Sie sind auf Seite 1von 6

VCIOS REDIBITRIOS E EVICO

Eduardo de Assis Brasil Rocha


Diretor da FADISMA Procurador Federal Professor da UFSM Fone: (55) 3220-2500 eduardo@fadisma.com.br

1.-

Natureza jurdica: O elemento coisa, que compe os requisitos da compra e

venda, no perquirido sob o aspecto da sua validade, por ser de natureza objetiva. Somente ser perquirido quanto a sua existncia e, aps, na irradiao de seus efeitos, sendo analisado assim atravs dos institutos dos vcios redibitrios (= perfeio da coisa) e da evico (= posse tranqila da coisa).

2.-

Dos vcios rebibitrios: O vcio rebitrio defeito oculto da coisa, que faz com que o

negcio jurdico de compra e venda no produza um dos efeitos ao qual se destina, qual seja a perfeio do bem alienado. O instituto est disciplinado nos Arts. 441 a 446 do novo Cdigo Civil. O vcio redibitrio no se confunde com o erro, uma vez que este um vcio de vontade, passvel de levar anulao do negcio jurdico. No

2 erro h divergncia espontnea entre a vontade manifestada e a vontade querida, sendo, portanto, defeito de ordem subjetiva. No vcio redibitrio o adquirente quer exatamente a coisa adquirida, mas apenas desconhece algum defeito oculto da mesma, sendo, desta forma, defeito de ordem objetiva. Requisitos: a) o contrato deve ser comutativo, ou seja, sinalagmtico, com obrigaes recprocas para ambos os contratantes. Nos contratos no comutativos no h que se falar em vcio redibitrio. Ocorre nas doaes com encargo. b) o defeito deve ser oculto, no podendo ser constatado pelo homo medius. O CDC prev a possibilidade de ser enjeitada a coisa por vcio aparente (Art. 26). c) o defeito deve ser existente anterior formao do contrato, vindo a se manifestar posteriormente. d) o defeito deve tornar a coisa imprpria ao uso ou lhe diminuir o seu valor. e) irrelevante o conhecimento do vcio pelo alienante, pois a m f somente vai repercutir no acrscimo de eventuais perdas e danos. Aes prprias:

3 a) Ao redibitria ou edilcia: Quando o adquirente pretende a resoluo total no negcio, enjeitando a coisa e recebendo de volta o preo pago. b) Ao estimativa ou quanti minoris: Quando o adquirente pretender a resoluo parcial do negcio, ficando com a coisa e pleiteando abatimento do preo. A escolha de uma das aes direito potestativo do adquirente e, uma vez feita a escolha, no poder mudar o pedido. Os prazos decadenciais so de 30 (trinta) dias para as coisas mveis e de 01 (um) ano para as coisas imveis, a contar a entrega efetiva (tradio). Se o adquirente j estava na posse, ento os prazos so reduzidos pela metade, a contar da alienao (= do negcio). Quando o vcio, por sua natureza somente puder ser conhecido mais tarde, o prazo ser de 180 (cento e oitenta) dias para bens mveis e de 01 (um) ano para bens imveis, a contar da cincia pelo adquirente, conforme Art. 445 e seus NCC. Os prazos decadenciais no prejudicam os prazos de garantia, mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante dentro de 30 (trinta) dias do seu descobrimento, ex vi Art. 446 NCC. No caso das situaes de enquadramento no Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078, de 11.09.1990), em virtude da existncia de relao de consumo no negcio jurdico, ento se deve aplicar o Art. 26 e seus pargrafos do CDC1.

3.1

Da evico:

O prazo de decadncia de 30 (trinta) dias para produtos no durveis e de 90 (noventa) dias para produtos durveis. Tratando-se de vcio oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

A evico a perda da posse e domnio do bem, em razo da atribuio do bem a um terceiro, estando disciplinado nos Arts. 447 a 457 do novo Cdigo Civil. Instituto que deriva do dever que incumbe ao alienante de assegurar ao adquirente a posse e o domnio pacficos sobre a coisa alienada. Situao comum de evico, no que se refere perda do domnio, ocorre nas hipteses das chamadas vendas a non domino e em casos de duplicidade de ttulos junto ao Cartrio de Imveis2. Requisitos: a) o contrato deve ser oneroso, ou seja, deve haver uma contraprestao atravs de pagamento por parte do adquirente. Ocorre mesmo nas alienaes em hasta pblica. b) deve haver o desconhecimento pelo evicto da litigiosidade da coisa ou de ser a mesma alheia. c) deve ocorrer a denunciao da lide ao alienante ou diretamente a qualquer dos anteriores responsveis3. d) a privao da coisa deve ter ocorrido por meios judiciais ou administrativos4.
2

Vide, a respeito, RJTJRGS 145/245, RDC 73/176, BDI 19/02p. 14. Tombamento do imvel no acarreta evico, conforme se v in COAD 104760, em acrdo do STJ. No tombamento no h perda do domnio, posse ou do uso da coisa tombada, bem como no h atribuio do bem, seja por ato judicial ou administrativo, a outrem (REsp. 407179, 3 Turma do STJ, in BDI 27/03p. 20). 3 O Art. 70 do CPC determina que obrigatria a denunciao da lide para o evicto poder demandar indenizao contra o alienante. Existem decises jurisprudenciais, inclusive do STJ, no sentido de que o evicto que no denunciar a lide poder, mesmo assim, propor ao autnoma contra o alienante. Neste sentido, vide COAD/INF ano 1991, p.91 e AJURIS 78/468. 4 Estariam enquadradas neste caso as evices derivadas de apreenses policiais, conforme j vinha decidindo a jurisprudncia: RJTJRGS 160/223, COAD 67987, COAD 70745 (3 Turma do STJ), COAD

5 e) irrelevante a m f do alienante, subsistindo ainda que a coisa esteja deteriorada, salvo dolo do adquirente. Verbas indenizatrias: a) Quando houver responsabilidade expressa do alienante, que inclusive podem reforar ou diminuir a garantia: o adquirente tem direito devoluo do preo e mais perdas e danos (Arts. 447 e 448 NCC). b) Silncio do contrato sobre a evico: mesmo assim o adquirente tem direito devoluo do preo e mais perdas e danos, pois uma garantia implcita (Art. 447 NCC). c) Excluso da evico pelo alienante: ainda assim o alienante continuar respondendo pela devoluo do preo da coisa (Art. 449, 1 parte NCC). d) Excluso total da evico: somente ocorrer se o alienante tiver se exonerado da obrigao e o adquirente tiver assumido os risco da evico ou era conhecedor da mesma (Art. 449, 2a parte NCC). Neste caso no haver devoluo do preo e nem indenizao por perdas e danos. O preo a ser devolvido ser o valor da coisa na poca da evico5, segundo dispe o Art. 450, pargrafo nico do NCC.

72372 (4 Turma do STJ), COAD 85520 (3 Turma do STJ). de ser observado, tambm, que o NCC no reproduziu o inc. I, do antigo Art. 1.117. A jurisprudncia tem admitido a responsabilizao do Estado na hiptese da evico decorrer de furto ou roubo, conforme se v em: RJTJRGS 176/510, COAD 97222, RJTJRGS 134/287, RJTJRGS 140/225, RJTJRGS 145/134, COAD 62643, COAD 67987, COAD 43737
5

O valor do preo sempre ser corrigido monetariamente at o seu efetivo pagamento ao evicto, conforme j decidiu o TJRGS in RJTJRGS 125/331.

6 As perdas e danos, segundo os incisos do Art. 450 do NCC, sero: a) frutos que o evicto tiver que restituir; b) despesas do contrato e prejuzos que diretamente resultarem da evico; c) custas judiciais e honorrios advocatcios; e ainda, d) o valor das benfeitorias teis e necessrias que no forem pagas ao evicto pelo terceiro que receber a coisa (Art. 453 NCC). Podem ser abatidos do valor das perdas e danos, pelo adquirente: a) o valor pago ao evicto pelas benfeitorias; b) o valor das vantagens da deteriorao da coisa que o evicto no houver sido condenado a indenizar. Evico parcial: Sendo considervel a evico, mas no total, poder o evicto optar entre a resciso do contrato ou o abatimento do preo. No sendo considervel, somente poder haver indenizao (Art. 455 NCC).

Das könnte Ihnen auch gefallen