Sie sind auf Seite 1von 5

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA INSTRUONORMATIVAN009,de15demaiode2002.

Regulamenta os procedimentos de gestoderecursosfinanceiros,controleinterno e prestao de contas de convnios das UnidadesEscolareseoutrasobrigaes.

A SECRETRIA DA EDUCAO E CULTURA, no uso de suas atribuieseconsoanteodispostonoart.42,1,incisoII,daConstituiodoEstado, resolve: Art.1vedadoaoDiretoracrescentaraoservidorqueestejamodulado na funo de Coordenador Administrativo Financeiro outras atribuies diferentes daquelasquelheforamconferidas. Art. 2 vedada, sem prvia autorizao da Secretriada Educao e Cultura,asubstituiodeservidormoduladonafunodeCoordenadorAdministrativo Financeiro. Art.3Ficaobrigado,oDiretor,aimplantaroControledeAlmoxarifado, comregistroatualizadodasentradasesadasdeprodutos,sobpenadedevoluode recursos,almdeoutraspenalidadescabveis. Art. 4 vedado qualquer pagamento com multa. Quando efetuado, o mesmo ser restitudo com recursos prprios, conta da Associao e/ou em outro caso,contadeorigemdorecurso. Art. 5 Fica obrigado o Diretor, a implantar o controle de ligaes interurbanas, celulares, facsmile e internet, conforme Anexo nico a esta Instruo Normativa. Art.6Noserpermitido,emhiptesealguma,efetuarpagamentossem oacompanhamentosimultneodedocumentosdedespesascorrespondentes. Art. 7 obrigatria a escriturao fiscal de toda e qualquer receita e despesa da Associao, relativas a recursos estaduais, federais, de vendas "autorizadas" de materiais provenientes de desmontes para reformas de escolas, de taxas oriundas de concesso de funcionamento de cantinas, conforme Instruo Normativa n 010, de12 de novembro de 2001, e de emprstimos das dependncias das unidades escolares, conforme Instruo Normativa n 003, de 26 de maro de 2002,dentreoutras. Art. 8 obrigatria a publicao, no mural da unidade escolar, de relatriodescritivo,contendoosvaloresdosrecursosfinanceirosrecebidoseaplicados no ms,conforme previsto noestatutoda Associao.A omisso deste procedimento caracterizarocultaodefatos,ficandooDiretorsujeitospenalidadesaplicveis.

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA

Art.9vedadaarealizaodedespesassemrecursosdisponveisem caixa,ficandoosautoresresponsabilizadospeloprocedimentoinadequadoesujeitos penalidadesaplicveis. Pargrafo nico. As despesas com energia eltrica, gua e telefone serodeinteiraresponsabilidadedaunidadeexecutora. Art. 10. So impedidos de atestar recebimento de materiais e servios prestados, o Presidente da Associao, o Tesoureiro e membros do Conselho Fiscal, devendo para tanto, ser nomeado pela associao, atravs de Portaria com homologao do Delegado Regional de Ensino, no mnimo, 3 (trs) servidores, preferencialmente,efetivos. Pargrafo nico. Os servidores nomeados devero estar aptos para efetuar as conferncias dos bens e servios entregues, cabendolhes responder solidariamentepelorecebimentoindevidooufaltaderecebimento. Art. 11. A unidade executora dever planejar as viagens de forma que atendaaodispostonaInstruoNormativan008,de15demaiode2002. Pargrafo nico. As despesas relativas aos deslocamentos extraordinrios, naforma dosincisos de IVaVI,doart.1, daInstruoNormativan 008,de15demaiode2002,deveroviracompanhadasdajustificativaedodeacordo doDelegadoRegionaldeEnsinooudoDiretordaunidadeescolar. Art.12.vedadaadevoluoderecursosdosconvniosfederaise/ou contrapartida do Estado, ficando o responsvel sujeito ao ressarcimento do valor correspondente, ressalvadososcasosdedevoluesabaixodeR$5,00(cincoreais), quando no for possvel consumir esta importncia no fechamento de aquisies de materiaisouservios,precedidosdadevidajustificativa. Art. 13. vedada a antecipao de gastos com despesas de custeio, utilizandorecursosdecapitaleviceversa,paraposteriorcompensao. Art.14.vedadaautilizaoderecursosdoPlanodeDesenvolvimento da Escola PDE em despesas de manuteno, sob pena de responsabilizao do Diretorcomoressarcimentodaimportnciacorrespondente. Art. 15. Fica a Associao obrigada a firmar contrato de prestao de servios contbeis, devendo constar clusulas que contemplem, como obrigao do contratado,osseguintesitens: I escriturar todas as receitas e despesas da Associao, previstas no Art.6destaInstruoNormativa

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA IIefetuardeclaraodeImpostodeRendadaAssociao,GFIP,DIRF eRAIS III emitir comprovantes de Rendimentos Pagos e de Reteno de ImpostodeRendanaFontee,ainda,assinarrelatriosdeprestaodecontas IV escriturar, mensalmente, as despesas e devolver os respectivos documentos,Associao,at10(dez)diasapsorecebimento Vrepassar,mensalmente,Associao,atodia15domsseguinte, demonstrativodeescrituraodasreceitasedespesasocorridasnomsanterior VI repassar Associao, at o dia 28 de fevereiro do exerccio seguinte,demonstrativocontbil,consolidado,doexerccioanterior VIIapresentaraDeclaraodeHabilitaoProfissional,fornecidapelo ConselhoRegionaldeContabilidade. Art. 16. Sero responsabilizados, o Presidente da Associao e, nos casos em que houver, o Coordenador Administrativo Financeiro, que no enviar ao Contador os documentos de despesas do ms anterior, at o dia 5 do ms seguinte paraodevidoregistrocontbil. Art. 17. A prestao de contas trimestral de que trata o convnio do ProgramaEscolaComunitriadeGestoCompartilhadadeverserentregueatodia 10domssubseqenteaotrimestreaqueserefira,DelegaciaRegionaldeEnsino, contendoosseguintesdocumentos: Iofciodeencaminhamento IIdeclaraodoConselhoFiscal IIIrelatriodeExecuodaReceitaeDespesa IVrelaodepagamentos Vrelaodebens VIconciliaobancria,quandoforocaso VIIextratobancriocompletoreferenteaoperodo VIIIextratodeRendimentodeAplicaoFinanceira,quandoforocaso.

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA 1Osdocumentosapresentadosdeveroseranalisadosecontrolados pela equipe tcnica da Coordenadoria de Administrao e Finanas da Delegacia RegionaldeEnsino. 2 Fica definido o prazo de 15 (quinze) dias, contados do trmino de cada trimestre, para que a Delegacia Regional de Ensino encaminhe Gerncia de PrestaodeContas,nestaSecretaria,boletimdemonstrativodasUnidadesExecutoras adimplents e inadimplentes, conquanto a prestao de contas trimestral, conforme modeloaneexoaoOF/SEDUC/GASEC/N2210,de15deabrilde2002. 3 As prestaes de contas do Programa Nacional de Alimentao EscolarPNAE,continuaroaserprocessadasacadaparceladerecursosfinanceiros liberados.Aentregadaprestaodaltimaparcelaliberadanoexerccioanteriordeve ocorreratodia15dejaneirodoexerccioseguinte. Art.18.AprestaodecontasanualconsolidadadosProgramas:Escola Comunitria de Gesto Compartilhada e Dinheiro Direto na Escola PDDE devero, obrigatoriamente, ser concludas em 31 de dezembro de cada exerccio, e encaminhadas Delegacia Regional de Ensino, impreterivelmente, at o dia 15 de janeirodoexerccioseguinte. Pargrafo nico. As prestaes de contas de recursos do MEC/Projeto FUNDESCOLA, oriundos dos Programas: Melhoria da Escola PME, Adequao de Prdios Escolares PAPE, bem como do Projeto Alvorada e do Programa de Descentralizao de Obras, devero ser entregues na data prevista nos termos pactuadosemconvnio. Art. 19. Fica sujeita Tomada de Contas Especial, com conseqente ProcessodeSindicncia,aUnidadeExecutoraquedeixardeentregarasprestaesde contasnosprazos determinadosnoart. 17 eseus pargrafos 2e 3 eart.18,desta InstruoNormativa. Art. 20. A Unidade Executora que deixar de cumprir as Diligncias de PrestaodeContas,bemcomoasDilignciasemitidasemfunodefiscalizaesno prazo determinado, fica sujeita abertura de Processo de Sindicncia ou Administrativo, pelo atraso no envio dos documentos, aps 10 (dez) dias corridos da datadovencimento. Art. 21. So responsveis solidrios, para efeitos de sanes legais, o Diretor, o Presidente, o Tesoureiro, os membros do Conselho Fiscal, o Coordenador Administrativo Financeiro da Escola e da Delegacia Regional de Ensino, o Delegado Regional de Ensino e o Supervisor Tcnico de Qualidade, salvo aquele que tiver se manifestadoporescrito,contrrioaoatojulgado. Art.22.EstaInstruoNormativaentraemvigorapartirdestadata. PUBLIQUESE. Palmas,15demaiode2002. MARIAAUXILIADORASEABRAREZENDE SecretriadaEducaoeCultura

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA

ANEXONICOINSTRUONORMATIVAN009,DE15DEMAIODE2002.

UNIDADE: DATA: CONTROLEDEUSODETELEFONE

NOMEDOUSURIO

NCHAMADA SITE/EMAIL

DESTINO CIDADE/UF

DURAO INCIO/TRMINO

ASSUNTO

ASSINATURA

ResponsvelpeloTelefone/Internet:____________________________

Das könnte Ihnen auch gefallen