Sie sind auf Seite 1von 13

09-11-10

Resumos de Geologia 10Ano


I As rochas, arquivos que relatam a historia da Terra.
Reconhecer que as rochas so arquivos de informao sobre o passado da terra.
As rochas registam acontecimentos que houveram a quando a sua formao, por exemplo as rochas podem conter fosseis que se formam atravs de processos lentos ou podemos ter rochas vulcnicas que nos indicam a existncia de fenmenos violentos. Informaes que as rochas nos do: Rochas sedimentares: - As rochas sedimentares fornecem-nos informaes sobre o ambiente em que se formaram o que permite reconstruir a historia local onde se encontraram. - frequente serem encontrados fosseis em rochas sedimentares e o seu estudo permitimos conhecer os seres vivos do passado assim como alguns dos seus hbitos. Rochas magmticas: - Aparecimento que rochas vulcnicas indica actividade vulcnica no passado. - A existncia de rochas plutnicas indica a ocorrncia de fenmenos tectnicos como por exemplo coliso de placas. Rochas metamrficas: - As rochas cristalinas (corneadas) indicam fenmenos magmticos ou queda de meteoritos. - As rochas folheadas indicam fenmenos tectnicos de coliso de placas.

Conhecer as principais caractersticas dos diferentes tipos de rochas.


Rochas magmticas: -Rochas intrusivas ou rochas plutnicas: apresentam cristais (minerais) bem desenvolvidos (textura faneritica). Ex: granito

Raquel Cunha

09-11-10

-Rochas extrusivas ou vulcnicas: podem apresentar alguns cristais, visveis a olho nu, numa matriz aparentemente amorfa (textura afanitica) ou podem no apresentar quaisquer cristais macro ou microscpios (textura vtrea). Ex: basalto. Rochas metamrficas: -Metamorfismo de contacto: Os minerais recristalzam sem orientaes definidas. Ex: mrmore. -Metamorfismo regional: Os minerais so orientados e compre textura folheada. Ex: micaxisto, gnaise. Rochas Sedimentares: formam-se a partir de sedimentos, nelas encontram-se a maior parte do material fssil, podem identificar-se estratos.

Descrever as diferentes fases de formao das rochas sedimentares.


As rochas sedimentares so formadas em duas fases fundamentais a sedimentognese e a diagnese. A sedimentognese o conjunto de processos que intervm na formao se sedimentos. Inclui a formao de matrias a partir de rochas preexistentes, ou restos de seres vivos, o seu transporte e a sua deposio. Os sedimentos resultantes da sedimentognese podem ser: - Sedimentos detrticos (clastos): fragmentos de varias dimenses que provem de alteraes de outras rochas. - Sedimentos de origem qumica: resultantes de precipitaes de substncias dissolvidas em gua. - Sedimentos de blognicos: restos de seres vivos (conchas, ossos plantas). Dentro da sedimentognese temos vrios processos como a meteorizao, a eroso, o transporte e a sedimentao. Sedimentogenese: Na sedimentognese acontece primeiro a meteorizao que alteraes das rochas por aco de agentes externos (agua, ar, vento, variaes trmicas, seres vivos). A meteorizao pode ser fsica, quando h degradao mecnica das rochas, ou qumica, quando h transformao de minerais noutros mais estveis face as novas condies ambientais em que se encontram.
Raquel Cunha

09-11-10

Depois acontece o fenmeno eroso onde os materiais resultantes da meteorizao so removidos por aco da gua, vento ou gelo. Estes materiais so depois transportados (fenmeno transporte) pela gua, pelo vento ou glaciares para outros locais (vale, rio, mar, lago). Durante o transporte as rochas sofrem modificaes como arredondamentos e granotriagem. O vento, gelo dos glaciares, rios, lagos e mars so agentes de transporte, quando estes perdem a capacidade de transportar devido a diminuio de velocidade ocorre a sedimentao, ocorre quando a energia do agente de transporte acaba ou decresce e os materiais ficam depositados (sedimentos). Os ambientes de sedimentao so lagos, rios e praias. Os sedimentos agrupam-se por estratos que so camadas geralmente horizontais e paralelas sobrepostas, o estrato mais velho ser os primeiros sedimentos a serem depositados. Dentro da diagnese temos a compactao e a cimentao. diagnese: Os sedimentos esto dispostos em estratos, os estratos inferiores so compactados (devido a presso das camadas superiores e em consequncias da compresso, certos os minerais ficam orientados) e so cimentados (os espaos vazios ainda existentes podem ser preenchidos por materiais resultantes da precipitao de substancias qumicas, forma-se ento o cimento que liga os sedimentos) originando uma rocha sedimentar consolidada.

Raquel Cunha

09-11-10

Compreender processos de formao dos diferentes tipos de rochas.


Rochas magmticas: resultam da consolidao (solidificao) de magmas, os magmas formam-se em locais de alta presso e temperatura.

-Rochas intrusivas ou rochas plutnicas: resultam de magmas que solidificam no interior da litosfera lentamente. Ex: granito -Rochas extrusivas ou vulcnicas: resultam do aparecimento de magma a superfcie. Ex: basalto. Rochas metamrficas: resultam da transformao, em estado slido, de rochas pr-existentes. A transformao ocorre por aco de elevadas presses, temperaturas e pela aco de fluidos. Estes s acontecem se a rocha sofrer aco dos agentes de metamorfismo durante tempo suficiente.
Raquel Cunha

09-11-10

-Metamorfismo de contacto: Ocorre devido ao contacto com fluidos muito quentes (magma e fluidos hidrotermais). Ocorre em reas limitadas. Os minerais recristalzam sem orientaes definidas. As rochas apresentam-se cristalinas pelo que se designam rochas cristalinas ou corneadas. Ex: mrmore. -Metamorfismo regional: Ocorrem a altas presses e temperaturas. As rochas apresentam os minerais orientados, o que lhes compre textura folheada. Ocorre em grandes reas. Ex: micaxisto, gnaise.

Compreender as transformaes do material rochoso que ocorrem no ciclo das rochas.


Quando a rocha sujeita a outras condies, a sua textura e/ou os seus minerais transformam-se por modificaes no estado slido, por fuso parcial ou total ou meteorizao fsica e/ou qumica. Portanto, rochas sedimentares, tipos litolgicos. Se as rochas sedimentares aprofundam na crusta, ficam submetidas ao peso das rochas suprajacentes. Podem ainda ser comprimidas devido a tenses que gerem no interior da Terra, experimentando simultaneamente um aquecimento progressivo. Quando os valores das tenses e da temperatura ultrapassam os limites superiores da diagnese, as rochas entram no domnio do metamorfismo, em que se verificam alteraes essencialmente no estado slido. Formam-se assim novas minerais e a partir dos minerais das rochas preexistentes, que assumem nova forma e orientao. Se as condies de temperatura e de presso que provocam a fuso dos mineiros que constituem as rochas, passa-se ao domnio do magnetismo, originando-se magmas. Os magmas, ao movimentarem-se na crusta, podem experimentar um arrefecimento progressivos, o que leva consolidao e formao de rochas magmticas. As rochas geradas em profundidade, quer sejam magmticas quer sejam metamrficas podem se soerguidas devido ao movimento da crusta. A remoo das rochas suprajacentes pela eroso
Raquel Cunha

rochas

metamrficas.

Rochas

magmticas

esto

profundamente relacionadas pois a mesma matria pode integra diferentes

09-11-10

acaba por pr as rochas que se formam em profundidade a descoberto, expostas na superfcie terrestre. Nestas novas condies as rochas experimentam alteraes, originando materiais que, por acumulao, acabaro por formar outras rochas sedimentares. O ciclo das rochas mostra as inter-relaes entre os processos externos e os processos internos que ocorrem na terra.

II A medida do tempo geolgico e a idade da terra


Distinguir idade relativa de idade radiometrica.

Interpretar dados sobre os diferentes princpios utilizados na determinao da idade relativa.


Princpio da sobreposio dos estratos: numa sequncia no deformada de rochas sedimentares o estrato mais antigo o que se situa inferiormente. Princpio da
Raquel Cunha

09-11-10

interseco ou corte: Estruturas geolgicas (como intruses magmticas) que intersectam outras so mais recentes do que estas. Princpio da identidade paleontolgica: estruturas com o mesmo contedo fossileiro apresentam a mesma idade. Princpio da incluso: um fragmento incorporado num outro mais antigo do que este.

Compreender os princpios do mtodo da datao radiometrica. Quando se forma um mineral so integrados na sua estrutura radioistopos, que imediatamente iniciam o seu decaimento radioactivo, com este fenmeno acontece a um ritmo constante para cada radioistopo, sabendo a quantidade relativa de istopo-pai e de istopo-filho possvel saber o tempo que essa transformao demorou. Isto permite atribuir as rochas que contem estes elementos uma idade absoluta em milhes de anos. Datao radiometrica: permite saber a idade absoluta em milhes de anos. 50% istopo-pai e 50% istopo-filho = 1 semivida 25% istopo-pai e 75% istopo-filho = 2 semividas 12,5% istopo-pai e 87,5% istopo-filho = 3 semividas Conhecer as principais divises da escala cronos-estratigrfica. Eras Pr-cambrica: 540 M.a. Paleozoica: Periodos --------------------Cambrico 540-500 M.a. Ordovcico 500-435 M.a. Silrico 435-410 M.a. Devnico 410-360 M.a. Carbonfero 360-300 M.a. Prmico 300-250 M.a. Trisico 250-205 M.a. Jurassico 205-135 M.a. Cretcico 135-65 M.a. Paleognico 65-24 M.a.

Mesozica

Cenozica
Raquel Cunha

09-11-10

Neognico 24 0 (actualidade) M.a. Interpretar dados sobre acontecimentos biolgicos e geolgicos que definem a escala de tempo geolgico. Eras Pr-cambrica Paleozica Acontecimentos Primeiras formas de vida Exploso de vida no cmbrico Desaparecimento de indivduos com concha ou carapaa Desaparecimento massivo das espcies marinhas Grande extino no final do Prmico Aparecimento dos dinossauros Desaparecimento das trilubites Extino dos dinossauros Desaparecimento das amonites Expanso dos mamferos Aparecimento do homem

Mesozica

Cenozica

Compreender a importncia dos fosseis para o estudo do passado da terra. Alguns registos fosseis correspondem a certo nmero de indivduos que viveram durante um perodo curto de tempo geolgico, estes fosseis ajudam a datar os estratos que os contem e relacionar camadas geograficamente afastadas. Se estudarmos o contedo fossilfero possvel reconstruir os ambientes primitivos. III A Terra, um planeta em mudana: Reconhecer que em cincia o conhecimento no imutvel. O conhecimento cientfico assenta na discusso de ideias e teorias. Cada teoria vigente s valida enquanto no surgirem provas que a refutem, surgindo assim uma nova teoria. Todas as teorias devem ser questionadas e alvo de discusso aberta por partes dos elementos da comunidade cientfica. S da discusso de ideias e da partilha de pontos de vista diversificados poder surgir a resposta as inmeras questes que hoje em dia ainda esto sem resposta. Identificar os diferentes princpios do raciocnio geolgico. Corrente ou pensamento Criacionismo Autor Arcebispo Usser; DOrbigny Ideias A idade da Terra baseia-se na bblia. Todos os seres vivos foram criados na mesma altura pelo criador.

Raquel Cunha

09-11-10

Uniformismo

James Hutton (1criador ) Charles Lyell (2criador)

Catastrofismo

Georges Cuvier

Neocatastrofismo

As ideias catastrficas foram adoptadas para explicar o desaparecimento das espcies. O acto da criao no foi o nico repetindo-se aps cada catstrofe. Defendeu a existncia de uma evoluo cclica do globo, da qual seria difcil indicar com preciso vestgios de um princpio e perspectivas de um fim. Com base na observao de fenmenos actuais, Hutton sugere que o presente chave do passado. Impulsionador dos trabalhos de Hutton. As causas que originaram os fenmenos do passado so idnticas as que provocam o mesmo tipo de fenmenos no presente principio das causas actuais. Os acontecimentos geolgicos so o resultado de lentos e graduais processos da natureza (gradualismo). Os processos naturais so uniformes. Admitiu que o globo terrestre tem actividade regular, sendo intercalado por catstrofes que provocariam a extino da fauna e da flora e por perodos de estabilidade que resultaram do aparecimento de novas espcies. No nosso planeta verificam-se alteraes lentas e graduais aliadas a fenmenos catastrficos que modelam a superfcie do nosso planeta.

Compreender dados que apoiam a mobilidade dos continentes.


Alfred Wegener estabelecia que a 200 milhes de anos todas as massas existentes estavam concentradas em um super continente que ele dominou de Pangeia e um nico oceano Pantalassa. A quebra do super continente Pangeia originaria, inicialmente, duas grandes massas continentais: a Laursia no hemisfrio Norte, e o Gondwana no Hemisfrio Sul, A Laursia e o Gondwana teriam continuado o processo de separao, originando os continentes quem conhecemos na actualidade. Os novos conhecimentos da dcada de 50 vieram mostrar que o oceano atlntico estava a crescer a partir do centro rifte e que o continente norte americano se estava a afastar dos continentes euro-asiticos e africano o que permite supor que estiveram juntos no passado. Argumentos morfolgicos complementaridade dos continentes no que diz respeito a sua forma. Os continentes encaixam-se como peas de um puzzle. Argumento paleoclimticos Os continentes Amrica do sul, frica ndia, Ocenia e Antrctida todos cobertos de gelo.
Raquel Cunha

09-11-10

Argumentos paleontolgicos certas rochas actualmente distantes continham fosseis das mesmas espcies. Argumentos geolgicos ou litolgicos Montanhas distantes, hoje separadas por oceanos tem em comum rochas e fosseis.

Conhecer a constituio das placas litosfericas.


Designao das partes rgidas superficiais da Terra, com cerca de uma centena de quilmetros de espessura, cujo conjunto constitui a litosfera. Podem deslocar-se horizontalmente sobre o seu substrato viscoso, que se chama astenosfera.

Caracterizar os limites das placas litosfericas.

Raquel Cunha

09-11-10

IV A Terra, um planeta muito especial:


Compreender a formao do sistema solar.
Na origem do sistema solar esteve uma nbula solar (rica em hidrognio e hlio) e poeiras interestelares. A contraco desta nbula pela aco da sua prpria gravidade deu origem ao movimento de rotao da nuvem. Como

resultado da contraco e do movimento de rotao, a nuvem adquiriu a forma de um disco achatado, com maior densidade de matria na parte central. A contraco continuou o que provocou um tal aumento de temperatura que deu origem ao sol, quando este se iluminou provocou a vaporizao de materiais, os mais densos foram arrastados para o exterior do disco resultando de uma heterogeneidade qumica no disco nebular. Devido a um arrefecimento progressivo deu-se a condensao dos materiais formando assim pequenos corpos planetesimais. Os planetesimais por acreo originaram os protoplanetas que em seguida originaram-se os planetas. Os planetas que se formaram a temperaturas mais elevadas apresentavam-se constitudos por materiais de ponto de fuso mais elevados (planetas telrico, ex: terra).

Raquel Cunha

09-11-10

Nbula solar contraco movimento de rotao aumento de temperatura sol condensao planetesimais acreo protoplanetas planetas.

Compreender a formao e evoluo do planeta Terra.


Supe-se que a Terra e os restantes planetas do sistema solar se formaram e evoluram pelos mesmos processos e ao mesmo tempo, a cerca de 4600 a M.a. Etapas da gnese do nosso planeta: Acreo: o protoplaneta Terra em formao foi crescendo devido aglutinao de planetesimais que, por sua vez se formaram os materiais da nbula solar. Nesta zona estes corresponderiam aos materiais de pontos de fuso mais elevados como silicatos e ferro. Sujeito a todas estas colises (que libertam energia, convertida em calor), e uma vez que a formao da Terra decorria na regio interna da nbula solar, o protoplaneta ter comeado a aquecer. Durante esta fase admite-se que o protoplaneta Terra teria uma distribuio homognea dos materiais resultante da acreo. Compresso: medida que decorria a acreo as zonas internas da Terra eram comprimidas sob o peso crescente da acumulao de novos materiais, o que levou ao aumento ainda maior da temperatura interna. Para alem do calor resultante da acreo e compresso, o calor gerado pela desintegrao de elementos radioactivos e os megaimpactos meteortico levaram ao aumento ainda mais da temperatura. Diferenciao : Este aquecimento provocou a fuso dos materiais mas com o arrefecimento progressivo os materiais mais densos como o ferro e o nquel migraram para o centro e os menos densos deslocaram-se para a superfcie. Desta migrao resultaram a crusta, manto e ncleo e a formao da atmosfera e hidrosfera.

Raquel Cunha

09-11-10

Reconhecer que o planeta Terra tem condies nicas para a existncia de vida.
- Existncia de agua no estado liquido. - Distncia ao sol e sua massa - Existncia de uma temperatura mais ou menos constante (devido ao efeito de estufa). - Existncia de uma atmosfera protectora.

Raquel Cunha

Das könnte Ihnen auch gefallen