Sie sind auf Seite 1von 70

FUNDAMENTOS DAS CINCIAS EXATAS

Prof. Airton Antonio CASTAGNA Docteur Ingnieur INA / P-G

ONDAS
Voc dever conhecer alguma coisa sobre os movimentos dos corpos que vibram, ou que se movem de um lado para o outro, no mesmo caminho. Esta espcie de movimento importante para o estudo das ondas sonoras, ondas luminosas e ondas de rdio.

Um vibrador um instrumento que se move, de um lado para o outro, em intervalos regulares.

ONDAS
Que so a frequncia e o perodo de um pndulo? Suponha que um cachorro balance sua cauda trs vezes por segundo. Ento, dizemos que a frequncia da vibrao de 3 vibraes por segundo. Se as hastes de um diapaso se movem de um lado para o outro 200 vezes por segundo, sua frequncia de 200 vibraes por segundo.

A frequncia de um movimento vibratrio o nmero de vibraes completas, de um lado para o outro e de volta ao ponto de partida, por segundo.

ONDAS

Um pndulo um corpo pesado suspenso por uma corda, uma corrente ou uma haste. Muitos relgios tm pndulos. Talvez voc tenha visto um relgio antigo com um pndulo de 1 metro de comprimento. Sua frequncia de 30 vibraes por minuto. O pndulo vibra de um lado para o outro e de volta ao ponto de partida cada 2 segundos. Isso um ciclo ou vibrao completa. O perodo de um pndulo o tempo que gasta uma vibrao completa.

ONDAS
Amarremos uma bola de ferro extremidade de uma corda, presa a uma barra rgida, de modo a constituir um pndulo simples. Tomemos a distncia da barra ao centro da bola igual a 25 centmetros. Faamos que a bola oscile, percorrendo uma pequena distncia, uns 2 a 3 centmetros, e meamos o tempo que ela gasta para fazer 25 vibraes, de um lado para o outro, completas. Este tempo ser 25 segundos, ou seja, 1 segundo para cada vibrao. Repitamos a experincia, mas faamos o comprimento do pndulo simples igual a 100 centmetros. Agora, o intervalo de tempo gasto por cada vibrao ser 2 segundos. Ao tornar o comprimento quatro vezes maior, ns duplicamos o perodo. O intervalo de tempo que leva uma vibrao de um pndulo, ou seu perodo, diretamente proporcional raiz quadrada de seu comprimento.

O pndulo mais curto vibra duas vezes mais depressa que o mais longo. O perodo de um pndulo varia como a raiz quadrada de seu comprimento.

ONDAS
Faamos outro pndulo de igual comprimento, mas usemos uma bola de madeira. Os dois pndulos vibraro com o mesmo perodo. O perodo de um pndulo no depende de sua massa. Outras experincias provam que o tempo de uma vibrao depende tambm da acelerao da gravidade g.

ONDAS
O perodo, T, de um pndulo de comprimento l dado por: Exemplo: Ache o perodo de um pndulo que tem um comprimento de: 2,45 m = comprimento do pndulo (l). Ache o perodo (T).

ONDAS

A perturbao causada pelo impacto da pedra na gua originar um movimento que se propagar pela superfcie do lago como circunferncias de mesmo centro, afastandose do ponto de impacto.

ONDAS
Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbao que se propaga atravs de um meio. Colocando-se um pedao de cortia na gua, prximo ao local do lanamento da pedra, verifica-se que a onda, ao atingir a cortia que fica flutuando na superfcie da gua, faz com que ela apenas oscile, subindo e descendo, sem variar a direo.

Como a rolha no arrastada, conclumos que a onda no transporta matria. Porm, como ela se movimenta, implica que recebeu energia da onda.

ONDAS
Uma onda transmite energia sem o transporte de matria.

Classificao
As ondas podem ser classificadas de trs modos. Quanto natureza
Ondas mecnicas: so aquelas que precisam de um meio material para se propagar (no se propagam no vcuo). Exemplo: Ondas em cordas e ondas sonoras (som). Ondas eletromagnticas: so geradas por cargas eltricas oscilantes e no necessitam de uma meio material para se propagar, podendo se propagar no vcuo. Exemplos: Ondas de rdio, de televiso, de luz, raios X, raios laser, ondas de radar etc.

ONDAS

Quanto direo de propagao


Unidimensionais: so aquelas que se propagam numa s direo. Exemplo: Ondas em cordas.

Bidimensionais: so aquelas que se propagam num plano. Exemplo: Ondas na superfcie de um lago. Tridimensionais: so aquelas que se propagam em todas as direes. Exemplo: Ondas sonoras no ar atmosfrico ou em metais.

ONDAS

Quanto direo de vibrao


Transversais: so aquelas cujas vibraes so perpendiculares direo de propagao. Exemplo: Ondas em corda.

ONDAS
Longitudinais: so aquelas cujas vibraes coincidem com a direo de propagao. Exemplos: Ondas sonoras, ondas em molas.

ONDAS Velocidade de Propagao de uma Onda Unidimensional


Considere uma corda de massa m e comprimento , sob a ao de uma fora de trao .

Suponha que a mo de uma pessoa, agindo na extremidade livre da corda, realiza um movimento vertical, peridico, de sobe-e-desce. Uma onda passa a se propagar horizontalmente com velocidade.

ONDAS
Cada ponto da corda sobe e desce. Assim que o ponto A comea seu movimento (quando O sobe), B inicia seu movimento (quando O se encontra na posio inicial), movendo-se para baixo. O ponto D inicia seu movimento quando o ponto O descreveu um ciclo completo (subiu, baixou e voltou a subir e regressou posio inicial).

ONDAS

Em que: F = a fora de trao na corda

, a densidade linear da corda

ONDAS
EXERCCIO Uma corda de comprimento 3 m e massa 60 g mantida tensa sob ao de uma fora de intensidade 800 N. Determine a velocidade de propagao de um pulso nessa corda. Resoluo:

ONDAS

Ondas Peridicas
Considere uma pessoa executando um movimento vertical de sobe-e-desce na extremidade livre da corda indicada na figura, em intervalos de tempo iguais.

Esses impulsos causaro pulsos que se propagaro ao longo da corda em espaos iguais, pois os impulsos so peridicos. A parte elevada denomina-se crista da onda e a cavidade entre duas cristas chama-se vale.

ONDAS
Denomina-se perodo T o tempo necessrio para que duas cristas consecutivas passem pelo mesmo ponto. Chama-se frequncia f o nmero de cristas consecutivas que passam por um mesmo ponto, em cada unidade de tempo. Entre T e f vale a relao:
A distncia entre duas cristas ou dois vales consecutivos denominada comprimento de onda, representado por , e a a amplitude da onda.

ONDAS Como um pulso se propaga com velocidade constante, vale a expresso s = vt. Fazendo s = , temos t = T. Logo:

Essa igualdade vlida para todas as ondas peridicas como o som, as ondas na gua e a luz.

ONDAS EXERCCIO Uma corda de massa 240 g e de comprimento 1,2 m vibra com frequncia de 150 Hz, conforme indica a figura.

a) Qual a velocidade de propagao da onda na corda? b) Qual a intensidade da fora tensora na corda?

ONDAS Resoluo:

ONDAS

Reflexo de um pulso numa corda


Quando um pulso, propagando-se numa corda, atinge sua extremidade, pode retornar para o meio em que estava se propagando. Esse fenmeno denominado reflexo. Essa reflexo pode ocorrer de duas formas: Extremidade fixa Se a extremidade fixa, o pulso sofre reflexo com inverso de fase, mantendo todas as outras caractersticas.

ONDAS

Extremidade livre Se a extremidade livre, o pulso sofre reflexo e volta ao mesmo semiplano, isto , ocorre inverso de fase.

ONDAS
Refrao de um pulso numa corda Se, propagando-se numa corda de menor densidade, um pulso passa para outra de maior densidade, dizemos que sofreu uma refrao.

A experincia mostra que a frequncia no se modifica quando um pulso passa de um meio para outro.

ONDAS

Essa frmula vlida tambm para a refrao de ondas bidimensionais e tridimensionais. Observe que o comprimento de onda e a velocidade de propagao variam com a mudana do meio de propagao.

ONDAS EXERCCIO Uma onda peridica propaga-se em uma corda A, com velocidade de 40 cm/s e comprimento de onda 5 cm. Ao passar para uma corda B, sua velocidade passa a ser 30 cm/s. Determine: a) o comprimento de onda no meio B; b) a frequncia da onda.

ONDAS Resoluo:

ONDAS

Som
As ondas sonoras so produzidas por deformaes provocadas pela diferena de presso em um meio elstico qualquer (ar, metais, isolantes, etc.), precisando deste meio para se propagar. Desta forma, percebemos que o som uma onda mecnica, no se propagando no vcuo. A maioria dos sons acaba sendo obtido atravs de objetos que esto vibrando, como o caso do alto-falante. Quando o diafragma contido no alto-falante se movimenta para fora da caixa acstica ele cria uma regio de alta presso pois comprime o ar que est nas proximidades. Da mesma forma, ocorre uma rarefao quando o diafragma se move para dentro da caixa.

ONDAS

Quando as variaes de presso chegam aos nossos ouvidos, os tmpanos so induzidos a vibrar e nos causam a sensao fisiolgica do som.

ONDAS

Velocidade das ondas


Ondas de gua deslocam-se com uma velocidade desde alguns metros a 40 km por hora. As ondas sonoras propagam-se no ar com a velocidade de 331,36 metros por segundo a 0C. As ondas luminosas propagam-se com a maior de todas as velocidades, 299.790km por segundo ou, praticamente, 300.000km/s. Voc pode usar a equao para calcular o comprimento de onda de qualquer espcie de onda, se voc conhecer sua velocidade v e sua frequncia n. Suponha que voc bata palmas uma vez por segundo, causando compresses que se propagam com uma velocidade de 346 metros por segundo. Cada onda viajar 346 metros antes que a prxima comece e esta distncia o comprimento de onda.

ONDAS
Se voc pudesse bater palmas 10 vezes por segundo, a distncia entre as compresses, isto , o comprimento de onda, seria de 34,6 metros. O bater de palmas 100 vezes por segundo produziria ondas de comprimento igual a 3,46 metros. Suponha que as ondas de gua elevem a sua canoa uma vez por segundo, e que a velocidade das ondas seja igual a 4 metros por segundo. Ento o comprimento de onda, isto , a distncia entre as cristas, de 4 metros. Se duas ondas chegassem em cada segundo, viajando com a mesma velocidade que a precedente, o comprimento de onda seria 2 metros. Se 4 ondas chegassem em cada segundo, o comprimento de onda seria 1 metro.

ONDAS
Observe a seguinte correspondncia:
Frequncia das ondas (por segundo) Comprimento de onda (metro) Velocidade da onda (m/s) 1 4 4 2 24 4 3 4/3 4 4 1 4 6 4/5 4 n l

Em geral, para todas as espcies de ondas, inclusive ondas de gua, ondas sonoras, ondas luminosas, e ondas de rdio, velocidade da onda = frequncia X comprimento de onda ou

ONDAS
EXERCCIO: A frequncia de ondas que se propagam no ar 100 vibr./s, e seu comprimento de onda 3 metros. Qual a velocidade das ondas? 100 = nmero de ondas por segundo (n), 3 m = comprimento de cada onda (l). Ache a velocidade das ondas (v): v = 100 vibr./s X 3m v = 300 m/s.

ELETRICIDADE
A eletricidade (do grego elektron) um fenmeno fsico originado por cargas eltrica estticas ou em movimento, e por sua interao. Quando uma carga se encontra em repouso, produz foras sobre outras situadas sua volta. Se a carga se desloca, produz tambm campos magnticos. H dois tipos de cargas eltricas: positivas e negativas. As cargas de nome igual (mesmo sinal) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem.

ELETRICIDADE
A eletricidade se origina da interao de certos tipos de partculas sub-atmicas. A partcula mais leve que leva carga eltrica o eltron, que assim como a partcula de carga eltrica inversa do eltron, o prton, transporta a unidade fundamental de carga (1,60217646x10 19C). Cargas eltricas de valor menor so tidas como existentes em subpartculas atmicas, como os quarks. Os tomos, em circunstncias normais, contm eltrons, e, frequentemente, os que esto mais afastados do ncleo se desprendem com muita facilidade. Em algumas substncias, como os metais, proliferam-se os eltrons livres. Dessa maneira, um corpo fica carregado eletricamente graas reordenao dos eltrons.

ELETRICIDADE
Um tomo neutro tem quantidades iguais de carga eltrica positiva e negativa. A quantidade de carga eltrica transportada por todos os eltrons do tomo, que, por conveno, negativa, est equilibrada pela carga positiva localizada no ncleo. Se um corpo contiver um excesso de eltrons, ficar carregado negativamente. Ao contrrio, com a ausncia de eltrons, um corpo fica carregado positivamente, devido ao fato de que h mais cargas eltricas positivas no ncleo. Eletricidade a passagem de eltrons em um condutor. Bons condutores so, na grande maioria, da famlia dos metais: ouro, prata e alumnio, assim como alguns novos materiais, de propriedades fsicas alteradas, que conduzem energia com perda mnima, denominados supercondutores. J, a porcelana, o plstico, o vidro e a borracha so bons isolantes. Isolantes so materiais que no permitem o fluxo da eletricidade.

ELETRICIDADE
Alguns conceitos importantes, que dizem respeito eletricidade, devem ser definidos: Campo eltrico: Efeito produzido por uma carga o qual pode exercer fora sobre outras partculas carregadas. Potencial eltrico: Capacidade de um campo elctrico de realizar trabalho. No SI (Sistema Internacional de Unidades), medido em volt (V). Corrente eltrica: Quantidade de carga que ultrapassa determinada seco em um dado intervalo de tempo. No SI, medido em amre (A). Potncia eltrica: Quantidade de energia convertida em um dado intervalo de tempo. Carga eltrica: Grandeza proveniente dos nveis subatmicos.

ELETRICIDADE Chama-se corrente eltrica carga eltrica em movimento. Para que a carga eltrica se desloque entre dois pontos de um condutor necessrio que exista entre esses dois pontos uma diferena de potencial. Existem muitos dispositivos que produzem essa diferena de potencial. Esses dispositivos so chamados geradores. Como exemplo, veremos os seguintes geradores.

ELETRICIDADE
1o) Suponhamos que dois pedaos de metal de naturezas diferentes, a e b, sejam mergulhados em uma soluo de cido sulfrico em gua. Unindo-se os dois pedaos de metal por um condutor c, circular carga eltrica atravs desse condutor e da soluo. O conjunto dos dois pedaos de metal com a soluo um gerador, porque produz diferena de potencial entre os extremos do condutor c. Esse gerador chamado pilha hidroeltrica, ou simplesmente pilha.

ELETRICIDADE
2o) Suponhamos um m com a forma de ferradura. Se entre os polos do m fizermos girar um condutor fechado c, por esse condutor circular carga eltrica. Este um outro tipo de gerador, chamado gerador mecnico ou dnamo. Na figura 113 supomos que o condutor c gire ao redor do eixo AB contido no plano do papel.

ELETRICIDADE
3o) Consideremos dois pedaos de cobre AB e CD, ligados a um pedao de ferro BC, com as unies B e C mantidas a temperaturas diferentes, t1 e t2. Ligando-se um condutor c entre A e D, circular uma carga eltrica por todos esses condutores. As trs peas metlicas com as unies B e C temperaturas diferentes so, portanto, um gerador chamado pilha termoeltrica.

ELETRICIDADE
Efeitos principais da corrente eltrica
A carga eltrica em movimento, isto , a corrente eltrica, possui certas propriedades que a carga eltrica em repouso no possui. As mais importantes so:

1. Efeito trmico
Quando a corrente eltrica passa em um condutor, produzse calor: o condutor se aquece. Este fenmeno tambm chamado efeito Joule.

2. Campo magntico produzido pela corrente eltrica


Quando a corrente eltrica passa em um condutor, ao redor do condutor se produz um campo magntico. A corrente eltrica se comporta como um m, tendo a propriedade de exercer aes sobre ms e, sobre o ferro.

ELETRICIDADE
3. Efeito qumico
Fazendo-se passar uma corrente eltrica por uma soluo de cido sulfrico em gua, por exemplo, observa-se que da soluo se desprende hidrognio e oxignio. A corrente eltrica produz, ento, uma ao qumica nos elementos que constituem a soluo. Esta ao se chama eletrlise.

4. Efeitos fisiolgicos
A corrente eltrica tem ao, de modo geral, sobre todos os tecidos vivos, porque os tecidos so formados de substncias coloidais e os colides sofrem ao da eletricidade. Mas particularmente importante a ao da corrente eltrica sobre os nervos e os msculos. (cont.)

ELETRICIDADE
Na ao sobre os nervos devemos distinguir a ao sobre os nervos sensitivos e sobre os nervos motores. A ao sobre os nervos sensitivos d sensao de dor. A ao sobre os nervos motores d uma comoo (choque). A corrente eltrica passando pelo msculo produz nele uma contrao. Choque eltrico Quando uma corrente eltrica passa pelo nosso corpo, a ao sobre os nervos e os msculos produz uma reao do nosso corpo a que chamamos choque. A intensidade do choque depende da intensidade da corrente. Quanto maior a intensidade da corrente, mais forte ser o choque. Quando uma pessoa est com o corpo molhado, a resistncia oferecida passagem da corrente diminui; ento a intensidade da corrente aumenta e o choque mais intenso.

ELETRICIDADE
Nas instalaes eltricas residenciais, a corrente eltrica fornecida com diferena de potencial de 110 e 220 volts. Com essas diferenas de potencial os choques no oferecem nenhum perigo de vida. H casos de pessoas que morrem com um choque desses, mas, nesses casos as pessoas so doentes, em geral cardacas. Nesses casos a morte no produzida pela eletricidade, mas, pelo abalo fsico que a pessoa sofre; e esse abalo poderia ter sido provocado por uma outra causa qualquer, como um susto, uma queda, etc..

ELETRICIDADE
O mecanismo da corrente eltrica Nos tomos existem eltrons, prtons e nutrons. Os prtons e os nutrons esto numa regio do tomo chamada ncleo; os eltrons ficam girando ao redor do ncleo em vrias rbitas: a mais prxima do ncleo chamada rbita K, a seguinte, rbita L, e assim por diante. A carga eltrica do prton positiva, a do eltron negativa, mas de mesmo valor absoluto que a do prton. E como o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons, o tomo normalmente neutro . Os eltrons podem escapar do tomo, se for comunicada a eles energia suficiente para vencer a fora que os prende junto ao ncleo. Os que esto mais prximos do ncleo so mais difceis de serem extrados. Com a sada de eltrons, o que sobra do tomo um agregado de partculas com carga resultante positiva: , portanto, um on positivo.

ELETRICIDADE
O tomo de cobre tem 34 nutrons, 29 prtons e 29 eltrons. Esses eltrons esto dispostos em 4 rbitas. Se o tomo perder o eltron da rbita N, forma-se um on positivo de cobre constitudo de 34 nutrons, 29 prtons e 28 eltrons. Se perder o eltron da rbita N e um da rbita M, o conjunto que sobra um on positivo de cobre, com carga positiva igual carga de dois prtons.

ELETRICIDADE
Funo do gerador Para que haja corrente eltrica em um condutor, isto , para que haja movimento de ons ou de eltrons nesse condutor, necessrio que os ons ou eltrons fiquem sujeitos foras, isto , necessrio que haja um campo eltrico. Ora, apesar de os corpos serem formados de um nmero muito grande de partculas eletrizadas, a distribuio dessas partculas nos tomos faz com que o campo resultante seja nulo no condutor. Por exemplo, em um fio metlico o campo eltrico nulo. Ento, um condutor, por si s, no produz campo eltrico no seu interior, e, portanto, no produz movimento de ons (seja condutor slido, lquido ou gasoso). Para que aparea um campo no interior de um condutor, precisamos lig-lo a um dispositivo chamado gerador.

ELETRICIDADE
O gerador faz com que aparea no interior do condutor um campo eltrico. Os ons positivos ficam sujeitos fora de mesmo sentido que o campo; os ons negativos ficam sujeitos fora que tem sentido oposto ao do campo. Assim, pode haver movimento de ons positivos num sentido e de ons negativos em sentido oposto. Diferentes tipos de conduo Toda corrente eltrica constituda pelo movimento de ons ou de eltrons. Mas, por uma questo didtica, costuma-se considerar trs casos de conduo.

ELETRICIDADE
1. Conduo eletrnica ou conduo metlica
Nos metais a corrente eltrica constituda pelo movimento de eltrons que vo passando de um tomo a outro com grande facilidade. Quando se produz o campo , os eltrons ficam sujeitos foras que tem sentido oposto ao desse campo, e se deslocam no sentido dessas foras. Os ons positivos, que resultam dos tomos que perdem eltrons, tambm ficam sujeitos a foras que tem o mesmo sentido que o campo . Mas, nos metais o deslocamento desses ons desprezvel em relao ao dos eltrons.

Os metais so chamados condutores de primeira classe.

ELETRICIDADE

2. Conduo eletroltica
aquela que se verifica nas solues de cidos, bases ou sais em gua, e nos sais fundidos. Nestes condutores, a corrente constituda pelo deslocamento de ons que resultam da dissociao de molculas. Os ons positivos, chamados ctions se deslocam no sentido do campo ; e os negativos, chamados nions se deslocam em sentido oposto. A corrente eltrica constituda pelo movimento de ons nos dois sentidos. Estes condutores so chamados eletrlitos, ou condutores de segunda classe.

ELETRICIDADE 3. Conduo gasosa


Nos gases, a corrente eltrica constituda pelo movimento de ctions num sentido e de nions em sentido oposto. Esses ctions e nions provm da ionizao das molculas do gs. Essas molculas, porm, no se ionizam sozinhas, como no caso dos eletrlitos. A corrente comea, em geral, com o movimento de eltrons livres. Esses eltrons, chocando-se com as molculas do gs, arrancam eltrons dessas molculas, e as ionizam. Os ons formados por sua vez encontram novas molculas, que so ionizadas por choque. Estes novos ons participam da corrente, e assim por diante. Os gases tambm so chamados condutores de terceira classe.

ELETRICIDADE

Diferena de potencial
Se em cada ponto A do condutor h um campo , tambm h um potencial V. Relativamente aos potenciais, fazemos em Eletrodinmica a seguinte hiptese simplificadora: admitimos que todos os pontos de uma mesma seco transversal do condutor tenham o mesmo potencial. Assim, admitimos que na seco todos os pontos tenham o mesmo potencial que o ponto B.

ELETRICIDADE
Com essa hiptese, para medirmos a diferena de potencial entre duas seces transversais S1 e S2 basta medirmos a diferena de potencial entre um ponto qualquer B de S1 e um ponto qualquer C de S2 . por isso que na prtica podemos dizer indiferentemente diferena de potencial entre dois pontos do condutor ou entre duas seces transversais do condutor. evidente que em Eletrodinmica tambm vale a seguinte relao, que deduzimos em Eletrosttica, para o trabalho realizado no deslocamento de uma carga q do potencial VA ao potencial VB:

ELETRICIDADE Intensidade de corrente eltrica


Suponhamos um condutor pelo qual esteja circulando corrente eltrica. Seja S uma seco transversal do condutor e q a carga eltrica que passa por essa seco durante o intervalo de tempo t. Por definio, chama-se intensidade mdia de corrente eltrica durante o intervalo de tempo t ao quociente, por S , da carga eltrica que passa pela seco durante esse intervalo de tempo. Representaremos por Im. Ento,

ELETRICIDADE
O ampre
quando dois fios conduzindo corrente eltrica so colocados prximos, cada um exerce uma fora sobre o outro. A intensidade dessa fora depende de quatro fatores: a forma geomtrica dos condutores, as intensidades das correntes que passam por eles, a distncia que os separa e o meio em que esto colocados. O ampre definido a partir desse fenmeno, do seguinte modo: ampre a intensidade de uma corrente invarivel que, passando em dois condutores paralelos e de comprimento infinito e distantes entre si de um metro, em cada condutor, a fora de newton por cada metro de condutor. O smbolo do ampre a letra A.

ELETRICIDADE

Submltiplos do ampre
Pode-se demonstrar que: 1 A = 3 X 109 stat A O ampre tem dois submltiplos muito usados: 1o) miliampre (smbolo mA) igual a um milsimo do ampre; 2o) microampre (smbolo A) igual a um milionsimo do ampre. Verifique as duas seguintes relaes:

1 mA = 3 X 106 stat A 1 A = 3 X 103 stat A

ELETRICIDADE

Coulomb
O coulomb definido a partir da expresso que define intensidade de corrente: i = q/t. Da tiramos: q = i X t. Considerando-se: i = 1 ampre t = 1 segundo resulta: q = 1A X1s = 1 coulomb (smbolo C ou c). Logo, um coulomb a carga eltrica que, durante um segundo, passa pela seco transversal de um condutor percorrido por corrente eltrica de intensidade constante igual a um ampre.

ELETRICIDADE

Volt
O volt definido como: = q(VA VB) No sistema MKS a unidade de trabalho o joule. Considerando-se: = 1 joule q = 1 coulomb resulta: (smbolo V ou v) Logo, um volt a diferena de potencial entre dois pontos quando, para deslocar a carga eltrica de um coulomb de um ponto a outro o trabalho realizado de um joule.

ELETRICIDADE

Mltiplos e submltiplos do volt


O volt tem um mltiplo muito usado, que o: quilovolt (smbolo KV ou Kv ) igual a mil volts; e dois submltiplos muito usados: 1o) milivolt (smbolo mV ou mv) Igual a um milsimo de volt; 2o) microvolt (smbolo V ou v) igual a um milionsimo do volt.

ELETRICIDADE

Lei de OHM - resistncia eltrica


Consideremos dois pontos, A e B (na verdade, duas seces transversais), em um condutor, por exemplo, metlico. Sejam, respectivamente, VA e VB os seus potenciais e I a intensidade da corrente. Suponhamos que entre A e B no exista nenhum gerador. Se, por um processo qualquer, que no nos interessa no momento, variarmos o potencial de A para VA e o de B para VB, a corrente mudar e tomar um valor I. Se mudarmos novamente o potencial de A para VA e o de B para VB, a corrente mudar para I, e assim por diante: sempre que mudarmos a diferena de potencial, tambm mudar a intensidade de corrente.

ELETRICIDADE
Em 1827, o fsico Ohm demonstrou a seguinte lei, que leva o seu nome: para o mesmo trecho do condutor, mantido temperatura constante, constante o quociente da diferena de potencial entre os extremos pela intensidade da corrente correspondente. Significa que: constante, desde que a temperatura permanea constante. Essa constante R chamada resistncia eltrica ou resistncia hmica do trecho AB.

ELETRICIDADE
Em particular, se os pontos A e B so os extremos do condutor, R chamada resistncia eltrica do condutor. Representando por V a diferena de potencial entre A e B e por I a intensidade de corrente correspondente, podemos escrever: ou A lei de Ohm vlida para os condutores de primeira e de segunda classe. A lei de Ohm a LEI FUNDAMENTAL da Eletrodinmica. Todas as outras leis sero deduzidas a partir dela.

ELETRICIDADE
Relao entre a resistncia eltrica e as dimenses do condutor 1 Lei: A resistncia eltrica de um condutor homogneo diretamente proporcional ao seu comprimento. Sendo l1, l2, l3, ...., ln os seus comprimentos e R1, R2, R3, ... , Rn as suas resistncias, encontramos as seguintes relaes: o que demonstra a lei.

ELETRICIDADE
2 Lei: A resistncia eltrica de um condutor homogneo inversamente proporcional rea de sua seco transversal.
Para demonstr-la consideramos diversos condutores todos de mesmo material, mesmo comprimento e mesma temperatura, mas com reas de seces transversais diferentes. Medindo as reas A1, A2, ... , An dessas seces e R1, R2, ... , Rn as resistncias dos condutores, encontramos as seguintes relaes:
ou , o que demonstra a lei.

ELETRICIDADE
Essas duas leis podem ser expressas por uma nica frmula. Representando por R, l e S respectivamente a resistncia, o comprimento e a rea da seco transversal de um condutor, temos: pela 1a lei, R diretamente proporcional a l; pela 2a lei, R diretamente proporcional a 1/S; logo, R diretamente proporcional a ; isto , , constante. ou
A quantidade varia de um material para outro, e, para um mesmo material, varia com a temperatura. chamada resistividade, ou resistncia especfica do material.

ELETRICIDADE
Definio de resistividade
Para definirmos resistividade de um material certa temperatura consideramos um fio feito com esse material e tendo comprimento l, rea de seco transversal S e resistncia R. Por definio, chama-se resistividade do material, temperatura em que se encontra o fio, ao quociente: A importncia desse conceito est no fato de que, para uma dada temperatura, o quociente indicado constante para um dado material, e no depende do fio particular usado para calcul-lo.

ELETRICIDADE

Observao
Se na expresso anterior considerarmos l = 1, e S = 1, teremos = R (numericamente), o que significa que: a resistividade de um material numericamente igual resistncia de um fio feito com esse material e tendo unidade de comprimento, e unidade de rea em seco transversal.

ELETRICIDADE
Se, na lei de Ohm, considerarmos: V = 1 volt I = 1 ampre resultar: R =

1 1

= 1

Ohm a resistncia eltrica de um condutor que, sujeito diferena de potencial de um volt percorrido pela corrente de um ampre. O smbolo a letra grega mega maiscula, .

Das könnte Ihnen auch gefallen