Sie sind auf Seite 1von 36

Aquecimento Global (atual): ser o homem culpado?

por Jos Carlos Parente de Oliveira


(*)

1. INTRODUO A cincia deveria ser vista como um empreendimento humano livre de apelos de autoridade: aqui a observao dos fenmenos naturais e a sua anlise imparcial deveriam reinar absolutos. Contudo, no isso que se verifica no tema aquecimento global que, infelizmente, se transformou em uma arena em que a razo nem sempre tem razo. O tema aquecimento global extremamente complexo, merecendo mais ateno, e principalmente mais estudos, de todos aqueles que lidam com as cincias atmosfricas. Diante disso, muito temeroso, por exemplo, projetar como as atividades humanas influenciaro o clima futuro, pois ainda no h nem competncia terica nem tampouco dados observacionais que lhes d suporte. Porm, antes de examinar criticamente a questo do atual aquecimento global, interessante entender o porqu desse tema atingir patamares de mdia to assustadores. Com o fim da Guerra Fria e o colapso da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas URSS sobraram, principalmente nos Estados Unidos, crebros e supercomputadores, que logo procuraram um tema que lhes preenchessem o tempo. Problemas mundiais grandes - na verdade enormes existiam naquela poca, entre os quais destacamos a poluio ambiental e das guas, a falta de saneamento bsico e a fome endmica, principalmente na maior parte da frica e em parte da sia. Infelizmente, tais problemas tm se agravado e, se no solucionados brevemente, podero comprometer o futuro da biodiversidade e da humanidade. Contudo, a soluo desses problemas no requeria (e continua a no requerer) a utilizao de crebros enormes, nem tampouco de supercomputadores. Na verdade as solues desses problemas dependem, essencialmente, de aes governamentais dos ditos paises do primeiro mundo. Assim como de suas populaes. Dessa forma, os grandes crebros desocupados" foram em busca de um tema realmente desafiador e elegeram os efeitos futuros do clima como a nova rea a ser focada. Realmente, a escolha foi acertada, pois o clima terrestre um tema desafiador, multidisciplinar e essencialmente complexo. Desse trabalho resultou a projeo de que a permanncia do crescimento nos nveis de dixido de carbono poderia causar um aquecimento considervel na temperatura da superfcie terrestre e o surgimento de vrios desastres. Esse assunto foi, insistentemente, apresentado em reunies das Naes (des) Unidas, resultando na criao de um organismo chamado Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas IPCC, do ingls Intergovernmental Panel on Climate Change. Assim, no mais que de repente, os quietos e desajeitados homens do tempo se viram alados ao estrelato. Nesse meio tempo, as organizaes ambientalistas que lutavam herica e ferrenhamente contra toda sorte de aes humanas que degradavam o meio ambiente, aniquilavam os ecosistemas, consumiam descontroladamente reservas naturais, entre outras aes predatrias, descobriam no tema aquecimento global uma forma de dar visibilidade s suas lutas pela vida e pelo planeta.

Porm, com essa guinada os ambientalistas retiraram o foco dos problemas realmente importantes, urgentes e carentes de soluo. Eu quero crer que a inteno dessas organizaes foi a de tornar-se mais visveis para ter maior poder de ao e convencimento e, assim, poder atuar de forma mais efetiva na proteo da biodiversidade e do meio ambiente. Particularmente, no acredito que esse seja o caminho correto na busca da proteo desejada. O tema aquecimento global desviou nossos olhos e ateno dos reais problemas que devem ser combatidos e resolvidos, como por exemplo, a falta de saneamento bsico, a fome endmica, a poluio das guas e do meio ambiente, como mostrado nas Figuras 1 e 2 abaixo.

Figura 1 Poluio das guas pela descarga de impurezas e dejetos em rios e fontes de gua

Figura 2 Poluio ambiental pela queima de carvo em fbricas e centrais termoeltricas

Os seres humanos continuam a degradar e a poluir a gua e o meio ambiente e pem em risco a biodiversidade, aqui se incluindo o prprio ser humano. Isso fato. Porm, a questo que deve ser respondida a seguinte: as aes humanas que degradam e poluem a gua e o meio ambiente e pem em risco a biodiversidade so capazes de modificar o clima, alterando a temperatura global? Os resultados constantes dos relatrios amplamente divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), institudo em 1988 como rgo da Organizao das Naes Unidas ONU indicam que o aumento na concentrao de dixido de carbono, CO2, antropognico proveniente da queima de combustveis fsseis, nos ltimos 30 anos, o maior responsvel pelo aumento de temperatura na Terra. Contudo, h um grupo de estudiosos que se contrape s afirmativas do IPCC. Esses estudiosos se baseiam em um conjunto considervel de evidncias observacionais, documentadas em trabalhos cientficos, para afirmar que o aumento de temperatura da Terra nestes ltimos trinta anos explicado por processos naturais. Devemos estar atentos que as projees constantes dos volumosos relatrios publicizados pelo IPCC baseiam-se em resultados obtidos com modelos numricos de simulao do clima terrestre. oportuno enfatizar que o mrito cientfico de projees de modelos numricos, notadamente os modelos climticos, somente pode ser estabelecido por meio de

comparaes com os resultados observados na natureza. Infelizmente, as comparaes, quando efetivadas, no confirmam as projees contidas nos relatrios do IPCC. No restante deste trabalho ns apresentaremos e discutiremos um amplo conjunto de resultados observacionais que suportam a tese de que a mudana climtica observada se deve, essencialmente, a fatores naturais.

2. CONTRIBUIES PARA O EFEITO ESTUFA O efeito estufa resulta da absoro e re-emisso da radiao infra-vermelha originada na superfcie da Terra aquecida pela absoro dos raios solares que a atingem. Os gases atmosfricos vapor de gua (H2Ov), dixido de carbono (CO2), metano (CH4) e xido nitroso (N2O) so os principais absorvedores da radiao infra-vermelha, como mostrado na Figura 3, onde est o espectro de absoro e transmisso de diversos gases atmosfricos (adaptado de GREENHOUSE EFFECT, Wikipedia, 2006).

UV

Visvel

Infra-vermelho

Absoro total e Espalhamento

Vapor de gua

Figura 3 Espectro de absoro da radiao solar e infra-vermelho irradiado pela Terra para gases atmosfricos

A contribuio do vapor de gua para o efeito estufa varia entre 70% e 95%, sendo 99,99% desse gs originado naturalmente. Dessa forma, a contribuio dos demais gases do efeito estufa varia de 30% a 5%. A Tabela 1 apresenta as contribuies de origem natural (decomposio do nitrognio e de

matria orgnica, oceanos, vulces, p.ex.) e humana ou antropognica (queima de combustveis fsseis, fabricao de fertilizantes, queimadas, atividades agrcolas, p. ex.) para o efeito estufa, exceto o vapor de gua. fcil ver que a contribuio mxima natural para o efeito estufa de 5,59% [(69,109x30)/370,459)%], enquanto que a antropognica de apenas 0,99%!
TABELA 1. Os principais gases do efeito estufa (exceto o vapor de gua) [U.S. Department of Energy, (October, 2000)] (FREIDENREICH and RAMASWAMY, 1993)
Gases do Efeito Estufa (concentraes expressas em partes por milho) Dixido de Carbono (CO2) Metano (CH4) xido Nitroso (N2O) Outros gases (CFCs, etc.) Total Linha base Pr-industrial 288 0,848 0,285 0 289,158 Adio Natural 68,52 0,577 0,012 0 69,109 Adio Concentrao Porcentagem Antropognica Total (ppm) Total 11,880 0,320 0,015 0,002 12,217 368,400 1,745 0,312 0,002 370,459 99.444% 0.471% 0.084% 0.001% 100.00%

Nos valores da Tabela 1 no so consideradas as caractersticas de reteno de calor, relativo ao CO2 [o fator multiplicativo GWP - Global Warming Potential], que vale 1 para o CO2, 21 para CH4, 310 para o N2O, 3 cerca de 2500 para os outros gases. As estimativas para esse fator foram obtidas pela Agncia de Proteo Ambiental em 1994. (U.S. Environmental Protection Agency, Inventory of U.S. Greenhouse Gas Emissions and Sinks, 1990-1994, EPA-230-R-96-006, Washington, DC, November 1995). Quando o fator GWP considerado a contribuio mxima natural para o efeito estufa diminui para 4,94%, enquanto que a contribuio antropognica aumenta para 1,66%. Ou seja, na pior das situaes com o vapor de gua contribuindo com o seu valor mnimo de 70% e demais gases do efeito estufa com o valor mximo de 30%, a contribuio antropognica mxima de 1,66%. Ou seja, as atividades humanas contribuem com, no mximo, 1,66% para o aquecimento global! Esses 0,99% a 1,66% de contribuio humana para o efeito estufa que est aquecendo a Terra, ao ponto de comprometer a sobrevivncia de geraes futuras!! No so os 4,94% a 5,59% de fontes naturais (decomposio de biomassa, vulces, etc.), nem os 23,38% herdados do perodo pr-industrial que so os responsveis pelo aquecimento. O qu dizer do vapor de gua que, no mnimo, responde por 70% do efeito estufa. No ser nenhuma surpresa se ele, o vapor de gua, for alado condio de POLUENTE. Uma concluso imediata diante dos nmeros acima, que as causas naturais para o aquecimento DEVEM SER CONSIDERADAS no atual aquecimento observado, que se apresenta principalmente na parte central do hemisfrio norte, como veremos mais a diante.

3. RECONSTRUO TRMICA DA TERRA O clima da Terra determinado pelo balano da radiao solar incidente e a radiao refletida pela atmosfera e Terra. Esse balano de radiao possui trs mecanismos:

i) variao na quantidade de radiao solar incidente, seja pelas mudanas na rbita da Terra em torno do Sol, sejam mudanas no prprio Sol; ii) variao na quantidade de radiao solar refletida de volta para o espao pelas nuvens e pelas partculas atmosfricas, por exemplo. Essa propriedade reflexiva chamada de albedo; iii) variao na quantidade , de radiao infra-vermelha emitida pela Terra por ao dos gases do efeito estufa. H ainda a alterar a temperatura da Terra a distribuio do calor pela ao dos ventos e correntes ocenicas. A mudana no clima, via variao da temperatura, uma constante em toda a histria do planeta Terra. A determinao da temperatura terrestre em tempos passados feita utilizando-se as propriedades radiativas de istopos dos elementos hidrognio (H), carbono (C) e oxignio (O), por exemplo. A razo entre o istopo radiativo e o istopo estvel mais abundante [(2H/1H), (14C/12C), (18O/16O)] correlacionada com a temperatura do ambiente onde o testemunho se encontrava. Os testemunhos na reconstruo histrica da temperatura so dados, por exemplo, pelas bolhas de ar aprisionadas em geleiras, anis de crescimento em rvores ou amostras de estalagmites no interior de cavernas. A Figura 4 mostra exemplos desses testemunhos.

Anis em caule de RVORE

ESTALAGMITE em cavernas

Camadas de GELO
Figura 4 Sistemas utilizados para estudar a evoluo da temperatura na superfcie terrestre. Bolhas de ar atmosfrico aprisionados nas camadas de geleiras; anis de crescimento concntricos em rvores; estalagmites que formam pelo acumulo de gotejamento em cavernas.

Estudos realizados em bolhas de ar aprisionados nas camadas de gelo nas geleiras estao russa de Vostok, na Antrtica, resultaram na reconstruo da temperatura, conforme mostrado na Figura 5. Podemos observar que ocorreram cinco Eras Glaciais, com cerca de

100.000 anos cada, intercaladas por pequenos perodos Inter-glaciais, nos ltimos 415.000. Como dito anteriormente, as temperaturas foram obtidas a partir da concentrao isotpica do oxignio 18 [(18O/16O)] das bolhas de ar analisadas. Como pode ser observado, a temperatura da superfcie terrestre durante as Eras Glaciais eram cerca de 10 a 12 OC abaixo das temperaturas atuais. (SALAMATIN, 1998).

Figura 5 Grfico esquemtico mostrando as Eras Glaciais, separadas por perodos quentes conhecidos como Eras Inter-glaciais. Estamos vivendo em um desses perodos quente.

A explicao para o comportamento da temperatura da Terra fornecida pela Teoria Cclica de Milutin Milankovitch (Teoria Cclica de Milankovitch), publicada em 1938. Essa teoria baseia-se nas variaes dos perodos dos movimentos da Terra: a precesso dos equincios, a obliqidade do eixo de rotao em relao ao plano de rbita e a excentricidade da rbita terrestre em torno do Sol. As alteraes nesses movimentos da Terra produzem alteraes na incidncia dos raios solares nas diversas latitudes o que ocasiona mudanas na sua temperatura. Milankovitch predisse que os efeitos mais intensos na temperatura da Terra ocorreriam a intervalos de aproximadamente 19, 23, 43 e 100 mil anos. (HAYS et al., 1976)

Figure 6 Mudanas rbitais da Terra (ciclos de Milankovitch). O T denota variaes na obliquidade do eixo terrestre, E denota variaes na excentricidade da rbita em torno do Sol, e P denota a precesso do eixo da Terra. (RAHMSTORF and SCHELLNHUBER, 2006)

Um estudo de reconstruo trmica realizado em geleiras da Groenlndia registrou a variao da temperatura da superfcie terrestre nos ltimos 5.000 anos, conforme

mostrado na Figura 7. Claramente, observa-se alguns perodos quentes, o Perodo Quente Minuano, o Perodo Quente Romano, o Perodo Quente Medieval, todos esses perodos quentes apresentaram temperaturas prximas ou superiores a atualmente observada. H tambm um perodo, chamado de Pequena Era de Glacial, com temperaturas mais baixas que as atuais. Esses perodos esto assinalados na Figura 7. (GROOTES, et al. 1993)

Figura 7 Reconstruo histrica da temperatura da Groenlndia dos ltimos 5.000. Os perodos quentes esto assinalados por faixas de cor verde

Da observao da figura acima observamos a constante variao da temperatura na regio polar. Essa grande variabilidade no pode ser explicada pela concentrao de dixido de carbono antropognico, inexistente at a Revoluo Industrial, em meados dos anos 1800. De particular interesse o Perodo Quente Medieval, o mais recente dos perodos quentes, que apresenta temperaturas superiores as atuais e que no sofreu qualquer influncia do CO2 antropognico, simplesmente porque no existia CO2 antropognico! Mais adiante discutiremos os resultados obtidos na rea da Astofsica, relativos a atividade solar, que mostram uma boa correlao com a reconstruo histrica da temperatura terrestre. H um conjunto, relativamente grande, de resultados de reconstrues de temperaturas da superfcie da Terra em diferentes locais (Sibria, frica do Sul, Austrlia, Japo, China, Chile, Mar de Sargao, etc.) que demonstram, semelhantemente s regies polares, que as variaes de temperatura se constitui numa caracterstica comum a todos. [mar de Sargao (KEIGWIN, 1996); ilha japonesa (KITAGAWA and MATSUMOTO, 1995); diferentes locais (SALLIE and WILLIE, 2001); frica do Sul (TYSSON, 2000); Groenlndia (DAHL-JENSEN, 1998]. Em todas essas reconstrues da temperatura pode ser observado uma grande variabilidade na temperatura, e em todas tambm so observados os perodos quentes e a Pequena Era Glacial Como exemplo mostraremos a reconstruo da temperatura obtida da razo isotpica do 18 O em organismos marinhos enterrados no fundo do Oceano Atlntico, na regio conhecida como Mar de Sargao ou Tringulo das Bermudas. Na Figura 8, ns observamos que nos ltimos 3.000 anos a temperatura da superfcie do Oceano Atlntico, naquela regio,

diminuiu cerca de 1,5 C, seguindo uma tendncia de queda, e que h aproximadamente 1.000 anos atrs foram observadas temperaturas mais altas que as atualmente observadas. (KEIGWIN, 1996)

Figura 8 Temperatura da superfcie Do Mar de Sargao (a resoluo temporal de 50 anos), obtida em organismos marinhos enterrados nos sedimentos no fundo do oceano. A linha horizontal representa a temperatura mdia no perodo de 3,000 anos e a linha tracejada no um ajuste ela somente mostra a tendncia de resfriamento.

No primeiro relatrio do IPCC, em 1990, foi apresentada uma reconstruo da temperatura da Terra na forma de trs grficos: (a) o primeiro grfico continha a reconstruo do ltimo milho de anos; (b) a reconstruo dos ltimos dez mil anos e (c) a reconstruo dos ltimos mil anos. O grfico (c) mostrado abaixo na Figura 9.

Figura 9 Reconstruo da temperatura terrestre dos ltimos mil anos, sendo indicado os perodos climticos medieval quente e pequena era fria. A linha pontilhada representa a temperatura no incio do sculo XX

Na Figura 9 esto mostrados o Perodo Quente Medieval e a Pequena Era Glacial. A linha pontilhada representa a temperatura da Terra no incio do sculo XX. evidente da figura que a temperatura do perodo medieval maior que a temperatura atual. Tambm mostrado que houve frio durante a Pequena Era do Gelo. Tais fatos so confirmados pelas reconstrues trmicas anteriormente citadas. [mar de Sargao (KEIGWIN, 1996); ilha japonesa (KITAGAWA and MATSUMOTO, 1995); diferentes locais (SALLIE and WILLIE, 2001); frica do Sul (TYSSON, 2000); Groenlndia (DAHL-JENSEN, 1998]. Apesar de toda a documentao de reconstrues histricas da temperatura terrestre, aceita e referenciada na literatura cientfica, o terceiro relatrio do IPCC, em 2001, apresentou a Figura 4 como sendo a reconstruo da variao da temperatura da superfcie no Hemisfrio

Norte nos ltimos 1000 anos. A figura foi publicada originalmente em 1998 e 1999, tendo como autores Michael Mann e colaboradores. (MANN et al. 1998; MANN et al. 1999). Com a publicao do relatrio, j naquela poca feita com grande apelo miditico, surgiram vrios questionamentos firmes e decididos a mostrar que os resultados daquela reconstruo trmica, realizada por Michael Mann e colaboradores, no estava correta. A razo para os questionamentos foi a eliminao sumria pelos autores do Perodo Quente Medieval e da Pequena Era de Gelo, conforme pode ser observado na Figura 10.

Figura 10 Reconstruo da variao da temperatura no Hemisfrio Norte nos ltimos 1000 anos. Esto assinalados os perodos climticos eliminados: Perodo Medieval quente (vermelho); Pequena Era Glacial (azul)

Esse grfico correu o mundo em pginas de jornais e revistas e em telas de TV provocando grande comoo e ficando famoso pelo nome de TACO DE HQUEI. Apesar de indicar as grandes incertezas nas medidas, surpreendente a falta dessas incertezas nas temperaturas obtidas por instrumentos nos ltimos anos o que d a falsa impresso de que essas temperaturas so consistentes com a reconstruo e que elas esto livres de erros. Sabe-se que os instrumentos que registram as temperaturas contm muitas incertezas resultantes da pequena amostragem sobre os oceanos, da falta de cobertura em regies montanhosas e polares, assim como nos paises em desenvolvimento, e a presena de efeitos da urbanizao. Em 13 de Maro de 2002, o Dr. David R. Legates testemunhou perante o Comit do Meio Ambiente, do Senado dos Estados Unidos da Amrica (Committee on Environment and Public Works, United States Senate), sobre o trabalho de Mann e colaboradores, que fora publicado no relatrio IPCC, 2001. O Dr. Legates Professor Associado e Diretor do Centro para Pesquisas Climticas da Universidade de Delaware, em Newark, estado de Delaware, USA. (LEGATES, 2002) O Dr. Legates discordou de Mann e colaboradores em relao a reconstruo trmica do Hemisfrio Norte, a afirmativa que a dcada de 1990 foi a mais quente do milnio e que a influncia humana parecia ser o nico fator significante na alterao da temperatura do ar. Dois pesquisadores canadenses, Stephen McIntire e Ross Mckitrick, analisaram os mesmos dados utilizados nos trabalhos de Mann e colaboradores, e publicaram, em 2003, um artigo

demonstrando que aqueles resultados estavam incorretos e que, de fato, os dados dos perodos climticos referidos foram alterados. Os autores concluram que o conjunto de dados utilizados por Mann e colaboradores para a reconstruo da variao de temperatura do Hemisfrio Norte continha erros de intercalao, truncamentos injustificados ou extrapolao da fonte de dados, dados obsoletos, clculos de componentes principais incorretos, erros de localizao geogrfica, alm de outros graves defeitos. (McINTYRE and McKITRICK, 2003) A Figura 11 mostra a superposio do grfico original, sem indicao das barras de erro, publicado pelo IPCC em 2001 e o resultado obtido pelos pesquisadores canadenses. (McINTYRE and McKITRICK, 2003) eloqente a diferena entre os dois resultados. Com os dados corrigidos percebe-se que as temperaturas no Perodo Medieval Quente foram, de fato, maiores que as temperaturas observadas nos ltimos trinta anos.

Figura 11. Variao da o temperatura ( C) de 1400 a 1980 para o Hemisfrio Norte. A verso corrigida (linha cheia superior), confrontada com a curva de Mann e colaboradores (linha fina inferior).

Uma observao digna de ser considerada que no perodo medieval a concentrao de CO2 antropognico era inexistente mas, mesmo assim, houve aumento na temperatura maior que o observado nos ltimos trinta anos. Dessa forma, se no havia CO2 antropognico que pudesse ser responsabilizado pelo aumento de temperatura, quem foi o responsvel por esse aumento? No dia 19 de julho de 2006 o Comit de Energia e Comrcio do Congresso Americano, pelo Sub-comit de Superviso e Investigao (Subcommittee on Oversight and Investigations, Committee on Energy and Commerce, U.S. House of Representatives), realizou audincias para ouvir testemunhos sobre o trabalho de Mann e colabores que resultou no conhecido grfico chamado Taco de Hquei. Um dos pesquisadores ouvidos foi o perito em Estatstica, Dr. Edward J. Wegman da Universidade de George Mason. O Dr. Wegman afirmou que o mtodo de centralizar os dados utilizados por Mann e colaboradores foi incorreto, pois os dados sempre exibiriam a forma do taco de hquei, ou seja, a forma do grfico foi resultado da escolha do perodo em que os dados foram centrados e no da dramtica subida de temperatura. O perodo escolhido por Mann e colaboradores foi de 1902 a 1995, ao invs de todo o perodo de cerca de 1000 anos. Centralizar sobre a media de todo o conjunto de dados um fator crtico na utilizao apropriada da metodologia estatstica de componentes principais, afirmou o Dr. Wegman.

Um outro ponto assinalado pelo Dr. Wegman foi a rede de influncia do Dr. Mann na pequena rea de Paleoclimatologia. Devido a essas conexes muito prximas, os estudos independentes podem no ser to independentes quanto parecem ser. De que forma, todo esse episdio pode ser considerado: um ato acadmico falho ou uma fraude cientfica para beneficiar a teoria que se quer dar evidncia? O fato que o famoso grfico do taco de hquei foi retirado dos documentos posteriores do IPCC. Contudo, o artigo de de Mann e colaboradores ainda consta como uma das trs mais importantes referncias para a reconstruo da temperatura terrestre! A anlise da reconstruo histrica da temperatura da Terra revela, claramente, uma dificuldade para a teoria do aquecimento global atual defendido pelo IPCC: se o Perodo Quente Medieval, sem qualquer contribuio de gases antropognicos do efeito estufa, foi mais quente do que o aquecimento atual, qual a razo para a celeuma por estarmos vivenciando um perodo igualmente quente?

4. VARIAO DA TEMPERATURA E DA CONCENTRAO E PRODUO DE CO2 ANTROPOGNICO A tentativa de construir uma teoria na qual o CO2 atmosfrico quem controla a variao de temperatura da Terra comea a falhar quando observamos a reconstruo histrica dessas duas variveis ao longo dos ltimos 420.000 anos, conforme mostrado na Figura 12, onde esto as reconstrues da temperatura e da concentrao de CO2, na Antrtica. (PETIT et al., 1999) A figura apresenta uma boa correlao entre temperatura e concentrao de CO2, sendo freqentemente utilizada para demonstrar que esse gs determina a variao na temperatura e, portanto, tem um importante papel nas variaes climticas.

Figura 12. Reconstruo histrica da temperatura e do dixido de carbono na Antrtica nos ltimos 420.000 anos. As elipses so utilizadas para mostrar que as variaes de temperatura antecedem as correspondentes de CO2.

Se olharmos com mais cuidado essa figura percebemos que , justamente, a temperatura que varia antes da concentrao de CO2, facilmente visvel nas elipses verdes assinaladas na figura. Portanto, se algum determina o comportamento da outra varivel, esse algum temperatura! Porm, essa anlise pode parecer inconveniente devido a escala temporal utilizada. Vamos ento em busca de uma poca que inclua a atualidade. A Figura 13 mostra as variaes da temperatura na superfcie da Terra e o consumo de combustveis fsseis entre os anos de 1860 e 2000. A queima e consumo de combustveis fsseis como atividade humana teve seu incio na Revoluo Industrial, por volta de 1860. Naquela poca todo o CO2 existente na atmosfera era de origem natural. Da Figura 13 observamos que entre os anos de 1976 e 2000 h uma boa correlao entre as emisses de CO2 antropognico e a temperatura da Terra, sendo possvel formular a hiptese de que essas emisses poderiam ser a causa do aquecimento observado. Contudo, a correlao nas taxas de crescimento dessas duas variveis no prova de casualidade entre elas, principalmente se olharmos a maior parte do perodo compreendido entre 1860 e 1976.

Figura 13 Consumo de combustveis fsseis desde a Revoluo Industrial e a variao de temperatura global mdia no perdo de 1860 a 2000. (KlASHTORIN and LYUBUSHIN, 2003)

Da Figura 13 observamos que: 1. a variao da temperatura global aumentou entre os anos de 1860 e 1875, para em seguida diminuir at 1890; 2. a variao da temperatura, ento, aumenta at 1903, caindo em seguida at 1918; 3. no perodo entre 1860 e 1918 a concentrao de CO2 antropognico na atmosfera, diferentemente da temperatura, cresce de forma constante; 4. a partir de 1918 a variao da temperatura aumenta dramaticamente at 1942, enquanto que nesse perodo no se observa o mesmo comportamento na concentrao de CO2 antropognico, que mantm a mesma taxa de crescimento dos anos anteriores; 5. entre os anos de 1942 e 1976 a variao de temperatura diminui, enquanto que a concentrao de CO2 antropognico cresce vertiginosamente como resultado do grande desenvolvimento experimentado no mundo, aps a 2 Grande Guerra.

Um aspecto relevante nesse grfico so os aquecimentos da superfcie nos perodos de entre 1918 e 1942 e entre 1976 e 2000. Esses perodos apresentam taxas de variao de temperaturas idnticas. Contudo, as taxas de crescimento da concentrao de CO2 antropognico na atmosfera so completamente diferentes: no primeiro perodo cerca de 20% do CO2 foi liberado, enquanto que no segundo perodo houve a liberao dos 80% restantes que uma quantidade substancialmente superior. Mais intrigante o resfriamento observado entre 1942 e 1976, poca em que ocorreu um crescimento sem precedente das atividades humanas. Nesse caso, se a teoria da culpabilidade das atividades do homem pelo aumento da temperatura estivesse correta, a temperatura deveria continuar subindo, mas, ao contrrio, observou-se um considervel resfriamento. A partir desses resultados possvel deduzir que no h relao de causa e efeito entre aumento na concentrao atmosfrica de CO2 antropognico e aumento da temperatura na superfcie terrestre. Pensamos que esses resultados so consistentes e deveriam ter abolido a teoria do aquecimento global induzido pelo dixido de carbono antropognico. Infelizmente, isso no ocorreu.

5. A HIPTESE DO EFEITO DE ILHA DE CALOR PARA EXPLICAR O ATUAL AQUECIMENTO GLOBAL Observa-se que o mundo se torna mais e mais urbanizado. A urbanizao um fato que tem crescido a taxas cada vez maiores. Nas cidades, as paredes verticais, o ao, o concreto e o asfalto absorvem durante o dia o calor solar e resfriam lentamente noite, acumulando mais e mais energia. Esse efeito pode aumentar a temperatura mdia da cidade em cerca de 6 oC a mais que cidades pequenas da zona rural. As medidas de estaes meteorolgicas de superfcie so utilizadas para medir as temperaturas da superfcie. Em termos prticos, cerca de dois teros dos dados de de temperatura global mdia so provenientes de medidas em estaes meteorolgicas localizados em cidades do Hemisfrio Norte, principalmente na Europa e Estados Unidos. Essas regies apresentam um alto ndice de urbanizao. Nada mais natural que considerar a possibilidade de o processo de urbanizao ter uma parcela de responsabilidade no aquecimento global mdio observado. Oke (1973) and Hoyt (2002) mostraram que cidades com populaes pequenas tambm podem apresentar aquecimento adicional (cidades com 1000 habitantes pode ter at 2 oC a mais, especialmente no inverno, provavelmente devido o aquecedor). Por outro lado, Hinkel e colaboradores (2003) mostraram que mesmo a pequena vila de Barrow, Alasca, com uma populao de 4600 habitantes apresentou um aquecimento de 2,2 C no inverno, em relao vizinhana. Um estudo realizado na Califrnia mostrou que: 1) cidades com populao maior que 1 millho aumentou a temperatura mdia em +4 oF, desde 1910; 2) cidades com populao entre 100.000 e 1 milho aumentou a temperatura mdia em +1oF, desde 1910, e

3) cidades com populao menor que 100.000 no teve qualquer variao de temperatura, de 1910. A Figura 7 abaixo mostra esses resultados. (GOODRIDGE, 1996)

Figura 14 Variao da temperatura em cidades da Califrnia a partir de 1910. (GOODRIDGE, 1996)

Um outro resultado em favor do aquecimento como conseqncia da urbanizao dado pelas Figuras 15 e 16 abaixo.

Figure 15 Aquecimento Global Observado na Superfcie, 1900-1996. A linha reta representa a tendncia de aumento de temperatura. (HOUGHTON et al., 1995).

Figure 16 Temperatura Global por Satlite, 1979-1997. A linha reta representa a tendncia de decrscimo de temperatura. (SPENCER and CHRISTY, 1990)

A Figura 15 o resultado de medidas de termmetros em estaes meteorolgicas superficiais, entre 1900 e 1996 (HOUGHTON et al., 1995), enquanto a Figura 16 mostra os resultados da temperatura global por satlite. (SPENCER and CHRISTY, 1990) Existe uma diferena marcante entre esses dois grficos, de acordo com os termmetros a temperatura aumentou, enquanto os satlites mostram uma tendncia de queda da temperatura desde 1979. Uma parte dessa diferena pode ser devido ao processo de urbanizao registrados nas medidas obtidas nas estaes meteorolgicas, isto , as cidades urbanizam-se e, crescendo vo englobando os locais, outrora ermo, onde se localizam as estaes. Apesar dessas consideraes e resultados, a hiptese do aquecimento global ser, pelo menos em parte, devido a urbanizao no foi ainda considerado. Os pesquisadores envolvidos com as correes de dados afirmam que eles, aps as correes, so insensveis urbanizao.

5. A CONEXO ENTRE A ATIVIDADE SOLAR E A VARIAO DE TEMPERATURA A variao das caractersticas do Sol, conhecida como Atividade Solar, observada diretamente desde os anos 1600, quando Galileu verificou que a superfcie do Sol continha pequenas manchas. Galileu iniciou, com o ciclo 1, o registro da quantidade de manchas solares observadas, sendo essa quantidade proporcional Atividade Solar. A mancha solar uma regio onde ocorre uma reduo de temperatura e presso dos gases solares. Nessas regies originam-se intensos campos magnticos, cujas linhas de campo se projetam para fora do Sol e interagem fortemente com a radiao csmica presente no Sistema Solar. A Figura 17 mostra esquematicamente a atividade solar e o seu espectro nmero de manchas como uma funo do tempo, desde 1950 at 2000.

^ 1950

^ 1960

^ 1970

^ 1980

^ 1990

^ 2000

Figura 17 Fotos dos Sol com seqncia de fotos indo de baixa at alta atividade. Abaixo est o espectro solar nmero de manchas ao longo dos ltimos 50 anos.

Observa-se que nmero de manchas solares tem variao cclica, com tempo mdio entre os mximos consecutivos de atividade solar da ordem de 11 anos. Atualmente bem estabelecido na literatura cientfica que existe uma notvel correlao entre atividade solar e variao climtica, em vrias escalas temporais. Um bom exemplo pode ser visto na Figura 18, em escala de centenas e milhares de anos, mostrando a atividade solar e o clima tropical do Oceano ndico. A variao relativamente pequena da luminosidade do Sol no suficiente para explicar essa boa correlao. Assim, necessrio que haja uma amplificao da atividade solar para que essa boa correlao possa ser explicada. (NEFF et al., 2001)

Figura 18 Correlao entre atividade solar, assinalada pelo fluxo de C, e a variao climtica, obtida da 18 16 relao isotpica O/ O de estalagmites em uma caverna em Oman, Oceano ndico. So mostradas escalas de tempo de centenas a milhares de anos. O grfico (b) mostra em detalhes o perodo assinalado em (a)

14

A reconstruo da atividade solar foi realizada pela medida do istopo 14C is de anis de crescimento de rvores. Um Sol mais ativo possui um forte vento solar que reduz o fluxo de raios csmicos que, vindos de regies externas ao sistema solar, atingem a atmosfera

terrestre. Uma reduo nesse fluxo acarreta a formao de 14C. Por outro lado, a relao 18 O/16O reflete a temperatura do Oceano ndico, que a fonte da gua que forma o estalagmites. Nas ltimas dcadas tem se intensificado a compreenso do papel exercido pela interao entre o campo magntico do Sol e os raios csmicos, assim como sua relao com o clima terrestre. Os pesquisadores Eigil Friis-Christensen e Knud Lassen, ambos do Instituto Meteorolgico Dinamarqus so os pioneiros nesses estudos. Esses pesquisadores, em 1991, conseguiram uma notvel correlao entre a evoluo das temperaturas no Hemisfrio Norte desde 1860 e a extenso temporal dos ciclos de manchas solares, conforme mostrado na Figura 19. (FRIIS-CHRISTENSEN and LASSEN, 1991)

Figura 19 Extenso dos ciclos solares, em anos, e variao da temperatura no Hemisfrio Norte, em C. Uma notvel correlao entre essas variveis mostrada no perodo de 1860 (revoluo Industrial) e 2000.

Pesquisas realizadas posteriormente revelaram que h um mecanismo de interferncia entre os campos magnticos solares e os raios csmicos, sendo a intensidade dos fluxos de raios csmicos afetada pelo campo magntico do Sol (quanto mais forte o campo magntico associado s manchas solares, menos raios csmicos chegam atmosfera terrestre). Quando ocorre penetrao da radiao csmica na atmosfera terrestre, devido a baixa atividade solar, molculas de ar atmosfrico so ionizadas, agrupam-se, e formam ncleos de condensao formadores das nuvens. Essa seqncia foi obtida experimentalmente em laboratrio, onde a atmosfera terrestre foi simulada em uma cmara plstica e o Sol por raios ultra-violeta de altas energias. (SVENSMARK, 2006) Com mais ncleos formadores de nuvens presentes na atmosfera ocorre um crescimento na quantidade de nuvens, principalmente as nuvens de baixa altitude. Uma maior quantidade de nuvens presentes na atmosfera ocasiona uma diminuio da incidncia de raios solares na superfcie da Terra, esfriando-a bem conhecido que a cobertura de nuvens um fator

fundamental no balano energtico da atmosfera e, portanto, sobre as temperaturas terrestres. (NIGEL and SVENSMARK, 2000; SVENSMARK, 1998) A expressiva e notvel correlao entre o fluxo de raios csmicos medidos em baixas latitudes magnticas e a cobertura de nuvens de baixas altitudes, obtida de dados de satlite mostrada na Figura 20. (MARSH and SVENSMARK, 2003)

Figura 20 Correlao entre o fluxo de raios csmicos em baixas latitudes magnticas e a cobertura de nuvens de baixas altitudes

Para finalizar esta seo colocaremos no mesmo grfico as variaes do ciclo solar, da temperatura global mdia e da concentrao de CO2 antropognico, conforme mostrado na Figura 21.

Figura 21 Variaes dos ciclos solares, da temperatura global mdia e da concentrao de CO2 antropognico

A boa correlao entre as duas primeiras variaes (solar e temperatura) e a descorrelao entre essas variaes e a ltima, relativa ao dixido de carbono, so dramticas. Dessa figura, que fala mais que mil palavras pode ser inferido que os efeitos indiretos da atividade solar (fluxo de raios csmicos e cobertura de nuvens) podem ser um bom candidato para explicar as variaes na temperatura na Terra. Esses resultados no foram considerados nos documentos do IPCC.

6. TEMPERATURAS OBTIDAS POR SATLITES METEOROLGICOS Enquanto, como visvel da Figura 16, a tendncia da temperatura global diminui, h extensas reas da Eursia que aquece. A Figura 22 divide as temperaturas obtidas por satlite em bandas latitudinais com o intuito de melhor ilustrar as tendncias da temperatura regional. O aquecimento observado nas latitudes mdias do hemisfrio Norte est em direo oposta ao que ocorre em todos os outros lugares, cuja tendncia de resfriamento flagrante. Aparentemente, h um aquecimento em dada regio que se sobrepe a uma tendncia geral de resfriamento. (HOUGHTON et al., 1996; SPENCER and CHRISTY, 1990) Uma frao desse aquecimento verificado no hemisfrio Norte talvez pudesse ser explicado pelo processo de urbanizao. Afinal, nessa regio se concentra a maioria das grandes cidades.

Figura 22 Tendncia da temperatura por latitude, Entre 1979 e 1995.

Figura 23 Medidas da temperatura por termmetros, satlites e bales meteorolgicos, entre 1987 e 1996

Um aspecto marcante entre os meados das dcadas de 1980 e 1990 mostrado na Figura 23, em que as temperaturas globais, medidas por bales meteorolgicos, satlites e termmetros, no apresentaram qualquer aquecimento. Esse grfico foi obtido do relatrio do IPCC de 1995. (HOUGHTON et al., 1996; SPENCER and CHRISTY, 1990; ANGEL, 1993) O satlite AQUA da NASA monitora a atmosfera terrestre medindo as temperaturas da baixa troposfera, por meio de radimetros, desde a superfcie at cerca de 3000 metros de altitude. A cada ms os pesquisadores John Christy e Roy Spencer, da Universidade de Alabama, publicam na Internet os valores das variaes das temperaturas, em camadas

baixas da troposfera. As variaes de temperatura so calculadas em relao mdia do perodo de vinte anos, compreendido entre 1979 e 1998.

6.1. TEMPERATURA GLOBAL MDIA MEDIDA POR TERMMETROS E SATLITES, ENTRE 1990 e 2006 A Figura 24 abaixo mostra a evoluo da variao da temperatura global mdia da superfcie terrestre medida com termmetros (cor prpura) e da baixa troposfera medida por satlites (cor preta) entre janeiro de 1990 e outubro de 2006. Os valores utilizados no grfico foram retirados das bases de dados designados por CRUA (Christy-Roy-University of Alabama), para os satlites, e GISS (Goddard Institute for Space Studies), da NASA, para os termmetros, respectivamente. Os satlites apresentam vantagens em relao aos termmetros por vrios motivos, entre os quais destacam-se: eles podem amostrar todo o globo terrestre, incluindo os oceanos; suas observaes so feitas uniformemente; e sua resoluo cerca de vinte vezes superior dos termmetros de superfcie. Alm disso, as medidas por meio de termmetros tm distribuio irregular, alm de apresentarem o inconveniente de reterem o efeito da ilha urbana de calor, naqueles termmetros que se situam prximos ou dentro de grandes cidades.

El Nio

Pinatubo

Figura 24 Variao da temperatura global mdia obtida por meio de satlite (cor preta) e de termmetros na superfcie terrestre (cor prpura). Na figura esto assinalados o resfriamento devido a erupo no Monte Pinatubo e o aquecimento provocado pelo El Nio de1998

Nessa figura destacam-se dois acontecimentos climticos que tiveram repercusses globais nas temperaturas: 1) a erupo do vulco do Monte Pinatubo, Filipinas, em junho de 1991; 2) o efeito do super El Nio de 1997/1998.

Os aerossis do vulco filipino provocaram um abaixamento da temperatura global mdia entre 0,2 C e 0,4 C, durante cerca de dois anos, enquanto o efeito El Nio, cerca de seis anos depois, elevou a temperatura globalmente at um mximo de 0,8 C. Podemos tambm observar na Figura 24 que a temperatura do planeta apresenta uma certa quietude no perodo entre 1990 e 2005, principalmente no incio do sculo XXI. Claramente, observamos que, aps o El Nio de 1998, a temperatura decresceu muito, pouco mais de 1 C, para em seguida aumentar cerca de 0,2 C, e estabilizar-se na faixa entre 0 C e 0,4 C. Neste atual sculo a temperatura permaneceu na faixa entre 0,2 C e 0,4 C. digno de registro que os equipamentos da NOOA realizam excelentes observaes, contudo as anlises dessas observaes no tem obtido a devida repercusso. Falta dar o salto qualitativo na interpretao dos resultados observados. E principalmente, utiliz-los nas anlises do IPCC. 6.2. O HEMISFRIO SUL SE RECUSA A AQUECER A Figura 25 mostra as medies de satlites feitas no Hemisfrio Sul - HS. Podemos observar que a temperatura no apresenta qualquer tendncia de aquecimento nos ltimos 16 anos. A temperatura aumentou e diminuiu mas, no final deste perodo de 16 anos, ela apresenta, praticamente, o mesmo valor que tinha no incio. Esse o resultado para a temperatura na baixa troposfera, at cerca de 3000 metros de altitude. Entre 2000 e 2003 a temperatura aumentou cerca de 0,6 C, diminuindo os mesmos 0,6 C entre 2003 e 2006.

El Nio

Pinatubo

Figura 25 Variao da temperatura na troposfera do Hemisfrio Sul obtida por meio de satlite. Na figura esto assinalados o resfriamento devido a erupo no Monte Pinatubo e o aquecimento provocado pelo El Nio de1998

A Figura 25 foi traada com valores da variao de temperatura constantes da base de dados da Universidade de Alabama, Huntsville, que monitoriza as observaes do satlite AQUA da NASA. Como amplamente conhecido o dixido de carbono, natural e antropognico, distribui-se uniformemente por toda a atmosfera da Terra. Dessa forma, muito estranho que a temperatura no Hemisfrio Sul no tenha aumentado, em reao ao aumento de CO2, como seria o esperado de acordo com as indicaes dos modelos climticos utilizados pelo IPCC. No consideramos nenhuma impertinncia perguntar: no seria interessante que esta informao chegasse opinio pblica?

6.3. OS TRPICOS TAMBM SE RECUSAM A AQUECER Da mesma forma que o Hemisfrio Sul, as zonas subtropicais compreendidas entre as latitudes 30 N e 30 S no aqueceram nem resfriaram nos ltimos 16 anos, como se observa na Figura 26 abaixo. Esta zona representa cerca de 34% da superfcie da Terra.

El Nio

Pinatubo

Figura 26 Variao da temperatura na regio tropical, entre 30 N e 30 S, obtida por meio de satlite. Na figura esto assinalados o resfriamento devido a erupo no Monte Pinatubo e o aquecimento provocado pelo El Nio de1998

Como um simples exerccio, vamos inferir qual a rea da Terra no est aquecendo nos ltimos 16 anos. Se juntarmos o Hemisfrio Sul, a zona subtropical do Hemisfrio Norte, o Crculo Polar rtico e a Antrtica (que tambm no esto aquecendo, como veremos mais adiante), teremos cerca de dois teros do planeta que no est se aquecendo. Ou seja, dois teros da Terra mantm a temperatura praticamente constante, ou est se resfriando e,

portanto, toda essa rea da Terra est dizendo no ao aquecimento global preconizado ostensivamente pelo IPCC. Perguntamos ento: ser correto a utilizao da palavra global, quando somente um tero da Terra apresenta uma tendncia de aquecimento em nveis bem menores que os alardeados pelos atores do IPCC? Mais uma vez, e de acordo com o mtodo cientfico, bastaria a concluso acima para modificar ou descartar uma teoria que no tem o apoio de muitas observaes da realidade. Contudo, no isso que se observa em relao a teoria do aquecimento global causado pelo dixido de carbono antropognico. 7. O QU EST ACONTECENDO NO RTICO E NA ANTRTICA? 7.1. AS REGIES POLARES ESTO AQUECENDO? As questes relativas s regies polares divulgadas nos relatrios do IPCC so sempre, e invariavelmente, alarmantes. Contudo, no so mostradas as sries de medidas realizadas naquelas regies por satlites, bales meteorolgicos e termmetros. Os grficos que mostraremos nessa seo foram originados pelo Goddard Institute for Space Studies - GISS (NASA) e pela Climatic Research Unit CRU, University of East Anglia, Inglaterra. A estimativa aceita sobre a distribuio de gelo que a Antrtica e a Groenlndia contem cerca de 95% de todo o gelo da Terra. O rtico, portanto, representa menos que 5% do gelo terrestre. A Figura 27 a seguir mostra o comportamento da temperatura anual mdia na (a) Estao Antrtica de Amundsen Scott e (b) Estao de Enderby Land, entre os anos de 1957 e 2000. Observa-se, claramente, que a temperatura mostra o aspecto sazonal em cada ano, mas a tendncia de permanncia de temperatura, ou uma pequena diminuio ao longo de todo o perodo considerado flagrante. Para o grfico (a) mostrada uma linha representando o aumento na concentrao de CO2 na Antrtica. V-se que no h qualquer correlao entre a temperatura mdia da Antrtica e a concentrao de CO2 antropognico.

(a)

(b)

Figura 27 Temperatura mdia na Estao Antrtica de (a) Amundsen Scott, (b) Estao de Enderby Land, entre os anos de 1957 e 2000. No grfico (a) mostrada uma linha representando o aumento na concentrao de CO2 na Antrtica.

Desses resultados pode-se afirmar, sem receio de errar, que a Antrtica no est aquecendo! Em artigo publicado em 1993 na revista Nature, Kahl e colaboradores concluram, a partir de extensas fontes de dados experimentais, que o rtico estava esfriando nos ltimos 40 anos, entre 1940 e 1990. Esse resultado desmentia frontalmente modelos que previam o aquecimento do rtico. No perodo de estudos o rtico diminuiu sua temperatura em 4,4 C no inverno e 4,9 C na primavera. (KAHL, el al., 1993). O mar de Beauford, a Sibria oriental e o Alasca esto mais frio, 1 C por dcada no outono e 2 C por dcada no inverno, no perodo de 1979 a 1997, de acordo com Rigor e colaboradores. (RIGOR et al., 2000) A Figura 28 a seguir mostra uma srie de resultados obtidos no Plo Norte.

Figura 28

Temperatura mdia na Estao de Bodo, Noruega no perodo de 1868 a 2003.

Observa-se na Figura 28 que h uma tendncia de aumento de temperatura entre 1860 e 1940; a temperatura diminui cerca de 1 C no ano seguinte. A partir de ento segue-se um perodo de tendncia de temperatura constante at por volta de 1988. Entre 1988 e 2003 no se verifica qualquer tendncia de aquecimento. A temperatura mdia da cidade de Barrow, Alasca, no perodo de 1901 e 2001, mostrada na Figura 29. Nessa figura esto mostradas as temperaturas de cada uma das estaes. As temperaturas variam subindo e descendo em torno de uma temperatura mdia, sem mostrar nenhuma tendncia de aquecimento ou resfriamento. Ou seja, h grandes chances do Alasca no estar sob o efeito do aquecimento global do IPCC.

Figura 29

Temperatura mdia sazonal da cidade de Barrow no Alasca, nos ltimos 100 anos

Figura 30

Temperatura mdia anual das estaes Oktiabrskaya (1932 a 1989) e Nikolaevsk (1856 a 2001), na Rssia

As temperaturas mdias anuais mostradas na Figura 30, nas estaes de Oktiabrskaya, entre os anos 1932 e 1989, e de Nikolaevsk, entre os anos de 1856 e 2001, na Rssia, no mostram qualquer tendncia de aquecimento. As temperaturas mdias (a) anuais e (b) no vero de Godthaab (1866 2003) e Angmagssalik (1894 2003), na Groenlndia, so mostradas na Figura 31.

(a)

(b)

Figura 31

As temperaturas mdias (a) anuais e (b) no vero de Godthaab e Angmagssalik, na Groenlndia, entre 1866 e 2003

O comportamento da temperatura mdia nas duas estaes so semelhantes. Observa-se em ambos dos grficos da Figura 31 que a temperatura se mantm constante at 1922; entre esse ano e 1931 h um aumento de temperatura; a partir de onde a temperatura apresenta uma tendncia de resfriamento at 1970. A partir de 1970 at 1996 a temperatura mantm-se constante. Nos anos 1998 e 2003 h uma tendncia de aquecimento. A temperatura na Groenlndia foi maior, ou da ordem, que a temperatura atual entre 1928 e 1946, quando os nveis de CO2 antropognico eram muito pequenos.

A partir desses resultados podemos afirmar que o Plo Norte no apresenta tendncia de aquecimento; justamente o contrrio o que est ocorrendo.

7.2. O GELO NOS PLOS EST DERRETENDO? ELE EST DIMINUINDO? Os satlites esto amostrando essas regies e nos indicam que no h evidncias marcantes, como dito nos relatrios do IPCC, de diminuio da quantidade de gelo. A Figura 29 a seguir, mostra a variao da rea de gelo no Hemisfrio Norte, exceto a Groenlndia, no perodo entre 1979 e 2003. Observa-se que a rea de gelo cresce e decresce ciclicamente o aumento e a diminuio da rea de gelo no Hemisfrio Norte peridico, com perodo de um ano! A curva em vermelho foi obtida com luz visvel, enquanto a curva azul com micro-ondas. Se o rtico for filmado durante o perodo assinalado na Figura 29 pela elipse vermelha veremos blocos de gelo precipitando-se no oceano e verdadeiros rios de gua, como mostrados no filme de Al Gore. Esse derretimento pode ser observado anualmente a cada primeira e vero. Contudo, se voltarmos quela regio no outono e inverno veremos que o gelo recuperou-se, conforme assinalado pela elipse azul na Figura 29. Esse derretimento e congelamento ocorre todos os anos! No caso de se mostrar somente o perodo assinalado pela elipse vermelha pensaremos, corretamente, que o rtico est diminudo de forma assustadora. Porm, se nada mais for dito ou mostrado, continuaremos a pensar que o gelo no hemisfrio norte findar logo, logo. E isso o que , sistematicamente, feito. Parece que o intuito assustar a populao.

Figura 32

As temperaturas mdias (a) anuais e (b) no vero de Godthaab e Angmagssalik, na Groenlndia, entre 1866 e 2003

A rea de gelo na Antrtica vem crescendo nos ltimos 30 anos, conforme na Figura 33.

7.3. QUAL A CONTRIBUIO DO DERRETIMENTO DO GELO POLAR NO NVEL DOS OCEANOS? Em maro de 2007 foi publicado na revista Science um artigo de reviso relativo ao tema da contribuio na elevao do nvel dos oceanos, por descargas de gua resultantes do derretimento das placas de gelo da Antrtica e Groenlndia. O trabalho foi baseado nos resultados de 14 diferentes satlites, que desde 1998medem essa elevao. Os autores obtiveram uma diversidade de valores, variando desde a elevao do nvel dos oceanos de 1,0 mm/ano at um decrscimo de 0,15 mm/ano. (SHEPHERD and WIONGHAM, 2007)

Como concluso os autores afirmaram que a melhor estimativa de elevao do nvel dos oceanos de 0,35 milmetros por ano (mm/ano), ou seja, 3,5 centmetros por dcada (cm/dcada). Esses valores so muito inferiores queles divulgados nos alentados relatrios do IPCC.

Figura 32

A rea de gelo na Antrtica cresce a taxa constante, nos ltimos 30 anos. A quebra do gelo da camada de Larsen, no vero de 2002, assinalada por uma elipse vermelha.

Um outro estudo que causou qrande impacto sobre as alarmantes projees do IPCC foi o trabalho baseado em medidas de 177 calibradores de mars distribudos pelos mares e oceanos do mundo. O perodo de medidas estendeu-se de 1904 at 2003, cerca de cem anos de medidas. (HOLGATE, 2007) O autor calculou que a razo mdia de aumento do nvel dos oceanos foi maior na primeira parte do sculo passado, entre os anos de 1903 e 1953, valendo 2,03 0,35 mm/ano e entre os anos de 1954 e 2003 a elevao foi menor, valendo 1,45 0,34 mm/ano. Este resultado indica que a subida do nvel dos oceanos est diminuindo, ao contrrio do que afirmado nos relatrios do IPCC. Em junho deste ano, a tendncia de aumento do nvel dos oceanos obtido por Holgate foi confirmada utilizando-se uma outra abordagem com os dados sendo obtidos do Sistema de Posicionamento Global GPS. (WOPPELMANN, et al., 2007) Os autores desse trabalho concluem que: 1. nos ltimos 50 anos do sculo passado a tendncia mdia de elevao do nvel dos oceanos foi de 1,40 mm/ano;

2. dessa elevao cerca de 1,0 mm/ano se deve ao derretimento de reservatrios terrestres de gelo e 0,4 mm/ano devido expanso trmica dos oceanos. Como pode ser facilmente concludo, com essas taxas de elevao nos nveis dos oceanos os riscos de inundar cidades beira-mar so remotssimos, contrariamente ao que apregoado pelos atores do IPCC. Um exemplo gritante da no elevao do nvel dos oceanos vem do meio de um desses oceanos. O Governo de Tuvalu, um pequeno pas insular no Oceano Pacfico, encorajado pelos ambientalistas, reclamou que a ilha estava sendo inundada devido a elevao do nvel do oceano, como conseqncia do aquecimento global. Assim, ele reivindicou uma compensao aos governos dos Estados Unidos e Austrlia. Contudo, um calibrador de mar colocado em Funafuti, a capital da ilha, forneceu os resultados mostrados na Figura 33, cobrindo o perodo de 1978 at 2000. Os estudos foram conduzidos por especialistas e equipamento do Servio Nacional de Mars (National Tidal Facility NTF) da Austrlia, sediado na cidade de Adelaide.

Tuvalu - Pacific Islands Crying Wolf

Figura 33 Medidas do nveis mnimo, mximo e mdio das mars na ilha de Tuvalu, no Oceano Pacfico

Em maro de 2002, o NFT estabeleceu os registros histricos mostrando que no existia nenhuma evidncia de qualquer acelerao na tendncia de elevao das mars, conforme pode ser observado na Figura 33. Ao mesmo tempo, foi declarado que eventuais degradaes e afundamento na ilha, eram resultantes de condies inteiramente locais, e no devido a elevao do nvel do oceano. .

8. MODELOS CLIMTICOS Desde h muito, so conhecidas as limitaes das previses dirias do tempo, como conseqncia so comuns piadas com as previses de tempo. Dessa forma, perfeitamente possvel indagar-se: Como acreditar em uma previso para daqui a 50, 100 anos se as previses para a prxima semana, ou quinzena, falham completamente?

Apesar dessa flagrante realidade, o pensamento preconizado nos relatrios do IPCC o de que os seus modelos esto, no mnimo 90% certos, quando dizem que haver aumento de tempestades ainda mais fortes, e que o nvel dos oceanos se eleva como nunca visto, e assim por diante. Nos relatrios do IPCC h um marcante uso e abuso de projees baseadas em modelos climticos. Esses modelos so apresentados nos relatrios do IPCC como referncias absolutas e indiscutveis: os modelos prenunciam, os modelos predizem, os modelos confirmam, os modelos negam Enfim, os modelos climticos reinam nos domnios do IPCC! Caso a natureza no se comporte conforme os ditames dos modelos, pior para a natureza. A impresso que nos d que os modeladores que trabalham para o IPCC acreditam mais nos resultados de seus modelos do que na realidade. Porm, necessrio que se diga que os modelos so uma ferramenta de utilizao importantssima para investigar o futuro. Nada mais do que isso. Um modelo no a realidade. E mais, para prever o futuro os modelos tm que reproduzir o passado para o passado so conhecidas todas as condies e variveis. Essa qualidade fundamental para que o modelo tenha credibilidade! Em um campo de estudo to complexo como a climatologia, onde vrios conceitos so ainda desconhecidos - como por exemplo o papel que as nuvens exercem no balano energtico da atmosfera - qualquer tentativa de futurar (sic) a realidade soa, na melhor das hipteses, como algo pretensioso. A Figura 34 mostra um esquema da multiplicidade de interaes que devem ser consideradas em um modelo climtico. Cada caixinha e seta representa inmeros processos fsicos densos e complicados em sua essncia.

Figura 34 Esquema ilustrando as inmeras interaes que interligam o sistema climtico Terra/Atmosfera/Oceano que devem ser considerados nos modelos climticos.

No geral, um modelo um projeto de realidade, parcial e aproximado, que procura capturar as principais caractersticas dessa realidade. Logo, os seus resultados tm grande chance de conduzir a concluses incorretas. Contudo, na cincia, mesmo os resultados incorretos

so fecundos, pois eles ensejaram estudos em busca de modelos ainda mais sofisticados, capazes de melhor descrever a natureza. Entendemos que a investigao numrica (pelo uso de modelos computacionais) tpica no domnio da meteorologia e climatologia ter que passar pela construo de modelos tericos melhores, cujos resultados devem ser, necessariamente, confrontados com a realidade. Infelizmente, essa fase da comprovao, pela comparao com a realidade, praticamente ausente no receiturio do IPCC. A ausncia dessa fase prejudica o debate de idias, pois pode levar a tomadas de deciso politicamente incorretas e socialmente injustas. A Figura 35 mostra os resultados de dois modelos do National Assessment of the Potential Impact of Climate Change (NACC), conforme apresentado em testemunho pelo Prof. Fred Singer, Presidente do projeto The Science & Environmental Policy Project, perante o Comit do Comrcio, Cincias e Transporte do Senado Americano, em 18 de julho de 2000. (Fonte: National Assessment of Climate Change Report: Climate Change Impacts on the United States. Note disagreements between the two model predictions)
Os dois modelos fazem a previso de mudanas na precipitao para vrias cidades e regies dos Estados Unidos, no perodo de 1990 at 2090. Verifica-se que os dois modelos, em 50% dos casos, indicam variaes contrrias um modelo prev que haver aumento de precipitao em dada regio enquanto que o outro estabelece que haver diminuio de precipitao na mesma regio. Em 33% dos casos a diferena entre os modelos maior que 50%. Somente em 17% dos casos os resultados diferem menos que 50%.

Figura 35 Resultados para a variao de precipitao, entre 1990 e 2090, obtidos de dois modelos climticos para vrias regies dos Estados Unidos

Em 10 de agosto do corrente ano a revista cientfica Science publicou um artigo que virou notcia nos principais jornais do mundo. As manchetes afirmavam que o novo e revolucionrio modelo previa um esfriamento nos prximos dois anos, para em seguida, aps 2009, a temperatura voltar a esquentar. Segundo os autores, os modelos climticos anteriores no tentavam prever variabilidades geradas internamente ao sistema. Assim ,ainda segundo os autores, esse novo modelo capaz de predizer as variabilidades internas e as mudanas nas influncias externas e, com isso, o modelo far uma previso da temperatura superficial com substancial aperfeioamento, tanto global quanto regionalmente. (DOUG, et al., 2007) Uma preocupao central dos autores com o que ocorrer na prxima dcada, pois ela representa uma pea importante no planejamento necessrio s modificaes na infraestrutura da sociedade, nas regras de utilizao das fontes de energia, na segurana e no planejamento dos negcios. Nessa escala de tempo 10 anos o clima poder ser determinado por variabilidades internas, originadas naturalmente, tais como como o El Nio e vulces. Dessa forma, os autores propem um modelo climtico dinmico que considere as observaes os estados da atmosfera e oceanos para prever em um futuro prximo as variabilidades internas, ou seja, prever aerossis vulcnicos, El Nio, atividade solar, entre outros fenmenos naturais. Para verificar a capacidade de previso deste modelo apresentamos a seguir a Figura 36, que a Figura 2B do artigo comentado. As duas circunferncias tracejadas foram colocadas para ressaltar que o dito modelo no consegue enxergar dois fenmenos naturais de propores globais a erupo do vulco no Monte Pinatubo em 1991 e o super El Nino de 1988 mas os autores baseados nos clculos do modelo prevem que no haver El Nino nem erupes vulcnicas nos prximos 9 anos. Ora, tenha pacincia!

El Nio

Figura 36 Srie temporal das variaes de temperatura global observadas (linha preta) e variaes de temperatura obtidas de dois modelos (linha azul e mancha vermelha) (adaptado de HOUG et al. 2007)

A Figura 37 mostra a previso da variao de temperatura para a prxima dcada. Observe que, apesar do ntido desacoplamento entre a previso de variao de temperatura e a

variao da temperatura observada os autores so categricos em afirmar que aps 2010 a temperatura voltar a subir. Repetindo, o modelo no capaz ce enxergar o passado conhecido, e apesar do resultado atual do modelo divergir da variao de temperatura observada - ver detalhe assinalado pela elipse na Figura 37 os autores indicam o aquecimento aps 2009. O mais grave de tudo o fato dos autores sugerirem que, baseados em seu trabalho, a sociedade inicie mudanas profundas no seu modo de vida e de produo, como aquelas anteriormente citadas.

El Nio

Figura 37 Srie temporal das variaes de temperatura global observadas (linha preta) e variaes de temperatura obtidas de dois modelos (linha azul e mancha vermelha). No detalhe da elipse preta observa-se ntida divergncia entre o valor observado e o correspondente calculado pelos modelos

9. SUGESTES, RECOMENDAES, CONCLUSES necessrio mais estudos sobre mudana do clima, incluindo as escalas regional e local. Os temas poluio das guas e poluio ambiental no devem ser colocados sob o mesmo guarda-chuva que o aquecimento global. Enquanto a poluio, das guas e ambiental por exemplo, de responsabilidade do homem, o aquecimento global tem tudo para ser um fenmeno determinado por causas naturais. Devemos voltar a olhar para os reais problemas da humanidade que, infelizmente esto sendo encobertos pelo tema aquecimento global. Os tomadores de deciso devem ser informados desta importante distino. Os documentos polticos do IPCC apontam mais no sentido da promoo de mudanas nas diretrizes da matriz energtica, que mudanas efetivas para entender o clima. As tentativas de responsabilizar o CO2 pelas mudanas no clima global mostraram-se inadequadas. H evidncia de ser o Sol o principal fator para explicar as mudanas na temperatura da Terra.

Os modelos climticos utilizados ainda no so capazes de prever as mudana do clima nas diversas escalas de tempo. Os cientistas devem ser mais humildes. O respeito que a sociedade tem por eles deveria ser suficiente para que eles tivessem o devido cuidado em no exagerar o que j preocupante.

Referncias Bibliogrficas

Angell J.K., Trends 93: A Compendium of Data on Global Change, ORNL/CDIAC-65 (Carbon Dioxide Information Analysis Center, Oak Ridge National Laboratory, Oak Ridge, Tennessee). Dahl-Jensen, D., 1998. Past temperature directly from the Greenland Ice Sheet, Science, v. 282, 9, 268-271. Doug M. S. et al., 2007. Improved surface temperature prediction for the coming decade from a global climate model. Science, Vol. 317. no. 5839, pp. 796 799 Freidenreich, S.M. and V. Ramaswamy, 1993. Solar Radiation Absorption by Carbon Dioxide, Overlap with Water, and a Parameterization for General Circulation Models. Journal of Geophysical Research 98, 7255-7264 Friis-Christensen, E. and Lassen, K., 1991. Lenght of the solar cycle: Na indicator of solar activity closely associated with climate. Science, v. 254, 698-700. Goodridge, J.D. (1996) Bull Am Meteorol Soc 77:34 Grootes, P.M. et al., 1993. Comparison of oxygen isotope records from the GISP2 and GRIP Greenland ice cores. Nature, 336, 552-554. Hays,J.D.; Imbrie,J.; Shackleton,N.J. 1976. Variations in the Earths orbit: pacemaker of the ice ages. Science, 194, 1121-1132. Holgate, S.J. 2007. Geophysical Research Letters 34: 10.1029/2006 Houghton, J.T. et al., Climate Change 1995: The Science of Climate Change (Cambridge, England: Cambridge University Press, 1996 Kahl, J.D., D.J. Charlevoix, N.A. Zaitseva, R.C. Schnell and M.C. Serreze, 1993. Absence of evidence for greenhouse warming over the Artic Ocean in the past 40 years. Nature, 131, 335-337. Keigwin LD (1996) The little ice age and medieval warm period in the Sargasso Sea. Science 274:15041508. Kitagawa, H. and Matsumoto, E. 1995. Climatic implications of 13C variations in a Japanese cedar (Cryptomeria japonica) during the last two millennia. Geophysical Research Letters 22: 2155-2158. Klyashtorin, L.B. and Lyubushin A.A., 2003. On the coherence between dynamics of the world fuel consumption and global temperature anomaly. Energy and Environment, 14, 6, 773-782.

Legates, D.R., 2002. Staments of David R. Legates to the Committee on Environment and Public Works United State Senate, March 13, 2002. http://epw.senate.gov/108th/Legates_072903.htm Mann, M.E., Bradley, R.S. & Hughes, M.K. (1998) Global-Scale Temperature Patterns and Climate Forcing Over the Past Six Centuries, Nature, No. 392, pp. 779-787, 1998. Mann M.E. et al, "Northern Hemisphere Temperatures During the Past Millennium: Inferences, Uncertainties, and Limitations", AGU GRL, v.3.1, 1999 Nigel D. Marsh and Henrik Svensmark, 2000. Low Cloud Properties Influenced by Cosmic Rays, Phys. Ver. Letters, 85, 23, 5004-5007. Petit, J.R., J. Jouzel, D. Raynaud, N.I. Barkov, J.M. Barnola, I. Bosile, M. Bender, J. Chappellaz, M. davis, G. Delayque, M. Delmotte, V.M. Kotlakov, M. Legrand, V.Y. Lipenkov, C. Lorius, L. Ppin, C. Ramstorf, S. and H.J. Schellnhuber, 2006. Der Klimawandel. Beck Verlag, Munich, 144 pp. Keigwin LD (1996) The little ice age and medieval warm period in the Sargasso Sea. Science 274:15041508. Rigor, L.G, R.L. Colony, L.R. S. Martin, 2000. Variation in surface temperatureobservations in the Artic, 1979-1997. J. of Climate, AMS, 13, 5, 896-914. air

Ritz, E. Satzman and M. Stievenard. Climate and atmospheric history of the past 420,000 years from Vostok ice core, Antarctica. Nature, 399, 42-436. Salamin, A.N. et al., 1998. Ice core age dating and paleothermometer calibration based on isotope and temperature profiles from deep boreholes at Vostok station (East Antarctica). Journal of Geophysical Research, v.103, 8, 8963-8977. Sallie, B. and WEillie Soon, 2001. Climate History and the Sun. George Marrshall Institute. Spencer R.W. and J.R. Christy, 1990. Precise Monitoring of Global Temperature Trends from Satellites, Science, 247, pp. 1558-1562. Stephen M. and Ross Mckitrick, 2003. Corrections to the Mann et. al. proxy data base and Northern Hemispheric average temperature series. Energy & Environment Vol. 14, No. 6, 2003, p 751-771 Svensmark, H., 1998. Influence of cosmic rays on Earth's climate. Phys. Rev.Lett. 81, 50275030. Svensmark H., "Influence of Cosmic Rays on Earth's Climate", Physical Review Letters, v.81, no.22, p.5027, 30 Nov 1998 Tyson, P.D. et al., "The Little Ice Age and Medieval Warming in South Africa". South African Journal of Science, v96. p.121-126, 2000 U. Neff, S. J. Burns, A. Mangini, M. Mudelsee, D. Fleitmann and A. Matter, 2001. Strong coherence between solar variability and the monsoon in Oman between 9 and 6 kyr ago Nature 411, 290-293

Woppelmann, G., et al., 2007. Global and Planetary Change 57: 396-406.

(*) JOS CARLOS PARENTE DE OLIVEIRA Professor Associado do Departamento de Fsica Universidade Federal do Cear Coordenador do Laboratrio de Fsica de Nuvens e Mesoescala LFNM (UFC) Conselheiro Presidente da Cmara de Educao Superior Conselho Estadual de Educao do Cear Doutor em Fsica (Instituto de Fsica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Ps-doutorado em Cincias Atmosfricas (Fsica de Nuvens) (Department of Atmospheric Science - University Wyoming)

Das könnte Ihnen auch gefallen