Sie sind auf Seite 1von 19

2 Lei da Termodinmica

Introduo Enunciado da 2 lei Rendimento de uma mquina trmica Ciclo de Carnot

Introduo
Chamamos, genericamente, de mquina a qualquer dispositivo que tenha por finalidade transferir ou transformar energia. As mquinas trmicas so dispositivos em que h troca de energia na forma de calor e tambm h troca de energia com o meio externo na forma de trabalho, em um processo cclico. Esses dispositivos tm a finalidade de obter energia mecnica a partir de trocas de calor, ou obter troca de calor a partir do fornecimento de energia mecnica. Os motores dos automveis, as geladeiras e os aparelhos de ar condicionado so exemplos de mquinas trmicas.

Enunciado da 2 lei
Se colocarmos dois objetos a diferentes temperaturas dentro de um recipiente de paredes adiabticas, o calor comear a fluir do mais quente para o mais frio at que eles atinjam o equilbrio trmico. O curioso que, se certa quantidade de calor fosse doada pelo mais frio e integralmente recebida pelo mais quente, no haveria qualquer violao do Princpio da Conservao da Energia. Apesar disso, espontaneamente, jamais vemos isso ocorrer. A 2 lei da Termodinmica trata da remota probabilidade de ocorrer o fato mencionado, identificando o sentido mais provvel em que os fenmenos naturais acontecem.

Enunciado da 2 lei
Uma das formas de se enunciar essa lei a seguinte: Apesar de no ser impossvel, bastante improvvel que o calor seja transferido de forma espontnea de um corpo mais frio para outro mais quente. Com o intuito de explicar melhor o funcionamento de mquinas trmicas, em que o calor convertido em outras formas de energia, essa lei enunciada de outra maneira por Lord Kelvin:

Enunciado da 2 lei
impossvel construir uma mquina que, operando em ciclos, retire o calor de uma nica fonte e o transforme integramente em trabalho. Essa expresso da 2 Lei da Termodinmica apenas colabora o que j comentamos a respeito do sentido irreversvel com que ocorrem transformaes espontneas de energia.

Enunciado da 2 lei mquina trmica


A seguir, vamos fazer um esquema de uma trmica, operando conforme manda a 2 Lei da Termodinmica.
Uma fonte quente est a uma temperatura T1 e cede uma quantidade Q1 de calor mquina.

Esta realiza trabalho de valor

Rejeita uma quantidade Q2 de calor a uma fonte fria, que est a uma temperatura T2.

Enunciado da 2 lei mquina trmica


Aplicando-se o Princpio da Conservao, matematicamente podemos dizer que Q1 = + Q2 ou que = Q1 - Q2

Rendimento de uma mquina trmica


Quando estudamos a potncia de mquinas na Mecnica, vimos que o rendimento delas pode ser obtido fazendo-se a diviso entre a potncia til e a total. No h mudana no resultado obtido, se quisermos calcular o rendimento de uma mquina trmica pela razo entre a energia que ela realmente aproveita (trabalho) e a energia total que ela recebe da fonte quente (Q1).

Q1 Q2 Q2 = = = = 1 Q1 Q1 Q1 Q1

Fsica e tecnologia
Uma das mais importantes invenes do ser humano o motor de combusto interna uma mquina termodinmica que transforma calor em energia mecnica. A seguir, vamos analisar de forma sucinta o chamado motor de quatro tempos. Com pistes, o motor comprime uma mistura de ar e combustvel dentro de um cilindro. Em certo momento a vela de ignio dispara uma fasca, iniciando a combusto dessa mistura. A queima do combustvel provoca um aumento de temperatura e presso, permitindo a realizao de trabalho. Com isso os pistes so empurrados e, por intermdios das bielas, fazem o virabrequim girar. Como resduo da combusto, gases so expelidos pelo escapamento, e o ciclo recomea. Os quatro tempos de um motor so:

Fsica e tecnologia

Fsica e tecnologia

Fsica e tecnologia

Fsica e tecnologia

Ciclo de Carnot
O fsico francs Sadi Carnot (1796-1832) idealizou, em 1824, a transformao cclica capaz de proporcionar rendimento mximo para uma mquina trmica, visto que seu valor jamais seria de 100% de acordo com a 2 Lei da Termodinmica. Esse ciclo apresenta duas transformaes isotrmicas (expanso AB e compresso CD) intercaladas ou duas transformaes adiabticas (expanso BC e compresso DA).

Ciclo de Carnot
O rendimento no Ciclo de Carnot, ou seja, o mximo que pode ser atingido por uma mquina trmica, calculado conforme vimos h pouco. No entanto, nesse tipo de transformao cclica, as quantidades Q1 e Q2 de calor, respectivamente, fornecidas pela fonte quente e rejeitada fonte fria so diretamente proporcionais s temperaturas absolutas dessas fontes. Assim, podemos escrever o rendimento de uma mquina que opera de forma ideal das seguintes formas:

Q2 T2 = 1 ou = 1 Q1 T1

Exerccios Resolvidos
1. Em uma mquina trmica so fornecidos 3kJ de calor pela fonte quente para o incio do ciclo e 780J passam para a fonte fria. Qual o trabalho realizado pela mquina, se considerarmos que toda a energia que no transformada em calor passa a realizar trabalho? A segunda lei da termodinmica enuncia que: Ento, substituindo os valores na equao, temos:

Exerccios Resolvidos
2. Qual o rendimento da mquina trmica do exerccio anterior? Sendo o rendimento de uma mquina trmica dado por: Substituindo os valores na equao:

Ou, em percentual:

Exerccios Resolvidos
2. Uma mquina que opera em ciclo de Carnot tem a temperatura de sua fonte quente igual a 330C e fonte fria 10C. Qual o rendimento dessa mquina? Sendo o rendimento de uma mquina trmica que opera em ciclo de Carnot:

Mas as temperaturas utilizadas devem estar em escala absoluta, logo, convertendo-as:

Aplicando estes valores na equao: Ou, em percentual:

Resoluo de Atividades
Pgina 41 a 43 Pgina 47 e 48

Das könnte Ihnen auch gefallen