variveis da rea comercial, so levados para o custo do produto. Os custos fixos, so considerados diretamente como despesas do perodo, no sendo portanto includos como custo de produo dos bens ou servios. Vantagens na utilizao do custeio varivel. a) os custos fixos, por sua prpria natureza, existem independentemente da fabricao ou no de determinado produto. Os custos fixos podem ser encarados como encargos necessrios para que a empresa tenha condies de produzir.

Custeio Varivel / Marginal


b) Por no estarem vinculados a nenhum produto especfico, eles sempre so distribudos aos produtos por meio de critrios de rateio, que contm, em maior ou menor grau a arbitrariedade. c) Finalmente, o valor dos custos fixos a ser distribudos a cada unidade depende, alm de critrios de rateio, do volume de produo. Assim, qualquer deciso em base de custo deve levar em conta, tambm, o volume de produo. Pior que isso, o custo do produto pode variar em funo da variao da quantidade produzida de um outro produto.

Custeio Varivel / Marginal


Overhead Overhead o custo indireto apropriado aos produtos tendo como critrio de rateio a mo de obra produtiva. Esse critrio muito utilizado em empresas que tenham participao relevante da mo de obra no custo total de produo e pode ser feita por uma nica taxa aos produtos ou por meio da determinao de taxas especficas para cada centro de custo.

Separar Custos Fixos X Variveis


Custos gua e esgoto Aluguel do prdio da fbrica Depreciao das mquinas Energia Eltrica Manuteno e Limpeza Mo-de-obra Salrios e encargos dos supervisores da produo Treinamento da mo-de-obra Insumos Produto A Insumos Produto B Despesas Comerciais - Fixas Despesas Comerciais Variveis Despesas Administrativas $ 800 5.000 10.000 3.000 5.000 20.000 4.000 5.000 10,00 15,00 3.500,00 4.000,00 6.800,00 Tipo Fixo Fixo Varivel Varivel Fixo Varivel Fixo Fixo Varivel Varivel Fixo Varivel Fixo

Separar Custos Fixos X Variveis

Custos Fixos gua e esgoto Aluguel do prdio da fbrica Manuteno e Limpeza Salrios e encargos dos supervisores da produo Treinamento da mo-de-obra Despesas Comerciais - Fixas Despesas Administrativas

$ 800 5.000 5.000 4.000 5.000 3.500,00 6.800,00

Tipo Fixo Fixo Fixo Fixo Fixo Fixo Fixo

Separar dos Custos Variveis diretos x indiretos

Custos Variveis Depreciao das mquinas Energia Eltrica Mo-de-obra Insumos Produto A Insumos Produto B Despesas Comerciais Variveis

$ 10.000 3.000 20.000 10,00 15,00 4.000,00

Tipo Indireto Indireto Direto Direto Direto Indireto

Separar Custos Fixos X Variveis

Custos Variveis Depreciao das mquinas Energia Eltrica Despesas Comerciais Variveis Total Mo-de-obra Insumos Produto A Insumos Produto B

$ 10.000,00 3.000,00 4.000,00 17.000,00 20.000 10,00 15,00

Tipo Indireto Indireto Indireto Direto Direto Direto

Rateio da MOD
RATEIO DA MO-DE-OBRA > DIRETA 20.000,00 Estamparia Usinagem Retfica Montagem 2 5 10 15 4 8 12 10 6 13 22 25 606,06 1.212,12 1.515,15 2.424,24 3.030,30 3.636,36 4.545,45 3.030,30

Mo-de-obra Tempo Unit Prod A Prod B Total Mo Obra Direta Prod A Prod B

TOTAL 32 34 66 9.696,97 10.303,03 20.000,00

Apropriao dos custos ao produto

Produtos A B Total

Matrias Primas MOD 100.000,00 9.696,97 75.000,00 10.303,03 175.000,00 20.000,00

Custo Ind 8.242,42 8.757,58 17.000,00

Custo Total Custo Um 117.939,39 11,79 94.060,61 18,81 212.000,00

Obs: Custos Indiretos rateados com base no overhead

Custeio Direto - Puro


No custeio direto puro, considera-se somente os custos diretos, os custos indiretos so considerados como despesas no perodo.

Separar custos Diretos x Indiretos


Custos gua e esgoto Aluguel do prdio da fbrica Depreciao das mquinas Energia Eltrica Manuteno e Limpeza Mo-de-obra Salrios e encargos dos supervisores da produo Treinamento da mo-de-obra Insumos Produto A Insumos Produto B Despesas Comerciais - Fixas Despesas Comerciais Variveis Despesas Administrativas $ 800 5.000 10.000 3.000 5.000 20.000 4.000 5.000 10,00 15,00 3.500,00 4.000,00 6.800,00 Tipo Indireto Indireto Indireto Indireto Indireto Direto Indireto Indireto Direto Direto Indireto Indireto Indireto

Apropriao dos custos ao produto

Produtos A B Total

Matrias Primas 100.000,00 75.000,00 175.000,00

MOD Custo Total Custo UM 9.696,97 109.696,97 10,97 10.303,03 85.303,03 17,06 20.000,00

Custeio Padro
O Custeio Padro, um custo estabelecido pela empresa como meta para os produtos de sua linha de fabricao, levando em considerao as caractersticas tecnolgicas do processo produtivo de cada um, a quantidade e os preos dos insumos necessrios para a produo e o respectivo volume desde

Tipos de Custo-Padro 1) Ideal; 2) Estimado; 3) Corrente.

Custeio Padro
Custo Padro ideal um custo determinado da forma mais cientfica possvel pela Engenharia de Produo da empresa, dentro das condies ideais de qualidade dos materiais, de eficincia da mo-de-obra e com o mnimo de desperdcio de todos os insumos envolvidos. Pode ser considerado como uma meta de longo prazo da empresa. Custo Padro Estimado aquele determinado simplesmente atravs de uma projeo, para o futuro, de uma mdia dos custos observados no passado, sem qualquer preocupao de se avaliar se ocorreram ineficincias na produo. Custo Padro Corrente situa-se entre o ideal e o estimado. Ao contrrio deste ltimo, para fixar o corrente, a empresa deve proceder o estudo para uma avaliao da eficincia da produo.>

Custeio Padro
Por outro lado, ao contrrio do ideal, leva em considerao as deficincias que reconhecidamente existem mas que no podem ser sanadas pela empresa , pelo menos no curto e mdio prazo. Custo Real o custo efetivo incorrido pela empresa num determinado perodo.

Formas de Avaliao

CUSTOS (R$)
REAL PADRO

VARIAES (R$)
FAVORVEL DESFAVORVEL

123,00 128,00

100,000 150,00 22,00

23,00

Custos p/tomada de deciso

Absoro PROD A 13,16

Integral 14,12

Varivel 11,79

Direto Puro 10,97

Padro

PROD B

19,23

20,18

18,81

17,06

GASTOS RATEADOS

GASTOS GLOBAIS Custo Produo 52.800,00 Custo com Insumos 175.000,00 Despesas Comerciais 6.800,00 Despesas Administrativas 7.500,00 242.100,00

Custeio por Absoro


Prod A Prod B Quantidade 10.000 5.000 DRE Receita Venda Produto A Produto B ( - ) CPV Insumos PA Insumos PB GGF + MOD ( = ) Lucro Bruto ( - ) Despesas Comercial Administrativas Resultado Absoro 13,16 19,23 Valor Total 131.646,06 96.153,94 227.800,00

227.800,00 131.646,06 96.153,94 227.800,00 100.000,00 75.000,00 52.800,00 14.300,00 6.800,00 7.500,00 (14.300,00)

Custeio p/Absoro Integral


Prod A Prod B Quantidades 10.000 5.000 Integral Valor Total 14,12 141.200,00 20,18 100.900,00

DRE Receita Venda Produto A Produto B ( - ) CPV Insumos PA Insumos PB GGF + MOD ( = ) Lucro Bruto ( - ) Despesas Comercial Administrativas Resultado

242.100,00 141.200,00 100.900,00 227.800,00 100.000,00 75.000,00 52.800,00 14.300,00 14.300,00 6.800,00 7.500,00 -

Custeio Varivel
Prod A Prod B Quantidades Custeio Var. Valor Total 10.000 11,79 117.939,39 5.000 18,81 94.060,61 DRE Receita Venda Produto A Produto B ( - ) Custo Variveis Insumos PA Insumos PB CV + MOD ( = ) Margem de Contrib ( - ) Despesas Fixas Resultado

212.000,00 117.939,39 94.060,61 212.000,00 100.000,00 75.000,00 37.000,00 30.100,00 (30.100,00)

Custeio Direto - Puro


Prod A Prod B Quantidades 10.000 5.000 Direto Puro 10,97 17,06 Valor Total 109.700,00 85.300,00 195.000,00

DRE Receita Venda Produto A Produto B ( - ) Custo Diretos Insumos PA Insumos PB MOD ( = ) Margem de Contrib ( - ) D Fixas + Cindireto Resultado

195.000,00 109.700,00 85.300,00 195.000,00 100.000,00 75.000,00 20.000,00 47.100,00 (47.100,00)

Ponto de Equilbrio
O Ponto de Equilbrio (PEC), definido como o nvel de atividades necessrias para recuperar todas as despesas e custos de uma empresa. No PEC o Lucro Contbil igual a zero, portanto tem-se que: RT = (DT + CT) ou seja, o lucro ser igual a zero. > Despesas Totais = Despesas Fixas mas despesas variveis; > Custos Totais = Custos Fixos mais custos variveis.

Ponto de Equilbrio GRFICO DOS CUSTOS / DESP FIXAS

Ponto de Equilbrio GRFICO DOS CUSTOS / DESP VARIVEIS

Ponto de Equilbrio GRFICO DOS CUSTOS / DESP TOTAIS

Ponto de Equilbrio GRFICO DAS RECEITAS TOTAIS

Ponto de Equilbrio GRFICO COMPLETO

Ponto de Equilbrio

Lucro

RECEITAS TOTAIS
Receitas Totais Prejuzo

Ponto PONTO DE

Equilbrio EQUILBRIO

LUCRO

R Receitas Totais
PREJUZO

Custos / CUSTOS TOTAIS Desp ( CF Variveis + CV )


CUSTOS FIXOS

Custos/Desp Fixas

VOLUME Volume

Anlise do Ponto de Equilbrio


O PEC pode ser utilizado para: > determinar o nvel de atividades necessrias para cobrir todas as despesas e custos, tanto fixos quanto variveis; > avaliar a lucratividade associada aos diversos nveis possveis de vendas, Ou seja, aos vrios nveis possveis de atividades; > facilitar a anlise dos efeitos sobre a lucratividade decorrente de alteraes nas despesas e custos fixos e variveis, no volume de vendas, no preo de vendas e na distribuio relativa de linhas de produtos vendidos.

Clculo do Ponto de Equilbrio


O PEC pode ser pode ser calculado em quantidade ou em valor: 1) Clculo do PEC, em quantidade: PECq = Despesas Fixas Totais + Custos Fixos Margem de Contribuio Unitria Margem de Contribuio Unitria = Pvu Cvu Pvu = Preo de Venda Unitria Cvu = Custo variveis Unitrio

Clculo do Ponto de Equilbrio (QT)


Quantidades Custo Vu. Valor Total 10000 11,79 117.939,39 5000 18,81 94.060,61 15000 DRE Receita Venda Produto A Produto B ( - ) Custo Variveis Insumos PA Insumos PB CV + MOD ( = ) Margem de Contrib ( - ) Desp/ Custos Fixos Resultado Clculo Peq PVun A 13,50 PVun B 20,00 Cvu A Cvu B Mcu A Mcu B Peq A Peq B 11,79 18,81 1,71 1,19 11.761,99 8.446,43

212.000,00 117.939,39 94.060,61 212.000,00 100.000,00 75.000,00 37.000,00 30.100,00 (30.100,00)

Rateio 20.066,67 10.033,33 30.100,00

Clculo do Ponto de Equilbrio(QT)


DRE - Projetado Receita Venda Produto A Produto B ( - ) Custo Variveis Custos Variveis PA Custos Variveis PB ( = ) Margem de Contrib ( - ) Desp/ Custos Fixos Resultado Custos Variveis PA Custos Variveis PB 327.715,43 158.786,86 168.928,57 297.615,43 138.720,19 158.895,24 30.100,00 30.100,00 (0,00) = 11.761,99 * 11,79 = 8.446,43 * 18,81

Clculo do Ponto de Equilbrio(R$)

2) Clculo do PEC, em Valor PEC$ = Despesas Fixas Totais + Custos Fixos % Ccu Ccu = Custo Contribuio Unitrio Ccu = Ccu / Margem de Contribuio (Uni.)

Clculo do Ponto de Equilbrio(R$)


Quantidades 10000 5000 15000 DRE Receita Venda Produto A Produto B ( - ) Custo Variveis Insumos PA Insumos PB ( = ) Margem de Contrib ( - ) Desp/ Custos Fixos Resultado Custo Vu. Valor Total 11,79 117.939,39 18,81 94.060,61 Clculo Peq PVun A 13,50 PVun B 20,00 Cvu A Cvu B 327.715,43 158.786,86 168.928,57 297.615,43 138.720,19 158.895,24 30.100,00 30.100,00 0,00 Rateio 20.066,67 10.033,33 30.100,00 Mcu A Mcu B % Ccu A % Ccu B Peq $ A Peq $ B 11,79 18,81 1,71 1,19 12,64% 5,94% 158.786,86 168.928,57

Sistema de Custeio Baseado em Atividade ABC


No custeio baseado em atividade (ABC Activity Based Costing) um mtodo de custeio que procura reduzir sensivelmente as distores provocadas pelo rateio dos custos indiretos, discutidos anteriormente. O ABC pode ser aplicado, tambm aos custos diretos, principalmente mo-de-obra direta, e recomendvel que o seja, mas no haver, neste caso, diferenas significativas em relao aos chamados sistemas tradicionais. A diferena fundamental est no tratamento dado aos custos indiretos Com o avano tecnolgico e a crescente complexidade dos sistemas de produo, os custos indiretos vm aumentando continuamente, tanto em valore absolutos quanto em termos relativos.

Sistema de Custeio Baseado em Atividade ABC


Da a importncia de um tratamento adequado na alocao dos CIP aos produtos e servios, pois os mesmos graus de arbitrariedade e de subjetividade eventualmente tolerados no passado podem provocar hoje enormes distores nos custos dos produtos. A diferena fundamental do ABC para os demais sistemas de custeio, que este fundado na anlise das atividades desenvolvidas na empresa. A metodologia do custeio baseado em atividade parte do princpio de que todos os custo incorridos numa empresa acontecem na execuo de atividades como: - Contratar mo-de-obra; - comprar matria prima; - pagar salrios e fornecedores; - transportar mercadorias; - faturar e receber; etc.

Sistema de Custeio Baseado em Atividade ABC


A execuo de tais atividades que determina o consumo dos recursos da empresa, e portanto, dos custos de produo. Partindo desse pressuposto, so as atividades que devem estar sob cuidadosa observao e anlise pela Contabilidade Gerencial e de Custos. Dessa maneira, o ABC, diferencia-se do sistema de custo baseado em volume pela identificao que faz dos custos por atividades e da maneira como aloca os custos aos produtos pro meio de maior nmero de parmetros.

Sistema de Custeio Baseado em Atividade ABC


Conceitualmente, uma tcnica de controle e alocao de custos que permite: 1) identificar as atividades e os processos existentes nos setores produtivos de uma organizao industrial ou prestadora de servios; 2) identificar, analisar e controlar os custos envolvidos nessa atividades e processos; 3) atribuir os custos aos produtos, tendo como parmetro a utilizao dos direcionadores (ou geradores) de custos e de atividade.

Sistema de Custeio Baseado em Atividade ABC


Atividade qualquer evento que consome recursos da empresa. As atividades so necessrias para a concretizao dos processos. Ex: Cortar e dobrar as chapas; soldar; tornear peas; selecionar e contatar os fornecedores; digitar e enviar os pedidos de compras; emitir boletos ou carns, relacionar os inadimplentes. Processos conjunto de atividades logicamente relacionadas e coordenadas visando obteno de resultados, para as quais so consumidos recursos. Ex: processo de vendas; processo de escriturao fiscal; processo de pagamento e de cobrana.

Sistema de Custeio Baseado em Atividade ABC


Direcionadores (ou geradores) de custos parmetros de atividades, por meio dos quais so identificados e avaliados os recursos gastos na execuo de uma atividade. Ex: quantidade de horas mquinas necessrias para o beneficiamento de uma pea; quantidade de alunos de uma universidade; quantidade de requisies de matrias-primas. Direcionadores de atividade parmetros de atividades, mediante os quais so identificados e avaliadas as atividades consumidas no desenvolvimento de um processo. Ex: quantidade de peas estampadas; quantidades de matrias-primas consumidas no processo.

Sistema de Custeio Baseado em Atividade ABC


Vantagens do Custeio ABC O custeamento baseado em atividades, como instrumento de controle gerencial, apresenta diversas vantagens quando comparado com os critrios de custos tradicionais. Citam-se como exemplos as seguintes vantagens: 1) o sistema ABC somente utiliza critrios de rateio como ltima alternativa no que consiste na atribuio de gastos indiretos s atividades, ou seja, o critrio de rateio utilizado unicamente nos casos em que no for possvel a atribuio de custos para determinada atividade. 2) identifica os direcionadores de custos, o que facilita a identificao de custos desnecessrios, que no agregam valor.

Sistema de Custeio Baseado em Atividade ABC


Vantagens do Custeio ABC 3) atribui os custos indiretos aos produtos de maneira coerente com a utilizao de recursos consumidos para a execuo das necessrias atividades.

Custos e Estratgia

Custos e Estratgia

Ferramentas de Planejamento Estratgico

Curva de Aprendizagem. Ciclo de vida. Matriz BCG. Cinco foras de Porter. Sorriso: Custos versus Diferenciao Ferramentas de Planejamento Estratgico
Ferramentas de Planejamento Estratgico

Curva de Aprendizagem
Custo marginal cai com aumentos de produo
Volume 1 2 4 8 16 32 64 Custo
95,00

unidades Unitrio
Custo Unitrio ($)

100,00 80,00 64,00 51,20 40,96 32,77 26,21

70,00 45,00 20,00 0 20 40 60

Unidades produzidas

Ciclo de vida

Matriz BCG
Crescimento do Mercado

?
+ Participao da Empresa

Cinco foras de Porter


Concorrentes Potenciais
Ameaa de entrada de novos concorrentes

Fornecedores

Poder de barganha

Concorrentes

Poder de barganha

Compradores

Ameaa de substituio

Substitutos

Sorriso: Custos versus Diferenciao

ROI Diferenciao Custo

Share

Cadeia de Valor de Porter


Atividades de Suporte

Infra-estrutura da empresa Gerenciamento de RH Desenvolvimento de Tecnologia Suprimento


Logstica de fora para dentro Logstica de dentro para fora Marketing e Vendas Operaes Servio
M ar ge m
M m ge ar

Atividades Primrias

Formao de Preos

Preos

Formao de Preos

O sucesso empresarial pode no ser conseqncia da DECISO DE PREO. Contudo, o preo equivocado de um produto certamente o levar ao insucesso. E definir o valor de sua comercializao jamais poder realizar-se de forma cartesiana. (Sardinha, 1995: 01)

Objetivos dos Preos


Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possvel:
empresas buscam a perpetuidade; cuidados com preos de curto prazo para maximizar lucros;

Permitir a maximizao lucrativa da participao de mercado:


faturamento e lucros devem ser aumentados; efeitos negativos sobre os lucros : excesso de estoques, fluxo de caixa negativo de concorrncia agressiva, sazonalidade etc.

Maximizar a capacidade produtiva:


reduzir ociosidade e desperdcios operacionais; preos devem considerar a capacidade de atendimento aos clientes: clientes:
preos baixos podem ocasionar elevao de vendas e a nocapacidade da manuteno de qualidade do atendimento ou dos prazos de entrega; preos elevados reduzem vendas, podendo ocasionar ociosidade da estrutura de produo ou de pessoal;

Maximizar o capital empregado para perpetuar os negcios de modo autosustentado:


o retorno do capital d-se por lucros auferidos ao longo do tempo. Assim, somente por dmeio da correta fixao e mensurao dos preos de venda possvel assegurar o possvel correto retorno do investimento efetuado.

Mtodos de Formao de Preos


Custo pleno: preos estabelecidos com base nos custos plenos ou integrais (custos totais de produo, acrescidos das despesas de vendas, de administrao e da margem de lucro desejada). Custo de transformao: preos estabelecidos com base, apenas, nos custos de transformao, no considerando nos clculos os custos com materiais diretos.

Preo : Custo Pleno x Transformao


Componente Matrias-primas Custos de transformao Despesas de vendas e administrao Custo total de produo e venda Lucro sobre o custo integral (20%) Lucro sobre o custo de transf. (40 %) Preo de venda sugerido Blusa Pleno Transf 15,00 15,00 20,00 20,00 5,00 5,00 40,00 40,00 8,00 8,00 48,00 48,00 Saia Pleno Transf 5,00 5,00 30,00 30,00 6,00 6,00 41,00 41,00 8,20 12,00 49,20 53,00

O mtodo de custeio pleno remunera TODOS os recursos empregados no produto, inclusive os Materiais Diretos que no representam esforos da empresa. O mtodo do custo de transformao considera APENAS os esforos da empresa (MOD e CIF).

Custo Marginal
Similar ao custeio direto, apenas custos incrementais so considerados na formao de preos. Vantagens: a capacidade de produo instalada e projetada influencia os custos indiretos fixos, e no o nmero de unidades efetivamente fabricadas no perodo. Assim, os custos indiretos representam custos para criar a disponibilidade custos relacionados a estar pronto para produzir. Seriam incorridos independentemente do volume de produo no perodo; os ativos fixos geram custos medida em que se depreciam fato normalmente associado ao tempo e no ao volume produzido; a abordagem por contribuio est relacionada diretamente variao dos lucros em decorrncia das vendas, facilitando as
anlises.

Desvantagens do Custo Marginal


A longo prazo, as receitas obtidas pela empresa devem ser capazes de cobrir os custos integrais da empresa. A aceitao de novos pedidos relativos a preos estipulados com base nos custos marginais pode criar conflitos com consumidores tradicionais e/ou com o novo cliente no futuro. Corre-se o risco de, ao praticar preos menores para pedidos incrementais, provocar atos de retaliao de competidores, resultando na fixao de baixas margens para o produto. Nem sempre simples associar os custos incrementais aos novos pedidos. Os custos variveis nem sempre so iguais aos custos marginais ou incrementais alguns custos fixos poderiam se tornar variveis.

Das könnte Ihnen auch gefallen