Sie sind auf Seite 1von 5

Dirio da Repblica, 1. srie N.

240 13 de Dezembro de 2007

8891
radas de utilidade pblica quando, cumulativamente, se verificarem os seguintes requisitos: a) Desenvolverem, sem fins lucrativos, a sua interveno em favor da comunidade em reas de relevo social tais como a promoo da cidadania e dos direitos humanos, a educao, a cultura, a cincia, o desporto, o associativismo jovem, a proteco de crianas, jovens, pessoas idosas, pessoas desfavorecidas, bem como de cidados com necessidades especiais, a proteco do consumidor, a proteco do meio ambiente e do patrimnio natural, o combate discriminao baseada no gnero, raa, etnia, religio ou em qualquer outra forma de discriminao legalmente proibida, a erradicao da pobreza, a promoo da sade ou do bem-estar fsico, a proteco da sade, a preveno e controlo da doena, o empreendedorismo, a inovao e o desenvolvimento econmico, a preservao do patrimnio cultural; b) Estarem regularmente constitudas e regerem-se por estatutos elaborados em conformidade com a lei; c) No desenvolverem, a ttulo principal, actividades econmicas em concorrncia com outras entidades que no possam beneficiar do estatuto de utilidade pblica; d) No serem enquadrveis em regimes jurdicos especiais que lhes reconheam a natureza ou, em alternativa, o gozo das prerrogativas das pessoas colectivas de utilidade pblica; e) Possurem os meios humanos e materiais adequados ao cumprimento dos objectivos estatutrios; f) No exercerem a sua actividade, de forma exclusiva, em benefcio dos interesses privados quer dos prprios associados, quer dos fundadores, conforme os casos. 2 ..................................... Artigo 3.
[]

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Decreto-Lei n. 391/2007
de 13 de Dezembro

O regime jurdico que regula o reconhecimento das pessoas colectivas de utilidade pblica foi institudo pelo Decreto-Lei n. 460/77, de 7 de Novembro, sendo que este decreto-lei constitui a legislao base para a atribuio deste estatuto quer a associaes ou fundaes, pessoas colectivas privadas que prossigam fins de interesse geral, quer a pessoas colectivas de utilidade pblica administrativa. Volvidos 30 anos aps a sua entrada em vigor, e merc da evoluo entretanto verificada na sociedade portuguesa, verifica-se que algumas das solues consagradas deixaram de ser as mais adequadas prossecuo dos objectivos que se pretendeu alcanar. Neste sentido, optou-se por se proceder a uma clarificao dos requisitos necessrios para a concesso da declarao de utilidade pblica, adoptando-se, em simultneo, medidas de simplificao administrativa, atravs das quais se desburocratiza e se desmaterializa os procedimentos relativos instruo dos pedidos de declarao de utilidade pblica. Deste modo, entre outras inovaes e concretizando as medidas 233, 234 e 235 do Programa de Simplificao Administrativa e Legislativa SIMPLEX 2007, importa assinalar a obrigatoriedade de apresentao do requerimento para a concesso do estatuto de utilidade pblica por meio formulrio electrnico disponvel no portal da Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros na Internet; a disponibilizao, para efeitos de consulta pblica na Internet, de uma base de dados das entidades declaradas de utilidade pblica e a agilizao dos procedimentos a observar na instruo dos pedidos de declarao de utilidade pblica e da sua cessao, bem como na verificao do cumprimento dos deveres a que esto sujeitas as entidades declaradas de utilidade pblica. Por ltimo, estabelecem-se novos deveres, em nome do princpio da transparncia, nos casos em que as entidades declaradas de utilidade pblica desenvolvam, a ttulo secundrio, outras actividades para alm das de interesse geral, designadamente de natureza econmica. Assim, passa a impor-se que as entidades declaradas de utilidade pblica ao abrigo deste decreto-lei abstenham-se de fazer uso do seu estatuto de utilidade pblica para exercer actividades susceptveis de reduzir a capacidade competitiva dos demais agentes econmicos, bem como devam assegurar que nos documentos de prestao de contas a remeter Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros e sempre que tal se aplique, sejam apresentados, de forma separada, os custos e receitas relativos s actividades que no podem ser abrangidas pelos benefcios que o estatuto de utilidade pblica comporta. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Alterao ao Decreto-Lei n. 460/77, de 7 de Novembro

Compete ao Primeiro-Ministro, com faculdade de delegao, a declarao do reconhecimento de utilidade pblica, bem como a da sua cessao. Artigo 4.
Momento da declarao de utilidade pblica

1 ..................................... 2 As restantes associaes ou fundaes s podem ser declaradas de utilidade pblica ao fim de trs anos de efectivo e relevante funcionamento. 3 O prazo referido no nmero anterior pode ser dispensado quando se verifique alguma das seguintes condies relativamente entidade requerente: a) Desenvolver actividade de mbito nacional; b) Evidenciar, face s razes da sua existncia ou aos fins que visa prosseguir, manifesta relevncia social. Artigo 5.
[...]

Os artigos 2., 3., 4., 5., 6., 7., 8., 12., 13. e 15. do Decreto-Lei n. 460/77, de 7 de Novembro, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 2.
[]

1 Nos termos do presente decreto-lei, as entidades referidas no n. 1 do artigo anterior s podem ser decla-

1 O requerimento para a concesso da declarao de utilidade pblica efectuado exclusivamente atravs do preenchimento do formulrio electrnico adequado, disponibilizado para o efeito no portal da Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros, na Internet.

8892

Dirio da Repblica, 1. srie N. 240 13 de Dezembro de 2007 nistros o relatrio de actividades e as contas do exerccio relativo ao ano anterior, no prazo de seis meses aps a sua aprovao; b) [Anterior alnea b).] c) Comunicar Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros qualquer alterao dos respectivos estatutos, no prazo de trs meses aps a sua efectivao. 2 Nos casos em que as entidades declaradas de utilidade pblica desenvolvam, a ttulo secundrio, outras actividades para alm das de interesse geral, designadamente de natureza econmica, as mesmas devem: a) Abster-se de fazer uso do seu estatuto de utilidade pblica para exercer actividades susceptveis de reduzir a capacidade competitiva dos demais agentes econmicos; b) Assegurar que, nos documentos de prestao de contas a remeter Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros e sempre que tal se aplique, se encontrem devidamente autonomizados os custos e receitas relativos s actividades que no podem ser abrangidas pelos benefcios que o estatuto de utilidade pblica comporta sem que se verifique a violao das regras da concorrncia. Artigo 13.
[...]

2 Sem prejuzo dos demais elementos que, nos termos do artigo 15., sejam determinados como necessrios para a instruo do pedido, o requerimento deve identificar no formulrio referido no nmero anterior: a) A identificao da entidade requerente; b) Os fins de utilidade pblica em funo dos quais se encontra organizada; c) Os fundamentos que, em seu entender, sustentam a concesso do estatuto de utilidade pblica; d) A eventual prestao do consentimento para a consulta da respectiva situao tributria ou contributiva regularizada, nos termos do n. 2 do artigo 4. do Decreto-Lei n. 114/2007, de 19 de Abril; e) Nome e qualidade do responsvel pelo preenchimento do requerimento. 3 ..................................... 4 (Revogado.) 5 Com o pedido de reconhecimento a que se refere o n. 1 do artigo 2. do Decreto-Lei n. 284/2007, de 17 de Agosto, as fundaes podem, em simultneo, apresentar o requerimento para a concesso da declarao de utilidade pblica. 6 A no verificao de qualquer das condies previstas no n. 3 do artigo 4. no constitui impedimento para o reconhecimento da Fundao. Artigo 6.
[]

1 ..................................... a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) Pela violao sria ou reiterada dos deveres que lhes estejam legalmente impostos. 2 A cessao da declarao de utilidade pblica nos termos das alneas b) e c) do nmero anterior precedida por um procedimento instrutrio no qual se demonstre, fundamentadamente, a sua ocorrncia. 3 Das decises referidas nas alneas b) e c) do n. 1 cabe recurso, nos termos gerais. 4 (Anterior n. 3.) Artigo 15.
Regulamentao

1 ..................................... 2 A declarao de utilidade pblica, bem como da sua cessao, so objecto de publicao na 2. srie do Dirio da Repblica. 3 (Revogado.) Artigo 7.
[]

1 ..................................... 2 A falta de qualquer dos requisitos previstos no n. 1 do artigo 2. determina o indeferimento do pedido. Artigo 8.
[]

1 criada uma base de dados das entidades declaradas de utilidade pblica no mbito do presente decreto-lei, mantida pela Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros que a disponibiliza, para efeitos de consulta pblica, no respectivo portal na Internet. 2 A Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros disponibiliza, ainda, informao permanente e actualizada acerca da instruo dos processos, acessvel aos requerentes mediante a utilizao de cdigos de acesso individuais. Artigo 12.
[...]

As normas relativas aos procedimentos a observar pelas entidades requerentes e pelos servios competentes na execuo do presente decreto-lei, designadamente os relativos instruo dos pedidos de declarao de utilidade pblica e da sua cessao, bem como ao cumprimento dos deveres a que esto sujeitas as entidades declaradas de utilidade pblica so aprovadas por portaria do membro do governo competente. Artigo 2.
Norma revogatria

So revogados: a) O n. 4 do artigo 5., o n. 3 do artigo 6., as alneas c) e d) do artigo 10. e o artigo 16. do Decreto-Lei n. 460/77, de 7 de Novembro; b) O Despacho Normativo n. 92/78, de 13 de Abril; c) O Despacho Normativo n. 51/79, de 9 de Maro; d) O Despacho Normativo n. 147/82, de 16 de Agosto.

1 So deveres das pessoas colectivas de utilidade pblica, entre outros que constem dos respectivos estatutos ou da lei: a) Enviar por meio de transmisso electrnica Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Mi-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 240 13 de Dezembro de 2007 Artigo 3.


Republicao

8893

republicado, em anexo, que faz parte integrante do presente decreto-lei, o Decreto-Lei n. 460/77, de 7 de Novembro, com a redaco actual. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Setembro de 2007. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Fernando Teixeira dos Santos Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira. Promulgado em 27 de Novembro de 2007. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 28 de Novembro de 2007. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.
ANEXO (a que se refere o artigo 3.) Republicao do Decreto-Lei n. 460/77, de 7 de Novembro

c) No desenvolverem, a ttulo principal, actividades econmicas em concorrncia com outras entidades que no possam beneficiar do estatuto de utilidade pblica; d) No serem enquadrveis em regimes jurdicos especiais que lhes reconheam a natureza ou, em alternativa, o gozo das prerrogativas das pessoas colectivas de utilidade pblica; e) Possurem os meios humanos e materiais adequados ao cumprimento dos objectivos estatutrios; f) No exercerem a sua actividade, de forma exclusiva, em benefcio dos interesses privados quer dos prprios associados, quer dos fundadores, conforme os casos. 2 As associaes que funcionem primariamente em benefcio dos associados podem ser declaradas de utilidade pblica se pela sua prpria existncia fomentarem relevantemente actividades de interesse geral e reunirem os requisitos previstos no nmero anterior. Artigo 3.
Competncia para a declarao de utilidade pblica

Compete ao Primeiro-Ministro, com faculdade de delegao, a declarao do reconhecimento de utilidade pblica, bem como a da sua cessao. Artigo 4.
Momento da declarao de utilidade pblica

Artigo 1.
Noo de pessoa colectiva de utilidade pblica

1 So pessoas colectivas de utilidade pblica as associaes ou fundaes que prossigam fins de interesse geral, ou da comunidade nacional ou de qualquer regio ou circunscrio, cooperando com a administrao central ou a administrao local, em termos de merecerem da parte desta administrao a declarao de utilidade pblica. 2 As pessoas colectivas de utilidade pblica administrativa so, para os efeitos do presente diploma, consideradas como pessoas colectivas de utilidade pblica. Artigo 2.
Condies gerais da declarao de utilidade pblica

1 As associaes ou fundaes que prossigam algum dos fins previstos no artigo 416. do Cdigo Administrativo podem ser declaradas de utilidade pblica logo em seguida sua constituio. 2 As restantes associaes ou fundaes s podem ser declaradas de utilidade pblica ao fim de trs anos de efectivo e relevante funcionamento. 3 O prazo referido no nmero anterior pode ser dispensado quando se verifique alguma das seguintes condies relativamente entidade requerente: a) Desenvolver actividade de mbito nacional; b) Evidenciar, face s razes da sua existncia ou aos fins que visa prosseguir, manifesta relevncia social. Artigo 5.
Processo de declarao de utilidade pblica

1 Nos termos do presente decreto-lei, as entidades referidas no n. 1 do artigo anterior s podem ser declaradas de utilidade pblica quando, cumulativamente, se verificarem os seguintes requisitos: a) Desenvolverem, sem fins lucrativos, a sua interveno em favor da comunidade em reas de relevo social tais como a promoo da cidadania e dos direitos humanos, a educao, a cultura, a cincia, o desporto, o associativismo jovem, a proteco de crianas, jovens, pessoas idosas, pessoas desfavorecidas, bem como de cidados com necessidades especiais, a proteco do consumidor, a proteco do meio ambiente e do patrimnio natural, o combate discriminao baseada no gnero, raa, etnia, religio ou em qualquer outra forma de discriminao legalmente proibida, a erradicao da pobreza, a promoo da sade ou do bem-estar fsico, a proteco da sade, a preveno e controlo da doena, o empreendedorismo, a inovao e o desenvolvimento econmico, a preservao do patrimnio cultural; b) Estarem regularmente constitudas e regerem-se por estatutos elaborados em conformidade com a lei;

1 O requerimento para a concesso da declarao de utilidade pblica efectuado exclusivamente atravs do preenchimento do formulrio electrnico adequado, disponibilizado para o efeito no portal da Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros, na Internet. 2 Sem prejuzo dos demais elementos que, nos termos do artigo 15., sejam determinados como necessrios para a instruo do pedido, o requerimento deve identificar no formulrio referido no nmero anterior: a) A identificao da entidade requerente; b) Os fins de utilidade pblica em funo dos quais se encontra organizada; c) Os fundamentos que, em seu entender, sustentam a concesso do estatuto de utilidade pblica; d) A eventual prestao do consentimento para a consulta da respectiva situao tributria ou contributiva regularizada, nos termos do n. 2 do artigo 4. do Decreto-Lei n. 114/2007, de 19 de Abril;

8894

Dirio da Repblica, 1. srie N. 240 13 de Dezembro de 2007 e) Iseno das taxas previstas na legislao sobre espectculos e divertimentos pblicos; f) Publicao gratuita no Dirio da Repblica das alteraes dos estatutos. Artigo 11.
Expropriaes que visem o prosseguimento dos fins estatutrios

e) Nome e qualidade do responsvel pelo preenchimento do requerimento. 3 A entidade competente pode solicitar pareceres adjuvantes a quaisquer entidades pblicas ou privadas. 4 (Revogado.) 5 Com o pedido de reconhecimento a que se refere o n. 1 do artigo 2. do Decreto-Lei n. 284/2007, de 17 de Agosto, as fundaes podem, em simultneo, apresentar o requerimento para a concesso da declarao de utilidade pblica. 6 A no verificao de qualquer das condies previstas no n. 3 do artigo 4. no constitui impedimento para o reconhecimento da fundao. Artigo 6.
Concesso de declarao de utilidade pblica

1 A concesso de utilidade pblica pode ser dada com o aditamento das condies e recomendaes que a entidade competente entenda por convenientes. 2 A declarao de utilidade pblica, bem como da sua cessao, so objecto de publicao na 2. srie do Dirio da Repblica. 3 (Revogado.) Artigo 7.
Indeferimento do pedido de declarao de utilidade pblica

1 Podero ser consideradas de utilidade pblica urgente as expropriaes necessrias para que as pessoas colectivas de utilidade pblica prossigam os seus fins estatutrios. 2 A declarao de utilidade pblica destas expropriaes resulta da aprovao pelo ministro competente, ou entidade delegada, dos respectivos projectos, estudos prvios, planos ou anteplanos, ou mesmo esquemas preliminares, de obras a realizar. 3 Compete Administrao, mediante parecer fundamentado da cmara municipal e dos rgos da hierarquia da pessoa colectiva interessada, proceder, nos termos do Decreto-Lei n. 845/76, de 11 de Dezembro, s expropriaes destinadas aos fins a que se refere este artigo. Artigo 12.
Deveres

1 So deveres das pessoas colectivas de utilidade pblica, entre outros que constem dos respectivos estatutos ou da lei: a) Enviar por meio de transmisso electrnica Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros, o relatrio de actividades e as contas do exerccio relativo ao ano anterior, no prazo de seis meses aps a sua aprovao; b) Prestar as informaes solicitadas por quaisquer entidades oficiais ou pelos organismos que nelas hierarquicamente superintendam; c) Comunicar Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros qualquer alterao dos respectivos estatutos, no prazo de trs meses aps a sua efectivao. 2 Nos casos em que as entidades declaradas de utilidade pblica desenvolvam, a ttulo secundrio, outras actividades para alm das de interesse geral, designadamente de natureza econmica, as mesmas devem: a) Abster-se de fazer uso do seu estatuto de utilidade pblica para exercer actividades susceptveis de reduzir a capacidade competitiva dos demais agentes econmicos; b) Assegurar que, nos documentos de prestao de contas a remeter Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros e sempre que tal se aplique, se encontrem devidamente autonomizados os custos e receitas relativos s actividades que no podem ser abrangidas pelos benefcios que o estatuto de utilidade pblica comporta sem que se verifique a violao das regras da concorrncia. Artigo 13.
Cessao dos efeitos da declarao de utilidade pblica

1 Em caso de indeferimento do pedido de declarao de utilidade pblica, cabe recurso, nos termos gerais. 2 A falta de qualquer dos requisitos previstos no n. 1 do artigo 2. determina o indeferimento do pedido. Artigo 8.
Registo das pessoas colectivas de utilidade pblica

1 criada uma base de dados das entidades declaradas de utilidade pblica no mbito do presente decreto-lei, mantida pela Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros que a disponibiliza, para efeitos de consulta pblica, no respectivo portal na Internet. 2 A Secretaria-Geral da Presidncia do Conselho de Ministros disponibiliza, ainda, informao permanente e actualizada acerca da instruo dos processos, acessvel aos requerentes mediante a utilizao de cdigos de acesso individuais. Artigo 9.
Isenes fiscais

As pessoas colectivas de utilidade pblica gozam das isenes fiscais que forem previstas na lei. Artigo 10.
Regalias

As pessoas colectivas de utilidade pblica beneficiam ainda das seguintes regalias: a) Iseno de taxas de televiso e de rdio; b) Sujeio tarifa aplicvel aos consumos domsticos de energia elctrica; c) (Revogado.) d) (Revogado.)

1 A declarao de utilidade pblica e as inerentes regalias cessam: a) Com a extino da pessoa colectiva; b) Por deciso da entidade competente para a declarao, se tiver deixado de se verificar algum dos pressupostos desta;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 240 13 de Dezembro de 2007 c) Pela violao sria ou reiterada dos deveres que lhes estejam legalmente impostos. 2 A cessao da declarao de utilidade pblica nos termos das alneas b) e c) do nmero anterior precedida por um procedimento instrutrio no qual se demonstre, fundamentadamente, a sua ocorrncia. 3 Das decises referidas nas alneas b) e c) do n. 1 cabe recurso, nos termos gerais. 4 As pessoas colectivas que tiverem sido objecto da deciso prevista na alnea b) do n. 1 podero recuperar a sua categoria de utilidade pblica desde que voltem a preencher os requisitos exigidos para a sua concesso, mas no antes de decorrido um ano sobre a deciso referida. Artigo 14.
Pessoas j reconhecidas de utilidade pblica

8895

1 As pessoas a que, data da publicao do presente diploma, tenha sido reconhecida utilidade pblica mantm esta qualificao, sujeitas, porm, ao disposto no presente diploma. 2 O nmero anterior aplica-se s pessoas colectivas de utilidade pblica administrativa. 3 As pessoas colectivas referidas no n. 1 devem requerer a sua inscrio no registo a que se refere o artigo 8. Artigo 15.
Regulamentao

identificao fiscal 188362584 e sede no Bairro Senhora dos Remdios, Rua de Curie, 31, 6300-756 Guarda, a zona de caa turstica Antnio Roque (processo n. 4801-DGRF), englobando vrios prdios rsticos sitos na freguesia de Malpartida, municpio de Almeida, com a rea de 123 ha, e nas freguesias de Escarigo e Vermiosa, municpio de Figueira de Castelo Rodrigo, com a rea de 488 ha, ficando a mesma com a rea total de 611 ha, conforme planta anexa presente portaria e que dela faz parte integrante. 2. A concesso de terrenos includos em reas classificadas poder terminar, sem direito a indemnizao, sempre que sejam introduzidas novas condicionantes por Planos especiais de ordenamento do territrio ou obtidos dados cientficos que comprovem a incompatibilidade da actividade cinegtica com a conservao da natureza, at ao mximo de 10 % da rea total da zona de caa. 3. A zona de caa concessionada pela presente portaria produz efeitos, relativamente a terceiros, com a instalao da respectiva sinalizao. Pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional, Humberto Delgado Ubach Chaves Rosa, Secretrio de Estado do Ambiente, em 23 de Novembro de 2007. O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime de Jesus Lopes Silva, em 28 de Novembro de 2007.

As normas relativas aos procedimentos a observar pelas entidades requerentes e pelos servios competentes na execuo do presente decreto-lei, designadamente os relativos instruo dos pedidos de declarao de utilidade pblica e da sua cessao, bem como ao cumprimento dos deveres a que esto sujeitas as entidades declaradas de utilidade pblica, so aprovadas por portaria do membro do governo competente. Artigo 16. (Revogado.)

MINISTRIOS DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS
Portaria n. 1581/2007
de 13 de Dezembro

Portaria n. 1582/2007
de 13 de Dezembro

Com fundamento no disposto na alnea a) do artigo 40. e no n. 1 do artigo 118. do Decreto-Lei n. 202/2004, de 18 de Agosto, com as alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n. 201/2005, de 24 de Novembro; Ouvidos os Conselhos Cinegticos Municipais de Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida: Manda o Governo, pelos Ministros do Ambiente, do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte: 1. Pela presente portaria concessionada, pelo perodo de 12 anos, a Beatriz Rodrigues Martins, com o nmero de

Com fundamento no disposto no artigo 26. e no n. 1 do artigo 118. do Decreto-Lei n. 202/2004, de 18 de Agosto, com as alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n. 201/2005, de 24 de Novembro; Ouvido o Conselho Cinegtico Municipal da Covilh: Manda o Governo pelos Ministros do Ambiente, do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte: 1. Pela presente portaria criada a zona de caa municipal do Sarzedo (processo n. 4767-DGRF) pelo perodo

Das könnte Ihnen auch gefallen