Sie sind auf Seite 1von 6

Endurecimento de superfcies metlicas

Um problema Ao observarmos uma grande engrenagem em funcionamento, reparamos que seus dentes sofrem grandes desgastes e fortes compresses. Precisam, portanto, dureza e resistncia ao desgaste. Como proceder para o ao obter essas propriedades? Se o ncleo da engrenagem no for tenaz e dctil, no suportar o esforo, podendo trincar. No endurecimento total, por meio de tmpera, o ao adquire dureza e resistncia. Porm, ficam reduzidas sua ductilidade e tenacidade. Alm disso, o ao apresenta tenses internas. necessrio, portanto, endurecer apenas a superfcie do ao, deixando seu ncleo dctil e tenaz. Para isso, preciso uma tmpera superficial.

Tmpera superficial Os processos usuais de tmpera superficial so desenvolvidos por chama ou por induo. Tmpera por chama Para que a tmpera por chama apresente bom resultado necessrio que o material passe, antes, por um tratamento de normalizao. Assim, a pea ter uma granulao fina (gros pequenos) e ficar homognea. O tratamento aplica-se, geralmente, a peas de tamanho grande ou de formato complexo, que no podem ser temperadas em forno de cmara ou em banho de sal.
36

A principal caracterstica desse tratamento que o aquecimento se faz com maarico oxiacetilnico com chama semicarburante. A temperatura deve ficar acima da zona crtica. Aps o aquecimento, a pea resfriada por jato dgua ou por imerso em leo. Um ensaio de dureza mostra a grande diferena de dureza entre a superfcie e o ncleo. Tambm distinguimos, a olho nu, as duas regies em estudo aps polimento e ataque qumico: a regio temperada escura e a no temperada clara. A tmpera superficial pode ser feita pelos mtodos estacionrio, progressivo ou combinado. O mtodo estacionrio consiste em aplicar a chama na pea, at que ela alcance uma temperatura de cerca de 800C. A chama move-se sobre a rea que ser endurecida. O resfriamento imediato na gua ou no leo. Todo o processo manual.

Com o mtodo progressivo, a pea se move e o maarico permanece fixo. O resfriamento feito logo aps a chama ter aquecido a superfcie da pea.

37

No mtodo combinado, a pea e o maarico movem-se simultaneamente. Este mtodo requer o uso de mquinas ou dispositivos especiais. aplicado, geralmente, em peas cilndricas e de grande tamanho.

A dureza final obtida varia de 53 a 62 Rockwell C. A espessura da camada endurecida pode atingir at 10mm, dependendo da composio do ao e da velocidade de deslocamento da chama. Tmpera por induo O aquecimento indutivo baseia-se no princpio da induo eletromagntica. Segundo esse princpio, um condutor de eletricidade (no caso, a pea metlica que ser aquecida) colocado sob a ao de um campo eletromagntico e desenvolve uma corrente eltrica induzida. O aquecimento feito por meio da corrente que circula atravs da pea e da resistncia que o material oferece sua passagem. Basicamente, uma unidade para aquecimento indutivo compe-se de um aparelho de alta freqncia e de uma bobina de trabalho. A bobina feita de tubo fino de cobre, com uma ou mais espiras, e toma a forma da rea da pea que se deseja aquecer.

38

A freqncia da corrente alternada, aplicada bobina de trabalho, influi no grau de aquecimento. Por exemplo: alta freqncia, pequena profundidade; baixa freqncia, grande profundidade. Na prtica, emprega-se a freqncia de 450 Khz na maioria das aplicaes. A pea colocada numa bobina em que circula uma corrente eltrica de alta freqncia. Dentro da bobina indutora, gerado um forte campo eletromagntico. A resistncia que a pea oferece passagem desse campo provoca o aquecimento da superfcie at uma temperatura acima da zona crtica. Imediatamente aps o aquecimento, a pea resfriada por jatos de gua ou de leo. Na superfcie, forma-se martensita.

Aps a tmpera superficial, necessrio revenir a camada endurecida. O revenimento pode ser feito, tambm, com aquecimento por induo, seguido de resfriamento lento. A vantagem da tmpera por induo que ela permite um controle bastante preciso da profundidade da camada que recebe o tratamento. Portanto, trata-se de um processo mais preciso e seguro do que o da tmpera por chama. largamente empregado na fabricao de peas de grande responsabilidade, como eixos e engrenagens. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios a seguir e confira suas respostas com as do gabarito.

39

Exerccios
Marque com X a resposta correta. 1. A finalidade da tmpera superficial : a) ( ) dar ductilidade ao ao; b) ( ) aliviar tenses; c) ( ) aumentar a resistncia corroso; d) ( ) dar dureza ao ao. 2. Aps sofrer tratamento de tmpera superficial, a regio central da pea apresenta a caracterstica de: a) ( ) dureza; b) ( ) ductibilidade; c) ( ) tenso; d) ( ) resistncia. 3. O aquecimento por chama empregado no tratamento de: a) ( ) peas delicadas; b) ( ) peas de grande tamanho; c) ( ) materiais txicos; d) ( ) materiais flexveis. 4. O aquecimento indutivo baseia-se no princpio da induo: a) ( ) eltrica; b) ( ) eletrnica; c) ( ) eletromagntica; d) ( ) eletroqumica. 5. Para o aquecimento indutivo, so necessrios: a) ( ) aparelho de alta freqncia e bobina; b) ( ) bobina e aparelho de freqncia reduzida; c) ( ) aparelho de baixa freqncia; d) ( ) gerador de voltagem.

40

Gabarito 1. d 2. b 3. b 4. c 5. a

41

Das könnte Ihnen auch gefallen