Sie sind auf Seite 1von 15

Universidade do Vale do Itaja

Arquitetura e Urbanismo Prof. Mara Lcia Bueno

Gestalt do Objeto
Sistema de Leitura Visual da Forma Acadmica Giana cristina da Silva
Complementao de contedo - Comunicao Visual e Desenho Industrial

Gestalt do Objeto
Sistema de Leitura Visual da Forma
um livro que trata de como fazer a leitura visual da forma, a partir de fundamentaes cientfica e de psicologia perceptual da forma o autor expressa cada questo por meio de tpicos e imagens. A gestalt, aps diversas pesquisas, trata-se do fenmeno da percepo, atravs da interpretao do nosso crebro.

Psicologia Perceptual da Forma


Inico Efetivo: 1910 na Universidade de Frankfurt Porqu algumas formas agradam e outras no Oposio ao subjetivismo GESTALT:termo alemo que significa estrutura, figura, forma.

TEORIA GERAL DA GESTALT


A Gestalt afirma o princpio de que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relaes. Tal fato, contribui para alterar nossa percepo das coisas. Como nos fenmenos de iluso de ptica e, em outros exemplos, baseado em figuras geomtricas.

Gestalt do Objeto

Linhas inclinadas: absolutamente paralelas

Linhas horizontais: absolutamente paralelas.

Escola da gestalt
Crebro Retina Primeira Sensao >> forma

global e unificada

Organizaes >>

espontneas no arbitrrias independente da vontade e do aprendizado

Fenmeno Da Percepo Visual >> Foras Externas Foras Internas

Gestalt do Objeto

Os quadradinhos magentas ficam com tonalidades mais escuras dentro dos verdes e, mais claras, dentro dos quadradinhos brancos.

Sensao de Movimento

Leis da Gestalt
LEIS DA GESTALT
A Gestalt dividida em 8 leis: Unidade, Segregao, Unificao, Fechamento, Continuidade, Proximidade, Semelhana, Pregnncia da Forma. Unidade Uma unidade identificada em um nico elemento, que se encerra em si mesmo.

Segregao Percepo de formao de unidade(s) por


(por contraste) no campo visual ou na configurao

diferenas de estimulao do objeto.

Mais estimulao Mximo de contraste

Menos estimulao Mdio contraste

Nenhuma estimulao Nenhum contraste

Unificao A unificao consiste na igualdade ou semelhana dos estmulos, nela


se encontra harmonia e equilbrio nos objetos.

Leis da Gestalt
Fechamento O fechamento ocorre quando se estabelece uma formao nas unidades, ou
seja, obtm estrutural. a sensao de fechamento visual da forma pela sua continuidade

Continuidade A continuidade a tendncia dos elementos se acompanharem uns ao


outros, de maneira que permitam a continuidade de um movimento para uma direo j estabelecida.

Leis da Gestalt
Proximidade A proximidade ocorre quando os elementos que esto prximos entre si
tendem a ser vistos juntos, a proximidade e a semelhana so dois fatores que agem juntos.

Semelhana A semelhana estimulada pela igualdade da forma e da cor, o que desperta um agrupamento das unidades por partes semelhantes.

Proximidade e semelhana so fatores que geralmente agem em comum. Muitas vezes se reforam ou se enfraquecem mutuamente na formao de unidades ou na promoo de uma maior unificao da figura.

Leis da Gestalt
Pregnncia da Forma A pregnncia da forma uma das leis mais bsicas na gestalt, um objeto com alta pregnncia da forma tende a ser equilibrada, harmnica e homognea trazendo uma boa visualizao fazendo com que o espectador consiga entender a forma rapidamente sem problemas, um objeto com baixa pregnncia da forma faz com que se tenha mais trabalho para identificar as unidades no objeto.

Imposio funcional
Legibilidade Compreenso Mximo de Clareza possvel Alta pregnncia

No pode sucitar dvidas.

Conceituao da Forma
Aps as definies colocadas sobre a gestalt, ser colocado a conceituao da forma. A forma nada mais do que os limites exteriores da matria de que constitudo um corpo, a percepo da forma o resultado de uma interao entre o objeto fsico e o meio de luz agindo como transmissor de informao. A forma pode ser subdividida por: Ponto, Linha, Plano, Volume, Configurao Real e Configurao Esquemtica.

Ponto O ponto nada mais do que a unidade mais simples qualquer elemento que
funcione como um centro de atrao. Linha A linha a juno de vrios pontos, fazendo com que se possa se criar um elemento. Plano O plano e a sucesso de vrias linhas, criando assim duas dimenses: A largura e o comprimento. Volume O volume definido por uma projeo tridimensional, pode se ter uma sensao de volume a partir da iluminao, da sombra, do brilho, textura, etc. Configurao Real a representao real de objetos e coisas utilizando os limites reais a partir de pontos, linhas, planos e volumes, por meio de fotografias, ilustraes, gravuras, e pinturas. Configurao Esquemtica a representao do objetos, por meio de sombras, manchas, chapado, trao, linha de contorno, silhueta, etc.

Categorias Conceituais
Fundamentais
Esta categoria tem finalidade de darem mais embasamento e consistncia as leis da Gestalt, so elas: Harmonia A harmonia a disposio formal bem organizada entre todos os elementos do objeto, trazendo regularidade de forma simples e clara. A harmonia por ordem traz uniformidade entre as unidades e a harmonia por regularidade traz elementos absolutamente nivelados em termos de equilbrio visual. Desarmonia Podemos chamar do processo oposto a harmonia, os elementos se tornam desordenados produzindo discordncias, tendem a serem irregulares no tendo nivelamento e inconstncia formal. Equilbrio O equilbrio acontece quando as foras agem ao mesmo tempo sobre ambos os lados dos elementos, trazendo a sensao de que os dois lados de um objeto so iguais ou que so compensados mutuamente. O equilbrio pode ser compensado por pesos ou pela sua direo que podem ser iguais, ou que balanceiam. O equilbrio pode ser simtrico, ou seja, um equilbrio axial que pode acontecer em um ou mais eixos, nas posies horizontal, vertical, diagonal ou de qualquer inclinao. E tambm pode ser assimtrico, nenhum de seus lados opostos so iguais. Desequilbrio o oposto do equilbrio, quando as foras que agem sobre os corpo no consegue equilibrar-se. Este estado pode trazer uma certa ateno ao observador, chamando a ateno ou at o inquietando. Contraste O contraste tem uma grande importncia, onde atravs da luz ou de sua ausncia, traz as formas dos objetos. A partir de diferentes cores tambm pode se notar o contraste realando ou no diversos elementos. O contraste tambm pode ser vertical ou horizontal, pode ser a partir de movimentos e dinamismo.

Categorias Conceituais
Tcnicas Visuais Aplicadas
Tcnicas visuais aplicadas tm como finalidade fornecer subsdios valiosos para o procedimento criativo no desenvolvimento de projetos de qualquer natureza. Essas tcnicas so divididas em: Clareza Onde a uma visualizao bem organizada, unificada, harmoniosa e equilibrada. O objeto pode ter uma estrutura simples, ou complexa. Simplicidade Ela livre de complicaes, traz harmonia e unificao, normalmente traz baixo numero de informaes ou unidade visuais. Minimidade uma tcnica econmica, onde h pouqussimos elementos em sua composio. Complexidade Oposto do conceito de simplicidade, a complexidade tende a ter muitas unidades em sua composio, e dificulta a sua leitura rpida. Profuso A tcnica de profuso esta ligada, ao poder da riqueza, estilos formais gticos, barroco, art dco e similares. Ela associada ao fator da complexidade. Coerncia Caracteriza por uma organizao visual integrada, equilibrada e harmoniosa em relao ao seu todo. Incoerncia o oposto da coerncia, a sua organizao visual distinta e contraditria, os objetos apresentam desarmoniosos e desintegrados. Exagerao A exagerao traz uma expresso visual intensa e amplificada, onde traz um enorme foco de atrao em algum elemento no seu todo. Arredondamento Caracteriza pela suavidade, delicadeza e a maciez que as formas transmitem. O arredondamento esta ligado a continuidade fazendo com que os olhos percorrem de maneira tranqila a configurao do objeto.

Categorias Conceituais
Transparncia Fsica A transparncia caracteriza-se por objetos sobrepostos e
que pode se ver atravs deles, a visualizao pode ser parcial ou total. Transparncia Sensorial Neste caso a transparncia passa um sensao muito prxima da realidade dos objetos visualizados. produzido por uso de tcnicas tradicionais e computacionais. Opacidade Esta tcnica o oposto da transparncia nela no se pode visualizar o que esta por trs do objeto sobreposto. Redundncia A redundncia se resume basicamente por excesso de elementos iguais, muitas vezes at suprfluos. Ambigidade Esta tcnica produz efeitos interessantes, pois mostra um nico objeto com interpretaes diferentes daquilo que visto. Espontaneidade uma tcnica no premeditada, instintiva, no h nenhum planejamento para sua realizao. Aleatoriedade uma tcnica que faz com que os elementos sejam dispostos de um modo no seqencial, algo casual ou acidental. Fragmentao Esta tcnica se caracteriza por uma organizao formal decomposta, as unidades esto separadas entre si. Sutileza uma tcnica de forma elegante e grcil que reflete bom gosto. Diluio A tcnica de diluio no se associa a preciso e a nitidez da forma. Pode se passar sensaes de calor humano, sonho, iluso e outros sentimentos. Distoro Se caracteriza por deformao, mudanas de sentido ou ainda por diferenas de ampliao. Esta tcnica bem manejada produz efeitos plsticos muito intensos.

Categorias Conceituais
Profundidade
A profundidade se caracteriza principalmente nas variaes de imagens retilneas, provocando um percepo de profundidade ou de distancia. Superficialidade Essa tcnica se caracteriza por elementos bidimensionais e chapados. Ela o contrario da tcnica de profundidade. Seqencialidade Essa tcnica se aplica a uma organizao de unidade de um modo que fiquem continuas, trazendo harmonia e equilbrio. Sobreposio uma tcnica que trs por caractersticas objetos um em cima dos outros, que podem ser opacos, translcidos ou transparentes. Ajuste ptico O ajuste ptico funciona como um refinamento no trato da forma e do objeto, tem como pressuposto bsico o equilbrio e a harmonia visual. Rudo Visual O rudo visual acontece quando existe uma interferncia ou at mesmo algo inesperado que atrapalha um pouco a harmonia visual do objeto. Mas o rudo visual tambm pode ser til utilizando-o de uma maneira inteligente.

Das könnte Ihnen auch gefallen