Sie sind auf Seite 1von 35

Sensores pticos Sries SOEL/SOEG/SOEC

13038350

Info 316

Sensores pticos

A nova gerao de sensores pticos combina as pequenas dimenses com a mxima funcionalidade e confiabilidade - seja para aplicaes convencional ou para casos especficos, como por exemplo, reconhecimento de cores ou medio de distncia utilizando lasers. Alm disso, a extensa linha de produtos com diversos formatos e materiais oferece uma excelente relao custo/benefcio. Compacto e com alta performance Dimenses significativamente reduzidas. O SOEG-RT e o sensor de cores SOEC-RT-Q50 so, os menores de sua categoria. So confiveis e incluem todas as importantes funes.

Simples e confivel Para produtividade mxima: a parte interna sensitiva dos sensores possui um resistente corpo, geralmente com classe de proteo IP67. A funo teach-in contida em muitos sensores assegura que voc pode comear a trabalhar rapidamente. Eles so fceis de usar. Inovao e tecnologia Compra simples, instalao rpida, operao confivel: SOE a inovao tecnolgica, a economia de espao e a excelente relao custo/benefcio se encontram nessa linha.

Festo Br.

Sempre a opo certa. Sensores pticos SOE

Compactos e robustos

Potentes e confiveis

Econmicos

Sensores pticos: Versteis e eficientes

Vantagens que voc percebe: SOE, um sensor para cada aplicao.

Vantagens para projetos Compactos e robustos IP67 para aplicaes em reas crticas; Tamanho compacto para utilizao em espaos reduzidos; Para aplicaes dinmicas, para conseguir o mximo de produtividade; Diversas possibilidades de montagem. Instalao fcil graas a sua construo simplificada e a funo Teach-In; Deteco confivel de peas mesmo em grandes distncias; Deteco confivel de peas muito pequenas e de diversas formas e materiais. Instale-os e esquea-os; Desde verses padres at verses especficas, por exemplo, deteco de cor; Todas as funes em sensores compactos para que as mquinas possam ser menores.

Vantagens para compra Maior produtividade das mquinas; IP67 para uma maior vida til.

Confiveis e simples

Sua utilizao simples permite ganho tempo na instalao; Funo Teach-In para instalaes simplificadas.

Economia

Um padro mundial; Facilidade de compra atravs de um nico fornecedor.

Festo Br.

Sensores pticos SOE


Dados principais Mtodo de medio Sensores de barreira de luz No sensor de barreira de luz o emissor e o receptor esto montados em corpos separados. Estes corpos devem ser alinhados frontalmente de tal forma que a luz gerada pelo emissor chegue ao receptor. O objeto detectado deve interromper o feixe de luz ativando o sensor. Uma caracterstica marcante deste tipo de sensor que as distncias sensoras so muito maiores que o normal. Funes de comutao Ativao no escuro A funo de ativao no escuro significa que a sada do sensor ativada quando o receptor no recebe luz.

Sensores retro-reflexivos Nestes sensores o emissor e o receptor esto no mesmo corpo. A luz emitida refletida de volta para o sensor atravs de um anteparo refletor, a comutao do sensor ocorre quando o objeto interrompe o feixe de luz.

Sensores difusos Os sensores difusos apresentam emissor e receptor montados no mesmo corpo e detectam a luz refletida pela pea, por isso no necessrio um anteparo refletor. Estes sensores, devido simplicidade de montagem, so amplamente utilizados nas aplicaes de deteco pticas, porm, de acordo com as formas e diferentes cores de objetos, ocorre uma variao do reflexo.

Ativao na luz A funo de ativao na luz significa que a sada do sensor ativada quando o receptor recebe luz.

Conexo Conexo em paralelo possvel ligar sensores em paralelo para realizar funes lgicas. Conexo em srie A carga acionada quando todos os sensores conectados em srie so acionados.

-H-

Importante

O nmero de sensores que podem ser ligados em srie limitado por dois fatores: a queda de tenso e a corrente mxima de sada. As correntes inversas se somam resultando numa queda de tenso.

Sadas eltricas Conexo PNP O mdulo de sada possui um transistor PNP que conecta a carga a tenso de funcionamento positiva (+UB). A carga conectada entre a sada do sensor (A), fio preto e o potencial negativo (0 V), fio azul.

Conexo NPN Os sensores com sada NPN so utilizados para comutar a carga ao potencial negativo. O mdulo de sada possui um transistor NPN que conecta a carga ao terra (0 V). A carga conectada entre a sada do sensor (A) e a tenso de funcionamento positiva (+UB), fio marrom.
Histerese de comutao Reserva funcional Nvel de recepo

Last

Last

Reserva funcional uma medida do excedente de luz que chega a superfcie do sensor e processada por ele. A reserva funcional pode diminuir no decorrer do tempo devido ao envelhecimento do diodo, fazendo o sensor perder confiabilidade. Alguns sensores esto equipados com um segundo LED que acende se apenas 80% da distncia sensora pode ser utilizada. Outros sensores tm um diodo amarelo que pisca ou um diodo vermelho que acende quando a reserva funcional insuficiente. Deste modo possvel saber quando o sensor no mais confivel.

Reserva funcional

Sada

Histerese de comutao Histerese a diferena entre o ponto de ativao do sensor na aproximao e a desativao do mesmo no afastamento do objeto sensoreado. Este dado fornecido em porcentagem da distncia de acionamento nominal. A histerese uma caracterstica dos sensores por reflexo difusa. Para os sensores por retro-reflexo e barreira de luz o conceito de histerese s se aplica para aproximaes laterais. Na prtica a histerese desprezvel para estes tipos de sensores.

Ligado Nvel de recepo Histerese de comutao

Desligado

Sada

Festo Br.

Sensores pticos SOE


Dados principais Distancia de trabalho A distncia de trabalho a mxima distncia possvel entre o emissor e o Refletor Os sensores de barreira de reflexo tm filtros polarizados por tanto s reagem luz refletida por refletores especiais. Esses refletores funcionam segundo o princpio de espelhos triplos. A seleo dos refletores em cada caso depende do alcance necessrio e do espao disponvel para montagem. receptor (barreiras de luz) ou entre o emissor e a pea, no caso de modelos difusos. O potencimetro deve estar selecionado em MAX e deve utilizar o refletor especfico para o caso.

Fibra ptica O cabo de fibra ptica consiste em um conjunto de fibras de vidro ou de uma ou mais fibras de plstico. A fibra ptica transmite a luz de um lugar a outro mesmo que para isso o cabo possua curvas, este fenmeno possvel graas reflexo total. Laser Os modelos laser possuem um feixe de luz mais fino e direcionado, o que resulta em um aumento de preciso e alcance na deteco de objetos de diferentes tamanhos e formatos. Todos os componentes do laser utilizado pela Festo possuem classe de proteo 2 segundo NE 60825-1/94 Entrada de teste O emissor de uma barreira de luz unidirecional dispe de uma entrada de teste que permite conectar ou Montagem de sensor Os sensores pticos devem ser montados a uma distncia mnima entre si para que no ocorram Orientao para montagem Sensores de barreira de luz Em primeiro lugar, montar o receptor na posio correta; Em seguida, direcionar o emissor com maior preciso possvel ao receptor. interferncias entre eles. Essa distncia varia de acordo com a sensibilidade ajustada para cada aplicao. No caso das fibras pticas, a distncia depende especialmente do tipo de fibra. Por isso no possvel fornecer dados que tenham validade em todos os casos. desconectar a luz do mesmo. Para efetuar um controle confivel do funcionamento da barreira, pode ativar-se periodicamente a entrada de teste para controlar o bom funcionamento da unidade receptora. A reflexo total ocorre sempre que a luz proveniente de um material que tem um ndice de refrao maior incide sobre um meio com ndice de refrao menor, sendo seu ngulo de incidncia menor que o ngulo limite da refrao total. Laser classe de proteo 2 Rendimento mximo de irradiao 1mW (cw). (cw=contnuos wave, onda contnua); Irradiao somente no espectro visvel; Devido ao elevado grau de intensidade da luz, o olho humano se protege fechando as plpebras em movimento de reflexo ( 0,25s); Os sensores devem possuir adesivos de advertncia contra raios laser; No necessrio utilizar equipamentos de proteo; No necessria a presena de um encarregado oficial de proteo, contra laser, na planta; Os lasers de classe 2 so completamente inofensivos, por isso, podem ser utilizados sem adotar medidas de segurana. As fibras pticas so constitudas de um ncleo (com maior ndice de refrao) e uma capa exterior (com menor ndice de refrao). A luz refletida constantemente no ncleo, por isso capaz de seguir as curvas das fibras.
Capa exterior (maior ndice de refrao) Refrao total

Ncleo (menor ndice de refrao)

Sensores retro- reflexivos Em primeiro lugar, montar o refletor na posio correta; Cobrir o refletor de modo que somente o centro fique visvel (25% da superfcie total); Montar a barreira de luz de reflexo de maneira que ocorra uma deteco segura; Por fim, retirar a cobertura do refletor.

Sensores difusos Orientar o refletor na direo do objeto que deseja detectar de modo que a deteco seja segura; Para isto, necessrio que esteja ativada a funo de reserva.

Festo Br.

Sensores pticos SOE


Viso geral da linha Sensor Sensor difuso SOEG-RT cilndricos SOEG-RT retangulares Sensor difuso com feixe de luz cilndrico SOEG-RTZ SOEG RTZ Sensor difuso para medio de distncia SOEG-RTD SOEG RTD Sensor difuso com supresso de fundo SOEG-RTH il d i SOEG RTH cilndricos SOEG-RTH SOEG RTH retangulares l Sensor retro-reflexivo SOEG-RSP il d i SOEG RSP cilndricos SOEG-RSP SOEG RSP retangulares g l Sensores de barreira SOEG-S/E SOEG S/E cilndricos SOEG-S/E SOEG S/E retangulares Sensor de fibra ptica SOEG-L SOEG L Cabos de fibra ptica e acessrios LLK/LLG Sensor difuso a laser SOEL-RT SOEL SO RT Sensor difuso a laser com medio de distncia SOEL-RTD SOEL RTD Sensor difuso a laser com supresso de fundo SOEL-RTH SOEL RTH Sensor difuso a laser com luz polarizada SOEL-RSP SOEL RSP Sensor de cor SOEC-RT Acessrios Refletores Fixao para montagem Cabos pgina 8 10 11 12 13 14 16 6 18 21 22 24 25 26 27 28 29 9 30 31 32 33

Festo Br.

Sensores pticos SOE


Chave de cdigo SOE Tipo SOE Construo G L C Funo RT RSP S E L RTH RTZ RTD RSG Design 4 M5 M12 M18 M18W Q20 Q30 Q50 Sada PS NS PA NA PP NP PU PNP, contato normalmente aberto NPN, contato normalmente aberto PNP, antivalente NPN, antivalente PNP, ajustvel NPN, ajustvel Analgico 0 10 V Cilndrico, 4mm Cilndrico, M5 Cilndrico, M12 Cilndrico, M18, sada do feixe reta Cilndrico, M18, sada do feixe angular Formato retangular, 20x32x12 mm Formato retangular, 30x30x15 mm Formato retangular, 50x50x17 mm Sensor difuso Sensor retro-reflexivo com luz polarizada Sensor emissor de feixe de luz Sensor receptor de feixe de luz Sensor de fibra ptica Sensor difuso com supresso de fundo Sensor difuso com feixe de luz cilndrico Sensor de distncia Sensor retro-relexivo para objetos transparentes Sensor padro Sensor laser Sensor de cores Sensor ptico G RSP Q20 PP K 2L TI

Conexo eltrica K S Display L 2L 3L 7L Opes TI Design padro Teach-In por meio de um boto e via conexo eltrica 1 LED 2 LEDs 3 LEDs 7 LEDs Cabo Conector

Festo Br.

Sensores difusos SOEG-RT


Informaes para pedido e dados tcnicos Funo Sada do feixe reta ou angular Formato cilndrico Dimenses: 4 mm, M5, M12 e M18

PNP, contato normalmente aberto, exemplo: com conector

NPN, contato normalmente aberto, exemplo: com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

4 mm -V-

M5 -V-

M12

M18, reto

M18, angular -V-

[mm]

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel

[C] [C]

Sensores difusos Posio Infra-vermelha 50 0 200 Potencimetro LED amarelo PNP ou NPN M8x1, 3 pinos M12x1, 3 pinos 3 fios 2,5 10 30 250 100 200 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 IP65 0 55 5 +55 0 55 5 +55

0 430

Vermelha 0 600

10 36 1000

IP67 25 +55 5 +50

Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe 4 mm Reta

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 671 537 673 537 674 537 676 537 677 537 679 537 680 537 682 165 338 165 339 165 336 165 337 165 342 165 343 165 340 165 341 537 701 537 702 537 717 537 718

Tipo p SOEG-RT-4-PS-K-L -VSOEG-RT-4-PS-S-L -VSOEG-RT-4-NS-K-L -VSOEG-RT-4-NS-S-L -VSOEG-RT-M5-PS-K-L -VSOEG-RT-M5-PS-S-L -VSOEG-RT-M5-NS-K-L -VSOEG-RT-M5-NS-S-L -VSOEG-RT-M12-PS-K-L SOEG-RT-M12-PS-S-L SOEG-RT-M12-NS-K-L SOEG-RT-M12-NS-S-L SOEG-RT-M18-PS-K-L SOEG-RT-M18-PS-S-L SOEG-RT-M18-NS-K-L SOEG-RT-M18-NS-S-L SOEG-RT-M18W-PS-K-2L -VSOEG-RT-M18W-PS-S-2L -VSOEG-RT-M18W-NS-K-2L -VSOEG-RT-M18W-NS-S-2L -V-

NPN M5 5 PNP NPN M12 PNP NPN M18 PNP NPN Angular g PNP NPN
-V- Novidade

Festo Br.

Sensores difusos SOEG-RT


Dimenses Dimenses 4 mm Cabo

Conector

M5 Cabo

Conector

M12 Cabo

Conector

M18, sada do feixe reta Cabo

Conector

M18, sada do feixe angular Cabo

Conector

1 2 3 4 5

Cabo de conexo LED Potencimetro Sada de luz Conector ajustvel para conector com cabo
9

Festo Br.

Sensores difusos SOEG-RT


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Sada do feixe reta Formato retangular Dimenses: 20x32x12 e 30x30x15 mm

exemplo: 20x32x12 mm PNP, ajustvel, com conector

exemplo: 30x30x15 mm, PNP, Contato normalmente aberto, com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

20x32x12 mm -VSensores difusos Posio Vermelha 10 300 Teach-In por boto e por conexo eltrica LED amarelo PNP ou NPN M8x1, 4 pinos 4 fios 2 10 30 1000 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 20 +60 5 +60

30x30x15 mm

[mm]

Infra-vermelha 0 600 Potencimetro

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe 20x32x12 mm 3 Reta

M8x1, 3 pinos 3 fios 2,5

200 IP65 25 +55 5 +55

[C] [C]

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 732 537 731 537 734 537 733 165 350 165 351 165 348 165 349

Tipo p SOEG-RT-Q20-PP-K-2L-TI -VSOEG-RT-Q20-PP-S-2L-TI -VSOEG-RT-Q20-NP-K-2L-TI -VSOEG-RT-Q20-NP-S-2L-TI -VSOEG-RT-Q30-PS-K-2L SOEG-RT-Q30-PS-S-2L SOEG-RT-Q30-NS-K-2L SOEG-RT-Q30-NS-S-2L

NPN 3 3 5 30x30x15 mm PNP NPN Dimenses 20x32x12 mm Cabo

Conector

30x30x15 mm Cabo
9 7 8

Conector
9 7 8

-V- Novidade

1 Cabo de conexo 2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8- t b SIM M8 3 Orifcios de montagem 4 Teach-In

5 6 7 8 9

Receptor Emissor Potencimetro P t i t LED Centro do feixe ptico


Festo Br.

10

Sensores difusos SOEG-RTZ


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Feixe de luz cilndrico Sada do feixe reta Formato cilndrico Dimenses: 4 mm e M5

PNP, contato normalmente aberto

NPN, contato normalmente aberto

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora [mm] Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica Cabo Comprimento do cabo [m] Tenso de operao [V cc] Freqncia mxima [Hz] Corrente mxima de sada [mA] Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho [C]

4 mm -VSensores difusos com feixe de luz cilndrico Posio Infra-vermelha 10 LED amarelo PNP ou NPN 3 fios 2,5 10 30 250 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 0 +55

M5 -V-

Infra-vermelha 10

Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe 4 mm M5 5 Reta

Sada PNP NPN PNP NPN

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 672 537 675 537 678 537 681

Tipo SOEG-RTZ-4-PS-K-L -VSOEG-RTZ-4-NS-K-L -VSOEG-RTZ-M5-PS-K-L -VSOEG-RTZ-M5-NS-K-L -V-

Dimenses 4 mm

M5

1 Cabo de conexo 2 LED 3 Sada de luz


-V- Novidade

Festo Br.

11

Sensores difusos SOEG-RTD


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Sensor para medio de distncia Sada do feixe reta Formato retangular Dimenses: 20x32x12 mm

PNP e sada analgica com cabo

PNP e sada analgica com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada analgica Sada Conexo eltrica

20x32x12 mm -VSensores difusos para medio de distncia Distncia Vermelha 20 80 Teach-In por boto ou por conexo eltrica LED amarelo 0 10 PNP M8x1, 4 pinos 4 fios 2 15 30 200 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 0 60

[mm]

[V] Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho Curva de resposta

[C]

U [V]

s [mm] Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe 20x32x12 mm 3 Reta

s U

Distncia Voltagem de sada

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 758 537 757

Tipo p SOEG-RTD-Q20-PP-K-2L-TI -VSOEG-RTD-Q20-PP-S-2L-TI -V-

Dimenses Cabo

Conector 1 Cabo de conexo 2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8- 3 Orifcios de montagem 4 Teach-In 5 Receptor 6 Emissor

-V- Novidade

12

Festo Br.

Sensores difusos SOEG-RTH


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Com feixe de luz cilndrico Sada do feixe reta ou angular Formato cilndrico Dimenses: M18

PNP, contato normalmente aberto, exemplo: com conector

NPN, contato normalmente aberto, exemplo: com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

M18 -VSensores difusos com feixe de luz cilndrico Posio Vermelha 10 120 Potencimetro LED amarelo PNP ou NPN M12x1, 3 pinos 3 fios 2,5 10 36 500 200 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 25 +55 5 +55

[mm]

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento de cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe M18 Reta

[C] [C]

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 687 537 689 537 705 537 707 537688 537690 537 706 537708

Tipo p SOEG-RTH-M18-PS-K-2L -VSOEG-RTH-M18-PS-S-2L -VSOEG-RTH-M18-NS-K-2L -VSOEG-RTH-M18-NS-S-2L -VSOEG-RTH-M18W-PS-K-2L -VSOEG-RTH-M18W-PS-S-2L -VSOEG-RTH-M18W-NS-K-2L -VSOEG-RTH-M18W-NS-S-2L -V-

NPN Angular g PNP NPN Dimenses M18, sada do feixe reta Cabo

Conector

M18, sada do feixe angular Cabo

Conector

1 Cabo de conexo 2 LED


-V- Novidade

3 Potencimetro 4 Potencimetro

5 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M12-

Festo Br.

13

Sensores difusos SOEG-RTH


Informaes para pedido e dados tcnicos Funo Com feixe de luz cilndrico Sada do feixe reta Formato retangular Dimenses: 20x32x12, 30x30x15 e 50x50x17 mm

exemplo: 20x32x12 mm PNP, ajustvel, com conector

exemplo: 50x50x17 mm, PNP, antivalente, com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

20x32x12 mm -V-

30x30x15 mm

50x50x17 mm -V-

[mm]

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel

[C] [C]

Sensores difusos com feixe de luz cilndrico Posio Vermelha 25 100 15 150 Teach-In por boto ou por Potencimetro conexo eltrica LED amarelo PNP ou NPN M8x1, 4 pinos M8x1, 3 pinos 4 fios 3 fios 2 2,5 10 30 10 36 1 000 500 100 200 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 IP65 20 +60 25 +55 5 +60 5 +55

30 300 Potencimetro

M12x1, 4 pinos 4 fios 3 10 30 1 000 200 IP67 20 +60 5 +60

Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe 20x32x12 mm 3 Reta

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 724 537 723 537 726 537 725 537 719 537 720 537 721 537 722 537 771 537 773 537 772 537 774

Tipo p SOEG-RTH-Q20-PP-K-2L-TI -VSOEG-RTH-Q20-PP-S-2L-TI -VSOEG-RTH-Q20-NP-K-2L-TI -VSOEG-RTH-Q20-NP-S-2L-TI -VSOEG-RTH-Q30-PS-K-2L SOEG-RTH-Q30-PS-S-2L SOEG-RTH-Q30-NS-K-2L SOEG-RTH-Q30-NS-S-2L SOEG-RTH-Q50-PA-K-3L -VSOEG-RTH-Q50-PA-S-3L -VSOEG-RTH-Q50-NA-K-3L -VSOEG-RTH-Q50-NA-S-3L -V-

NPN 3 3 5 30x30x15 mm PNP NPN 5 5 7 50x50x17 mm PNP NPN


-V- Novidade

14

Festo Br.

Sensores difusos SOEG-RTH


Dimenses Dimenses 20x32x12 mm Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8-

3 Orifcios de montagem 4 Teach-In

5 Receptor 6 Emissor

30x30x15 mm Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8- 3 Orifcios de montagem

4 Potencimetro 5 LED

6 Centro do feixe ptico

50x50x17 mm Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M12- 3 Orifcios de montagem

4 Potencimetro 5 LED

6 Display numrico 7 Sada de luz

Festo Br.

15

Sensores retro-reflexivos SOEG-RSP


Informaes para pedido e dados tcnicos Funo Sada do feixe reta ou angular Formato cilndrico Dimenses: M12 e M18

PNP, contato normalmente aberto, exemplo: com conector

NPN, contato normalmente aberto, exemplo: com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

M12 -V-

M18, reto -V-

M18, angular -V-

[mm]

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel

[C] [C]

Sensor retro-reflexivo Posio Vermelha 1500 2000 LED amarelo PNP ou NPN M12x1, 3 pinos 3 fios 2,5 10 36 1000 200 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 25 +55 5 +55

Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe M12 Reta

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 683 537 684 537 685 537 686 537 697 537 699 537 713 537 715 537 698 537 700 537 714 537 716

Tipo p SOEG-RSP-M12-PS-K-2L -VSOEG-RSP-M12-PS-S-2L -VSOEG-RSP-M12-NS-K-2L -VSOEG-RSP-M12-NS-S-2L -VSOEG-RSP-M18-PS-K-2L -VSOEG-RSP-M18-PS-S-2L -VSOEG-RSP-M18-NS-K-2L -VSOEG-RSP-M18-NS-S-2L -VSOEG-RSP-M18W-PS-K-2L -VSOEG-RSP-M18W-PS-S-2L -VSOEG-RSP-M18W-NS-K-2L -VSOEG-RSP-M18W-NS-S-2L -V-

NPN M18 PNP NPN Angular g PNP NPN


-V- Novidade

16

Festo Br.

Sensores retro-reflexivos SOEG-RSP


Dimenses Dimenses M12 Cabo

Conector

M18, sada do feixe reta Cabo

Conector

M18, sada do feixe angular Cabo

Conector

1 2 3 4

Cabo de conexo LED Potencimetro Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M12

Festo Br.

17

Sensores retro-reflexivos SOEG-RSP


Informaes para pedido e dados tcnicos Funo Sada do feixe reta Formato retangular Dimenses: 20x32x12 mm, 30x30x15 mm e 50x50x17 mm

exemplo: 20x32x12 mm PNP, ajustvel, com cabo

exemplo: 50x50x17 mm, PNP, antivalente, com cabo

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

20x32x12 mm -V-

20x32x12 mm1) -V-

30x30x15 mm

50x50x17 mm -V-

[mm]

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel
1) 2) Verso de baixo-custo sem teach-in e funcionalidades de programa Depende do refletor utilizado

[C] [C]

Sensor retro-reflexivo Posio Verso polarisada 0 25002) 2500 Teach in por conexo eltrica LED amarelo PNP ou NPN M8x1, 4 pinos 4 fios 2 10 30 1000 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 20 +60 5 +60

0 2000 Potencimetro

0 50002)

M8x1, 3 pinos 3 fios 2,5

M12x1, 4 pinos 4 fios 3

200 IP65 25 +55 5 +55 IP67 20 +60 5 +60

Informaes para pedido Distncia sensora Sada do feixe [mm] 20x32x12 mm 3 Reta

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 750 537 749 537 752 537 751 165 330 165 331 165 328 165 329 537 763 537 765 537 764 537 766

Tipo p SOEG-RSP-Q20-PP-K-2L-TI -VSOEG-RSP-Q20-PP-S-2L-TI -VSOEG-RSP-Q20-NP-K-2L-TI -VSOEG-RSP-Q20-NP-S-2L-TI -VSOEG-RSP-Q30-PS-K-2L SOEG-RSP-Q30-PS-S-2L SOEG-RSP-Q30-NS-K-2L SOEG-RSP-Q30-NS-S-2L SOEG-RSP-Q50-PA-K-3L -VSOEG-RSP-Q50-PA-S-3L -VSOEG-RSP-Q50-NA-K-3L -VSOEG-RSP-Q50-NA-S-3L -V-

NPN 3 3 5 30x30x15 mm PNP NPN 5 5 7 50x50x17 mm PNP NPN


-V- Novidade

18

Festo Br.

Sensores retro-reflexivos SOEG-RSP


Dimenses Dimenses 20x32x12 mm Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8-

3 Orifcios de montagem 4 Teach-In

5 Receptor 6 Emissor

30x30x15 mm Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8- 3 Orifcios de montagem

4 Potencimetro 5 LED

6 Centro do feixe ptico

50x50x17 mm Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M12- 3 Orifcios de montagem

4 Potencimetro 5 LED

6 Display numrico 7 Sada de luz

Festo Br.

19

-V- Novidade

Sensores retro-reflexivos SOEG-RSG


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Para objeto transparente Princpio de autoalinhamento ptico Sada do feixe reta Formato retangular Design: 20x32x12 mm

PNP, ajustvel, com cabo

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel

20x32x12 mm -VSensor retro-reflexivo para objeto transparente Posio Vermelha polarisada 5 500 Teach in por boto e por conexo eltrica LED amarelo PNP 4 fios 2 10 30 1 000 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 20 +60 5 +60

[mm]

Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

[C] [C]

Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe 20x32x12 mm Reta

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 754

Tipo p SOEG-RSG-Q20-PP-K-2L-TI -V-

Dimenses

1 3 4 5 6
-V- Novidade

Cabo de conexo Orifcios de montagem Teach-In Receptor Emissor

20

Festo Br.

Sensor de barreira SOEG-S/E


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Sada do feixe reta ou angular Formato cilndrico Dimenses: M18

Emissor

Receptor, exemplo: PNP, antivalente, com conector

Dados tcnicos Tamanho Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

M18 -VSensor de barreira Posio Vermelha 20000 LED amarelo PNP ou NPN M12x1, 3 pinos (no emissor) ou 4 pinos (no receptor) 3 fios 2,5 10 36 1 000 200 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 25 +55 5 +55

[mm]

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe M18 Reta

[C] [C]

Emissor/Receptor Emissor Receptor p

Sada

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 691 537 703 537 692 537 704 537 709 537 711 537 693 537 695 537 694 537 696 537 710 537 712

Tipo p SOEG-S-M18-K-L -VSOEG-S-M18-S-L -VSOEG-E-M18-PA-K-2L -VSOEG-E-M18-PA-S-2L -VSOEG-E-M18-NA-K-2L -VSOEG-E-M18-NA-S-2L -VSOEG-S-M18W-K-L -VSOEG-S-M18W-S-L -VSOEG-E-M18W-PA-K-2L -VSOEG-E-M18W-PA-S-2L -VSOEG-E-M18W-NA-K-2L -VSOEG-E-M18W-NA-S-2L -V-

PNP NPN

Angular g

Emissor Receptor p

PNP NPN

Dimenses M18, sada do feixe reta Cabo

Conector

M18, sada do feixe angular Cabo

Conector

1 Cabo de conexo
-V- Novidade

2 LED

3 Potencimetro

4 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M12

Festo Br.

21

Sensores de barreira SOEG-S/E


Informaes para pedido e dados tcnicos Funo Sada do feixe reta Formato retangular Dimenses: 20x32x12, 30x30x15 e 50x50x17 mm Emissor com teste de entrada

exemplo: 30x30x15 mm, emissor

exemplo: 30x30x15 mm, receptor, PNP, com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

20x32x12 mm -V-

30x30x15 mm

50x50x17 mm -V-

[mm]

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento de cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada1) Proteo Classe de proteo conforme EN 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel
1) No emissor.

[C] [C]

Sensor de barreira Posio Vermelha Infra-vermelha 0 6 000 0 6 000 Teach-In por boto ou por Potencimetro conexo eltrica LED amarelo PNP ou NPN M8x1, 4 pinos M8x1, 3 pinos 4 fios 3 fios 2 2,5 10 30 500 1000 100 200 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 IP65 20 +60 25 +55 5 +60 5 +55

0 15 000

M12x1, 4 pinos 4 fios 3

IP67 20 +60 5 +60

Informaes para pedido Tamanho Emissor/Receptor Sada do feixe 20x32x12 mm 3 Emissor Receptor p Reta

Sada

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 744 537 743 537 746 537 745 537 748 537 747 165 352 165 353 165 322 165 323 165 320 165 321 537 779 537 780 537 781 537 782

Tipo p SOEG-S-Q20-K-L-TI -VSOEG-S-Q20-S-L-TI -VSOEG-E-Q20-PP-K-2L-TI -VSOEG-E-Q20-PP-S-2L-TI -VSOEG-E-Q20-NP-K-2L-TI -VSOEG-E-Q20-NP-S-2L-TI -VSOEG-S-Q30-K-L SOEG-S-Q30-S-L SOEG-E-Q30-PS-K-2L SOEG-E-Q30-PS-S-2L SOEG-E-Q30-NS-K-2L SOEG-E-Q30-NS-S-2L SOEG-S-Q50-K-L -VSOEG-E-Q50-PA-K-3L -VSOEG-S-Q50-S-L -VSOEG-E-Q50-PA-S-3L -V-

PNP NPN

3 3 30x30x16

Emissor Receptor p

PNP NPN

5 5 7 50x50x17

Emissor Receptor p

PNP

-V- Novidade

22

Festo Br.

Sensor de barreira SOEG-S/E


Dimenses

Dimenses 20x32x12 mm Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8-

3 Orifcios de montagem 4 Teach-In

5 Receptor 6 Emissor

30x30x15 mm Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8- 3 Orifcios de montagem

4 Potencimetro 5 LED

6 Centro do feixe ptico

Dimenses 50x50x17 mm Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M12- 3 Orifcios de montagem

4 Potencimetro 5 LED

6 Display numrico 7 Sada de luz

Festo Br.

23

Sensores de fibra ptica SOEG-L


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Para cabo de fibra ptica de polmero ou vidro Sada do feixe reta Formato retangular Dimenses: 20x32x12 e 30x30x15 mm

exemplo: 30x30x15 mm PNP, contato normalmente aberto, com conector

exemplo: 20x32x12 mm PNP, ajustvel, com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

20x32x12 mm -VSensor de fibra ptica Posio Vermelha 0 2501) Teach-In por boto e por conexo eltrica LED amarelo PNP ou NPN M8x1, 4 pinos 4 fios 2 10 30 1000 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 0 +60 0 +60

30x30x15 mm

[mm]

0 4001) Potencimetro

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel
1) Depende da fibra ptica utilizada.

2,5

200 IP65 25 +55 5 +55

[C] [C]

Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe 20x32x12 mm 3 Reta

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 740 537 739 537 742 537 741 165 324 165 325 165 326 165 327

Tipo p SOEG-L-Q20-PP-K-2L-TI SOEG-L-Q20-PP-S-2L-TI SOEG-L-Q20-NP-K-2L-TI SOEG-L-Q20-NP-S-2L-TI SOEG-L-Q30-NA-K-2L SOEG-L-Q30-NA-S-2L SOEG-L-Q30-P-A-K-2L SOEG-L-Q30-P-A-S-2L -V-V-V-V-

NPN 3 3 5 30x30x15 PNP NPN Dimenses 20x32x12 mm Cabo

Conector

30x30x15 mm Cabo

Conector
7 8 9 8 9

1 Cabo de conexo 2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8-


-V- Novidade

3 Orifcios de montagem 4 Teach-In 5 Receptor

6 Emissor 7 Orifcios de montagem para cabo de fibra ptica

8 Potencimetro 9 LED

24

Festo Br.

Sensores de fibra ptica SOEG-L


Acessrios Cabos de fibra ptica de polmero LLK Cabos de fibra ptica de vidro LLG

Dados tcnicos Tipo Faixa de ajuste, acima do limite Uso Sensor difuso Sensor de barreira Raio de curvatura mnimo Temperatura de trabalho Materiais Tipo Fibra ptica Capa [mm] [mm] [mm] [C]

Cabo de fibra ptica de polmero LLK 100 (com SOEG-L-Q20) / 120 (com SOEG-L-Q30) 250 (com SOEG-L-Q20) / 400 (com SOEG-L-Q30) 25 40 ... +70

Cabo de fibra ptica de vidro LLG 100 (com SOEG-L-Q20) / 100 (com SOEG-L-Q30) 150 (com SOEG-L-Q20) / 280 (com SOEG-L-Q30) 25 20 ... +250

Cabo de fibra ptica de polmero LLK PMMA Polietileno

Cabo de fibra ptica de vidro LLG Fibra de vidro Lato cromado

Dimenses Cabo de fibra ptica de polmero LLK, uso em sensor difuso Cabo de fibra ptica de polmero LLK, uso em sensor de barreira Cabo de fibra ptica de vidro LLG, uso em sensor difuso

Cabo de fibra ptica de vidro LLG, uso em sensor de barreira

Informaes para pedido Tipo de fibra ptica Polmero Vidro

Uso Sensores difusos Sensor de barreira Sensores difusos Sensor de barreira

Comprimento [m] 2 2 0,5 0,5

Cdigo 165 358 165 360 165 356 165 357

Tipo SOEZ-LLK-RT-2,0-M6 SOEZ-LLK-SE-2,0-M4 SOEZ-LLG-RT-0,5-M6 SOEZ-LLG-SE-0,5-M4

Cortador de cabo de fibra ptica de polmero O cabo de fibra ptica acompanhado pelo cortado para assegurar o corte no ngulo correto da superfcie condutora, reduzindo ao mnimo as perdas de luz. Informaes para pedido

-H-

Importante

Para se obter a cortes de mxima qualidade, cada orifcio deve ser usado unicamente

Cdigo 36 479

Tipo SOE-LKS
25

Cortador de cabo de fibra ptica de polmero


Festo Br.

Sensores difusos a laser SOEL-RT


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Com laser Sada do feixe reta Formato retangular Dimenses: 20x32x12 mm

PNP, ajustvel, exemplo: com conector

NPN, ajustvel, exemplo: com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

20x32x12 mm -VSensores difusos Posio Laser, vermelha 10 150 Teach-In por boto e por conexo eltrica LED amarelo PNP ou NPN M8x1, 4 pinos 4 fios 2 10 30 1 000 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 20 +60 5 +60

[mm]

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel

[C] [C]

Informaes para pedido Tamanho Sada [mm] 20x32x12 mm 3 PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 736 537 735 537 738 537 737

Tipo SOEL-RT-Q20-PP-K-2L-TI -VSOEL-RT-Q20-PP-S-2L-TI -VSOEL-RT-Q20-NP-K-2L-TI -VSOEL-RT-Q20-NP-S-2L-TI -V-

NPN

Dimenses Cabo

Conector

1 Cabo de conexo

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8- 3 Orifcios de montagem

4 Teach-In 5 Receptor

6 Emissor

-V- Novidade

26

Festo Br.

Sensores difusos a laser SOEL-RTD


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Com laser Sensor para medio de distncia Sada do feixe reta Formato retangular Design: 50x50x17 mm

sada analgica

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada analgica Sada Conexo eltrica Conector Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho Curva de resposta (condio a cima da resposta)

50x50x17 mm -VSensor difuso Distncia Laser, vermelha 80 300 Teach-In por boto e por conexo eltrica LED amarelo 4 20 Ajustvel M12x1, 8 fios 16 30 1 000 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 10 +55

[mm]

[mA]

[V cc] [Hz] [mA]

[C]

I [mA]

s [mm] Informaes para pedido Tamanho Sada 50x50x17 mm Dimenses PNP

s I Q2 1 2

Distncia Corrente de sada Sada digital Faixa indefinida Faixa de operao

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 823

Tipo SOEL-RTD-Q50-PP-S-7L -V-

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M12- 3 Orifcios de montagem 4 Teach-In 5 LED 6 LED 7 Sada de luz
-V- Novidade

Festo Br.

27

Sensores difusos a laser SOEL-RTH


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Com laser Com feixe de luz cilndrico Sada do feixe reta Formato retangular Dimenses: 20x32x12 e 50x50x17 mm

exemplo: 20x32x12 mm PNP, ajustvel, com conector

exemplo: 50x50x17 mm, PNP, antivalente, com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

20x32x12 mm -V-

50x50x17 mm -V-

[mm]

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel Informaes para pedido Distncia sensora Sada do feixe [mm] 20x32x12 mm 3 Reta

[C] [C]

Sensores difusos a laser com feixe de luz cilndrico Posio Laser, vermelha 30 110 50 300 Teach-In por boto e por conexo eltrica Potencimetro LED amarelo PNP ou NPN M8x1, 4 pinos M12x1, 4 pinos 4 fios 2 3 10 30 1000 2500 100 200 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 20 +60 20 +45 5 +60 5 +45

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 729 537 727 537 730 537 728 537 777 537 775 537 778 537 776

Tipo p SOEL-RTH-Q20-PP-K-2L-TI -VSOEL-RTH-Q20-PP-S-2L-TI -VSOEL-RTH-Q20-NP-K-2L-TI -VSOEL-RTH-Q20-NP-S-2L-TI -VSOEL-RTH-Q50-PA-K-3L -VSOEL-RTH-Q50-PA-S-3L -VSOEL-RTH-Q50-NA-K-3L -VSOEL-RTH-Q50-NA-S-3L -V-

NPN 5 5 7 50x50x17 mm PNP NPN Dimenses 20x32x12 mm Cabo

Conector

50x50x17 mm Cabo

Conector

8 9

1 Cabo de conexo 2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8-


-V- Novidade

3 Orifcios de montagem 4 Potencimetro 5 LED

6 Display numrico 7 Sada de luz

8 Receptor 9 Emissor

28

Festo Br.

Sensores retro-reflexivos SOEL-RSP


Informaes para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Com laser Sada do feixe reta Formato retangular Dimenses: 20x32x12 e 50x50x17 mm

exemplo: 20x32x12 mm PNP, ajustvel, com conector

exemplo: 50x50x17 mm, PNP, antivalente, com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Faixa de ajuste, acima do limite Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica

20x32x12 mm -VSensor retro-reflexivo Posio Laser, posio 100 1000 1 000 Teach-In por conexo eltrica LED amarelo PNP ou NPN M8x1, 4 pinos 4 fios 2 10 30 1000 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 20 +60 5 +60

50x50x17 mm -V-

[mm] [mm]

0 12000 12 000 Potencimetro

Conector Cabo [m] [V cc] [Hz] [mA]

M12x1, 4 pinos 3 2500 200

Comprimento do cabo Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho p Cabo fixo Cabo flexvel Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe [mm] 20x32x12 mm 3 Reta

[C] [C]

20 +45 5 +45

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 537 760 537 759 537 762 537 761 537 769 537 767 537 770 537 768

Tipo p SOEL-RSP-Q20-PP-K-2L-TI -VSOEL-RSP-Q20-PP-S-2L-TI -VSOEL-RSP-Q20-NP-K-2L-TI -VSOEL-RSP-Q20-NP-S-2L-TI -VSOEL-RSP-Q50-PA-K-3L -VSOEL-RSP-Q50-PA-S-3L -VSOEL-RSP-Q50-NA-K-3L -VSOEL-RSP-Q50-NA-S-3L -V-

NPN 5 5 7 50x50x17 mm PNP NPN Dimenses 20x32x12 mm Cabo

Conector

50x50x17 mm Cabo

Conector

8 9

1 Cabo de conexo 2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M8-


-V- Novidade

3 Orifcios de montagem 4 Potencimetro 5 LED

6 Display numrico 7 Sada de luz

8 Receptor 9 Emissor

Festo Br.

29

Sensor de cores SOEC-RT


Informao para pedido, dados tcnicos e dimenses Funo Sensor para deteco de cor Sada do feixe reta Formato retangular Design: 50x50x17 mm

3x PNP, contato normalmente aberto, com conector

Dados tcnicos Design Tipo de funcionamento Varivel medida Tipo de luz Distncia sensora Ajuste do ponto de comutao LED indicador de funo Sada Conexo eltrica Conector Tenso de operao Freqncia mxima Corrente mxima de sada Proteo Classe de proteo conforme NE 60 529 Temperatura de trabalho

50x50x17 -VSensor de cores Posio Branca 12 32 Teach-In por boto e por conexo eltrica LED 3x PNP M12x1, 8 pinos 16 30 500 100 Contra curto-circuito e polaridade reversa IP67 10 +55

[mm]

[V cc] [Hz] [mA]

[C]

Informaes para pedido Tamanho Sada do feixe 50x50x17 mm Reta

Sada PNP

Conexo eltrica Cabo

Cdigo g Conector 538 236

Tipo SOEC-RT-Q50-PS-S-7L -V-

Dimenses

2 Conector ajustvel para conector com cabo SIM-M12- 3 Orifcios de montagem 4 Teach-In 5 LED 6 LED 7 Sada de luz
-V- Novidade

30

Festo Br.

Acessrios para sensores pticos SOE


Refletores

SOEZ-RFL-50

SOEZ-RFS-80 Dimenses Refletor SOEZ-RFS-20

SOEZ-RFF-100

Refletor SOEZ-RFS-40

Refletor SOEZ-RFS-80

Folha refletora SOEZ-RFF-100

1 Superfcie de ligao 2 Orifcio de montagem Refletores para laser Refletor SOEZ-RFL-10

Refletor SOEZ-RFL-50

Informaes para pedido Descrio Descrio Refletor 20 mm 40 mm 84 mm Quadrada 100 x 100 mm Quadrada 50x50 mm Retangular 10x50 mm

Materiais

Cdigo 165 363 165 364 165 365 165 362 537 788 537 787

Tipo SOEZ-RFS-20 SOEZ-RFS-40 SOEZ-RFS-80 SOEZ-RFF-100 SOEZ-RFL-50 SOEZ-RFL-10

Folha refletora Refletor p laser para

PMMA, ABS PMMA, ABS

Festo Br.

31

Acessrios para sensores pticos SOE


Fixao para montagem SOEZ-HW

SOEZ-HW-Q20 SOEZ-HW-Q20 SOEZ-HW-Q50

SOEZ-HW-Q30

SOEZ-HW-Q50

SOEZ-HW-Q30

Informaes para pedido Descrio Uso Parede de fixao Sensores de formato retangular 20x32x12 mm Sensores de formato retangular 30x30x15 mm Sensores de formato retangular 50x50x17 mm

Materiais Ao niquelado Ao galvanizado Ao niquelado

Cdigo 537 785 165 355 537 786

Tipo SOEZ-HW-Q20 SOEZ-HW-Q30 SOEZ-HW-Q50

32

Festo Br.

Acessrios para sensores pticos SOE


Cabos Informaes para pedido conector com cabo M8x1 Montagem Conexo Para sada PNP Conector reto Contraporca p M8x1 3p pinos 4p pinos 2,5 5 2,5 5 159 420 159 421 158 960 158 961 SIM-M8-3GD-2,5-PU SIM-M8-3GD-5-PU SIM-M8-4GD-2,5-PU SIM-M8-4GD-5-PU NPN

LED

Comprimento do cabo [m]

Cdigo

Tipo

Conector angular Contraporca p M8x1

3p pinos

4p pinos

2,5 5 2,5 5 2,5 5 2,5 5

159 422 159 423 159 424 159 425 159 426 159 427 158 962 158 963

SIM-M8-3WD-2,5-PU SIM-M8-3WD-5-PU SIM-M8-3WD-2,5-PSL-PU SIM-M8-3WD-5-PSL-PU SIM-M8-3WD-2,5-NSL-PU SIM-M8-3WD-5-NSL-PU SIM-M8-4WD-2,5-PU SIM-M8-4WD-5-PU

Informaes para pedido conector com cabo M12x1 Montagem Conexo Para sada PNP Conector reto Contraporca p M12x1 3p pinos 4 pinos 8p pinos NPN

LED

Comprimento do cabo [m] 2,5 5 5 2 5

Cdigo

Tipo

159 428 159 429 164 259 525 616 525 618

SIM-M12-3GD-2,5-PU SIM-M12-3GD-5-PU SIM-M12-4GD-5-PU SIM-M12-8GD-2-PU SIM-M12-8GD-5-PU

Conector angular Contraporca p M12x1

3p pinos

4 pinos

2,5 5 2,5 5 2,5 5 5

159 430 159 431 159 432 159 433 159 434 159 435 164 258

SIM-M12-3WD-2,5-PU SIM-M12-3WD-5-PU SIM-M12-3WD-2,5-PSL-PU SIM-M12-3WD-5-PSL-PU SIM-M12-3WD-2,5-NSL-PU SIM-M12-3WD-5-NSL-PU SIM-M12-4WD-5-PU

Festo Br.

33

Pictogramas
Alguns pictogramas

Importante

Cursos

ngulo de giro

Novidade

Conexo

Vcuo

Dimetro

Vazo nominal

Presso

Fora

Voltagem

Faixa de temperatura

Largura

34

Festo Br.

O que deve ser observado durante a utilizao dos componentes Festo?


Uma condio bsica para funcionarem corretamente que o usurio garanta que os respectivos parmetros para presses, velocidades, massas, foras transversais, foras de acionamento, tenses, campos magnticos e temperaturas sejam respeitados, alm de observar as instrues de uso. No caso de componentes pneumticos, deve ser observada a correta preparao do ar comprimido, para que este no contenha agentes agressivos. Alm disso, devem ser consideradas as condies ambientais do local de instalao. Na utilizao de componentes Festo em reas sujeitas a restries tambm devem ser respeitadas as respectivas normas de segurana das associaes responsveis pelo controle dessas reas. As disposies da VDE (Associao Alem dos Eletrotcnicos) e/ou as respectivas disposies do pas sobre o uso de aparelhos eltricos devem ser cumpridas. Todas as informaes tcnicas correspondem ao estgio tecnolgico no momento da publicao. A organizao de textos, tabelas, ilustraes e fotos deste catlogo de produtos so de criao da empresa Festo e, portanto, de sua propriedade intelectual. Qualquer tipo de reproduo, reviso, traduo, microfilmagem, bem como armazenamento e processamento em sistemas eletrnicos s permitido com autorizao da Festo AG & Co. Devido ao contnuo desenvolvimento tecnolgico, reservamo-nos o direito de fazer qualquer alterao sem prvio aviso. Verso: 06/2005 Cdigo: 13038350

Festo Br.

35

Das könnte Ihnen auch gefallen