Sie sind auf Seite 1von 3

CICLO DO CARBONO

O carbono um elemento qumico, presente em todos os organismos. Dependendo das condies de formao, pode ser encontrado na natureza em diversas formas, como diamante e grafite. Tambm est presente na atmosfera e dissolvido na gua do mar. Fazendo parte das conchas e do carvo mineral (FRANCISCO, 20__). O maior reservatrio de carbono encontra-se nos sedimentos e nas rochas da crosta terrestre, contudo, o tempo necessrio sua converso to longo que relativamente insignificante em uma escala humana. Do ponto de vista dos seres vivos, uma grande parte do carbono encontrada em plantas terrestres, este representado pelo carbono de florestas e pastos, constituindo o principal stio da fixao fotossinttica de CO2. Em contra partida h uma maior quantidade de carbono presente na matria orgnica morta, denominada hmus, que nos seres vivos (DELITTI, 2004). O ciclo do carbono consiste na transferncia deste elemento (via queima, respirao, reaes qumicas) para a atmosfera ou para o mar e a sua reintegrao na matria orgnica via assimilao fotossinttica (CORREIA, 2008). At antes da revoluo industrial o ciclo de carbono estava equilibrado, ou seja, o que era absorvido pelo solo e pelo oceano era igual ao que era emitido pela atmosfera. Com a industrializao e a intensificao da queima de combustveis fsseis pelas atividades humanas, a emisso de gs carbnico para a atmosfera tornou-se maior que a capacidade natural de absoro, impossibilitando que o ciclo natural o traga de volta para os reservatrios (NOBRE, ____).

O carbono passa a fazer parte da biomassa atravs do processo da fotossntese. Os seres fotossintetizantes incorporam o gs carbnico atmosfrico, transformando-se em molculas orgnicas (BILOGO, 2007). O ciclo do carbono est intimamente relacionado com os seres vivos que vivem sobre a superfcie terrestre. Existem vrios tipos de compostos de carbono nas diversas etapas que compem o ciclo. Esses componentes podem ser lquidos, slidos e gasosos (SPIRO & STIGLIANI, 2009). O carbono absorvido pelas plantas. Uma vez incorporado s molculas orgnicas dos produtores, poder seguir dois caminhos: ou ser liberado novamente para a atmosfera na forma de CO2, como resultado da degradao das molculas orgnicas no processo respiratrio, ou ser transferido na forma de molculas orgnicas aos animais herbvoros quando estes comerem os produtores (uma parte ser transferida para os decompositores que liberaro o carbono novamente para a atmosfera, degradando as molculas orgnicas presentes na parte que lhes coube). Os animais, atravs da respirao, liberam atmosfera parte do carbono assimilado, na forma de CO2. Parte do carbono contido nos herbvoros ser transferida para os nveis trficos seguintes e outra parte caber aos decompositores e, assim, sucessivamente, at que todo o carbono fixado pela fotossntese retorne novamente atmosfera na forma de CO2. Os oceanos tambm so grandes reservatrios de gs carbnico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recproco e contnuo, variando de dcadas a milnios (BRASIL ET AL, 2006).

Referncias Bibliogrficas BILOGO. Ciclo do carbono. Disponvel em: http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article414. Acesso em: 27 de agosto de 2010.

BRASIL, C.L.; SILVA, C. S.; CATARINA; SILVEIRA, C.; RAUBACH, C. W. LIMA, D. M. Ciclo do Carbono. Universidade Federal de Pelotas, 2006. 8p. FRANCISCO. Ciclo do carbono. Disponvel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-ciclos-biogeoquimicos/ciclo-docarbono-4.php. Acesso em: 27 de agosto de 2010. DELITTI, W. B. C. O Ciclo do carbono. Disponvel em: http://www.ib.usp.br/~delitti/projeto/rhavena/Index.htm#topo. Acesso em: 26 de agosto de 2010. NOBRE. C. A. Mudanas Ambientais Globais. Disponvel em: http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_MAG/. Acesso em: 26 de agosto de 2010 CORREIA, A. C. P. Floresta, Ciclo do Carbono e Alteraes Climticas. Disponvel em: http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=15&cid=13138&bl=1&section. Acesso em: 27 de agosto de 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen