Sie sind auf Seite 1von 2

BURKE, Peter (org.): A Escrita da Histria. So Paulo: Editora UNESP, 1992, p. 63 a 95.

Drieli Custdio
Resumo: Em 29 de junho, as tropas de ocupao alems executaram 115 civis, todos homens, em Civitella Val di Chiana, uma cidadezinha montanhesa nas proximidades da Arezzo, na Toscana. Neste mesmo dia, 58 pessoas, incluindo mulheres e crianas, foram mortas no povoado vizinho de La Cornia, e 39 no vilarejo de San Pancrazio. Tudo indica que esses atos foram uma retaliao pelo assassinato de trs soldados alemes por membros da Resistencia, em Civitella, em 18 de junho. O texto traz o relato de Anna Cetoloni, viva Caldelli, ela conta como foi o ataque que matou o seu marido e os de diversas outras mulheres. Esses acontecimentos geraram o que Giovanni Contini muito bem descreveu como uma memria dividida. Contini identifica, por um lado, um memria oficil, que comemora o massacre com um episdio da Resistncia e compara as vitimas a mrtires da liberdade; e, por outro lado, uma memria criada e preservada pelos sobreviventes, vivas e filhos, focada quase que exclusivamente no seu luto, nas perdas pessoais e como tambm culpa seus membros de causarem, com um ataque irresponsvel, a retaliao alem (...). O proco de Civitella, e sobrevivente do massacre, padre Daniele Tezzi, est provavelmente correto ao dizer que a ao dos partisans foi conduzida com extrema irresponsabilidade. __________________________________________________________________ A memria das instituies e celebraes inspiradas na Resistncia e a memria da comunidade entraram por diversas vezes em choque no passado, uma vez que a populao entendia as celebraes oficiais em nome da Resistncia como um desrespeito as suas memrias e perdas. (...) quando falamos numa memria dividida, no se deve pensar apenas num conflito entre a memria comunitria pura e espontnea e aquelaoficial e ideolgica, de forma que, uma vez desmontada esta ltima, se possa implicitamente assumir a autenticidade no-mediada da primeira. Na verdade, estamos lidando com uma multiplicidade de memrias fragmentadas e internamente divididas, todas, de uma forma ou de outra, ideolgica e culturalmente mediadas. (...) embora Giovanni Contini tenha analisado as contradies dos depoimentos dos membros da Resistncia,ningum fez o mesmo com os dos sobreviventes se no para questionar sua credibilidade, pelo menos para investigar a estrutura e o significado de sua construo narrativa dos eventos. Assim, Valeria Di Piazza se identifica plenamente com a relutncia e a necessidade de se expressar dos sobreviventes, e dedica seu trabalho ao dilema do exprimvel e inexprimvel e dificuldade de comunicar e partilhar o luto e a 1

perda. Clemente concorda com a avaliao histrica segundo a qual o erro dos membros da Resistncia no exime de culpa os alemes; ele salienta, porm, que o ponto de vista antropolgico est mais interessado nas representaes de uma comunidade do que na verdade dos fatos ou na tendncia dos valores.

exatamente porque as experincias so incontveis, mas devem ser contadas, que os narradores so apoiados pelas estruturas mediadoras da linguagem, da narrativa, do ambiente social, da religio e da poltica. As narrativas resultantes no a dor que elas descrevem, mas as palavras e ideologias pelas quais so representadas- no s podem, como devem ser entendidas criticamente. exatamente porque as experincias so incontveis, mas devem ser contadas, que os narradores so apoiados pelas estruturas mediadoras da linguagem, da narrativa, do ambiente social, da religio e da poltica. As narrativas resultantes no a dor que elas descrevem, mas as palavras e ideologias pelas quais so representadas- no s podem, como devem ser entendidas criticamente.

Das könnte Ihnen auch gefallen