Sie sind auf Seite 1von 18

6 a 11 de setembro de 2011, UFPE, Recife-PE XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALAS Grupo de Trabalho: GT11 - Gnero, desigualdades e cidadania

ENTRE A CRUZ E A CALDEIRINHA: parlamentares femininas, polticas pblicas e gnero

Francineide Pires Pereira1 Lila Cristina Xavier Luz2

"A mulher tem o direito de subir ao cadafalso. Ela deve ter igualmente o direito de subir tribuna" (frase atribuda a Olympe de Gouges, antes de ser guilhotinada)

O trabalho apresenta as algumas consideraes acerca das observaes desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre Gnero e Desenvolvimento entre parlamentares e lideranas feministas no Estado do Piau. Ingressando num universo tradicionalmente masculino, as parlamentares enfrentam a presso, de um lado para mostrar "competncia", tal qual o modelo anteriormente praticado e, de outro, para atender s demandas especficas das mulheres. O objetivo do trabalho esmiuar tais dilemas e analis-los, luz das teorias de gnero, a fim de vislumbrar possibilidades de enfrentamento de tais questes, na perspectiva de democratizao da sociedade. Assim, o parlamento ser compreendido pelo ngulo da discusso dos limites entre as singularidades das bandeiras femininas e as universalidades preconizadas pelos modelos dominantes, presentes neste espao de poder. PALAVRAS-CHAVE: Gnero; Desenvolvimento; Mulheres, Polticas Pblicas.

1
2

Universidade Federal do Piau; Pesquisa financiada pelo CNPq. Universidade Federal do Piau; Pesquisa financiada pelo CNPq

INTRODUO

As questes e dilemas apresentados aqui no so nada novos. Enquanto os revolucionrios franceses elaboravam a Declarao Universal dos direitos do Homem e do cidaddo, muitas mulheres no s invadiam as ruas, escreviam panfletos e organizavam manifestaes, como tambm propunham a Declarao Universal dos direitos da Mulher e da Cidad. O paradoxo acerca do tema sobre o qual trataremos data, pois, de muito longe. Punidas com a guilhotina, apedrejadas, enlouquecidas, essas mulheres expuseram a contradio da democracia que se instaurava. Dois exemplos podem ser apresentados, para iniciar esta discusso: Madame Roland e Olympe de Gouges. A primeira, que se tornou esposa do ministro do interior em 1792, tida como brilhante burguesa de carter de ao, exercia [...] sobre todas as pessoas importantes da poca [...] um real fascnio intelectual e poltico [...]. Mais grave que isso: [...] Dissimula-se por trs de seu marido, e representa o papel de mulher ideal: silenciosa, submissa, boa esposa e boa me (BADINTER, 1991, p. 08-09) Mas, se no pode ser dissimulada, tambm no poderia ir s ruas, como falou a uma delegao de mulheres, o procurador da municipalidade revolucionria:
Desde quando decente ver mulheres abandonarem os cuidados piedosos de seus lares e o bero de seus filhos para virem praa pblica, tribuna dos discursos, barra do Senado e s fileiras de nossos exrcitos para cumprirem deveres que a natureza atribuiu apenas aos homens? (CHAUMETTE, apud BADINTER, 1991, p. 197).

No mesmo discurso, a morte pela guilhotina serve como argumento:


Lembrai-vos daquela mulher altiva de em esposo prfido, a Roland, que se julgou a prpria para governar a Repblica, e que concorreu para sua perda. Lembrai-vos: ontem aquela virago, aquela mulher-homem, a imprudente Olympe de Gouges, que foi a primeira a instituir assemblias de mulheres, quis politicar e cometeu crimes. Todos esses seres imorais foram aniquilados sob a arma vingadora das leis... e vs quereis imita-los! (CHAUMETTE, apud BADINTER, 1991, p. 198-9).

Em abril deste ano, quando elaboramos o resumo para submisso deste trabalho, fizemos seu ttulo, sem muito pensar. Apenas deixamos que a impresso sentida por ns, quando da realizao das entrevistas, fosse manifestada. Depois faramos a pesquisa sobre o significado da expresso. Agora, ao iniciarmos sua elaborao, iniciamos uma navegao virtual, a fim de verificar o que h nos stios de pesquisa acerca da expresso Estar entre a cruz e a caldeirinha. A primeira resposta que encontramos foi:
[...] O Dicionrio de Expresses Correntes, de Orlando Neves, edio da Editorial Notcias, registra estar entre a cruz e a caldeirinha, com o significado de estar em grande risco ou indeciso, e diz para ver entre a cruz e a caldeirinha. Nesta entrada, o dicionrio adianta que O significado original referia-se quele que estava a morrer ou mesmo morto, isto , sem sada, sem regresso. A expresso foi-se atenuando e hoje usa-se para referir uma situao angustiosa, dilemtica, uma dificuldade que, depois de vencida, nada resolve porque outra lhe sucede. Mas a origem tem que ver com a acepo inicial, quando os moribundos tinham sobre a cabea um crucifixo e a seus ps uma pequena caldeira com gua benta. (COSTA).

Deixando de lado o significado original, portanto, trataremos sobre os dilemas sucessivos enfrentados pelas parlamentares do Piau, tomando por base informaes obtidas por meio do recurso a observao e do recolhimento de entrevistas junto a parlamentares piauienses. Tais informaes fazem parte do acervo de uma pesquisa sobre Gnero e Desenvolvimento entre parlamentares e lideranas feministas no Estado do Piau, desenvolvida entre 2009/2011. Pois sim, ao fazermos as entrevistas com mulheres deputadas no Estado do Piau, no ano prximo passado, 2010, observamos que os relatos destas parlamentares, indicavam que sua experincia se dava em meio a um dilema: entre as singularidades pelos das bandeiras femininas e dominantes, presentes as universalidades no parlamento,

preconizadas

modelos

compreendido como um espao de poder dominantemente masculino. Com este propsito, o texto foi organizado em duas partes, sendo que na primeira apresentada uma discusso sobre o modo como as parlamentares compreendem a questo do gnero. Na segunda parte apresenta uma discusso sobre o que pensam as parlamentares entrevistas em relao ao gnero. Em seguida, apresentamos algumas perspectivas de gnero, tendo por referncias trs teorias, com o objetivo de compar-las com os discursos das parlamentares.

1 PARLAMENTARES FEMININAS E A QUESTO DO GNERO

Desde 1996, sob os auspcios da New School for Social Research, em Nova York, em um Congresso sobre Economia Poltica e Gnero, estudiosos/as da rea abordaram [...] a questo de gnero nas anlises econmicas, como uma forma de fornecer maior compreenso sobre o tema, de modo a aperfeioar a teoria econmica e de aproxim-la das polticas pblicas (KON, 2002, p. 91). Uma das concluses mais importantes deste evento foi a exposio dos [...] limites que as anlises tradicionais apresentam quando no incorporam a questo do gnero, no que diz respeito anlise do mercado de trabalho e do comportamento da famlia enquanto unidade econmica (KON, 2002, p. 91). Utilizando-se desta nova interpretao, Kon (2002) indica-nos que as conseqncias do perodo de reestruturao produtiva intensificado nos anos de 1980, foram de que:
[...] a teoria keynesiana baseada na demanda como inspirao das polticas pblicas e das sugestes dos economistas para a resoluo dos problemas de desenvolvimento, cedeu paulatinamente lugar a uma retomada da valorizao do papel do mercado como categoria central do discurso econmico (p. 10).

Esta [...] nova era, tem a flexibilizao do mercado de trabalho [...] como uma dimenso crucial do processo, como meio de permitir que as empresas se adaptassem s mudanas nas condies de mercado (KON, 2002, p. 97). Em decorrncia disso, [...] as polticas pblicas tambm foram redirecionadas, tanto em pases desenvolvidos quanto nos menos avanados, para eliminar pontos de rigidez que poderiam bloquear as operaes dos mercados de produtos e de trabalho. Esta informao crucial, pois est relacionada s necessidades do mercado com as possveis situaes com as quais se defrontam as parlamentares femininas, quando solicitadas a participar da formulao de polticas e do oramento pblico.

Mais importante ainda so as consequncias deste processo para a sociedade em geral e, em especial, para as pessoas que trabalham. Quanto ao impacto no mundo do trabalho, Rosenberg (1991, apud KON, 2002, p.????) sintetiza o caminho para a flexibilidade em trs formas bsicas: a) flexibilidade salarial, acompanhada do retorno das noes clssicas de equilbrio do livre mercado, procurando impor a desregulao do mercado de trabalho, diminuindo implcita ou explicitamente os padres do salrio mnimo e permitindo a negociao entre as partes envolvidas; b) flexibilidade de emprego, por meio de formas de contratao diferenciadas, como em tempo parcial, temporria, subcontratao, trabalho em domiclio e outras que funcionam como meio de aumentar as taxas de emprego; c) flexibilidade funcional em cada empresa, que reduz o poder tradicional dos trabalhadores dos setores sindicalizados, por meio da flexibilizao das caractersticas e dos requisitos para a escolha dos candidatos aos postos de trabalhos. Entretanto, tal anlise fica incompleta, sem que se inclua uma perspectiva de gnero, pois que esta questo crucial para se compreender o relativo sucesso da flexibilizao bem como do arrefecimento do poder de fogo das pessoas que vivem do trabalho (homens e mulheres). Kon (2002) descreve este ciclo, incluindo o gnero, ao evidenciar que:
A flexibilidade salarial afeta o salrio familiar do trabalhador masculino, pois cada vez mais os trabalhos so pagos em consonncia aos salrios femininos (quando possvel a substituio da funo por trabalhadora feminina), que so inferiores. A flexibilidade no emprego obtida freqentemente atravs do uso de trabalhadores em tempo parcial ou temporrios, a que particularmente se adaptam um grande nmero de mulheres. A flexibilidade interna, por sua vez, transforma as condies de trabalho nas indstrias em que predomina o trabalho masculino, para substituio por um emprego semelhante e secundrio (com poucas perspectivas de promoo e condies vagas de efetivao no posto de trabalho) exercido por uma mulher. As diferenas no valor do salrio entre gneros, em uma grande parte de ocupaes, no tem uma causa biolgica relacionada s diferenas nas habilidades ou na fora fsica entre os sexos, mas tem um carter social ainda hoje vigente na maior parte das sociedades, relacionado atribuio das tarefas de sustento da famlia atribuda ao homem e de cuidados domsticos e reproduo da fora de trabalho atribudos mulher que, como

salientado anteriormente, correspondia ao modelo do sculo XIX. (p. 99)

Este crculo vicioso permite que as foras dominantes no mercado se apropriem da falta de equidade de gnero para garantir a flexibilizao, ao mesmo tempo em que funcionam como o remdio prescrito [...] por muitos analistas, como uma forma de possibilitar s foras de mercado de se adaptarem e responderem s condies de mudana econmica (KON, 2002, p. 98). Um paralelo em relao a isto pode ser estabelecido, no tocante ao processo de elaborao de polticas pblicas, por uma liderana parlamentar:
[...] eu entendo, eu tenho algo, uma questo de princpio meu, que a libertao das mulheres est vinculada diretamente independncia econmica. Para mim, isso est pautado, a questo da dependncia econmica da mulher, ela limita a mulher nas mais variadas dimenses da vida dela. Vou te dar bem aqui um exemplo, se tu fores ver os motivos da violncia domstica claro que tem muitos motivos de questo afetiva, mulher apaixonada, pode fazer uma pesquisa se aquilo ali... Mas, muitas mulheres apanham, porque dependem economicamente do homem. No querem voltar para a casa dela; no sabem quem vai criar os filhos; ela no tem ainda aquele entendimento de que tem direito a ateno. Ento, daqui que ela meta na cabea dela que ela vai ter acompanhamento jurdico. Que ela vai se separar e que ela vai ter apoio. Quer dizer, a Casa Abrigo ela j foi um avano, n? Uma casa que d alimentao, d o abrigo ali naquele momento difcil. Mas, a questo econmica, ela fundamental. O qu que ns fazemos, aqui nas minhas emendas? Voc pode ver, minha secretria j est com elas todas l. So muitos projetos de economia solidria, que so projetos mnimos - eles no so grandes projetos. So, tipo assim, de uns de 08 a 10 mil reais. Se juntam mulheres desempregadas; elas escolhem o negcio para botar, por exemplo. Minha secretria tem essa experincia e ela pode lhe dar o [nome de um projeto] que o dela, l. [...] As mulheres se juntaram; a, ns perguntamos qual o tipo de atividade que vocs querem fazer? Ns queremos fazer material de limpeza. Voc precisa ver, trouxeram para mim detergente, sabo em p, amaciante. Olha, um cheiro! Levei l para casa, tudo enfeitado aqui; um kit; e elas foram para o comrcio e comearam a fazer, fazer, fazer... Outras: no, ns aqui queremos uma cozinha industrial; no, ns queramos botar uma padaria; ns queremos botar um artesanato; no, ns queremos botar um ateli. [...] Ento, so esses pequenos negcios que eu aposto nas emendas que tenho direito as de 800 mil, mais economia solidria. Ento, a base de tudo e ai a gente destaca. (Liderana parlamentar 13, feminino).

Tendo em vista o reduzido nmero de parlamentares do gnero feminino em nossa Assemblia, assim como a grande visibilidade inerente a este espao, abrimos mo de indicar a cor auto-

O entendimento desta parlamentar de que a independncia das mulheres decorre da independncia econmica, impulsiona-a a propor projetos visando o empoderamento das mulheres por meio de atividades relacionadas fabricao de materiais vinculados, principalmente, ao mbito domstico, como produtos para lavagem de roupas, produo de alimentos, dentre outros. O acesso dos grupos aos recursos realizado por meio de emenda parlamentar e do acesso a instituies governamentais:
Os grupos so grupos que a gente tem acesso nas cidades, nas comunidades e como eu sou uma deputada que muito tem lidado com as questes das mulheres, elas me procuram. Ento, tem muitas que so espontneas, elas vm ao gabinete, e outras que vm dos grupos de mulheres que me acompanham. Ns temos varias associaes de moradores, por exemplo. Sindicatos, por exemplo, ns somos responsveis, cmara frigorfica que no sei como que chama, cmara de refrigerao. L no sindicato de [uma cidade que base eleitoral da deputada], elas tinham as polpas de frutas, queriam vender na cidade, mas no tinham como. O lugar para conservar, ai ns conquistamos. Foi uma luta nossa. Hoje, elas abastecem a cidade toda. Sindicatos dos trabalhadores rurais de [a mesma cidade], que coordenado por uma mulher. Casa de farinha, ns temos nas minhas emendas, casa de farinha, que tpica da atividade produtiva feminina. Voc vai l que so muitas mulheres produzindo, que ns tambm colocamos no oramento. A gente tem em nosso oramento e muito voltado para essas questes de desenvolvimento que tu falas. A relao de gnero e desenvolvimento (Liderana parlamentar 1, feminino).

Ao ser indagada sobre a relao entre gnero e desenvolvimento, a parlamentar apresenta uma resposta direta e chama sua secretria para complementar suas informaes. Eis:
A, teria que estudar, fazer um estudo estatstico, de quanto contribuiu para o desenvolvimento essas atividades informais, n? [...] Eu acho que tem melhorado a vida de muita mulher, elas querem repetir todo ano. Quando agora j tem um monte de solicitao. Tem, sim, a famlia, porque a renda vem para a mulher, j ajuda no cuidado dos filhos (Liderana parlamentar 1, feminino).

Aqui se observa a tese de que possvel trabalhar com a questo de gnero, sem, no entanto, vislumbrar a questo do poder. Ou seja, trabalhar com as mulheres, a fim de que a renda se reverta para os filhos, no significa enfrentar
atribuda e a idade, em funo do risco de que tivessem sua identidade revelada. Ento, optamos por indicar o gnero, seguido de numerao algbrica.

os papis tradicionais de gnero. Pode, ao contrrio, dar condies mnimas de existncia, mantendo estes papis. Nesse nterim, a pesquisadora insiste na verificao do vnculo entre a atuao da parlamentar e o planejamento mais amplo. Posicionando-se ante essa indagao, a parlamentar assim descreve a relao:
Ns estamos aprovando o oramento para o prximo ano ainda, mas as nossas lutas aqui, elas se do de forma pontual, com aes. Por exemplo, quando eu fiz aqui que um a legislao que trata de uma poltica pblica de [excludo, para manter o sigilo]. Isso trata da questo da mulher jovem e da grvida que est dentro dos vrios oramentos das Secretarias e da Secretaria de Sade, Secretaria de Educao. As secretarias que vo utilizar esses temas de forma transversal: a sade como questo de sade, a questo de educao na rea da educao. Ento, o que eu posso te dizer, que a questo das mulheres, elas esto muito colocadas dentro das secretarias. Eu no tenho, assim, uma poltica dentro do PPA, voltada especificamente para a questo das mulheres, que eu acredito que esse ano vai ter, por que, com a reforma administrativa, o governo estadual vai fazer o que o governo federal j fez: ele est criando uma Cmara que vai trabalhar s a questo das mulheres, ligadas diretamente ao governador (Liderana parlamentar 1, feminino, grifo nosso)

Nesse caso, a parlamentar acredita que a questo de gnero se resolve por meio de atendimento a projetos especficos, nos termos da estrutura existente ou por meio da criao de uma instituio especfica. A atuao parlamentar de uma bancada feminina, tal como acontece na Cmara Federal, no se inclui em seu horizonte de preocupaes. Talvez isto se explique pela ausncia no Estado do Piau, de uma advocacy feminista. Quanto a isto, outra parlamentar diz o seguinte:
Eu sinto muito, s vezes, eu sinto, [...], eu sinto que existe uma demanda, existe uma fala muito grande. As mulheres colocam muito, n?, no geral. Mas, so poucas as que realmente sentam pra fazer acontecer, pra poder realizar... Existe, assim, a conversa, existem os holofotes - isso natural, no so as mulheres, s. Isso, no geral, que as pessoas tendem a t colocando. Mas, no dia-a-dia, na hora mesmo do pega pra capar, quando diz "ah, por aqui, vambora ver como que faz, existe uma certa ausncia. E eu, como parlamentar, eu fao a mea culpa aqui, , eu nunca procurei, assim, especificamente, , os organismos de mulheres, assim, as entidades, que pudessem t participando, at porque tambm o PPA, da Lei de Diretrizes oramentrias, tudo uma coisa, assim, muito pblica. Eu nunca vi ningum se manifestar, em termos disso. Se manifestam, assim, em relao violncia: ah, vamos combater a violncia, o que no deixa de ser importante. [...] Precisa oramento pra isso.

Poderia ter efetivado poltica nesse sentido. Mas, o que eu vejo no oramento, o que eu vejo no PPA alguma coisa referente, pelo menos no Piau. Hoje, ns temos a nvel de Pas a Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres e no Piau, ns temos uma Coordenadoria de Direitos Humanos e da Juventude, que tem uma diretoria dentro dessa Coordenadoria. Que, inclusive, proposta do novo governo t vendo, eu no sei, no uma diretoria, no uma superintendncia, ou talvez, um comit, um comit gestor, uma, uma coisa assim, que pudesse t trabalhando de forma - porque os problemas das mulheres todas as reas, sade, educao - que pudesse t trabalhando, mas de uma forma efetiva, no mais um conselho, que s vezes, no faz nada - t trabalhando, de forma efetiva, poltica, de forma transversal, as polticas para as mulheres. Mas, o que se v hoje, na realidade, hoje, previsto para as mulheres, inclusive agora deve t no oramento - eu ainda no me debrucei sobre ele - alguma coisa dentro do, da Coordenadoria de direitos humanos, que... (Liderana parlamentar 2, Feminino).

As mulheres, segundo a entrevistada, seriam as mulheres dos movimentos. Sua crtica se dirige ausncia de proposies concretas. As lideranas feministas estariam falando muito, principalmente para a imprensa, e realizando pouco, em termos de reivindicao? Os movimentos no procuraram a parlamentar para demandar mudanas no planejamento e no oramento, mas apenas em temas especficos, principalmente a violncia. A parlamentar faz seu mea culpa, por no ter procurado o movimento. Tambm no se debruou sobre a questo do PPA. Esta, assim como a entrevistada anteriormente citada, deposita esperana na reforma administrativa do Estado divulgada pelo governo eleito. Entretanto, possvel identificar aqui uma nuance nova: a possibilidade de que a inoperncia atribuda ao Conselho de Direitos das Mulheres leve a sua extino. Tambm no fica evidente, em seu discurso, nada relacionado ao carter de instituio de monitoramento e controle, tal como previsto em nossa legislao para as polticas com recorte de gnero. Estaria tal expectativa apresentando a possibilidade de extino ou esvaziamento destes rgos, em troca de rgos com carter mais executivo? Isto confronta com a avaliao positiva das lideranas feministas do Estado, segundo as quais o que mais havia avanado, em termos de desenvolvimento, no governo prximo passado, era a dimenso do controle social, por meio dos conselhos de direitos.

O que se observa que a parlamentar v a necessidade da transversalidade do gnero no planejamento, como forma de resolver a questo das mulheres. Isto se relaciona com sua interpretao sobre desenvolvimento. Quanto a esta, diz ela:
Primeiro, eu acho que o prprio desenvolvimento, o desenvolvimento, em si, ele fica comprometido pelas oportunidades que hoje so dadas ao gnero feminino. Fica comprometido porque no so oportunidades iguais, no ? E a, gera essa desigualdade que existe em todas as reas. Quando eu falo todas as reas, eu falo em todos os sentidos, mesmo. Apesar de que, em termos de educao, agente sabe hoje, as pessoas que saem da faculdade aqui do Estado do Piau, mais de setenta por cento so de mulheres. Quer dizer, tem um grau de instruo bem mais elevado do que o homem. Mas, eu acho que existe um comprometimento, em funo dessa desigualdade, existe um comprometimento, em funo desse desenvolvimento (Liderana parlamentar 2, Feminino). (grifo nosso).

O desenvolvimento, segundo esta entrevistada, deve se dar com vistas a romper com as desigualdades. Caso contrrio, esse fica comprometimento. Neste sentido, ela v problema de dissonncia entre gnero e desenvolvimento em todas as reas, pois, segundo ela:
Ento, eu acho que o desenvolvimento, hoje, ele continua submetido, em vias de soluo, mas comprometido, por conta dessa excluso. E, se no houver, mesmo que no haja, assim, uma, uma situao de, uma determinao clara, ou aberta do que voc pode fazer em nome pela mulher, mas o simples fato de voc tentar, de voc se reunir, de voc ter noo, voc se conscientizar do papel, da sua importncia de t inserido no contexto da vida, da sociedade como um todo, isso j ajuda. E, claro, os movimentos feministas, que so os movimentos que agregam mais, tm sido decisivos, na vida, na histria do pas e do mundo (Liderana parlamentar 2, Feminino).

Para a parlamentar, os movimentos feministas cumpriram importante papel contra a excluso de mulheres no mundo e no Brasil, entretanto, quando abordada sobre o que vem a sua mente sobre gnero e desenvolvimento revela grande necessidade de se diferenciar do esteretipo da feminista:
Agora, tambm, eu vejo - eu no sou feminista, eu gostaria de colocar aqui - eu sou defensora da situao das mulheres. Ou seja, eu fao parte, eu considero que eu defendo grupos de mulheres ou demandas especficas pras mulheres. No sou uma feminista de carteirinha, conforme a gente conhece, o qu que vem entendido e tal. E eu entendo, assim: que tudo que v, entendeu?, olha, os exemplos que se tem, da humanidade, ao longo do tempo, de grandes mulheres que se projetaram em todos

os nveis, inclusive na poltica, em todas as reas, inclusive na poltica, ns no, exemplos, assim, de mulheres feministas, ou grandes exemplos. (Liderana parlamentar 2, Feminino). (grifo nosso).

A preocupao em explicitar a distino entre sua posio e aquelas de uma feminista clara: No sou uma feminista de carteirinha, conforme a gente conhece [...]. Apenas se coloca em defesa de algumas bandeiras em favor das mulheres. Com vistas a demarcar o lugar que ocupa no parlamento, a entrevistada acrescenta outras informaes no sentido de precisar essa distino, e utiliza como exemplo o nome de algumas mulheres que assumiram cargo de comando em nvel mundial,
, temos exemplos, assim, de mulheres que assumiram o poder na poltica da mesma forma, mas que o fato por si s de ser mulher e chegar l, l foi um grande diferencial, no necessariamente que elas fossem ou tivessem sido eleitas ou assumissem determinados cargos, em funo de serem feministas. E, assim, os prprios exemplos de grandes mulheres que apareceram e, por ltimo, agora, ns temos trs grandes exemplos de mulheres no poder, tipo assim a Dilma, a prpria ngela Merckel, na Alemanha, que a chanceler; ns temos a Cristina Ktchner, na Argentina... tivemos a nossa Michele Bachelet, que ela j um caso especial, que ela que se voltou mais para a poltica, , voltado para as mulheres, o prprio secretariado, o prprio ministrio dela, ela fez questo de fazer 50 por cento x 50 por cento, e ela teve toda uma ao social. Existe uma expectativa muito grande, e eu entendo, de que toda mulher quando atinge ou chega a determinado espao de poder, e quando eu falo determinado espao de poder, eu incluo a poltica tambm, que um territrio de poder importante, existe a expectativa muito grande de que as mulheres sejam mais sensveis s causas sociais. Mas, no necessariamente. No necessariamente. Eu acho que existe a sensibilidade, mas no necessariamente. Mas, tambm entendo que, o fato dela ser mulher, por si s, j tem uma expectativa diferente, j existe uma expectativa diferente, e existem possibilidades diferentes de polticas efetivas para as mulheres - independente dela se colocar com isso, ou dela se eleger como bandeira, ou ter como bandeira. Eu lembro bem que a Dilma, eu at fiz um texto [...] em relao a isso. [...] E eu sinto que o fato de hoje, as consumidoras finais serem mulheres, at pela quantidade, pelo nmero, porque ns somos a maioria do que os homens. , ns somos, na realidade, as consumidoras finais de tudo que acontece, e quando eu falo consumidoras s, no de aspecto fsico, de consumo, de compra, no. consumidora das leis, porque as leis chegam l na ponta, quer dizer, ns somos consumidoras disso, quando tudo ainda ou grande parte ainda feito, sobretudo, sob uma tica masculina. E quando eu falo de todos os produtos, o prprio

lingerie, os livros, as leis, consumidoras de uma forma final, de uma forma assim, mais geral. (Liderana parlamentar 2, Feminino).

A entrevistada apresenta trs tipos de personagens femininas: a feminista de carteirinha; a mulher que chegou ao poder e a mulher consumidora de bens e cultura. Como tudo ainda feito sob a tica masculina, mas a mulher majoritariamente a consumidora final das leis, somente a presena das mulheres nos espaos de poder j significa um ganho, segundo esta liderana. Vale ressaltar que, apesar de no se identificar como feminista e ter como exemplo as mulheres poderosas, a parlamentar admite que todas as conquistas das mulheres esto relacionadas com os movimentos feministas. Estes teriam mudado o mundo:
Ento, eu entendo que, o movimento de mulheres, o movimento de mulheres e os movimentos feministas foram fundamentais pra esse quadro de mudanas, ao longo do tempo. Eu tava pensando nessas eleies, de cento e trinta e cinco milhes de brasileiros, setenta milhes foram de mulheres, ou seja, cinco milhes a mais do que os homens, e muita coisa. [...] Mas, o que se v hoje, na realidade, hoje, previsto para as mulheres, inclusive agora deve t no oramento - eu ainda no me debrucei sobre ele - alguma coisa dentro do, da Coordenadoria de direitos humanos, que... [...] eu no vi, assim, nada e nem vi nenhuma manifestao maior. (Liderana parlamentar 2, Feminino).

A entrevistada reconhece o papel dos movimentos como impulsionadores de mudanas em benefcio das mulheres, inclusive definindo estruturas de gesto de polticas pblicas com previso de recursos em nvel de Estado para atender as demandas oriundas desse segmento populacional:
Agora, eu quero te dizer bem aqui tambm uma coisa: financiamento, em qualquer situao, superimportante, fundamental! Mas, no s financiamento! Financiamento no resolve! A criao de um, de um rgo, tambm no resolve! "Ah, mas tem que ter um rgo, tem que ter um nome... D visibilidade? D. Facilita? Eu acho at que facilita. No resolve! Eu acho que existe uma necessidade de se pensar gesto, eu acho que a palavra gesto superimportante, em qualquer rea que voc for trabalhar. E financiamento, eu falo recursos, LDO [Lei de Diretrizes Oramentrias), PPA (Plano Plurianual). Ento, tem que haver um casamento entre financiamento, entre esses recursos e uma gesto. E, claro, e dependendo, essa gesto, se depende de ter uma entidade, de um rgo representativo ou no - muitas vezes, voc pode fazer uma poltica, , pra determinado segmento, sem necessariamente ter aquele nome, aquela visibilidade que, a principio t... porque o que muita gente coloca e diz: "ah, vocs querem ter muito privilgio..." eu no vejo nenhuma

atividade, ou nenhuma atitude que se possa fazer pela atual mulher, como sendo um privilgio. (Liderana parlamentar 2, Feminino) (grifo nosso).

Para a parlamentar no basta ter recurso. importante investir no financiamento e na gesto da poltica, como um modo de garantir:
[...] um DIREITO e at um mnimo (eu no falo nem mnimo, porque no existe a palavra mnimo....). Enfim, a igualdade entre homens e mulheres. No um trampolim, mas uma forma de voc chegar l. Aqui na Assemblia, eles colocam muito: "ta, que as mulheres esto cheias de privilgios! A Lei Maria da Penha um privilgio das mulheres..." [...] Ento, eu no perco tempo. Eu ganho tempo. Eu digo: "oh, presta ateno, NO PRIVILGIO! que, pra que a gente consiga chegar a ter igualdade, ns precisamos que determinados direitos sejam efetivados para ns". Ento, ns precisamos ter alguns ganhos. , eu dou o exemplo aqui do Piau: ao longo dos anos, ns temos indicadores sociais pssimos. Por exemplo, hoje, vai ser publicado, a, um PIB de 8,8%, que foi o maior crescimento DO PAS! E, mesmo assim, ns continuamos em ltimo lugar, porque, ao longo do tempo, sempre foi. Ento, a mesma coisa das mulheres: mesmo que ns consigamos grandes avanos agora, ns ainda continuamos muito l atrs, porque tem a questo de tempo, da sociedade patriarcal, ao longo dos anos e tal. Ento, voc precisa chegar mais, pra poder conseguir chegar a um patamar de igualdade. Ento, nesse sentido, que ... as mulheres, ns fazemos, assim, um certo barulho e ela tem sido importante. Na constituinte, ns tivemos uma participao forte e importante. Mas, eu tenho impresso que t faltando um fechamento; as mulheres, elas falam, falam muito; e, s vezes, a gente fala muito a mesma coisa: o que eu falo, a a outra fala, todo muito fala, mas na hora de, do afunilamento, das coisas que interessam, realmente, ns procuramos e cad?, cad?, cad? Ento... (Liderana parlamentar 2, Feminino) (grifo nosso).

Ento, a pesquisadora pergunta: [...] em termos de experincia do Estado, no parlamento, no tem, , [...] na ltima legislatura [...] vocs no viveram a experincia de tentativa de interferncia, em termos da bancada, bancada feminina? A deputada informa, enfaticamente: NO! E agrega outros elementos para se entender sobre as esperanas renovadas, com a eleio de mais parlamentares femininas:
[...] j com uma bancada, agora mais expressiva, de 23% de mulheres. Embora, a gente saiba que a origem de cada uma totalmente diferente, cada uma tem sua origem, tem a sua forma de pensar. Eu acho que quando voc t num meio como esse do legislativo, importante que a gente some foras pra determinados aspectos. Aqui na Assemblia, ns ramos, ou somos ainda, porque a legislatura no terminou - 10% de mulheres, somos trs deputadas... [...]. E ns fizemos muito, no

assim, ns trabalhamos juntas, quando era para comemorar o 08 de maro, quando assim uma coisa maior, 16 dias de ativismo. E, assim, alguma coisa, ns fizemos juntas. Mas, no geral, tambm, ela [outra parlamentar] pensava muito individualmente, como eu tambm pensava individualmente. Claro. Em termos de violncia, a gente se reunia. Mas, no houve. Mas, houve uma sintonia. Boa. Uma sintonia muito boa e eu acredito que muito das coisas que ns conseguimos, foi em funo... s vezes, assim precisava: "[ela prpria] vamos l falar com o presidente. [Outra parlamentar] vamos l falar com o presidente do Tribunal comigo. MAIS DUAS. No foi falta, no. Ns tentamos incluir uma terceira, mas no foi possvel. Ento, somos sete, agora. Passamos de dez pra 23%. E eu acredito, eu no sei a concepo que cada uma tem, claro, a, de movimento de mulheres, em relao a tudo que acontece. Eu tenho impresso que vai fortalecer, e muito. Mas, independente disso, por exemplo, quando a Dilma disse, na posse dela: sim, as mulheres podem..." isso deixou em... Primeiro, ela no foi eleita, ela foi eleita com uma plataforma bsica, de economia. Ela no foi eleita especificamente com poltica com aspectos especficos s mulheres - como mesmo as outras; e como a Margareth Thatcher, que foi primeira ministra, l; como a Golda Meir e como a Indhira Ghandy e tantas outras mulheres, assim, que ao longo do tempo... eu acho que mais a Michelle Bachelet. (Liderana parlamentar 2, Feminino) (grifo nosso).

Alm da inspirao nas grandes mulheres e a referncia ao crescimento do nmero de mulheres no parlamento, parece animar a entrevistada a consolidar projetos antes impossibilitados pela reduzida representao feminina no parlamento. importante destacar que no Estado do Piau, desde o incio da presente dcada, a participao das mulheres no parlamento vem assumindo uma configurao bastante interessante, se comparada com as dcadas anteriores. Trata-se do crescimento do nmero de candidaturas de mulheres para cargos de deputada estadual. Alm disto, foi recorrente tambm, candidaturas para o governo estadual, senado e cmara federal. Conforme a entrevistada, nesse ltimo pleito, o nmero de mulheres no parlamento passou de trs para sete, fato que a deixa cheia de esperanas para formar uma bancada em torno de demandas de mulheres. Para ela:
[...] a presena, por si s, da mulher, ela j faz uma grande diferena! Apesar de ter que se mostrar que se provar o dobro. Pesquisadora - sempre, no ? Entrevistada: sempre, no ? E aqui, no meio deles, por muito que eles respeitem, eles respeitam muito, a gente tem que provar o dobro. Mas, a simples presena feminina j um diferencial! J um comeo, independente, mesmo que ela no faa nada. Nada, no sentido, assim: que tambm no faa contra. [...] Eu falo assim: nada especfico, j

um diferencial. Agora, se for fazer contra, assumir um papel masculino, a, tambm, a, j contra. A, j no tem diferencial nenhum. Mas, o aspecto da mulher, em si, a presena da mulher na poltica, nesse espao, j fundamental (Liderana parlamentar 2, Feminino).

E sobre a presena nas comisses fundamentais, permitiriam discutir essas questes?


[...] eu confesso pra voc que foi mais em funo, no necessariamente, ah, digamos que o aspecto de ser mulher , foi influenciou em mais ou menos 20%; 80%, foi pelo aspecto partidrio mesmo. Digamos assim, "o PT vai ter que estar presente na primeira vice-presidncia". A, dentro do PT... [...]. Composio partidria: "o PSB vai ter que estar presente na segunda vice-presidncia..." A, claro, 20%: "no, ela mulher... a vai dar uma conotao... e a, teve alguma coisa". Mas, a, primeiro, tem que ter muito claro pra voc alguma coisa, que o que ns no gostaramos, que o que hoje t l, tramita na cmara, um projeto para que se tenha uma participao mnima X de mulheres na mesa diretora da Cmara e do Senado... Cota, independente de partido, que no o que acontece hoje. Hoje, em todos os lugares, mais em funo do partido.

No trecho acima, encontramos alguns indcios que nos permitem entender que as mulheres so pouco valorizadas em relao a suas capacidades de fazer poltica no parlamento, a ponto de admitirem que sua ascenso s comisses resultado da fora do partido. Isto revelador, pois uma agremiao acionada como argumento e a contribuio da mulher de partido minimizada. A entrevistada est ciente das dificuldades que as mulheres enfrentam para ter suas aes reconhecidas e acrescenta:
Claro, coube a ns. Mas, tambm, se ns fssemos pessoas, assim, inoperantes, se fssemos ausentes, com certeza isto no teria vindo [...]. Ento, nesse sentido, eu acho que as coisas esto caminhando, a passos lentos, certo. Que foi aprovado, eu achei importante e no foi dada a publicidade necessria, em setembro de 2009, uma mini-reforma, nessa mini-reforma eleitoral, tem trs aspectos que eu achei importante: primeiro, que o que era reservado pras mulheres, 30%, no ficou mais s reservado; OBRIGATRIO! Tem que se apresentar obrigatoriamente 30% de mulheres. Qualquer um dos sexos. Claro que as mulheres tem o sexo menor. Ento, agora obrigatrio que tenha 30% de candidatas e no s reservado, porque quando ficava s reservado, voc podia apresentar ou no candidatas. Agora, obrigatrio apresentar. Segundo, na propaganda partidria, ao longo dos anos, passou agora, 10 % do tempo tem que ser reservado para as mulheres, a participao feminina. 10%, no da propaganda eleitoral, da propaganda partidria, ao longo dos

anos. E outra que 5% da cota do fundo partidrio obrigatrio que seja pra cursos de formao poltica para as mulheres. Ou seja, que seja investido. Ento, so coisas que, num primeiro momento parece pequeno, mas que no ! Poder ter conseqncia, a longo prazo! Ou seja: "foi pouco?" Foi. Mas, tambm alguma coisa; um esforo. Trs pilares... dos espaos de poder. Ento, isso a, importante (Liderana parlamentar 2, Feminino).

A expressividade do crescimento das mulheres no parlamento parece preocupar esta parlamentar. No ltimo pleito, ainda baixa a representatividade numrica das mesmas na poltica piauiense. Frente a esta constatao, cabe indagar: por que ser que, mesmo aps a lei de cotas e todas as lutas empreendidas pelas mulheres, sua participao nos processos eletivos e no parlamento, ainda to reduzida?

2 QUE PERSPECTIVA DE GNERO?

A quantidade de possibilidades e caminhos apresentados nestas entrevistas confirma que no h uma nica perspectiva de gnero. Dentre as teorias de gnero, vamos citar pelo menos trs, a fim de comparar com os discursos das parlamentares. A primeira, a perspectiva individualista, aceita que os indivduos so seres gendrados, seja por motivos inatos ou adquiridos (socializao). Partindo desta premissa, conclui h uma identidade de gnero, seja masculina, feminina ou andrgina. Situando-se o gnero na identidade de cada qual, o resultado final das disputas, por exemplo, seria resultante da ao de cada um ou uma. Por esta perspectiva, as parlamentares, por exemplo, podero, inclusive, incorporar e aceitar as cobranas ou ironias dos parlamentares do gnero masculino, por aceitarem a sua prpria feminilidade como inerente e imutvel. J a perspectiva estruturalista admite a existncia de desigualdade nas relaes de gnero. Afirma tambm que o gnero uma estrutura social que organiza as instituies sociais, assim como as identidades, atitudes e interaes.

Os estruturalistas defendem que o gnero um sistema de estratificao que coloca a mulher e o homem em categorias, papis e ocupaes desiguais (RISMAN, 1998). Ento, segundo tal anlise, h uma fora social coercitiva que opera independente da vontade das pessoas. Exemplo desta perspectiva o trabalho de BOURDIEU (1999) sobre a dominao masculina. O autor ao explicar o efeito do habitus sexuado, afirma:
As aparncias biolgicas e os efeitos, bem reais, que um longo trabalho coletivo de socializao do biolgico e de biologizao do social produziu nos corpos e nas mentes conjugam-se para inverter a relao entre as causas e os efeitos e fazer ver uma construo social naturalizada (os "gneros" como habitus sexuados), como o fundamento in natura da arbitrria diviso que est no princpio no s da realidade como tambm da representao da realidade e que se impe por vezes prpria pesquisa (BOURDIEU, 1999, p. 10)

Esta perspectiva pode, em nvel de experincia parlamentar, servir como justificativa para a imobilidade pois, como o gnero estaria nas estruturas, pouco poderia ser feito em nvel individual ou por poucas mulheres, como o caso do parlamento do Piau. J pela terceira interpretao, chamada por Dias e Machado (2008, p. 579) de interacionista, pode se vislumbrar maiores possibilidades de ao. Ela
[...] surge nos anos 80, em parte como crtica s abordagens individualistas (Anderson, 2005). Nesta perspectiva, o gnero visto como uma caracterstica da interaco social e no com uma caracterstica de pessoas individuais. Nesta perspectiva, os indivduos fazem o gnero nas suas interaces dirias com os outros e tm performances de masculinidade ou de feminilidade face s expectativas sociais (Anderson, 2005; Brown, 1998; West & Zimmerman, 1987). Assim, o gnero considerado como uma conseqncia das prticas sociais e no como uma caracterstica individual que prediz o comportamento.

Assim, ope-se interpretao individualista e apresenta nova luz para analisar os discursos e posicionamentos das parlamentares. Estas teriam, por este ngulo, que vislumbrar projetos de sociedade correspondentes a modelos de gnero. Suas posies poderiam ser construdas, a partir da anlise de tais projetos, assim como das conseqncias de suas escolhas polticas para o conjunto da ordem de gnero.

O comum nesta pesquisa foi a negativa de vnculo com o ser feminista. Apesar de admitirem a importncia dos movimentos, de reclamarem de sua ausncia no parlamento, como presso ou mesmo apoio. O exemplo seguido por estas parlamentares est vinculado s mulheres que ascenderam ao poder poltico, nos moldes da democracia representativa existente. Ento, somente sendo mulheres que conseguem fazer algo, j uma conquista, como apareceu no discurso de uma parlamentar. Entretanto, no aparecem no universo destas parlamentares questionamentos estratgicos para o conjunto da sociedade, no tocante superao das desigualdades de gnero.

3 REFERNCIAS

BADINTER, E. Condorcet, Prudhome, Guyomar palavras de homens (1790 1793). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. BOURDIEU, Pierre. A dominao masculina, RJ: Bertrand Brasil, 1999 Costa, Jos. Resposta. Ciberdvidas da Lngua Portuguesa. Portugal. Disponvel em: <http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=27855>. Acesso em: 22.05.2011. DIAS, Ana Rita Conde e MACHADO, Carla. Gnero e violncia conjugal: Uma relao cultural. Anlise Psicolgica. [online]. out. 2008, vol.26, no.4 [citado 06 Maio 2010], p.571-586. Disponvel na World Wide Web: KON, A. A Economia Poltica do Gnero: determinantes da diviso do trabalho. Revista de Economia Poltica, vol. 22, n 3 (87), julho-setembro/2002

Das könnte Ihnen auch gefallen